Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

15 lugares imperdíveis no Vêneto

Lista de 15 lugares imperdíveis no Vêneto. Sim, porque Veneto não é apenas Verona ou Veneza, mas ostenta belezas localizadas nas planícies, colinas, mar e montanhas, de vilas antigas a teatros, de monumentos a locais de arte, de cidades históricas a locais marítimos. Todos os locais com características diferentes mas que, pelo menos uma vez na vida, merecem ser vistos. Então, vamos ver juntos uma seleção de 15 maravilhas do Vêneto.

Veneto é uma região subestimada por muitos, mas que oferece riquezas inestimáveis!

1 – Veneza e as Ilhas da Lagoa

Por sua beleza urbana e seu fascinante patrimônio artístico, Veneza está entre as cidades italianas mais amadas, não surpreendentemente um Patrimônio Mundial da UNESCO junto com sua lagoa.

Entre as atrações que tornam a cidade única, temos a Piazza San Marco, que domina a Basílica, o Campanile e o majestoso Palazzo Ducale. Entre os museus mais interessantes, podemos citar o Peggy Guggenheim, que abriga obras de Picasso, Kandinsky, Magritte, De Chirico e Dalì. Enquanto dos seis bairros em que a cidade está dividida, muito característico é o de Casaregio, onde está localizado o Gueto Judeu.

Mas o que torna Veneza única são dois ícones como o Canal Grande e a Ponte Rialto, que podem ser visitados em um romântico passeio de gôndola. Das principais ilhas da lagoa que podem ser vistas são Murano, Burano e Torcello, a serem descobertas através de confortáveis passeios de barco. No primeiro você pode aprender os segredos da produção do conhecido “vidro de Murano”, o segundo é famoso pela arte da renda feita à mão e por suas casas coloridas, Torcello é ao invés a mais antiga e misteriosa das ilhas habitadas.

Veja também:

Verona - Itália

2 – Verona

Verona deve parte de sua fama à história de amor entre Romeu e Julieta, contada por Shakespeare e ambientada na Verona medieval. A famosa varanda de Julieta é de fato a atração mais popular para os turistas; mas certamente não o único.

Quem tem o prazer de visitar a cidade pode descobrir um património do mais alto valor histórico graças a alguns testemunhos extraordinários da época romana. Entre elas não podemos deixar de citar a Arena, outrora palco de lutas, touradas e execuções, hoje importante local de shows. Recomendamos que você visite este lugar único adquirindo o ingresso prioritário com antecedência para economizar tempo na entrada.

Outras belezas simbólicas são a antiga Ponte Pietra, a Igreja de San Zeno Maggiore, a Piazza dei Signori e a Piazza delle Erbe. Neste último está a Torre dei Lamberti , com 800 anos, de cujo topo se pode admirar uma vista deslumbrante

Veja também :O que ver em Verona

Padova - Itália

3 – Padova (Pádua)

Uma imponente corrente cultural originada em Pádua que se transformará no Renascimento Paduano e que influenciará a equipe artística de todo o norte da Itália do século XV. Desde 1222 também é a sede de uma prestigiosa universidade que está entre as mais antigas do mundo. O que aumenta a sua reputação também é um famoso ditado popular italiano que a compara a Veneza e diz “Venezia la bella, e Padova sua sorella“, ou seja,  “Veneza a bela e Pádua sua irmã “.

Entre os monumentos imperdíveis estão a Cappella degli Scrovegni de Giotto, que é o ciclo pictórico dos mais importante do mundo, a Basílica de Sant’Antonio e a Piazza delle Erbe, onde o palácio mais imponente da cidade, o Palazzo della Ragione, que possui afrescos com belos motivos zodiacais e religiosos. Nos museus cívicos por fim, você pode ver o crucifixo de Giotto e as obras de pintores venezianos como Boccaccino e Tintoretto.

Veja também: O que ver em Padova

4 – Vicenza

É apelidada de “a cidade de Palladio”, do nome do arquiteto que aqui desenhou a maior parte das suas obras. Vicenza representa também um importante centro de produção do ponto de vista da engenharia, têxtil e ourivesaria. Este último faz de Vicenza a capital italiana do processamento de ouro.

Mas por falar no arquiteto Andrea Palladio, é inevitável ver suas obras na cidade veneziana. Começa na Piazza dei Signori com a Basílica Palladiana e o Palazzo del Capitanio, e continua com o Teatro Olímpico, que foi concluído por seu aluno Vincenzo Scamozzi. Em seguida, chegando a Corso Palladio você verá muitos outros; na verdade é uma rua repleta de galerias, lojas, museus e outros edifícios feitos pelo arquiteto. A sede da Galeria de Arte Cívica é o Palazzo Chiericati. Inevitável é uma parada na Villa La Rotonda, uma vila suburbana usada como um refúgio tranquilo.

Leia também: Passeando por Vicenza

5 – Treviso

Outra cidade imperdível é Treviso, não muito sitiada pelos turistas, aqui o visitante fica particularmente impressionado com o ar de paz e tranquilidade dos seus canais.

A cidade está ligada a uma longa tradição religiosa e por isso preserva muitas arquiteturas religiosas, entre elas a Catedral de São Pedro, principal local de culto de Treviso, e a Igreja de São Francesco, onde você pode ver os túmulos de um filho de Alighieri e da filha de Petrarca. Calmaggiore é a rua principal, que vai da Piazza dei Signori à Piazza Duomo, conectando assim o coração político de Treviso com o religioso.

Casas históricas, galerias e lugares pitorescos farão de sua caminhada pela cidade uma experiência maravilhosa. Mas a província de Treviso oferece muito mais aos seus visitantes. Dos vinhedos da região de Prosecco às aldeias de montanha pitorescas e sonhadoras com grande potencial para caminhadas e obras-primas artísticas de Andrea Palladio e Antonio Canova, a região tem o programa certo para cada visitante.

Leia também:

Castelfranco Veneto

6 – Pequenas Cidades medievais

O Vêneto apresenta uma longa lista de cidades medievais muradas que testemunham a rica história da região e as mais belas são: Soave, Legnago, Peschiera del Garda, Montagnana, Monselice, Arqua Petrarca, Este, CittadellaMarostica e Bassano del GrappaAsoloCastelfranco Veneto, Feltre …. e a lista continua!

Sua lista de lugares a visitar em Veneto dedicada a lugares únicos e agradáveis ​​para ver em Veneto deve incluir pelo menos um dessas cidadezinhas pitorescas que fornecem uma visão valiosa do passado histórico de Veneto.

Leia também:

7 – Lago de Garda

No Lago de Garda existem muitos lugares para ver e atividades para fazer. O Lago ocupa três regiões: Lombardia, Trentino e Vêneto. A parte do lago que está localizada no Vêneto está na província de Verona e alguns dos melhores lugares para se visitar em Veneto estão localizados nas margens do maior lago da Itália.

As cidades que você deve ver em Veneto incluem: Bardolino, Lazise, Torri del Benaco, Peschiera del Garda e Malcesine, que oferecem uma mistura fascinante de tradição, história e vistas de tirar o fôlego. Relaxe em uma das muitas praias, participe de um dos muitos esportes aquáticos, aproveite o entretenimento e boa comida e vinho.

Em primeiro lugar, visite Peschiera del Garda, considerada o coração, pois daqui se chega a todos os outros municípios do lago, passeie pelo seu centro histórico e não deixe de visitar a Fortaleza , uma joia da arquitetura que data do século XVI.

Faça uma parada em Bardolino para ver alguns dos mais belos pores-do-sol, especialmente à beira do lago e no inverno. Em Lazise, ​​por outro lado, há um passeio à beira do lago que lembra um pouco a Piazza San Marco de Veneza. Torri del Benaco não é exceção, que liga o lado de Verona com o lado de Brescia graças ao ferry que faz a rota diariamente.  Malcesine é muito popular durante todo o ano, pode-se praticar vela, windsurf e graças ao teleférico pode-se chegar a 1780 m onde existem pistas de esqui equipadas.

Leia ainda:

Gardaland - Peschiera Del Garda - Itália

8 – Gardaland

Quando foi inaugurado em 1975, parecia uma estrutura de tamanho modesto, hoje Gardaland é a principal atração para as famílias de toda a região, um dos parques de diversão mais importantes da Europa.

Em Gardaland existem inúmeras áreas temáticas e 37 atrações, para todos os gostos. Para os mais pequenos existe o Ortobruco Tour, o Monotrilho e a Baby Pilota. Para uma boa descarga de adrenalina, por outro lado, há a montanha-russa Escape from Atlantis, o Jungle Rapids a bordo de grandes jangadas e o caminho de água do Colorado Boat entre montanhas rochosas e cachoeiras íngremes. Para os mais aventureiros, os Blue Tornadoes, a montanha-russa que lembra o vôo de um avião militar, são imperdíveis. Mas não apenas passeios, visite o Sea Life Aquarium, será como mergulhar em um fascinante universo marinho cruzando um túnel transparente com um vidro para separar você dos tubarões.

Como este é o parque de diversões mais visitados na Itália, você provavelmente vai encontrar longas filas na entrada, por isso não se esqueça de comprar o seu bilhete com antecedência.

jesolo

9 – Praias de Jesolo, Caorle, Bibione, Cavallino Treporti

Das montanhas ao mar: o Vêneto tem vista para o Mar Adriático e possui praias douradas e cidades costeiras famosas pela diversão e relaxamento para todas as idades. Entre os lugares mais procurados estão Lido di Venezia, Bibione, Jesolo e a pitoresca Caorle

Caorle fica entre a foz dos rios Livenza e Lemene. Esta cidade oferece mais de 250 hotéis, inúmeras casas de férias, e parques de campismo. Você também pode fazer passeios de barco na Lagoa Caorle em meio à natureza intocada.

Bibione é imperdível, aqui a praia é a primeira da Itália onde é proibido fumar. Outro município que se baseia principalmente no turismo de verão é Cavallino Treporti, com uma extensa praia de areia fina. Quando os dias não são adequados para o banho, os turistas aproveitam para chegar a Veneza e à Lagoa graças às lanchas que partem do terminal de Punta Sabbioni.

Villa Pisani Stra

10 – Villas venezianas na Riviera Brenta

A Riviera del Brenta possui um alto valor histórico e paisagístico devido à presença de numerosas vilas. Andrea Palladio, Vincenzo Scamozzi, Giuseppe Jappelli e Giambattista Tiepolo são apenas alguns dos nomes ilustres que contribuíram para tornar este lugar incrivelmente interessante.

 Vale a pena mencionar que as vilas construídas por Andrea Palladio estão incluídas na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Os locais recomendados para visitar incluem: Villa Emo em Vedelago (TV) e Villa Pisani e Foscarini em Stra (Veneza), Villa Foscari ‘The Malcontenta‘ em Mira (Veneza), Villa Valmarana em Vicenza e Villa Contarini em Piazzola sul Brenta (Pádua), além de Villa Mocenigo, Villa Foscarini Rossi e Villa Sagredo.

Entre as principais que podem ser visitadas está a Villa Pisani em Stra, também conhecida como ” La Nazionale “. Abriga um museu que preserva o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, seu jardim foi premiado como o “parque mais bonito da Itália” em 2008.

A Villa Widmann fica em Mira e é usada para eventos culturais e sociais. Inclui um grande parque com uma estufa enriquecida por estátuas, numerosas espécies de árvores, pássaros e um pequeno lago. Um dos trabalhos mais bonitos de Palladio é Villa Foscari, conhecida como “La Malcontenta”. Outras vilas venezianas importantes são:

A maneira perfeita de admirar estas vilas espetaculares é através de um cruzeiro fluvial diário saindo de Veneza ou Pádua, que permite navegar entre pequenas aldeias e pontes giratórias, parando nas vilas principais.

Chioggia

11 – Chioggia e o Delta do Pó

Chioggia é uma cidade característica localizada no extremo sul da Lagoa de Veneza, em um grupo de ilhotas divididas por canais e conectadas por pontes. Devido às suas características urbanas muito semelhantes, é chamada de “a pequena Veneza “.

De interesse temos a Catedral de Santa Maria Assunta, a Porta Garibaldi que marca o acesso ao centro da cidade renascentista, a Torre do Relógio e o Museu do Relógio, no Corso del Popolo, podem ser visitados aos domingos e feriados, depois a Ponte Vigo e o importante Mercado do Peixe. Uma larga rua pedonal ladeada por cafés, restaurantes e lojas desce do centro da cidade até ao porto. As praias ficam a 2 km da cidade.

Mas o Veneto ainda tem muito a oferecer, nesta região corre o rio Pó, formando a área do Delta do Pó. Existe também o Parque Regional Veneto do Delta do Pó, onde se encontra a maior extensão de zonas húmidas protegidas da Itália e dele fazem parte alguns municípios da província de Rovigo. Aqui natureza e cultura se entrelaçam oferecendo ao visitante uma paisagem inédita e surpreendente.

12 – Bassano del Grappa e Marostica

Localizados na província de Vicenza, Bassano del Grappa e Marostica merecem ser vistos por sua ligação com as tradições e a história. Marostica é conhecida por todos pelo jogo de xadrez que é disputado na praça da cidade com personagens vivos. Justamente por isso é também chamada de ” a cidade do xadrez “.

Nesta bela cidade você terá a oportunidade de ver belezas arquitetônicas, históricas e paisagísticas. O Castelo Superior e o Castelo Inferior são o símbolo da cidade, unidos por paredes transitáveis.

Bassano

Igualmente digna é a cidade de Bassano del Grappa. Nas colinas venezianas foram travadas as batalhas mais duras da Primeira Guerra Mundial, e o  rio Piave foi a frente mais sangrenta na luta entre italianos e austríacos, lembrada nas canções dos Alpinos, as valentes tropas de montanha do Exército Italiano. Em Bassano del Grappa, conhecida pela produção de “grappa”, visite Hemingway e o Museu da Grande Guerra, com uma seção que coleta relíquias do escritor, voluntário da Cruz Vermelha, e passe adiante da bela Ponte degli Alpini, também chamada de Ponte Vecchia, localizada no rio Brenta.

Leia os textos:

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

13 – Dolomiti Bellunesi: estações de esqui e lagos

Você ficará encantado com as Dolomitas Bellunesi, a seção dos Alpes que fica na província de Belluno, especialmente se você é um amante das montanhas imponentes.

A partir de Cortina d’Ampezzo, perfeita tanto no verão como no inverno. Muitos a visitam para esquiar, mas somente quem entra na vila tem a oportunidade de vivenciar a parte histórica. Visite a Basílica dos Santos Filipe e Tiago, Corso Italia, a rua glamorosa por excelência, o Museu Paleontológico Rinaldo Zardini e o Museu Etnográfico Regole d’Ampezzo.

Entre os picos mais famosos estão também o Tre Cime di Lavaredo, considerado uma das maravilhas naturais mais conhecidas do mundo do montanhismo, tanto que este pico é o destino das companhias dos montanhistas mais importantes.

Situado entre as montanhas, também existem lagos encantadores, como o Lago Alleghe, cujas águas refletem o Monte Civetta, o Lago Misurina, onde as características climáticas particulares tornam o ar adequado para quem sofre de doenças respiratórias, e o Lago Sorapiss localizado a sudeste de Cortina, que congela densamente no inverno e permanece congelada até o início do verão.

Parco Sigurtà - Valeggio sul Mincio VR - Itália

14 – Parque Sigurtà e Borghetto sul Mincio

Valeggio sul Mincio é outra bela pérola do Vêneto, nesta localidade está o Parco Giardino Sigurtà, um parque naturalista de 60 hectares que ganhou o prêmio de parque mais bonito da Itália em 2013 e o segundo parque mais bonito da Europa em 2015. Nos meses de março e abril você pode admirar um milhão de tulipas, elas representam a floração mais importante da Itália e as mais ricas do sul da Europa. Também famosa é a ” avenida das rosas ” que tem 30.000 delas de maio a setembro, e ainda há um labirinto, dezoito piscinas de água com plantas aquáticas, imensos prados verdes e um castelo onde se preservam memórias históricas e literárias e estudos científicos da família Sigurtà.

Borghetto sul Mincio é, ao contrário, uma fração do município de Valeggio, incluída entre as “mais belos burgos da Itália“, que o levará diretamente à Idade Média. Entre moinhos de água, alguns ainda em funcionamento, e muros antigos conseguiu, de fato, conservar o aspecto do passado. Entre os edifícios mais antigos encontra-se a Igreja de São Marcos Evangelista. Explore as ruas da cidade, elas levam às vistas mais espetaculares, na primavera você também pode admirar o rio emoldurado por jardins de flores.

Rota do Prosecco no Vêneto - Itália

15 – Estrada Prosecco entre Conegliano e Valdobbiadene

A última joia do Veneto, mas não menos importante, é a chamada Strada del Prosecco, que serpenteia pelo alto Marca Trevigiana com a rota principal que vai de Conegliano a Valdobbiadene, consideradas as duas capitais do Prosecco Docg.

Leia os textos:

O itinerário começa desde a cidade de Conegliano, onde pode visitar o Instituto Cerletti , a mais antiga escola de vinhos da Itália fundada em 1876. A partir daqui, a Rota do Vinho leva à primeira aldeia, Collabrigo, com as suas vistas evocativas sobre as colinas de vinhas e, em seguida, continua em direção a San Pietro di Feletto, até o antigo Molinetto della Croda encostado na rocha, e Solighetto, sede do Consórcio para a Proteção de Prosecco Conegliano Valdobbiadene Docg. Continuando para norte, chega-se à zona de Cartizze, onde se obtém o precioso espumante homónimo, e passando por Santo Stefano chega-se a Valdobbiadene.

Durante o percurso pela Strada del Prosecco, além de admirar as paisagens e descobrir as aldeias, aproveite para parar nas várias trattorias e tabernas locais para provar os produtos típicos e claro o vinho local.

.

Pronto para conhecer o Vêneto? Entre delícias gastronômicas e uma viagem pela história de uma cidade milenar, recomendamos que você faça a viagem com um guia de turismo. Ele poderá te mostrar os segredos e melhores locais para desbravar a cidade. Conheça os nossos serviços! Além disso, ainda possuímos serviços de transporte com motorista por toda a região de Vêneto.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *