Eu visitei Veneza durante o Carnaval e conto pra vocês como foi a minha experiência. Além disso, dou dicas de como se divertir nos dias da folia.
Atualizado com datas de 2023
O Carnaval de Veneza é magico, é único, e por isso eu coloco ele na minha lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida!
Índice
As diferenças entre o Carnaval de Veneza e o brasileiro
Quando a gente pensa em Carnaval, é inevitável para um brasileiro associá-lo a festa, dança, fantasias e muita música. Pensam também que ele inicia na quinta e vai até a quarta-feira de cinzas (para a maioria), mas bom, na Itália não é assim! E o que encontramos de diferente?
Aqui faz frio, e em Veneza ainda mais porque é mais ao norte.
Apesar da festa começar dia 4 de fevereiro e 21 de fevereiro de 2023, as festas boas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.
Acho que posso definir o carnaval de Veneza um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em parte (sim em parte!) de aparência. Muitas das pessoas que circulam fantasiadas o fazem como um status, mas que não tira absolutamente a intensidade e a beleza da festa.
Festas suntuosas e mais divertidas acontecem em locais fechados, com pagamento de ingresso, por isso se você quer viver esse glamour pode abrir a carteira!
As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê e claro, vestido de manga longa, com capa e meia grossa pra não se congelar!
Cerveja aqui não rola! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.
Agora essas diferenças que eu contei aí acima não são absolutamente uma coisa negativa, no meu ponto de vista, é exatamente o contrário. Vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, que não fazem parte da nossa cultura, é o que enriquece a nossa viagem. E isso foi a coisa mais interessante pra mim ao vivenciar pessoalmente o carnaval de Veneza. Mas claro, não vá com a expectativa de que vai “dançar no bloco” que não vai dar certo!
Segundo a história, as manifestações carnavalescas tiveram origem em 1094 e surgiram como uma necessidade de conceder à classe mais pobre da população um breve período de festas e divertimento, assim como na antiga Roma. Naquela época o Carnaval durava cerca de seis semanas!!! Começava no dia 26 de dezembro e terminava na terça antecedente à quarta-feira de cinzas. Tudo era liberado e os excessos eram tantos que o governo teve que intervir com regras e proibições severas para poder impor a ordem. Até as prostitutas tiveram que entrar na linha para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Além da festa nas ruas, havia também os elegantes (e libertinos) bailes nos palácios da alta classe veneziana.
Tudo isso até a chegada de Napoleão Bonaparte, que acabou com a festa em 1797. Aí somente em 1979 a festa voltou a ser comemorada com o apoio da prefeitura da cidade, do teatro La Fenice, da Bienal de Veneza e dos órgãos turísticos locais, incentivos importantes para o resgate de uma cultura secular e característica da cidade.
E como se divertir no Carnaval de Veneza?
O Carnaval em Veneza é sem dúvida um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes na Itália. Deixando de lado a história, o programa e os eventos desta temporada 2018, vamos nos concentrar aqui sobre como viver a festa.
Entre os eventos do Carnaval em Veneza há muitas opções ao ar livre. Você não necessariamente tem que ir para a Praça de São Marcos durante o desfile de máscaras para se divertir. De fato, dando uma olhada no programa, você vai ver muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros.
Experiências Relacionadas
1. Primeiríssima coisa a fazer: alugue uma fantasia
Não, não é obrigatório se fantasiar e nem todo mundo o faz. Mas é muito mais divertido. Pôxa, você está ali no Carnaval de Veneza, por que não?
Quando pensamos no Carnaval de Veneza, imaginamos belas roupas, vestidos e fotografias. Mas nem sempre é assim, nem todo veneziano se fantasia em trajes de época ou trajes tradicionais. Quem já foi a um Carnaval de Veneza sabe que muitos jovens e famílias se vestem com trajes não rigorosamente estilo 1700, mas de Chapeuzinho Vermelho e de princesas. Então, se você quiser reciclar alguma fantasia de Halloween, não tenha medo de ousar.
Uma ideia é alugar uma roupa de época das lojas da cidade, algo que fica em torno dos 300 euros. É possível reservar também pela internet nas várias lojas de aluguel de roupas. Eis alguns endereços:
Venice atelier – durante o carnaval estarão no Hotel Luna Baglioni
Outra maneira é comprar os ingressos de um Baile que inclui as fantasias, como este, e custa cerca de 1000 euros.
Uma maneira de economizar na fantasia é levá-la de casa, se você tiver, ou alugar em outra cidade durante a sua viagem. Eu, por exemplo, aluguei em Florença por 50 euros cada e depois incluí alguns acessórios, uma capa, um pouco de pele para esquentar o pescoço.
Achou ainda caro? Durante a festa há uma feirinhas onde você pode comprar também capas e com um pouco de criatividade e uma máscara é possível criar uma fantasia.
E por que se fantasiar? Para fazer parte do ritual do Carnaval de Veneza! Eu quando fui me fantasiei, foi muito divertido e até meu marido entrou na dança. Porém, devo informá-los que ao se fantasiar tudo muda, você entra no espírito do Carnaval!
2. Compre uma máscara
Se você não quer vestir um traje completo, uma máscara veneziana também é muito legal de usar. E elas acabam sendo lembranças fantásticas para levar para casa com você. A máscara veneziana é, afinal, a marca do Carnaval de Veneza. Existem vários tipos de máscaras venezianas: a bauta, que é a mais tradicional, a moretta, o arlechino, a colombina, e o zanni. Não importa que tipo é o seu favorito, sabemos que a maioria das máscaras baratas encontradas ao longo da ponte de Rialto e em quiosques, na verdade são feitas na China.
Se você quer uma máscara veneziana artesanal para levar para casa como recordação, eu recomendo que você visite Mondonovo Maschere de Guerrino Lovato, conhecido localmente como o Rei de Máscaras. Seu ateliê produz máscaras há mais de 30 anos, até para filmes como “De Olhos Bem Fechados”.
Depois que você escolheu a fantasia, chega o momento de circular pela cidade e conhecer “os personagens” que andam pela Piazza di San Marco. A Piazza de San Marco é o ponto principal do Carnaval, é ali que fica o palco e é lá que você irá encontrar as fantasias mais extraordinárias.
3. Participe de um concurso de Máscaras
Há um concurso para escolher a máscara mais bonita do Carnaval, o Concorso della Maschera più bella, onde para concorrer você não paga nada. Basta inscrever-se no site oficial, e no dia do concurso comparecer na Piazza de San Marco com a sua fantasia, mas atenção, a fantasia deve ser bonita porque há uma pré-seleção.
Mas muita gente que se fantasia tem mesmo o objetivo de ser fotografado e outros apenas se divertir. Você encontra de tudo, damas, cavalheiros, pierrôs, Casanovas, e também as fantasias mais comuns como soldados, e cosplay de personagens de vídeo game.
Na época que eu fui ao Carnaval, quem participava do concurso podia ficar no parterre, esta parte reservada entre o palco e os espectadores.
4. Fotografe e seja fotografado!
Ainda a Praça de São Marcos é absolutamente o melhor local para capturar fotografias dos mascarados cobertos da cabeça aos pés, em seus trajes elaborados. É o cenário ideal, mas este é também o lugar para ver e ser visto!
Veja nosso serviço de sessão fotográfica em Veneza aqui.
Essa foi feita por um fotografo profissional no local
Você vai ver o maior número de mascarados entre as 10 e as 16h, durante os desfiles e o concurso de fantasia, que acontece duas vezes por dia.
E se você estiver com uma fantasia bonita, não se assuste, muitas pessoas vão te pedir para tirar fotos, conosco foram tantos (maioria eram orientais)!
5. Não perca os eventos típicos
Dentre os eventos na Praça de São Marcos interessantes, estão:
A Festa delle Marie: Após a aguardada seleção de 3 de fevereiro, que contará com a participação de competidoras com idade entre 18 e 28 anos e provenientes da Cidade Metropolitana de Veneza, as 12 Marias vão desfilar com trajes históricos a bordo de gôndolas ao longo do Grande Canal até chegar à Piazza San Marco, onde serão recebidos e apresentados ao público. Terça-feira, 21 de fevereiro, a tradicional apresentação da vencedora Maria na Piazza San Marco, quando ocorre a festa, que consiste em um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 14h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.
Eis algumas fotos do evento:
Este slideshow necessita de JavaScript.
Paradas/desfiles – no sábado, 4 de fevereiro, o desfile de abertura apresentará todos os símbolos da tradição carnavalesca, graças a artistas, cores, jogos de luz e música reunidos em uma grande apresentação flutuante que desfilarão ao longo do Grande Canal, num ambiente festivo e ancestral. Partindo às 20 horas da ferrovia, um majestoso palco flutuante irá arar as águas do Grande Canal até Punta della Dogana para abrir oficialmente o Carnaval mais famoso do mundo. Um teatro suspenso sobre a água, conduzido por um Unicórnio, criatura mágica que transporta os sonhadores rumo às estrelas, rumo à magia única e fantástica do Carnaval de Veneza.
Carnival Street Show – Palhaços, circo-teatro, fantoches, apresentações acrobáticas e shows musicais em Veneza, Mestre e em vários lugares do município: o Carnaval de Veneza leva arte e criatividade às praças, campos e ruas com os melhores protagonistas da cena internacional! No sábado, 4 e no domingo, 5, uma grande prévia da arte de rua animará o palco da Piazza Ferretto, as praças venezianas e as ruas e praças do Mestre. No sábado, 11 e no domingo, 12 de fevereiro, e nos dias da semana gorda, de quinta-feira, 16 de fevereiro a terça-feira, 21 de fevereiro, um amplo programa de shows permanentes de música, circo-teatro e palhaços animará todo o centro histórico, o continente veneziano e o ilhas da lagoa com seu espetáculo avassalador!
Il Volo dell’Angelo:(em 2023 não irá acontecer) o Voo do Anjo acontece na Praça de São Marcos. A Maria que venceu o concurso do ano anterior desce da Torre del Campanile pendurada em uma corda até o palco do evento. O voo do anjo é seguido pelo desfile histórico do Doge.
il Vollo dell’Aquila: (em 2023 não ocorrerá) acontece na Praça de São Marcos. Também aqui, todos os anos um convidado especial desce da Torre del Campanile pendurado em uma corda até o palco do evento, porém o nome do convidado não é revelado antes, é um segredo!
Além desses eventos pela praça passam bandas, artistas itinerantes e é bem divertido.
6. Participe das festas
Se você pode participar das festas particulares à noite, não perca a oportunidade. As mais ricas chegam a custar 1.000 euros, outras 500 euros e as mais baratas 300 euros. Mas há outras festas que não possuem a mesma riqueza, mas que possuem preços mais acessíveis. Veja a listas das festas clicando AQUI.
Observação – para ir aos bailes ou para transitar por Veneza, lembre-se que temos taxi barcoCLIQUE AQUI
Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zaccaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.
Para os amantes do Carnaval festeiro e boêmio, Veneza também tem várias opções, especialmente nas praças repletas de estudantes como Campo de St. Margherita, Campo St. Maria Formosa e Campo Santi Apostoli.
7. Faça um city tour para conhecer a cidade e as histórias de Carnaval
Durante todo o carnaval de Veneza há visitas guiadas especiais, e se você souber inglês ou italiano, pode fazer o Teatro Itinerante – os segredos de Veneza, que custa 29 euros, e oferece um olhar sobre o misterioso passado de Veneza. Você vai aprender alguns dos segredos de Veneza como alguns labirintos, passagens escondidas e canais pitorescos. Eu fiz este passeio e recomendo. Certifique-se de reservar online com antecedência, pois estes passeios acabam rapidamente.
Se quiser tours em português, temos opções veja aqui.
E por fim, uma dica interessante é que se você não quiser estar na praça em pé pode comprar ingressos para sentar no parterre, cadeiras próximas ao palco, ou ficar em alguns “camarotes”, todos eles vendidos pelo site oficial aqui. Se quiser, porém, fazer fotos do alto, pode optar por visitar a parte superior da Catedral de San Marco (a pagamento) e assistir dali o desfile.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!
16 comentários em “Dicas de como se divertir no Carnaval de Veneza”
Giovanni
Oi Deyse, vc sabe se é muito dificil chegar de carro até um estacionamento na Piazzale Roma de Veneza no carnaval? Ou por causa do transito é quase impossivel? Qual a melhor forma de chegar em Veneza no carnaval? Vou estar de carro. Obrigado
Boa tarde, Dayse!
Estou super empolgada para conhecer o carnaval de Veneza, vc. sabe dizer o período do carnaval em 2020 e data das festas ?
Muito obrigada.
Abraços
Alessandra
Olá Deyse prazer, eu sou Antônio Luis , e estava pesquisando suas dicas pois pretendo ir dia 03/02/2018 para Veneza , em pleno carnaval. Mas entrando na página ,não consegui encontrar onde e como compro ,por exemplo , ingresso para um baile de salão ou um camarote para ver os desfiles na Piazza San Marco ? não achei onde entrar e mostrar as opcões de compras . Se tu puderes me ajudar , muito grato ficarei . A principio entrei onde diz ” aqui ” mas depois não achei opçoes de compra para o carnaval 2018. Obrigado se puder responder !
Antonio, tudo bem?
Então, os links não estão ativos porque ainda não estao à venda.
Nos atualizamos sempre os textos e colocaremos os links assim que colocarem à venda ok?
obrigada e boa viagem.
Silvia, a autora sou eu, Deyse… rsss
Não fui em nenhum destes 3, mas parece que o Dodge é o melhor (e tambem mais caro), mas o Mascherando parece ser também muito bom.
Bom carnaval!!!
Olá Deyse, irei para a Itália no carnaval de 2017, e gostaria de saber se na terça feira que é o feriado, a Basílica São Marco, o Palazzo Ducale, a Santi Giovanni e Paolo, Accademia, entre outros lugares abrem , Obrigada.
Cristiane, a basilica é sempre aberta, so fecha na hora das missas, durante o carnaval. Ja os outros museus seguem, em geral, horário normal, e não fecham no feriado. Porem não posso garantir porque ainda nao ha o calendário de 2017 de funcionamento, somente ano que vem. Bom passeio!
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Oi Deyse, vc sabe se é muito dificil chegar de carro até um estacionamento na Piazzale Roma de Veneza no carnaval? Ou por causa do transito é quase impossivel? Qual a melhor forma de chegar em Veneza no carnaval? Vou estar de carro. Obrigado
Na alta estação ou em dias de festas recomendo chegar cedo para ter mais opção de vagas.
Boa tarde, Dayse!
Estou super empolgada para conhecer o carnaval de Veneza, vc. sabe dizer o período do carnaval em 2020 e data das festas ?
Muito obrigada.
Abraços
Alessandra
ainda não foi publicado, sinto muito.
Olá Deyse prazer, eu sou Antônio Luis , e estava pesquisando suas dicas pois pretendo ir dia 03/02/2018 para Veneza , em pleno carnaval. Mas entrando na página ,não consegui encontrar onde e como compro ,por exemplo , ingresso para um baile de salão ou um camarote para ver os desfiles na Piazza San Marco ? não achei onde entrar e mostrar as opcões de compras . Se tu puderes me ajudar , muito grato ficarei . A principio entrei onde diz ” aqui ” mas depois não achei opçoes de compra para o carnaval 2018. Obrigado se puder responder !
Antonio, tudo bem?
Então, os links não estão ativos porque ainda não estao à venda.
Nos atualizamos sempre os textos e colocaremos os links assim que colocarem à venda ok?
obrigada e boa viagem.
Ola Andre, qual baile voce acha melhor? Doge, mascheranda ou casanova
Silvia, a autora sou eu, Deyse… rsss
Não fui em nenhum destes 3, mas parece que o Dodge é o melhor (e tambem mais caro), mas o Mascherando parece ser também muito bom.
Bom carnaval!!!
Boa tarde! Teria a relação das festas de 2017?
Ola André, acabei de atualizar o post com as datas e eventos de 2017! Obrigada.
Olá tudo bem?
Pretendo ir com minha mulher no carnaval 2017 a Veneza,poderia me ajudar em relação a fantasias aonde podemos alugar?
Ricardo, no texto esta o link das lojas onde é possível alugar as fantasias, tente nelas.
Boa viagem!
Olá, Deyse! Tudo bom? Os festivais que ocorrem na Piazza de San Marco são abertos ao público ou é necessário comprar ingressos?
Ola Victor,
São abertos ao publico. Abs
Olá Deyse, irei para a Itália no carnaval de 2017, e gostaria de saber se na terça feira que é o feriado, a Basílica São Marco, o Palazzo Ducale, a Santi Giovanni e Paolo, Accademia, entre outros lugares abrem , Obrigada.
Cristiane, a basilica é sempre aberta, so fecha na hora das missas, durante o carnaval. Ja os outros museus seguem, em geral, horário normal, e não fecham no feriado. Porem não posso garantir porque ainda nao ha o calendário de 2017 de funcionamento, somente ano que vem. Bom passeio!