Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Dicas de como se divertir no Carnaval de Veneza

Carnaval de Veneza - Itália

Eu visitei Veneza durante o Carnaval e conto pra vocês como foi a minha experiência. Além disso, dou dicas de como se divertir nos dias da folia.

Atualizado com datas de 2024

O Carnaval de Veneza é magico, é único, e por isso eu coloco ele na minha lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida!

Carnaval de Veneza - Itália

As diferenças entre o Carnaval de Veneza e o brasileiro

Quando a gente pensa em Carnaval, é inevitável para um brasileiro associá-lo a festa, dança, fantasias e muita música. Pensam também que ele inicia na quinta e vai até a quarta-feira de cinzas (para a maioria), mas bom, na Itália não é assim! E o que encontramos de diferente?
  • Aqui faz frio, e em Veneza ainda mais porque é mais ao norte.
  • Apesar da festa começar dia 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2024, as festas boas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.
  • Acho que posso definir o carnaval de Veneza um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em parte (sim em parte!) de aparência. Muitas das pessoas que circulam fantasiadas o fazem como um status, mas que não tira absolutamente a intensidade e a beleza da festa.
  • Festas suntuosas e mais divertidas acontecem em locais fechados, com pagamento de ingresso, por isso se você quer viver esse glamour pode abrir a carteira!
  • As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê e claro, vestido de manga longa, com capa e meia grossa pra não se congelar!
  • Cerveja aqui não rola! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.
  • Leia também – Onde festejar o Carnaval na Itália

Agora essas diferenças que eu contei aí acima não são absolutamente uma coisa negativa, no meu ponto de vista, é exatamente o contrário. Vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, que não fazem parte da nossa cultura, é o que enriquece a nossa viagem. E isso foi a coisa mais interessante pra mim ao vivenciar pessoalmente o carnaval de Veneza. Mas claro, não vá com a expectativa de que vai “dançar no bloco” que não vai dar certo!

Carnaval de Veneza - Itália

Segundo a história, as manifestações carnavalescas tiveram origem em 1094 e surgiram como uma necessidade de conceder à classe mais pobre da população um breve período de festas e divertimento, assim como na antiga Roma. Naquela época o Carnaval durava cerca de seis semanas!!! Começava no dia 26 de dezembro e terminava na terça antecedente à quarta-feira de cinzas. Tudo era liberado e os excessos eram tantos que o governo teve que intervir com regras e proibições severas para poder impor a ordem. Até as prostitutas tiveram que entrar na linha para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Além da festa nas ruas, havia também os elegantes (e libertinos) bailes nos palácios da alta classe veneziana.
Tudo isso até a chegada de Napoleão Bonaparte, que acabou com a festa em 1797. Aí somente em 1979 a festa voltou a ser comemorada com o apoio da prefeitura da cidade, do teatro La Fenice, da Bienal de Veneza e dos órgãos turísticos locais, incentivos importantes para o resgate de uma cultura secular e característica da cidade.

E como se divertir no Carnaval de Veneza?

O Carnaval em Veneza é sem dúvida um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes na Itália. Deixando de lado a história, o programa e os eventos desta temporada 2018, vamos nos concentrar aqui sobre como viver a festa.

Entre os eventos do Carnaval em Veneza há muitas opções ao ar livre. Você não necessariamente tem que ir para a Praça de São Marcos durante o desfile de máscaras para se divertir. De fato, dando uma olhada no programa, você vai ver muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros.

Carnaval de Veneza - Itália

1. Primeiríssima coisa a fazer: alugue uma fantasia

Não, não é obrigatório se fantasiar e nem todo mundo o faz. Mas é muito mais divertido. Pôxa, você está ali no Carnaval de Veneza, por que não?

Quando pensamos no Carnaval de Veneza, imaginamos belas roupas, vestidos e fotografias. Mas nem sempre é assim, nem todo veneziano se fantasia em trajes de época ou trajes tradicionais. Quem já foi a um Carnaval de Veneza sabe que muitos jovens e famílias se vestem com trajes não rigorosamente estilo 1700, mas de Chapeuzinho Vermelho e de princesas. Então, se você quiser reciclar alguma fantasia de Halloween, não tenha medo de ousar.

As máscaras são um item essencial no Carnaval de Veneza. Evite máscaras baratas e escolha uma máscara veneziana tradicional feita à mão que servirá como uma lembrança duradoura da sua visita. Geralmente feitas de couro ou porcelana, muitas máscaras venezianas proporcionam ao usuário características exageradas, como um nariz longo e pontudo ou uma testa arredondada, destinadas a retratar traços de caráter ou emoções específicas, ao mesmo tempo que protegem a identidade do usuário.

Uma ideia é alugar uma roupa de época das lojas da cidade, algo que fica em torno dos 300 euros. É possível reservar também pela internet nas várias lojas de aluguel de roupas. Eis alguns endereços:
  • Venice atelier –  durante o carnaval estarão no Hotel Luna Baglioni
  • Atelier Marega
  • Atelier Tiepolo
  • No site Carnevale di Venezia
  • Se você não preparou sua fantasia com antecedência, você pode alugar ótimas roupas no Ca’ del Sol . No entanto, você terá que planejar isso com bastante antecedência. A maioria custa a partir de 200 euros por dia e não inclui peruca ou máscara.
  • Benor Maschere Veneza – (Sem site – Calle Gallion, 1155, Veneza, Itália) Localizado no bairro de Santa Croce. Lindas máscaras artesanais.
  • Ca’ Macana – Mercado de máscaras artesanais no bairro Dorsoduro. Veja como artesãos habilidosos criam as máscaras usando métodos antigos.
  • Mondonovo Maschere   – Marcadores de máscara para estrelas e celebridades de Hollywood.
Outra maneira é comprar os ingressos de um Baile que inclui as fantasias, como este, e custa cerca de 1000 euros.
Carnaval de Veneza - Itália
Uma maneira de economizar na fantasia é levá-la de casa, se você tiver, ou alugar em outra cidade durante a sua viagem. Eu, por exemplo, aluguei em Florença por 50 euros cada e depois incluí alguns acessórios, uma capa, um pouco de pele para esquentar o pescoço.
Achou ainda caro? Durante a festa há uma feirinhas onde você pode comprar também capas e com um pouco de criatividade e uma máscara é possível criar uma fantasia.
E por que se fantasiar? Para fazer parte do ritual do Carnaval de Veneza! Eu quando fui me fantasiei, foi muito divertido e até meu marido entrou na dança. Porém, devo informá-los que ao se fantasiar tudo muda, você entra no espírito do Carnaval!
Carnaval de Veneza - Itália

2. Compre uma máscara

Se você não quer vestir um traje completo, uma máscara veneziana também é muito legal de usar. E elas acabam sendo lembranças fantásticas para levar para casa com você. A máscara veneziana é, afinal, a marca do Carnaval de Veneza. Existem vários tipos de máscaras venezianas: a bauta, que é a mais tradicional, a moretta, o arlechino, a colombina, e o zanni. Não importa que tipo é o seu favorito, sabemos que a maioria das máscaras baratas encontradas ao longo da ponte de Rialto e em quiosques, na verdade são feitas na China.
Se você quer uma máscara veneziana artesanal para levar para casa como recordação, eu recomendo que você visite Mondonovo Maschere de Guerrino Lovato, conhecido localmente como o Rei de Máscaras. Seu ateliê produz máscaras há mais de 30 anos, até para filmes como “De Olhos Bem Fechados”.
Carnaval de Veneza - Itália
Abaixo falo mais sobre a história das máscaras de Veneza.
Depois que você escolheu a fantasia, chega o momento de circular pela cidade e conhecer “os personagens” que andam pela Piazza di San Marco. A Piazza de San Marco é o ponto principal do Carnaval, é ali que fica o palco e é lá que você irá encontrar as fantasias mais extraordinárias.

3. Participe de um concurso de Máscaras

Há um concurso para escolher a máscara mais bonita do Carnaval, o Concorso della Maschera più bella, onde para concorrer você não paga nada. Basta inscrever-se no site oficial, e no dia do concurso comparecer na Piazza de San Marco com a sua fantasia, mas atenção, a fantasia deve ser bonita porque há uma pré-seleção.
Piazza San Marco, balcão aberto das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Concurso os dias 3-4 e 8-9- 10 de fevereiroNo domingo, 11 de fevereiro, o júri de especialistas elegerá a máscara mais bonita do Carnaval de Veneza de 2024 !
Carnaval de Veneza - Itália
Mas muita gente que se fantasia tem mesmo o objetivo de ser fotografado e outros apenas se divertir. Você encontra de tudo, damas, cavalheiros, pierrôs, Casanovas, e também as fantasias mais comuns como soldados, e cosplay de personagens de vídeo game.
Na época que eu fui ao Carnaval, quem participava do concurso podia ficar no parterre, esta parte reservada entre o palco e os espectadores.
Carnaval de Veneza - Itália

4. Fotografe e seja fotografado!

Ainda a Praça de São Marcos é absolutamente o melhor local para capturar fotografias dos mascarados cobertos da cabeça aos pés, em seus trajes elaborados. É o cenário ideal, mas este é também o lugar para ver e ser visto!
Veja nosso serviço de sessão fotográfica em Veneza aqui.
Carnaval de Veneza - Itália
Essa foi feita por um fotografo profissional no local
Você vai ver o maior número de mascarados entre as 10 e as 16h, durante os desfiles e o concurso de fantasia, que acontece duas vezes por dia.
E se você estiver com uma fantasia bonita, não se assuste, muitas pessoas vão te pedir para tirar fotos, conosco foram tantos (maioria eram orientais)!
Carnaval de Veneza - Itália

5. Não perca os eventos típicos

Dentre os eventos na Praça de São Marcos interessantes, estão:
  • A Festa delle Marie: Após a aguardada seleção de 3 de fevereiro as 16:30, que contará com a participação de competidoras com idade entre 18 e 28 anos e provenientes da Cidade Metropolitana de Veneza, as 12 Marias vão desfilar com trajes históricos a bordo de gôndolas ao longo do Grande Canal até chegar à Piazza San Marco, onde serão recebidos e apresentados ao público. Terça-feira, 13 de fevereiro, a tradicional apresentação da vencedora Maria na Piazza San Marco, quando ocorre a festa, que consiste em um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 14h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.

Eis algumas fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Paradas/desfiles – no sábado, 27 de janeiro, o desfile de abertura apresentará todos os símbolos da tradição carnavalesca, graças a artistas, cores, jogos de luz e música reunidos em uma grande apresentação flutuante que desfilarão ao longo do Grande Canal, num ambiente festivo e ancestral. Partindo às 20 horas da ferrovia, um majestoso palco flutuante irá arar as águas do Grande Canal até Punta della Dogana para abrir oficialmente o Carnaval mais famoso do mundo. Um teatro suspenso sobre a água, conduzido por um Unicórnio, criatura mágica que transporta os sonhadores rumo às estrelas, rumo à magia única e fantástica do Carnaval de Veneza.
  • Carnival Street Show -Veneza torna-se num teatro ao ar livre para uma edição inteiramente dedicada ao tema das viagens, das descobertas e dos encontros com mundos antes apenas imaginados: uma viagem fantástica rumo à imaginação que voltará o seu olhar “para o Oriente” nos vestígios do caminho que o jovem Marco Polo partiu à descoberta de novas maravilhas. De 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2024 retorna o Carnaval de Veneza Street Show, o Carnaval de Veneza espalhado pelos campos, praças, ruas e ruas da cidade! Os shows acontecem em horários diferenciados, das 11h às 19h, exceto quinta e sexta-feira gordas, quando os artistas estarão no palco à tarde. Show de rua do Carnaval de Veneza:

Carnaval de Veneza - Itália

  • Il Volo dell’Angelo: A data do evento foi confirmada. Il Volo dell’Angelo 2024 será realizado na Piazza San Marco no domingo, 2 de fevereiro de 2024. Um evento a não perder e, dado o número de espectadores geralmente presentes, aconselhamos que chegue ao local um pouco mais cedo. O voo do Anjo do Carnaval de Veneza é um momento chave, cheio de emoção e expectativa, que o inaugura. Desde 2001 voltou a ser executado por um homem, que tradicionalmente se atira da torre sineira de São Marcos e desliza pela praça, no meio da multidão que aplaude. Até 2000, a tradição era confiada a uma pomba gigante, daí “Voo da pomba”. O Vôo do Anjo teve origem no século XVI, quando era realizado por um equilibrista profissional na corda bamba de origem turca, mas em 1759 terminou em tragédia e desde então nunca mais se repetiu até 2001, com pessoas firmemente ancoradas a um cabo com segurança sistemas. 
  • il Vollo dell’Aquila: Domingo, 11 de fevereiro de 2024: O Voo da Águia (Piazza San Marco); Horário: 12h – O Voo da Águia, conhecido como Volo dell’Aquila em italiano, é outro voo espetacular do Campanile di San Marco. O voo é recriado todos os anos por um convidado surpresa.
          • 11h30 – 13h00: Voo do Burro da Torre da Piazza Ferretto.
          • 14h30: Cerimônia de premiação do Grande Prêmio de Máscaras de Fantasia na Praça de São Marcos.
          • 14h20: Regata de Carnaval Sprint Ca’ Vendramin Calergi, chegada a Rialto.
  • Svolo del Leon – Terça-feira, 13 de fevereiro de 2024: ‘Svolo del Leon’ (Piazza San Marco). O Vôo do Leão – O Leão é o símbolo oficial da cidade, e a última atividade oficial do Carnaval de Veneza é o Vôo do Leão de São Marcos. Uma grande bandeira de lona com o emblema do leão é hasteada no topo da torre sineira, seguida por uma espetacular série de fogos de artifício.
  • Com o título “ Na corte do Grande Khan ” o Jantar Show oficial do Carnaval de Veneza é proposto no Ca’ Vendramin Calergi , mais uma vez desenhado pela estilista veneziana Antonia Sautter . Sábado 3 e domingo 4 e de 8 a 13 de fevereiro de 2024 , entre suntuosos vestidos e performances artísticas inesquecíveis, os viajantes se reunirão nos magníficos quartos com vista para o Grande Canal para transgredir à mesa e, por uma noite, dar espaço aos seus desejos mais escondidos : uma viagem ” ao Oriente ” seguindo os passos de Marco Polo, entre Rainhas do Oriente e Imperadores das estepes, mercadores e videntes místicos. Inspirado nas “Cidades Invisíveis” de Calvino – que o grande escritor imaginou todas com nome de mulher – o espetáculo de gala “Na corte do Grande Khan” de Antonia Sautter aborda as histórias de Marco Polo, transformando em melodias os países e territórios de sua jornada, trajes de época, máscaras e pinturas alegóricas que desfilam diante dos convidados, mergulhando-os no mesmo turbilhão de sensações dos protagonistas deste encontro excepcional entre Oriente e Ocidente cujos setecentos anos se comemoram neste Carnaval.Deixe-se transportar pelo encanto de mundos inesperados e emoções sedutoras! Traje de época ou temático é obrigatório, portanto não são permitidos vestidos de noite ou smokings. Os jantares no Ca’ Vendramin Calergi estão programados para as noites de sábado, 3 e domingo, 4 de fevereiro e de 8 a 13 de fevereiro de 2024, a partir das 21h.
Além desses eventos pela praça passam bandas, artistas itinerantes e é bem divertido.
Carnaval de Veneza - Itália

6. Participe das festas

Se você pode participar das festas particulares à noite, não perca a oportunidade. As mais ricas chegam a custar 1.000 euros, outras 500 euros e as mais baratas 300 euros. Mas há outras festas que não possuem a mesma riqueza, mas que possuem preços mais acessíveis. Veja a listas das festas clicando AQUI.

Observação – para ir aos bailes ou para transitar por Veneza, lembre-se que temos taxi barco CLIQUE AQUI

Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zaccaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.

Para os amantes do Carnaval festeiro e boêmio, Veneza também tem várias opções, especialmente nas praças repletas de estudantes como Campo de St. Margherita, Campo St. Maria Formosa e Campo Santi Apostoli.

Aqui está a programação das festas privadas do Carnaval de Veneza 2024 confirmada até o momento.

DATA FESTA PRIVADA ENTRADA COM JANTAR ENTRADA APÓS O JANTAR
Sábado,
3 de fevereiro
Ball of a dreams a partir de 790€
em traje de época
500€
em vestido elegante com máscara
Sábado,
3 de fevereiro
Festa de Carnaval Don Giovanni desde 380€
em carnaval ou vestido elegante com máscara
_
Sábado,
3 de fevereiro
Carnival Extravaganza a partir de 570€
em traje de época
_
Sábado,
3 de fevereiro
Marco Polo e il viaggio della seta a partir de 500€
em traje de época
_
Domingo,
4 de fevereiro
Ballo Minueto a partir de 380€
em traje de época
_
Sexta-feira,
9 de fevereiro
Casanova
Mistery Ball
desde 370€
em carnaval ou vestido elegante com máscara
_
Sexta-feira,
9 de fevereiro
Carnival Extravaganza a partir de 570€
em traje de época
_
Sexta-feira,
9 de fevereiro
Os chinelos de cristal – The Glass Slippers a partir de 430€
em traje de época
180€
em vestido elegante com máscara
Sábado,
10 de fevereiro
Luna in Maschera 490€
em fantasia de carnaval
_
Sábado,
10 de fevereiro
Le Cortigiane del Doge desde 380€
em vestido elegante com máscara
_
Sábado,
10 de fevereiro
Ballo Minueto 1800 a partir de 400€
em traje de época
_
Sábado,
10 de fevereiro
Carnival in Love a partir de 990€
em traje de época
500€
em vestido elegante com máscara
Sábado,
10 de fevereiro
Ballo Tiepolo a partir de 550€
em traje de época
_
Sábado,
10 de fevereiro
Il Ballo del Doge a partir de 1.500€
em traje de época
a partir de 800€
em traje de época
Domingo,
11
de fevereiro
Venetian Reflections a partir de 1.350€
com aluguer de fatos de época incluído
a partir de 195€
em traje de época
Segunda-feira,
12 de fevereiro
Ballo Minueto a partir de 380€
em traje de época
_
Carnaval de Veneza - Itália

7. Faça um city tour para conhecer a cidade e as histórias de Carnaval

Durante todo o carnaval de Veneza há visitas guiadas especiais, e se você souber inglês ou italiano, pode fazer o Teatro Itinerante – os segredos de Veneza, que custa 29 euros, e oferece um olhar sobre o misterioso passado de Veneza. Você vai aprender alguns dos segredos de Veneza como alguns labirintos, passagens escondidas e canais pitorescos. Eu fiz este passeio e recomendo. Certifique-se de reservar online com antecedência, pois  estes passeios acabam rapidamente.
Se quiser tours em português, temos opções veja aqui.
Carnaval de Veneza - Itália
E por fim, uma dica interessante é que se você não quiser estar na praça em pé pode comprar ingressos para sentar no parterre, cadeiras próximas ao palco, ou ficar em alguns “camarotes”, todos eles vendidos pelo site oficial aqui. Se quiser, porém, fazer fotos do alto, pode optar por visitar a parte superior da Catedral de San Marco (a pagamento) e assistir dali o desfile.
Carnaval de Veneza - Itália

História do Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza tem origens muito distantes e a sua existência começou a ser conhecida já no ano 1000. Uma datação precisa, porém, não é possível, mas é certo que o Carnaval de 2024 tal como o conhecemos hoje teve origem nas Saturnais dos romanos, muito mais antigas, e nos cultos dionisíacos, onde as pessoas se entregavam a qualquer tipo de diversão e entretenimento.
Pelo seu carnaval, Veneza ganhou fama de cidade frívola, devotada à alegoria e à diversão desenfreada, tanto que temos notícias destas celebrações também graças às leis que proibiam certos comportamentos. Em 1339, por exemplo, era proibido circular à noite com máscaras, enquanto em 1458 havia uma proibição absoluta de homens se vestirem de mulheres e entrarem em conventos para praticar atos “não permitidos”. O mesmo acontecia com freiras e frades que não podiam sair mascarados dos conventos. Em 1608 chegaram mesmo a convidar os venezianos a voltarem às suas roupas “civis”, evitando o uso de máscaras durante boa parte do ano, provando como o espírito do carnaval de Veneza está enraizado no passado como hoje, tanto para ser considerado “normal”.
Porém, houve períodos em que as celebrações começavam em outubro, continuando durante as férias de Natal até chegar aos dias anteriores à Quaresma.
O impulso dos venezianos e daqueles que vivenciam a atmosfera onírica dessas celebrações em direção ao baile de máscaras provavelmente nunca cessa. Dá para sentir isso sutilmente ao caminhar pelas ruas, pontes e praças e para a preparação do carnaval vai de um ano para o outro, sem interrupção. Não é uma simples tradição, é um verdadeiro costume citadino indispensável.
Houve um período, no final da Idade Média, em que as celebrações do Carnaval de Veneza significavam para os venezianos férias de qualquer atividade laboral, para se dedicarem totalmente à diversão, às piadas, ao encanto do mistério e à sensualidade das máscaras elegantes e requintadas. As pessoas se fantasiaram e admiraram essas máscaras de carnaval . Por toda a cidade as pessoas iam a bailes, shows com acrobatas, malabaristas, músicos, e comiam o que encontravam com os vendedores ambulantes, principalmente doces carnavalescos.

O carnaval da época de Marco Polo, quando Veneza era referência nas rotas comerciais do Oriente, foi internacionalizado. O século XVIII com Casanova foi provavelmente a época de ouro dos trajes carnavalescos venezianos, onde elegância, nobreza e gente se misturavam com o objetivo de reviver um sonho, um espetáculo teatral de beleza contínua.
As máscaras ajudavam a disfarçar ate mesmo das traições conjugais, favoreciam a uma sensualidade misteriosa. Enfim permitiam deixar-se levar sem muitos escrúpulos e sem prestar  muita atenção aos rígidos cânones morais da época.
Talvez tenham sido justamente a aposta, o risco e a ousadia que transformaram o Carnaval em algo muito cobiçado em todo o mundo. Tudo parecia alcançável neste período e muitas pessoas ilustres foram irresistivelmente atraídas por isso: Goethe, Byron, a Princesa Sissy até Foscolo.
Com a queda da República de Veneza, o carnaval foi afetado por uma tristeza sutil que tomou conta da cidade e foi deixada de lado por alguns anos. Só no século XX voltou à moda, especialmente na década de 1970, quando a política local, o teatro La Fenice, a Bienal e até a província montaram um programa de 11 dias que teve enorme sucesso.
Hoje é uma oportunidade de brincadeira, alegria e descontração durante cerca de 10 dias, onde Veneza é invadida pacificamente por máscaras de todos os tipos, dos mais novos aos mais velhos.

Máscaras do Carnaval de Veneza

As máscaras do Carnaval de Veneza são o símbolo da própria cidade e também uma oportunidade irrepetível, especialmente no passado, para eliminar a identidade, o sexo e a origem social. As máscaras foram confeccionadas por pintores com a ajuda de “targheri”, que as completaram com estuque.
Sabemos sobre eles graças a um estatuto que lhes foi concedido em 1436.
As máscaras podem ter um formato harmonioso, mas também ser grotescas ou engraçadas. Eles poderiam ser usados a partir do dia seguinte ao Natal, idealmente considerado o início do Carnaval de Veneza. No entanto, também foram utilizados durante o resto do ano noutras ocasiões, como festas de gala, eventos públicos ou outros, mas apenas com autorização expressa.
As máscaras do carnaval de Veneza também serviam para visitar as freiras ou para “proteger a honra da família”: tinham sido impostas nos anos 1600 às mulheres que ainda não estavam noivas e que iam ao teatro.
Eles eram usados para manter o anonimato, por exemplo, quando iam a casas de jogo para escapar dos credores.
Nos dias importantes para a República era permitido o uso do tabardo e da bauta (manto e máscara) com chapéu, típico dos homens, enquanto para as mulheres existia a “larva“, máscara branca, ou a “moretta” de veludo preto , que era segurado por meio de um pequeno botão na boca. Ocultar a identidade, esconder armas sob o manto, entrar ou fugir de conventos e a prostituição mascarada eram proibidos e severamente punidos com prisão, trabalho forçado e multa de 500 liras a pagar ao “Conselho dos Dez”.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

17 comentários em “Dicas de como se divertir no Carnaval de Veneza”

  1. Maria José

    Olá, obrigada por partilhar connosco toda esta informação. Seria possível saber quais os meios de comunicação social que existem em Veneza?

    Obrigada

  2. Oi Deyse, vc sabe se é muito dificil chegar de carro até um estacionamento na Piazzale Roma de Veneza no carnaval? Ou por causa do transito é quase impossivel? Qual a melhor forma de chegar em Veneza no carnaval? Vou estar de carro. Obrigado

  3. ALESSANDRA APARECIDA CITARELLA ALVES

    Boa tarde, Dayse!
    Estou super empolgada para conhecer o carnaval de Veneza, vc. sabe dizer o período do carnaval em 2020 e data das festas ?
    Muito obrigada.
    Abraços
    Alessandra

  4. Antônio Luis Médici

    Olá Deyse prazer, eu sou Antônio Luis , e estava pesquisando suas dicas pois pretendo ir dia 03/02/2018 para Veneza , em pleno carnaval. Mas entrando na página ,não consegui encontrar onde e como compro ,por exemplo , ingresso para um baile de salão ou um camarote para ver os desfiles na Piazza San Marco ? não achei onde entrar e mostrar as opcões de compras . Se tu puderes me ajudar , muito grato ficarei . A principio entrei onde diz ” aqui ” mas depois não achei opçoes de compra para o carnaval 2018. Obrigado se puder responder !

    1. Antonio, tudo bem?
      Então, os links não estão ativos porque ainda não estao à venda.
      Nos atualizamos sempre os textos e colocaremos os links assim que colocarem à venda ok?
      obrigada e boa viagem.

    1. Silvia, a autora sou eu, Deyse… rsss
      Não fui em nenhum destes 3, mas parece que o Dodge é o melhor (e tambem mais caro), mas o Mascherando parece ser também muito bom.
      Bom carnaval!!!

  5. Ricardo Marcatto

    Olá tudo bem?

    Pretendo ir com minha mulher no carnaval 2017 a Veneza,poderia me ajudar em relação a fantasias aonde podemos alugar?

  6. Olá Deyse, irei para a Itália no carnaval de 2017, e gostaria de saber se na terça feira que é o feriado, a Basílica São Marco, o Palazzo Ducale, a Santi Giovanni e Paolo, Accademia, entre outros lugares abrem , Obrigada.

    1. Cristiane, a basilica é sempre aberta, so fecha na hora das missas, durante o carnaval. Ja os outros museus seguem, em geral, horário normal, e não fecham no feriado. Porem não posso garantir porque ainda nao ha o calendário de 2017 de funcionamento, somente ano que vem. Bom passeio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *