Eu visitei Veneza durante o Carnaval e conto pra vocês como foi a minha experiência. Além disso, dou dicas de como se divertir nos dias da folia.
Atualizado com datas de 2025
O Carnaval de Veneza é magico, é único, e por isso eu coloco ele na minha lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida!
Índice:
- Aqui faz frio, e em Veneza ainda mais porque é mais ao norte.
- Apesar da festa começar dia 14 de fevereiro a 4 de março de 2025, as festas boas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.
- Acho que posso definir o carnaval de Veneza um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em parte (sim em parte!) de aparência. Muitas das pessoas que circulam fantasiadas o fazem como um status, mas que não tira absolutamente a intensidade e a beleza da festa.
- Festas suntuosas e mais divertidas acontecem em locais fechados, com pagamento de ingresso, por isso se você quer viver esse glamour pode abrir a carteira!
- As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê e claro, vestido de manga longa, com capa e meia grossa pra não se congelar!
- Cerveja aqui não rola! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.
- Leia também – Onde festejar o Carnaval na Itália
Agora essas diferenças que eu contei aí acima não são absolutamente uma coisa negativa, no meu ponto de vista, é exatamente o contrário. Vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, que não fazem parte da nossa cultura, é o que enriquece a nossa viagem. E isso foi a coisa mais interessante pra mim ao vivenciar pessoalmente o carnaval de Veneza. Mas claro, não vá com a expectativa de que vai “dançar no bloco” que não vai dar certo!
O Carnaval em Veneza é sem dúvida um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes na Itália. Deixando de lado a história, o programa e os eventos desta temporada 2018, vamos nos concentrar aqui sobre como viver a festa.
Entre os eventos do Carnaval em Veneza há muitas opções ao ar livre. Você não necessariamente tem que ir para a Praça de São Marcos durante o desfile de máscaras para se divertir. De fato, dando uma olhada no programa, você vai ver muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros.
1. Primeiríssima coisa a fazer: alugue uma fantasia
Não, não é obrigatório se fantasiar e nem todo mundo o faz. Mas é muito mais divertido. Pôxa, você está ali no Carnaval de Veneza, por que não?
Quando pensamos no Carnaval de Veneza, imaginamos belas roupas, vestidos e fotografias. Mas nem sempre é assim, nem todo veneziano se fantasia em trajes de época ou trajes tradicionais. Quem já foi a um Carnaval de Veneza sabe que muitos jovens e famílias se vestem com trajes não rigorosamente estilo 1700, mas de Chapeuzinho Vermelho e de princesas. Então, se você quiser reciclar alguma fantasia de Halloween, não tenha medo de ousar.
As máscaras são um item essencial no Carnaval de Veneza. Evite máscaras baratas e escolha uma máscara veneziana tradicional feita à mão que servirá como uma lembrança duradoura da sua visita. Geralmente feitas de couro ou porcelana, muitas máscaras venezianas proporcionam ao usuário características exageradas, como um nariz longo e pontudo ou uma testa arredondada, destinadas a retratar traços de caráter ou emoções específicas, ao mesmo tempo que protegem a identidade do usuário.
Alugue sua fantasia de Carnaval de Veneza conosco! Viver o Carnaval em traje histórico é a melhor maneira de ser o protagonista deste evento espetacular e difundido. Graças ao nosso ateliê, você pode alugar sua fantasia de alta qualidade a patir de € 300.
O Tour na Itália fez uma parceria com um dos melhores ateliês de trajes históricos de Veneza. Graças à sua profissionalidade e capacidade de recriar os trajes venezianos dos anos 600, 700 e 800, o ateliê colabora com produções de cinema e televisão, ópera, espetáculos de teatro e, claro, grandes festas, reconstituições históricas, danças no palácio.
Vestir-se com trajes é a melhor maneira de entrar em perfeita harmonia com a Veneza antiga. Além disso, o traje mascarado ou histórico é uma condição necessária para participar de muitas danças no palácio. Os trajes são todos feitos à mão e realizados com tecidos de alta qualidade. Eles são alugados completos com acessórios. Graças a nossa parceria, todos os trajes são alugados pelo preço especial por 24h. Entre em contato e reserve a sua com antecedência!
Como funciona?
- Para alugar sua fantasia, pedimos que você preencha um formulário indicando pelo menos 3 fantasias que gostaria de alugar. O tamanho é indicado para cada fantasia.
- Verificaremos a disponibilidade das fantasias na data solicitada e responderemos por e-mail com todas as instruções para prosseguir com a confirmação.
- Você receberá um formulário de reserva com as informações para efetuar o pagamento
- você agendará um horário para a prova no estúdio quando chegar em Veneza.
- Após a transação, você receberá um voucher que resume o serviço que você reservou.
- A entrega e a retirada da fantasia serão diretamente no seu hotel, caso você tenha acomodação no centro histórico de Veneza.
Dicas para uma melhor experiência de aluguel de fantasias de Carnaval
- Se você está procurando uma fantasia para o Carnaval de Veneza, não deixe para a última hora! As fantasias são reservadas com meses de antecedência para participar dos bailes de carnaval e esgotam facilmente nessas datas.
- Nas datas importantes do Carnaval há muitas provas de fantasias nos ateliêrs. O princípio aqui é por ordem de chegada, quem primeiro reserva, leva, e com hora marcada!
2. Compre uma máscara, ou faça a sua
3. Participe de um concurso de Máscaras
4. Fotografe e seja fotografado!
5. Não perca os eventos típicos
- A Festa delle Marie: Após a aguardada seleção de 13 de fevereiro as 15:00, que contará com a participação de competidoras com idade entre 18 e 28 anos e provenientes da Cidade Metropolitana de Veneza, as 12 Marias vão desfilar com trajes históricos a bordo de gôndolas ao longo do Grande Canal até chegar à Piazza San Marco, onde serão recebidos e apresentados ao público. Sábado, 22 de fevereiro de 2025, a partir das 15h30, encontro com a procissão aquática de gôndolas que verá as 12 meninas sortudas selecionadas para La Festa delle Marie desfilarem ao longo do Grande Canal , de Santa Sofia até a Piazza San Marco! A Maria será eleita no dia 3 de março na Sale Apollinee do Teatro La Fenice, e a tradicional apresentação da vencedora Maria na Piazza San Marco é dia 4 de março, quando ocorre a festa, que consiste em um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 14h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.
Eis algumas fotos do evento:
- Paradas/desfiles – no dia 16 de fevereiro, o desfile de abertura apresentará todos os símbolos da tradição carnavalesca, graças a artistas, cores, jogos de luz e música reunidos em uma grande apresentação flutuante que desfilarão ao longo do Grande Canal, num ambiente festivo e ancestral. Partindo às 20 horas da ferrovia, um majestoso palco flutuante irá arar as águas do Grande Canal até Punta della Dogana para abrir oficialmente o Carnaval mais famoso do mundo. Um teatro suspenso sobre a água, conduzido por um Unicórnio, criatura mágica que transporta os sonhadores rumo às estrelas, rumo à magia única e fantástica do Carnaval de Veneza.
- Carnival Street Show – A arte difundida na cidade retorna ao Carnaval de Veneza, com o programa Venice Carnival Street Show, que oferece uma quermesse de diversas mostras de arte nas praças de Veneza, no centro de Mestre, nas ilhas da lagoa e nos centros dos Municípios. No sábado 15 e domingo 16 de fevereiro, começa com a prévia do Carnaval Difuso na Piazza San Marco e na Piazza Ferretto, para então entrar em ação a partir do sábado 22 e domingo 23 de fevereiro, e na quinta-feira 27 de fevereiro a terça-feira 4 de março de 2025. Os shows estão programados das 11h às 19h, exceto na Quinta-feira “gorda” e na Sexta-feira, quando os artistas estarão no palco à tarde.
-
-
- Show Aquatico: Show duplo com as aventuras de Casanova! Sexta-feira 21 de fevereiro de 2025, sábado 22 de fevereiro de 2025, domingo 23 de fevereiro de 2025 e todos os dias de quinta-feira 27 de fevereiro de 2025 a terça-feira 4 de março de 2025 – às 18h45 e 21h00 – O palco natural da Darsena Grande é enriquecido com uma cenografia noturna de fontes dançantes , luzes e vídeos criados pela combinação de arte e tecnologia entre Antica Proietteria, Viorica Water Show e Moonlight Light Show . Além da arte digital, o espetáculo também trará ao palco quatorze artistas que, com suas personalidades, conseguirão fazer vibrar as emoções do público. A companhia francesa Ilotopie retorna com suas surpreendentes máquinas de palco projetadas para o show, inflamando as águas venezianas com energia e criatividade. O espetáculo é enriquecido pela intensa e refinada interpretação ao vivo da atriz Silvia Nanni e pelas extraordinárias e poderosas vozes líricas da soprano Silvia Celadin e do barítono Alberto Zanetti , que darão vida às diferentes personalidades dos protagonistas acompanhados na água pelos barcos da histórica tradição veneziana da Cavana Tintoretto de Gloria Rogliani.
-
- Il Volo dell’Angelo: O Voo do Anjo do Carnaval de Veneza é um momento-chave, cheio de emoção e expectativa, que o inaugura. Desde 2001, a apresentação é novamente realizada por um homem, que tradicionalmente se lança do campanário de San Marco e pousa na praça, em meio à multidão que o aplaude. Até 2000, a tradição era confiada a uma pomba gigante, daí o nome “Voo da pomba”. O Voo do Anjo teve origem no século XVI, quando era realizado por um equilibrista profissional de origem turca, mas em 1759 terminou em tragédia e daí em diante não se repetiu até, de fato, 2001, com pessoas firmemente ancoradas a um cabo com sistemas de segurança. Em 2025 está previsto para domingo, 23 de fevereiro de 2025, às 12h, dá início oficial às comemorações. Uma jovem veneziana voa graciosamente do Campanário de São Marcos, encantando o público em um momento que mistura emoção e espetáculo.
- il Vollo dell’Aquila: no 2 de março de 2025 – O Voo da Águia (Piazza San Marco); Horário: 12h – O Voo da Águia, conhecido como Volo dell’Aquila em italiano, é outro voo espetacular do Campanile di San Marco. O voo é recriado todos os anos por um convidado surpresa, em geral uma celebridade.
-
- Svolo del Leon – 4 de março – ‘Svolo del Leon’ (Piazza San Marco). O Vôo do Leão – O Leão é o símbolo oficial da cidade, e a última atividade oficial do Carnaval de Veneza é o Vôo do Leão de São Marcos. Uma grande bandeira de lona com o emblema do leão é hasteada no topo da torre sineira, seguida por uma espetacular série de fogos de artifício.
- Jantar Show Oficial do Carnaval nas noites de 22 e 23 de fevereiro e de 27 de fevereiro a 4 de março nos magníficos salões do Ca’ Vendramin Calergi , com vista para o Grande Canal. O Jantar Show Oficial do Carnaval é uma experiência imersiva que celebra o amor à vida e a paixão. Subir a icônica escadaria do palácio veneziano levará você a outra época, graças a surpreendentes shows de luzes, sons temáticos e shows maravilhosos. Você está no coração do século XVIII, época de Casanova .
6. Participe das festas
Observação – para ir aos bailes ou para transitar por Veneza, lembre-se que temos taxi barco CLIQUE AQUI
Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zaccaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.Veja a listas das festas clicando AQUI e como comprar os ingressos e participar.
Aqui está a programação das festas privadas do Carnaval de Veneza 2025 confirmada até o momento.
- Ballo Minuetto d’Amore : sábado, 15 de fevereiro de 2025, uma noite romântica com jantar e bailes de época fantasiados.
- Baile dos Sonhos : Sábado, 22 de fevereiro de 2025, um baile de máscaras com jantar de gala e shows, realizado em um edifício histórico.
- Extravagância de Carnaval : sábado, 22 de fevereiro, e sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, uma noite dedicada a Giacomo Casanova, com jantar, shows e danças em trajes de época.
- As Cortesãs do Doge : Sexta-feira 28 de fevereiro de 2025, uma festa que lembra o clima barroco das celebrações da Sereníssima, com danças, shows e música ao vivo.
- A Lenda de Casanova : Sábado, 1º de março de 2025, uma noite em homenagem ao famoso sedutor veneziano, com jantar, shows e dança.
- Il Ballo del Doge : Sábado, 1º de março de 2025, considerado um dos eventos mais exclusivos do Carnaval, com jantar de gala, shows e danças em um local histórico.
- Baile Tiepolo : Domingo, 2 de março de 2025, um baile de máscaras na Sale Apollinee do Teatro La Fenice, com danças e música de época.
Pelo seu carnaval, Veneza ganhou fama de cidade frívola, devotada à alegoria e à diversão desenfreada, tanto que temos notícias destas celebrações também graças às leis que proibiam certos comportamentos. Em 1339, por exemplo, era proibido circular à noite com máscaras, enquanto em 1458 havia uma proibição absoluta de homens se vestirem de mulheres e entrarem em conventos para praticar atos “não permitidos”. O mesmo acontecia com freiras e frades que não podiam sair mascarados dos conventos. Em 1608 chegaram mesmo a convidar os venezianos a voltarem às suas roupas “civis”, evitando o uso de máscaras durante boa parte do ano, provando como o espírito do carnaval de Veneza está enraizado no passado como hoje, tanto para ser considerado “normal”.
Porém, houve períodos em que as celebrações começavam em outubro, continuando durante as férias de Natal até chegar aos dias anteriores à Quaresma.
O impulso dos venezianos e daqueles que vivenciam a atmosfera onírica dessas celebrações em direção ao baile de máscaras provavelmente nunca cessa. Dá para sentir isso sutilmente ao caminhar pelas ruas, pontes e praças e para a preparação do carnaval vai de um ano para o outro, sem interrupção. Não é uma simples tradição, é um verdadeiro costume citadino indispensável.
Houve um período, no final da Idade Média, em que as celebrações do Carnaval de Veneza significavam para os venezianos férias de qualquer atividade laboral, para se dedicarem totalmente à diversão, às piadas, ao encanto do mistério e à sensualidade das máscaras elegantes e requintadas. As pessoas se fantasiaram e admiraram essas máscaras de carnaval . Por toda a cidade as pessoas iam a bailes, shows com acrobatas, malabaristas, músicos, e comiam o que encontravam com os vendedores ambulantes, principalmente doces carnavalescos.

O carnaval da época de Marco Polo, quando Veneza era referência nas rotas comerciais do Oriente, foi internacionalizado. O século XVIII com Casanova foi provavelmente a época de ouro dos trajes carnavalescos venezianos, onde elegância, nobreza e gente se misturavam com o objetivo de reviver um sonho, um espetáculo teatral de beleza contínua.
As máscaras ajudavam a disfarçar ate mesmo das traições conjugais, favoreciam a uma sensualidade misteriosa. Enfim permitiam deixar-se levar sem muitos escrúpulos e sem prestar muita atenção aos rígidos cânones morais da época.
Talvez tenham sido justamente a aposta, o risco e a ousadia que transformaram o Carnaval em algo muito cobiçado em todo o mundo. Tudo parecia alcançável neste período e muitas pessoas ilustres foram irresistivelmente atraídas por isso: Goethe, Byron, a Princesa Sissy até Foscolo.
Com a queda da República de Veneza, o carnaval foi afetado por uma tristeza sutil que tomou conta da cidade e foi deixada de lado por alguns anos. Só no século XX voltou à moda, especialmente na década de 1970, quando a política local, o teatro La Fenice, a Bienal e até a província montaram um programa de 11 dias que teve enorme sucesso.
Hoje é uma oportunidade de brincadeira, alegria e descontração durante cerca de 10 dias, onde Veneza é invadida pacificamente por máscaras de todos os tipos, dos mais novos aos mais velhos.
Olá, obrigada por partilhar connosco toda esta informação. Seria possível saber quais os meios de comunicação social que existem em Veneza?
Obrigada
Oi Deyse, vc sabe se é muito dificil chegar de carro até um estacionamento na Piazzale Roma de Veneza no carnaval? Ou por causa do transito é quase impossivel? Qual a melhor forma de chegar em Veneza no carnaval? Vou estar de carro. Obrigado
Na alta estação ou em dias de festas recomendo chegar cedo para ter mais opção de vagas.
Boa tarde, Dayse!
Estou super empolgada para conhecer o carnaval de Veneza, vc. sabe dizer o período do carnaval em 2020 e data das festas ?
Muito obrigada.
Abraços
Alessandra
ainda não foi publicado, sinto muito.
Olá Deyse prazer, eu sou Antônio Luis , e estava pesquisando suas dicas pois pretendo ir dia 03/02/2018 para Veneza , em pleno carnaval. Mas entrando na página ,não consegui encontrar onde e como compro ,por exemplo , ingresso para um baile de salão ou um camarote para ver os desfiles na Piazza San Marco ? não achei onde entrar e mostrar as opcões de compras . Se tu puderes me ajudar , muito grato ficarei . A principio entrei onde diz ” aqui ” mas depois não achei opçoes de compra para o carnaval 2018. Obrigado se puder responder !
Antonio, tudo bem?
Então, os links não estão ativos porque ainda não estao à venda.
Nos atualizamos sempre os textos e colocaremos os links assim que colocarem à venda ok?
obrigada e boa viagem.
Ola Andre, qual baile voce acha melhor? Doge, mascheranda ou casanova
Silvia, a autora sou eu, Deyse… rsss
Não fui em nenhum destes 3, mas parece que o Dodge é o melhor (e tambem mais caro), mas o Mascherando parece ser também muito bom.
Bom carnaval!!!
Boa tarde! Teria a relação das festas de 2017?
Ola André, acabei de atualizar o post com as datas e eventos de 2017! Obrigada.
Olá tudo bem?
Pretendo ir com minha mulher no carnaval 2017 a Veneza,poderia me ajudar em relação a fantasias aonde podemos alugar?
Ricardo, no texto esta o link das lojas onde é possível alugar as fantasias, tente nelas.
Boa viagem!
Olá, Deyse! Tudo bom? Os festivais que ocorrem na Piazza de San Marco são abertos ao público ou é necessário comprar ingressos?
Ola Victor,
São abertos ao publico. Abs
Olá Deyse, irei para a Itália no carnaval de 2017, e gostaria de saber se na terça feira que é o feriado, a Basílica São Marco, o Palazzo Ducale, a Santi Giovanni e Paolo, Accademia, entre outros lugares abrem , Obrigada.
Cristiane, a basilica é sempre aberta, so fecha na hora das missas, durante o carnaval. Ja os outros museus seguem, em geral, horário normal, e não fecham no feriado. Porem não posso garantir porque ainda nao ha o calendário de 2017 de funcionamento, somente ano que vem. Bom passeio!