Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Onde festejar o Carnaval na Itália

Você já parou para se perguntar como se festeja o Carnaval na Itália? Conheça as cidades da Itália onde acontecem os principais carnavais do país.

O Carnaval na Itália é uma festa muito esperada e celebrada em várias cidades do país. Neste texto, apresentaremos alguns dos eventos de máscaras mais famosos e espetaculares que acontecerão em 2023.

Como é o Carnaval na Itália?

Uma das características distintivas do Carnaval italiano são os carros alegóricos, que desfilam pelas ruas das cidades enfeitados com confetes e acompanhados por música e grupos de mascarados.

Em Veneza, o Carnaval é famoso por suas máscaras tradicionais, como a Bauta e a Moretta, enquanto em Viareggio, na cidade de Burlamacco, os carros alegóricos são verdadeiras obras-primas de criatividade e engenhosidade.

Outras cidades italianas famosas por seu Carnaval são Ivrea, onde acontece a famosa “Batalha das Laranjas“, e Cento, onde se celebra o Carnaval Histórico. O Carnaval mais longo da Europa acontece em Putignano, enquanto o Bacanal del Gnoco é celebrado em Verona, com desfiles de carros alegóricos e grupos de mascarados que se apresentam em espetáculos de música e dança.

Carnaval de Viareggio

O Carnaval de Fano e o Carnaval Ambrosiano de Milão também são muito famosos e atraem milhares de visitantes todos os anos. Outros eventos de máscaras imperdíveis são o Carnaval Acireale, com seus suntuosos carros alegóricos e máscaras de papel machê, e o Carnaval Mamoiada, onde as pessoas desfilam com máscaras vestindo os trajes típicos da Sardenha dos Mamuthones e Issohadores.

Por último, não podemos esquecer o Carnaval de Sciacca, na Sicília, com os seus sumptuosos trajes e a tradicional máscara de Peppe Nappa.

Concluindo, o Carnaval 2023 na Itália será uma oportunidade única de vivenciar a festa mais alegre do ano e mergulhar na tradição e cultura do nosso país. Não perca a oportunidade de participar num destes espetaculares eventos de Carnaval e passar um dia inesquecível na companhia de amigos e familiares.

Carnaval de Veneza

Carnaval na Itália x Carnaval no Brasil

Você já parou para se perguntar como os italianos festejam o Carnaval? Sei que muita gente quando pensa no Carnaval na Itália, logo imagina as máscaras de Veneza, mas você sabia que há muitos outros carnavais interessantes de norte a sul do país?

Para curtir o Carnaval na Itália, temos que deixar de lado aquele conceito bem brasileiro que temos da folia, com escolas de samba, trios elétricos, frevo e muita “pegação”. Na maior parte da Itália o Carnaval é celebrado com desfiles de carros alegóricos, comidas típicas e fantasias. Mesmo nas cidades onde não há um Carnaval grande ou famoso, nos dias da festa você verá principalmente crianças fantasiadas, inclusive os bebês de colo.

Então, se você estará na Itália durante o Carnaval, aproveite para conhecer as principais festas do país!

Carnaval na Sardenha

Quando começa o Carnaval 2023?

Como você poderá perceber lendo o texto abaixo é que a maior das festas ocorrem nos domingos de todo o mês de fevereiro, não é limitado a “semana de carnaval”. Na semana que consideramos “de carnaval”, não é feriado aqui.

Em geral, podemos dizer que o Carnaval 2023 tem início em 05 de fevereiro de 2023 e terminará em 25 de fevereiro de 2023.
As principais datas das celebrações dos baile de máscaras na Itália são:
• Quinta-feira – giovedi grasso – 16 de fevereiro de 2023
• Domingo de Carnaval – domenica di carnevale – 19 de fevereiro de 2023
• Terça-feira – martedi grasso – 21 de fevereiro de 2023

O ponto alto da festa de máscaras é entre os dias 16 e 21 de fevereiro de 2023, mas em várias cidades italianas as comemorações começam bem mais cedo.

Afinal, onde comemorar o Carnaval na Itália?

1. Carnaval de Veneza

Não posso que começar com o Carnaval mais famoso da Itália e um dos mais conhecidos do mundo. Durante o evento, as atividades e os negócios dos venezianos ficam em segundo plano, e as pessoas dedicam grande parte de seu tempo às comemorações, entretenimento e shows que acontecem por toda a cidade. Em particular, as principais atrações acontecem na Piazza San Marco, ao longo da Riva degli Schiavoni e em todas as principais praças venezianas.

O primeiro documento que atesta o Carnaval de Veneza data de 1094, mas é só a partir de 1296 que a véspera do início da Quaresma se torna oficialmente feriado, com disposição decidida pelo Senado da República.

O Voo do Anjo é uma atração tradicional do Carnaval de Veneza; durante a festa, uma pessoa fantasiada de anjo é levantada no ar por um guindaste e sobrevoa o Grande Canal, acenando para a multidão que se aglomera nas margens para assistir ao espetáculo. O voo do anjo é uma das atrações mais famosas do Carnaval de Veneza, e atrai turistas do mundo todo. A pessoa que interpreta o anjo geralmente é um artista acrobático que realiza cerca de 15 a 20 minutos de acrobacias aéreas durante o vôo.

Em 2023 o Carnaval de Veneza acontecerá de 4 a 21 de fevereiro, mas não vou perder tempo descrevendo-o, porque aqui no blog você pode ler um texto inteiramente dedicado a ele. Clique AQUI e saiba mais.

2. Carnaval de Viareggio (Toscana)

O de Viareggio é um dos maiores e mais famosos carnavais da Itália, onde os principais protagonistas são os gigantescos carros alegóricos  de papel machê que retratam em modo satírico os personagens da política, da televisão, enfim, aqueles que mais estão em voga na mídia italiana.

São várias as máscaras tradicionais que participam do evento, mas a máscara simbólica do Carnaval de Viareggio é a Burlamacco. Este evento mascarado foi fundado oficialmente em fevereiro de 1873 e, ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais popular até que, em 1954, seu desfile de carros alegóricos foi transmitido no Eurovision.

Ao contrário dos outros carnavais italianos onde há desfiles de carros alegóricos, nas ruas, aberto ao público, em Viareggio eles acontecem em um circuito específico, sendo necessário pagar um bilhete de entrada. Nada de estratosférico, o bilhete é bastante acessível.

O Carnaval de Viareggio acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedì grasso. Em 2023 a festa vai do dia 4 ao dia 25 de fevereiro. Clique AQUI e saiba tudo sobre o Carnaval de Viareggio.

3. Carnaval de Ivrea (Piemonte)

Ivrea é uma cidade que fica a cerca de 50km de Turim e tem um dos carnavais mais pitorescos da Itália. É uma festa muito antiga, de origem medieval, tanto que se chama “Carnaval Histórico de Ivrea”. É um Carnaval que mistura costumes e tradições medievais, passadas de geração em geração, mas sem dúvida a maior atração do carnaval de Ivrea é a famosa batalha das laranjas, onde nove equipes combatem entre si lançando laranjas uma nas outras.

O Carnaval de Ivrea, também conhecido como Carnevale Storico di Ivrea, é uma festa popular que acontece na cidade de Ivrea, localizada no Piemonte. É mais famosa pela Batalha das Laranjas, durante a qual os cidadãos se enfrentam jogando laranjas uns nos outros.

Durante o Carnaval de Ivrea, as ruas da cidade se enchem de carros alegóricos, confetes, música e grupos de mascarados. Os participantes usam diversas máscaras tradicionais, como o vezzosa mugnaia e o berretto frigio, que representam a adesão da população à revolta contra o poder opressor.

O Carnaval de Ivrea é um evento único e reconhecido internacionalmente que celebra a história e a tradição da cidade. A Batalha das Laranjas, que se tornou um ícone do Carnaval de Ivrea, é uma de suas atrações mais fascinantes. O Carnaval de Ivrea vai de 18 a 21 de Fevereiro de 2023. Clique AQUI para conhecer a programação completa.

4. Carnaval de Cento (Emília-Romanha)

Carnaval na Itália - Cento
Desfile dos carros alegóricos pelas ruas de Cento. Foto: Commons

Carnaval de Cento é uma festa carnavalesca popular que acontece todos os anos na cidade de Cento, na província de Ferrara. Este baile de máscaras é conhecido pelos seus elaborados e coloridos carros alegóricos, fantasias e animação de rua, que atraem visitantes de todo o país. O Carnaval do Cento tem uma longa e lendária história que remonta à Idade Média. Originalmente, era uma maneira de as pessoas celebrarem o fim do inverno e a chegada da primavera, e evoluiu ao longo dos séculos para a celebração vibrante e animada que é hoje.

Durante o carnaval, as ruas do centro se enchem de desfiles, músicas e danças, e a cidade se enfeita com enfeites e luzes.
O destaque do evento é o grande desfile, que apresenta carros alegóricos elaborados e artistas fantasiados. Os carros alegóricos são muitas vezes inspirados em temas da literatura, história ou cultura popular, e são acompanhados por apresentações musicais e teatrais.

Além do desfile principal, há também uma variedade de outros eventos e atividades realizadas durante o carnaval, incluindo shows, festivais de comida e vinho e festas e danças temáticas de carnaval. O Carnaval do Cento é um acontecimento verdadeiramente único e memorável a não perder, aliás, é o único Carnaval italiano geminado com o Carnaval do Rio de Janeiro.

Clique AQUI para conhecer a inteira programação do Carnaval de Cento. Em 2023, os desfiles serão nos dias 5,12,19,26 de fevereiro, e 5 de março.

5. Carnaval de Putignano (Puglia)

Carnaval na Itália - Putignano
Os gigantes do Carnaval de Putignano – Foto: Flickr (Sabrina Campagna)

O Carnaval de Putignano é o principal da Puglia e um dos  mais antigos da Europa e mais longos do mundo! É uma festa que remonta ao final do século XIV e é um dos mais longos do mundo simplesmente porque a festa começa no dia 26 de dezembro, terminando na terça-feira de carnaval. Obviamente não há festa todos os dias, mas em algumas datas específicas (veja aqui).

Este baile de máscaras é conhecido por seus desfiles de carros alegóricos, que são construídos com muito cuidado e originalidade por grupos de carros alegóricos locais. A cada ano, o tema da festa é escolhido para refletir os eventos do ano anterior e as questões atuais. Durante o carnaval, as ruas do centro histórico de Putignano enchem-se de pessoas com fantasias e máscaras coloridas, que participam de bailes e festas de rua.

No dia 26/12 a tradição prevê que as pessoas levem à igreja uma vela para pedir perdão pelos pecados que ainda irão cometer nos dias do carnaval. A partir do dia 17 de janeiro, dia de Santo Antonio Abate, cada quinta-feira é dedicada à sátira de um ramo da sociedade, como os padres, os monsenhores, as freiras, a viúvas, os solteirões, as mulheres casadas e, por fim, os cornos.

O carnaval de Putignano também é conhecido por sua música, que varia de melodias clássicas da Apúlia a música popular e rock. Além disso, durante o período do festival também são realizadas diversas manifestações culturais, como apresentações teatrais, exposições de arte e shows. Bela folia, né?

Os principais eventos do Carnaval de Putignano em 2023 acontece nos dias 4,12,19,21 e 25 de fevereiro.

6. Carnaval Ambrosiano de Milão (Lombardia)

O Carnaval Ambrosiano de Milão é uma tradição secular que acontece todos os anos na capital da Lombardia durante o período do Carnaval, geralmente em fevereiro. Em 2023 é no dia 25 de fevereiro.

O Carnaval Ambrosiano é uma festa popular que celebra o fim do inverno e o início da primavera, e se caracteriza por desfiles de carros alegóricos, música, danças e fantasias coloridas. A tradição do Carnaval Ambrosiano remonta à Idade Média, quando era uma festa religiosa ligada à celebração do Arcebispo de Milão, San Ambrogio.

Hoje, a manifestação se tornou um evento de massa que atrai milhares de pessoas de toda a Itália. Durante o Carnaval Ambrosiano, o centro de Milão ganha vida com desfiles de carros alegóricos, apresentações de artistas de rua e festas de máscaras organizadas em diferentes partes da cidade.

7. Carnaval de Fano (Marche)

O Carnaval mais doce da Itália! É assim que é definido o carnaval de Fano, cidadezinha da costa leste do país, pouco distante de Urbino. O apelido do carnaval chama logo a atenção dos gulosos (tipo eu), que é descrito deste modo simplesmente porque, dos carros alegóricos, são lançados nos foliões toneladas de docinhos (balas, pirulitos e guloseimas várias).

Uma coisa curiosa do Carnaval de Fano é que as pessoas são assistir aos desfiles dos carros alegóricos equipadas com baldes, guarda-chuvas virados de cabeça para baixo, redes, tudo que servir para conseguir pegar um maior número de doces.

Durante a festa, são distribuídos uns baldinhos de papelão, para quem não conseguiu levar própria bacia de casa (veja a foto abaixo). Em 2023 acontece nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro.

Clique AQUI para saber mais sobre a programação do Carnaval de Fano.

8.Carnaval de Acireale (Sicília)

Carnaval na Itália - Acireale
Carro alegórico florido no Carnaval de Acireale – Foto: Commons

Situada a apenas 17km de Catania, Acireale é famosa por seu carnaval, conhecido como “o carnaval mais bonito da Sicília”.

 A primeira menção a este baile de máscaras remonta a 1594, mas acredita-se que a tradição carnavalesca tenha raízes ainda mais antigas, que remontam à Idade Média.

Uma das características mais icônicas do Carnaval de Acireale é o desfile de carros alegóricos e floridos, construídos em papel machê e decorados com milhares de lâmpadas e luzes, movimentos espetaculares e cenários em constante mudança durante as apresentações. O desfile de carros alegóricos floridos, ou carros decorados com flores, foi introduzido em 1930 e continua sendo uma das atrações mais populares do Carnaval de Acireale.

Além dos carros alegóricos, o Carnaval de Acireale também é conhecido por suas máscaras tradicionais, como o Abbatazzu, máscara que zomba da classe clerical da época por meio de grossos livros. O Carnaval de Acireale é um momento de diversão e alegria para todos, e qualquer pessoa pode entrar na festa usando máscara e participando do desfile.

A programação do Carnaval de Acireale 2023 começará no dia 4 a 21 de fevereiro, saiba mais aqui.

9. Carnaval de Sciacca (Sicília)

Sciacca é uma cidade  do sul da Sicília, localizada a cerca de 60km de Agrigento e seu carnaval, junto com o de Acireale, são os mais renomados da Sicília.

 Durante esta festa de máscaras, numerosos carros alegóricos feitos de papel machê desfilam pelas ruas da cidade e acompanhados por grupos de mascarados com fantasias artisticamente criadas. O desfile de carros alegóricos e grupos de mascarados é acompanhado por música e confetes, criando um ambiente alegre e festivo.

O Carnaval de Sciacca também tem uma tradição histórica ligada às máscaras tradicionais, como Peppe Nappa, personagem adaptado pelos habitantes de Sciacca como máscara local que abre e fecha a festa. Na quinta-feira, dia em que começa o carnaval, acontece a entrega simbólica das chaves da cidade ao rei do carnaval, Peppe Nappa. A partida da procissão de carros alegóricos, com o carro alegórico de Peppe Nappa à frente, ocorre na Piazza Friscia.

Em 2023 o carnaval será em maio! Aqui na Itália se diz que “A Carnevale ogni scherzo vale!” (“Durante o Carnaval qualquer brincadeira vale!”), portanto a filosofia é sempre a mesma: divertir-se!

11. Carnevale di Oristano – Sartiglia – (Sardenha)

O Carnaval de Oristano, que acontece em uma pequena cidade da Sardenha, é um evento muito especial, durante o qual acontece a Sartiglia. Alguns documentos referem-se a 1547, falam de espetáculos organizados em homenagem ao imperador Carlos V. Jogos de habilidade com espada e lança, cavalos postos em corrida, anéis a serem perfurados e cavaleiros dispostos a tudo para agradar ao imperador e ao público; no entanto, continua sendo uma demonstração de cavalheirismo e grande habilidade destinada a surpreender o público.

O Sartiglia tem várias etapas e compromissos sempre iguais e sempre cheios de charme e o momento mais esperado é o de se vestir, por ser considerado um verdadeiro ritual.

O cavaleiro deverá usar roupas antigas, com as quais participará da prova. A cerimônia de vestir do Sartiglia é realizada pelas mulheres e em suas mãos, o cavaleiro torna-se su Componidori, ou o chefe da raça.

A corrida acontece em diferentes fases e na corrida da estrela elegantes cavaleiros competem com cavalos imponentes para lembrar a realeza e a nobreza. Os cavaleiros vestem os trajes antigos da tradição da Sardenha e desafiam-se num galope em que tentam apanhar o alvo: a estrela. Tudo isso sob a agitação de bateristas, trompetistas, aplausos e gritos da multidão. A corrida pela estrela é um dos momentos mais animados do Sartiglia di Oristano.

O evento termina com o despir, com o qual su Componidori volta a ser um simples cavaleiro. Em 2023 o evento acontece nos dias 19 e 21 de fevereiro, saiba mais aqui.

12. Carnaval de Castiglion Fibocchi (Toscana)

O Carnaval de Castiglion Fibocchi, cidadezinha próximo a Arezzo, pode não ser famoso como o de Viareggio, mas é muito curioso. Nos dias da festa, que em 2023 acontece nos dias 5 e 12 de fevereiro, centenas de pessoas desfilam mascaradas pela cidade e vestidas com trajes barrocos.

Veja o vídeo abaixo, onde eu explico tudinho sobre a festa e clique AQUI para saber mais.

13. Carnaval de Verona (Vêneto)

O Carnaval de Verona 2023  tem origens antigas que remontam a 1531, quando o protesto dos padeiros da cidade tomou proporções tão grandes que desencadeou uma revolta. Foi assim que Tomaso Da Vico, de origem nobre, decidiu distribuir manteiga, pão, farinha, queijo e vinho a todos os pobres.

Isso acontecia na última sexta-feira antes da Quaresma e a partir desse dia essa distribuição se repetia todos os anos. Isso virou uma verdadeira festa e com o tempo começaram a preparar imensas quantidades de nhoque na praça, assim nasceu a primeira festa de carnaval da cidade: o Papà del Gnoco“, un personaggio allegorico che rappresenta la figura paterna e la saggezza. 

O Carnaval de Verona é caracterizado por desfiles de carros alegóricos que percorrem a cidade, acompanhados por dançarinos e músicos até a noite. Outros momentos importantes são os da regata histórica, o  Carnevale su Liston  e o dia do  Duca della pignatta.

14. Carnaval de Foiano della Chiana (Toscana)

O Carnaval de Foiano della Chiana, próximo a Arezzo, é o mais antigo Carnaval da Itália e também é considerado um dos mais importantes do país graças às suas coreografias espetaculares e ao seu valor histórico. Durante os dias da festa, quatro imensos carros alegóricos desfilam pelas ruas da cidade, seguidos por bandas e grupos fantasiados. A cada dia, quem abre a festa é o carro de Re Giocondo, uma figura equivalente ao nosso Rei Momo.

Clique AQUI para conhecer a programação do Carnaval de Foiano della Chiana, que acontecerá nos dias 5,12, 19 e 26 de fevereiro e 5 de março de 2023.

15. Carnaval de Manfredonia (Puglia)

O Carnaval de Manfredonia é um histórico carnaval italiano que acontece na cidade de Manfredonia, na Puglia. É reconhecida como expressão de interesse regional e a cidade está associada à Federação Europeia das Cidades Carnavalescas. Em 2016, o Carnaval de Manfredonia obteve o reconhecimento de Carnaval Histórico do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo.
Esta festa de máscaras – também conhecida como Carnevale sipontino ou Carnevale daunio – acontece todos os anos, atraindo mais de cem mil visitantes com seu espetacular desfile grandioso de carros alegóricos de papel machê, grupos de mascarados e o famoso Desfile das Maravilhas.

Clique AQUI para conhecer a programação do Carnaval de Manfredonia, que acontecerá nos dias 19,21 e 25 de fevereiro de 2023.

16. Carnaval de Mamoiada (Sardenha)

O Carnaval da Mamoiada  é uma das festas carnavalescas em que mais fortemente se faz sentir a ligação aos ritos pastorais envolvendo toda a população da aldeia que sai às ruas para dançar o passu torrau e o sartiu, dança popular em que homens e as mulheres usam o traje típico da Barbagia.

Mas a verdadeira atração são os Mamuthones e os Issohadores, máscaras rituais cuja origem se perdeu no tempo.

Os Mamuthones desfilam em grupos de doze, representando os meses do ano, liderados pelos Isshoadores que desfilam em grupos de oito e dançam executando passos de considerável dificuldade que devem ser aprendidos desde a infância. Embora pertençam a um único cerimonial em que atuam em conjunto, os mamuthones e os isshadores têm passos de dança e vestimentas totalmente diferentes.

Os Mamuthones são homens com o rosto coberto por uma máscara escura com traços um tanto ásperos, vestidos com peles de ovelhas escuras. Nas costas carregam um conspícuo maço de chocalhos enquanto no peito carregam um pequeno grupo de sinos de bronze e fazem sua primeira aparição no dia 17 de janeiro, dia de Santo Antônio.

Já os Issohadores usam máscara branca, corpete vermelho, cocar (sa berritta), calça branca (carzones) e o s’issalletto, um pequeno xale. A sua tarefa consiste em escoltar os mamuthones durante a sua viagem e, durante a viagem, com algum tipo de armadilhas capturam os jovens da vila em sinal de bom presságio, assim como o alcaide também é capturado, sempre em sinal de bom presságio para a comunidade.

Mas o carnaval da Mamoiada é também o Juvanne Martis Sero, uma marionete com uma grande cabeça de madeira ligada por um tubo a um pequeno barril de vinho escondido bem dentro do corpo colocado em um carrinho decorado com galhos e puxado por um burro que representa o carnaval. O boneco é carregado pela cidade na manhã da terça-feira  por homens com rostos escurecidos por cortiça queimada e vestidos com roupas tradicionais das mulheres da Sardenha. Durante a viagem, cantos fúnebres de desespero são cantados em dialeto e o mais conhecido é o s’attittu. Apesar do tom melancólico, são canções irônicas e farsescas que escondem nos versos frases cômicas e jocosas dirigidas a homens e mulheres que passam na rua, ou aos moradores do bairro que os figurantes visitam.

A festa termina com a morte de Juvanne Martis Sero que morre na praça rodeada de familiares e após uma intervenção. O fim do carnaval da Mamoia marca a organização de um banquete para os presentes.

Em 2023 as datas são 16 a 25 de fevereiro, saiba mais aqui.

17 – Carnaval Folclórico no Piemonte

– Rocca Grimalda (Alessandria)

No sábado, 11 e domingo, 12 de fevereiro de 2023 , acontece em Rocca Grimalda , na província de Alessandria, o antigo Carnaval La Lachera. O Carnaval La Lachera tem uma programação de dois dias e o protagonista do Carnaval é a encenação de um cortejo nupcial que desfila pelas ruas da vila.

Na tarde de sábado, o Lachera visita algumas fazendas da região realizando danças propiciatórias e recebendo oferendas de vinho e comida. Enquanto isso, as crianças estão mendigando na aldeia. À noite, dança ao redor do fogo.

No domingo à tarde começa o cortejo nupcial e é animado por algumas personagens que se mantiveram inalteradas ao longo do tempo:
– os Lachè (servos), que deram o nome ao Carnaval
– quatro Trapulins , uma espécie de arlequins que fazem barulho com chicotes
– dois Zouavos , armado de espadas, acompanhado por jovens dançarinas
– o Guerreiro, vestido de preto e armado com uma espada.
– um bebê ambíguo vestido de vermelho-violeta com orelhas e chifres de cabra, paródia e versão cômica do diabo.
– Mulattieri e Campagnole (proprietários de mulas e camponesas)
– os Cônjuges
No passado, o Lachera também era convidado para o exterior, mas ver o Lachera na aldeia é uma experiência totalmente original.

 – Sampeyre (Cuneo)

Nos dias 5, 12 e 16 de fevereiro de 2023 realiza-se na província de Cuneo o Baìo (também conhecido como  Baio de Sampeyre ), uma festa tradicional organizada a cada 5 anos no município de Sampeyre, no Vale de Varaita. O “Baìo di Sampeyre” é uma das festas tradicionais mais importantes e antigas dos Alpes italianos.

A origem do Baìo remonta a antes de 1000, quando os invasores sarracenos (tradicionalmente vindos do sul do mar Mediterrâneo) foram expulsos pela população nativa. A festa foi criada para comemorar essa vitória. Hoje o Baio de Sampeyre acontece em dois domingos de carnaval e termina na última quinta-feira antes da Quaresma (dia celebrado como quinta-feira gorda ). O programa Baìo inclui quatro desfiles (ou “exércitos”),  vindos de Sampeyre (Piasso) e suas três aldeias: Rore (Rure), Calchesio (Chucheis) e Villar (Village).

Tradicionalmente , apenas homens participavam dos desfiles, enquanto as complicadas fantasias eram tecidas pelas mulheres. Os homens tradicionalmente interpretavam também os papéis das mulheres.

A festa do Baìo tem um formato muito rígido e tradicional:

  • No primeiro domingo , o Baio do Calchesio visita o Baio de Sampeyre e de Abà (chefes da festa), e eles se cumprimentam cruzando as espadas .
  • No segundo domingo há desfile até à praça onde se reúnem e dançam os quatro grupos de Baio.
  • Na Quinta-feira Gorda , os habitantes celebram um processo particular durante o qual as comunidades julgam os seus Tesoureiros acusados ​​de furto à comunidade.

A dança é um dos protagonistas mais importantes da festa Baìo de Sampeyre. O Valle Varaita é de fato um importante centro para a manutenção e redescoberta das tradições occitanas. Eles mantêm muitas danças tradicionais e folclore, bem como música. Os sons de violinos , acordeões , órgãos , clarinetes e realejos (sonsaina em occitano) são os instrumentos durante as danças tradicionais como courento, gigo, courento di custiole, contraradanso, tresso, bureo de San Martin, bureo vieìo e outros. Para ver o programa e estar atualizado, consulte a página do facebook

18 – Carnaval Diabólico de Tufara (Molise)

O Carnaval do Diabo em Tufara é uma festa tradicional no dia 11 de fevereiro também conhecida como “O Diabo de Tufara” porque seu personagem principal é o Diabo. Ocorre na pequena aldeia de Tufara (província de Campobasso), conhecida desde a antiguidade pelo comércio de tufo.

As máscaras tradicionais
 são compostas por 6 personagens, entre as quais se encontra o Diabo acorrentado por 3 elfos negros (ou Monges). O Diabo usa 7 tipos de couro de cabra e uma máscara de couro brilhante em vermelho e preto, com uma língua muito comprida que fica solta. Em sua mão, ele tem um forcado de três pontas e seus chifres, amarrados com 3 listras vermelhas, são feitos de orelhas duras de cabra. Outro personagem importante do Carnival é a Doppia Morte (Double Death), vestindo roupas brancas e uma foice, e falando com uma voz escura e profunda.

O grupo de mascarados perambula pela aldeia em busca de prosélitos que o Diabo e a Morte tentam seduzir saltando e incentivando os participantes a acompanhá-los. Os “Elfos” (ou monges) guardam as ações do Diabo e o prendem puxando as correntes que lhe são amarradas.

Entre os personagens do Carnaval do Diabo de Tufara está também o Pisciatur, que simboliza o excesso do Carnaval.
O cortejo termina com a entrada no Castelo Longobardo onde foi preparada uma marioneta , representando o Carnaval cheio de faltas.

Uma vez que o Diabo chegou, ele pergunta a alma do Carnaval. Um júri, composto por um Presidente e 2 jurados, julga o Carnaval enquanto duas figuras percorrem a plateia pedindo clemência com piadas e gargalhadas: são a Mãe e o Pai do Carnaval. Mas tudo é inútil. Um prato de espaguete é levado ao júri como a última ceia do carnaval condenado. Mas o espaguete é comido pelo júri como um gesto de zombaria.

Duas franjas assinalam a sentença de morte do Carnaval. Após a sentença, o boneco é arremessado das paredes. Consultar na página de facebook do evento qualquer eventual alteração de programa.

19. Carnaval de Foligno (Umbria)

O Carnaval de Foligno acontece em Sant’Eraclio, um pequeno distrito de Foligno , aos domingos, 5, 12 e 19 de fevereiro de 2023.

Os 6 carros alegóricos de papel machê desfilam pelas ruas de Sant’Eraclio, seguidos por bandas mascaradas. Malabaristas , marionetes gigantes , acrobatas e cuspidores de fogo são uma das atrações deste Carnaval pensado para a criançada.
Desde 1986, também foi aberta uma “Osteria del Carnevale”, onde ainda é agradável comer comida simples e genuína a preços acessíveis. Para mais informações sobre aOsteria >>> Para mais informações sobre o Carnaval >>>

20. Carnaval Folclórico do Valle D’Aosta

– Carnaval Histórico em Saint-Rhémy-en-Bosses

Carnaval Histórico em Saint-Rhémy-en-Bosses  (19 a 21 de fevereiro) é tanto uma celebração carnavalesca quanto uma lembrança histórica. Dura 3 dias. É também um dos Carnaval de Coumba-Freida (território de Valpelline e Grand San Bernardo Valley) na região do Val d’Aosta (Região do Vale de Aosta)

Um desfile muito particular é certamente aquele que lembra a passagem de Napoleão que passou pela serra de San Bernardo em maio de 1800 com um exército de cerca de 60.000 homens. Este episódio surpreendeu e assustou tanto os habitantes do vale que inspirou o desfile de máscaras que percorrem as ruas com costumes inspirados nos uniformes napoleónicos. O desfile é conduzido por Napoleão a cavalo, seguido pelo Guia, com o rosto coberto de bigode e óculos escuros, que agita o estandarte do Carnaval e toca trompete.

Mas os personagens tradicionais do desfile do Carnaval Histórico de Saint-Rhémy-en-Bosses são muitos e todos têm um papel e um costume definido:
– os Joueurs avançam enquanto tocam canções tradicionais com acordeões e sax
– o Diabo de capa vermelha com uma bainha de ouro cheia de sinos
Representa as forças do mal e atinge o povo com seu forcado
– as Demoiselles com vestidos de cetim com listras verticais e um chapéu alto de onde descem longas fitas coloridas
– os Arlequins que acompanham as Demoiselles
– a Dama com vestidos de veludo e chapéus decorados com flores e fitas
– o Mascre(máscaras) abrem o “desfile de máscaras”.  Existem máscaras negras que vestem roupas pretas e representam os dias difíceis e sombrios do inverno. E há as máscaras brancas, que representam os dias claros de primavera e afastam as máscaras negras. Seguem-se as máscaras Vermelha, Verde, Marrom, Azul, Rosa, Violeta com roupas cobertas de pérolas e lantejoulas que formam desenhos florais e com espelhos presos aos chapéus e jaquetas para captar os raios solares e afastar o mal. A mesma função tem o Gorgoillon, um chocalho usado nos quadris. Em seus rostos, eles usam máscaras que originalmente foram realizadas com o córtex.
– aTorque e a Tocca são 2 velhos cônjuges e representam uma inversão dos papéis em contraste com a vida real da aldeia onde são os jovens que se casam.
– por fim, chegam os Ursos enquanto caminham balançando e pronunciando versos. Eles simbolizam a força da natureza da qual os homens devem se defender e lutar
– aliás, eles são acompanhados pelo Treinador que controla os ursos e os mantém na coleira
– o desfile é encerrado pelo Doutor e pelo Curador, duas funções que no passado eram a comunidade mais importante (como o farmacêutico) porque curavam respectivamente as dores do corpo e as da alma.

– Carnaval Histórico de Vérres

De sábado, 18, a terça-feira, 21 de 2023 , o Carnaval de Verrès ,   em sua 74ª edição , celebra Caterina di Challant, uma nobre do Vale de Aosta do século XV.

Em 1449, Caterina di Challant, Condessa de Challant e filha do aristocrata local Francesco di Challant, chegou a Verrès com seu marido Pierre Sarriod, Senhor de Introd. Depois de almoçar com o preboste de Saint Gilles, os dois aristocratas viram plebeus dançando na praça principal da vila. Caterina, apesar de seu status social, começou a dançar com o jovem, que a cumprimentou cantando “ Vive Introd et Madame de Challant! ”. Embora os Challants tenham desaparecido há muito tempo, a memória desse gesto foi transmitida ao longo dos séculos e é comemorada todos os anos no Carnaval de Verrès. No sábado, Caterina di Challant e Pierre Sarriod se juntam ao povo e dançam com eles: o ponto alto do Carnaval é a apresentação dos personagens (os cônjuges e sua corte) na Piazza Chanoux, ao final da qual começa um desfile espetacular.

Outros eventos incluem música ao vivo, entretenimento para crianças, jantares no Castelo de Verrès, jogos medievais, workshops, noite de gala e reconstituição histórica de um jantar do século XIV, desfile histórico com grupos folclóricos, carros alegóricos e bandas de música e muito mais.
Além disso, no último dia do Carnaval de Verrès (Mardi Gras), polenta grátis , salsichas, fisous e fisous et vin clair de notre para todos. Consulte o site ou a página de facebook do evento para se manter atualizado sobre qualquer eventual alteração de datas ou programa.

21. Carnaval da Floresta Ambulante da Basilicata

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2023, Satriano di Lucania, uma pequena cidade localizada no Parque Nacional dos Apeninos de Lucano, na província de Potenza, celebra um carnaval muito incomum: a “Floresta Ambulante”. A Floresta Ambulante é um evento único onde os homens se vestem como árvores. Esses homens, chamados Rumita  (da palavra ‘eremita’), estão completamente cobertos de folhas de hera e usam uma bengala com um ramo de vassoura de açougueiro (chamado frùscio)  no topo.

No sábado há uma festa de casamento com inversão de papéis  onde os homens se vestem de mulheres e vice-versa.

No domingo, os Rumìtas, vestidos de árvores, saem da floresta e chegam à aldeia. Enquanto vagam pelas ruas, batem na casa das pessoas com o frùscio. Segundo a tradição, essa cerimônia traz sorte e os Rumitas recebem, em troca, comida e presentes.

O Bosque Caminhante do Carnaval Satriano é composto simbolicamente por 131 árvores caminhantes , que representam as 131 cidades da Basilicata. Todos podem participar do evento vestindo-se de árvore e tornando-se um Rumita por um dia e transmitindo uma mensagem ecológica : restaurar uma antiga relação com a Terra para respeitar as gerações futuras.

O evento é organizado pela associação Al Parco em colaboração com o município de Satriano, o Parque Nacional dos Apeninos Lucano, APT Basilicata, associações, voluntários e empresas privadas. Consulte a página do facebook >>> para ser atualizado

Tudo o que você precisa para curtir o Carnaval

O Tour Na Itália .com é uma boutique de experiência na Itália, especializada em serviços privativos em português para você viver a verdadeira Itália !

O QUE OFERECEMOS: serviços privativos em português como tours, degustações gastronômicas, vinhos, transfers, passeios de barco, sessões fotográficas, eventos, casamentos, e experiências incríveis em todo o país,  para você viver uma experiência real e memorável na sua viagem pela Itália!

Conheça nossos serviços para curtir o carnaval na Itália, fazemos seu carnaval sob medida! Entre em contato.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *