Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Atrações imperdíveis em Turim

Já pensou em alguma vez viajar para Itália? Além de ser um lugar cheio de história, lá você também consegue aproveitar paisagens lindas de vários lugares que você, provavelmente só viu em filmes, como a cidade de Turim.

Com importância histórica, econômica e esportiva, Turim é a capital da região de Piemonte, que fica ao Norte da Itália. Rodeada pelos Alpes, visitar essa cidade é uma experiência única, já que ela é protegida por montanhas.

Mesmo de longe, a vista dos Alpes realmente impressiona quem está visitando a cidade pela primeira vez.

Agora, se isso não é incentivo suficiente para sair do Brasil e conhecer outros lugares, saiba que você já viu essas paisagens pela TV na Olímpiadas de Inverno de 2006.

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa cidade italiana que atrai diversos turistas todos os anos? A seguir nós explicamos melhor cada ponto turístico, além de dar alguns conselhos para melhorar a viagem. Confira!

Turim: a primeira capital italiana

Turim foi a primeira capital do país e também abrigou a casa da família real da  em 1861, a Casa de Saboia. Por isso, é tão comum encontrar vários pontos turísticos históricos e cheios de riqueza.

Hoje, a capital é reconhecida por ser um dos centros universitários, culturais e científicos mais desenvolvidos do país. Também é a quarta cidade com maior número de habitantes e a terceira no ranking econômico.

Versátil e encantador, esse é um lugar em que o passado e o presente se misturam. Com diversos edifícios, museus, restaurantes e centros comerciais, ao optar por visitar essa capital, você não vai se arrepender com tantas atrações.

Por isso, reserve mais de um dia para poder ver tudo que a primeira capital italiana tem a oferecer. Apesar dos principais marcos da cidade estarem perto um dos outros, é importante dedicar uma atenção especial para cada um deles.

Com calma e uma boa câmera fotográfica, você conseguirá compartilhar com todos os seus amigos e familiares a experiência única que verá e experimentará ao vivo.

O que visitar em Turim?

Como a quarta maior cidade da Itália — ficando atrás somente de Roma, Milão e Nápoles —, não é tão impressionante que existam diversas atrações turísticas para se ver em Turim.

Além disso nessa cidade ainda é possível conhecer o Rio Pó cortando toda a cidade de Turim, sendo este um dos maiores rios existentes no território italiana.

Só por essa curiosidade valeria programar uma viagem para essa cidade de Piemonte. Mas antes de tomar uma decisão definitiva é importante conhecer as principais atrações históricas, que a cidade tem a oferecer.

Isso quer dizer, conferir os principais nomes locais, como a relíquia do Santo Sudário, que está guardada em Turim, e ainda um dos museus com maior acervo de obras egípcias na Europa.

Assim, depois desses detalhes mais superficiais sobre a cidade de Turim, que tal entender melhor os pontos turísticas mais importantes dessa cidade? Veja o que preparamos para você logo abaixo e já comece a criar o seu roteiro.

 

Piazza Castello

Coração dessa cidade italiana, o primeiro ponto turístico que você deve visitar é a Piazza Castello, a praça que dá para observar o Palácio Real, que hospedou a família real, Casa de Saboia.

Como o centro da cidade, esse é um ponto que interliga vias importantes, como Garibadi, Roma, Pietro Micca e Po. Por isso, se ficar hospedado perto da praça, você não terá que caminhar muito para chegar em outros lugares históricos.

 

Palácio Madama

Perto da Piazza Castello existe outro lugar que também abriga vários anos de história e beleza, o Palácio Madama. Com a sua fachada em estilo barroco, esse é um prédio que abriga a diversas coleções de artes inestimáveis.

Aberta a visitação, aqui você poderá encontrar vários vestígios medievais, barroco e romanos entre os itens expostos. É de tirar o fôlego à primeira vista!

Inclusive é aqui que está o Museu Cívico de Arte Antiga, que também expõe obras barrocas e renascentistas, que você só consegue encontrar na Itália que é berço do Renascimento.

Turim - Piemonte - Itália

Palazzo Reale

Se você gosta de história e esse é o principal motivo para querer visitar Turim, não deixe de ir até o Palazzo Reale, que durante séculos representou o centro de poder italiano.

Também aberto à visitação, o seu interior é impressionante. Com várias esculturas, peças de ouro e pinturas, ao entrar no Palazzo Reale você terá a impressão de ter sido transportado no tempo.

Com certeza, esse é um lugar que merece ser visitado se quiser entender um pouco sobre a Itália antiga.

Isso porque em conjunto com Palácio Chiablese, Galeria Sabauda, Arsenal Real, Biblioteca Real, Museu Arqueológico e os jardins do Palácio, o Palazzo Real forma o chamado Pólo Real.

 

Mole Antonelliana

Não deixe de sair de Turim sem visitar o símbolo da cidade: a Mole Antonelliana. Inicialmente idealizada para ser uma sinagoga, hoje a sua estrutura espanta, já que ela não se parece em nada com o projeto de séculos atrás.

Também conhecida como o Museu Nacional do Cinema, essa é uma opção de visita interessante se você é adora assistir filmes e entender os aspectos históricos por trás da sétima arte.

Com vários clássicos do cinema expostos no seu interior, como lanternas mágicas, pôsteres, figurinos e roteiros originais, essa é uma oportunidade de viajar no tempo.

Mas não é só o templo que pode te convencer a visitar essa atração turística, isso porque quando você vai visitar a cúpula da Mole Antonelliana, o trajeto é feito com um elevador panorâmico.

Sendo esta uma excelente maneira de aproveitar uma das vistas mais interessantes e bonitas da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Museu Egípcio

Outra opção de ponto turístico para visitar em Turim é o Museu Egípcio, o segundo maior do mundo, ficando atrás somente do Museu do Cairo.

Aqui você encontra uma coleção imensa de artigos egípcios, seja itens pessoais de faraós ou até mesmo tumbas, múmias e sarcófagos. Sendo um lugar interessante para descobrir mais sobre a história do mundo.

Fundado pelo rei Carlos Félix, o Museu Egípcio só tomou forma quando o monarca comprou uma coleção com 5.628 itens do Bernadino Drovetti, um importante diplomata.

Para ter noção da importância desse local, Fraçois Champollion, um estudioso de hieróglifos escreveu o seguinte: “O caminho para Menfis e Tebas passa por Turim”.

Gostou da ideia de visitar esse museu? Então já coloque na sua lista de desejos e comece a se planejar para embarcar nessa viagem no tempo.

moi-même, Public domain, via Wikimedia Commons

Catedral de Turim

Também chamada de Duomo Di San Giovanni Batista, a Catedral de Turim possui um grande apreço dos moradores italianos.

Isso porque é aí que está guardado um dos bens mais importantes, o Santo Sudário, manto que cobriu Jesus após a morte.

Como a primeira igreja, consagrada no ano de 1505, ela é um marco para os católicos. Por isso, é uma opção interessante de visitar, caso vá até essa cidade italiana.

A catedral é anexada ao sino de San Andrea, que fica em uma torre com 63m de altura, e ao Museu Diocesano, que está aberta à visitação.

 

O que ver em Turim: Basílica de Superga

Basílica Superga

Caso você queira aproveitar uma vista incrível e ainda se maravilhar com as belezas históricas de Turim, uma dica é visitar a Basílica Superga, que fica no topo de uma colina.

Localizada aos arredores da primeira capital italiana, é nesse local que estão as tumbas mais famosas da Europa. Isso porque, esse é o lugar de descanso de vários reis e rainhas da mais famosa casa da Itália, Saboia.

Inclusive a rainha de Portugal, Maria Pia de Saboia está na Basílica de Superga, elevando o grau de importante desse ponto turístico para os italianos.

Porém, esse local também foi palco de uma das tragédias mais marcantes da história de Turim nos anos 40, a tragédia de Superga, que matou vários integrantes um time de futebol Torino.

 

Comida em Turim?

Se você leu até aqui e está preocupado sobre a gastronomia de Turim, saiba que essa é uma preocupação em vão, já que na primeira capital italiana está o Quadrilátero Romano, uma região que abriga uma grande variedade de bares.

Petiscos, pratos típicos ou exóticos. Independentemente do que você quer comer, esse é o lugar certo para experimentar todo tipo de sabor e fazer valer a pena viajar até outro continente. Veja alguns deles a seguir.

jules, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

1 – Vitello Tonnato

Também chamado de vitel tonnè, o Vitello Tonnato é um dos práticos típicos da cidade de Turim. Servido frio, essa receita em que a vitela é marinada em vinho branco e alguns ervas.

Assim, depois de algum tempo nessa mistura para pegar o gosto, ele é cortado em algumas fatias finais e servido com um molho de atuam, que vai maionese alcaparras, atum e outras especiarias.

Com certeza este é um prato principal que vai te deixar com água na boca, com expectativas de adicionar novos sabores ao seu paladar.

2 – Agnolotti

Se existe uma característica que a Itália é conhecida são as massas, e Turim, como uma típica cidade italiana tem na sua lista de pratos típicos algumas deliciosas massas recheadas chamadas de agnolotti.

Essa é uma massa que leva recheio de um tradicional assado piemontês, mas saiba que a carne não é desperdiçada depois de colocada nos pequenos quadrados de massa.

Na Itália não há desperdício! Quando sobra o recheio do agnolotti, o restante do assado é usado para criar outros pratos deliciosos que você poderá provar assim que chegar em Turim.

Takeaway, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

3 – Tagliolini

Outro prato da culinária piemontês que você não pode deixar de provar quando estiver em Turim é o taglioni. Essa é uma receita que reuni vários tipos de massas de ovo com uma largura de 2 a 3 mm e alguns molhos leves.

Esse é um tamanho comparável a de um spaghetti, mas se diferencia por somente 1 mm, com certeza os italianos são exigentes quando o assunto são as suas massas.

Assim, não se espante por encontrar sempre massas frescas nos restaurantes. Esse é um “jeitinho” italiano que encanta a todos os turistas quando chegam.

4 – Bagna Cauda

Ideal para períodos mais frios da Europa, como o outono e o inverno, a bagna cauda é um prato especial de Turim, já que representa completamente a ancestralidade dos seus moradores locais.

Composto por um molho de alho, óleo e alcachofras, esse é um prato que possui uma longa preparação, já que ainda conta com vários vegetais sazonais, que são acrescentados ao pouco, além de uma boa dose de vinho.

Porém, por conta do seu gosto e cheiro forte há ainda quem não goste, mas com certeza vale a pena provar só um pouco, já que não existe um prato mais típico da culinária piemontesa que esse.

Popo le Chien, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

5 – Bonet

Agora que já falamos dos pratos principais, que incluir no seu roteiro de viagens uma parada para provar o bonet? Essa é uma sobremesa que lembra ao nosso delicioso pudim.

Mas ao invés da receita que estamos acostumado, este prato leva amaretti, cacau, leite, ovos, rum e uma deliciosa calda de caramelo, que torna deste um prato com um sabor que irá te conquistar na primeira mordida.

6 – Bicerin

Por último, não deixe de experimentar uma das bebidas mais típicas de Turim, o bicerin, que é uma versão italiana do café, que vai acompanhado por chocolate e creme de leite.

Vale lembrar que ainda existem versões um pouco mais inusitadas, que levam gelo ou até mesmo bolas de sorvete para deixar essa experiência ainda mais divertida e prazerosa, e fazer com que volte sempre a essa belíssima cidade.

Conclusão

Depois de todas as dicas e informações para Turim, ficou tentado em comprar uma passagem para Milão e embarcar em um ônibus para aproveitar paisagens incríveis e cinematográficas? Então, aproveite o que temos a te dizer.

No TourNaItalia.com é possível encontrar um tour incrível em português pela primeira capital italiana. Desta forma conhecendo os pontos principais sem imprevistos, além de entender melhor sobre a cidade.

E o melhor, esse é um tour que exclusivo, sem grupos. Impressionado? Em nosso site você confere mais informações para já garantir a sua vaga quando for até Turim.

 

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *