Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região

Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte.

Não deixe de ler:

Os 10 melhores mercados de Natal na Itália

Algumas explicações (a traduções) importantes:

  • Babbo Natale – é o nome em italiano do Papai Noel
  • Villaggio di Babbo Natale – nos mercadinhos de Natal é muito comum encontrarmos o “Villaggio” que nada mais é que a casa do Papai Noel, em alguns mercados é gigante, se cobra entrada e la você vê onde ele dorme, trabalha, conhecer os Elfos e tirar muitas fotos, é a alegria das crianças
  • Patinação no gelo –  muitas cidades abrem uma pista de patinação no gelo nessa época do ano, em geral, em uma praça da cidade, sempre a pagamento. Porém sempre bom indicar de ter atenção, porque são muito comuns acidentes com quem não é acostumado. As crianças italianas em geral tem muita desenvoltura, vão muito rápido, e acidentes com turistas são muito comuns, evite problemas na sua viagem, e fique nas pontas e vá com cuidado!
  • Casete di Legno – casas de madeira – são as bancas de venda, que no período de natal são de madeira como as feitas de natal do norte de europa.

Mercados de Natal Rovereto - Trentino - Itália

LISTA DE MERCADINHOS DE NATAL – região por região:

Abaixo temos a lista dos Mercadinhos de Natal em toda Itália, divididos por região italiana, que se encontram abaixo em ordem alfabética. Para facilitar sua procura, clique no índice abaixo:

*Importante: este texto será atualizado sempre, veja abaixo a data da última atualização. Também importante avisar que, o conteúdo da descrição de cada evento é a tradução das informações passadas pelos promotores do evento, não é de nossa autoria. Ultima atualização 02.12.2022

ABRUZZO

L’AQUILA – até 8 de janeiro de 2023 – No coração da cidade, o CNA organiza o clássico mercado de Natal na Piazza Duomo de 8 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 com casas que oferecem presentes, decorações de Natal, perfumistas, artigos de madeira e cobre, presépios, luvas e livros, enquanto um espaço dedica-se à gastronomia e vinhos e produtos de doçaria. Não só mercados: o Ice Park (pista de patinação no gelo) e a roda-gigante estão montados na Piazza Duomo. Além disso, de 16 a 18 de dezembro de 2022 na Villa Comunale é a 5ª edição dos Mercado de Natal temáticos de Harry Potter com barracas e muitas atrações, workshops, entretenimento e atividades relacionadas ao mundo do bruxo mais famoso dos livros e do cinema. Info aqui.

BASILICATA

MATERA –  até 6 de janeiro – Matera Christmas VillageMercados de Natal, animação para crianças, música, workshops e atividades para toda a família, mas também projetos e espetáculos solidários. Um mês em Matera, para viver plenamente a magia das férias. De 3 de dezembro a 6 de janeiro ,  a Aldeia de Natal de Matera chega à Piazza Vittorio Veneto. Uma cidade milenar com uma magia inata de presépio e uma aldeia de Natal onde junto aos mercados haverá espaço para Casa do Pai Natal , espectáculos, música, artistas de rua, ateliês de bom gosto. Estes são os ingredientes da segunda edição da Matera Christmas Village, programada na Piazza Vittorio Veneto de 3 de dezembro a 6 de janeiro, das 10h às 24h.

CALABRIA

TROPEA – até 6 de janeiro de 2023 – Natal à beira-mar? Por que não. Em uma das principais estâncias balneares da Calábria, os tradicionais mercados de Natal em Tropea estão de volta este ano . Os habitantes e visitantes podem contar com a presença das casas para a época natalícia. Os quiosques oferecem estritamente produtos e objetos relacionados com o Natal, enquanto as luzes do artista embelezam as ruas e praças de Tropea. A nomeação é no centro histórico da cidade calabresa de 26 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 com doces de Natal, brinquedos, presépios, vinho quente, zeppole, crepes e focaccia, mas também um rico programa de eventos e animação para todos, incluindo a sempre presente Casa do Papai Noel. Info aqui.

CAMPANIA

NAPOLI

  • 1 a 18 de dezembro – Christmas Village 2022 Está a tomar forma o calendário de eventos e espectáculos da Aldeia do Natal 2022 , o grande kermesse de Natal que se realiza de 1 a 18 de Dezembro na Mostra d’Oltremare em Nápoles . O programa vai aliar o tradicional e mágico ambiente natalício ao mundo das redes sociais, permitindo sobretudo aos mais novos conhecer os seus ídolos da web. O Natal em Nápoles também reserva outros momentos de celebração. Juntamente com o palco do espetáculo, nos mais de 5.000 metros quadrados de espaço da Mostra d’Oltremare em Nápoles, a Vila de Natal abrigará clássicas casas de madeira em estilo nórdico, áreas de entretenimento, um caminho de luzes, enfeites, árvores multicoloridas e extraordinárias Cenário de Natal, que emoldurará um rinque de patinação no gelo, enquanto uma área de recreação completará a área de lazer composta por cerca de 100 casas de madeira. A zona gastronómica será então uma tentação indispensável para saborear iguarias com produtos típicos da época natalícia. A Villa de Natal, organizada pela Eventitalia srl, estará aberta de 1 a 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h30 , sábado e domingo, das 11h30 às 23h30- Info aqui.
  • de 3 de dezembro a 8 de janeiro – o Museu Ferroviário de Petrarsa (distrito de San Giovanni Teduccio) se veste com as cores, aromas e jogos de uma autêntica cidade natalina. As barracas do mercado de Natal, já na sua 4ª edição, estão festivamente decorados e recheados de enfeites e objetos para comprar e oferecer: desde enfeites de árvores feitos à mão a trabalhos artísticos de qualidade, passando pelas inevitáveis estátuas dos presépios, sem deixar de lado os tradicionais mimos natalícios. A diversão é garantida pelos elfos, feiticeiros e malabaristas presentes, além do próprio Papai Noel . Aliás, está reservado um programa específico para os mais pequenos com atividades lúdicas, que incluem uma visita ao “Postal Littorina” para escrever a carta, a apresentação das locomotivas que puxaram o Expresso Polar e uma visita à casa do Papai Noel. A grande novidade desta edição é o tema mágico escolhido e a Experience Pietrarsa 9 e 3/4, uma área coberta onde você pode brincar com poções e experimentos mágicos. Para os adultos há shows e música ao vivo, além da área de alimentação para saborosas degustações. Os convidados dos mercados de Natal podem acessar livremente o Museu Ferroviário Nacional de Pietrarsa , que se estende por sete pavilhões (num total de cerca de 36.000 metros quadrados) e admirar as esplêndidas locomotivas a vapor e todos os outros exemplos ferroviários que fizeram história no transporte italiano.
  • Na cidade, porém, a Feira de Natal de San Gregorio Armeno e San Biagio dei Librai, com barracas e lojas que vendem os mais famosos presépios, atrai milhares de napolitanos e turistas como sempre no período natalino.

EMILIA ROMANHA

BOLONHA: alguns dos eventos:

  • Feira de Santa Lucia – Por mais de um mês (este ano de 11 de novembro a 26 de dezembro de 2022) é tradição em Bolonha que a Feira de Santa Lúcia seja realizada sob o Portico dei Servi na Strada Maggiore, a feira mais antiga da Europa. Aqui os entusiastas podem encontrar presentes, artefatos artísticos, estatuetas para o presépio, doces, entre painéis de madeira que retratam cenas da Natividade. Impossível perder a exposição dos presépios de Bolonha: o mercado de Santa Lúcia é o único da cidade onde você pode encontrar figuras e acessórios para o presépio. Onde: Strada Maggiore – Datas: de 11 de novembro a 26 de dezembro de 2022, todos os dias, das 9 às 20. Mais informações na página dedicada do Facebook .
  • Feira de Natal na via Altabella. Datas: de 18 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, todos os dias, das 9h30 às 20h
  • Fiera di Natale Francese: De 25 de novembro a 24 de dezembro de 2022, na Piazza Minghetti, há um canto da França com a French Christmas Village, que oferece produtos típicos da gastronomia transalpina. Na Piazza Minghetti, de 25 de novembro a 24 de dezembro de 2022, das 9 a 20.h Mais informações na página dedicada do Facebook .
  • Mercado de Natal “Antiguidades e Modernos” – Voltone del Podestà, Palazzo Re Enzo, de 12 a 24 de dezembro de 2022. Horário: de 9 a 19.
  • Mercado na Piazza Trento e Trieste – Jardins da Piazza Trento e Trieste, de 6 a 24 de dezembro de 2022.
  • Natal na Porta Galliera na Piazza XX Settembre, de 24 de novembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023, das 9h30 às 19h30.
  • Feira da Epifania – entre via Indipendenza, via Rizzoli e via Ugo Bassi, de 2 a 8 de janeiro de 2023.
  • Presentes no Palazzo no Palazzo Re Enzo, Piazza del Nettuno. Mais informações na página oficial e na página dedicada do Facebook .
Bolonha

CESENATICO: 4-8-9-10-11-17-18-23-24-25-26 de dezembro de 2022 e 6-7-8 de janeiro de 2023 – Como todos os anos, também é reapresentado o tradicional presépio flutuante da Marineria, montado em algumas embarcações do porto, mesmo em frente à entrada do Museu da Marineria. É sobretudo à noite que o presépio se torna mais evocativo, quando as luzes do Porto Canale iluminam o presépio com estátuas em tamanho real, incluindo a do padroeiro San Giacomo. Informação.

COMACCHIO – até 8 de janeiro – Natale Nell’acqua – O famoso centro histórico da cidade estará iluminado de forma festiva, assim como as características pontes que circundarão os canais e suas árvores de Natal sobre a água.Não vão faltar zonas lúdicas para os mais pequenos, na especial Villaggio di Babbo Natale com coreografias, animação, as tão queridas marionetas e outros espectáculos. A tradição cristã representada pelos 13 presépios nos barcos colocados perto das pontes Comacchio levará, como sempre, os turistas a descobrir pequenas obras de arte criadas por muitas associações locais. Para embelezar o passeio pelos presépios da cidade também o presépio dos artistas colocado no adro da Catedral por Giglio Zarattini e Riccardo Buonafede. Info aqui. 

Ferrara

FERRARA – Festa del Regalo, il Villaggio di Natale – Em Ferrara, na Piazza Trento Trieste, o lado voltado para o Palazzo San Crispino abriga a Vila de Natal dos mestres artesãos de Cna com produtos de alta qualidade de comidas típicas e artefatos que carregam o valor da transformação artesanal da ideia à criação. Continuando com a Villa, o lado para a praça da catedral acolhe o mercado histórico do Consórcio Confesercenti “Festa del Regalo que, há anos, anima adultos e crianças com as ofertas dos comerciantes presentes com ideias de presentes, doces para o Natal feriados e os objetos clássicos para enfeitar as árvores de Natal e presépios em nossas casas. As 34 casas de Natal permanecem abertas todos os dias das 9h00 às 20h00. Nos feriados e vésperas de feriados das 9h00 às 22h30. Não apenas mercados: de 4 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, no Parco Coletta, funciona o Ferrara Winter Park , um parque de diversões projetado principalmente para crianças. Un Natele da Favola” é uma série de eventos, shows e animações lúdicas com tema natalino, que acontecem na área sob o arranha-céu do Parco Coletta. A principal atração, porém, é a roda-gigante de 34 metros de altura (com 24 gôndolas e 144 lugares no total), atualmente entre as maiores da Itália. Informação.

RAVENNA: 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 – Mercatino Fatto ad Arte, agendado para 3-4 e 10-11 de dezembro de 2022, de 9 a 19hs: um mercado que tem vindo a recolher os melhores desde 1996 propostas e sugestões de criativos e amadores, com um toque artístico decididamente encantador. O coração das festividades é, como sempre, na Piazza del Popolo, onde de sábado 3 de dezembro de 2022 a domingo 8 de janeiro de 2023 ” I capanni del Natale ” são o lugar certo para comprar presentes, todos os dias das 10h30 às 14h30 e 16-20h. La Pulce d’Acqua, uma exposição do mercado de segunda mão, está aberta no Darsena di Città na quinta-feira, 8 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Reportamos no sábado, 17 e domingo, 18 de dezembro, a Exposição do Mercado de Antiguidades e Artesanato da Cidade de Ravenna, que acontece no centro histórico (via Diaz, Piazza Einaudi, Piazza Garibaldi, Portici na via Gordini e via Ricci) de 9 as 20h. O Garage Sale – Compras de Natal (Artificerie Almagià, via dell’Almagià n°2) acontece no sábado 10 e domingo 11 de dezembro de 10 a 19. Anote também a data de 8 de dezembro de 2022 : na Piazza San Francesco é o Natal “Passione Creativa“, mercado de objetos e roupas, das 10h às 19h30. Finalmente, a pista de patinação no gelo ( JFK On Ice ) está aberta de 26 de novembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023 na Piazza Kennedy. Informação aqui.

RIMINI: 26 de novembro de 2022 a domingo, 8 de janeiro de 2023, o Mercato dei Sogni di Natale instaladas na via Poletti (junto à Piazza Malatesta), as tradicionais casas de madeira abrigam artesanato, cobre, prata, barro, terracota, madeira, tecidos, cerâmica e vidro. Aqui também pode encontrar doces de Natal e outros produtos alimentares. A Feira dominical de dezembro (4-11-18 de dezembro de 2022) é um encontro que acontece no centro histórico entre Corso d’Augusto, via IV Novembre, via Dante, via Castelfidardo no trecho entre via IV Novembre e via Brighenti ( adjacente ao parque de estacionamento Piazzale Gramsci) e é inteiramente dedicado a artigos de oferta e compras não alimentares. Por ocasião da original Fiera dei Alberi di Natale (11 a 24 de dezembro de 2022), o Largo Ponte di Tiberio se transforma em um verdadeiro mercado de flores onde você pode comprar não apenas os clássicos abetos, mas também lindas plantas de Natal para serem usadas como enfeites deliciosos. A última a começar, mas não menos importante, é a Fiera di Natale (15 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2024) . Um grande clássico que nunca se cansa: a feira inclui os característicos mercados de Natal onde é possível comprar não só artigos para oferta e artesanato, mas também os inevitáveis doces tradicionais e enfeites natalícios para árvores e presépios, essenciais para quem sempre se ligou à tradição . Até o dia da Epifania, a Feira acontece na Piazza Tre Martiri. De 19 a 24 de dezembro de 2022, a Feira de Natal também acontece no Corso d’Augusto e via IV Novembre, com exceção das quartas e sábados. Na Piazzale Fellini, a Villaggio di Natale com mercados, pista de patinação e passeios para crianças abre suas portas a partir de sábado, 3 de dezembro (dias úteis 14h30-22h; feriados e vésperas de feriados e férias escolares 10h-13h / 14h30 22) Quinta-feira 8 de dezembro de 2022, Borgosolidale retorna ao Borgo San Giuliano, uma tarde de solidariedade com o mercado sem fins lucrativos de Rimini das 15h às 19h. Também no dia 8 de dezembro, na via IV Novembre, um especial da exposição do mercado ‘Domeniche ad Arte‘, onde o artesanato local e os hobbies são exibidos pela Associação Artística Elio Morri e Goffredo Pizzioli (10h-19h). Finalmente em Viserba , na Piazza Pascoli, retorna o Wonderland, a vila natalina com seus mercados de artesanato e produtos natalinos (3-4-8-10-11-17-18-24-26 de dezembro, 6-7-8 de janeiro de 2023, 10 -19:30). Por fim, lembramos que o maior presépio de areia da Itália costuma ser feito em Rimini durante o período. Informação aqui.

Rimini; 03/12/2022: Comune RN, Ufficio Stampa, accensione luci di Natale
©Riccardo Gallini /GRPhoto

PARMA: 27 de novembro e 4-8-11-18 de dezembro de 2022, na Praça Ghiaia, em uma estrutura coberta, dentro da qual existem barracas e barracas de produtos artesanais de alta qualidade. Entre eles, enfeites para a árvore de Natal e para a casa, estátuas para o presépio, tecidos quentes para fazer blusas, lenços ou gorros, chinelos e muitos outros objetos interessantes. Há também especialidades gastronômicas, uma área infantil e uma área aquecida para refrescar e relaxar. Informações.

FRIULI VENEZIA GIULIA

GORIZIA: tudo começa com a tradicional Fiera di Sant’Andrea, já tradicional encontro da cidade, que faz parte do programa de eventos natalinos de dezembro de Gorizano ( aqui o pdf com o programa completo). Para a Fiera di Sant’Andrea, de sábado, 3 de dezembro a segunda-feira, 5 de dezembro de 2022, as ruas do centro histórico são invadidas por barracas e estandes (cerca de 200) que chegam de todas as regiões da Itália, para um evento que envolve adultos e crianças. Depois da pausa dos últimos anos devido à pandemia, também as “giostre” estão de volta , abertas de 3 a 11 de dezembronos jardins públicos do Corso Verdi.

PORDENONE: Durante toda a temporada de férias , de 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, a cidade recebe a magia dos mercados de Natal na Piazza XX Settembre e Corso Garibaldi em suas ruas . Mas não só mercados, porque são centenas de compromissos ( aqui o programa completo em pdf) que vão colorir tanto as praças centrais de Pordenone, as ruas do centro e dos bairros, as ruas do centro e dos bairros, as igrejas , as bibliotecas, os teatros, museus e clubes da cidade. A pista de patinação no gelo da Piazza XX Settembre também está no programa(aberto até 12 de fevereiro) e muitos eventos e atividades, onde a cultura e a solidariedade são protagonistas, onde as crianças se divertem, enquanto os adultos se deixam levar pelo ambiente de conto de fadas criado pelas luzes e aromas das festas.

Trieste

TRIESTE: a Fiera di San Nicolò, que é montada no Viale XX Settembre de 1 a 8 de dezembro de 2022. Cerca de 100 barracas se reúnem aqui para escolher presentes e iguarias; entre os estandes, de fato, você encontrará itens típicos de Natal, como enfeites para a árvore de Natal, estatuetas para o presépio, mas também muitos artesanatos, brinquedos e deliciosos doces. Característica deste mercado é San Nicolò que enche as meias das crianças. De 8 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023, outro mercado ocupa a Piazza Sant’Antonio e as ruas adjacentes (via delle Torri, via Ponchielli e Piazza della Borsa), onde você pode passear entre as típicas casas de madeira que oferecem objetos típicos do artesanato local e ideias originais para presentes, mas também produtos da tradição gastronómica e vinícola local. Como parte das férias de Natal, também retorna a “Santa Claus Village”, o parque de diversões temático de Natal que acontece na Piazzale Valmaura de 22 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Informações aqui.

LAZIO

FRASCATI: A cidade de Frascati organiza um dos mercados de Natal mais sugestivos do Castelli Romani . De 25 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 , ao longo do Passeio Belvedere no Viale Vittorio Veneto é possível caminhar e respirar a atmosfera natalina entre as características 30 casas de madeira do Frascati Christmas Village que vendem artesanato, enfeites de Natal, bijuterias, produtos típicos e presentes Ideias. É um local agradável para passar umas horas em família ou fazer compras para as férias. Na área da Aldeia de Natal de Frascati este ano haverá um caminho de luzes, um carrossel vintage, um trem cheio de luzes e vários eventos itinerantes. Informação aqui.

ROMA – Em 2022, o famoso mercado de Natal da Piazza Navona finalmente retorna após a parada dos últimos anos: o local é simplesmente espetacular, já que é considerada a praça barroca mais famosa do mundo graças à sua obra-prima, a Fonte dos Quatro Rios por Bernini. A árvore de Natal também está de volta da Piazza Venezia, com iluminação prevista para o dia 8 de dezembro, enquanto na Piazza di San Pietro no Vaticano, a grande árvore de Natal do Vaticano de 26 metros que vem da região do Abruzzo é inaugurada dia 3 de dezembro, junto com o presépio.

A lista de mercados de Natal em Roma e eventos de Natal em todo o centro e área metropolitana é realmente interminável. É por isso que oferecemos a você uma visão geral continuamente atualizada:

  • 24 de dezembro – Missa do Galo – Às 22h ocorre a Missa do Galo em São Pedro, que você pode acompanhar na praça em telões. Mas uma missa da meia-noite em uma das pequenas igrejas de Roma pode ser ainda mais divertida – você estará bem no meio dos romanos e vivenciará o Natal como eles. No dia 25 de dezembro, o Papa pronunciará o Urbi et Orbi ao meio-dia, na Praça de São Pedro.
  • *Mercado de natal em Piazza Navona Mercado de Natal na Piazza Navona De 1 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. Todos os dias a partir das 10h
  • * 3 a 24 de dezembro – Santa Claus District – Vem aí a maior feira natalina de Roma , no coração do bairro de San Paolo de 3 a 24 de dezembro , dentro do antigo armazém da Atac na via Alessandro Severo, 48 as portas do ” Bairro do Papai Noel ” serão abertas. 1300 metros quadrados de exposições inteiramente dedicados ao Natal esperam por você. Uma Aldeia de Natal temática que o acompanhará até ao dia mais esperado do ano. Dentro do bairro pura magia natalina, um clima festivo entre artesanato, ideias para presentes, decoração de casa, produtos típicos tradicionais e muito mais. Não faltarão doces típicos de Natal para os mais gulosos. Um mês cheio de ideias onde os protagonistas serão:a arte, as cores, as luzes, as formas, a música e os aromas do Natal . Um ambiente festivo que vai mimar os visitantes numa viagem única, para redescobrir a tradição e a magia do Natal . A maior feira de Natal da capital estará aberta todos os dias das 9h às 20h . Espaços inteiramente dedicados a atividades e workshops para os mais pequenos. Entrando na verdadeira Casa do Papai Noel será possível escrever e postar a cartinha, conhecer e abraçar o Papai Noel para uma foto de recordação. Dentro do evento será possível admirar uma exposição temporária de Presépios Artísticos da AIAP – Associação Italiana de Amigos do Presépio. Info aqui.
  • Festival del Vin Brulè e Hippie Market Christmas Editiondia 3 e 4 de dezembro  – Pela primeira vez na capital, a Festa do Vin Brulè chega ao mesmo tempo que a Edição de Natal do Hippie Market, nos dias 3 e 4 de dezembro , no Hacienda, o novo espaço expositivo de 2.000 m2 na área de Tiburtina. Um projeto artístico que reúne Sommeliers, artesãos, chefs de rua, artistas de rua para contar sobre o Natal .9 Variantes de diferentes regiões italianas e países europeus acompanhadas de deliciosas propostas culinárias dos nossos chefs de rua. Tortellini no caldo, tigelle com recheio natalino, bolinhos fritos, taragna polenta, sopa de castanhas, batata frita, linguiça alemã, espetinhos, strudel, pão de açúcar…  Músicos , artistas de rua , acrobatas de circo acompanharão dois dias de compras e deliciosas degustações com suas apresentações. Uma seleção de Artesãos , Flower designers , Estilistas , Ilustradores que, aliando inovação e sustentabilidade, oferecem criações originais, em edições limitadas e de surpreendente criatividade. O público será recebido por uma atmosfera mágica, entre luzes suaves, aromas de gengibre e canela, vinho apimentado. Info aqui.
  • Giftland – O maior mercado de Natal da capital Depot Ex Atac na Piazza Ragusa, entrada via Tuscolana n°179. Nos dias 2-3-4, 9-10-11 , 16-17-18, 22-23 de dezembro. Info aqui.
  •  *Ice Park e Villaggio di Natale – Mercado, pista de patinação no gelo e delícias culinárias.De 2 dezembro a 8 de janeiro. Zona foro Itália, entre o estádio olimpico e a ponte milvio.
  • Natal no Luneur Park  – Parque de diversões Luneur Park , Via delle Tre Fontane 100, Roma. De 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Mais informações no site oficial
  • * Christmas World – Piazza delle Canestre – Um brilhante evento a céu aberto, numa área de 30.000 metros quadrados. O maior evento de férias em Itália. Instalações natalinas experiências temáticas, cenários fotográficos incríveis,  e espectáculos Villa Borghese, Roma. De 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Taxa de admissão. Mais informações na página do Facebook e no site oficial
  • Natal na Cinecittà World  – World Christmas Village, dentro do Cinecittà World, Via Irina Alberti, Roma. De 26 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Mais informações no site oficial
  • Hippie Market Christmas Edition – Hacienda na via dei Cluniacensi 68, área de Tiburtina, Roma. 3 a 4 de dezembro de 2022 Das 10h30 às 21h30. Mais informações no evento do Facebook.
  • Mercado de Natal da Emergency – Espaço de Natal de Emergência  – via IV Novembre 157/B, Roma. De 25 de novembro a 24 de dezembro de 2022. Segunda-feira 13-19, terça-feira a domingo 11-19. Mais informações no site oficial
  • Villaggio di Natale no Solara Garden Center via di Macchia Saponara 247, Roma. Mais informações no site oficial 
  • Mercatino di Natale Casa Betania Casa Betania, via delle Calasanziane 12 (em frente ao hospital Cristo Re), Roma. de 26 de novembro a 11 de dezembro de 2022. Todos os dias de 10 a 19. Inauguração no sábado, 26 de novembro, às 15h . Entrada gratuita. Mais informações no site oficial
  • Magico Natale District – Coffee House no Palazzo Colonna, Piazza Ss. Apostoli n°67. 17 a 18 de dezembro de 2022. Mais informações na página do Facebook
  • Mostra Mercato Aspettando il Natale – Viale Ettore Franceschini, distrito de Colli Aniene. 8 de dezembro de 2022. De 9 a 20. Mais informações na página do Facebook .
  • Mercados de natal em Piazza di Spagna – de x de novembro a 6 de janeiro, de 10 a 19h. – aguardando confirmação
  • Mercado de natal em Piazza Re di Roma- de x a 24 de dezembro. – aguardando confirmação
  • Wave Market Edição de Natal – n0 Lanificio 159, via Pietralata, Roma – de xde dezembro das 10h às 21h – aguardando confirmação
  • Um Natal artesanal – Mercado de artesanato do Parque Jónico – de x de dezembro de a 6 de janeiro – aguardando confirmação
  • Mercado de Natal em Prati – na Piazza Mazzini, Roma. – De x de dezembro, 8 a 20 horas – aguardando confirmação

VITERBO – até 6 de janeiro – Viterbo Christmas Village – A  Viterbo Christmas Village retorna este ano de 26 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 . No maior e mais bem preservado centro histórico medieval da Europa, Papai Noel e La Befana se preparam para receber jovens e idosos. Entre as muitas atrações, a casa do Papai Noel está instalada no histórico Palazzo degli Alessandri, na Piazza San Pellegrino . Os pequenos visitantes, acompanhados por elfos e fadas, descobrirão os quartos em que ela mora, verão a sala de jantar, o magnífico quarto, o escritório onde ela lê as muitas cartinhas das crianças. Você encontrará a Casa do Grinch na histórica Torre Scacciaricci, a  Vila dos Elfos , a  Fábrica Befana na Piazza San Carluccio e muito mais! A não perder o mercado de Natal com as suas características casas de madeira. Informações e atualizações em:  www.viterbochristmas.it

LIGURIA

Gênova

GENOVA – O primeiro mercado do Advento é o Bazar de Natal AIWC (info) de Gênova no Magazzini del Cotone, programado para domingo, 27 de novembro de 2022, e oferece especialidades gastronômicas made in USA, objetos e roupas vintage, livros, decorações, cestas de Natal, mercado de pulgas, acessórios, pesca beneficente e muito mais. A Fiera di Natale, por outro lado, retorna aos Jardins Brignole de 1 a 24 de dezembro de 2022 com seu bando de barracas e barracas de comida. No centro histórico, as casas de madeira do Mercatale (info) abrem de 10 a 23 de dezembro de 2022 na Piazza De Ferrari ao redor da fonte, em uma atmosfera de luzes e decorações cintilantes, onde você pode comprar produtos alimentícios tradicionais da Ligúria e artesanato de qualidade. O tradicional Mercato di San Nicola (info) também está de volta na Piazza Piccapietra, de 3 a 23 de dezembro de 2022 , de 10 a 20h. Estão previstos workshops, eventos, comida, produtos típicos locais, artesanato, shows e muitas associações alternadas, além da colaboração com a Feira do Livro que acontece nas proximidades Galeria Mazzini. A inauguração oficial do Mercado de San Nicola acontece conforme a tradição no dia 8 de dezembro e é precedida pela histórica procissão com figuras fantasiadas que sai às 10 da Piazza Matteotti para chegar a Piccapietra. A programação do mercado inclui, como sempre, muitos eventos, workshops e shows durante a temporada de festas.

LOMBARDIA

BERGAMO – De 18 de novembro a 26 de dezembro de 2022, os mercados evocativos estão de volta para animar Bérgamo para a 14ª edição da Villaggio di Natale, na área da Piazzale degli Alpini e na calçada do Viale Papa Giovanni XXIII, a poucos passos da estação ferroviária. Várias bancas de madeira dos mercados que oferecem sabores tradicionais de Natal e muito mais, produtos artesanais e madeira, vidro e muitas outras ideias para presentes. A iniciativa não é só para fazer compras, mas também para as crianças com muitas surpresas previstas como a pista de patinação no gelo, os concertos de Natal, a visita de Santa Lúcia (domingo, 11 de dezembro, 15h00), a do Babbo Natale e o habitual distribuição de brindes e doces e outros eventos em colaboração com os mercados de Natal de Brescia, em vista da Capital da Cultura. Além disso, todos os fins de semana há artistas de rua e gaiteiros. Informações aqui.

BRESCIA – 4,23 de dezembro e 8 de janeiro  – La Strada Winter – Para as férias, o maravilhoso centro histórico de Brescia , decorado de forma festiva, recebe os visitantes com suas praças animadas, importantes museus, elegantes galerias repletas de lojas, galerias de arte para uma agradável pausa de Natal dedicada às compras, arte e cultura. Entre os vários eventos programados, o festival La Strada Winter regressa a 4 de dezembro . É a versão de inverno do festival de verão ” La Strada “, o evento vai animar as festividades da cidade durante três dias – 4 e 23 de dezembro e 8 de janeiro – com apresentações de teatro de rua ,  circo e  palhaços contemporâneos e convidados internacionais , transformando uma tarde em Brescia em uma experiência inesquecível para adultos e crianças!.Para informações: www.visitbrescia.it

CAVENAGO DI BRIANZA – até 8 de janeiro de 2023 –  Villaggio di Natale –  finalmente chega o Natal de Cavenago di Brianza (MB) e se transforma em uma experiência verdadeiramente única e divertida: pela primeira vez, adultos e crianças estarão esperando por uma incrível Pista de patinação do Gelo de mais de 250 metros quadrados  onde pode patinar em segurança, divertir-se em companhia e desfrutar de um momento de descontração natalício para toda a família! Grandes iniciativas esperam por si para toda a família: além da pista de gelo, não pode perder a Casa do Pai Natal, os mercados de Natal e o cantinho dos doces e bebidas.

CREMONA: O Natal é esperado em Cremona este ano com os sugestivos mercados na Piazza Stradivari, programados para quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 . Por ocasião da iniciativa Os “Le Strade del gusto, della bellezza e del gioco”, o centro histórico ganha vida com bancas de produtos típicos e ideias para presentes, mas também espectáculos e animação. Na verdade, o evento oferece comida e vinho, decorações de Natal, artesanato e entretenimento com: – AS RUAS DO JOGO: artistas de rua e quebra-cabeças mágicos; – AS RUAS DA MÚSICA: Karaokê de Natal com Big & Roby e música sertaneja com apresentação de Line dance; – AS RUAS DO CORAÇÃO: angariação de fundos para associações locais sem fins lucrativos. Info aqui.

Livigno

LIVIGNO: de 25 de novembro a 24 de dezembro de 2022 (fechado a 28-29 de novembro e 12-13-19- 20 de dezembro). As típicas casas de madeira montadas para a ocasião com luzes coloridas e folhas da floresta oferecem produtos tradicionais alpinos: de especiarias a ervas para tratamentos naturais, de brinquedos de madeira a enfeites para preparar o Natal, tanto para a casa como para a árvore. Há estátuas de presépios de madeira, além de amuletos, utensílios, essências e tecidos quentes para se proteger do inverno. Os produtos da tradição gastronómica No mercado de Natal de Livigno, os visitantes também poderão saborear os pratos da tradição gastronômica valtellina, como Bisciola (sobremesa típica), bolinhos de maçã ou até castanhas assadas, obviamente acompanhadas de vinho brulè. Informação aqui.

MANTOVA – Mântua Mercado de Natal na Piazza Virgiliana de 19 de novembro a 26 de dezembro de 2022 durante os finais de semana, além de algumas inaugurações extraordinárias (veja informação). As casas de madeira da aldeia acolhem o mercado de Natal, onde expositores e comerciantes oferecem produtos artesanais, especialidades gastronómicas e muitas ideias para presentes. A praça também recebe uma pista de patinação no gelo profissional, com 500 m² de área. Como sempre, haverá o lendário trem de natal para levar os visitantes a descobrir o esplêndido centro histórico de Mântua, com paradas nos lugares mais significativos da cidade.

MILAO: A mais importante é, sem dúvida, a Feira Oh Bej! Oi Bej!, uma tradição da capital milanesa, que este ano acontece de 7 a 10 de dezembro de 2022 no já habitual local da Piazza Castello, via Gadio/Cannone e via Minghetti. Os mercados do Duomo estão abertos de 1º de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, enquanto a árvore de Natal é iluminada em 6 de dezembro. Abaixo está uma lista completa e continuamente atualizada das aldeias, mercados e principais eventos de Natal em Milão para as férias de 2022/2023:

  • *Mercato “Oh Bej! Oh Bej: cujas origens remontam ao ano 1288, criada em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. A feira é realizada na zona do Castelo Sforzesco (Piazza Castello, via Gadio/PiazzaCannone, via Minghetti. ) de 7 a 10 de dezembro de 2022
  • *Mercado de Natal na Piazza Duomo – Corso Vittorio Emanuele II, via Campo Santo e via Arcivescovado. Datas: de 1º de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. Horário: das 8h30 às 22h. Na Piazza Duomo, a árvore de Natal é iluminada no dia 6 de dezembro. Mais informações no site oficial.
  • *AlterBej – Viaduto Bussa, Milão, de 7 a 10 de dezembro de 2022, mais informações na página dedicada do Facebook.
  • Green Christmas Market –17 e 18 de dezembro – O Green Christmas é realizado na evocativa Fonderia Napoleonica Eugenia, uma antiga fundição no distrito de Isola, em Milão. Os visitantes podem encontrar roupas da moda ecológica, objetos de design ecológico e maquiagem orgânica para uma vida de impacto zero. Todos os produtos são feitos com fibras orgânicas e tingimento natural, enquanto roupas e acessórios foram escolhidos por sua sustentabilidade, alta qualidade e estilo único. Além disso, móveis para casa, cosméticos naturais e, claro, presentes para crianças e decorações de Natal. Todos esses produtos ecológicos são feitos de materiais reciclados ou atendem aos padrões ambientais. Info.
  •  *La Villa delle Meraviglie – A nova edição deste inevitável evento que se apodera da área de Porta Venezia, com uma atmosfera tipicamente natalícia, com entretenimento, passeios, pista de patinação, a Casa do Papai Noel e a Befana, estandes e muitas iniciativas. Nos Jardins Indro Montanelli, Porta Venezia. Datas: de 19 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023.
  • Banco di Garabombo A maior tenda de Natal da Europa dedicada ao comércio justo. Onde: no estacionamento da via Mario Pagano. Datas: de 5 de novembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023. Horários e programa de 9 a 20. Mais informações no site oficial e na página dedicada do Facebook
  • Carrossel Cuccagna X-Mas Edition Onde: Cascina Cuccagna, via Cuccagna 2/4. Data: 4 de dezembro de 2022. Horário: das 10h30 às 19h30. Preço: entrada gratuita. Programa: mais informações na página oficial do Facebook
  • Mercado de Natal na Piazza Portello de 18 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Horários e programação: de 9 a 21. Mais informações no site oficial
  • Natal em Villa Arconati – 10 a 11 de dezembro de 2022. Onde: via Madonna Fametta 1, Bollate. Horário e programa no site
  • ArchéNatale – de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2022. Onde: instalações da União Nacional das Mulheres, Corso Porta Nuova n°32. Horário: das 10 às 19. Domingo, 4 de dezembro, das 10 às 13. Programa: mais informações no site oficial e página dedicada no Facebook

SALO – várias datas -Saló Natale d’Incanto –  Salò  é animado em dezembro pelos eventos do Natal Encantado que gradualmente animam o centro histórico e a orla do lago com entretenimento de músicos itinerantes e passeios com anjos, e dedica o dia 10 de dezembro às crianças e o dia 24 de dezembro ao Concerto da Noite de Natal com o corolário de fascinantes cascatas luminosas , encerrando no dia 31 com um grande show pirotécnico. Info aqui.

MARCHE

 CANDELARA:  CANDELE A CANDELARA – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais. Datas: 3,4,8,9,10 e 11 de dezembro.

GRADARA: de 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023  um rico programa de eventos entre o centro histórico e o sugestivo castelo. Você encontrará o Uficcio di Babbo Natale (escritorio do papai noel), o mercatini di Natale o “Presépios do Borgo”, exposição de presépios artísticos (em exposição e à venda) ao longo da rua principal da vila nos dias 8 e 11 de dezembro, degustações de vinhos (3-4 dezembro, 11-19 Pórtico Ex Guardia Corpo), a Festa sotto l’Albero ( 18 de dezembro no Jardim das Oliveiras com mercado infantil, animação, música, castanhas e vinho quente, exposição itinerante da Gradara Band) e muito mais

MONDOLFO – 4, 11 e 18 de dezembro  – Il Natale piu bello (O mais belo Natal) – Corrida de Natal Biroccini, Aldeia do Papai Noel, comida local. Domingo, 4, 11 e 18 de dezembro de 2022, O Natal mais bonito volta a Moldolfo , na província de Pesaro Urbino, para sua 8ª edição . O mais belo Natal oferece um evento de três dias dedicado à comida local, mercados, casas da Aldeia do Papai Noel para crianças, Concerto de Natal e apresentações ao vivo. A corse dei Biroccini,  uma louca corrida goliárdica com “biroccini” (calashes) feitos à mão, premiará o biroccino mais rápido. Info aqui.

Toda província de PESARO-URBINO – até 6 de janeiro – l Natale che non ti aspetti – – Mercados, instalações de luz, Villas de Natal, presépios únicos, Papai Noel lutando com bruxos e elfos, nevascas artificiais, shows, comida e vinho e mais luzes de quilômetros de extensão, lanternas e milhares de velas para iluminar 26 aldeias , entre as mais bonitas da Itália , graças ao Pro Loco de Pesaro e Urbino, com o apoio da Região de Marche e da Província de Pesaro e Urbino.Leia mais >>  O Natal que você não espera

URBINO: com os mercados de Natal ( de 26 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023) e “ Le Vie dei Presepi “, programados de 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 no âmbito da festa do “ Natale che non ti aspetti”, as barracas são montadas nas galerias da Piazza della Repubblica nos dias 26-27 de novembro, 3- 4-8-9-10-11-17-18-23-24 de dezembro de 2022 e 6-7-8 de janeiro de 2023 e oferecem as amostras clássicas de decoração, artesanato, ideias para presentes e produtos gastronômicos e vitivinícolas. Le Vie dei Presepi 2022-23 chegam à sua 22ª edição este ano e oferecem a oportunidade de visitar o centro histórico de mapa na mão, onde estão montados centenas de presépios localizado entre vitrines, palácios, igrejas e vitrines, arcadas e becos.

PIEMONTE

ASTI – Magico Paese di Natale ad Asti: 1-2-3-4, 8-9-10-11, 15-16-17-18 de dezembro – Os elfos trabalham com paixão para preparar tudo o que é necessário para o que promete ser uma grande décima sexta edição do evento, o único entre os mercados italianos incluídos no Top Ten dos melhores mercados de Natal da Europa pela prestigiada associação internacional de promoção turística European Best Destinations. De 12 de novembro a 18 de dezembro , para cada fim de semana (e durante o fim de semana prolongado da Imaculada Conceição ) os compromissos do O Magico Paese di Natale 2022 vai animar a cidade de Asti , onde este ano será inaugurado aquele que pretende se tornar o maior mercado de Natal da Europa. A área ocupada pelas casas de Natal será ainda maior e mais diversificada este ano, para um total de mais de 130 locais para artesãos e produtores de alimentos e vinhos de toda a Itália. Info: www.magicopaesedinatale.com

CASALE MONFERRATO – até 8 de janeiro – Natale a Casale Monferrato – A Noite Santa de Guido Gozzano parece contar o que se pode viver em dezembro em Santa Maria del Tempio . De 1º de dezembro a 8 de janeiro , ao anoitecer, o povoado de Casale Monferrato se transformará em uma pequena Belém! Noites especiais, de flashes, de brilho deslumbrante, noites de luz, noites em que tudo pode acontecer… Um mês de eventos e propostas , divertidas e culturais, para pequenos e graúdos, para um Natal a viver juntos na simplicidade e aconchego da família. Info aqui.

GOVONE – até 18 de dezembro – Mercado de Natal do Castelo de Govone – De 19 de novembro todos os fins de semana até 18 de dezembro de 2022, o Castelo de Govone é animado com um Mercado de Natal que se tornou o terceiro Mercado de Natal mais visitado da Itália, O Mercado de Natal no cenário de conto de fadas do Castelo apresenta centenas de barracas de madeira com uma vasta gama de produtos, desde enfeites de árvore de Natal a presépios, de chocolate quente a vinho quente , de torrone a trufa. Os visitantes podem saborear as iguarias tradicionais da província de Cuneo e comprar objetos artesanais, livros, enfeites de Natal e desfrutar da atmosfera festiva criada por artistas e músicos de rua. As ruas enchem-se de perfumes e sabores: a  farinata , a tradicional panqueca de grão-de-bico, as pizzas gourmet, os hambúrgueres de carne piemontesa, as castanhas assadas e muito mais. O Castelo de Govone está localizado entre Alba e Asti, a cerca de 60 km de Turim. Info aqui.

STRESA – até 26 de dezembro – Natale a Stresa – com o Palazzo dei Giochi sotto l’Albero , o único evento de Natal na Itália com mais de cem jogos criativos disponíveis. Encontro com o Papai Noel em seu estúdio, no incrível e elegante cenário do ” Ninfeu dos continentes “, onde as mais queridas Princesas Disney se juntarão ao Papai Noel de todo o mundo para um grande show de 40 minutos dedicado ao Natal no Mundo (às 11:30 e 16:00). Luna Park e compras às margens do Lago Maggiore. Info aqui.

VERBANIA – 3-4-8-9-10-11-17-18-26 de dezembro – Villaggio di Natele in Fattoria (Aldeia de Natal na Fazenda) – Todos os finais de semana de 26 de novembro a 18 de dezembro de 2022 (8 e 9 de dezembro inclusos), no Lago Maggiore ( Verbania ), é possível viver uma Aldeia de Natal na Fazenda, um evento educativo para crianças. Aldeia de Natal na Fazenda é organizada pela Fattoria del Toce, uma fazenda didática cercada por um parque de 15.000 m2 onde os visitantes podem passear livremente, explorar e descobrir a grande variedade de plantas e flores (bordos, oliveiras centenárias, camélias, azáleas… ) e animais que o habitam. Nos finais de semana e feriados , o Natal na Vila da Fazenda é animado pelos personagens do Presépio Vivo, que orientam e divertem as crianças durante a visita ao parque. Graças à ampla variedade de atividades e oficinas, as crianças podem fazer pão, fazer velas e arcos, andar de pônei, aprender a tricotar e descobrir jogos antigos. Existe uma zona de refeições interior, com saborosos petiscos para todos os gostos. Info aqui.

TURIM – TORINO: começamos com o  Luci d’Artista, que embeleza a cidade e acompanham os visitantes nas compras em todos os feriados. Com a proximidade com o natal, no entanto, as bancas de mercado começam a aparecer nas ruas e uma longa série de eventos incluídos este ano no programa ” Natale a Torino, che spettacollo“, programado de 1º de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 . Depois das restrições pandêmicas dos últimos anos, os tradicionais mercados de Natal e muitos outros eventos pela cidade estão de volta em 2022, sendo os principais os da Piazza Solferino (de 7 a 24 de dezembro de 2022) e do Cortile del Maglio, enquanto a Piazza Castello vai sediar a festa de ano novo. Veja algumas opções:

  • Big Market – Christmas Edition – Bunker na via Paganini 200, Torino 11 de dezembro de 2022 12-21h. Informações aqui.
  • Mercadinho de Natal – via Solferino De 7 a 24 de dezembro de 2022
  • Balon e Gran Balon – Christmans Edition –  Mercatino di Natale di Borgo – Em Turim, a cidade de mil faces que sempre sabe como conquistar seus visitantes, os mercados de Natal são realizadas no belo cenário do Cortile del Maglio, uma estrutura aberta (e aquecida!) no histórico bairro de Borgo Dora. Muitas bancas de toda a Itália vendem objetos artesanais, muitas vezes, com as tendências mais jovens em materiais e design, mas também produtos típicos e muita comida boa. Não perca o belo presépio, construído por artistas locais na bela Piazza Castello: cenário perfeito para uma caminhada muito romântica! Mais informações
  • Natale é Reale  – Palazzina di Caccia di Stupinigi 3-4-8-10-11-17-18 de dezembro de 2022. Mercados, produtos alimentícios e vinícolas, presépios e a Aldeia dos Elfos com a Casa do Papai Noel. Programa completo: site oficial da Prefeitura de Turim.
  •  La Bottega di Natale na Fabbrica del Chinino –  na Via Taggia 25/A, Turim de 19 de novembro a 23 de dezembro de 2022 Segunda a sexta 11-17 Sábado 3 e 17 de dezembro 18-23 Domingo 4 e 18 de dezembro 11 a 17 de dezembro 8 fechado . Site oficial.

PUGLIA

ALBEROBELO: De 7 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, haverá mercados de Natal em Alberobello. O mercado de Natal entre os trulli serão montados no centro histórico de Alberobello e na área de Aia Piccola haverá o Presépio Vivo de Alberobello de 26 de dezembro de 2022 a 29 de dezembro de 2022.

BARI: Os mercados de Natal em Bari acontecerão de 6 de dezembro de 2022 a 26 de dezembro de 2022. Possivel visitar os mercados de Natal das 10h00 às 22h30; somente para o dia 23 de dezembro os mercados de Natal de Bari estarão abertos até as 24h. A Festa de Natal em Bari começa dia 6 de dezembro de 2022, dia de São Nicolau, padroeiro da cidade, onde grande árvore de 14 metros da Piazza del Ferrarese será iluminada. Haverá um show de power-up todas as noites de 8 de dezembro de 2022 até 26 de dezembro de 2022, Boxing Day. Além dos mercados de Natal em Bari, você encontrará muitas outras iniciativas: um jardim de luzes na Piazza del Ferrarese; uma árvore iluminada de 14 metros de altura; palco que acolherá os vários eventos ao longo do período de férias de Natal de 2022, espetáculos de música e luz. Até 9 de janeiro de 2022, um grande San Nicolo criado com lego e exibido dentro do museu cívico, com sessenta mil peças de lego. Obra criada por Riccardo Zangelmi. A exposição é intitulada “um brik for Nick”. O Villaggio di Babbo Natale será montada na Piazza Umberta, onde você também encontrará a roda-gigante.

LECCE: Os mercados de Natal de Lecce 2022 e os outros eventos de Natal em Lecce acontecerão de 7 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2022 na Piazza Mazzini em Lecce. Entre as iniciativas propostas é possível encontrar os mercados de Natal em Lecce e a Fiera di Santa Lucia, também conhecida como Fiera dei Pupi. De 7 de dezembro de 2022 a 12 de dezembro de 2022, o encontro consolidado com o festival de chocolate a ser realizado na Piazza Sant’Oronzo, onde será possível comprar lindas decorações feitas de chocolate de mestres chocolatiers de toda a Itália. Na Piazza Duomo encontra-se o característico presépio artístico do Salento.

OSTUNI Na segunda-feira, 6 de dezembro de 2022, as luzes de Natal serão instaladas em Ostuni, que serão ativadas com o show de videomapping agendado para 8 de dezembro de 2022 em Ostuni, na Piazza della Libertà. De 8 a 22 de dezembro de 2022, a terceira edição do “Papai Noel vem do mar” será realizada em Villanova. Nestes dias as crianças poderão visitar a casinha de madeira do Papai Noel decorada e montada na Liga Naval de Villanova. No dia 22 de dezembro, o Papai Noel chegará de barco do mar de Ostuni (Villanova).

  • 17 de dezembro de 2022: Natal sob as estrelas. Um show de dança de Natal será realizado na Piazza della Liberta às 19:00. A exposição é organizada pelas crianças da escola “Talentos Livres”. O evento é gratuito.
  • De 18 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2022: haverá uma exposição de presépios artesanais, no Claustro San Francesco.
  • 19 de dezembro de 2022: festival de artistas de rua. No Viale Pola às 19:00 você pode ver apresentações de muitos artistas de rua.
  • 21-22-23 de dezembro de 2022: “A magia do Natal” No Claustro de San Francesco das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às 21:00 você pode visitar a vila natalina. Tudo será decorado festivamente, com muitos artistas e malabaristas. As crianças podem visitar o castelo do Papai Noel e entregar cartinhas para os duendes.
  • 22 de dezembro de 2022: às 17h30, o Papai Noel chegará de barco ao porto de Villanova. Papai Noel entregará chocolates e doces para quem o espera. As crianças podem então entregar as cartas para ele.
  • 26 de dezembro de 2022: às 21h haverá um concerto gospel na catedral de Ostuni. Ella Armstrong se apresentará com outros instrumentistas do gospel da Cantora Italiana.

SARDENHA

CAGLIARI: O Mercado de Natal de Cagliari  acontece de 1º de dezembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023, as 40 bancos dedicadas às compras de Natal abrirão no Corso Vittorio Emanuele e na Piazza Yenne. Para a ocasião, os visitantes têm a oportunidade de fazer as suas compras de Natal entre os produtos artesanais e saborear o melhor da comida e do vinho da Sardenha.Também programada no Centro de Exposições de Cagliari está a Feira de Natal de 2022 , agora em sua 40ª edição, com estandes dedicados às produções locais e ao artesanato artístico da Sardenha. Não só isso: este ano também há uma área dedicada às cervejas artesanais da Sardenha e um espaço para shows para crianças. Acontece de 8 a 23 de dezembro de 2022 – info aqui.

SICILIA

CATANIA: O Mercado de Natal histórico é o da via Minoriti, o Street Market Christmas Edition neste ano programado de 30 de novembro a 28 de dezembro de 2022. Tem também o Villaggio di Natale na Piazza Università (organizada pela associação Le Pulci di Città) organizou a Casa di Babbo Natale e as bancas de madeira onde artesãos e expositores colocam seus produtos à venda de 30 de novembro a 28 de dezembro de 2022  Por fim, para os amantes do feito à mão, destacamos aMostra del Regalo Artigiane e molto piu, que acontece no esplêndido edifício barroco do Palazzo Biscari de 16 a 18 de dezembro de 2022.

ERICE – de 8 de dezembro a 8 de janeiro – “ERICèNATALE – Il borgo dei presepi” – Durante todo o período, pátios, becos, lojas, igrejas, serão transformados por magia em muitos pequenos e grandes presépios para dar vida a um verdadeiro “Borgo dei Presepi” enriquecido por luzes e música com fio. Mais de 20 presépios serão espalhados em vários pontos da vila, para compor um roteiro. Destacam-se o majestoso presépio monumental mecânico, o presépio setecentista em alabastro e material marinho, o presépio mais pequeno do mundo que todos os anos surpreende os visitantes e trinta pastores setecentistas, em madeira, tela e cola, da coleção do Museu Pepoli em Trapani e exposto ao público pela primeira vez.

PALERMO: as principais iniciativas relacionadas ao Natal em Palermo 2022:

  • Feira de Natal no PalaGiotto: parque de diversão, entretenimento, mercados, arte, cultura e entretenimento. Onde: PalaGiotto, Piazzale Giotto, Palermo. Datas: de 29 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h; Sábado, Domingo, feriados e pré-feriados 16-24. Mais informações na página do Facebook
  • Feira de Natal – Presentes especiais de Natal Onde: Palazzo Pantelleria Varvaro, Piazza Meli n°5, Palermo. Datas: 17 a 18 de dezembro de 2022. Horários:das 10 às 20. Programa: mais informações na página dedicada do Facebook
  • Cidadela dell’ Artigianato –  Mercado de produtos artesanais de toda a Sicília. Onde: via Magliocco, Palermo. Datas: de 5 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Horário: dias úteis das 10 às 20, feriados e vésperas de feriados das 10 às 24 (os horários referemse à última edição). Programa: mais informações na página dedicada do Facebook
  • Natale in Centro –  com casinhas de madeira, casa do Papai Noel e muito mais. Onde: Praça Castelnuovo, PalermoDatas: de 7 a 30 de dezembro de 2022. Preço: entrada gratuita. Mais informações na página dedicada do Facebook
  • Feira de Natal na Viale Regione Siciliana – Parque de diversões, mercados e vila gastronômica. Onde: Viale Regione Siciliana, em frente à prisão Pagliarelli, Palermo. Datas: de 29 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Horário: de 16 a 23 nos dias de semana; das 16h às 24h aos sábados e feriados e vésperas de feriados. Preço: entrada franca. Programa:mais informações na página dedicada do Facebook . 
  • Presepe vivente quartiere Arenella di Palermo, unico presepe che si svolge sul mare il 16, 17dicembre e 6, 7 gennaio (pagina fecebook)

TOSCANA

A Toscana é cheia de mercadinhos de Natal, tanto que você terá somente que escolher aqueles que melhor se encaixam no seu roteiro. Nós temos um texto com TODOS os mercadinhos de Natal na Toscana, no nosso site PasseiosNaToscana.com, VEJA AQUI

TRENTINO ALTO ADIGE

Leia o texto: Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco

Este slideshow necessita de JavaScript.

ARCO: na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, quando começa o tradicional mercado de Natal e continua até 8 de janeiro de 2023 colorindo o centro histórico da cidade. Ao pé da imponente Collegiata dell’Assunta que domina a Piazza III Novembre, o visitante encontra bancas de madeira que abrigam o melhor da produção artesanal local e nacional. Aqui pode ir à procura de ideias originais para presentes, desde objectos feitos e decorados à mão à excelência do bom gosto, desde decorações para a árvore de Natal a presépios em madeira entalhada, desde velas perfumadas a brinquedos. As iluminações natalinas são as protagonistas das projeções nas paredes dos antigos e elegantes edifícios que cercam o mercado. O riquíssimo programa de iniciativas inclui, sobretudo aos fins-de-semana, inúmeras marcações que vão desde visitas guiadas ao centro histórico do Arco a exposições de presépios, artesanato antigo, um passeio pelo centro com o trenzinho e os inevitáveis espetáculos de rua. Info aqui.

BOLZANO – *25 de novembro a 6 de janeiro – Mercado de Natal de Bolzano –  o centro histórico de Bolzano recebe o Mercado de Natal de Bolzano. O Mercado de Natal de Bolzano dá à cidade há mais de um mês um clima festivo nas ruas e praças: velas coloridas, alegres canções natalinas, enfeites e o doce sabor de Zelten (um bolo feito com nozes e frutas secas), strudel de maçã , biscoitos caseiros e chocolate quente… A magia está em todo o lado : os perfumes, as luzes e as cores do Natal fazem deste evento uma experiência única e inesquecível para crianças e adultos. O Mercado de Natal de Bolzano recebeu a certificação “ Evento Verde ” por causa de seus princípios ecológicos. Para saber horários de funcionamento e eventos acesse o site >>>

BRESSANONE: de 25 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 com as luzes e barracas decoradas e repletas de produtos típicos do artesanato alpino e as especialidades gastronómicas do Vale do Isarco. A cidade ainda proporcionará  espetáculos de canto dos coros locais que se apresentam nos concertos do Advento. O programa paralelo do mercado proporciona muitos momentos imperdíveis, como a abertura diária de uma janela do tradicional calendário do Advento, animação para as crianças, passeios e a carruagem de Natal durante o fim de semana. Entre os eventos mais esperados, o show multimídia está de volta este ano no Hofburg: é o show musical “Liora”. Informação aqui.

LEVICO TERME – até 6 de janeiro – Mercatino di Natale Asburgico – Uma atmosfera única e mágica, um conto de fadas que ganha vida no maravilhoso cenário natural do Habsburg Secular Park, o jardim histórico mais importante dos Grandes Jardins Italianos. Estamos no Mercado de Natal dos Habsburgos em Levico Terme . No parque desenvolve-se um percurso entre as bancas com propostas de excelente artesanato e gastronomia. De 19 de novembro a 6 de janeiro, venha experimentar a autêntica magia do Natal em Levico Terme.

MERANO – *25 de novembro a 6 de janeiro – Mercado de Natal de Merano – O mercado confere ao centro da cidade uma atmosfera mágica que encanta milhares de visitantes todos os anos. As crianças e as suas famílias podem desfrutar dos concertos de Natal e muito mais. Os visitantes também podem comprar objetos artesanais feitos por artesãos do sul do Tirol e parte do programa é dedicado às crianças. Os cinco grandes Mercados de Natal do Tirol do Sul receberam a certificação “Evento Verde” devido aos seus princípios ecológicos e ao uso de produtos regionais. Verifique o site ou a página do Facebook para atualizações.

ORTISEI – 02 de dezembro até 08 de janeiro –  Ortisei, a pitoresca capital de Val Gardena, se transforma em um conto de fadas de inverno no período pré-natalino, é o “Paese di Babbo Natale” com um mercado que é uma pequena joia, onde as pequenas casas feitas por artesãos locais em forma de fazendas típicas de montanha exibem todo o tipo de produtos únicos: das bonecas às esculturas de madeira para presépios feitos estritamente à mão, das guirlandas de Natal às lanternas, passando através de velas de cera e outras decorações de feltro. Tudo isso, enquanto doces melodias tocam ao fundo, as crianças podem comer todos os doces que quiserem de uma vez (bolos caseiros, doces típicos, pão de gengibre) e os adultos podem desfrutar de um refrescante vinho quente. Data: 2 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Uma janela do calendário do Advento abre todos os dias na Praça Stetteneck , e todos os dias você pode participar das oficinas para aprender a confeccionar pratos ladinos ou objetos típicos de artesanato, enquanto assiste ao espetáculo dos corais ou ouve as trombetas da montanha. Ainda na Praça Stetteneck haverá uma caixa de correio especial, destinada ao Papai Noel, onde as crianças poderão postar suas cartinhas. Info aqui.  

SAN CANDIDO – até 6 de janeiro – Natal em San Cadido – Nas Dolomitas de San Candido, um Natal acontece em nome da tradição e da naturalidade. A aldeia da província de Bolzano é um dos destinos mais sugestivos para viver a magia do Natal. O mercado tradicional apresenta bancas de artesanato local e especialidades gastronómicas. A cidade se veste de luzes e enfeites que tornam o ambiente mágico.

RIVA DEL GARDA – até 31 de dezembro – La Casa di Babbo Natale – Evento dedicado às crianças, que conhecerão o Papai Noel e a vovó Natalina. Juntamente com os seus amigos elfos, vão receber os seus pequenos convidados oferecendo-lhes um verdadeiro palácio de diversões: jogos, contos de fadas, oficinas criativas e manuais, lanches e chocolates quentes e a estação de correios onde o Pai Natal recebe as cartas de todo o mundo com o desejos dos filhos. Info aqui.

Trento - Trentino - Itália

*TRENTO – até 8 de janeiro – Mercado de Natal de Trento –  as tradições natalinas alemã e italiana se misturam no Mercado de Natal de Trento. No Mercado de Natal de Trento, mais de 100 expositores exibem belos produtos artesanais e iguarias locais em uma atmosfera mágica que anima a cidade de Trento. As origens dos “Mercados de Saint Nicolaus” remontam à Alemanha do século XIV. Naquela época, os mercados eram a única oportunidade para as pessoas comprarem enfeites de Natal. Mais tarde, durante a Reforma Protestante, esse tipo de mercado passou a se chamar Christkindlmarkt . Mais recentemente, o Trentino Alto Adige tornou-se um ponto de encontro entre as culturas alemã e italiana, dando origem a uma tradição fascinante que atrai visitantes de toda a Itália e da Áustria. Desde sua primeira edição em 1993, com apenas 22 expositores, o Trento Christmas Market cresceu e somou muitos eventos paralelos. Info aqui.

*VIPITENO: O mercado de Natal em Vipiteno acontece este ano de 24 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. O lugar dedicado a este espetáculo é a praça principal, sobre a qual vigia a grande Torre delle Doze, o símbolo indiscutível de Vipiteno, na qual foi instalado um novo carrilhão com 25 sinos que toca todos os dias às 17. A cidade é permeada pelo som dos sinos durante todo o ano: podem ser os da igreja ou os dos animais, mas o fato é que todos os sinos sempre têm algo a nos dizer. É por isso que o Natal de 2022 tem como tema ” Sinos de Natal”. Os estandes do mercado de Natal oferecem uma grande variedade de especialidades culinárias do sul do Tirol, mas também oportunidades para crianças e famílias, que podem se divertir com um passeio de carruagem no centro histórico.

UMBRIA

ASSIS: A iluminação da árvore de Natal está marcada para quinta-feira, 8 de dezembro, às 18h30, em frente à praça inferior de San Francesco. No mesmo dia, acendem-se também as luzes da cidade. Os mercados de Natal de Assis estão programados de 8 a 24 de dezembro de 2022 na Piazza della Chiesa Nuova e oferecem decorações de Natal, presépios, artesanato, bijuterias e roupas. Ao mesmo tempo, de 8 a 18 de dezembro, outro mercado está ativo na Piazza Garibaldi em Santa Maria degli Angeli. Também neste ano os presépios são os protagonistas do Natal em Assis: La Città dei Presepi recebe inúmeras representações da Natividade em tantos locais sugestivos, mas haverá outros eventos com temas natalinos por mais de um mês. O Natal de Assis 2022 oferece iniciativas para todas as idades: no Palazzo Monte Frumentario (entrada pela via San Francesco), por exemplo, é montada a Casa do Papai Noel, aberto em 8-9-10-11-17-18-As projeções de videomapping são repetidas todas as noites de 8 de dezembro a 8 de janeiro a partir das 17 horas nas fachadas de edifícios históricos: a catedral de San Rufino, a Basílica de Santa Chiara, a Basílica de Santa Maria degli Angeli, na Piazza del Comune, Santuário de Rivotorto, Rocca Maggiore, sacue do presépio espalhados pelo centro histórico, Basílica Superior de San Francesco e Abadia de San Pietro. Entre espetáculos, o trenzinho, exposições, visitas guiadas e a chegada da Befana (programa pode ser consultado aqui). Veja o site oficial.

GUBBIO – todo o mês – Natale a Gubbio – Gubbio se transforma durante os meses de Natal e se torna uma verdadeira cidade natalina , com atrações e eventos incríveis para pequenos e graúdos. Venha conhecer a ChristmasLand , a maior árvore de natal do mundo, nossos fantásticos mercados, videomapping 3D na fachada do Palazzo dei Consoli, projeções artísticas, a roda gigante, presépios nas ruas da cidade e muito mais. Uma cidade de luzes, sugestiva, divertida e romântica para viver a atmosfera mágica do Natal! Na sugestiva localização dos jardins da Piazza Quaranta Martiri, entre mil luzes e cores, as arquibancadas de madeira do Mercado de Natal criam uma atmosfera sugestiva, onde você pode passear entre refinados objetos artesanais, decorações natalinas e deliciosas especialidades culinárias. A ocasião certa para encontrar tantas ideias maravilhosas para umas excelentes compras de Natal. Na zona dos mercados encontra também, para os mais pequenos, o comboio do Pai Natal . A área é acessível para pessoas com deficiência. Mais informações:  www.gubbionatale.it

PERUGIA: na cidade acontece o Villaggio di Natale al Barton Park de 25 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Há a Casa do Papai Noel, os Correios, os mercados de Natal e muitos eventos especiais no Barton Park, um parque de mais de três hectares no coração de Perugia. Para os adultos, o Barton Park oferece muitos eventos paralelos gratuitos, como oficinas de mise en place de Natal, cursos de costura, confecção de biscoitos de Natal e muitas degustações. Já para as crianças, a programação inclui totalmente espetáculos de marionetes, leitura de contos de fadas, oficinas e momentos musicais, arte e desenho natalino. A segunda parte do Villaggio di Natale começa no dia 26 de dezembro e vai até o dia 8 de janeiro: para a ocasião, o evento muda de tema, focando na valorização da gastronomia e vinhos típicos e nos produtos artesanais da Úmbria, bem como muitas atividades paralelas gratuitas. Informação aqui.

SPOLETO: 1º de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. O programa de eventos, intitulado “Accade il Natale a Spoleto”, oferece de fato uma longa lista de compromissos para todos os gostos. Os amantes dos mercados de Natal os encontrarão de 7 a 11 de dezembro nos Jardins do Largo Moneta (Viale della Stazione) como parte do evento ” Un Nat@Le che sia Tale”, mercado de Natal e solidariedade com estandes, concertos de Natal , workshops e diversão para crianças, pesca enlatada e pousada dos sorrisos com panquecas e vinho quente.  Ainda tem a Fiera dell’Immacolata que acontece como sempre no Viale Trento e Trieste no dia 8 de dezembro (das 10h às 20h). No domingo, 11 de dezembro, acontece o Mercado de Antiguidades na Piazza della Libertà, Corso Mazzini e Piazza Pianciani (das 8h às 20h). No fim-de-semana de 9 a 11 de dezembro de 2022 realiza-se também o “Spoleto Tipica: Christmans Edition”, uma exposição de produtos típicos no mercado, na Casina dei Balocchi – Giardino del Ippocastagno (10h00-20h00). O rico programa (aqui o pdf) inclui oficinas para crianças durante toda a temporada de férias, Papai Noel (8 de dezembro, Piazza del Mercato), concertos, apresentações teatrais, visitas guiadas, inaugurações extraordinárias de museus, exibições e muito mais. Para os amantes dos presépios, recomendamos a XII edição de ” Spoleto, la città dei Presepi” de 10 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023 (Ex Museu Cívico, via del Duomo). Finalmente, o entretenimento está previsto para 6 de janeiro na Piazza Garibaldi, aguardando a chegada da Befana (17h00).

ORVIETO – até 8 de janeiro – Natal em Orvieto – No Natal presenteie-se com Orvieto . De 25 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, um rico programa de iniciativas e eventos para adultos e crianças onde história, arte, cultura, gastronomia e vinho e muito mais se entrelaçam para embalar o mais belo presente para colocar debaixo da árvore: a autêntica experiência de Orvieto ! Um rico programa de iniciativas e eventos para adultos e crianças onde história, arte, cultura, gastronomia e vinhos e muito mais se entrelaçam para criar o mais belo presente para colocar debaixo da árvore. A Árvore de luz no Poço de San Patrizio, instalações e iluminações artísticas, a magia dos presépios no bairro medieval, o lançamento das comemorações dos 500 anos da morte de Luca Signorelli, o mercado de Natal , a música de Umbria Jazz Winter para brindar ao novo ano, estacionamento gratuito para as suas compras no centro histórico. E muito mais… Programa completo:  https://bit.ly/3FjKslO

VALLE D’AOSTA

AOSTA – até o de janeiro – “Marché Vert Noël” – De 19 de novembro de 2021 a 8 de janeiro de 2023 , a cidade de Aosta recebe o mercado de Natal “Marché Vert Noël”   nas praças ao redor da Catedral No “Marché Vert Noël” os visitantes podem passear pelas “ruas” da vila e comprar presentes excêntricos, vinhos, comida local e objetos artesanais. Os produtos artesanais incluem velas, sabonetes, cerâmicas, objetos de madeira, feltro e acessórios de madeira cozida, enfeites natalinos, rendas, objetos decorados com técnicas de découpage. Por último, mas não menos importante, comida e vinho do Vale de Aosta. Info aqui.

Aosta

SAINT-MARCEL – 19 de dezembro – Natale nel Borgo  – A 1ª edição do “ Natal no Borgo ” está agendada para 18 de dezembro de 2022, que se realiza no município de Saint-Marcel (AO) , na aldeia de Surpian . O evento acontece das 10h15 às 20h00 .Natale nel Borgo prevê a instalação de mais de 70 barracas do mercado de Natal localizadas nas ruas da antiga e sugestiva vila. São expositores desde o setor agroalimentar ao artesanato e objetos para ideias de presentes. Haverá cantinho do Papai Noel que recebe as crianças para recolherem suas cartinhas. Haverá diversas brincadeiras para crianças localizadas em vários pontos do evento. Uma exposição fotográfica de Domenico Rambelli ilustra vislumbres fantásticos da paisagem de inverno em suas tradições. O evento também será animado por grupos corais e bandas itinerantes. Naturalmente , não poderia faltar o canto de refresco administrado pelo Pro Loco de Saint-Marcel.

VENETO

ASIAGO – 2 a 4, 7 A 11, 16 a 18, e de 20 de dezembro a 8 de janeiro – O Altopiano dei Sette Comuni ganha vida no período natalino com os Jardins de Natal de Asiago (VI) . De 12 de novembro a 9 de janeiro, a Piazza Carli e a Piazza del Risorgimento recebem o famoso mercado de Natal com inúmeras casas de artesanato com peças de madeira, vidro e cerâmica e gastronomia com doces típicos, vinho quente e produtos locais. As ruas do centro são iluminadas por muitas luzes e decoradas com enfeites de Natal, para uma atmosfera mágica enriquecida por música de fundo.  Mais informações aqui.

BARDOLINO – até 8 de janeiro – Natale a Bardolino –  Com a chegada do mês de dezembro, Bardolino veste as cores do Natal e transforma-se numa aldeia mágica dedicada à festa mais esperada do ano. De 26 de novembro a 8 de janeiro, um programa cheio de compromissos e eventos espera os visitantes, para que vivam a experiência única de celebrar o Natal abraçando a maravilhosa paisagem do Lago de Garda. O Natal em Bardolino abrangerá não apenas a orla do  lago e o centro histórico, mas também o Parque Carrara Bottagisio. Também neste ano haverá um rinque de patinação no gelo dentro do Parque Carrara Bottagisio , além da grande roda -gigante de 30 metros de altura . O Lungolago Lenotti acolherá mais uma vez o mercado de Natal com as características casas de madeira ao estilo tirolês, com propostas de artesanato e gastronomia. O programa completo  de Natal no Bardolino pode ser consultado no seguinte link: Programa de Natal 2022.pdf

BUSSOLENGO – Villa di Babbo Natale –  De 5 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 , na província de Verona, a Christmas Village em Bussolengo retorna para sua  26ª edição . A Aldeia de Natal Bussolengo foi organizada pela primeira vez em 1996. Agora a vila cresceu, abrangendo mais de 7.000 m² de área interna. Na vila, os visitantes podem encontrar enfeites natalinos, enfeites, estandes, abetos verdadeiros e artificiais e presépios. Toda uma seção é dedicada ao artesanato, onde os artesãos decoram e gravam vidro, madeira e porcelana. Lado de fora : pista de gelo, trem Flover Express, passeios infantis, casa do Papai Noel e grande árvore de Natal. Horário:Todos os dias das 09h00 às 19h30 Encerra: 25 de Dezembro 31 de Dezembro o mercado fecha às 18h30 1 de Janeiro NOTA Podem ocorrer alterações. Recomendamos verificar o site e página do facebook

CAORLE – até 8 de janeiro – Caorle Christmas Time – Tradicional mercado de Natal com animação e espectáculos, comida de rua, presentes e artesanato

JESOLO – até 5 de fevereiro de 2023 –  Cidade do Natal – Muitos eventos, shows, shows, grandiosas esculturas de areia e gelo, passeios e mercados, Jesolo Christmas City é capaz de agradar a todos, jovens e idosos. Mecadinho de Natal na Via Silvio Trentin – da Piazza Mazzini à Piazza Aurora, haverá o tradicional itinerário de Natal com mais de 70 casas de madeira exibindo objetos e comidas e vinhos, pontos de refresco com comidas e bebidas. Área infantil especial com brinquedos, diversão e Casa do Papai Noel. Pista de patinação no gelo, aos domingos tem o Borgo delle Meraviglie  – Cortellazzo di Jesolo – Piazza del Granatiere h. 14h00, m Natal amigo da criança com passeios, espetáculos e atividades para os mais pequenos. E ainda o famoso Presépio de Areia na Piazza Brescia, o monumental presépio de areia que há 20 edições encanta visitantes de todo o mundo e que despertou o deslumbramento do Papa Francisco em 2018 em Roma. Programa completo no seguinte linkJesolo Christmas City 2022-2023

LASIZE – 3-4 8-9-10-11 17-18 24 e 26 de dezembro a 8 de janeiro de 2023 – O Natal em Lazise  – uma esplêndida cidade no Lago de Garda, na província de Verona, espera por você nos dias 26-27 de novembro 3-4 8-9-10-11 17-18 24 de dezembro e de 26 de dezembro de 2022  a 8 de janeiro de 2023, das 10h às 19h. O evocativo evento de Natal será realizado na central Piazza Vittorio Emanuele, no Lungolago Marconi e nas ruas internas do centro histórico. Numerosos expositores com casas de madeira características vão fazer-te viver um ambiente mágico, com as cores, sabores e aromas do Natal. E depois, não podem faltar: concertos, animação, pista de patinagem, fogo-de-artifício, provas e zona de Street Food. Além disso, o Papai Noel com sua carruagem irá levá-lo a uma viagem sugestiva pelas ruas da cidade. Informação aqui.

PADOVA – até 8 de janeiro – Natale a Padova – De 25 de novembro a 8 de janeiro – A cidade de Pádua tem investido em instalações, iniciativas, eventos e atividades para melhor promover o momento mais mágico do ano. Os mercados nas praças, o videomapping, a grande árvore em frente ao Palazzo Moroni, a Aldeia do Papai Noel e o grande pista de patinação: tudo possível graças à participação de nossos parceiros para vivenciar a magia do Natal por toda a cidade. Mais informações:  nataleapadova.it

TREVISO: de 25 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, o programa de iniciativas leva o nome de Natale Encantado, que inclui eventos de diversos tipos para a diversão de toda a família, compras de Natal e shows. mercados de natal. Os mercados de Natal acontecem durante todos os feriados nas ruas e praças de Treviso, incluindo artesanato de qualidade, decorações, ideias para presentes e gastronomia local, começando com vários eventos de 2 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Saiba mais. Programa :
– De 2 a 3 de dezembro
– 4 na Piazza Indipendenza: Mercado Arti&Bio.
– No dia 4 de dezembro, sob a Loggia do Palazzo dei Trecento: o Grandi Rossi, uma exposição de mercado dedicada a cinco produtos tintos típicos de Treviso.
– De 8 a 11 de dezembro na Piazza Aldo Moro: Exposição Antiga do Igp Vermelho Radicchio de Treviso .
– Nos dias 7-8, 10-11 e 22-23-24 de dezembro na Piazza Indipendenza: mercado de artesanato Mammart.
– 11-18 de dezembro em Borgo Cavour: “Natal no Borgo”.
– Em 16-17-18 de dezembro Piazzetta Battistero: mercado de reutilização criativa RiCreAzione.
– Em 17 de dezembro Loggia e Palazzo dei Trecento: “Livros na Loggia”.
– De 2 a 6 de janeiro Loggia dei Trecento: Feira da Epifania sob a Loggia dei Trecento.
– De 5 a 8 de janeiro Piazza Indipendenza: Sporta dea Marantega.
– De 6 a 8 de janeiro na Piazza Battistero: Mercado da Reutilização da Epifania.

VERONA – até 26 de dezembro – Natale a Verona – Verona, cidade património da UNESCO e sempre ponto de encontro de culturas e tradições, transforma-se e veste-se com as luzes, sons e cores do Natal . De 18 de novembro a 26 de dezembro de 2022. Pelo décimo quarto ano consecutivo, a Piazza dei Signori recebe as características casas de madeira dos Mercados de Natal de Verona em colaboração com o “Christkindlmarkt” de Nuremberg, onde haverá mais de 100 expositores com produtos típicos artesanais tradicionais. Locais: Piazza dei Signori, Cortile Mercato Vecchio, Pátio Pátio, Loggia do Pátio Pátio, Via della Costa, Loggia Vecchia e Piazza Sacco e Vanzetti (Arsenale). Info aqui.

VICENZA – até 6 de janeiro – Mercadinho de Natal – Em Vicenza,  uma atmosfera mágica cheia de luzes, decorações e muitas surpresas será recriada nas principais ruas do centro histórico para mergulhar a cidade em uma atmosfera especial de Natal. Um evento único que vai aliar a tradição dos mercados de Natal às melhores especialidades gastronómicas e vínicas tradicionais. A magia do Natal em Vicenza será contada através das obras e produtos dos expositores que levarão as cores do Natal a todos os cantos da cidade e oferecerão ao público uma grande variedade de artigos e decorações natalícias para as festas

Verona

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

4 comentários em “Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região”

  1. Pricila Rocha

    Um charme e elegância com simplicidade.. amei demais com certeza estara na minha lista de desejos.. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.