Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Mercadinhos de Natal na Itália

Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte.

Assim, aqui vão alguns dos principais mercadinhos de Natal realizados na Itália.

Não deixe de ler –> Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco

 

Na Toscana

 

A Toscana é cheia de mercadinhos de Natal, tanto que você terá somente que escolher aqueles que melhor se encaixam no seu roteiro. Alguns deles são:

 

– Mercadinho de Natal Heidelberger (alemão) em Florença

Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de Heidelberger Weihnachtsmarkt que fica na Piazza Santa Croce. Você pode esperar perfume de salsichas bávaras (wurstel bavaresi), coloridos doces açucarados e artesanato. Você pode fazer um “lanche” com chucrute e carne de porco, ou para procurar novas decorações para a árvore, ou seja, lá tem de tudo um pouco! Você pode fazer uma pausa para um vinho quente, ou quem sabe, comprar um pijama agradável para as noites frias. Entre o pan pepato italiano, a cerâmica Bunzlau, strudel, artesanato e brinquedos, esse é um dos mercados de Natal em Florença que mais encarna a antiga tradição alemã.

 

Quando: de  23 de novembro à 22 de dezembro, das 10 às 22h
Local: Piazza Santa Croce

 

– Mercado de Natal de Montepulciano

 

Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, além de uma pista de patinação.

Quando: Mercado aberto de 16 de novembro à 6 de janeiro. Mais informações aqui
Local: Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato

Clique AQUI para conhecer as outras dezenas de mercadinhos de Natal na Toscana!

No  Trentino

1. Mercadinho de Natal de Trento

Trento - Trentino - Itália

 

É a região do Trentino que possui os mercadinhos de natal mais bonitos da Itália. Todos os anos, em Trento, são montadas mais de 70 casinhas de madeira que expõem artigos para presente, produtos típicos e especialidades gastronômicas. Eu fui no ano passado e ainda escreverei um texto sobre ele. Tem até um aplicativo do Mercado. Escrevemos dos mercados do Trentino aqui.

Quando: de 23 de novembro a 06 de janeiro (exceto 25/12), das 10 às 19:30h. Info aqui.
Local: Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti.

 

2. Mercadinho de Natal de Bolzano

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bolzano é considerada uma das melhores metas de Natal na Itália. Seu mercadinho, realizado na Piazza Walther – coração do Centro Histórico –, é o maior do país e há 25 anos atira  multidões de turistas italianos e estrangeiros. Para vocês terem uma ideia da popularidade do mercadinho de natal de Bolzano, todos os anos os hotéis apresentam uma série de pacotes especiais para atrair visitantes. Todo mundo quer ir pra lá nesse período e o melhor: Bolzano fica perto das grandes pistas de esqui do norte da Itália! Escrevemos dos mercados do Trentino aqui.

Quando: de 29 de novembro a 6 de janeiro. Info aqui.
Local: Piazza Walther

 

Em Bolonha

Em Bolonha há dois mercados de natal:

1. Feira di Santa Lucia: é uma tradição muito antiga na cidade de Bolonha. Até a descida das tropas de Napoleão a feira era organizada na frente da igreja dedicada ao santo. Depois de 1796 o mercado foi transferido para o pórtico de Santa Maria dei Servi, onde acontece a exposição “presepi di una volta”. As bancas da Feira Santa Lucia e do Mercado de Natal oferecem uma grande variedade de delícias gastronômicas, em primeiro lugar o torrone, e a oportunidade de comprar as estatuetas de presépio.

Quando: de 17 de novembro à 26 de dezembro, das 9 às 20h.
Local: Portici da Chiesa dei Servi – Strada Maggiore

2. Mercado de Natal: Ao lado da Catedral de Bolonha, no coração do centro histórico da cidade, todos os anos é realizado um mercadinho de natal onde é possível encontrar de tudo, desde doces até elegantes artigos para presentes. Se você estiver em Bolonha entre dezembro de janeiro, não deixe de passar lá!

Quando: de 23 de novembro a 06 de janeiro, das 9 às 20h.
Local: Via Altabella

3. Mercado de Natal Francês: Uma vila de Natal francesa onde é possível encontrar inúmeros produtos enogastronômicos típicos da França.

Quando: de 23 de novembro a 22 de dezembro.
Local: Piazza Minghetti

Em Milão

Mercadinho de Natal em Milão
Foto: Nuova Darsena Milano

1. Mercato di Natal di Milano : Bem na Piazza Duomo, o lugar mais visitado de Milão, acontece o mercadinho de Natal que enche a praça de bancas com produtos típicos de todas as regiões da Itália, artesanatos e enfeites natalinos.

Quando: de 8 de dezembro a 6 de janeiro, das 9 às 21h
Local: Piazza Duomo

2. Mercato “Oh Bej! Oh Bej: Mas além do mercadinho da Piazza Duomo, em Milão há uma feira ainda mais importante e muito querida pelos milaneses; a “Oh Bej! Oh Bej!”, cujas origens remontam ao ano 1288, criada em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. A feira é realizada na zona do Castelo Sforzesco (Foro Bonaparte).

Quando: de 5 a 8 de dezembro, das 9 às 21h
Local: Piazza Castello

3.  A Vila das Maravilhas:
A nova edição deste inevitável evento que se apodera da área de Porta Venezia, com uma atmosfera tipicamente natalícia. Como não se encantar e cativar por esse evento que atrai muitos visitantes há anos. Os Mercados de Natal de Porta Venezia acontecem mais precisamente dentro da estrutura dos Jardins Idro Montanelli.

Quando: de 1º de dezembro a 6 de janeiro. Todos os dias das 10h às 21h
Local: Corso Venezia (Giardini Indro Montanelli)

4. O Sonho de Natal:
A maior vila natalina da Itália chega a Milão: um parque temático, um verdadeiro universo encantado, onde todos os contos de fadas se tornarão realidade. 30 mil metros quadrados animados por elfos gigantes e fantoches. No interior, há uma estação de correios, para cartas ao Papai Noel e uma fábrica de brinquedos.

Quando: De 22 de novembro a 30 de dezembro
Local: Hipódromo  de San Siro

Em Turim:

mercatini-natale-borgo-dora-620x350
Foto: comune de Torino

 

1. Mercatino di Natale in Piazza Castello
Pelo terceiro ano consecutivo, a Piazza Castello sediará o mercado de Natal que enriquecerá ainda mais a atmosfera das festas na bela praça de Turim. Muitas casas de madeira arrumadas e decoradas esperam por você com muitos produtos locais, doces tradicionais de Natal, decorações e idéias para presentes.

Quando: de 29 de novembro de 2019 a 6 de janeiro
Local: Piazza Castello

2. Mercatino di Natale di Borgo
Em Turim, a cidade de mil faces que sempre sabe como conquistar seus visitantes, os mercados de Natal são realizadas no belo cenário do Cortile del Maglio, uma estrutura aberta (e aquecida!) no histórico bairro de Borgo Dora. Muitas bancas de toda a Itália vendem objetos artesanais, muitas vezes, com as tendências mais jovens em materiais e design, mas também produtos típicos e muita comida boa. Não perca o belo presépio, construído por artistas locais na bela Piazza Castello: cenário perfeito para uma caminhada muito romântica!

Quando: de 29 de novembro a 23 de dezembro
Local: Borgo Dora e Cortile del Maglio

Em Roma

1. Mercado de natal em Piazza Navona
de 2 de dezembro a 6 de janeiro

2. Mercados de natal em Piazza di Spagna
de 18 de novembro a 6 de janeiro, de 10 a 19h.

3. Mercado de natal em Piazza Re di Roma
de 1 a 24 de dezembro.

4. Wave Market Edição de Natal
n0 Lanificio 159, via Pietralata, Roma.
de 8 e 9 de dezembro das 10h às 21h
Entrada 3 euros.

5. Um Natal artesanal
Mercado de artesanato do Parque Jónico
de 8 de dezembro de a 6 de janeiro.

6. O Reino do Natal
Parque de diversões
Luneur Park, Via delle Tre Fontane 100, Roma. De 1 de dezembro a 6 de janeiro.

7. Mercado de Natal em Prati
na Piazza Mazzini, Roma.
De 1 a 27 de dezembro, 8 a 20 horas.

 

Em Nápoles

Foto: Di Raffaella from Napoli. – https://www.flickr.com/photos/acetosa888/2071450345/ la via dei pastori – particolare di un banco., CC BY-SA 2.0 via Wikipedia Commons

Terminamos a nossa viagem não menos do que em Nápoles, onde o ambiente assume um ar de férias muito especiais. Imperdível é o mercado de rua San Gregorio Armeno , no coração de Spaccanapoli, um símbolo de tradição antiga onde os mestres artesãos napolitanos constroem belos presépios de natal. Não só os pastores e Magos, mas também pessoas famosas do passado e do presente – de Maradona a Obama – representados como uma caricatura, em uma combinação do sagrado e do profano realmente fascinante. A “via del presepe” é aberto todo o ano, mas no Natal torna-se um verdadeiro mundo de fantasia que irá cativar à primeira vista!

Quando: o ano inteiro
Local: Via San Gregorio Armeno, Nápoles

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

4 comentários em “Mercadinhos de Natal na Itália”

  1. Pricila Rocha

    Um charme e elegância com simplicidade.. amei demais com certeza estara na minha lista de desejos.. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.