Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano.
atualizado 2023 – última atualização 28.11.2023
Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial.
Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal.
Veja os textos:
- O natal na Itália: onde ir, tradições e dicas
- Festas de Fim de Ano em Roma: o que fazer, onde ir e o que comer no Natal e Reveillon
- Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região
- Onde passar o Reveillon na Itália
- Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco
- A Festa Da Befana Na Itália, Como Nasceu A Lenda?
- O que fazer na Itália em Dezembro?
- Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber
Índice:
História do Presépio na Itália
Os primeiros registros históricos do presépio datam dos séculos III a IV, quando os cristãos se reuniam em lugares como catacumbas e desenhavam imagens de Maria com o menino Jesus no colo. Eram cenas realmente simples com inscrições simbólicas, a par, por exemplo, de um desenho do peixe, que simbolizava Jesus Cristo.
A partir do século XV e ao longo da Idade Média, presépios foram pintados por artistas como Botticelli, Giotto e Piero della Francesca e exibidos em igrejas. Como a população não sabia ler, precisava de uma descrição visual do nascimento de Jesus (e outras cenas de sua vida).
São Francisco de Assis e o Presépio ‘Vivo’
O primeiro presépio no sentido moderno da palavra é comumente atribuído a São Francisco de Assis. Em 1220, São Francisco fez uma peregrinação à Terra Santa para visitar o local de nascimento de Jesus. Ele ficou tão impressionado que pediu permissão ao Papa para deixar seu mosteiro e encenar um presépio.
No dia de Natal de 1223, na pequena cidade de Greccio (perto de Rieti, no centro da Itália), ele montou o primeiro presépio da história em uma caverna perto de um bosque perto da aldeia. Francisco trouxe uma manjedoura com palha, bem como um boi e um burro para lá (aparentemente ninguém representava a Virgem Maria, José ou o Menino Jesus). Um grande número de pessoas locais, que não sabiam ler, veio ouvir Francisco contar-lhes a história do nascimento de Jesus.
A partir daí, os primeiros presépios, completos com pano de fundo e estatuetas esculpidas, começaram a aparecer nas igrejas ao lado de pinturas. O presépio se tornou uma tradição popular que se espalhou pela Itália central e pela região da Emilia Romagna. Chegou então ao sul e à cidade de Nápoles e começou a estar na moda nas casas nobres (na forma de ornamentos ou capelas em miniatura).
Embora existam tradições de presépio de norte a sul da Itália, a cidade de Nápoles ainda é a mais famosa pela arte do presépio em todo o país. Esta arte atingiu seu auge no século 18 , mas a cidade ainda atrai visitantes de todo o mundo para ver suas elaboradas criações e estatuetas.
As encenações da natividade são encontradas em muitas partes da Itália. Muitas vezes, os presépios vivos são apresentados por vários dias, geralmente no Dia de Natal e 26 de dezembro, e às vezes novamente no fim de semana seguinte e no dia de reis.
800 Anos de presépio
2023 é o ano em que celebramos o aniversário de oito séculos da primeira representação da Natividade, que São Francisco criou em Greccio, localidade a poucos quilómetros de Rieti. Em 1223, o padroeiro da Itália parou no vale de Reatino, provavelmente no regresso de Roma, onde no dia 29 de novembro recebeu a confirmação da sua Regra do Papa Honório III. As grutas existentes perto de Greccio lembravam-lhe as que vira na Terra Santa e, em particular, o panorama de Belém.
Duas semanas antes do Natal, dizem as Fontes , Francisco ligou para um homem chamado Giovanni e pediu-lhe que o ajudasse a criar seu presépio. Assim, no dia 25 de dezembro daquele ano, na presença de muitos frades que chegaram a Greccio, São Francisco, observando a manjedoura com o feno, o boi e o burro, encheu-se de alegria. «Nessa cena comovente brilha a simplicidade evangélica, elogia-se a pobreza, recomenda-se a humildade. Greccio tornou-se como uma nova Belém”, disse o santo ( Fontes Franciscanas , 469).
800 anos depois do primeiro presépio da história, a tradição é transmitida nos lares e nas comunidades, contendo em si uma mensagem de esperança e paz que nunca desaparece. A VI edição da exposição internacional “100 Presépios no Vaticano” será também uma oportunidade para celebrar o aniversário histórico em preparação para o Jubileu de 2025.
Presepi Napoletani
Presepi de Nápoles são mundialmente famosos. Há uma longa tradição de artesãos que confeccionam presépios. Durante séculos, um presépio foi um verdadeiro motivo de orgulho para as famílias que competiam para ter o mais luxuoso!
As famílias ricas tradicionalmente não poupavam gastos e contratavam escultores de confiança para criar obras de arte impressionantes (também feitas de materiais preciosos) e depois dedicavam cômodos inteiros de suas casas para exibi-los em recepções e festas particulares.
A tradição continua forte até hoje. As ruas ao redor de San Gregorio Armeno, no centro histórico de Nápoles, ficam lotadas de pessoas na época do Natal em busca de figuras e enfeites para adicionar aos seus presépios .
Além do menino Jesus, Maria e José e os Três Reis Magos, você encontrará figuras modernas como jogadores de futebol famosos, personalidades da TV e políticos! O jogador de futebol argentino Maradona é um eterno favorito no presepe, pois ajudou a cidade de Nápoles a vencer o campeonato contra sua rival Juventus!
Tipos de presépios italianos
Presépio Público
Presépios na forma de presépios simples, apenas com os personagens principais e alguns animais, costumam ser montados na Itália por volta do Natal em igrejas ou às vezes em praças públicas. Os municípios na Itália também usam algumas formas muito criativas de retratar o presépio, bem como estátuas e estatuetas – há representações ao vivo e até arte digital e projeções em prédios públicos.
Presépio vivo (Presepe Vivente)
Muitos lugares na Itália encenam presépi viventi. São representações ao vivo do presépio com a população local interpretando os personagens. Algumas ovelhas, cabras, vacas e um burro também podem ser trazidos para garantir! Algumas delas espalham-se por toda a vila e as lojas locais transformam-se em oficinas onde se praticam ofícios ancestrais (doçaria, papelaria tradicional, talha ou tecelagem, etc.).
Um dos mais famosos deles está na Toscana. O presépio vivente com a tradição mais longa é provavelmente Equi Terme, uma pequena aldeia perto de Massa-Carrara. Tem um belo percurso, serpenteando pela aldeia iluminada por tochas e velas até à entrada das Grutas do Equi, onde está representado o nascimento de Jesus.
Presépio em casas particulares
Muitas famílias montam presépios em suas casas para os feriados, e muitas vezes são exibidos em um lugar importante da casa onde os convidados podem vê-los e os membros da família podem apreciá-los.
Presépio do Vaticano
Grande expectativa para a inauguração do presépio da Praça de São Pedro, marcada para sexta-feira, 10 de dezembro, ao final da tarde, pelas 17h00, e na ocasião também será revelada ao público a árvore de Natal, um abeto de 28 metros de altura em I chegam a Roma diretamente das Dolomitas de Paganella, precisamente de Andalo, na província de Trento.
O presépio chegará à capital de muito mais longe, este ano, aliás, o Peru foi o escolhido, aproveitando para comemorar também o bicentenário da independência da nação sul-americana, portanto da aldeia de Chopcca (localizada em sul do país) partirão para uma longa viagem rumo a Roma as mais de 30 obras de arte criadas por cinco ilustres artistas andinos.
Para tornar a representação ainda mais realista existem animais típicos de Huancavelica, incluindo lhamas, alpacas, gansos andinos, condores e muitos outros, sempre confeccionados com materiais típicos da região peruana. Uma oportunidade única de aprender mais sobre as tradições do Peru admirando o presépio que ficará hospedado na
Os presépios vivos na Itália
A tradição dos presépios ainda é forte no país. Se você é um amante da natividade, estes são alguns dos mais interessantes presépios vivos da Itália.
Greccio, LAZIO
Como escrevi anteriormente, foi em Greccio onde tudo começou e é o lugar onde acontece a mais famosa reconstituição histórica da natividade. Greccio é a própria cidade do presépio.
A particularidade do presépio vivo de Greccio é que a encenação histórica nos faz reviver o nascimento do primeiro presépio vivo da história, voltando ao Natal de 1223. Quem o realizou foi São Francisco de Assis, com a ajuda do Nobre Senhor de Greccio, Giovanni Velita.
As encenações acontecem no Santuário Franciscano de Greccio nas seguintes noites de 2023 são: 8-24-26-28-30 de dezembro de 2023 e 1-5-6-7 de janeiro de 2024. Horários: apresentações a partir das 17h45, exceto 24 de dezembro (início às 22h30). Programa: mais informações estão disponíveis no site oficial e na página do Pro Loco no Facebook. Tel. 0746 753883, celular. 370 1592824 Há arquibancadas aquecidas com capacidade para cerca de 2000 pessoas. Os lugares não podem ser reservados.
Bolsena, LAZIO
Três datas no calendário: 26 de dezembro de 2023, 1 e 6 de janeiro de 2024. “Demos os primeiros passos para criar o presépio vivo – dizem os voluntários da associação La Corte dei Miracoli. Há um grande entusiasmo e vontade de voltar para viver plenamente a magia do Natal. Nas próximas semanas vamos avaliar todos os aspectos organizacionais para tornar a experiência do visitante única”. Ao longo de um percurso de 700 metros, em pleno centro da cidade, vão ganhar forma e vida mais de 15 cenas da vida popular na época do nascimento de Jesus, que vão fazer recuar os ponteiros do relógio mais de 2000 anos. Para ficar por dentro do evento, você pode visitar a página do Facebook “Bolsena vivendo presépio” e o perfil do Instagram “Bolsenapresepevivente”. Site
- 26 -12-2023 as 17.30 – 5.30 p.m.
- 01-01-2024 as 17.30 – 5.30 p.m
- 06-01-2024 as 17.30 – 5.30
Tarquinia, LAZIO
A arte do presépio e as tradições gastronómicas são uma combinação imprescindível no Natal. O presépio vivo de Tarquinia será a oportunidade ideal para assistir à representação do presépio, nos dias 26 e 30 de dezembro, 6 de janeiro de 2024 , na sugestiva vila medieval da igreja de Santa Maria in Castello , e saborear, ao mesmo tempo , iguarias culinárias. Assim, caminhando entre as cenas animadas que compõem a encenação com seus diversos extras, será possível saborear castanhas assadas, focaccia, espelta e bruschetta e ver o queijo sendo feito. Para ficar a par das novidades relativas à representação, pode seguir a página de Facebook “ Living Nativity Tarquinia ” ou a conta de Instagram “ Living_Presepe_Tarquinia ”
Civita di Bagnoregio, LAZIO
O Presépio Vivo é organizado nos dias 26 e 30 de dezembro e nos dias 1, 6 e 7 de janeiro., o fascinante Presépio Vivo volta a Civita di Bagnoregio, na província de Viterbo. O Presépio Vivo de Civita di Bagnoregio acontece em uma das aldeias mais sugestivas da Itália, fundada no topo de um planalto de tufo vulcânico, uma das razões pelas quais foi escolhida como locação para alguns filmes italianos famosos como “O Dois Coronéis” (1962) e “L’armata Brancaleone” (protagonista de Vittorio Gassmann – 1966). Os visitantes que chegam a Civita di Bagnoregio são absorvidos pela atmosfera de um lugar distante no tempo, com os mercados de tecidos, frutas e especiarias, assentamentos romanos, acampamentos beduínos, a estrada dos artesãos e comerciantes, os Magos bíblicos e a cabana da Sagrada Família … A época natalícia é uma boa ocasião para visitar um evento num local único no mundo.Para mais informações ligue +39 333 573 4724 ou envie um mail >>>§
Veja também o site e a página do Facebook >>>
Assis, UMBRIA
Presépio Vivo San Gregorio di Assisi – ainda nao confirmado – em San Gregorio (PG) – O Presépio Vivo de São Gregório de Assis, em sua 21ª edição, é uma representação continuamente enriquecida com novos personagens e profissões, estendendo-se para além das muralhas do castelo. Cenografia natural sugestiva e altamente emocional, dada a estrutura do Castelo de San Gregorio em grés, seixos de rio e terracota; as ruelas estreitas e sinuosas do seu interior, as altas muralhas envolventes, enchem bem a imaginação do visitante, transportando-o para o tempo do seu esplendor medieval. Info aqui.
San Damiano d’Asti, PIEMONTE
O Natal de San Damiano é enriquecido com muitas iniciativas e aproveite o grande eco que a Aldeia Mágica do Natal proporciona , inserindo o seu próprio presépio vivo nas iniciativas do grande evento natalino do Piemonte. Graças ao grande sucesso obtido em pouco tempo, o presépio vivo de San Damiano d’Asti tornou-se agora um encontro muito esperado, a não perder pelos visitantes que vêm de toda a Região . A conformação medieval do centro histórico de San Damiano permite uma representação fiel do passado, enriquecida ainda mais por uma visita aos pitorescos túneis que se estendem por toda a cidade. Os quase cem figurantes voluntários, todos os dias em cena, fazem o resto da magia, dando vida a todas as personagens típicas do presépio: o flautista, os Magos, os guardas romanos, as lavadeiras, os carpinteiros, os sapateiros, os os escultores, os padeiros, os artesãos, os comerciantes, os ferreiros e claro o presépio, tudo incluído nas inevitáveis manifestações como a cunhagem de moedas, a tecelagem de vasos e a criação de animais. Tudo é então agradavelmente acompanhado de refeições, comidas quentes e bebidas. Quando: 3,8 e 10 de dezembro de 2023 as 10h e as 19h. Mais informações: presépio vivo de San Damiano d’Asti
Gangi, SICILIA
Uma representação singular da Natividade, um verdadeiro cenário sob as estrelas com mais de 150 figuras em trajes palestinos que (durante 4 dias de 26 a 29 de dezembro – 14 apresentações diárias, das 17h30 às 24h00, receberão visitantes de toda a Sicília) reproduzem os principais cenas da natividade, recortes da vida social da Palestina da época, ligadas à presença militar da Roma imperial com Herodes, sua corte e os soldados e cenas exclusivamente de cariz religioso. Entre os mais evocativos estão a aparição do Anjo e a fuga do recenseamento de Maria e José de Nazaré para Belém.
Uma trilha sonora e uma narração (cada cena não tem diálogo entre os atores) descrevem as cenas e atmosferas da típica paisagem urbana da época, a caverna onde Jesus nasceu é reconstruída e colocada sob o arco da ‘antiga Torre Normanda de Ventimiglia adjacente à Piazza del Popolo.
Ispica (Ragusa) na SICILIA
De 18 de dezembro a 8 de janeiro de 2023 , o Presépio Vivo de Ispica retorna para sua 25ª edição , oferecendo uma viagem atemporal pela história, tradições e artesanato antigo com reencenadores fantasiados. O percurso do Presépio Vivo serpenteia por alguns trilhos rochosos peculiares. Começa no centro histórico até à zona arqueológica de Cava d’Ispica, num cenário de pedra e grutas que lembra a antiga Belém. Todos os ofícios antigos estão representados ao longo do caminho, desde os pastores que trazem os barris aos fabricantes de sabão, das bordadeiras ao latoeiro, representados com seus nomes sicilianos. O presépio de Ispica foi o mais visitado da Sicília, com mais de 20 mil visitantes no total.
Datas: 17, 25, 26 de dezembro e 1 a 6 a 7 de janeiro de 2024
Horário : das 16h00 às 20h00
se o uso de calçado confortável, pois o percurso é em caminhos rochosos
Ingressos– Acesse o site também para informações sobre os ingressos >>>
O percurso é em caminhos rochosos, por isso é melhor usar sapatos confortávei
Verifique o site >>> e a página do Facebook para atualizações
Taormina, SICILIA
Matera, BASILICATA
Se o presépio de Greccio é o mais antigo e famoso, aquele de Matera é o maior da Itália. Ao anoitecer, os bairros antigos de Matera, os Sassi, por si só já se parecem com um presépio, graças à conformação particular do território e às numerosas luzes das casas, uma empoleirada na outra. Desta forma, durante o período de Natal, os Sassi não poderiam deixar de ser o pano de fundo do maior presépio vivo do mundo. Numerosos figurantes recriam as cenas da antiga Jerusalém no advento do nascimento de Jesus.
Veja também: O que ver em Matera
Ao longo de uma rota de 1km no Sasso Barisano e que dura cerca de uma hora, os participantes recriarão sete cenas da Bíblia, da Anunciação à Natividade. Os diferentes cenários acontecem em cinco locais diferentes, três em ambientes fechados e dois ao ar livre. Para acompanhar as encenações, haverá jogos de sons, luzes e projeções de trechos dos filmes mais importantes sobre a vida de Jesus filmados no Sassi de Matera.
Datas: 8-9-10-16-17-29-30 de dezembro de 2023 e 5-6 de janeiro de 2024
Grottamare, MARCHE
Um presépio vivente no dia 26 de dezembro de 2023 ate 6 de janeiro de 2024 em Grottammare, Ascoli Piceno.
Casarlano em Sorrento, CAMPANIA
ainda nao confirmado – Os visitantes são organizados em grupos e acompanhados por um guia. O percurso de 1 km tem a duração de 1 hora. Os bilhetes custam 10 euros e é obrigatório reservar. Para mais informações e reservas, clique aqui.
A comunidade paroquial de Casarlano projeta e constrói um característico presépio vivo que este ano chega à sua 11ª edição, uma verdadeira obra de arte que se define como “a Belém de Sorrento”. Ao longo do percurso do presépio que envolve a esplêndida e antiga igreja, é possível admirar tanto característicos pomares de citrinos, vinhas e olivais dos fundos rústicos, como locais de considerável valor histórico como o antigo convento dos padres dominicanos e a a chamada “terra santa” abaixo da igreja. O presépio apresenta o seu centro na praça interna do complexo paroquial, mas estende-se artisticamente nos demais cenários contíguos. Os mestres da comunidade, esbanjando paixão e engenhosidade, criam todos os anos de raiz uma verdadeira aldeia camponesa cujo coração é o cenário do nascimento de Jesus.
Informações: 3396495740 – 3348591659
Alberobello, PUGLIA
de 26 a 29 de dezembro de 2023 (30 de dezembro em caso de chuva) ⏰ A partir das 16h – entrada mediante reserva. As reservas para o #LivingNativity estarão ativas a partir das próximas semanas através do aplicativo #Bookizoon https://bookizon.it/dl/presepevivente
Conversano, PUGLIA
ainda nao confirmado – Da via Porta Antica ao Largo San Cosma. O itinerário do Presépio Vivo Medieval – 1223 DC, inspirado no primeiro presépio vivo da história criado em Greccio por São Francisco de Assis, permitirá aos visitantes percorrer os recantos mais sugestivos do centro histórico de Conversano, onde os diferentes momentos será recriado da Santa Natividade. O evento acontecerá no sábado, 17 de dezembro, das 18h00 às 22h00 e no domingo, 18 de dezembro, das 16h30 às 22h00.
Tricase, na PUGLIA
O Presépio Vivo em Tricase, na província de Lecce entre Leuca e Otranto, é um dos presépios mais antigos do sul da Itália. A primeira edição remonta a 1976 e em 2022 chega à sua 42ª edição. Tricase foi definida como a Belém italiana por causa do estudo cuidadoso do passado, do realismo dos cenários, dos trajes e da representação do antigo artesanato e ferramentas agrícolas…Mais de 200 pessoas participam das representações do Presépio Vivo hospedados em uma estrutura permanente localizada no morro do Monte Ogre; a área é muito grande: cerca de quatro hectares. O percurso tem cerca de 2 quilômetros. Ao longo deste percurso natural, o visitante poderá observar antigas cabanas rurais e também reconstruções especialmente preparadas para acolher as “cenas” representativas de 50 antigos ofícios da região.
Oito datas agendadas: 25, 26, 28, 30 de dezembro de 2023 e – 1, 3, 5, 6 de janeiro de 2024, das 17 às 20h30. No dia 6 de janeiro, o desfile tradicional da cena natividade ocorrerá em trajes tradicionais. Mais informações aqui.
Equi Terme, na TOSCANA
Na Toscana, o cenário de natividade com mais tradição é, sem dúvida, o de Equi Terme, um vilarejo no norte da região.
O percurso se desenvolve por cerca de quarenta minutos, durante os quais você tem a oportunidade de observar os diferentes personagens do presépio enquanto realizam seus ofícios tradicionais. Ferreiros, marceneiros, queijeiros, pastores, tecelãs e fiandeiras, sem esquecer carpinteiros e escultores, há mais de duzentos figurantes que reproduzem fielmente a população de dois mil anos atrás.
A rota é muito sugestiva e atravessa as ruas do vilarejo, sob a luz de tochas e velas. As encenações em 2019 acontecem nos dias 23 e 24 de dezembro das 20h30 às 23h30 – e 25 e 26 de dezembro das 18h00 às 21h00. O bilhete custa 5 euros. Mais informações aqui.
Montefiore Conca, EMILIA ROMANHA
Montefiore Conca, na província de Rimini, é um daqueles vilarejos do interior, onde, em época medieval, erguiam-se fortalezas e postos militares. De fato, no topo da cidade, há um lindo castelo fortificado do século XIV.
No Natal, Montefiore Conca também propõe um presépio vivo. Iluminado apenas por tochas e braseiros, a vila oferece uma jornada no ano zero: entre os antigos ofícios, os jogos de rua, os sabores de outras eras, nos encontramos em uma Belém mágica e sugestiva.
As encenações do presépio de Montefiore Conca acontecem nos dias- 26 de dezembro das 17:00 as 19:00, no dia 30 dezembro: das 20:30 as 22:00 – 1 de janeiro: das 17:00 as 19:00. O bilhete custa € 5.00 (crianças até 10 anos entram grátis)
***
Onde encontrar os melhores e mais bonitos Presépios na Itália (por região):
Campânia
NAPOLES – San Gregorio Armeno é o lugar para ir para ver a melhor arte e artesanato italiano . Esta rua e as que a rodeiam estão cheias na época do Natal, mas as figuras e os cenários estão à venda durante todo o ano e é um local realmente atmosférico para visitar em qualquer época do ano.
NAPOLES – o Museo Nazionale di San Martino abriga o Presepe Cuciniello. Este espetacular presépio tem mais de 800 figuras e iluminação que simula o amanhecer, o dia, o entardecer e a noite.
Emilia-Romagna
CESENATICO – Presépio da Marineria de Cesenatico – A magia do Natal se ilumina no dia 4 de dezembro com a inauguração do tradicional presépio flutuante no histórico pátio do Porto Canale.
COMACCHIO – até 7 de janeiro – Natale Nell’acqua – O compromisso de Natal em Comacchio é renovado . Também para a edição 2022/3 do ” Natal na água ” muita atenção para todos. O famoso centro histórico da cidade estará iluminado de forma festiva, assim como as características pontes que circundarão os canais e suas árvores de Natal sobre a água. Não vão faltar zonas lúdicas para os mais pequenos, na especial Aldeia do Pai Natal com coreografias, animação, as tão queridas marionetas e outros espectáculos. A tradição cristã representada pelos 13 presépios nos barcos colocados perto das pontes Comacchio levará, como sempre, os turistas a descobrir pequenas obras de arte criadas por muitas associações locais. Para embelezar o passeio pelos presépios da cidade também o presépio dos artistas colocado no adro da Catedral por Giglio Zarattini e Riccardo Buonafede. Info aqui.
Lazio
ROMA há várias opções:
-
- todas as igrejas de Roma têm presépios, mas os melhores ficam do lado de fora da Basílica de São Pedro, na Escadaria Espanhola e na Piazza Navona.
- Se você não se cansa de presépios, visite a exposição 100 presépios na Cidade do Vaticano, com nada menos que cem (!) Presépios de todo o mundo. A exposição pode ser visitada de 7 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
- Os netturbini , varredores de rua, de Roma, abrem as portas de seu depósito para um espetáculo especial. Os funcionários da AMA, como é chamado o serviço de lixo romano, fizeram um lindo presépio. Não do lixo, mas dos lixeiros e limpadores que você vê o dia todo nas ruas romanas.
Ligúria
MANAROLA – O maior presépio do mundo – Você encontrará este presépio em Manarola, uma das aldeias de Cinque Terre. Todos os anos, a partir de 8 de dezembro 2023 até o dia 28 de janeiro 2024, onde trezentas figuras, desenhadas e construídas por Mario Andreoli, brilham aqui. Este ex-funcionário da ferrovia iniciou seu presépio único em 1976. Depois de trinta anos, ele consegue cobrir toda a colina perto de Manarola com o presépio. É um verdadeiro espetáculo de se ver, com um total de cerca de quinze mil luzes, que juntas formam Maria, José e o menino Jesus, mas também pescadores e peixes. As pessoas por trás do Guinness World Records também pensaram , que adicionaram o presépio à sua impressionante lista de recordes mundiais em 2007. Não é surpreendente quando você sabe que para o arco-íris de anjos, pastores, ovelhas, reis e outras figuras são necessários onze quilômetros de cabos elétricos. Este lindo presépio pode ser admirado até o final de janeiro. Então as luzes se apagam novamente até o início de dezembro do próximo ano. Este ano o Presépio ficará aberto do dia 8 de dezembro 2023 até o dia 28 de janeiro 2024
Lombardia
LAVENO – esta cidade tem um presépio subaquático que é um dos mais bonitos da Itália! Localiza-se a cerca de 3 metros de profundidade em plataformas submersas. Estátuas em tamanho real e um complexo sistema de iluminação criam um efeito encantador e uma atmosfera mágica.
Marche
URBINO – Le Vie dei Presepi – Exposição de presépios em Urbino: De 3 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, Urbino recebe a 23ª edição da exposição Le Vie dei Presepi (Exposição do Presépio) Na Exposição de Presépios encontram-se dezenas de presépios em igrejas, edifícios, nas ruas do centro histórico, em montras ou atrás de portas antigas. Os mapas da exposição estão à disposição dos visitantes para facilitar a descoberta dos pontos mais bonitos da cidade.
Sardenha
OLMEDO – e se não bastasse areia e gelo, esta cidade perto de Sassari, na Sardenha, tem um presépio ainda mais inusitado … um feito de pão.
Sicília
ARCIREALE – Presépio – De 1º de dezembro a 7 de janeiro de 2024, a pequena igreja de Santa Maria della Neve em Acireale, conhecida como “ A Rutta ” (a caverna), abriga o presépio do século XVIII de Acireale. O presépio remonta a 1741, quando o padre Mariano Valerio decidiu aproveitar esta gruta lávica, muito parecida com a gruta de Belém, para montar um presépio em tamanho real e que artesãos locais modelassem os rostos dos personagens que compõem o tradicional presépio em cera. Em 1752, a caverna foi ampliada e consagrada como uma igreja. O presépio é composto por 34 personagens vestindo trajes do século XIX e no cenário também há objetos da tradição siciliana. De realçar a grande expressividade dos rostos e a atenção ao detalhe. Além das figuras tradicionais , há também alguns personagens retirados da tradição siciliana como “Innaru” (janeiro, que se aquece diante do fogo) e “u wonderighatu da stidda” (o personagem em transe com a passagem do cometa ). Entrada com custo : 2,00€ – Gratuito para crianças até 6 anos, maiores de 75 anos, pessoas com deficiência. Para informações ou reservas ligue +39 335 8434776 ou +39 329 6154135. Confira no site ou na página do Facebook para estar atualizado.
ERICE – Borgo dei Presepi – A cidade, de 7 de dezembro a 7 de janeiro, sediará o evento “ERICèNATALE – Il borgo dei presepi”. Durante todo o período, pátios, becos, lojas, igrejas, serão transformados por magia em muitos pequenos e grandes presépios para dar vida a um verdadeiro “Borgo dei Presepi” enriquecido por luzes e música com fio. Mais de 20 presépios serão espalhados em vários pontos da vila, para compor um roteiro. Destacam-se o majestoso presépio monumental mecânico, o presépio setecentista em alabastro e material marinho, o presépio mais pequeno do mundo que todos os anos surpreende os visitantes e trinta pastores setecentistas, em madeira, tela e cola, da coleção do Museu Pepoli em Trapani e exposto ao público pela primeira vez.
RAGUSA IBLA – Via dei Presepi – Nas ruas dos presépios, o bairro barroco se transforma em um grande presépio. Concertos programados, corais e eventos. Concertos dentro das igrejas barrocas , apresentações de jovens talentos no coro, e mais presépios e visitas dentro dos palácios nobres. O evento foi criado para promover um conjunto de iniciativas dedicadas às festividades natalícias no coração do Barroco que se tornou Património da Humanidade. Itinerários evocativos pelas ruas estreitas de Ibla, para descobrir os presépios feitos por alguns particulares, mas também os inúmeros eventos que acompanharão os turistas durante toda a temporada de férias.
Toscana:
A Toscana é cheia de presépios, tanto que você terá somente que escolher aqueles que melhor se encaixam no seu roteiro. Nós temos um texto com presépios da Toscana, no nosso site PasseiosNaToscana.com, VEJA AQUI
Trentino-Alto Adige (Südtirol)
ORTISEI – a pequena cidade no Val Gardena nas Dolomitas é famosa por sua marcenaria, e muitos dos artesãos da cidade se especializam em presepe.
SANTA CRISTINA IN VAL GARDENA – esta cidade das Dolomitas tem o maior presépio esculpido à mão do mundo.
Úmbria
ASSIS: A iluminação da árvore de Natal está marcada para quinta-feira, 8 de dezembro, às 18h30, em frente à praça inferior de San Francesco. No mesmo dia, acendem-se também as luzes da cidade. Neste ano os presépios são os protagonistas do Natal em Assis: La Città dei Presepi recebe inúmeras representações da Natividade em tantos locais sugestivos, mas haverá outros eventos com temas natalinos por mais de um mês. As projeções de videomapping são repetidas todas as noites de 7 de dezembro a 7 de janeiro a partir das 17 horas nas fachadas de edifícios históricos: a catedral de San Rufino, a Basílica de Santa Chiara, a Basílica de Santa Maria degli Angeli, na Piazza del Comune, Santuário de Rivotorto, Rocca Maggiore, sacue do presépio espalhados pelo centro histórico, Basílica Superior de San Francesco e Abadia de San Pietro. Entre espetáculos, o trenzinho, exposições, visitas guiadas e a chegada da Befana (programa pode ser consultado aqui). Veja o site oficial.
GUBBIO – Le Vie dei Presepi – De 7 de dezembro a 6 de janeiro, os becos de San Martino, bairro da cidade medieval de Gubbio . tornou-se “Le vie del Presepe”, com a reconstrução de um antigo Gubbio habitado por figuras do Presépio. A ideia de dar vida ao Presépio de Gubbio através de estátuas em tamanho real remonta a 1997. Hoje este cenário evocativo vê o bairro animado por cerca de 120 estátuas, representando o artesanato típico da Idade Média, que se deslocam para a cabana onde o Madonna, São José e o Menino Jesus estão localizados. Até o início de janeiro, Gubbio também abriga a maior árvore de Natal do mundo : uma árvore de luzes montada nas encostas do Monte Ingino, com suas raízes afundando nas paredes da vila, enquanto a estrela está no topo onde o É construída a Basílica de Sant’Ubaldo, padroeira de Gubbio. A árvore de Natal Gubbio também entrou no Guinness Book of Records. Info aqui.
MASSA MARTANA – esta cidade perto da cidade de Perugia tem um presépio feito de gelo! Em uma sala mantida constantemente a -18° C, os visitantes podem admirar figuras em tamanho real esculpidas em enormes blocos de gelo com efeitos artísticos de iluminação que as tornam ainda mais bonitas.
GRECCIO – a cidade onde São Francisco supostamente iniciou toda a tradição tem um Museu Internacional do Presépio .
Vêneto
BURANO – esta ilha veneziana, famosa pela confecção de rendas, possui um presépio que emerge do fundo da Lagoa de Veneza .
JESOLO – não só acolhe um festival internacional de esculturas em areia, como também tem um presépio feito de areia, que já foi visitado por cerca de um milhão de pessoas!
VERONA – a cidade de Romeu e Julieta realiza a cada Natal uma Exposição Internacional de Presépios.
CAMPODALBERO DI CRESPADORO – até 31 de janeiro de 2023 – SENTIERO DEI PRESEPI – em Campodalbero di Crespadoro (VI) , acontece o SENTIERO DEI PRESEPI com verdadeiras obras de arte em um contexto ambiental único. O percurso livre levará à descoberta de um lugar encantado onde o presépio ganha vida entre fontes, rochedos, ribeiras, telheiros, cubas e caminhos.
Pingback: Os doces de Natal na Toscana | Passeios na Toscana
Oi
Boa tarde
Será que já tem as datas paea as apresentações 2018/2019
Obrigado
maravilhoso!!!!!! Feliz Natal pra voce!!