O que fazer na Itália em Março? Veja o calendário de eventos na Itália em fevereiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2020. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Primeira vez na Itália?
- Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália.
- Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
O que fazer e aonde ir em Março?
Março é o mês em que começamos a abandonar nossas camadas de inverno, pelo menos por alguns dias, e sonhamos com os dias ensolarados que virão, afinal é o mês em que começa a primavera aqui no hemisfério norte! Certamente, o tempo pode estar frio e úmido em alguns lugares, principalmente no início do mês, mas se você estiver disposto a lidar com uma possibilidade de mau tempo, poderá economizar dinheiro e evitar multidões com uma viagem em março.
Como é baixa temporada na Itália, os preços de tudo, de passagem aérea a acomodação, geralmente são mais baixos em março. Também não há muitos turistas circulando, o que quase sempre é uma bênção ao viajar.
Acho que março pode ser o mês ideal para os viajantes que desejam economizar dinheiro. Também pode ser uma ótima opção para pessoas que já estiveram na Itália e não precisam ver ou fazer tudo, independentemente do clima.
Veja algumas dicas do que fazer neste período:
- FESTA DA PRIMAVERA– A primavera no hemisfério norte inicia no dia 21 de março. Esta celebração em todo o país é caracterizada por música ao vivo, degustações regionais e apresentações. Se você estiver viajando neste dia, não se surpreenda ao encontrar eventos que estão tocando no clima da primavera!
- FESTA DELLA DONNA (DIA INTERNACIONAL DA MULHER) – A Itália celebra o dia da mulher no dia 8 de março. O símbolo da festa são flores de mimosa (Acacia dealbata), que são entregues às mulheres.
- DIA DE SÃO JOSÉ: Celebrada em 19 de março, a festa homenageia José, marido da Virgem Maria e pai terreno de Jesus. É também o dia em que a Itália celebra o dia dos pais. Mas enquanto São José e o Dia dos Pais são comemorados em toda a Itália, a celebração de São José é mais proeminente no sul da Itália, principalmente na Sicília.
Os eventos que indicamos como imperdíveis estão marcados com símbolo no texto pra facilitar. Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.
19 de março – TOSCANA – Pitigliano – Torciata di San Giuseppe. No dia 19 de março, a cidade de Pitigliano organiza um dos eventos mais aguardados da região: a “Torciata di Pitigliano” . É um rito antigo que mistura tradições etruscas e ritos cristãos e consiste em queimar, durante a noite de São José, um grande boneco de palha que, dá origem a uma enorme e sugestiva fogueira. Veja mais informações aqui: Torciata di San Giuseppe em Pitigliano– Passeios na Toscana e o programa completo AQUI.
19 de março – PUGLIA – Diversas cidades – Fogueiras de São José. Parte da rica herança dos rituais religiosos italianos, as fogueiras de São José (falò di San Giuseppe) são celebradas em várias aldeias nos arredores de Foggia e de Bari. A maioria desses rituais é uma mistura entre tradição pagã e cristianismo. Neste dia, as pessoas constroem fogueiras onde queimam coisas antigas como um símbolo da queima da estação passada (inverno) e do acolhimento de uma nova (primavera). Saiba mais AQUI.
De 12 a 14 de Março de 2020 – TRENTINO – Campo Tures – 14º Käse Festival do Queijo – Sempre foi um longo desafio entre a Itália e a França: vinho e queijo. Onde os melhores? Claro que dizemos Itália. Siga para as Dolomitas, a região mais bonita dos Alpes, e explore mais de 500 tipos diferentes de queijo no Vale Aurina, na pitoresca vila de Campo Tures. Uma experiência de dar água na boca. Mais informações AQUI.
- TEMPORADA DE ÓPERAS: A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março.
De 15 a 22 de Março de 2020 – LOMBARDIA – Bérgamo – A 42ª edição do Bergamo Jazz Festival, um dos festivais de música italianos mais famosos e prestigiados, acontece de 15 a 22 de março de 2020. Durante mais de uma semana, cantores e músicos de jazz italianos e internacionais se comprometem a Bergamo para representar seus diferentes estilos e tendências, mostrando no palco uma mistura de tradição e inovação. Mais informações AQUI.
8 de março de 2020 – ROMA – A 46ª Meia Maratona de RomaOstia, a corrida que atravessa o distrito EUR de Roma e termina em Ostia (21 km a sudoeste), acontece no domingo, 8 de março de 2020. Mais informações AQUI.
22 de março de 2020 – MILÃO – No domingo, 22 de março de 2020, a corrida Stramilano retorna a Milão e representa o primeiro evento esportivo italiano para amadores. É uma corrida não competitiva em que cada um segueo seu próprio ritmo. Tudo começou em 1972 como uma simples caminhada em família, a corrida Stramilano se tornou o símbolo da agregação da cidade. Não há restrições de participação: é aberto a homens e mulheres, crianças e idosos.
A largada é na Piazza Duomo, o percurso tem 10 km e termina na Arena Civica. Mais informações AQUI.
até 15 de março de 2020 – LOMBARDIA – Milão – A cidade hospeda pela primeira vez na Itália e na Europa uma exposição interativa dedicada a Nikola Tesla, o famoso inventor sérvio nascido em Smilijan em 1856. Nikola Tesla revolucionou seu século com mais de 300 patentes emitidas pela comunidade científica mundial. Ele é famoso por ter descoberto o Campo Magnético Rotativo produzido pela eletricidade de corrente alternada. Mais informações AQUI.
De 5 de março a 2 de junho de 2020 – ROMA – Mostra RAFFAELLO – Uma grande exposição em Roma dedicada a Rafael Sanzio culminará assim as celebrações do artista em todo o mundo: os protagonistas terão mais de 100 obras da mão do artistao nunca reunidas antes d ‘agora. A exposição, simplesmente intitulada RAFFAELLO, é o pináculo das celebrações mundiais pelo 500º aniversário da morte de Rafael.