Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Veja o calendário de eventos em julho na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para maio, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

atualizado em 30 de junho de 2023

O que fazer e onde ir em Julho?

Sim, a Itália está movimentada em julho – e deveria estar.

  • As cidades litorâneas italianas são animadas e cheias de famílias nadando e brincando na areia, e casais relaxando em suas espreguiçadeiras.
  • Fashionistas e compradores estão no paraíso com os saldi (saldos) de verão da Itália.
  • Os caminhantes e amantes da montanha experimentam pela primeira vez as trilhas altas nas Dolomitas.
  • E todos se deliciam em jantar ao ar livre à noite.

Mas nem tudo são rosas. Na verdade, as rosas não sobreviverão ao calor! É meu amigo… Julho na Itália é quente, põe quente nisso, é também é um dos meses mais caros e bem lotado.

Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.

LEIA TAMBEM:

Festas e Folclore

*2 de julho, Siena (TOSCANA) –  PALIO DI SIENA – No dia 2 de julho, retorna depois de 2 anos o Palio mais famoso da Itália, a corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição!  Leia: O programa do Palio di Siena de 2023

2 de julho, Matera (BASILICATA) – Festa della Madonna Bruna Maria Santissima della Bruna é a padroeira de Matera. No dia 2 de julho, ela será homenageada ainda mais do que de costume, com uma grande festa, a Festa della Madonna Bruna. Diz-se que o feriado foi instituído a pedido do Papa Urbano VI, em novembro de 1389. A história conta que um camponês prometeu levar uma misteriosa nobre a Matera, com a condição de que a senhora descesse de sua carroça antes que eles se aproximassem da cidade, a fim de evitar que as pessoas fofocassem sobre ele. Quando o fazendeiro estava quase em Matera, no entanto, a senhora havia desaparecido sem deixar vestígios – apenas uma estátua permaneceu. Você adivinhou: a misteriosa senhora não era outra senão Maria. O fazendeiro levou a estátua para a Piazza del Duomo, onde todos queriam tocar e beijar a estátua. Foi então levado em procissão para a catedral, algo que se repete todos os anos. A estátua fica em um belo carro alegórico de papel machê, que é destruído assim que a estátua chega em segurança à catedral, simbolizando um novo começo. A celebração termina com grandiosos fogos de artifício sobre os antigos Sassi de Matera.

2 de julho  – Viterbo (LAZIO) – Ludika 1243O LUDIKA 1243 – este ano em sua 23ª edição – é uma lúdica reconstituição histórica , com diversas atividades culturais e recreativas para envolver os visitantes e torná-los os verdadeiros protagonistas do evento. Nobres e mendigos , cavaleiros e inquisidores, artesãos e acrobatas saúdam os presentes, envolvendo-os no ambiente evocativo do século XIII com jogos ao ar livre, jogos, duelos, desfiles e outras atividades emocionantes. É possível participar de um torneio de espadas, aprender a arte do bobo da corte ou até mesmo participar de um dos principais eventos de Ludika 1243: a batalha campal entre o exército guelfo que defendia a cidade e o exército gibelino comandado por Frederico II. Na Idade Média, as festas e os jogos ao ar livre (torneios, uma simples corrida de saco ou um jogo de dados) eram uma oportunidade para conhecer pessoas de diferentes classes sociais e fazer novas amizades entre elas. O objetivo da Ludika é recriar este ambiente através de jogos e desportos medievais de forma a proporcionar uma experiência única a crianças e adultos. O Ludika é também um “ Festival de Teatro de Rua Medieval ”, protagonizado pelas personagens da Commedia dell’Arte para oferecer ao público um espectáculo típico da Idade Média.

Experiências Relacionadas
Vialfrè (PIEMONTE) – Gran Bal Trad

*até 2 de julho – Bosco del Peuterey, Val Veny (VALLE D’AOSTA) – Festival Celta  – De 29 de junho a 2 de julho de 2023, acontece em Val Veny , a mais de 1500m acima do nível do mar, o maior festival europeu dedicado à cultura celta: Celtica. O Celtica, organizado pela primeira vez em 1997, vai agora na sua 27ª edição e assenta entre as árvores de uma floresta milenar ou entre as muralhas de um antigo forte, O Festival permite desfrutar de uma experiência mágica num mundo de contos de fadas. Música, danças, concertos, desfiles, conferências, jogos, poesia, encenações históricas. Os tempos antigos e modernos se unem para criar uma atmosfera de sonho. Harpas celtas, gaitas de foles escocesas, tambores galegos, danças irlandesas, lendas antigas. Todos são bem-vindos ao Celtica. Crianças e adultos podem participar de diversas atividades : aulas de música e dança, oficinas, laboratórios e brincadeiras na natureza. As atividades, a feira de artesanato e os shows acontecem na área principal do festival, entre as árvores da Floresta Peuterey (em Val Veny). Após o pôr do sol, artistas internacionais de todo o mundo se apresentarão no palco principal.

2 de julho, Rapallo (LIGURIA) – Festa de Maria em Rapallo – Também em Rapallo, no dia 2 de julho se celebra uma festa em honra de Maria. Durante a La Festa dell’Apparizione della Vergine, os moradores lotam a igreja de Montallegro, bem acima de Rapallo. No dia 2 de julho e nos dias que antecedem este feriado, acontecem vários espetáculos ao ar livre (concerto, teatro, cinema), mercados, degustações, competições de vela e um grande espetáculo de fogo-de-artifício.

*1 e 2 de julho – Moncalieri (PIEMONTE) – Torneio Medieval de Esgrima e Tiro com Arco – No sábado, 1º e domingo, 2 de julho de 2023 , a Associação Cultural Histórica “Ordine della Fenice Templari di S. Egidio” (Ordem dos Cavaleiros Templários da Fênix de Santo Egídio) organiza na Ponte dei Cavalieri Templari em Moncalieri , na província de Torino, a 13ª torneio medieval de esgrima e tiro com arco. Um acampamento histórico recria uma atmosfera verdadeiramente medieval. Tendas, armas e armaduras, armeiros e reencenadores com trajes dos séculos XI e XVI.

Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) - Perdòn de Barbana
Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) – Perdòn de Barbana

*02 de julho de 2023 – Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) – Perdòn de Barbana – No domingo, 2 de julho de 2023 , como durante séculos todo primeiro domingo de julho, o Perdòn de Barbana . uma festa e celebração religiosa profundamente sentida por todos os habitantes é celebrada em Grado. Perdón de Barbana celebra quando os habitantes de Grado em 1237 prometeram à Virgem Maria trazer sua estátua da Catedral para a ilha de Barbana, para agradecê-la se ela pudesse salvá-los de uma terrível epidemia de peste.A celebração começa no início da manhã . Depois de um primeiro rito celebrado na Basílica de Sant’Eufemia, a estátua de Nossa Senhora é transportada no ombro até o porto, onde é embarcada no barco designado como nau capitâni. Por volta das 9h00, a procissão de barcos festivamente decorados sai do porto e navega pela lagoa até chegar à pequena ilha que abriga o Santuário de Barbana. Aqui a estátua de Nossa Senhora, acompanhada pela banda da cidade, é transportada em procissão a pé desde o pequeno porto até à igreja onde o bispo celebra uma missa solene. No início da tarde , a estátua de Nossa Senhora é trazida de volta a Grado e a celebração termina com um Te Deum na Basílica. Perdón de Barbana é a principal tradição religiosa de Grado.

Vialfrè (PIEMONTE) – Gran Bal Trad

De 3 a 8 de julho de 2023 – Vialfrè (PIEMONTE) – Gran Bal Trad  – no Gran Bal Trad, seis dias de dança e música popular para milhares de pessoas na pequena vila de Vialfrè , na província de Torino. Gran Bal Trad é um festival internacional de danças e músicas folclóricas tradicionais para pessoas que querem aprender e experimentar danças e músicas tradicionais italianas e europeias. Os dias do Gran Bal Trad incluem oficinas de dança e instrumentais pela manhã e à tarde e continuam até o amanhecer com noites de dança.

07  a 09 de julho de 2023  Macugnaga (PIEMONTE) – Fiera di San Bernardo –  De sexta-feira, 7 de julho a domingo, 9 de julho de 2023 , em Macugnaga, na província de Verbania, acontece a Feira de São Bernardo que anima durante 3 dias esta aldeia serrana aos pés do Monte Rosa. A Feira de São Bernardo é patrocinada pelos Walsers , uma minoria alemã que habita o vale desde a meia-idade. O objetivo do evento é preservar e transmitir a cultura e as tradições dos Walsers. Durante a feira, que chega este ano à sua 35ª edição , Macugnaga recebe a comunidade Walser com seus trajes coloridos e muitos artesãos com seus trabalhos: entalhes em pedra, ferro forjado, cerâmica, cestos trançados e muitos objetos decorados e esculpidos à mão.

*5 a 7 de julho – Scorrano (PUGLIA) – Milhares de luzes para Santa Domenica – A cidade de Scorrano – , conhecida mundialmente por suas obras luminosas e luminosas, é literalmente colocada em destaque todos os anos no início de julho, durante a festa dedicada à padroeira Santa Domenica.

Scorrano (PUGLIA) – Milhares de luzes para Santa Domenica –

*6 a 9 de julho – Monteriggioni (TOSCANA) – De volta à Idade Média – Monteriggioni tem uma história agitada. A cidade estava localizada exatamente onde as tropas de Florença e Siena lutaram entre si mais ferozmente e, como tal, muitas vezes foram alvejadas. A muralha defensiva, ainda hoje em grande parte intacta, era, portanto, uma necessidade absoluta, assim como as muitas torres que se encontravam equidistantes na muralha. Dentro das muralhas há agora paz e sossego. Apenas durante dois fins de semana em julho, a cidade é novamente tomada por cavaleiros de armadura, durante  a La Festa Medievale, uma festa que o leva de volta à Idade Média, com comedores de fogo, procissões especiais e torneios de cavaleiros.

7 a 9 de julho – La Notte Rosa – uma noite rosa – (EMILIA ROMAGNA & MARCHE) La Notte Rosa é um evento cultural único que traz arte, shows de luzes, música e teatro para as ruas de Rimini, Ravenna, Forlì, Ferrara, Gradara e Pesaro. Milhares de visitantes vêm todos os anos, que desfrutam de todo o entretenimento noturno. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

*6 a 7 de julho, Sedilo (SARDENHA) – L’Ardia di San CostantinoSedilo recebe uma das corridas de cavalos mais espetaculares, comemorando a batalha de Ponte Milvio (em Roma), onde Constantino enfrentou Maxêncio. Na véspera da batalha, diz-se que Constantino viu uma cruz brilhante no céu, com o texto ‘ in hoc signo vinces ‘, neste sinal você será vitorioso. Assim, ele estava certo de que sairia vitorioso, o que não é o caso dos pilotos que participam desta corrida da Sardenha. Há duas rodadas: uma corrida é realizada à noite, a outra pela manhã, quando os pilotos bebem a noite toda. Você pode imaginar que isso não melhora exatamente o desempenho …

7 de julho, Collodi (TOSCANA) – Viva o Pinóquio! – Em 7 de julho de 1881, a primeira história sobre esta boneca de madeira foi publicada no Giornale dei Bambini (Jornal Infantil). Ninguém poderia prever então que a história de Pinóquio seria lida em todo o mundo e que Walt Disney um dia faria um filme maravilhoso estrelado pela criação de Gepeto. Quando estiver na Toscana, é claro, comemore o aniversário de Pinóquio no Pinóquio Park em Collodi, perto de Lucca. Não espere passeios espetaculares em um carrinho, como você pode estar acostumado em outros parques de diversões. O Parque Pinóquio atrai muito mais a imaginação de crianças e adultos. Em um parque verde estão estátuas de todos os personagens principais do livro – por isso é recomendado ler a história primeiro. Aí você reconhece a raposa, o grilo e a fada e acaba na barriga da baleia, igual ao Pinóquio!

*14 de julho, Palermo (SICILIA) – U Fistinu di Santa RosaliaDesde 1624, os habitantes de Palermo celebram U Fistinu di Santa Rosalia, a festa de Santa Rosália, a padroeira da cidade. Rosália já viveu como uma espécie de eremita em uma das cavernas do Monte Pellegrino, nos arredores da cidade. Depois que seus ossos foram encontrados em 1624, eles foram levados pela cidade em uma procissão solene em 14 de julho. Imediatamente a cidade foi libertada da epidemia de peste predominante que já havia feito muitas vítimas. Santa Rosália, sempre representada com um rosário, também protege contra terremotos. Por volta de 14 de julho, haverá muita festa por uma semana. As festividades começam com la processione del carro , onde um grande carro alegórico (aproximadamente 9 metros de comprimento e 10 metros de altura) com a estátua do santo se move pelas ruas de Palermo. Na noite de 14 de julho, comemora-se a histórica procissão de 1624, que finalmente assegurou a expulsão definitiva da peste.

a partir de 16 de julho – Roma (LAZIO) – A Festa dos Outros em TrastevereNoantri é como o povo de Trastevere se chama. Literalmente, isso significa ‘nós outros’, como uma clara distinção dos outros romanos, do outro lado do rio. De acordo com os habitantes de Trastevere, eles são os mais antigos e, portanto, os únicos habitantes reais de Roma. Todos os anos a partir de 16 de julho há uma festa com uma bela procissão, teatro, música, tradições e – claro – boa comida. Veja o site especial desta festa para todos os detalhes.

*15 e 16 de julho – Veneza (VENETO) – Festa del Redentore em Veneza – No terceiro domingo de julho, Veneza comemora a epidemia de peste de 1577. Uma ponte flutuante é colocada de Zattere (o cais norte do distrito de Dorsoduro) para Il Redentore (na ilha de Giudecca). , que será inaugurado no sábado. Il Redentore significa literalmente ‘O Redentor’. Um nome apropriado para a igreja projetada por Andrea Palladio para agradecer o fim da epidemia de peste, que fez muitas vítimas no final do século XVI. À noite, há um espetacular show de fogos de artifício, seguido de uma missa da meia-noite no Redentor. No domingo você pode desfrutar de uma corrida de remo com barcos e gôndolas lindamente decorados.

*20 – 23 de julho de 2023  Stellata di Bondeno, Ferrara (EMILIA-ROMAGNA)- Bundan Celtic Festival – De 2 a 23 de julho de 2023, uma atmosfera cativante e inusitada da reconstrução da população celta é criada em Stellata di Bondeno , ao longo da margem direita do rio Po, no Bundan Celtic Festival. O Bundan Celtic Festival, este ano na sua 17 . O programa inclui ainda uma visita guiada pelos acampamentos e a participação na experimentação das artes da tecelagem, cerâmica e metalurgia no mundo celta. Contadores de histórias itinerantes, misteriosos andarilhos guardiões de sagas e lendas contam ao vivo baladas e mitos celtas para os adultos e emocionantes contos de fadas para os mais pequenos. Nas barracas de comida , café da manhã celta, almoço e jantar.

Pistoia (TOSCANA) – Giostra dell’Orso

*25 de julho, Pistoia (TOSCANA) – Giostra dell’Orso – Os quatro distritos de Pistoia, o Leão de Ouro, o Grifo, o Cervo Branco e o Dragão competirão entre si em 25 de julho durante a Giostra dell’Orso, a ‘batalha do urso’ . Os cavaleiros competem um a um, pontuando principalmente ao perfurar o alvo em forma de urso (o símbolo de Pistoia). Se você quiser experimentar a corrida de cavalos Pistoiese, certifique-se de estar na cidade em 25 de julho. A corrida começa às 21h30, na Piazza del Duomo, e é precedida por uma magnífica procissão histórica. Certifique-se de chegar a tempo se quiser obter um bom lugar. Haverá rodadas de julgamento em 22 e 23 de julho; então você pode ter sorte e ver um ensaio geral em Domplein. A Giostra dell’Orso faz parte do chamado Luglio Pistoiese, o mês festivo de julho em Pistoia. Por exemplo, San Jacopo, o santo padroeiro da cidade, recebe um manto quente e vermelho pelos bombeiros e a salsa d’anatra  (molho com pato) ferve no fogo para o maccheroni,  o prato festivo que é tradicionalmente servido neste mês… em Pistoia.

29 de julho de 2023 – Cori (LAZIO) – Palio di Sant’Oliva  – No sábado, 29 de julho de 2023 , acontece o último evento do Carrossel Histórico de Cori , uma pequena cidade da província de Latina: o Palio di Sant’Oliva (Palio de Santa Oliva), que é precedido por outros dois eventos em junho : o juramento dos Priores e o Palio de Nossa Senhora do Resgate. O Palio de Santa Oliva é uma reconstituição histórica das comemorações do século XVI em homenagem a Santa Oliva, padroeira da cidade desde o século XII. O Palio é uma corrida de ringue , uma competição espetacular envolvendo cavaleiros e cavalos. Ao cavalgar, o objetivo dos Cavaleiros é centralizar pequenos anéis com uma adaga. O Palio é ganho pelo distrito que mais furou nas argolas. Um desfile histórico acontece pouco antes do Palio, passando pelas ruas de Cori. Apresenta cerca de 400 figuras vestidas com trajes renascentistas, divididas em 4 grupos representativos das comunidades de Cory e das suas três portas (distritos): Ninfina, Romana e Signina.

29 a 31 de julho – Desfile de barcos em Pescara (ABRUZZO) Festa di Sant’Andrea – Em homenagem a Santo André, um dos apóstolos, celebra-se em Pescara o último fim de semana de julho. Há, entre outras coisas, um desfile com inúmeros barcos de pesca.

29 de julho, Baía de San Fruttuoso (LIGURIA) – Festa del Cristo degli Abissi – Durante a Festa del Cristo degli Abissi, uma procissão muito incomum é realizada na Baía de San Fruttuoso Antes da procissão há uma missa na praia.

*29 – 30 de julho de 2023  – Scapoli, Isérnia (MOLISE) – Festival Internacional de Zampogna (Gaita de foles) – No sábado e domingo, 29 e 3 de julho de 2023 , último fim de semana de julho, o Festival Internacional Zampogna (gaita de foles) acontece em Scapoli , Molise. Em 2023, o festival  comemora sua 47ª edição . A primeira ocorreu em 1975. O Festival Internacional de Zampogna celebra este instrumento musical , utilizado pelos pastores, que já era conhecido pelos antigos romanos, que o chamavam de “Utriculus” (pequeno odre), pelo seu característico saco que serve de entrada de ar, permitindo um som fluente e som interrompido. Scapoli (perto de Isernia) é famosa por ter preservado o conhecimento das antigas técnicas de construção de Zampogna que consistem em usar diferentes essências de madeira, especialmente oliveiras, cerejeiras e ameixeiras. Gaitas de gaita de todo o mundo vêm a Scapoli para compartilhar experiências e técnicas.

*23 de julho, Taggia (LIGURIA) – Dança da MorteNa aldeia de Taggia, a festa de Santa Maddalena del Bosco é celebrada em 22 de julho. Aos domingos, acontece uma procissão noturna pelas montanhas. No regresso à aldeia, realiza-se uma dança ritual, il ballo della morte , a dança da morte. Um homem e uma mulher dançam em torno um do outro, com a mulher fingindo desmaiar. O homem a treina com lavanda, após o que eles continuam a dançar, cantando ‘ Comedamus et bibamus, cras enim morietur’ – ‘Comemos e bebemos juntos, porque um dia estaremos ambos mortos’. No dia seguinte ainda há festa. Maddalenetta é então celebrada, incluindo um extenso almoço.

*26  de julho – Jelsi ( MARCHE) – La Festa del Grano di Jelsi – La Festa del Grano é antes de tudo um festival religioso. A festa é o ‘sacrifício’ que os habitantes da cidade fazem todos os anos à sua padroeira, Sant’Anna. Isso começou em 1805, quando um terremoto na região matou mais de 5.000. Curiosamente, houve poucos danos em Jelsi – algo para agradecer. Esta gratidão é demonstrada todos os anos durante uma procissão. Todos os vagões são feitos de grãos – uma visão espetacular!

Feiras e Mercados

*Ate dia 2 de julho – Castelnuovo di Assisi (UMBRIA) – Festival da Lavanda em Castelnuovo di Assisi – O  Lavender Festival 2023 acontece de  17 a 18/24 a 25 de junho, de 1 a 2/8 a 9 de julho . Entrada com contribuição gratuita. É possível ver a floração mesmo durante a semana, a entrada de segunda a sexta-feira é de 5 euros, de 12 de junho a 15 de julho. Horário 09:30 às 12:30 16:00 às 19:00 Aperitivo da noite mediante reserva até às 22h00

*até  3 de julho – San Daniele del Friuli (FRIULI) –  Aria di Festa espera por você em San Daniele del Friuli .O festival gastronômico dedicado ao Prosciutto di San Daniele animará as ruas da cidade com eventos e encontros para celebrar o vínculo profundo que une San Daniele com seu território de origem: palestras temáticas com convidados de destaque, master classes e oficinas sensoriais , guiadas passeios fábricas de presunto são apenas algumas das atividades que esperam por você. O centro histórico da vila será povoado por barracas de comida e vinho onde será possível provar o presunto em combinação com queijos, produtos de panificação, fruta e inúmeros outros pratos. Mas as novidades não param por aí: por seus 45 anos de atividade Folkest , o festival dedicado a artistas europeus emergentes no campo da world music, retorna a San Daniele del Friuli para quatro dias de música, vitrines, exposições e encontros. Aria di Festa também será uma oportunidade para descobrir as belezas histórico-artísticas, como a Biblioteca Guarneriana, e as belezas naturalistas do local com visitas guiadas à cidade e arredores. Na programação não faltarão eventos dedicados a outras excelências regionais, aos vinhos de Friuli-Venezia Giulia e ao convívio.

até 2 de julho – Forli (EMILIA-ROMAGNA) – Festa Artusiana – De 24 de junho a 2 de julho de 2023 , Forlimpopoli, perto de Forlì, recebe  a Festa Artusiana, o festival gastronômico dedicado ao cidadão mais famoso de Forlimpopoli: Pellegrino Artusi , (1820 – 1911), escritor, amante e crítico gastronômico italiano. Ele é conhecido por ser o autor do mais famoso livro de receitas “La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene” ( “A Ciência da Culinária e a Arte da Alta Gastronomia ”). O livro foi publicado em 1891 e rapidamente se tornou um dos livros mais lidos na Itália. Degustação de comida na praça principal de Forlimpopoli (rebatizada de  Piazza Pellegrino Artusi para a ocasião) para descobrir as iguarias da tradição culinária local: vinho, azeite, mel, compotas, queijo, enchidos, sobremesas e frutas e legumes de alta qualidade.

*12 – 16 de julho de 2023  – Piosina – Città di Castello (ÚMBRIA) – Debulha do Trigo – Na quarta-feira, 12 de julho de 2023, no distrito de Piosina- Città di Castello (província de Perugia) é celebrada a tradicional festa da debulha do trigo , seguida de outros dias de festa até domingo, 16 de julho. A Debulha do Trigo realiza-se na quarta-feira pelas 21h00 e volta a propor as formas e costumes de debulhar o trigo dos anos 30, 40 e 50 do século passado. Durante a festa , são montadas barracas de alimentação que oferecem pratos típicos da região. O cardápio típico deve ser composto por crostini com fígado de ganso, tagliatelle com molho de ganso, ganso assado e pato assado com acompanhamento de batatas. Nos dias seguintes , provas de corrida e ciclismo, jogos de briscola… As noites são animadas por música com orquestras ao vivo e dança na praça.

*28 – 31 de julho de 2023  – Caprarica di Lecce (PUGLIA) –  “Uliata” é uma “puccia ” (um tipo particular de pão) feita com as seculares azeitonas pretas de Salento. Esta especialidade gastronómica da Apúlia é muito apreciada por locais e turistas, como demonstra o número crescente de visitantes que param na Festa Te la Uliata para provar as suas diferentes interpretações da Uliata (como acontece frequentemente com a comida tradicional, cada família tinha a sua própria receita).  A Festa Te la Uliata é a ocasião perfeita para provar também outras especialidades regionais: “pittule” (pequenas bolas de massa frita), beringelas, pimentos, “turcinieddhri” (rolos de miudezas de borrego grelhados). Tudo, é claro, será harmonizado com o incrível vinho da Apúlia feito por produtores locais. Os amantes da sobremesa ficarão encantados em saber que o “pasticciotto leccese” (uma massa recheada com creme assado no forno) e o tradicional “spumone salentino” (camadas de chocolate, avelã e sorvete de baunilha em um Marsala ou pão de ló embebido em licor base) também são servidos na Festa. Música tradicional , “pizzica” (uma dança tradicional da Apúlia) e dança de grupo animam as noites.

O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Esporte e Aventura

*2 de julho – Polignano a Mare (PUGLIA) – Red Bull Cliff Diving – O Red Bull Cliff Diving World Series é uma competição internacional de mergulho. Desde 2009 a etapa italiana acontece em Polignano a Mare e este ano é realizada em 2 de julho de 2023. Os atletas , homens e mulheres, mergulham de duas plataformas colocadas a 21 e 27 metros acima do nível do mar. Singularidade e curiosidade deste evento em Polignano: para chegar às plataformas, os atletas devem entrar na casa de uma cidade construída sobre a falésia e passar por sua sala. Por esta particularidade, a etapa italiana é uma das mais famosas etapas de todo o circuito internacional da competição Red Bull Cliff Diving.

Música e Espetáculo

*12 a 16 de julho – Certaldo (TOSCANA) – Mercantia – espetáculo na ruaEm julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante  o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.

15 a 22 de julho de 2023  – Siracusa Ortigia Film Festival – Siracusa (SICÍLIA) . – De 15 a 22 de julho de 2023 , em Siracusa na Sicília, acontece o Ortigia Film Festival , a competição de festival de cinema mais antiga da cidade. O Festival de Cinema de Ortigia , este ano em sua 15ª edição , promove nas ruas da cidade filmes de alta cultura que podem ter grande apelo comercial. Três concursos principais: longas-metragens, primeira e segunda obras italianas , documentários internacionais e curtas-metragens internacionais .

*até dia 9 de julho – Spoleto (Úmbria)  – Festival dei Due MondiTodos os anos, Spoleto recebe o Festival musical dei Due Mondi, o Festival dos Dois Mundos. Não faltam espectáculos para ver, com algo para todos: teatro, dança, música, literatura, artes visuais… Não só de artistas italianos, porque como o nome sugere, o festival é um encontro simbólico entre dois mundos, o do italiano e a da cultura estrangeira, principalmente americana.

7 a 23 de julho de 2023 – Ravena (EMILIA-ROMAGNA) – Festival de Ravenna – o Festival de Ravenna retorna com coragem e esperança renovada, oferecendo uma rica programação de shows, teatro e dança. O Ravenna Festiva l chega à sua 34ª edição e depois da edição dedicada a Pier Paolo Pasolini se concentra este ano nas “Cidades Invisíveis” título que lembra o romance de Italo Calvino .O palco principal deveria ser Rocca Brancaleone em Ravenna , um lugar simbólico porque neste parque histórico em 1990 Riccardo Muti inaugurou a primeira edição do Festival,

*5 a 12 de julho – Pistoia Blues Festival (Toscana) – Todo verão, Pistoia hospeda o  Pistoia Blues Festival , um grande espetáculo de blues que já viu estrelas internacionais como BB King, The Doors e Eric Clapton se apresentarem no passado.

10 a 14 de julho – Volterra (TOSCANA) – Festival Punto Arte – Entre 10 e 14 de julho de 2023, uma seleção dos melhores músicos, solistas e cantores internacionais chegará a Volterra para a terceira edição do Festival Punto Arte . A diretora Eva Buchmann e o maestro Jan Willem de Vriend montaram um programa emocionante com ópera, música de câmara, concertos sinfônicos e apresentações solo.

*7 a 16 de julho – Umbri Jazz – Perugia (UMBRIA) – Mundialmente famoso é também o festival de jazz de verão em Perugia, Umbria Jazz com apresentações promissoras todos os anos.

9 a 31 de julho – Pescara Jazz – Pescara (ABRUZZO) – Por meio século, os artistas mais famosos do jazz fizeram uma peregrinação de verão a Pescara, na costa do Adriático. Neste cenário o público teve o privilégio de presenciar a história viva de uma música que jamais poderia se repetir. Aqui, inovadores de todas as gerações subiram ao palco, desde os primeiros mestres do jazz Earl Hines e Red Norvo até os experimentadores futuristas Sun Ra e Cecil Taylor. Pescara Jazz abraçou todo o jazz. Saiba mais aqui.

*até 28 de julho – Lucca (TOSCANA) – Festival de Verão de Lucca  – A Piazza Napoleone é palco de muitos artistas italianos e internacionais, muitas vezes com grandes nomes.

*dia 27 e 29 de julho – Lajatico (TOSCANA) – Teatro del Silenzio – Uma vez por ano Andrea Bocelli dá um concerto no Teatro del Silenzio em Lajatico . Em 2023, será nos dias 27 e 29 de julho, às 20h30.

*até 5 de agosto – Jazz Festival de Veneza (VENETO)  – O aguardado retorno de Paolo Conte à Piazza San Marco marca a 15ª edição do Venice Jazz Festival , o festival assinado pelo Veneto Jazz que traz à lagoa o melhor do jazz internacional e da música contemporânea nos meses de junho e julho. O concerto do querido cantor e compositor, agendado para o dia 9 de julho , será acompanhado por uma série de encontros destinados a conhecer alguns dos locais mais fascinantes da cidade, ao som de aclamados artistas de todos os continentes.

até 26 de agosto – Vetralla (LAZIO) – Opera StravaganzaA Opera Extravaganza organiza duas noites musicais atmosféricas em Vetralla.

até 8 de setembro –  Stresa (PIEMONTE) – Stresa Festival –  Stresa, às margens do Lago Maggiore, recebe todos os verões o  Stresa Festival  , um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!

*até setembro de 2023 – Verona (VENETO) – Ópera na ArenaA Arena de Verona, quando foi construída, no século I d.C., ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona.  Leia o texto Uma noite de Ópera na Arena de Verona

até 26 de agosto – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado  Puccini e la sua Lucca  , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até agosto de 2023 – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

de 20 de julho a 19 de agosto – Macerata (MARCHE) – Festival de Ópera Macerata 2023 – Carmen de Georges Bizet, Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti e La traviata de Giuseppe Verdi são os três títulos operísticos escolhidos pelo superintendente Flavio Cavalli e pelo diretor artístico Paolo Pinamonti para o festival de 2023. Durante cinco fins de semana, de 20 de julho a 19 de agosto, o Sferisterio voltará a receber essas obras-primas, juntamente com uma série de eventos sinfônicos e de dança. Imperdíveis também são três shows no Teatro Lauro Rossi. Veja programa aqui.

*18 de julho a 06 de agosto de 2023 – Martina Franca (PUGLIA) – Valle d’Itria Festival – O Festival , organizado pela primeira vez em 1975 em Martina Franca , caracteriza-se pela reapresentação de repertórios e apresentações musicais subestimados. Centrando-se sobretudo no repertório da ópera belcanto do século XVII e na tradição da escola de música napolitana, as produções do festival distinguem-se pela autenticidade dos seus textos e pela fidelidade aos tipos vocais originais, respeitando as partituras e interpretações originais. Desde 1975, mais de 100 óperas foram apresentadas no festival Valle d’Itria, que recebeu sete vezes o aclamado Premio Abbiati pela Associazione nazionale dei critici musicali italiani.

*até 30 de agosto – Os sons de Wagner sobre a água – Ravello (Costa Amalfitana, Campânia)O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Em um cenário único, com uma bela vista para o mar, você pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.

*até 22 de agosto de 2022 – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2023 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo. Músicas de assinatura como Stefano Bollani e Makaya McCraven , verdadeiros alquimistas do jazz, Alice com sua homenagem a Franco Battiato, o som extremamente refinado de BowLand e Irene Grandi em versão blues.

15 a 26 de julho de 2023 – Florença (Toscana) – MusArt Festivala Piazza della Santissima Annunziata será o pano de fundo doMusArt Festival, Roberto Bolle, Venditti e De Gregori, Marco Masini, Drusilla Foer, Paolo Conte,  Madame,  Stewart Copeland  são os primeiros nomes no palco do Musart Festival 2023. O kermesse florentino que anima a Piazza della Santissima Annunziata há anos, em julho, apenas a poucos passos do Duomo, com uma programação apurada de concertos, espectáculos, visitas a espaços de arte, exposições e projecções.

Arte e Exposições

Museus grátis dia 2 de JULHO em TODA Itália, veja no texto – Museus gratuitos em 2023; veja quais e o calendário

CAMPANIA

  • Alessandro Magno e l’Oriente – até 28 de agosto de 2023, MANNNeste verão, Alexandre, o Grande, desempenha um papel de destaque no Museo Archeologico Nazionale di Napoli (o museu arqueológico de Nápoles). Durante a exposição Alessandro Magno e l’Oriente , você fará uma viagem por cerca de cento e setenta obras de arte que acompanham as marchas vitoriosas de Alexandre, o Grande, até o Egito e a Índia.
Alessandro Magno e l’Oriente – até 28 de agosto de 2023, MAN

LOMBARDIA

Bergamo e Brescia – Capitais da Cultura da Itália em 2023Em 2023, as cidades de Bergamo e Brescia podem se autodenominar Capitais Culturais da Itália. Muitos eventos especiais e exposições são realizados em homenagem a isso.Você pode encontrar o programa completo através deste link no site Bergamo Brescia 2023 . Você também pode se manter informado de todas as novidades e eventos via Facebook e Instagram.

  • Uma bela instalação em homenagem a Bergamo Brescia Capitale Italiana della Cultura é Allegro maar non troppo (‘alegre, mas não muito’), uma obra de arte leve de Platek e Jan Van Lierde. Pode ser visto simultaneamente em Bergamo e Brescia até 31 de dezembro de 2023, em Bergamo sob os pórticos da Biblioteca Civica Angelo Mai na Piazza Vecchia e em Brescia sob o Portico del Monte di Pietà na Piazza della Loggia.
  • Ao redor do Castello di Brescia você encontrará gorilas, babuínos e chimpanzés. A vegetação ao redor do castelo abriga as esculturas do artista bolonhês Davide Rivalta. Você pode encontrar mais informações através deste link . A exposição faz parte das festividades organizadas em homenagem a Brescia – Capitale della Cultura.
  • Até 7 de janeiro de 2024, você pode ver Plessi sposa Brixia , com instalações, projeções e obras de arte digitais de Fabrizio Plessi, que podem ser vistas no Parco Archeologico di Brescia Romana e no Museo di Santa Giulia em Brescia.
  • Você pode encontrar o programa completo através deste link no site Bergamo Brescia 2023 .

PIEMONTE

*TURIM – Giochi siderali – Riccardo Cordero – até 5 de novembro de 2023, Giardini della Reggia di Venaria – Nove grandes obras de arte de Riccardo Cordero, que ele fez em ferro e bronze entre 2002 e 2020, brilham nos jardins da Reggia di Venaria. São obras geométricas com nomes como Satélite, ET, Asteróide Siri e Meteora Hoba, que parecem ter descido do céu para dar um toque mágico à visita aos jardins reais de Turim. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

VENETO

Assim, as ondas vêm aos pares – até 8 de novembro de 2023, Ocean Space

*VERONA – Photo & Food – Il cibo nelle photography Magnum dagli anni Quaranta a oggi
até 17 de setembro de 2023, Eataly Art HouseCento e vinte e cinco fotografias culinárias de vinte e nove fotógrafos internacionais – incluindo Elliott Erwitt e Inge Morath – enfeitarão as paredes de Eataly Art House perto de Verona neste verão . Você pode encontrar mais informações através deste link . Uma dica: certifique-se de não visitar esta exposição com o estômago vazio!

  • *VENEZA – O Laboratório do Futuro – Bienal de Arquitetura – até 26 de novembro de 2023, VenezaO tema da Bienal de Arquitetura desta vez é O Laboratório do Futuro . Esta edição tem curadoria de Lesley Lokko, professora de arquitetura e escritora. Ele reuniu oitenta e nove participantes de mais de sessenta países diferentes, que mostram como querem construir um mundo melhor por meio da imaginação. Neste link você encontrará todos os detalhes desta Bienal
  • Assim, as ondas vêm aos pares – até 8 de novembro de 2023, Ocean SpaceTrês artistas modernos transformaram o San Lorenzo no chamado Ocean Space, com a exposição Assim as ondas vêm aos pares , após o título do poema Sea and Fog de Etel Adnan. As monumentais esculturas em cerâmica e vidro da artista americana-libanesa Simone Fattal combinam perfeitamente com a instalação da dupla alemã Petrit Halilaj e Álvaro Urbano. Com a exposição, os artistas chamam a atenção para as mudanças climáticas.

TOSCANA

  • *FIRENZE – *Luca Giordano – maestro barroco a Firenze- até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi – Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano alazzo Medici Riccardi .

  • CORTONA – Signorelli 500 – até 8 de outubro de 2023, Cortona – Cortona comemora os 500 anos da morte de Luca Signorelli com a Signorelli 500 , uma bela exposição que se concentra na obra desse pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari, Signorelli foi quem abriu caminho para artistas como Rafael e Michelangelo e, portanto, para a perfeição máxima das artes. Signorelli pintou em nome de Lorenzo De’ Medici, Papa Sisto IV e Papa Júlio II, entre outros. Ele era um homem do mundo (como também se descreve em um dos afrescos do Duomo de Orvieto ), mas ao mesmo tempo costumava e se sentia feliz em casa em Cortona. Durante o Signorelli 500, trinta de suas obras podem ser vistas no Palazzo Casali , provenientes de vários museus (inter)nacionais.

LAZIO

  • *Canova – l’último princípio – até 15 de julho de 2023, Accademia Nazionale di San Luca- A Accademia di San Luca – Guilda de São Lucas – em Roma presta homenagem a Antonio Canova, um dos mais famosos escultores italianos. A exposição centra-se em particular no período de 1800 (quando Canova se tornou membro da Accademia di San Luca) até à sua morte em 1820. Neste link encontrará todos os detalhes da exposição (incluindo informações para marcar a sua visita).
  • Vita dulcis – paura e desiderio nell’impero romano – até 27 de agosto de 2023, o Palazzo delle EsposizioniFrancesco Vezzoli une a imaginação contemporânea e a história, em uma divertida mistura de cultura clássica e pop. Nesta exposição brinca com os medos e desejos do Império Romano, com imagens do acervo do Museo Nazionale Romano e do mundo do cinema no século XX. Você pode ler mais através deste link .
  • *Michelangelo Pistoletto – Infinity – até 15 de outubro de 2023, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante é um dos nossos espaços de exposição favoritos em Roma. Este ano pode visitar a exposição Michelangelo Pistoletto – Infinity , com cinquenta obras e quatro grandes instalações deste mestre da arte povera . Você pode ler mais detalhes através deste link.
  • Senza fine – Letizia Battaglia – até 5 de novembro de 2023, Terme di CaracallaEm memória dos ataques ocorridos trinta anos atrás em San Giovanni in Laterano e San Giorgio al Velabro, nas Termas de Caracalla você pode admirar a exposição Senza fine , com fotografias da siciliana Letizia Battaglia (1935-2022). Mais de noventa grandes fotografias podem ser vistas entre as ruínas das termas, cobrindo cinquenta anos de fotografia. Vale a pena ver cada peça!

  • *Raffaello e l’antico – até 2 de julho de 2023, Villa Farnesina – Villa Farnesina hospeda a exposição Raffaello e l’antico nesta primaveraPela primeira vez em mais de quinhentos anos, um grande número de obras de arte de Agostino Chigi, o proprietário original da vila, foram reunidas. Chigi foi um dos patronos mais importantes de Raphael. Na Villa Farnesina você ainda pode admirar os belos afrescos de Galatea e de Amor e Psique de Rafael. Rafael morreu em 6 de abril de 1520, Agostino Chigi cinco dias depois. Após a morte de Chigi, sua coleção de arte foi espalhada. Em 1579, a vila passou para as mãos do cardeal Alessandro Farnese (daí o nome Villa Farnesina). A exposição inclui obras do Museo Archeologico Nazionale di Napoli, da Galleria degli Uffizi em Florença, dos Musei Capitolini, dos Musei Vaticani e do Palazzo Altemps em Roma, mas também de Dresden e Viena.
  • Sembra vivo – até 8 de outubro de 2023, Palazzo Bonaparte – No Palazzo Bonaparte, na Piazza Venezia, no coração de Roma, a exposição Sembra vivo pode ser vista até 8 de outubro de 2023, com mais de quarenta grandes instalações de artistas contemporâneos como Maurizio Cattelan , Ron Muech, George Segal e Carole Feuermann. As imagens são impressionantemente reais; com detalhes realistas. Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no site do Palazzo Bonaparte .
  • Michelangelo Pistoletto – Infinity – até 15 de outubro de 2023, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante é um dos nossos espaços de exposição favoritos em Roma. Este ano pode visitar a exposição Michelangelo Pistoletto – Infinity , com cinquenta obras e quatro grandes instalações deste mestre da arte povera . Você pode ler mais detalhes através deste link .
  • Terra animata – visioni tra arte e natura in Italia (1964-2023) até 27 de agosto de 2023, MACRO (Mattatoio, Testaccio)
  • L’Italia è un desiderio – fotografia, paesaggi e visoni – até 3 de setembro de 2023, Scuderie del Quirinale
  • Lex – giustizia e diritto dall’Etruria a Roma – até 10 de setembro de 2023, Museo dell’Ara Pacis
  • La Roma della Repubblica – il racconto dell’archeologia – até 24 de setembro de 2023, Musei Capitolini
  • La balance e la spada. Storie di giustizia a Castel Sant’Angelo – até 1 de outubro de 2023, Castel Sant’Angelo
  • Arnaldo Pomodoro – Il Grande Teatro delle Civiltà – até 1 de outubro de 2023, Fendi – Palazzo della Civiltà Italiana (EUR)

PUGLIA

Construindo pontes – até 10 de setembro de 2023, Vieste
  • *Construindo pontes – até 10 de setembro de 2023, Vieste – As mãos gigantes da obra Construindo pontes de Lorenzo Quinn podem ser vistas até 10 de setembro na Marina Piccola em Vieste . Seis pares de mãos simbolizam valores humanos como amizade, lealdade e esperança.
  • Caravaggio e il suo tempo – tra naturalismo e classicismo – 16 de julho a 8 de dezembro de 2023, Mesagne – Cerca de trinta e cinco obras de Caravaggio e seus contemporâneos brilharão este ano no Castello Normanno Svevo em Mesagne. Você vai admirar várias obras de coleções particulares pouco conhecidas do público em geral, como Boy Bitten by a Lizard de Caravaggio e Conversione di San Paolo de Ludovico Carracci.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *