Veja o calendário de eventos em julho na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para maio, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
[su_note note_color=”#F7E8E7″ text_color=”#39402E”] Atenção: devido ao coronavírus, muitos eventos não puderam ocorrer este ano, ou podem sofrer mudanças. Sugiro confirmar os eventos nos links indicados para informações. Nesta página você encontrará mais informações sobre o coronavírus durante suas férias na Itália.
[/su_note]
Julho é a época da música, e há muitos festivais em toda a Itália este mês para manter todos os tipos de amantes da música felizes. Alguns dos melhores são destacados abaixo.
O que fazer e onde ir em Julho?
É o coração do verão e a Itália está comemorando em grande estilo com uma série de eventos especiais. A música terá um papel importante nos festivais de julho com sons que abrangem soul, blues, folk e jazz. A tradição continua sendo a palavra de ordem neste mês, e os festivais marcam os dias-chave de maneiras peculiares.
Apesar das multidões e dos gastos, visitar a Itália em julho tem seus atrativos – o clima, por exemplo, é sempre quente. Não importa quando você for à Itália, é uma boa ideia fazer sua pesquisa com antecedência para descobrir o que esperar quando você for – e na alta temporada turística, isso é ainda mais importante.
Por que você deve ir para a Itália em julho?
Ir para a Itália em julho significa que você vai ficar muito sol, o que é ideal se você tem praias no seu roteiro. Isso também significa que você estará lidando com grandes multidões (o que não é necessariamente uma coisa ruim se você estiver preparado para isso) e preços mais altos (isso geralmente não é uma notícia bem-vinda).
Você terá mais dificuldade em encontrar espaços tranquilos longe das multidões em julho, mas se você fizer coisas como reservar ingressos para museus com antecedência, pelo menos não terá que esperar nas longas filas que se formam do lado de fora dos Museus do Vaticano ou Galeria Uffizi. Você encontrará preços mais altos em coisas como passagens aéreas e quartos de hotel, mas – novamente – planejar com antecedência pode evitar que você fique preso apenas aos quartos mais caros.
A conclusão é que, se o seu orçamento de viagem não é o seu principal fator limitante, se você não se incomoda com as multidões e se gosta de climas quentes, julho na Itália pode ser uma ótima opção para você. Novamente, planeje e reserve o máximo que puder com antecedência para evitar filas, mantenha-se hidratado e protegido do sol e faça pausas para se recuperar ao longo do dia. Ir devagar ajuda muito e pode fazer de uma viagem à Itália em julho um verdadeiro verão para se lembrar.
Qual é o clima na Itália em julho?
Julho na Itália é tipicamente quente e seco de norte a sul. Em média, julho é o mês mais seco na Itália. Mas a chuva é possível.
Os dias chuvosos são mais prováveis em julho nas cidades do norte da Itália – Bolonha, Milão, Turim, Veneza – onde o clima é mais úmido e subtropical. As tempestades da tarde são típicas durante o mês de julho no centro da Itália – particularmente em Florença e Roma – mas geralmente ocorrem em rajadas, proporcionando um breve resfriamento antes que o sol apareça novamente. Julho no sul da Itália, de Nápoles à Sicília e Sardenha, tende a ser quente e muito seco. Ótimo para dias de praia e noites mais frias. A média do sul da Itália é de cerca de dois dias de chuva em julho.
Se você estiver viajando para cidades montanhosas e montanhosas italianas durante julho, espere altas diurnas em torno de 29°C e mínimas noturnas em 50 e 60 graus (14-15°C). Isso vale para as cidades no sopé alpino cidades do norte da Itália (Aosta, Belluno), bem como as cidades no sopé dos Apeninos (L’Aquila).
LEIA TAMBEM:
- 12 eventos imperdíveis na Itália em 2022
- Calendário de eventos anuais na Itália
- Museus gratuitos em 2022; veja quais e o calendário
2 de julho, Siena (Toscana) – PALIO DI SIENA – No dia 2 de julho, retorna depois de 2 anos o Palio mais famoso da Itália, a corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição! Leia: O programa do Palio di Siena de 2022
2 de julho, Matera (Basilicata) – A Santa Madona de Matera – Maria Santissima della Bruna é a padroeira de Matera. No dia 2 de julho, ela será homenageada ainda mais do que de costume, com uma grande festa, a Festa della Madonna Bruna. Diz-se que o feriado foi instituído a pedido do Papa Urbano VI, em novembro de 1389. A história conta que um camponês prometeu levar uma misteriosa nobre a Matera, com a condição de que a senhora descesse de sua carroça antes que eles se aproximassem da cidade, a fim de evitar que as pessoas fofocassem sobre ele. Quando o fazendeiro estava quase em Matera, no entanto, a senhora havia desaparecido sem deixar vestígios – apenas uma estátua permaneceu. Você adivinhou: a misteriosa senhora não era outra senão Maria. O fazendeiro levou a estátua para a Piazza del Duomo, onde todos queriam tocar e beijar a estátua. Foi então levado em procissão para a catedral, algo que se repete todos os anos. A estátua fica em um belo carro alegórico de papel machê, que é destruído assim que a estátua chega em segurança à catedral, simbolizando um novo começo. A celebração termina com grandiosos fogos de artifício sobre os antigos Sassi de Matera.
2 de julho, Rapallo (Liguria) – Festa de Maria em Rapallo – Também em Rapallo, no dia 2 de julho se celebra uma festa em honra de Maria. Durante a La Festa dell’Apparizione della Vergine, os moradores lotam a igreja de Montallegro, bem acima de Rapallo. No dia 2 de julho e nos dias que antecedem este feriado, acontecem vários espetáculos ao ar livre (concerto, teatro, cinema), mercados, degustações, competições de vela e um grande espetáculo de fogo-de-artifício.
5 a 7 de julho – Scorrano (Puglia) – Milhares de luzes para Santa Domenica – A cidade de Scorrano – , conhecida mundialmente por suas obras luminosas e luminosas, é literalmente colocada em destaque todos os anos no início de julho, durante a festa dedicada à padroeira Santa Domenica.
9 a 10 de julho – Monteriggioni ( Toscana) – De volta à Idade Média – Monteriggioni tem uma história agitada. A cidade estava localizada exatamente onde as tropas de Florença e Siena lutaram entre si mais ferozmente e, como tal, muitas vezes foram alvejadas. A muralha defensiva, ainda hoje em grande parte intacta, era, portanto, uma necessidade absoluta, assim como as muitas torres que se encontravam equidistantes na muralha. Dentro das muralhas há agora paz e sossego. Apenas durante dois fins de semana em julho, a cidade é novamente tomada por cavaleiros de armadura, durante a La Festa Medievale, uma festa que o leva de volta à Idade Média, com comedores de fogo, procissões especiais e torneios de cavaleiros.
1 a 3 de julho – La Notte Rosa – uma noite rosa – (Emilia-Romagna & Le Marche) La Notte Rosa é um evento cultural único que traz arte, shows de luzes, música e teatro para as ruas de Rimini, Ravenna, Forlì, Ferrara, Gradara e Pesaro. Milhares de visitantes vêm todos os anos, que desfrutam de todo o entretenimento noturno. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
6 a 7 de julho, Sedilo (Sardenha) – L’Ardia di San Costantino – Sedilo recebe uma das corridas de cavalos mais espetaculares, comemorando a batalha de Ponte Milvio (em Roma), onde Constantino enfrentou Maxêncio. Na véspera da batalha, diz-se que Constantino viu uma cruz brilhante no céu, com o texto ‘ in hoc signo vinces ‘, neste sinal você será vitorioso. Assim, ele estava certo de que sairia vitorioso, o que não é o caso dos pilotos que participam desta corrida da Sardenha. Há duas rodadas: uma corrida é realizada à noite, a outra pela manhã, quando os pilotos bebem a noite toda. Você pode imaginar que isso não melhora exatamente o desempenho …
7 de julho, Collodi (Toscana) – Viva o Pinóquio! – Em 7 de julho de 1881, a primeira história sobre esta boneca de madeira foi publicada no Giornale dei Bambini (Jornal Infantil). Ninguém poderia prever então que a história de Pinóquio seria lida em todo o mundo e que Walt Disney um dia faria um filme maravilhoso estrelado pela criação de Gepeto. Quando estiver na Toscana, é claro, comemore o aniversário de Pinóquio no Pinóquio Park em Collodi, perto de Lucca. Não espere passeios espetaculares em um carrinho, como você pode estar acostumado em outros parques de diversões. O Parque Pinóquio atrai muito mais a imaginação de crianças e adultos. Em um parque verde estão estátuas de todos os personagens principais do livro – por isso é recomendado ler a história primeiro. Aí você reconhece a raposa, o grilo e a fada e acaba na barriga da baleia, igual ao Pinóquio!
13 a 16 de julho – Certaldo (Toscana) – Mercantia – espetáculo na rua – Em julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.
14 de julho, Palermo (Sicília) – U Fistinu di Santa Rosalia – Desde 1624, os habitantes de Palermo celebram U Fistinu di Santa Rosalia, a festa de Santa Rosália, a padroeira da cidade. Rosália já viveu como uma espécie de eremita em uma das cavernas do Monte Pellegrino, nos arredores da cidade. Depois que seus ossos foram encontrados em 1624, eles foram levados pela cidade em uma procissão solene em 14 de julho. Imediatamente a cidade foi libertada da epidemia de peste predominante que já havia feito muitas vítimas. Santa Rosália, sempre representada com um rosário, também protege contra terremotos. Por volta de 14 de julho, haverá muita festa por uma semana. As festividades começam com la processione del carro , onde um grande carro alegórico (aproximadamente 9 metros de comprimento e 10 metros de altura) com a estátua do santo se move pelas ruas de Palermo. Na noite de 14 de julho, comemora-se a histórica procissão de 1624, que finalmente assegurou a expulsão definitiva da peste.
Roma (Lazio) – A Festa dos Outros em Trastevere – Noantri é como o povo de Trastevere se chama. Literalmente, isso significa ‘nós outros’, como uma clara distinção dos outros romanos, do outro lado do rio. De acordo com os habitantes de Trastevere, eles são os mais antigos e, portanto, os únicos habitantes reais de Roma. Todos os anos a partir de 16 de julho há uma festa com uma bela procissão, teatro, música, tradições e – claro – boa comida. Veja o site especial desta festa para todos os detalhes.
17 de julho – Veneza (Veneto) – Festa del Redentore em Veneza – No terceiro domingo de julho, Veneza comemora a epidemia de peste de 1577. Uma ponte flutuante é colocada de Zattere (o cais norte do distrito de Dorsoduro) para Il Redentore (na ilha de Giudecca). , que será inaugurado no sábado. Il Redentore significa literalmente ‘O Redentor’. Um nome apropriado para a igreja projetada por Andrea Palladio para agradecer o fim da epidemia de peste, que fez muitas vítimas no final do século XVI. À noite, há um espetacular show de fogos de artifício, seguido de uma missa da meia-noite no Redentor. No domingo você pode desfrutar de uma corrida de remo com barcos e gôndolas lindamente decorados.
25 de julho, Pistoia (Toscana) – Giostra dell’Orso – Os quatro distritos de Pistoia, o Leão de Ouro, o Grifo, o Cervo Branco e o Dragão competirão entre si em 25 de julho durante a Giostra dell’Orso, a ‘batalha do urso’ . Os cavaleiros competem um a um, pontuando principalmente ao perfurar o alvo em forma de urso (o símbolo de Pistoia). Se você quiser experimentar a corrida de cavalos Pistoiese, certifique-se de estar na cidade em 25 de julho. A corrida começa às 21h30, na Piazza del Duomo, e é precedida por uma magnífica procissão histórica. Certifique-se de chegar a tempo se quiser obter um bom lugar. Haverá rodadas de julgamento em 22 e 23 de julho; então você pode ter sorte e ver um ensaio geral em Domplein. A Giostra dell’Orso faz parte do chamado Luglio Pistoiese, o mês festivo de julho em Pistoia. Por exemplo, San Jacopo, o santo padroeiro da cidade, recebe um manto quente e vermelho pelos bombeiros e a salsa d’anatra (molho com pato) ferve no fogo para o maccheroni, o prato festivo que é tradicionalmente servido neste mês… em Pistoia.
30 e 31 de julho – Desfile de barcos em Pescara (Abruzzo) – Em homenagem a Santo André, um dos apóstolos, celebra-se em Pescara o último fim de semana de julho. Há, entre outras coisas, um desfile com inúmeros barcos de pesca.
28 de julho, Baía de San Fruttuoso (Liguria) – Festival Subaquático BC – Durante a Festa del Cristo degli Abissi , uma procissão muito incomum é realizada na Baía de San Fruttuoso Antes da procissão há uma missa na praia.
22 de julho, Taggia (Liguria) – Dança da Morte – Na aldeia de Taggia, a festa de Santa Maddalena del Bosco é celebrada em 22 de julho. Aos domingos, acontece uma procissão noturna pelas montanhas. No regresso à aldeia, realiza-se uma dança ritual, il ballo della morte , a dança da morte. Um homem e uma mulher dançam em torno um do outro, com a mulher fingindo desmaiar. O homem a treina com lavanda, após o que eles continuam a dançar, cantando ‘ Comedamus et bibamus, cras enim morietur’ – ‘Comemos e bebemos juntos, porque um dia estaremos ambos mortos’. No dia seguinte ainda há festa. Maddalenetta é então celebrada, incluindo um extenso almoço.
Festival de grãos em Jelsi ( Le Marche) – La Festa del Grano é antes de tudo um festival religioso. A festa é o ‘sacrifício’ que os habitantes da cidade fazem todos os anos à sua padroeira, Sant’Anna. Isso começou em 1805, quando um terremoto na região matou mais de 5.000. Curiosamente, houve poucos danos em Jelsi – algo para agradecer. Esta gratidão é demonstrada todos os anos durante uma procissão. Todos os vagões são feitos de grãos – uma visão espetacular!
Festivais gastronômicos de verão
O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!
Durante o Festa del Polpo, realizado em meados de julho no Parco Santa Costanza de San Vincenzo (Livorno), você pode saborear o mar, com inúmeros pratos de peixe, mariscos e, claro, todos os tipos de lulas. Em Zeddiania (Sardenha), eles mantêm as coisas simples. Lá eles celebram a Sagra del Pomodoro todo verão. Porque o que é a Itália sem tomates? Você pode saborear todos os tipos de pratos com tomate, frios e quentes.
Durante quase todo o mês de julho, Capannori (perto de Lucca) é dominada por porcini , cogumelos porcini. Todo fim de semana você pode se deliciar com macarrão com porcini, crostini com porcini e sopa de cogumelos porcini local, acompanhado, é claro, de um bom copo de vinho.
Mais refrescante é a Sagra del Cocomero (melancia) em Montemurlo, na Toscana. Talvez o mais divertido seja o Campeonato Nacional de Comer Melancia, que acontece todo mês de julho em Sissa (Emilia-Romagna). Infelizmente, a data exata para isso ainda não foi fixada, mas não deixe de perguntar se você estiver na área até lá!
7 a 16 de julho – Pistoia Blues Festival (Toscana) – Todo verão, Pistoia hospeda o Pistoia Blues Festival , um grande espetáculo de blues que já viu estrelas internacionais como BB King, The Doors e Eric Clapton se apresentarem no passado.
Ainda mais música!
Mundialmente famoso é também o festival de jazz de verão em Perugia, Umbria Jazz com apresentações promissoras todos os anos. Pescara é o palco do festival anual de jazz Pescara Jazz ; Veneza hospeda o Festival de Jazz de Veneza .
Em Vetralla Opera Extravaganza organiza duas noites musicais atmosféricas. No sábado, 16 de julho, você pode desfrutar de Il Segreto della Gioconda (uma ópera cômica) e no sábado, 30 de julho, Cinema sotto le Stelle (com fragmentos de música ao vivo de filmes famosos).
Stresa, perto do Lago Maggiore, recebe o Stresa Festival todo verão , um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!
durante todo o mês de julho – Verona (Veneto) – Ópera na Arena – A Arena de Verona, quando foi construída, no século I d.C., ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona. Leia o texto Uma noite de Ópera na Arena de Verona
Ainda mais ópera ao ar livre
Destacam-se o festival de ópera em Tuscia (Lazio), com muitas óperas famosas e outras apresentações musicais, e o Festival La Versiliana, na costa da Toscana.
De meados de julho a meados de agosto, em Macerata (Le Marche), os sons da ópera ecoam no ar da noite. Aqui as óperas são realizadas no atmosférico Sferisterio. Durante o Festival de Ópera Sferisterio você desfrutará de Il Flauto Magico , La Traviata e L’Elisir d’Amore.
durante todo o mês de julho – Torre del Lago (Toscana) – Puccini Festival – Chamado Puccini e la sua Lucca , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.
Mais escalas na Toscana
Lucca é o palco do Festival de Verão anual . A Piazza Napoleone é palco de muitos artistas italianos e internacionais, muitas vezes com grandes nomes. Este ano, entre outros, Queen of the Stone Age, Ringo Starr, Gorillaz, Nick Cave & the Bad Seeds, Lenny Kravitz, Norah Jones e Gianni Morandi. Ótimo para balançar até altas horas!
Siena recebe música de câmara no verão, durante o festival Incontri em Terra di Siena. Também durante o Estate Musicale Chigiana, encontros musicais de verão organizados pela Accademia Musicale Chigiana, a música é tocada em alto nível.
Uma vez por ano Andrea Bocelli dá um concerto no Teatro del Silenzio em Lajatico . Em 2022, será na quinta-feira, 28 de julho.
até dia 10 de julho – Spoleto (Úmbria) – Festival dei Due Mondi – Todos os anos, Spoleto recebe o Festival musical dei Due Mondi, o Festival dos Dois Mundos. Não faltam espectáculos para ver, com algo para todos: teatro, dança, música, literatura, artes visuais… Não só de artistas italianos, porque como o nome sugere, o festival é um encontro simbólico entre dois mundos, o do italiano e a da cultura estrangeira, principalmente americana.
8 de julho a 3 de setembro – Os sons de Wagner sobre a água – Ravello (Costa Amalfitana, Campânia) – O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Em um cenário único, com uma bela vista para o mar, você pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.
até 22 de agosto de 2022 – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – O Teatro Romano de Fiesole , uma bela cidade nos arredores de Florença, sediará o Estate Fiesolana , um dos festivais ao ar livre mais antigos da Itália, de 21 de junho a 22 de agosto de 2022. Este verão, durante a septuagésima quinta edição, você pode desfrutar de música, teatro, filmes e outras apresentações no ambiente atmosférico do antigo teatro romano. Artistas performáticos incluirão Drusilla Foer, Giovanni Allevi, Pino Daniele Opera, Tribute to Morricone, Vasco Brondi, Fulminacci e Fantastic Negrito.
16 a 26 de julho de 2022 – Florença (Toscana) – MusArt Festival – a Piazza della Santissima Annunziata será o pano de fundo doMusArt Festival, incluindo Roberto Bollo, Fiorella Mannoia, Vinicio Capossela e Achille Lauro. Diz a tradição que o Festival MusArt termina com um concerto ao nascer do sol, no dia 26 de julho, às 4h45, com Dado Moroni em palco este ano.