Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Umbria Jazz, um dos melhores festivais de música da Itália

Conheça o Umbria Jazz, um dos melhores festivais de música da Itália, e um dos mais importantes festivais de Jazz da Europa.

Introdução

Todos os anos em julho, no centro histórico de Perugia respira-se uma atmosfera única. Quem teve a sorte de experimentar em primeira mão o Umbria Jazz  entende o que quero dizer. E garanto que é um evento interessantíssimo, ainda mais numa cidade encantadora e medieval como a de Perugia, que explode de vida durante o evento com cantos,  vozes, vibrações e melodias Jazz e não só, pois não é uma “honra” reservada apenas para aqueles de conhecedores de jazz.

Umbria Jazz - Umbria
Michael Clements, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Umbria Jazz é, sim, um evento emocionante para os fãs de música jazz, mas também, e sobretudo, para quem ama música. Se você é um especialista em jazz ou não, pouco importa. Visitar Perugia durante os dias de Umbria Jazz é uma boa, realmente muito boa ideia!

A primeira boa razão para visitar Perugia durante Umbria Jazz é óbvia: a música. Ao longo dos anos, o  Umbria Jazz trouxe para Perugia os maiores nomes do jazz internacional, além de outros gêneros de música, do Blues ao Gospel, do Rock al Pop, ao Rhythm’n’Blues à música brasileira.

Uma das coisas que mais me impressionou é o fato de que grande parte dos shows são gratuitos, e acontecem nas ruas da cidade. Alguns nos vários palcos montados pelo centro da cidade, mas também nas ruas (com artistas e músicos de rua, praticamente 1 ou 2 por esquina).

Há, claro, concertos pagos, que acontecem na Arena di Santa Giuliana. Os mais importantes são realizados a cada noite na Piazza IV Novembre e do Jardim Carducci. Boa música e performances completamente gratuitas e de qualidade em um dos mais belos centros históricos de Itália: como ser melhor que isso?

O Umbria Jazz dá ao centro histórico de Perugia uma nova cara, alegre, exuberante, tremendo de energia. Onde você caminha ouve jazz, bossa nova, blues, gospel, até mesmo rap!

Você pode pensar então que se forma uma multidão, milhares de pessoas… etc etc… pois errou! Fica sim cheio, mas nas ruas o clima é leve, nos shows vão famílias inteiras, casais, você pode apreciar o show sentado no bar, como sentado nas escadarias da igreja… sem empurra-empurra e num ambiente bem relaxado.

A Umbria Jazz tem público heterogêneo, e a emoção de participar em algo bonito e especial é a mesma para todos.

Como foi em 2015:

Foi um programa recheado, que deu ênfase aos duetos, onde Herbie Hancock reuniu-se com Chick Corea, como Tony Bennett com Lady Gaga, como fez o jovem gênio do piano na Itália, Danilo Rea com Ramin Bahrami, e claro, como foi a grande reunião de Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

Na Piazza Novembre IV, a praça central de Perugia, Alissia e seus Funkateers foi um dos shows mais animados, eu não os conhecia e fiquei do início ao fim.

Os destaques populares foram os duetos de Tony Bennett e Lady Gaga, e a grande reunião (50 anos de aniversário) dos dois ícones musicais brasileira – Caeatano Veloso e Gilberto Gil. Eles trouxeram a alegria plena da Bahia, e fizeram todos se levantarem das cadeiras (sim a arena foi coberta com confortáveis cadeiras e arquibancadas) e dançarem ao som de Tieta,  e em êxtase cantar parte do repertório do show junto com eles.

E esse foi apenas um festival como só o Umbria  Jazz pode oferecer.

Em 2021:

O evento será realizado em Perugia até o dia 18 de julho, com muitas regras anti-contágio COVID. Paolo Fresu também é esperado entre os artistas, mas devido à persistência de algumas restrições de viagens em alguns países, o concerto de Tom Jones agendado para 13 foi cancelado.

Umbria Jazz 2021 será realizado em Perugia de 9 a 18 de julho e oferecerá vários eventos ao vivo, apesar da pandemia. Vários cuidados e precauções para evitar o contágio, incluindo a obrigatoriedade de máscaras e assentos, todos numerados e espaçados.

Os Locais

Uma nota da Fundação afirma que não será possível garantir o desenrolar de uma edição normal, como as anteriores ao Covid-19, mas é um forte sinal de recuperação e um gradual voltar à normalidade, que é o que mais precisamos depois de mais de um ano de sacrifícios. O festival certamente voltará à Arena Santa Giuliana e a alguns lugares históricos como o teatro Morlacchi. Portanto, não haverá caixas na Piazza IV Novembre ou nos Jardins Carducci.

 

O programa 2021

Vamos agora ver alguns dos  eventos mais importantes do Umbria Jazz 2021. Para o PROGRAMA COMPLETO CLIQUE AQUI.

  • 9 de julho: Wynton Marsalis e Jazz na Orquestra do Lincoln Center
  • 10 de julho: Stefano Bollani – Billy Hart Quartet feat. Ethan Iverson
  • 11 de julho: Trio Julian Lage – Enrico Rava – Fred Hersc – “Al gir dal bughi” – Dino Piana, Enrico Rava, Franco Piana – Dado Moroni, Gabriele Evangelista, Roberto Gatto
  • 12 de julho: façanha Cecile McLorin Salvant Duo. Sullivan Fortner – BOKANTÉ
  • 13 de julho: Projeto especial para “Correspondence” da Umbria Jazz – GIANLUCA PETRELLA, PASQUALE MIRRA
  • 14 de julho: Brad Mehldau Trio e uma noite com o Branford Marsalis Quartet
  • 15 de julho: “Heroes – Tribute to David Bowie” PAOLO FRESU – “Voodoo Cello” IMANY
  • 16 de julho: “Odisséia Africana” ANGÉLIQUE KIDJO
  • 17 de julho: “Viento y Tiempo” GONZALO RUBALCABA e BANDA AYMÉE NUVIOLA “Viento y Tiempo” – CIMAFUNK
  • 18 de julho: “Astor Piazzolla 100 anos” QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA
    GINO PAOLI & DANILO REA
    FUNK no palco com GINO PAOLI

O programa completo você encontra no site oficial, a lista é bem extensa. Não perca!!!

xxxx

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.