Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

A primeira viagem para um país é sempre a que gera mais ansiedade e nervosismo, porque vai ser o primeiro contato direto com aquela cultura e nova atmosfera. A preocupação de quais são as cidades, atividades e experiências ideias para essa primeira visita, muitas vezes tornam o processo de organizar o roteiro e montar o itinerário estressante, e pode até mesmo custar muito mais tempo que o necessário para construir o seu plano de viagem. Por isso decidimos listar 10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália.

Pensando em facilitar esse processo de seleção de cidades e experiências para se viver em uma primeira viagem para a Itália, selecionamos 10 cidades imperdíveis para fazer parte desse momento.

Leia e se prepare:

IMPORTANTE:  não é que na sua primeira viagem você TEM que ver essas 10 cidades. Eu sou a favor da viagem “slow”, tranquila e se você não tem muitos dias disponíveis, não tente fazer todas elas, mas selecione algumas dessa lista, que resume um pouco das belezas deste país. Aproveite!

Roma

Roma é a capital da Itália e a cidade que abriga alguns dos pontos turísticos mais visitados e admirados do país e do mundo como o Coliseu, Panteão, Fontana di Trevi, dentre outros. Caminhar por Roma é caminhar por uma cidade milenar e por milhares de anos de história, então nem mesmo uma vida seria suficiente para conhecer toda a grandiosidade desse lugar, mas com certeza separar pelo menos dois dias da sua primeira viagem para apreciar a cidade é imprescindível.

Quer conhecer mais sobre Roma?

  • Viva a experiência incrível de ver Roma iluminada, tirar fotos e apreciar a beleza dos mais belos monumentos durante a noite em um Tour Roma Iluminada
  • Transporte-se para a era romana em uma imersão pela história e arquitetura em um Tour pelos Castelos Romanos
  • Reserve com a gente um city tour em Roma e conheça o melhor da cidade com um guia em português
  • Vai passar por Roma e ainda está em dúvida de como montar o seu itinerário? Aqui vai uma sugestão de roteiro de 2 dias em Roma

Canal Grande Veneza

Veneza

Você com certeza já ouviu falar que Veneza é uma das cidades mais românticas do mundo, e de fato é e é impossível não se apaixonar. A capital do Vêneto, localizada na região norte da Itália, é sem dúvidas um ponto de parada obrigatório para quem visita o país.

Formada por 117 ilhas que são ligadas por 400 pontes e possui 150 canais navegáveis, essa é a cidade sede do Carnaval mais famoso da Itália e é uma das diversas cidades italianas em que não se fala apenas o italiano.

Quer saber mais sobre Veneza?

Florença

Florença é a capital da Toscana e a cidade mais visitada da região, tem origem Romana, foi fundada no ano 59.a.c, traz hoje em seus prédios e praças a herança de um período fértil para a arte e a ciência: o renascimento. Durante os séculos 16 e 17, Florença foi o maior centro criativo de toda a Europa. Governada por 300 anos pela família de banqueiros Medici, que investia pesado no conhecimento em várias áreas, Florença ficou para sempre ligada a nomes como Dante Alighieri, Maquiavel, Michelangelo, Botticelli e Leonardo da Vinci. 

Como na cidade você encontra uma diversidade de arte e história em suas ruas, igrejas, praças e museus e o que não falta são opções de passeios culturais e gastronômicos para aproveitar a região, o ideal é separar pelo menos 3 dias para poder viver um pouco mais da atmosfera dessa metrópole.

Quer saber mais sobre Florença?

Duomo de Milão - Lombardia - Itália

Milão

Milão é a capital da Lombardia, região localizada no norte da Itália. Conhecida como a capital mundial da moda e do design, mas vista também como uma referência artística de projetos arquitetônicos ricos e cheios de sofisticação.

Além de um pólo histórico e cultural, é uma cidade de grande importância financeira para o país, já que onde está localizada a bolsa de valores nacional. O tempo mínimo que indico de estadia em Milão são 3 dias, para que apreciar e se impressionar com toda a pluralidade de pontos turísticos que vão desde igrejas, museus, castelos e até estádio de futebol.

Para não ficar perdido no que fazer na cidade, o ideal é fazer o City Tour com visita ao Duomo para ir logo no básico!

Quer saber mais sobre Milão? 

Verona

Destino típico para viagens de lua de mel ou de bodas, essa é Verona a famosa cidade da história de Shakespeare, Romeu e Julieta. Localizada no Vêneto, região norte da Itália, possui um bairro medieval antigo erguido às margens do rio Ádige e a tradição da música clássica e da ópera.

Fundada por povos celtas e logo depois tomada pelos romanos, o seu primeiro nome foi Augusta. Mas depois de ter sido capital do Reino Lombardo, essa cidade tornou-se uma colônia para os monges beneditinos. A sua importância é tanta para a Itália, que a cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Quer conhecer mais sobre Verona?

Pisa

Visitar a famosa torre torta de Pisa provavelmente já estava nos seus planos para a sua primeira viagem para a Itália, mas a verdade é que Pisa tem muito mais a ser visto do que apenas a torre. Poucos turistas saem da Piazza del Duomo para descobrir a cidade, os que o fazem se impressionam, com seu “lungarno” romântico, vielas pitorescas, vários museus, porto turístico e praias de dunas como Tirrenia, Calambrone e Marina di Vecchiano (minha preferida).

Para quem gosta de se conectar mais com a história e com a arte, o que não faltam são opções incríveis de museus e monumentos fora da rota turística, que vão te permitir conhecer o que os batidos “guias” e “roteiros” não oferecem.

Quer saber mais sobre Pisa?

 

Lucca

Localizada na Toscana, Lucca é uma cidade à beira do rio Serchio, conhecida pelas suas muralhas renascentistas bem preservadas que circundam o centro histórico e suas ruas de paralelepípedos. 

Um dos principais pontos que atraem a atenção de turistas para a comuna é o turismo religioso, já que é uma grande meta de peregrinação e é onde está o Volto Santo e o corpo incorrupto de Santa Zita.

Quer saber mais sobre Lucca?

Siena

Siena

Localizado no coração da Toscana, Siena pode ser facilmente alcançada a partir das outras cidades da região, de carro, trem ou ônibus. Visita-la é quase um transporte de volta à idade média! O centro da cidade fica em um terreno colinar, por isso você pode esperar um pouco de escalada, mas a cidade é muito pequena e os principais pontos turísticos ficam próximos um do outro.

Quer saber mais sobre Siena?

Nápoles

Localizada no sul da Itália na região da Campânia, Nápoles é a terceira cidade mais populosa do país, atrás de Roma e Milão. Conhecida por suas cafeterias e docerias deliciosas nas colinas de Vomero, da onde se pode admirar a vista azul do Mar Tirreno e acessar por meio de teleférico e das quais se contempla o azul do Mar Tirreno. Dentre as diversas coisas para se fazer nessa comuna, estão admirar o vulcão Vesúvio, a grandiosidade das diversas igrejas, a Cappella di San Severo e o Monastero di Santa Chiara. Para quem gosta de imergir na parte cultural e artística tem o Teatro di San Carlo, já para quem gosta de voltar na parte antiga e nos castelos tem o Castel dell’Ovo e Maschio Angioino. 

Quer conhecer a cidade sem preocupações? No nosso tour completo por Nápoles você aproveita a cidade e aprende a história de cada ponto turístico com um guia em português. Para quem procura algo mais rápido e pontual, temos o city tour de apenas 3h com foco nos pontos de destaque da cidade. Ou para quem quer uma experiência ainda mais única, temos um city tour especial com museu arqueológico.

Gunnar Bach Pedersen, Public domain, via Wikimedia Commons

Assis

Assis está localizada em um vale pitoresco rodeado por colinas cobertas de vinhedos na Úmbria e é a terra natal de São Francisco. Aqui você poderá viver a experiência de seguir os passos de São Francisco e Santa Clara,  pelas ruas sinuosas e becos desta cidade medieval, além de admirar os tesouros históricos e artísticos. Dentre as coisas para fazer estão visitar a bela Basílica de São Francisco de Assis para admirar os afrescos de Giotto que ilustram a vida de São Francisco, passear pela rua principal de Assis para apreciar os pitorescos edifícios medievais, Templo Romano dedicado à deusa Minerva, Igreja Nova ( antiga casa onde morou São Francisco), Capela de São Francisco ( construída no local onde nasceu o santo), Basílica de Santa Clara (túmulo de Santa Clara e relíquias). Tudo isso você pode experienciar com um tour em Assis com guia em português tornando ainda mais fácil o entendimento e a comunicação.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

6 comentários em “10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália”

    1. Cecilia Fallani

      Qual o melhor período para ir para a Itália? Eu e o meu marido estamos pensando em final de setembro inicio de outubro , por 12 dias sem correria..
      Pode nos ajudar por favor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *