Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

15 Atrações imperdíveis em Milão

Qual a primeira cidade que vêm a mente quando fala da Itália? Provavelmente Roma ou Milão, não é mesmo? Mas não é tão estranho ter essa segunda cidade como uma das mais famosas.

Cheia de vida, Milão é conhecida como a cidade da moda, mas o que poucos sabem é que é possível encontrar boa parte da história italiana caminhando pelas ruas dessa cidade.

Fundada em 590 a.C. e chamada de Medhelan, essa é uma das cidades mais antigas do mundo. Dominada a princípio por celtas, em 222 a.C ela passou a se chamar Mediolanum.

Em meio a tantas reviravoltas históricas, ela acabou se tornando a capital do Império Romano Ocidental, sendo responsável por conceder um dos maiores privilégios a todos os seus cidadãos: liberdade e direito de ter a sua fé.

Apesar de hoje essa ser uma atitude até que banal com todos os direitos que foram conquistados, naquela época Milão deu um grande passo para chegar no que vivenciamos atualmente.

Centro comercial, financeiro e industrial de grande importância mundial, não só para Itália, já que é aqui que é sediada a Bolsa de Valores da Itália, Milão é reconhecida em todos os países do globo terrestre.

Inclusive é aqui que é realizada a maior exposição da Europa, a Feira de Milão. Além de outros eventos, como a Feira de Design e o Salão do Automóvel.

Mesclando modernidade com tradições antigas, é fácil ficar impressionado e até mesmo um pouco desnorteado em meio a tantos pontos turísticos para ver, seja igrejas, museus, castelos e até estádio de futebol.

Se você ficou encantado por essa introdução, não deixe de conferir 15 pontos turísticos imperdíveis se for visitar essa cidade italiana. Confira quais são eles a seguir.

Duomo de Milão - Lombardia - Itália

1 – A Última Ceia de Leonardo da Vinci

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar em uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci, a Última Ceia, também conhecida como Il Cenacolo di Leonardo Da Vinci.

Pois então, esse é um dos pontos mais famoso e visitado em Milão. Mas se você quiser visitar o quadro e entender um pouco mais porque essa obra é tão importante no mundo inteiro é melhor comprar o ingresso com antecedência.

Isso porque a concorrência para ver uma das obras primas de Leonardo Da Vinci é grande. Sendo um afresco — pintada na parede —, ela pode ser encontrada no antigo refeitório do convento adjacentes de Santa Maria delle Grazie.

Concluída em 1498, Leonardo Da Vinci levou 3 anos para concluir essa obra prima, que rivaliza com a Monalisa exposta no Louvre em Paris, França.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

2 – Duomo di Milano

Apesar do seu nome oficial ser Catedral Metropolitana da Basílica da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, esse ponto turístico é mais conhecido como Duomo di Milano.

Essa é uma catedral da arquidiocese de Milão, dedicada a Santa Maria Nascente. Mas esse não é o fato mais interessante sobre o Duomo di Milano: ela é uma das maiores igrejas que você poderá encontrar na Itália.

Agora em comparação mais abrangente, ela é a quarta maior igreja do mundo em área e a sexta se levarmos em conta o seu volume. Porém, isso não é uma coincidência.

Ela foi desenhada incialmente por Pellegrino Tibaldi com dois andares e várias colunas coríntias, além de uma nave central. Porém, depois da Carlos Borromeu, Arcebismo e Cardeal da Itália, o projeto passou para o seu rival.

Em resposta a esse reconhecimento, Martino Bassi fez um novo desenho que hoje é a fachada do Duomo di Milano.

Caso queira conferir por si mesmo o resultado dessa projeção um pouco conturbada, não deixe de se planejar desde já e pense na possibilidade de contratar um tour para não perder nada.

3 – Estádio San Siro

Agora se você é fã de futebol e só decidiu viajar para Milão para conhecer o estádio do seu time, não deixe visitar o San Siro ou Giuseppe Meazza. Ficou confuso? Te explicamos melhor a seguir.

O estádio é compartilhado por dois times diferentes desde 1925 quando o local foi construído, por isso dependendo do time que você torce o nome irá mudar:

  • Estádio San Siro para os torcedores do Milan
  • Estádio Giuseppe Meazza para os torcedores do Internazionale

4 – Pinacoteca Di Brera

A Pinacoteca Di Brera é sem dúvidas uma das pinacotecas mais importantes da Itália. Construída entre os anos de 1651 e 1773 com mais de 24 mil metros quadrados, aqui são reunidas diversas obras da arte moderna e antiga.

Você também aproveita para conhecer as coleções de pinturas mais célebres da Itália de várias escolas, como as obras venezianas e lombardas. Entre as obras mais importantes podemos citar:

  • Casamento da Virgem de Rafael, Lo Sposalizio
  • Lamentação e Duas Madonas, Giovanni Bellini
  • Conde Antonio Porcia e São Jerônimo, Ticiano
  • Descoberta do Corpo de São Marcos e Descida da Cruz, Tintoretto

Inclusive ao entrar no pátio é possível ver a imagem de Napoleão I do escultor Canova, criada em 1809.

Também chamada de Academia de Belas Artes de Brera, ela foi criada em 1776 pelo decreto da então imperatriz, Maria Teresa da Áustria. Veja quais os horários de funcionamento e já coloque no seu roteiro de viagem.

5 – Castelo Sforzesco

Em Milão você também encontra um lugar fascinante, que encanta até os morados, o Castelo Sforzesco que foi construído no século XV pelo Duque de Milão, Franceso Sforza.

Hoje esse é o lar do Musei del Castello Sforzesco, que inclui a última obra-prima de Michelangelo, “Pietà Rondanini”, que foi deslocada em 1953 do Palazzo Rondanini na capital da Itália, Roma.

Porém ao contrário de outros monumentos que foram construídos do zero, o Castelo Sforzesco foi erguido a partir dos restos de uma antiga fortificação medieval do século XIV, conhecido como Castello di Porta Giovia.

Se você gosta de história e esse nome parece ser familiar, é porque este foi um dos quatros castelos usados no Império Romano como defesa contra invasores. Inclusive a Torre de Filarete com 70 metros de altura.

6 – Código Atlântico

O Código Atlântico é uma obra com doze volumes de Da Vinci. Ao total são 1.119 páginas com vários registros dos anos entre 1474 e 1519, que engloba diversos temas, como matemática, mecânica e arquitetura.

Porém a importância histórica, artística e cultural dessa obra é ainda maior. Isso porque, nessas páginas contém testemunhos da época que o Leonardo Da Vinci ficou em Milão.

Se quiser ver com os seus próprios olhos o valor desse documento, você deve ir até a Pinacoteca Ambrosiana, na sala Federiciana, e assim conferir essa extensa obra.

 

7 -Galeria Vittorio Emanuele II

Unindo a praça Duomo à Praça Scala está a Galeria Vittorio Emanuele II, que é o cruzamento de duas vias, formando um octógono, que possibilitou a criação de uma galeria fechada.

Construída em somente 2 anos, esse lugar é inacreditavelmente lindo e te deixará de “boca aberta” na primeira vez que visitar Milão, já que a cúpula conta com 48 metros acima do piso de mosaico.

Chamada pelos italianos de “il salotto” — o salão, em português — essa é uma estrutura arquitetônica moderna da Itália, que hoje é considerada um grande exemplo da construção industrial de ferro e vidro do século XIX.

Além da bela estrutura, o que chama também a atenção é variedade de restaurantes lojas locais, que te ajudam a conhecer ainda mais a cultura dos moradores locais.

 

8 – Teatro alla Scala

Em geral, os teatros no mundo inteiro são imponentes, não é mesmo? Mas o Teatro alla Scala é ainda mais impressionantes com sua fachada em estilo neoclássico e acomodações para 2.800 pessoas.

Aqui você poderá assistir a diversos espetáculos, como de ballet. Assim, na primeira vez que entrar no edifício, você, provavelmente se sentirá transportada no tempo de imperadores e imperatrizes.

Nesse mesmo edifício está o Museo Teatrale alla Scala, onde está uma coleção com os trajes mais marcantes das produções que passaram pelo teatro de Milão.

Além disso, também é possível encontrar várias lembranças históricas de apresentações marcantes, como Verdi, Rossini e o famoso maestro Arturo Toscanini.

Se você ficou interessado no Teatro alla Scala e Museo Teatrale alla Scala, já coloca no seu roteiro de viagens. Existem dois modos de conhecer o seu interior, durante as apresentações ou quando não houver ensaios em andamento.

9 – Igreja Santa Maria delle Grazie

A Igreja Santa Maria delle Grazie é um ponto turístico obrigatório para quem vai até Milão, já que é lá que você encontra a famosa obra de Leonardo Da Vinci, que comentamos acima, a Última Ceia.

Assim, se você não quiser enfrentar filas e já garantir o seu ingresso é possível comprá-lo pela internet.

Além disso, a Igreja Santa Maria delle Grazie é grandiosa e com várias pinturas e entalhes que vão te impressionar, não importa para onde esteja olhando. Fique atento aos horários:

10 – Parque Sempione

Se você gosta de passar um tempo ao ar livre, seja para descansar depois de uma caminha por Milão ou para aproveitar a paisagem, o Parque Sempione é um destino interessante.

Localizado atrás do Castelo Sforzesco, o Parque Sempione era o antigo jardim real. Reformado, hoje esse é o lugar preferido dos milhares de milaneses que moram ali.

11 – Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia

O Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia é outra opção para aproveitar o ar livre, mas menos conhecido pelos turistas. Assim, se você preferir aproveitar esse momento de tranquilidade sozinho, essa é uma alternativa interessante.

Originalmente conhecido como Giardini Pubblici Indro Montanelli, os milaneses deixaram esse nome de lado para chamá-lo de “di Porta Venezia”.

Esse é o primeiro parque público de Milão. Aqui você encontrará todo tipo de atrativo: parques de diversão, o Museu da História Natural e o Planetário.

12 – Quadrilátero da moda

Milão é reconhecida pelo mundo da moda, com vários estilistas conceituados desenvolvendo os seus designs em suas elegantes vias. Por conta disso, quatro vias importante foram chamadas de quadrilátero da moda.

São elas: a Via Monte Napoleone, Via Alessandro Manzone, Via della Spiga e Via Corso Venezia, que sediam as principais lojas de grife do mundo inteiro.

Assim, se você quer aproveitar a viagem e adquirir o que melhor há no mundo da moda, esse é o momento certo.

13 – Arco della Pace

Perto do Castelo Sforzesco está outro ponto turístico impressionante, o Arco della Pace, uma obra em estilo neoclássica milanesa construída no século XIX.

Se você pesquisar na internet o tamanho pode até não impressionar, mas ao vivo é bem diferente, já que são 25 metros de altura e 24 metros de largura, além de carruagens puxadas por cavalos feitas de bronze.

14 – Igreja de St. Maurizio Corso Magenta

Para você que queria conhecer as igrejas espalhadas pela Itália quando comprou a passagem, não deixe de conhecer a Igreja de St. Maurizio Corso Magenta, construída em 1503 com estilo renascentista.

O seu interior é belíssimo com vários afrescos que datam do século XVI, além de detalhes em ouro e um maravilhoso órgão gigante que dá ainda mais um ar de imponência para o local.

 

15 – Navigli

Por último, que tal conhecer um bairro boêmio de Milão? Navigli é o lugar ideal para visitar e aproveitar a noite, se você quiser aproveitar a cidade ao máximo e conhecer os costumes noturnos.

Bem receptíveis, os milaneses te receberão de braços abertos. Tudo em clima de alegria, amizade e respeito mútuo para aproveitar o que de melhor essa cidade italiana tem a oferecer aos seus turistas.

Inclusive em abril, o bairro recebe a Festa di Fiori, que deixa as ruas cheias de flores, e durante a Festa del Naviglio é possível aproveitar vários shows e procissões, para deixar a visita ainda mais inesquecível.

Conclusão

Viu como existem diversos pontos turísticos imperdíveis para visitar quando for até Milão? Assim, não deixe para depois e já coloque no seu roteiro os lugares que mais te encantaram.

Inclusive se você quiser ter um tour guiado pela cidade, você pode contar com o TourNaIntalia.com. Totalmente em português, essa é a oportunidade que você estava esperando para compreender a sua história.

Acesse o nosso site e veja como podemos te ajudar!

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

2 comentários em “15 Atrações imperdíveis em Milão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *