Ruínas antigas, museus de arte, praias de água cristalina e vinhedos espetaculares são apenas alguns dos motivos que fazem o país da bota um lugar tão especial no mundo. Mas, além de todos estes lugares deslumbrantes, você também precisa conhecer as áreas termais mais bonitas da Itália.
A Itália é um país que oferece muitas maneiras de relaxar e de desfrutar a beleza da natureza. Em um só lugar, você pode respirar o ar fresco da montanha ou sentir a brisa do mar.
Porém, com toda a certeza nada é mais revigorante do que um longo fim de semana em um spa, não é mesmo?
Os banhos termais são um verdadeiro hobby, eu diria até que uma verdadeira tradição na Itália, muito mais antiga do que parece.
Afinal, foram os romanos que construíram os primeiros balneários nas nascentes das águas termais na Itália. Para eles, as termas eram um verdadeiro ritual cotidiano.
Hoje em dia, muitos desses estabelecimentos continuam a ser frequentados por italianos e turistas que buscam não só relaxar, mas também o poder curativo contido nas substâncias dessas águas.
Então vamos ver quais são as 7 áreas termais mais bonitas da Itália.
Índice:
1. Terme Euganee ou Colli Euganei
O “Terme Euganee” (spas termais Euganei) é um famoso destino termal localizado na região de Veneto, no norte da Itália.
O destino termal, que cobre uma área de 36 km, está rodeado pela bela paisagem das Colinas Euganen e compreende cinco cidades: Abano, Montegrotto, e Galzignano, Battaglia e Monteortone di Teolo.
Com mais de 110 estações termais, Euganee é o maior centro termal europeu, e oferece banhos de lama e spa.
Nesta área, as águas termais nascem de forma espontânea desde tempos remotos e são a base de todos os serviços de spa da região. Suas águas meteóricas, que possuem uma temperatura de 87 ° C, são únicas no mundo.
As Termas Euganee são o destino perfeito para férias super relaxantes e com contato direto com a natureza.
2. Saturnia
Os banhos termais de Saturnia estão localizados na cidade medieval de Saturnia, na área de Maremma, na Toscana.
Localizada no sul da região, Saturnia é um destino popular para os habitantes locais há décadas, mas só apareceu no cenário mundial nos últimos anos, quando fotos aéreas da região mostraram como essa área realmente é bonita.
Em Saturnia, na área denominada Cascate del Mulino, a água desce por um declive criando uma série de piscinas naturais degradantes de água translúcida, caindo lentamente em cascata em direção a um pequeno rio.
No topo, ainda existe um antigo moinho, com vista para a água, e ao seu redor as fabulosas colinas onduladas pelas quais a Toscana é famosa.
A água em Saturnia corre a cerca de 37,5ºC, logo acima da temperatura corporal, e no inverno é possível ver o vapor subindo das pequenas piscinas, adicionando um toque de magia e misticismo ao local.
O Cascate del Mulino de Saturnia pode ser visitada gratuitamente. Saiba mais no texto: Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
3. Bagno Vignoni
Bagno Vignoni é uma bela e minúscula vila na pitoresca Val d’Orcia, famosa por uma maravilhosa fonte termal que atrai visitantes desde os tempos antigos.
A água quente flui naturalmente do subsolo e alimenta não apenas os centros de spa dentro e ao redor da vila, mas também a impressionante fonte central na praça principal da vila.
A presença da água torna o Bagno Vignoni verdadeiramente especial: enquanto a piscina principal da piazza não é acessível aos banhistas, vários hotéis estão equipados com belas piscinas termais que também oferecem passes diários.
No nosso texto Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis – te indicamos um lugar para acessar as aguas termais gratuitamente!
4. Chianciano Terme
Chianciano Terme é uma cidade moderna no sul da Toscana, famosa por suas fontes termais e casas de banho que oferecem tratamento para ajudar na saúde física e mental das pessoas.
Ao contrário das outras fontes termais da Toscana, este não é um local de grande charme, mas sim um local bem equipado e funcional, perfeito para quem deseja uma pausa no spa termal mais do que um mergulho em água de nascente natural.
São vários os estabelecimentos que oferecem tratamentos, alguns mais voltados para a saúde e outros mais para o relaxamento.
Leia nosso texto: Chianciano Terme: território etrusco com águas termais
5. Ischia
Ischia é uma pequena ilha localizada na região da Campânia, no sul da Itália.
Graças à sua natureza vulcânica, Ischia é um dos centros termais mais importantes da Europa. Todo o território é caracterizado pela presença de ramos, lamas e campos de fumarolas.
Suas águas termais são alcalinas e cheias de minerais, incluindo cloro, enxofre, iodo, ferro e potássio. As águas podem ser utilizadas para diversos fins medicinais, dependendo de sua composição química.
Elas são usadas principalmente para o tratamento de reumatismo, artrose, neuralgia, fraturas de ossos, doenças respiratórias e doenças de pele.
A ilha possui inúmeros resorts de spa, onde os tratamentos e curas são ministrados em diferentes métodos, como por meio de inalação, duchas, terapia de ozônio, banhos de vapor e massagens subaquáticas.
Ischia é o destino perfeito para quem procura férias relaxantes. A ilha oferece não só spas termais, mas também praias incríveis de água cristalina!
6. Sirmione
Sirmione não é famosa apenas por seus banhos termais, mas acima de tudo pela beleza da vila medieval adjacente. A cidade fica localizada no Lago de Garda e suas nascentes subterrâneas alimentam os estabelecimentos do local.
Com toda a certeza, Sirmione e suas águas termais são um perfeito destino romântico, ideal para um fim de semana em casal. Até o poeta romano Catulo escolheu a cidade como local para morar. Inclusive, as ruínas da casa do poeta podem ser visitadas.
7. Salsomaggiore Terme
Muitos conhecerão este lugar como o famoso lugar onde acontece o “Miss Itália” todos os anos. Essa cidade fica na região da Emília-Romanha, província de Parma.
Contudo, os antigos banhos, na província de Parma, eram usados pelos celtas e romanos devido a suas famosas propriedades terapêuticas.
Os banhos ainda são usados hoje, mas seu desenvolvimento máximo remonta a 1800, quando a cidade se tornou um centro de grande importância para o turismo termal.
Ainda hoje podemos ver os maravilhosos edifícios Art Nouveau que dão um requinte de outros tempos à cidade Sendo assim, este é o destino ideal para aliar o relaxamento do spa, um passeio na natureza e também uma viagem gastronômica pela gastronomia local.
Dicas para visitar as áreas termais na Itália
1.Traga sapatos de água
O solo das áreas de águas termais é bastante rochoso e assim, os chinelos não oferecem muita proteção e conforto.
Por isso, o ideal é levar sapatos aquáticos resistentes para caminhar entre as pedras das termas gratuitas em meio a natureza.
2. Remova todas as jóias e bijuterias
Os banhos termais possuem alto teor de enxofre em sua composição e por isso, Você deve remover todas as joias, especialmente joias que contenham enxofre. Do contrário, suas joias mancharam muito.
Sendo assim, remova todas as jóias, incluindo anéis, relógios, brincos e colares.
O forte teor de enxofre e mineral também pode arruinar roupas de banho caras, óculos de sol, telefones celulares e qualquer coisa que chegue perto demais. Portanto, todo cuidado é pouco.
3- Contrate uma agência confiável
Com toda a certeza, a melhor forma de visitar as águas termais da Itália é contratando uma agência de viagem confiável que te dará todo o conforto e segurança necessários para que a sua viagem seja inesquecível.
A nossa empresa oferece os melhores serviços de transfer, passeios e guias turísticos em todas as regiões da Itália.
Temos transfer privativos para aeroportos, estações de trem e portos. Trabalhamos com carros dos mais diversos modelos e tamanhos e por isso você não precisa se preocupar com suas bagagens.
Fazemos passeios de meio dia, um dia inteiro e até de bate e volta pelas regiões mais lindas da Itália.
Nossos transportes são adaptados com rampas em algumas cidades da Itália para pessoas com necessidades especiais.
Além disso, nós temos motoristas a disposição em todas as cidades do país para te levar a qualquer hora para onde você quiser.
Oferecemos o melhor para você, pois nossa missão é proporcionar uma viagem inesquecível e única.
Seu site é muito interessante. Tema algum roteiro de thermas ali na região de Napolis?
Olá Elcione, tudo bem?
Lhe mandamos email com nossos serviços, veja se nao foi parar no spam, se nao recebeu, escreve pra gente ok? contato@tournaitalia.com
Obrigada pelo contato!
Olá Deyse,
Gostaria de saber qual é a melhor época para visitar as áreas termais.
Att,
Certamente para aproveitar as águas quentes é melhor quanto é frio, então diria que a unica época ruim seria o verão.
E a melhor, de novembro a março.
Tenho interesse em marcar um passeio. Como podemos comunicar mais eficazmente ?
Olá Catarina.
Nós mandamos um email a você, por gentileza, verifique se nao foi parar no spam.
Mas de qualquer forma, podera usar a área CONTATO do site, e no rodapé do site ha todos os nossos cotatos, whatsapp +393661252525 e email contato@tournaitalia.com
Obrigada pelo contato.