Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Novembro?

O que fazer na Itália em Novembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2022. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Novembro é uma época maravilhosa para tirar  férias na Itália. Embora os dias sejam curtos e o clima variável, a Itália em novembro tem poucas multidões, vários festivais e eventos, a melhor cozinha de outono e uma folhagem linda. Além disso, é o mês mais barato para voar para este incrível país em forma de bota.

A maioria dos turistas vai embora em  outubro,  quando os dias de chuva aumentam e o sol se põe às 17h. No entanto, vale a pena ficar em novembro para dar uma folga no seu orçamento. A passagem aérea de e para a Itália é a mais barata em novembro e a maioria dos hotéis e vilas terão descontos. Com os custos de viagem mais baratos, os viajantes podem gastar mais em alimentação e festivais – que são muitos em novembro.

A cozinha italiana está repleta de comidas maravilhosas, mas a gastronomia de outono é especialmente atraente. As colheitas em todo o país ocorrem de agosto a outubro, o que significa que novembro é o melhor mês para  fazer um passeio de culinária  e desfrutar de todos os produtos frescos da temporada. Durante o mês de novembro, experimente pedir uma massa artesanal com azeite e trufas ou um prato de ravioli de abóbora. E não se esqueça de pedir um grande copo de vinho tinto para aquecê-lo do frio!

Feriados e Festivais na Itália em novembro

1 de novembro – Ognissanti ou Tutti i Santi (Dia de Todos os Santos) – O Dia de Todos os Santos é feriado nacional na Itália. Trabalhadores e estudantes têm o dia de folga. Tradicionalmente, o dia é comemorado com a participação na missa e depois com um longo almoço em família. Segue-se uma visita ao cemitério dos entes queridos para prestar homenagem, deixar flores e limpar os túmulos, porque no outro dia (dia de finados) é um dia de trabalho. Quem não vai à missa ou visita o cemitério pode passear com a família ou amigos no campo.

Como visitante, saiba que, embora a maioria das coisas esteja fechada, nas cidades maiores, você encontrará coisas ainda abertas nos centros turísticos. Se o feriado está próximo de um final de semana, muitos trabalhadores fazem uma “ponte”, ou seja, tiram um(s) dia(s) próximo(s) para fazer um fim de semana prolongado. Trens e transporte público podem ser mais movimentados durante e durante o feriado, então é melhor reservar com antecedência se você precisar viajar nessas datas.

2 de novembro – Giorno dei Morti (Dia de Finados) – O Dia de Finados não é um feriado nacional (todos vão para o trabalho e para a escola pela manhã), mas você ainda verá pessoas limpando túmulos, deixando flores e visitando familiares falecidos

A maioria dos festivais de colheita de outono termina em novembro, mas vale a pena conferir os calendários dos lugares que você visitará por precaução. Às vezes, os festivais continuam do final de outubro até o início de novembro – como o Festival da Trufa Branca em Alba. O festival de chocolate de Turim, CioccolaTÒ, foi transferido para novembro, então agora é uma excelente opção de evento de novembro se você estiver no norte.

O que fazer  em Novembro?

O outono se arrasta pela península em novembro, mas ainda há muita coisa acontecendo antes do frio apertar! Para os gastrônomos, esta é a estação das trufas. É também o momento da colheita da castanha, colheita de cogumelos e Dia de Todos os Santos. Veja algumas dicas do que fazer neste período:

Experiências Relacionadas

Terme di Pré-Saint-Didier

Azeite da Ligúria - Itália

Onde ir em Novembro?

Emilia Romagna – Visite produtores de alguns dos alimentos mais preciosos da Itália em Parma ( presunto de Parma, queijo parmigiano reggiano ), Modena ( aceto balsâmico ) e Bolonha ( mortadela ). Confira os mosaicos mundialmente famosos em Ravenna. Ou visite alguns dos museus de carros da Itália (ótimos com crianças! ) e fábricas ( Lamborghini e Ferrari estão perto de Modena).

Florença e Toscana – Florença tem muito para mantê-lo ocupado em novembro. Pare no mundialmente famoso Museu Uffizi e diga oi ao David de Michelangelo na Accademia. Participe de festivais locais. Mergulhe nas fontes termais. Na Toscana, a maioria das pequenas aldeias (como Pienza , Montepulciano e Montalcino ) começará a fechar para o inverno, mas ainda vale a pena parar. Cidades e cidades maiores da Toscana (como Florença, Siena, Lucca e San Gimignano) permanecem animadas mesmo em novembro. Veja o calendário de eventos da Toscana.

Lago de Como – O lago é definitivamente mais calmo em novembro, mas isso pode ser uma coisa boa! Como ainda é animada, mas aldeias menores à beira do lago praticamente fecham para o inverno, quando os últimos turistas saem. Você ainda pode pegar balsas no lago (horários limitados), e há agradáveis ​​caminhadas e passeios na área. Este é um ótimo momento para procurar descontos em hotéis de luxo!

Milão – Você precisará se agasalhar, mas poderá visitar locais, lojas e restaurantes sem multidões. Esta é a hora de visitar Milão se você quiser saber como é viver lá.

Nápoles – O calor dos meses de verão já passou, então pare para comer uma fatia de pizza ou passe mais tempo e explore seus museus e locais culturais. Visite a famosa rua do presepe (Via San Giorgio Armeno) antes que as multidões cheguem para as férias de Natal . Este também é um bom mês para fazer uma viagem de um dia a Pompéia – sem o calor e a multidão de visitantes.

Roma – É muito melhor visitar Roma agora do que durante o verão quente, mesmo que você tenha que carregar um guarda-chuva para banhos ocasionais. É a baixa temporada que você pode obter em Roma – mas você ainda verá muitos outros visitantes. Dirija-se aos Museus do Vaticano, Coliseu e Fórum Romano sem hordas de turistas. Caminhe pelas ruas comerciais e tome seu café com os romanos locais.

Úmbria – Como a Toscana nesta época do ano, você verá que a região tem uma deliciosa comida sazonal e você pode visitar locais sem grandes multidões. Cidades e vilas para ver em novembro – Orvieto , Assis, Bevagna, Spello, Spoleto e Perugia.

Veneza – É verdade que novembro não é tecnicamente inverno, mas você ainda terá uma pausa das multidões e do calor intensos. Caminhe direto para o vaporetti, não se apresse olhando para os mosaicos da Basílica, fique na quase vazia Piazza San Marco e veja a cidade como um local. Espere chuva, mas aproveite o silêncio.

Tempo em novembro

Novembro é o primeiro mês em que o outono realmente parece outono na Itália. Ok, tecnicamente a temporada começa no final de setembro, e o clima agradável e ensolarado não é incomum durante todo o mês de outubro. No início de novembro, o clima geralmente esfria consideravelmente. A chuva também se torna mais comum – novembro é o mês mais chuvoso da Itália, e você pode encontrar fortes tempestades e chuvisco por horas a fio.

Para se ter uma ideia do clima médio, no norte da Itália as máximas médias giram em torno de 10-15°C, caindo para cerca de 6-8°C à noite, enquanto no sul podem chegar a 20/22°C e baixas médias são cerca de 10-15°C. No entanto, você pode encontrar ‘períodos quentes’ , especialmente durante a primeira metade do mês, onde fica bom e ensolarado.

No entanto, para se ter uma ideia da temperatura, historicamente as temperaturas para novembro na Itália foram:

Nome do lugar Temperatura Máx/Mín. Média n. de dias chuvosos
Milão Max 18C – Min 11C 6 dias
Bolzano Máx 11C – Mínimo 1C 11,5 dias
Roma Max 17C – Min 6C 9 dias
Palermo Max 20C – Min 11C 8 dias

Nos Alpes, novembro é um mês muito tranquilo. A temporada de esqui começa no início de dezembro e o clima geralmente não é ideal para caminhadas, então você pode descobrir que alguns hotéis e restaurantes fecham suas portas durante o mês.

Em novembro, o horário de verão também terminou e às 17h já está escuro. Portanto, planeje seus passeios de acordo, talvez incluindo visitas a museus à tarde!

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

Festas e Folclore

1 – toda a Itália – Ognissanti – Ognissanti é Dia de Todos os Santos, é um feriado nacional na Itália, uma vez instituído por Luís, o Piedoso (um dos filhos de Carlos Magno). Desde então, as pessoas vão à igreja juntas no dia 1º de novembro e depois almoçam bastante. Em Veneza as pessoas comem fave, que literalmente significa favas, mas aqui é usado para indicar biscoitos do tamanho de uma fava. Uma espécie de biscoito de gengibre, mas feito de açúcar e amêndoas e disponível apenas nos primeiros dias de novembro.

2 – toda a Itália – Giorno dei Morti – Depois dos santos, é a vez dos mortos comuns. No Giorno dei Morti, Dia dos Mortos, todos os mortos são comemorados. Mesmo agora as pessoas vão à igreja, seguidas de uma visita aos túmulos de entes queridos que morreram. Nos dias que antecederam 2 de novembro, ele foi limpo com um brilho reluzente e equipado com flores (especialmente crisântemos estão se exibindo entre as pedras) e velas.

6 – San Leonardo di Badia (Trentino Alto Adige) – Cavalgada de San Leonardo – a pequena aldeia de San Leonardo di Badia celebra o Santo de mesmo nome com a Cavalgada de San Leonardo (“Leonardiritt”), a festa em homenagem ao santo padroeiro dos camponeses, cavalos, cavaleiros. A 22ª edição da Cavalgada de San Leonardo acontece trazendo de volta à vida antigas tradições. O ponto alto das comemorações é a grande procissão do meio da manhã, onde os habitantes, estritamente em roupas tradicionais e muitas vezes montados em cavalos Noriker e Haflinger, desfilam junto com carros alegóricos coloridos, carros alegóricos e as bandas de San Genesio, “Fodom” e Badia. Tudo em homenagem a São Leonardo , padroeiro dos camponeses e artesãos, ferreiros e carpinteiros, cavalos e cavaleiros. Especialidades gastronómicas locais também estão no programa para provar pratos e especialidades tradicionais sul-tirolesas e ladinas. Saiba mais.

11 – Predazzo (Trentino Alto Adige)  – I fuochi di San Martino – Todos os anos, em 11 de novembro, Predazzo, na província de Trento, celebra o Dia de São Martinho e a história do centenário da regra feudal (uma instituição local de 600 anos) com as fogueiras de São Martinho. Era uma vez, 11 de novembro, marcar o final da temporada agrícola e a distribuição dos artigos de apoio, que eram de extrema importância para os agricultores. Para a ocasião, os 5 (agora 10) distritos da cidade secretamente construíram enormes montes de madeira que seriam incendiados. Até os dias de hoje, essas fogueiras – localizadas em todos os lados das montanhas ao redor de Predazzo – estão acesas às 20h em ponto, com cada distrito competindo para tornar a sua mais alta. Enquanto o fogo queima, a segunda parte da celebração começa no centro da cidade: ao som de sinos de vaca e buzinas de cabra, um desfile barulhento desce das montanhas. Quando chega ao centro de Predazzo, a festa das fogueiras de Saint Martin termina em uma grande festa com castanhas, pratos e produtos tradicionais, vinho quente, chá e outras bebidas. Saiba mais.

11 – Lucca (Toscana) – Festa di San Martino – San Martino é o padroeiro de Lucca e  todos os anos, em 11 de novembro, no Duomo di San Martino, é celebrada uma missa festiva em homenagem a este santo, que deu a um mendigo metade de seu manto quente.

Foto: divulgação evento

12 – Cremona (Lombardia) – Casamento Sforza-Visconti e Festa del Torrone – O destaque do Torrone Festival, que acontece em Cremona de 12 a 20 de novembro, é a reconstituição histórica do casamento de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti, que acontece no domingo, 17 de novembro de 2019, o segundo dia do festival. A origem – Em 1430, Bianca Maria, a única herdeira do trono do Ducado de Milão, foi prometida a Francesco Sforza aos cinco anos de idade. Nessa ocasião, seu futuro marido recebeu parte do dote, a saber, os territórios de Cremona, Castellazzo e Bosco e Frugarolo. O casamento foi celebrado em Cremona 11 anos depois, em 25 de outubro de 1441, quando Bianca Maria tinha apenas 16 anos. As celebrações continuaram por vários dias com torneios, carros alegóricos e um lindo banquete de casamento, durante o qual Torrone foi servido pela primeira vez. O nome “torrone” provavelmente vem de “Torrazzo”, a torre sineira da Catedral de Cremona. A reconstituição começa com um desfile com mais de 150 personagens históricos vestidos com trajes renascentistas. Atiradores de bandeira, bateristas, damas e cavaleiros, arqueiros e bobos da corte participam do desfile, terminando na Piazza del Comune, onde ocorre a reencenação da cerimônia de casamento. O final da cerimônia marca o início das celebrações com coreografias e fogos de artifício. Saiba maisCremona – A História do Torrone e a sua festa em Cremona

21 – Veneza (Vêneto) – Festa della Madonna Della Salute – Não é um ímã turístico, como muitos outros festivais venezianos, a Festa della Madonna Della Salute é a comemoração da luta de Veneza pelo século XV com a praga e evoca sentimentos religiosos profundos nos habitantes da cidade. Milhares de peregrinos religiosos viajam para Veneza no dia da celebração para visitar a famosa igreja de Salute, a fim de agradecer à Virgem Maria a libertação da peste e se deliciar com a castradina, um prato à base de carne de carneiro que é comum comer o feriado. Se você está disposto a se afastar do resto da multidão de turistas da Itália e experimentar um feriado de profunda importância cultural e religiosa para a cidade de Veneza, a Festa da Madonna Della Salute é a mais autêntica possível.

dia 22 –  Roma (Lazio) –  Festa de Santa Cecília – Santa Cecília é a santa padroeira de todos os músicos, e seu banquete é certamente uma celebração musical, sempre cheia de música ao vivo e comida que fará água na boca de qualquer um. A festa é um evento que ocorre o dia inteiro na Basílica Santa Cecília, em Trastevere, bem como nas Catacumbas de San Calisto. Saiba mais aqui

até 8 de janeiro – Turim (Piamonte) – Luci d’ArtistaDe  novembro a meados de janeiro, as ruas e praças de Turim são coloridas por inúmeras instalações artísticas de luz. O evento Luci d’Artista nasce como novas luzes para celebrar as festas de Natal e logo se tornaram objeto de um objetivo ambicioso: criar uma coleção pública de instalações de arte contemporânea, expressão de “uma alta cultura capaz de se comunicar com todos”, como afirmou Fiorenzo Alfieri, que havia sido o criador visionário. A ele é dedicada esta vigésima quinta edição, para a qual a cidade de Turim quis criar três novas obras, graças à ajuda de preciosos parceiros e à generosidade dos artistas. A escolha de acender a Luz da cultura nestes tempos difíceis decorre do desejo de celebrar uma tradição que une a cidadania sob o signo da arte, como valor compartilhado. Por esta razão, foram lançadas este ano novas iniciativas dirigidas a escolas, famílias e comunidades locais para facilitar o acesso a este património coletivo, envolvendo todos os museus e centros de arte dedicados à contemporaneidade.

Feiras e Mercados

até 2 – Palermo (Sicilia) – Notte di Zucchero – Festa di Morti, Pupi e Grattugie – A ” Festa dos Mortos ” na Sicília é um evento muito sentido, que remonta ao século X, é comemorado em 2 de novembro . Conta-se que na noite entre 1 e 2 de novembro os falecidos visitam os seus entes queridos ainda vivos, levando presentes e doces às crianças. Uma oportunidade para homenagear e recordar os entes queridos, mas também uma forma de ensinar aos mais pequenos que não se deve ter medo da morte. Para manter viva esta tradição antiga e identificadora há dez anos, “ Sugar Night”, Idealizado por Giusi Cataldo com a intenção de preservar este dia de celebração e memória que em algum momento correu o risco de se perder porque foi suplantado pela festa de Halloween mais global e que nada tem a ver com nossas preciosas raízes culturais.

até 6 – Turim (Piemonte) –  CioccolaTò – A central Piazza San Carlo em Turim será o coração pulsante do CioccolaTò , o evento programado de 28 de outubro a 6 de novembro de 2022 . O objetivo do evento é promover o turismo e a estreita ligação cultural entre os lugares e a gastronomia e o vinho do Piemonte. CioccolaTò visa valorizar um produto de excelência representativo da história da cidade!

até 04 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site)A maior e mais conhecida exposição de trufas do mundo nas colinas do Piemonte (Langhe, Roero e Monferrato), registrada pela Unesco, é o principal evento para os amantes de trufas. O programa inclui avaliações sensoriais conduzidas por especialistas, desfiles históricos, degustação de vinhos, shows de trufas e, claro, caminhadas na floresta para procurar o premiado tartufo bianco di Alba  na companhia de cães treinados. Saiba mais sobre a FeiraExperiencia de caça as trufas –  O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas

4 a 6 – Imperia (Liguria) –  Olioliva – site  – O outono na Itália é época de azeite novo, o ouro verde que faz um simples pedaço de pão ter um sabor divino. No país onde as pessoas entendem melhor do que ninguém que a maior felicidade está nas pequenas coisas, a chegada do azeite recém-prensado é comemorada em grande escala. Em quase todas as regiões, há eventos no outono para celebrar o novo azeite, desde mercados e festivais a degustações.

4 a 27 – Província de Parma (Emilia Romanha) – November Porc – o revezamento de novembro Porc, agora em sua 20ª edição , chega aos fins de semana na província de Parma em Sissa-Trecasali, Polesine, Zibello e Roccabianca. Durante os fins de semana de novembro Porc , a cidade anfitriã é animada pelo mercado de produtos típicos  da região do Baixo Parma (Culatello  di Zibello,  Spalla  Cruda di Palasone,  Spalla Cotta , Parmigiano Reggiano e vinho  Fortana del Taro) das barracas e do estandes do colorido mercado de artesanato e hobby, desde apresentações ao vivo, DJ sets, shows de artistas de rua e entretenimento para crianças.

4 a 8 – Merano (Trentino-Alto Adige) – Merano Wine FestivalEm novembro, um festival especial do vinho acontece em Merano (Tirol do Sul): o Merano Wine Festival . É um dos mais famosos e maiores festivais de vinho do mundo, onde você encontrará mais de quatrocentos diferentes vinicultores de todo o mundo. Claro que há uma grande representação de italianos, que trazem todos os seus melhores vinhos. Também há muito para provar com o vinho, com inúmeras iguarias regionais. Você prefere beber cerveja? Mesmo isso está presente no Merano Wine Festival. Olá!

5 a 7 – Milão (Lombardia) – Golosaria – “ O Gosto da Distinção ”. Este é o tema escolhido para a 17ª edição da Golosaria Milano , a revista concebida por Paolo Massobrio e Marco Gatti, autores de IlGolosario, dedicada à excelência do artesanato agroalimentar italiano que este ano volta a iluminar a Allianz MiCo – Convenção de Milão Centro de 5 a 7 de novembro . Ao redor, durante três dias os espaços do MiCo vão ganhar vida com a área Alimentar ocupada pelos stands dos 200 produtores de coisas boas do ilGolosario e dos parceiros históricos da Golosaria; depois a zona dos Vinhos , o espaço que alberga as 100 adegas selecionadas ao longo dos anos por Paolo Massobrio e Marco Gatti, onde pode conhecer alguns dos rótulos mais interessantes do panorama vitivinícola nacional e conhecer pessoalmente os produtores, junto a a Enoteca di Golosaria , o grande balcão da Golosaria com mais de 150 rótulos selecionados diretamente dos vinte anos do Top Hundred, o prêmio para os 100 melhores vinhos da Itália. Também haverá cozinhas de rua este ano, com comida de rua de qualidade em dez propostas e a exclusiva área Mixo , o novo espaço dedicado à bebida mista com a presença de uma seleção de pequenos produtores e uma Bottigliera onde você pode descobrir alguns dos mais interessantes destilados e gins italianos revisados ​​​​no IlGolosario, para ser apreciado também nos coquetéis interpretados pelos barmen da Milan Bartender Community e por Ginevra Castagnoli da EllӘs Empowerment, uma agência de comunicação e plataforma de mídia social com foco na igualdade de gênero e inclusão na indústria de restaurantes e bares. Mas haverá também três dias de provas, show cooking e prova de vinhos (cinquenta marcações no total) agendados de acordo com um programa que vai ver, entre os encontros a não perder, o talk show “Io Amo” (sábado às 20h30 – Área Agorà), com entrevista ao compositor Franco Fasano e à produtora Caterina Dei sobre o tema Vinho e Música; à tarde a homenagem ao Maestro Nicola Fiaconaro , cujo percurso distintivo (amigos para toda a vida) começou em 2006 na primeira edição da Golosaria; depois as atribuições dos prêmios aos protagonistas do sabor diferenciado. Domingo (11h) com a proclamação dos Top Hundred 2022 vinhos seleccionada por Massobrio e Gatti, seguida de uma homenagem especial ao Mestre Pasteleiro Iginio Massari , antes da entrega dos prémios às 21 adegas memoráveis ​​do ano e às que se distinguiram com o enoturismo . E mais uma vez, o reconhecimento – em colaboração com a Comieco – às seis realidades que desenvolveram embalagens sustentáveis ​​(14h30) e a atribuição das melhores lojas italianas (15h00 ). De acordo com a tradição, a segunda-feira será dedicada ao catering, com a proclamação das Coroas e Rostos Radiantes do guia Restaurantes IlGolosario e a atribuição da exclusiva Coroa Vermelha Radiante .

21 a 27 – Roma (Lazio) –  Science Festival – A 17ª edição do Science Festival é dedicada às explorações físicas e mentais da realidade que nos rodeia, às pesquisas que levaram a grandes descobertas e transformaram a nossa forma de ver o mundo. Este ano o festival se torna híbrido e acontece tanto presencialmente quanto digitalmente no site oficial do festival e em suas redes sociais. No programa conferências, reuniões, workshops para crianças e adultos, exposições… São 7 áreas temáticas abordadas pelo festival: o planeta, a sociedade e a economia, a saúde e a medicina, a tecnologia e a inovação, o universo e o espaço, o cérebro e o pensamento e os hubs da ciência.

25 a 27 – Verona (Veneto) – Geo Shop – Verona Mineral Show –  uma das maiores exposições minerais da Itália, com mais de 250 expositores, incluindo cerca de 90 expositores do exterior. Na Geo Shop há minerais e seus derivados, fósseis e preciosos, divididos em várias categorias: mineralogia, paleontologia, joalheria, gemologia, bijuteria, entomologia, malacologia, âmbar, coral e publicações.

25 a 27 – Milão (Lombardia) –  Cartoomics – é considerada o evento recreativo-cultural mais importante do norte da Itália e retorna à Rho Fiera Milano de 25 a 27 de novembro de 2022. Sob a direção artística de Filippo Mazzarella, o Cartoomics está na sua 29ª edição e espera-se um rico programa de eventos e entretenimento e também que consiga atrair um número de visitantes ainda superior aos 100.000 da última edição, mesmo online. Editoras de quadrinhos expõem na Cartoomics , você pode ver prévias de filmes ou novas séries de televisão e participar de apresentações de livros. Prévias, concursos, eventos em quatro dias imperdíveis para todos os amantes dos quadrinhos. Saiba mais.


27 – Umbria – Frantoi Aperti
Os frantoi , os locais onde ocorre a pressa da azeitona, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os moradores comemoram seu ouro verde.As azeitonas colhidas são transformadas em ouro líquido, que você pode saborear na hora. Além disso, há música, e todos os tipos de belas rotas para caminhadas e ciclismo são estabelecidas e você pode desfrutar de outras iguarias de outono da culinária da Úmbria. Como degustar e como comprar um bom azeite

27, e 4 e 8 de dezembro – Suvereto (Toscana) – Sagra del Cinghiale (Javali) – Durante a Sagra del Cinghiale em Suvereto você pode desfrutar de todos os tipos de pratos com cinghiale , javali. Há mais de quarenta anos, os habitantes fazem todas as paradas no final de novembro para celebrar a riqueza culinária que o javali lhes dá. Além das degustações, há desfiles históricos e demonstrações de bandeiras e festas até altas horas. Saiba mais. 

Alguns Mercadinhos de Natal que começam em novembro:

  • a partir de 11 de novembro – Bolonha (Emilia Romagna) – Fiera di Santa Lucia – info
  • a partir de 20 de novembro – Bolonha (Emilia Romagna) – Villaggio di natale Francese – info
  • a partir de 18 novembro – Arco (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Arno – info
  • a partir de 18 de novembro – Riva del Garda (Trentino Alto Adige) – mercatino di Natale di Gusto in Gusto – info
  • a partir de 18 de novembro – Trento (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Trento – info
  • a partir de 18 de novembro – Verona (Veneto) – Mercatini di Natale a Verona – Natale in Piazza – Weihnachtsmärkte
  • a partir de 19 de novembro – Aosta (Valle D’Aosta) – Mercatino di Natale “Marché Vert Noël”
  • a partir de 24 de novembro – Vipteno (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Vipteno – info
  • a partir de 25 de novembro – Bolzano (Trentino Alto Adige) – Mercatini do Natale di Bolzano – info
  • a partir de 25 de novembro – Bressanone(Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Bressanone – info
  • a partir de 25 de novembro – Rovereto(Trentino Alto Adige) – info
  • a partir de 26 de novembro – Avio (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale del Castelo di Avio – info
  • a partir de 26 de novembro – Bardolino (Veneto) – Mercatino di Natale di Bardolino – info

Esporte e Aventura

06 – Arona, Stresa, Verbania (Piemonte) – Maratona do Lago Maggiore No domingo, 6 de novembro de 2022, realiza-se a 11ª edição da Maratona do Lago Maggiore. A Maratona do Lago Maggiore é uma maratona que inclui corridas competitivas e provas não competitivas e atrai entusiastas da maratona e desportistas que têm a oportunidade de experimentar uma rota cênica que percorre a margem oeste do Lago Maggiore.

27  – Florença (Toscana)  – Firenze Marathon – A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2022 será dia 27 de novembro com um novo percurso, novas partida e  chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.


Música e Espetáculo

Novembro é o mês do jazz em Bolonha. A capital da Emilia-Romagna é toda sobre música jazz durante o Bologna Jazz Festival, com vários artistas.

até 6 – Ravenna (Emilia Romagna) Ravenna Festival Por ocasião do Festival Ravenna , no Teatro Alighieri , retorna a “Trilogia Outono”: Conheça oprograma 2022 >>>
– As Bodas de Fígaro  de Lorenzo Da Ponte, música de Wolfgang Amadeus Mozart
– Don Giovanni  de Lorenzo Da Ponte , música de Wolfgang Amadeus Mozart
– Cosi fan tutti  de Lorenzo Da Ponte, música de Wolfgang Amadeus Mozart

6 a 19 – Roma (Lazio) – Roma Jazz Festival – Os amantes do jazz devem conferir a variedade de apresentações de jazz no festival de várias semanas na capital italiana.

15 a 17 –  Parma (EMILIA ROMANHA) –  FESTIVAL Festival Barezzi – Parma – perto de Milão e Bolonha, Emília Romanha (norte da Itália). Um festival que celebra a alma, pop. trip hop, jazz clássico, eletrônico, fusão e world music sem medo de fronteiras. Inspirado pelo patrono do compositor italiano Giuseppe Verdi, Antonio Barezzi, este festival é um dos eventos musicais mais atualizados da região, com artistas iniciantes e estabelecidos. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Barezzi Festival

Arte e Exposições

Festivais de cinema  – O outono é a época perfeita para os filmes italianos . Depois, por exemplo, acontece o Festival de Cinema de Torino, com uma programação variada. Se você é fã de cinema em Turim, não deixe de visitar a Mole Antonelliana de cento e sessenta e sete metros de altura , em homenagem ao arquiteto que projetou o edifício, Alessandro Antonelli. Hoje o prédio abriga o Museu do Cinema, um ótimo lugar para mergulhar no mundo do cinema!

12 a 20 – Trieste (Friuli Venezia Giulia) – Festival de Cinema Ibero-Latino-AmericanoEm Trieste , de 12 a 20 de novembro de 2022, tanto online quanto no local do Cinema Teatro Miela, será realizada a 37ª edição do Festival de Cinema Ibero-Latino-Americano. Na Competição Oficial serão exibidos filmes representativos de diversos países do continente ibero-latino-americano.

25 novembro a 3 dezembro – Turim (Piemonte) –  Torino Film Festival  – Nascido em 1982 como Festival Internacional de Cinema Juvenil , hoje o TFF tornou-se um dos principais festivais de cinema italianos dedicados ao cinema independente . O TFF é um festival metropolitano que responde à grande demanda cultural de uma grande cidade e, ao longo do tempo, criou um vínculo muito forte com seu público, composto majoritariamente por jovens metropolitanos. O programa de 2022 inclui 4 seções competitivas : Competição Internacional de Longas-Metragens, Competição Internacional de Documentários, Competição de Documentários Italianos, Competição de Curtas-Metragens Italianas. Acrescentam-se duas secções não competitivas: Fora de Competição, dedicada à produção mais interessante do corrente ano e a alguns Programas Especiais.

Veneza (VENETO) – La Biennale 2022 – Até 27 de novembro de 2022 – Este ano acontecerá a quinquagésima nona exposição internacional de arte da Bienal . Começa em 23 de abril e dura até 27 de novembro. O tema será O Leite dos Sonhos e a curadoria é Cecilia Alemani; a primeira curadora italiana. Existem dois locais principais durante a Bienal. Na Giardini della Biennale você passa pelos pavilhões de diferentes países. A outra localização da Bienal é no terreno do Arsenale.

Mais exposições em Veneza

  • Kandinsky e le Avanguardie – até 21 de fevereiro de 2023, MestreVocê pode admirar mais arte moderna até 21 de fevereiro de 2023 no Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza). Durante a exposição Kandinsky e le Avanguardie. Punto, linea e superficie, você pode ver obras da Galleria Internazionale d’Arte Moderna de Ca’ Pesaro. Além das obras-primas de Kandinsky, há obras de, entre outros, Paul Klee, Joan Mirò, Yves Tanguy, Luigi Veronesi e Karel Appel.
  • Marlene Dumas no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci , na ilha de Giudecca , dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.

Pádua (VENETO) – Futurismo 1910-1915 – a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo ZabarellaAté 26 de fevereiro de 2023, você pode se imaginar em Pádua no futuro de 1910 a 1915, durante a exposição Futurismo 1910-1915. La nascita dell’avanguardia no Palazzo Zabarella . Você encontrará mais informações através deste link. Segundo os futuristas, isso tinha que ser feito com a rotina antiquada em que a Itália estava presa. Inovação, modernismo, velocidade, tecnologia: eram coisas que precisavam ser celebradas. A Itália teve que se tornar o epicentro do progresso e se livrar de ‘instituições arcaicas’ como museus, bibliotecas e academias. Segundo os futuristas, a violência era permitida e até necessária para construir uma nova Itália – não era à toa que eles eram partidários da Primeira Guerra Mundial. Você pode admirar o trabalho de, entre outros, Umberto Boccioni (incluindo Formas únicas de continuidade no espaço do Museu Kröller-Müller, a imagem que também é retratada no italiano vinte centavos de euro), Carlo Carrà, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia , Giacomo Balla e Gino Severini.

Bolonha (EMILIA ROMAGNA) – Giulio II e Raffaello – una nuova stagione del rinascimento a Bologna – até 5 de fevereiro de 2023, Pinacoteca NazionaleO retrato do Papa Júlio II é uma das obras-primas de Rafael . Normalmente fica na National Gallery em Londres, mas até 5 de fevereiro de 2023 você pode admirá-lo na Pinacoteca Nazionale em Bolonha , durante a exposição que gira em torno da questão do que é o Renascimento – e a chegada de artistas renascentistas como Michelangelo e Rafael – significava para Bolonha.

Parma (EMILIA ROMAGNA) – Gosto! Gli Italiani a tavola – 1970-2050 – até 27 de novembro de 2022, Complesso di San Paolo – Gusto! Gli Italiani a tavola é uma exposição colorida sobre a história recente da cozinha italiana, das tradições e costumes às receitas e pratos. Um motivo extra para visitar o já maravilhoso Parma!

Gênova (LIGURIA) – Rubens a Genova – 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, Palazzo DucaleDe 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, você pode admirar Rubens a Genova , uma grande exposição estrelada por Peter Paul Rubens no Palazzo Ducale em Gênova. Em particular, a exposição mostra a relação do pintor com a cidade portuária de Gênova, com mais de 150 obras, das quais 20 são obras de Rubens. Algumas dessas obras nunca foram vistas em solo italiano antes. Entre 1600 e 1607, Rubens permaneceu regularmente em Gênova, às vezes na comitiva de Vincenzo I Gonzaga, o duque de Mantova, de quem Rubens foi pintor da corte por algum tempo. Durante essas viagens, ele conheceu a elite de Gênova e conseguiu vincular seu nome à capital da Ligúria para sempre. Mais informações podem ser encontradas no site do Palazzo Ducale . Antes ou depois de sua visita à exposição, não deixe de visitar os Palazzi dei Rolli , os mais famosos deles estão na Via Garibaldi. Rubens ficou tão impressionado com as construções majestosas dessa rua que fez uma série de desenhos da Via Garibaldi, que serviram de exemplo para as casas das famílias ricas de Antuérpia.

Lago de Como (LOMBARDIA) – Canova, novello Fidia – até 11 de dezembro de 2022, Villa Carlotta – Você está perto do Lago Como neste outono? Até 11 de dezembro de 2022, você pode admirara exposição Canova, novello Fidia na Villa Carlotta em Tremezzo . A exposição coloca o escultor Antonio Canova contra Phidias, um escultor de Atenas. Exatamente duzentos anos após a morte de Canova, você não apenas descobrirá belas peças de sua obra, mas também belas imagens de seu alter ego grego.

Mântua (LOMBARDIA) – Giulio Romano – até 8 de janeiro de 2023, Palazzo Te . Arquiteto e pintor Giulio Romano, aluno de Rafael , foi contratado por Federico Gonzaga para projetar um palácio especial em Mantova. Romano trabalhou no palazzo , que hoje conhecemos como Palazzo Te, entre 1525 e 1535. O edifício em si foi concluído em dezoito meses. O resto do tempo foi usado para decorar os quartos e salões. Um exército de artistas e artesãos trabalhou na decoração até que todos os cantos estivessem cobertos. Muitos dos salões são decorados com imagens de deuses gregos e do Olimpo – um símbolo de que o duque era leal ao imperador Carlos V e não ao papa. Cenas eróticas nunca estão longe. Gonzaga mandou projetar o palazzo para sua amante, Isabella Boschetti. Se você olhar de perto, verá alguns Cupidos de pé em uma pequena floresta em vários quartos. Bos em italiano é bosco – diz-se que o diminutivo boschetti , groves, é uma referência sutil ao sobrenome de Isabella. Quase quinhentos anos após sua construção, o Palazzo Te apresenta a exposição Giulio Romano – La forza delle cose , que pode ser vista a partir de 8 de janeiro de 2023.

Pisa (TOSCANA) – I Macchiaioli – 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo Blu – Palazzo Blu em Pisa apresentará as pinturas dos chamados Macchiaioli de 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. Este nome refere-se a um grupo de pintores italianos que atuaram principalmente na Toscana na segunda metade do século XIX. Eles evitaram as convenções das academias de arte italianas e pintaram principalmente ao ar livre para capturar a luz natural na tela. Mais de cento e trinta obras estão em exibição em grandes museus, como a Galeria Uffizi em Florença , a Galleria Nazionale d’Arte Moderna em Roma e a Galleria d’Arte Moderna di Genova. Você pode ler mais sobre a exposição neste link 

Siena (TOSCANA) – Arte Senese – até 8 de janeiro de 2023, Santa Maria della Scala – No belo complexo do Santa Maria della Scala em Siena , você pode admirar a exposição Arte Senese – dal tardo Medioevo al Novecento , com belas obras de arte de Siena, do final Idade Média até 8 de janeiro de 2023 até o século XX. A exposição inclui obras-primas de Pietro Lorenzetti, Tino di Camaino, Stefano di Giovanni (também conhecido como il Sassetta), Giovanni Antonio Bazzi (também conhecido como il Sodoma) e Domenico Beccafumi, entre outros.

Florença (TOSCANA) – várias:

  • Olafur Eliasson – até 22 de janeiro de 2023, Palazzo StrozziApós a bela exposição em Donatello , o Palazzo Strozzi receberá uma exposição dedicada a Olafur Eliasson até 22 de janeiro de 2023 . O artista ainda criou uma série de obras especialmente para o Palazzo Strozzi, por isso promete ser um verdadeiro espetáculo– como sempre neste já impressionante palácio florentino. Durante a exposição, você também poderá admirar uma obra de Eliasson no Castello di Rivoli Museo d’Arte Contemporanea.
  • Escher – 20 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Museo degli Innocenti – O Museo degli Innocenti (um dos museus menos conhecidos de Florença ) abrigará aproximadamente duzentas obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher de 20 de outubro de 2022 a 26 de março, 2023, incluindo várias de suas obras icônicas em que nada é o que parece. Nos corredores de um dos orfanatos mais antigos do mundo, você se maravilha com a mão de Escher segurando uma esfera refletora, suas famosas metamorfoses e seu dia e noite. Escher visitou a Itália pela primeira vez em 1922. Ele acabou se mudando para o país que conquistou seu coração e características em muitas de suas obras. Mais informações podem ser encontradas no site especial para esta exposição de Escher

Roma (LAZIO) – várias:

  • Domiziano Imperatore. Odio e amore até 29 de janeiro de 2023, Musei CapitoliniApós a exposição bem sucedida sobre o imperador Domiciano em Leiden, admire a exposição Domiziano Imperatore. Odio e amore no Musei Capitolini. Você acompanha a vida turbulenta do imperador Flaviano Domiciano, sua imperatriz e seus ilustres predecessores: seu pai Vespasiano e seu irmão Tito. Neste blog destacamos alguns destaques da exposição.
  • Roma (LAZIO) – Crazy – até 8 de janeiro de 2023, Chiostro del BramanteApós as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição.
  •  Casa Balla – abertura especial – até 31 de dezembro de 2022Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si.

Van Gogh – de 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Palazzo Bonaparte – Em antecipação ao centésimo septuagésimo aniversário de Vincent van Gogh, 30 de março de 2023, o Palazzo Bonaparte, na famosa Piazza Venezia de Roma, está organizando uma grande exposição sobre Van Gogh. De 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, você pode admirar cerca de sessenta obras de Van Gogh no coração de Roma, incluindo o autorretrato que ele fez em 1887. Muitas dessas obras vêm do Museu Kröller-Müller. Você pode ler todos os detalhes sobre esta grande exposição de Van Gogh no site do Palazzo Bonaparte .

  • Lucio Dalla – Roma – até 6 de janeiro de 2023, Ara Pacis – Lucio Dalla estará em destaque neste outono, durante a exposição Anche se il tempo passa no Museo dell’Ara Pacis. Você será apresentado a todas as facetas da vida de Dalla, desde sua personalidade excêntrica até sua vasta carreira, com documentos pessoais, fotos, vídeos e outras lembranças do astro. Através deste link você encontrará mais informações sobre a exposição, que será exibida posteriormente em Nápoles e Milão.
  • PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini – até março de 2023No dia 5 de março de 2022 fará exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, espetáculos teatrais e cinematográficos e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna.

  • La pittura su pietra del Seicento – Galleria Borghese em Roma, até 29 de janeiro de 2023
  • Entrada gratuita nos Museus do VaticanoTodo último domingo do mês, você pode entrar  gratuitamente nos Museus do Vaticano e Capela Sistina para apreciar todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as magníficas pinturas de Michelangelo. Chegue na hora, porque é ainda mais movimentado do que o habitual neste dia.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.