Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Visitar a Itália em novembro: tudo que você precisa saber para planejar uma viagem! Os melhores lugares para visitar em novembro na Itália, quando reservar o quê, o que esperar do clima.

Novembro não é o primeiro mês que vem à mente ao planejar uma viagem à Itália.

No entanto, não é uma má altura para visitar Itália, se não se importar com os ocasionais dias chuvosos! Um mês de outono, novembro parece invernal na maior parte da Itália e é provável que você receba uma mistura de chuva e dias ensolarados e, em geral, temperaturas cada vez mais frias.

Se isso parece uma imagem desanimadora, deixe-me tranquilizá-lo: novembro na Itália também pode ser maravilhoso! Com multidões menores, custos mais baixos e a ausência do sol escaldante do verão, novembro na Itália é uma época gloriosa para passear e pode ser uma das melhores épocas para visitar destinos populares sem ficar sobrecarregado pelas multidões.

Isso é tudo que você precisa saber para planejar uma viagem à Itália em novembro

Leia: O que fazer na Itália em Novembro? Calendário de eventos

Você está pensando em visitar a Itália em novembro?

Neste post você aprenderá…

  • se visitar a Itália em novembro é uma boa escolha para  você
  • que  tempo  esperar na Itália em novembro
  • quais  feriados  a Itália comemora em novembro e  em quais dias as coisas estão fechadas
  • meus  lugares recomendados para visitar  em novembro na Itália, incluindo onde ir  com crianças
  • as melhores  atividades e eventos  na Itália em novembro
  • quais  alimentos experimentar  na Itália em novembro
  • o que vestir  em uma viagem à Itália em novembro

Se você estiver procurando por algo específico, verifique o Índice abaixo para poder avançar para o que procura.

Tempo na Itália em novembro

Como mencionado acima, o clima de novembro na Itália pode ser descrito como:

  • molhado
  • aborrecido
  • frio
  • chuvoso
  • cinza
  • blá

O que isso significa?

O norte da Itália registra máximas em torno de 10°C (50°F) e os dias e as noites são frios. Definitivamente, você precisará de um casaco (não de uma jaqueta) para uma viagem ao norte em novembro.

O centro da Itália é mais ameno, mas ainda fresco, com máximas diárias em torno de 16°C (60°F). Embora você possa tirar algumas camadas em um dia ensolarado, à noite você vai querer um casaco e camadas quentes.

O sul da Itália tem um clima mais ameno e é onde é mais provável que você pegue sol e temperaturas agradáveis. As máximas diárias ficam em torno de 20°C (68°F) e geralmente você pode usar uma jaqueta (em vez de um casaco).

Todo o país chove durante novembro – o mês mais chuvoso do ano na Itália.

Não importa onde você vá no país, você sempre precisará ter seu casaco (ou jaqueta no sul) e guarda-chuva com você! O tempo pode ser imprevisível, mas espere ver muitas nuvens e alguma chuva. Lembre-se de que os dias também são mais curtos.
Nota: Por favor, não fique chateado se você não reservar uma viagem para a Itália em novembro por causa do tempo e depois o tempo acabar ficando lindo. O clima não pode ser controlado – estas são apenas as tendências. No ano passado, na Toscana, nosso novembro foi lindo – mas isso é atípico.

Temperaturas e precipitação de novembro na Itália

Cidade Alto Baixo Precipitação Notas
Milão 12°C 5°C 31mm
Veneza 13°C 6°C 20mm
Florença 16°C 7°C 51mm mês mais chuvoso
Roma 17°C 7°C 48 mm mês mais chuvoso
Nápoles 18°C 9°C 54mm mês mais chuvoso
Palermo 20°C 14°C 46 mm

Temperaturas médias e fonte de precipitação: timeanddate.com

Experiências Relacionadas

Feriados e Festivais na Itália em novembro

Leia: O que fazer na Itália em Novembro? Calendário de eventos

1 de novembro – Ognissanti ou Tutti i Santi (Dia de Todos os Santos) – O Dia de Todos os Santos é feriado nacional na Itália. Trabalhadores e estudantes têm o dia de folga. Tradicionalmente, o dia é comemorado com a participação na missa e depois com um longo almoço em família. Segue-se uma visita ao cemitério dos entes queridos para prestar homenagem, deixar flores e limpar os túmulos, porque no outro dia (dia de finados) é um dia de trabalho. Quem não vai à missa ou visita o cemitério pode passear com a família ou amigos no campo.

Como visitante, saiba que, embora a maioria das coisas esteja fechada, nas cidades maiores, você encontrará coisas ainda abertas nos centros turísticos. Se o feriado está próximo de um final de semana, muitos trabalhadores fazem uma “ponte”, ou seja, tiram um(s) dia(s) próximo(s) para fazer um fim de semana prolongado. Trens e transporte público podem ser mais movimentados durante e durante o feriado, então é melhor reservar com antecedência se você precisar viajar nessas datas.

2 de novembro – Giorno dei Morti (Dia de Finados) – O Dia de Finados não é um feriado nacional (todos vão para o trabalho e para a escola pela manhã), mas você ainda verá pessoas limpando túmulos, deixando flores e visitando familiares falecidos

A maioria dos festivais de colheita de outono termina em novembro, mas vale a pena conferir os calendários dos lugares que você visitará por precaução. Às vezes, os festivais continuam do final de outubro até o início de novembro – como o Festival da Trufa Branca em Alba. O festival de chocolate de Turim, CioccolaTÒ, foi transferido para novembro, então agora é uma excelente opção de evento de novembro se você estiver no norte.

Em novembro, o horário de verão também terminou e às 17h já está escuro. Portanto, planeje seus passeios de acordo, talvez incluindo visitas a museus à tarde!

Por que você deve ir para a Itália em novembro?

 

  • Menos multidões – Novembro é um dos meses mais tranquilos da Itália. A maioria dos visitantes do outono voltou para casa e os visitantes de férias só voltarão em dezembro. As cidades maiores ainda terão visitantes, mas parecerão quase vazias se você visitar em outras épocas do ano. Você não ficará preso em longas filas de museus e atrações e não precisará se preocupar em fazer reservas para a maioria dos restaurantes (exceto restaurantes de alta demanda, como alguns com estrelas Michelin).
  • Festivais de outono, comida e cores – O outono traz folhagens coloridas, comida deliciosa para aquecer o estômago e uma variedade de festivais em todo o país. Entre em um restaurante aconchegante, desfrute de um aperitivo ao ar livre no sul da Itália ou ouça jazz em Roma com… romanos.
  • Preços mais baixos – Os viajantes com orçamento limitado irão deliciar-se com uma viagem à Itália em novembro. Você provavelmente encontrará preços excelentes em hotéis, voos e aluguel de carros. Mas a seleção pode ser limitada, pois alguns hotéis e lojas fecham para o inverno em novembro.
  • Mercados de Natal – A maioria só começa no início de dezembro, mas algumas vilas e cidades abrem seus mercados no final de novembro. Dê um impulso na alegria do Natal! Leia sobre os melhores mercados de Natal da Itália !

É bom saber: é sempre melhor reservar ingressos para qualquer museu ou evento que você não queira perder. Muitos museus limitam o número de entradas, então você deve reservar com antecedência. Eu sempre recomendo reservar ingressos antecipados para sites populares:

  • A Última Ceia (Milão)
  • A Galeria Uffizi (Florença)
  • A Accademia (Florença)
  • O Coliseu (Roma)
  • Os Museus do Vaticano (Roma)

Por que você pode querer pular uma visita à Itália em novembro

O clima – O clima de novembro na Itália tende a ser sombrio e úmido. Os dias são mais curtos, faz frio e o céu costuma ser cinzento. Se você concordar com isso, ficará bem (e talvez agradavelmente surpreso com alguns dias de sol!). Caso contrário, escolha um mês diferente para a sua visita.

Não esqueça que nos oferecemos diversas atividades, e nem todas colocamos online por isso entre em contato e reserve sua experiência na Itália, como piqueniques, degustações, visitas aos museus e muito mais! ENTRE EM CONTATO!

Produtos imperdíveis na Itália em novembro:

Barbabietola beterraba
cache caquis
Cardi Cardos
cavoletti de Bruxelas Couve de Bruxelas
cavalo repolho
cavalo negro couve
clementina clementinas
mele maçãs
melograno romãs
pai peras
porri alho-poró
abobrinha abóbora

Alimentos que você deve comer na Itália em novembro

 

ribollita pão ‘recozido’ e sopa de legumes
papai al pomodoro sopa de pão e tomate
minestra de verdura sopa de vegetais
óleo de oliva azeite
tartufi trufas
fetunta ‘fatia oleosa’ – pão regado com azeite recém-prensado
schiacciata dei santi focaccia fina e crocante com nozes, figos e passas
Castagnaccio bolo denso de castanhas com pinhões, passas, alecrim
castridina sopa de carneiro e repolho
tortelli de abobrinha macarrão fresco com recheio de abóbora
tagliolini ao tartufo macarrão fresco com trufas
Castanha castanhas
digestivo Digestivos italianos – a maneira perfeita de se aquecer em um dia frio

O que vestir na Itália em novembro:

  • Camadas – vista-se como uma cebola
  • Lenço
  • Casaco quente (não uma jaqueta, a menos que você esteja no sul)
  • Sapatos quentes
  • Calça
  • Suéter
  • Chapéu quentinho (gorro/toque)
  • Roma e mais ao sul têm temperaturas mais quentes (embora ainda frias, especialmente à noite), então você também vai querer camadas mais leves.

Os melhores lugares para visitar na Itália em novembro

 

Veja nosso calendário de eventos de novembro AQUI

Emilia Romagna – Visite produtores de alguns dos alimentos mais preciosos da Itália em Parma ( presunto de Parma, queijo parmigiano reggiano ), Modena ( aceto balsâmico ) e Bolonha ( mortadela ). Confira os mosaicos mundialmente famosos em Ravenna. Ou visite alguns dos museus de carros da Itália (ótimos com crianças! ) e fábricas ( Lamborghini e Ferrari estão perto de Modena).

Florença e Toscana – Florença tem muito para mantê-lo ocupado em novembro. Pare no mundialmente famoso Museu Uffizi e diga oi ao David de Michelangelo na Accademia. Participe de festivais locais. Mergulhe nas fontes termais. Na Toscana, a maioria das pequenas aldeias (como Pienza , Montepulciano e Montalcino ) começará a fechar para o inverno, mas ainda vale a pena parar. Cidades e cidades maiores da Toscana (como Florença, Siena, Lucca e San Gimignano) permanecem animadas mesmo em novembro. Veja o calendário de eventos da Toscana.

Lago de Como – O lago é definitivamente mais calmo em novembro, mas isso pode ser uma coisa boa! Como ainda é animada, mas aldeias menores à beira do lago praticamente fecham para o inverno, quando os últimos turistas saem. Você ainda pode pegar balsas no lago (horários limitados), e há agradáveis ​​caminhadas e passeios na área. Este é um ótimo momento para procurar descontos em hotéis de luxo!

Milão – Você precisará se agasalhar, mas poderá visitar locais, lojas e restaurantes sem multidões. Esta é a hora de visitar Milão se você quiser saber como é viver lá.

Nápoles – O calor dos meses de verão já passou, então pare para comer uma fatia de pizza ou passe mais tempo e explore seus museus e locais culturais. Visite a famosa rua do presepe (Via San Giorgio Armeno) antes que as multidões cheguem para as férias de Natal . Este também é um bom mês para fazer uma viagem de um dia a Pompéia – sem o calor e a multidão de visitantes.

Puglia – Recomendo visitar a Puglia em outros meses, se puder (até outubro), mas se tiver apenas novembro, ainda poderá passar momentos maravilhosos. Você terá alguns dias de sol (sem nadar), comida deliciosa, sem multidões e excelentes tarifas de hospedagem (mesmo em masserie de luxo ). Experimente o azeite recém-prensado e experimente a mussarela acabada de fazer. Vá até Alberobello, Patrimônio Mundial da UNESCO, e faça uma parada nas aldeias de Martina Franca, Cisternino, Ostuni e Locorotondo . Observe que algumas lojas e restaurantes estarão fechados, mas é bom visitar essas cidades normalmente lotadas durante a baixa temporada. A vizinha Matera também é um bom lugar para se visitar em novembro.

Roma – É muito mais agradável visitar Roma agora do que durante o verão quente, mesmo que seja necessário levar um guarda-chuva para banhos ocasionais. É a baixa temporada que você pode chegar em Roma – mas você ainda verá muitos outros visitantes. Vá aos Museus do Vaticano, ao Coliseu e ao Fórum Romano sem hordas de turistas. Caminhe pelas ruas comerciais e tome seu café com os romanos locais.

Sicília – Explore cidades e sítios arqueológicos sem o calor intenso. Cidades para visitar em novembro – Palermo, Siracusa, Taormina e Val di Noto (especialmente Ragusa Ibla). Aldeias menores como Marzamemi e Castelmola e pequenas cidades litorâneas como Sampieri são tranquilas, mas ainda assim agradáveis ​​de visitar.

Úmbria – Assim como a Toscana nesta época do ano, você descobrirá que a região oferece uma deliciosa comida sazonal e poderá visitar locais sem grandes multidões. Cidades e vilas para ver em novembro – Orvieto , Assis, Bevagna, Spello, Spoleto e Perugia.

Veneza – Amamos Veneza no inverno . É um dos nossos momentos favoritos para visitar. É verdade que novembro não é tecnicamente inverno, mas você ainda terá uma pausa das intensas multidões e do calor. Caminhe direto para o vaporetti, observe os mosaicos da Basílica com calma, passeie pela quase vazia Piazza San Marco e veja a cidade como um morador local. Espere chuva, mas aproveite o silêncio.

Os melhores lugares para visitar na Itália em novembro com crianças

 

Infelizmente, novembro na Itália não é uma boa época para passar ao ar livre (embora o clima de novembro às vezes nos surpreenda e tenhamos muitos dias de sol). Portanto, não planeje horários em playgrounds, nadar no mar ou na piscina.

Em geral, os melhores lugares para visitar em novembro na Itália com crianças têm atividades internas (geralmente museus ou atividades especiais como aulas de culinária).

Crianças mais velhas e adolescentes ficarão bem vestindo uma capa de chuva e explorando mais o ar livre, mas é um saco arrastar um bebê ao ar livre em novembro na Itália.

Dica útil:   Se seu orçamento e programação de viagem permitirem, evite a Itália em novembro se estiver viajando com crianças pequenas. Toda a família desfrutará muito mais de uma visita à Itália em mais um mês (celebrações de feriados em dezembro, tempo de praia e atividades ao ar livre no final da primavera até o início do outono).

Florença e Toscana – Veja David na Accademia ; encontre uma pintura favorita na Galeria Uffizi; escolha um livro na RED Feltrinelli; confira a loja de brinquedos Città del Sole ; participe de uma aula de culinária; pegue um sorvete (sim, mesmo em novembro!); saboreie um chocolate quente e observe as pessoas. Há muitas coisas para fazer com as crianças em Florença e, quando o tempo estiver bom, vá para o campo para a colheita da azeitona ou para um agriturismo para visitar os animais e aprender sobre a vida em uma fazenda italiana.

Veneza – O inverno em Veneza é uma das nossas épocas favoritas para visitar Veneza com crianças . Novembro é um mês tranquilo e você vai gostar de visitar os pequenos porque não precisará lutar contra o calor ou as multidões na alta temporada. Faça passeios tranquilos de vaporetto ; fazer compras no Mercado Rialto; pegue chocolate quente; subir à torre sineira de San Giorgio; absorva os mosaicos dentro da Basílica de São Marcos.

Roma – Tal como Veneza, Roma em Novembro é muito mais fácil do que no calor do Verão. Claro, não está vazio, mas se você estiver com crianças (ou um carrinho de bebê), apreciará as multidões menores. Visite o Museu Infantil Explora; faça um passeio para crianças pelo Coliseu e pelo Fórum Romano.

Lago de Garda – Como uma opção flexível (ou seja, não faça planos rígidos – apenas visite se o tempo estiver bom), faça uma viagem de um dia ou uma viagem noturna ao Lago de Garda. As crianças vão adorar os parques temáticos na área do Lago de Garda. Certifique-se de verificar os horários de funcionamento – por exemplo, Gardaland só abre nos finais de semana. Você também pode visitar vilas menores como Sirmione ou cidades como Riva del Garda.

Puglia – Mesmo que você não tenha tempo de nadar, em dias de sol você pode brincar na areia. Existem cidades divertidas para explorar, como Alberobello com seus trulli. E as crianças adoram demonstrações de preparo de mussarela e novembro é a melhor época para ver como as azeitonas são colhidas e prensadas.

Emilia-Romagna – É fácil explorar as cidades ( Bolonha , Modena e Parma ), mesmo que o tempo não esteja espetacular, e seus filhos podem gostar de ver como são feitas algumas comidas italianas famosas (por exemplo, queijo parmigiano , presunto ou vinagre balsâmico). A região também abriga o ‘Motor Valley’ da Itália e museus de automóveis ( Ferrari , Lamborghini e muito mais!).

Destinos a serem ignorados em uma viagem à Itália em novembro

 

Cinque Terre – Se você estiver fazendo as clássicas caminhadas entre as aldeias, poderá se decepcionar, pois o mau tempo pode causar o fechamento das trilhas (motivos de segurança). Claro, você pode ter sorte e conseguir um clima excelente, mas se for um destino de sonho, não se prepare para uma possível decepção – visite durante um mês diferente.

Costa Amalfitana – A maioria das cidades fecha durante o inverno que começa em novembro. É solitário e quieto. Eu não recomendaria visitar durante novembro.

Atividades e eventos na Itália em novembro

Veja nosso calendário de eventos de novembro AQUI

  • Aulas de culinária – Este é um excelente momento para aprender a cozinhar alguns dos melhores pratos de clima frio da Itália. Cada região tem especialidades, que podem incluir risoto, polenta, massas ou produtos e alimentos sazonais (como trufas ou azeite).
  • Colheita de azeite – A raccolta realiza-se no outono, sendo a data exata dependente do clima desse ano e da região do país em que se encontra. Nossa família (na Toscana) normalmente colhe nossas azeitonas no início de novembro. Alguns agricultores convidam os visitantes a participar da colheita, inclusive assistindo à imprensa no frantoio local e provando o azeite recém-prensado.
  • Mercados de Natal – O final de novembro marca a abertura de alguns dos mercados de Natal da Itália (a maioria abre no dia 8 de dezembro).

Não esqueça que nos oferecemos diversas atividades, e nem todas colocamos online por isso entre em contato e reserve sua experiência na Itália, como piqueniques, degustações, visitas aos museus e muito mais! ENTRE EM CONTATO!

O que reservar com antecedência para passar novembro na Itália

Outubro pode ser muito movimentado na Itália e a reserva antecipada para todas as atrações principais é recomendada.

As atrações que precisam de reserva antecipada são:

  • Última Ceia (Milão) – reserve assim que os ingressos estiverem disponíveis, pois esgotam rapidamente
  • Galeria Uffizi (Florença)
  • Museus do Vaticano (Cidade do Vaticano, Roma) – reserve assim que os ingressos estiverem disponíveis, pois esgotam rapidamente
  • Coliseu (Roma) – as reservas ficam disponíveis 4 semanas antes da data desejada.

Os trens geralmente não precisam ser reservados com antecedência, no entanto, os trens de alta velocidade em rotas populares, como Roma a Florença, tendem a lotar ou apenas têm passagens muito caras disponíveis.

Eu sempre recomendo reservar acomodação com antecedência e meu mecanismo de reservas favorito é o booking.com. Eles têm uma grande variedade de opções de acomodação e também excelentes oportunidades de cancelamento gratuito.

Perguntas frequentes sobre novembro na Itália

A Itália fecha em novembro? 

Não, a Itália não fecha em novembro, embora a maioria dos turistas já tenha partido. O país comemora feriado nacional no dia 1º de novembro ( Dia de Todos os Santos) e quase tudo está fechado.

Quão frio está na Itália em novembro?

Na parte norte do país, as mínimas diárias podem rondar o congelamento (0°C / 32°F), enquanto as regiões do sul apresentam um clima ameno a frio, com máximas diárias na casa dos 60 (F). Você precisará de pelo menos uma jaqueta (sul da Itália) e, mais provavelmente, de um casaco (para o resto do país).

Novembro é uma boa época para visitar Roma?

Novembro é uma excelente época para explorar Roma. As grandes multidões desapareceram até a temporada de férias de dezembro, e você terá uma pausa do calor do verão. Aproveite a oportunidade para visitar os museus e monumentos populares de Roma e jantar em restaurantes com romanos locais. Ainda haverá muitos visitantes – mas há muito espaço em Roma!

Novembro é um mês chuvoso na Itália?

Novembro é o mês mais chuvoso da Itália. A maioria das cidades e regiões italianas vê mais chuvas em novembro do que em qualquer outra época do ano. Leve um guarda-chuva e espere a chuva e você ficará bem – e possivelmente agradavelmente surpreendido com dias sem chuva!

Os postos de gasolina abrem no dia 1º de novembro?

Alguns serão fechados, mas os postos de gasolina maiores e os da Autostrada permanecerão abertos. Lembre-se, mesmo que o posto de gasolina esteja fechado, provavelmente ele terá uma máquina de autoatendimento para que você ainda possa pagar e abastecer.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *