Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Calendário de eventos na Itália em outubro – o que fazer?

Veja o calendário de eventos em outubro na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para outubro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2022 – 

 Itália em outubro

Quando as pessoas me perguntam minha época favorita para viajar na Itália, eu invariavelmente digo primavera ou outono. Mas a verdade é que o outono tem o meu coração, em grande parte porque é quando há festivais de comida e vinho por todo o país. Outubro é definitivamente a temporada de outono da Itália, o que geralmente significa preços mais baixos em coisas como acomodação e passagem aérea, mas esses festivais de colheita ainda atraem multidões de dentro e de fora do país – então não espere ter a Itália só para você. Continue lendo para descobrir o que esperar de outubro na Itália, incluindo o clima e o que está no calendário.

Festivais de comida e vinho: O outono é principalmente a época para jantares longos e pesados. Em homenagem aos pratos típicos do outono, como polenta, javali, castanhas e trufas, muitos sagres , festivais culinários, são organizados, especialmente no norte da Itália, incluindo em Pistoia (Toscana), Soriano nel Cimino (Lácio) e Ornavasso (Piemonte). Se escolher o seu itinerário de forma favorável, pode saborear iguarias locais todos os fins-de-semana numa vila ou cidade diferente na companhia dos locais . A vindima costuma terminar com uma grande festa. Da mesma forma em Bardolino, no Lago de Garda, onde se celebra a Festa dell’Uva e del Vino. Você pode provar o vinho local, os restaurantes têm menus especiais de vinhos e no final há uma queima festiva de fogos de artifício. Mas há muitos, muitos mais festivais de vinho. Cada lugar, até mesmo cada vinhedo colhe em momentos diferentes, então mantenha seus ouvidos e olhos abertos se você estiver na Itália no outono. Quem sabe, você pode simplesmente cair com o nariz no vinho, que naturalmente flui livremente após a colheita pesada! É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais de vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lazio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é amplamente servido. Em 2008, um erro lúdico foi cometido ao construir a fonte temporária de vinho que adorna a cidade durante o festival. O vinho não era bombeado para a fonte, mas para as torneiras dos habitantes de Marino, que viram a água transformar-se em vinho assim mesmo…

O que fazer e onde ir em outubro?

Alguns dos melhores lugares para visitar em setembro na Itália são:

Roma – Outubro em Roma é famoso por dias claros e brilhantes e maravilhosas cores de outono. Os locais tem um nome para os gloriosos dias de outono em Roma: ‘Ottobrate Romane’. Este termo historicamente indicava os passeios de um dia que as famílias romanas abastadas faziam em outubro, aproveitando os últimos dias brilhantes da temporada para desfrutar de um dia no lago ou no campo e hoje simplesmente indicava o clima deslumbrante que a cidade costuma experimentar neste Tempo. Adoro Roma em outubro: minha cidade natal fica maravilhosa nessa época! Se for para a Itália em outubro, você pode facilmente aproveitar o melhor de Roma. O Coliseu, o Fórum Romano, o Monte Palatino, os Museus do Vaticano, todas as belas praças de Roma serão fáceis de visitar e as multidões serão grandes, mas não tão esmagadoras como em outras ocasiões.

Experiências Relacionadas

Florença e interior da Toscana – A Toscana e suas colinas passam por um momento mágico no outono. O clima ameno é perfeito para passear e o céu brilhante desta temporada, com a cobertura ocasional de nuvens, sempre me parece o cenário perfeito para as joias medievais e renascentistas da Toscana. Este é o momento de apreciar a deslumbrante folhagem das florestas da Toscana e saborear a comida quente deste incrível terroir. Outubro na Toscana evoca longas caminhadas em cidades no topo de colinas, seguidas de jantares em restaurantes locais, entregando-se ao vinho local e um prato de queijo – veja aqui

Veneza – Outubro é uma época linda em Veneza, um momento em que a cidade tem uma sensação mais íntima do que em muitas outras épocas. O clima é imprevisível e você terá menos horas de luz do dia do que se viesse na primavera. No entanto, a cidade neste momento tende a ver menos multidões e, em geral, tem uma sensação mais agradável do que durante os horários de verão úmidos e movimentados.Eles vêm em várias formas, com carne/peixe/frutos do mar/legumes e são uma ótima desculpa para sentar dentro de casa e descansar quando o sol começa a se pôr ou a chuva ameaça arruinar seus planos.

Cinque Terre – é uma parte maravilhosa da Itália, mas nem sempre está no seu melhor em outubro, especialmente no final do mês. O clima costuma ser muito frio para nadar e as chuvas são frequentes: se vier nessa época, verifique cuidadosamente as condições do caminho antes de se aventurar. Os vilarejos e a sua comida maravilhosa serão, no entanto, capazes de o manter ocupado também em outubro!

Milão – Encontre nosso guia para um dia perfeito em Milão aqui.

Umbria: A região tem belas cidades medievais e florestas deslumbrantes que, em outubro, presenteiam moradores e visitantes com uma incrível colheita de azeitonas, trufas, avelãs e muito mais! Uma visita à Úmbria em outubro é ideal se você gosta de passear e pode oferecer ótimas oportunidades para atividades divertidas, como colheita de azeitonas e caça de trufas. Em outubro, a Úmbria celebra seu santo mais famoso, São Francisco e, especialmente, a cidade de Assis hospeda grandes festivais em sua homenagem no momento de sua morte, em 4 de outubro.

Sicilia – Outubro é um dos melhores meses para visitar a Sicília. Fora do horário de verão agitado, em outubro você poderá visitar os impressionantes sítios arqueológicos da Sicília sem derreter em seu sol tórrido e ainda poderá desfrutar de belas vistas do mar. Este é um bom momento para o turismo cultural na Sicília, em vez de férias de mar e sol, pois as altas temperaturas, especialmente no final do mês, nem sempre são garantidas.

Nápoles – muitas vezes esquecida, mas uma cidade bonita, interessante e fascinante

Lagos: O Lago Garda e o Lago Como são encantadores nesta época e oferecem uma pausa do calor da cidade e são apenas os dois mais famosos! Visitar lagos em outubro são passeios populares das cidades e tendem a ficar muito cheios, eu inclusive vou visitar um lago esse mês de outubro

Sorrento e Costa Amalfitana: existem 2 opiniões bem opostas em viajar a costa amalfitana em outubro… Voce vai poder nadar? bem mais provável que não. Voce vai passear de barco? com blusa de manga longa e um lenço no pescoço. Se pra você visitar uma região onde o mar é incrível sem aproveita-lo 100% vale a pena, bora! curti porque esta bem menos cheio, e o custo é bem melhor. Mas se você é como eu, “se não posso pular no mar, não tem graça”, ai indico ou focar a viagem na área mais histórica e gourmet da região.

Se você estiver viajando para a Itália em outubro, aqui está o que você precisa saber sobre clima e feriados.

Umbria - Itália

Por que você deve ir para a Itália em outubro?

Como outubro não é a alta temporada na Itália, você pode explorar tranquilamente todos os cantos do país sem se distrair com turistas barulhentos. Uma das maiores vantagens de sair de férias na Itália em outubro são as ofertas e promoções atraentes oferecidas por hotéis e companhias aéreas. Além de tudo isso, você também poderá experimentar uma variedade de pratos e vinhos italianos famosos durante o mês de outubro, pois é a época da colheita no país.

Abaixo, listamos alguns motivos que tornam uma viagem à Itália em outubro uma escolha perfeita para os viajantes.

  • Preços mais baratos: é muito provável que você consiga excelentes ofertas em companhias aéreas, acomodações e passeios se visitar a Itália em outubro. Seja um passeio de degustação de vinhos na Úmbria ou uma viagem à icônica Galleria dell ‘Accademia, que abriga a estátua de David, uma estadia italiana durante esta época do ano definitivamente economizará algum dinheiro.
  • Menos viajantes: Como outubro não é a alta temporada, você encontrará menos turistas durante sua viagem. Portanto, você não perderá seu tempo em longas filas ou ficará sobrecarregado por multidões sufocantes. Desfrute de um retiro relaxante enquanto marca dezenas de sua lista de desejos.
  • Festivais em outubro: dirija-se à Ponte do Diabo em Borgo a Mozzano  localizada no norte da Toscana, para uma festa de Halloween que vê suas ruas repletas de personagens assustadores. Se você é um amante do cinema, não perca o Festival de Cinema de Roma . Caso você goste de correr, pode participar da famosa Maratona de Veneza, bem como da Maratona Memorial Enzo Ferrari em Maranello durante sua viagem de outubro.
  • Recompensa da época da colheita: o outono é a época da colheita e os nativos realizam inúmeras festividades dedicadas à comida, vinho e produtos locais. O Festival Euro Chocolate em Perugia, bem como o Festival da Trufa Branca em Alba são visitas obrigatórias para os amantes da gastronomia.
  • Estadias relaxantes na praia: Com uma longa e deslumbrante costa mediterrânea, a Itália é o local ideal para férias na praia . No entanto, pode ficar insuportavelmente quente em algumas faixas de areia durante o verão. Vá para o país em outubro e você pode relaxar nas areias douradas sem ter que se preocupar com queimaduras solares e multidões.

Qual é o clima na Itália em outubro?

Embora a chuva comece a aumentar em outubro, é uma época agradável para visitar, graças aos dias ainda quentes e à brisa refrescante. A precipitação é ligeiramente menor em outubro do que em novembro (o mês mais chuvoso da Itália).Altas temperaturas em outubro no norte da Itália, que inclui Milão, Veneza, Bolonha e Turim, com média de 20°C a 22°C. O norte da Itália recebe cerca de oito dias de chuva em outubro. Outubro pode ser uma ótima época para visitar Roma e Florença, onde as máximas médias diárias atingem os 21°C . Mas você provavelmente pode esperar um pouco de chuva durante a sua visita. A Itália central tem uma média de mais de oito dias de chuva em outubro, ou cerca de dois dias chuvosos por semana.O sul da Itália também começa a chover em outubro. Nápoles e outras cidades do sul da península, bem como a Sicília, veem cerca de sete a nove dias de chuva em outubro. A Sardenha tem uma média de quatro dias chuvosos em outubro. As temperaturas no sul da Itália em outubro variam de 24 a 18 graus.
caça as trufas em Alba

Temperaturas médias de outubro

Florença Milão Nápoles Palermo Roma Turim Veneza
C alto/baixo 21/10  18/9 22/12 24/18 22/12 17/12 18/10

LEIA TAMBEM:

Feriados e Festivais na Itália em outubro

Como eu disse no início, o outono é quando os entusiastas da comida e dos festivais vão querer estar na Itália. Os festivais de colheita de outubro incluem o Festival da Trufa Branca em Alba e o famoso EuroChocolate de Perugia, ambos atraem multidões de apreciadores de comida de todo o mundo. Não há grandes feriados nacionais em outubro para se pensar (que às vezes pode atrapalhar os horários dos transportes), mas nunca é demais ver se há um calendário de eventos para as cidades que você está visitando, caso você esteja ao redor para uma celebração de um santo padroeiro local ou um festival de colheita pouco conhecido. Navegue pela minha lista (nem de longe abrangente) de feriados e festivais na Itália para começar sua caçada.

 

Roma (Lácio)  – Ottobrate Romane – É uma tradição em Roma celebrar o outono. Até recentemente, grandes celebrações eram realizadas durante o Ottobrate Romane. Porque outubro, mês que deu nome às festividades, é lindo em Roma. As árvores ao longo da cor do Tibre em todos os tons de vermelho, amarelo e dourado, o sol ainda está maravilhosamente quente e dá um brilho extra à cidade. Outubro em Roma é uma festa em si! A mais bela é Roma na luz do outono. O sol de outono ilumina a cidade com um brilho dourado e deixa tudo ainda mais bonito que o normal. A luz do inverno é linda, o sol escaldante nos telhados em pleno verão dá-lhe uma atmosfera muito única, mas aquela luz do outono é inesquecível e mais do que vale a pena ver, captar numa fotografia, acalentar!

01 e 02 – Pinerolo (Piemonte) – O Festival da Máscara de Ferro – O festival Maschera di Ferro homenageia o homem que esteve preso em Pinerolo por mais de 11 anos, quando a cidade ainda estava em território francês. A história é reencenada, há uma procissão histórica e no sábado à noite é celebrada la notte del mochettieri.

02 – toda a Itália – Festa dei NonniNa Itália as pessoas não conhecem apenas o Dia dos Pais e o Dia das Mães, também o nonno  e a nonna, avós, têm suas próprias férias! Desde 2005, as crianças italianas mimam os avós no dia 2 de outubro. O presente tradicional é uma flor, a nontiscordardimé. Neste dia, não deixe de ouvir a música Ninna Nonna, que foi lançada em 2006 em homenagem ao dia dos vovôs e vovós italianos.

02 – Alba (Piemonte) – Corrida de burros, Palio degli Asini – O outono é a época festiva final em Piemonte. Além das trufas, você também pode desfrutar de belos vinhos tintos como Barolo e Barbaresco, pratos harmonizados e emocionantes e uma corrida especial de burros, na qual os nove distritos da cidade competem entre si. O Palio degli Asini acontece todos os anos no primeiro domingo de outubro.

04 – toda Itália – Dia Mundial dos Animais – O primeiro Dia Mundial dos Animais foi celebrado na Itália em 1931. O dia foi iniciado por um grupo de ecologistas reunidos em Florença para uma conferência. Eles queriam conscientizar as pessoas sobre o declínio da população animal. A ideia original era, portanto, chamar atenção especial para as espécies ameaçadas de extinção. Foi só mais tarde que a atenção foi estendida a todos os animais. A data, 4 de outubro, não foi escolhida arbitrariamente. É o aniversário da morte de Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Em 4 de outubro, pessoas de todo o mundo celebram os animais em homenagem, inclusive em Assis, a cidade de Francisco. No aniversário da morte de São Francisco, ainda mais pessoas acorrem à Basílica de São Francisco do que o habitual.

07 a 09 – Treviso (Vêneto) –  Tiramisù World Cup – De 7 a 9 de outubro de 2022 , os participantes da Copa do Mundo Tiramisù, também conhecida como o “desafio mais saboroso do ano”, ocorre na Piazza dei Signori em Treviso. O programa começa na sexta-feira 7 e no sábado 8 de outubro com seleções (a receita original e a criativa se alternam a cada duas horas) e chega às semifinais e à grande final no domingo 9 de outubro. Os participantes que disputam o título de campeões na “receita original” e na “receita criativa” da sobremesa de colher mais famosa do mundo são todos estritamente não profissionais e vêm da França, Espanha, Bélgica e outros países do ‘Europa, assim como, claro, da Itália. Cada um chega com a sua versão da famosa sobremesa, melhor feita para poder conquistar o título de Campeão na Grande Final na tarde de domingo, 9 de outubro. O júri é composto por membros italianos e também juízes estrangeiros devem se sacrificar para provar as criações dos aspirantes a chefs. O equilíbrio do prato (que avalia o equilíbrio entre os ingredientes utilizados), o sabor e a harmonia, mas também a execução técnica (a organização da mesa, a limpeza, a gestão dos ingredientes, o executivo), a apresentação estética ( que avalia a aparência, a disposição do prato, as decorações e a agradabilidade estética final), a intensidade gustativa (que avalia a força e permanência na boca da degustação). Os “promovidos” entram nas semifinais e para as semifinais e a Grande Final o júri será composto por especialistas do setor. Em 2022 a Copa do Mundo Tiramisù é dedicada a “ Treviso a Tavola ” com uma série de eventos que terão como tema principal o convívio e as iguarias gastronômicas e vinícolas de estar em companhia, sentados às mesas da cidade, obviamente na companhia de Tiramisù.

07 a 09 – Ragusa (Sicília) – Ibla Buskers Festival – No início de outubro, um festival com vários artistas de rua é realizado na cidade siciliana de Ragusa . Durante este Ibla Buskers Festival, cada praça, cada esquina se torna um palco – com atos e acrobacias surpreendentes.

15  – Bolzano (Trentino Alto Adige) – Festa del Ringraziamento – Produtos dos agricultores do sul do Tirol em exposição. Atividades para crianças. Em 15 de outubro de 2022 , o Festival de Ação de Graças retorna a Bolzano. Mais de 25 expositores participam do Dia de Ação de Graças, incluindo 13 agricultores diretos, que expõem os produtos frescos, saudáveis ​​e genuínos de suas terras, e contam a história da vida camponesa e do contato com a natureza e os animais. Entre os produtos: compotas de fruta, vinho, sumos, castanhas, queijos e iogurtes, pão, fruta e legumes, frutos secos, ervas aromáticas, especiarias, farinha, chouriço e enchidos, carne fresca, grappa e licores, ovos, mel, cosmética biológica e muito mais. No programa, o show cooking dos camponeses, que mostrarão aos participantes os segredos e receitas da cozinha tradicional sul-tirolesa, atividades para os mais pequenos brincarem com feno e animais da fazendinha no “petting zoo”, e animação musical. O Dia de Ação de Graças celebra o vínculo do homem com a natureza e a importância que ela sempre teve na vida de todos.

13 e 16 – Sicilia -Targa Florio Classica De 13 a 16 de outubro de 2022 acontece na Sicília a 106ª edição da Targa Florio Classica, uma das mais antigas corridas de carros de estrada do mundo. A Targa nasceu em 1906 de uma idéia de Vincenzo Florio, grande amante de carros e velocidade, empresário do vinho e famoso pela produção de Marsala, De 1906 a 1977, a Targa Florio era uma corrida de velocidade, depois, a partir de 1978, tornou-se uma competição de rally entre carros antigos pelas estradas da Sicília, entre o mar e as montanhas. Cerca de 100 equipes se inscrevem a cada ano e os carros mais antigos datam da década de 1920. Entre os fabricantes de automóveis representados: Ferrari, Lancia, Alfa Romeo, Porsche, Mercedes, Jaguar, Austin Haley, Maserati, Bentley…
14 a 16 – Gênova (Liguria) – Rolli DaysO imponente Palazzi dei Rolli, uma coleção de mais de quarenta  palazzi em Gênova, deve seu nome ao rollo , quadro, elaborado no século XVI. Essa lista incluía todos os  palácios que a administração de Gênova considerava elegíveis para servir de residência para convidados ilustres. Em 2006, o Palazzi dei Rolli, juntamente com o Strade Nuove, foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Se você quiser ver todos os mais de quarenta  palácios (todos eles carregam um sinal vermelho com um número), você deve planejar alguns dias em Gênova, porque há muitos para ver em um dia. Especialmente porque alguns  palácios  também abrigam belos museus. Se você  quiser admirar todos os palazzi , é melhor homenagear Gênova com uma visita durante os Rolli Days. Muitos dos Palazzi dei Rolli abrem suas portas e há várias exposições especiais, eventos, concertos e outras celebrações para colocar os prestigiosos palácios no centro das atenções.

16 a 17 –  em toda a Itália – Giornate FAI d’Autunno – Durante um fim de semana de outono (as datas geralmente são anunciadas em setembro), você descobrirá os palácios, igrejas, castelos, parques e tesouros mais especiais da Itália. Muitos monumentos e edifícios que normalmente estão fechados ao público abrem suas portas durante este Giornate FAI d’Autunno, organizado pela organização italiana de conservação Fondo Ambiente Italiano. Uma oportunidade ideal para uma introdução gratuita à herança italiana!

25 – Dia Mundial da Massa No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Massa – e a massa ganha destaque em todo o mundo. Isso é feito desde 1995 com o objetivo de enfatizar o quão saudável é um prato de massa e quão variado você pode comer com massa como base.

31 – toda a Itália – Halloween – Embora nenhum Halloween tenha sido originalmente comemorado na Itália, a primeira festa italiana de Halloween data de mais de vinte anos. Foi celebrado em local apropriado, na Ponte do Diabo em Borgo a Mozzano , ao norte de Lucca. Você ainda pode encontrar a maior festa de Halloween da Itália aqui em 31 de outubro, durante La Notte Nera, The Black Night. No entanto, em suas próprias palavras, Corinaldo (Le Marche) é a capital do Halloween da Itália. Durante a última semana de outubro, as pessoas já estão ansiosas pelo festival de terror, com shows especiais e atrações fantasmas. A noite de 31 de outubro é o clímax das festividades, com um grande show cheio de música, grandes fogueiras e boa comida – afinal ficamos na Itália.

* Eventos de vinhoveja no nosso site VinhoItalia.com

*Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br

Veja todos os eventos de Trufas na Itália no nosso site GastronomiaItaliana.com.br

remarcado par 2023 – Val di Funes (Trentino-Alto Adige) – Festival do Speck do Sul do TirolVamos ficar no Tirol do Sul por um tempo, porque durante o mesmo fim de semana você pode saborear o speck particularmente saboroso que vem daquino idílico Val di Funes/Villnösser TalAliás, este Speckfeest não se concentra apenas em South Tyrolean Speck; há também muito espaço para música e outras iguarias. No domingo, é escolhida a Rainha Speck, uma espécie de Miss Speck devidamente coroada.

01 – várias cidades do Sul Tirol do Sul (Trentino-Alto Adige) – Törggelen OriginaleAinda mais festa no Tirol do Sul: törggelen . Embora o nome soe muito alemão, é uma modificação do sul tirolês da palavra latina torculum , que significa prensa de vinho. Diz-se que se originou como uma espécie de agradecimento culinário dos viticultores do Valle Isarco. No verão, eles podiam deixar seus animais pastarem nos prados dos fazendeiros da montanha. Em troca, eles convidavam os camponeses das montanhas para uma festa camponesa com vinho jovem. Com o törggelen o comércio de troca foi realmente resolvido, embora depois. Quando as castanhas – chamadas keschtn no Tirol do Sul – estão maduras no final de setembro ou início de outubro, as portas das aconchegantes casas e adegas ainda se abrem nas fazendas de vinho. Aqui, os viticultores servem os seus próprios vinhos e especialidades caseiras.

01 e 02 –  Bressanone (Trentino-Alto Adige) – Mercado de Pão e Strudel do Sul do Tirol. O Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul concentra-se no pão. Tudo está coberto, desde o desenvolvimento histórico aos costumes e tradições, desde as receitas e preparação até a histórica padaria. As crianças podem se divertir na padaria infantil. Nas bancas dos padeiros e confeiteiros do sul do Tirol, os visitantes podem saborear o pão do sul do Tirol, o original strudel de maçã do sul do Tirol e pratos tradicionais dos diferentes vales.

02  – Mortara (Lombardia) – Sagra del Salame d’Oca –A 55ª edição de um clássico da gastronomia para gourmets: o Goose Salami Festival , realiza-se em Mortara , na província de Pavia, a 2 de outubro de 2022. Para quem não conhece a iguaria que é o salame de ganso, deve-se dizer imediatamente que os maiores gastrônomos italianos o consideram um produto de excelência pela qualidade e bondade, e é por direito um dos produtos típicos mais importantes e famosos da província de Pavia, um autêntico orgulho para o território.  De onde vem toda essa bondade? A salsicha é embalada com ganso e porco, picada, misturada com pimenta, especiarias e ervas e recheada em pele de ganso. Um particular é a forma do salame , que pode ser cilíndrico, esférico ou “frasco”, dependendo se a pele de ganso é retirada do pescoço, barriga ou costas. O sabor é divino: a nota delicada mas persistente da carne de ganso é equilibrada pelo corpo da carne de porco. É um salame para ser saboreado sozinho ou (prazer!) Acompanhado de uma mostarda. Salame d’Oca recebeu a marca de Indicação Geográfica Protegida Europeia (IGP) desde 2005 . A Sagra del Salame d’Oca é uma sinfonia de iguarias que, escusado será dizer, está centrada no ganso e nas mil maneiras de saboreá-lo. O cardápio do restaurante do festival inclui salame de ganso cru e cozido, torresmo de ganso, patê de ganso, mortadela de fígado de ganso, ganso refogado, cotechino de ganso … e outras variações, como a comida de rua de ganso que inclui o hambúrguer no pão. Tudo regado a um excelente espumante da Oltrepo. Naturalmente ao redor estarão os stands dos produtores que oferecem um programa de bondade verdadeiramente para ser apreciado sem esquecer nada. E para além do Festival… No dia do Festival, a cidade de Mortara transforma-se e reconfigura-se no século XV , na época de Ludovico il Moro e Beatrice d’Este que serão os protagonistas do grandioso desfile de fantasias com mais de 500 participantes. Uma cena muito sugestiva que também oferecerá uma exposição dos bandeirantes, o desfile dos bairros de Mortara, o Capitão que presidirá a um jogo do Jogo do Ganso com personagens fantasiados.

02, 09, 16 –San Cassiano, Ravenna (Emilia Romagna) – Festival della Polenta – Domingo 2, 9 e 16 de outubro de 2022, acontece em San Cassiano , uma aldeia de Brisighella nas colinas da província de Ravenna. a 49ª edição do Festival da Polenta. São três domingos festivos em homenagem ao prato camponês por excelência e parte integrante da história local. A comida destaca -se onde a polenta é a rainha absoluta, oferece-a com os mais variados condimentos que vão desde o sabor nobre dos cogumelos porcini ao mais robusto da carne de porco, lebre, javali, veado ou com bacalhau e squacquerone. Para os amantes da cozinha tradicional também há piadina com presunto, linguiça grelhada, bruschetta. Os pratos especiais da festa são a tripa, a paciarela , que é uma polenta com feijão que depois é frito, e as sobremesas à base de polenta. Na Sagra della Polenta você pode comprar muitos produtos locais, farinha amarela para polenta, biscoitos e castanhas. Um espaço é dedicado a contar a história da polenta, com exposição de utensílios agrícolas do passado. Também estão no programa apresentações musicais, folclóricas e de puro entretenimento.

03 – Bardolino (Lombardia) – Festa dell’Uva e del Vino Bardolino – De 29 de setembro a 3 de outubro de 2022 , cinco dias de música, espetáculos e muito vinho vestem a cidade de Bardolino , na província de Verona, para celebrar a Festa da Uva e do Vinho Bardolino . que em 2022 chega à sua 91ª edição. O festival, criado para homenagear o vinho simbólico do Lago de Garda, anima a orla da cidade com concertos de música à noite, quiosques de comida e vinho, stands promovendo o vinho Bardolino, degustações guiadas pelo Consorzio Tutela Vino Classico DOC, desfiles de bandas musicais, espectáculos teatrais, conferências, encontros sobre o tema do vinho, exposições das melhores uvas e do melhor vinho Bardolino.

04, 09, 16, 23 e 30 – Marradi, Firenze (Toscana) – Sagra delle Castagne e del Marron buono di MarradiA castanha é uma das protagonistas da temporada de outono e, pontualmente como todos os anos, o Festival da Castanha e do Marron regressa a Marradi, perto de Florença, já na sua 58ª edição. Durante os 4 domingos de outubro : 9, 16, 23 e 30 de  outubro de 2022 é possível saborear muitos pratos à base de castanhas, desde tortelli com marrons a marrons glacés, desde compotas às típicas castanhas assadas. Também não faltam atividades para adultos e crianças, e música nas ruas com bandas itinerantes. Por ocasião do Festival da Castanha e do Marron Buono também será possível chegar a Marradi de trem a vapor e apreciar as belas cores outonais das folhas.

07 a 09 – Cremona (Lombardia) – Festa del SalameEm Cremona , de 7 a 9 de outubro de 2022 , a Festa del Salame di Cremona regressa para a sua 4ª edição. Para o Festival do Salame , produtores de toda a Itália chegam a Cremona e com uma participação especial dos produtores de salame lombardos: As bancas ficam no centro histórico de Cremona e criam um roteiro gastronômico onde os produtores expõem seus produtos e oferecem degustações dos vários tipos de salames para dar a conhecer a sua qualidade e diferenças. O Festival do Salame permite não só provar as várias qualidades e especialidades do salame, mas também conhecer melhor a cidade de Cremona, que para a ocasião abre muitos dos seus edifícios históricos aos visitantes.

07 a 09 – Roma (Lazio) – EurHop Roma Beer Festival – EurHop, o encontro italiano com o mundo da cerveja artesanal de qualidade, acontece em Roma de 7 a 9 de outubro de 2022. Em 2022 chega à 8ª edição do evento e serão muitas cervejas italianas e estrangeiras de excelência, com grandes clássicos e novidades interessantes do cenário internacional. A programação inclui ainda momentos de encontro, degustação e ensino sobre o mundo da cerveja artesanal. A localização é mais uma vez o cenário esplêndido do Salone delle Fontane em Eur. Muitas cervejarias participantes , italianas e internacionais, expõem em vários estandes, representadas por seus mestres cervejeiros. Cada um propõe criações clássicas e novidades elaboradas especificamente para o evento. Cada participante receberá o guia das cervejas presentes (para uma viagem ‘consciente’ pelo mundo da cerveja), um copo comemorativo e pocket, e poderá se aventurar entre as mais de 800 cervejas para degustação. Música e comida acompanharão a área externa de Street Food.
07 a 09 – Cesena (Emilia – Romagna) – Festival Internacional de Comida de RuaCom as noites mais frias chegando, não há nada tão reconfortante quanto uma deliciosa comida quente. Para se inspirar, por que não visitar o Festival Internacional de Comida de Rua de Cesena? Além de ideias gastronômicas de nove regiões italianas, o International Street Food Festival traz ideias de nove países. Barracas de comida e caminhões oferecem amplas porções da culinária mundial, e há outros ingredientes para ajudá-lo a preparar alguns pratos fabulosos. Você pode aprender sobre receitas de países como Líbano, Vietnã e Tailândia e, além disso, há oficinas de degustação e palestras com especialistas, que oferecerão muitas ideias sobre como expandir seu vocabulário culinário.

08 a 09 – Colorno, prov. Parma (Emilia Romagna) – Gran Galà Del Tortél DólsTodo segundo fim de semana de outubro, este ano em 8 e 9 de outubro de 2022 , a Piazza di Colorno (na província de Parma) é ocupada pela Confraria de Tortél Dóls que celebra a 14ª edição da Gran Galà Del Tortél Dóls , o evento habitual cultural e gastronômico dedicado à degustação do tradicional primeiro prato da Bassa Parmense, Sabor, cultura e entretenimento com convidados excepcionais e mais de 100 expositores excelentes. Segundo a tradição , o nascimento do Tortél Dóls remonta ao tempo da lendária Duquesa Maria Luigia da Áustria , esposa de Napoleão. Diz-se que a Duquesa costumava oferecer aos barqueiros de Sacca di Colorno (Sabien) um prato de tortelli com recheio agridoce , provavelmente de uma receita austríaca. Por esta particularidade foi denominado Tortél Dóls, que significa Tortello Dolce. A sua receita atual , guardada pela Confraria dos Tortél Dòls, requer os seguintes ingredientes estritamente caseiros para o recheio: pão ralado, vinho cozido (mosto) e mostarda de pêra nobre, marmelo e melancia mostarda. Com base nisso, cada família adiciona variantes particulares transmitidas.

08 de outubro a 04 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto.

08 a 10 – Milão (Lombardia) – Milano Golosa – Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2022 , no Chiostri di Sant’Eustorgio, em Milão, estará à mesa a 10ª edição do Milano Golosa, um evento de comida e vinho que destaca as matérias-primas e pratos do território. Degustações , shows de culinária , aulas,  seminários, encontros são os protagonistas do festival. Expositores artesanais de excelência participam de Milano Golosa : padeiros, confeiteiros, queijeiros, sorveteiros, açougueiros, mestres cervejeiros, enólogos… eles são a ocasião para uma verdadeira busca pelas melhores tradições gastronômicas italianas.

08 e 16 – Canterano, prov. de Roma, (Lazio) – Festa del Tartufo –  Nos dois fins de semana de 8, 9 e 15, 16 de outubro de 2022, o Festival da Trufa de Canterano retorna a poucos quilômetros de Roma para celebrar o “ouro negro” local coletado nos bosques da pequena cidade do Vale do Aniene, deste ano chamado “Cidade da Trufa”. Durante o Festival de Trufas de Canterano, você pode saborear diferentes pratos gourmet e menus baseados em finas trufas pretas, brancas e scorzone, visitar as adegas abertas e provar os vinhos do Lazio.

08 – Courmayeur (Valle d’Aosta) – ArrancabirraAs corridas assumem muitas formas e formas. Alguns são mais competitivos que outros. Em alguns casos, a ênfase está mais no fator diversão, e o Arrancabirra não é exceção. Arrancabirra tem três aspectos notáveis. A primeira são as vistas incríveis que os participantes podem ver do Maciço do Mont Blanc. A região de Courmayeur, na base do lado sul do Mont Blanc, oferece muitas vistas esplêndidas. O segundo aspecto é a vestimenta, com muitos corredores escolhendo trajes especialmente preparados. Na verdade, há um prêmio para a melhor ou mais divertida fantasia – que geralmente se relaciona com um tema específico da corrida. O terceiro elemento da corrida é – bem, a pista está no título. Birra pode ser bebido em intervalos regulares (um em cada parada de refresco). Não é o procedimento comum em uma corrida, mas não se esqueça, esta é uma corrida que deve ser apreciada – até o ponto em que os competidores podem correr com seus cães de estimação, se quiserem!

09 – San Miniato  (Toscana) – Palio del Papero – Durante o segundo fim de semana de outubro você pode desfrutar do Palio del Papero, uma corrida de gansos no San Miniato da Toscana. O ganso que cruza a linha de chegada primeiro depois de 150 metros é recebido como um verdadeiro herói.

09, 16, 23 e 30 – Castel del Rio, Bologna (Emilia Romagna) – Sagra del Marrone – A Sagra del Marrone de Castel del Rio é uma feira de exposições, mas também uma festa da castanha com exposições programadas de produtos e noites culturais. Os protagonistas são sempre as castanhas que são servidas, com receitas diferentes, nas várias bancas da praça e nos restaurantes da cidade. Os menus variam desde as preparações mais tradicionais, como o “bruciati” ou o “capaltaz”, até às novas invenções dos chefs mais imaginativos que criam novas receitas combinando castanhas com outros sabores.

14 e 16 – Cuneo (Piemonte) – Fiera Nazionale del Marrone di Cuneo– A Feira Nacional do Castanho de Cuneo é considerada um dos festivais de comida e vinho italianos mais importantes e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte. Durante os três dias do evento – de 14 a 16 de outubro de 2022 – centenas de expositores invadem o centro histórico de Cuneo durante três dias com os aromas, sabores e cores das castanhas assadas e as melhores especialidades do Piemonte e da Itália, como ravioli, panquecas, polenta, frituras mistas piemontesas, ravioles do Vale do Varaita, porco assado no espeto, crepes, anchovas com molho verde, hambúrgueres, cogumelos fritos. E litros de excelentes vinhos piemonteses e vinho quente para a alegria e prazer de muitas dezenas de milhares de visitantes. A Feira Nacional do Castanho de Cuneo , em sua 23ª edição em 2022 , é considerada uma das mais importantes exposições de comida e vinho italianos e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte.

14 a 23 – Perugia (Úmbria) – Eurochocolate – Mergulhe completamente no chocolate em Perugia. A cidade tem tudo a ver com o Eurochocolate nos dias de hoje , um saboroso festival de chocolate com diferentes degustações e outros eventos com chocolate na liderança todos os dias.

15 a 16 – Merano (Trentino Alto Adige) – Festa del Uva di Merano –  A Festa da Uva acontece em Merano, na província de Bolzano, no terceiro fim de semana de outubro, este ano sábado 15 de outubro e domingo 16 de outubro de 2022. O evento, organizado pela primeira vez em 1886, coincide com o período final da vindima e da colheita da maçã e, como é habitual, é acompanhado por boa comida, bom vinho e muito folclore com música e danças tradicionais. Os concertos de bandas e corais sul-tiroleses estão agendados para a Festa da Uva e vão cantar em 4 praças diferentes da cidade O clímax da festa é alcançado no domingo, dia em que se realiza a grande procissão de carros alegóricos. A verdadeira força deste desfile em trajes tradicionais são os dois carros alegóricos mais famosos: a Coroa de Maçãs e o Kundschafter, um enorme cacho de uvas de cerca de 300 kg.

15 – 16 – Morbegno (Lombardia) – Expo BittoO grande queijo de Valtellina terá uma recepção calorosa em outubro com um Bitto que você gosta. O queijo Bitto remonta à era celta, composto por leite de vaca fresco e um pouco de leite de cabra. Os celtas criaram o nome Bitu, que se traduz como eterno. Além de provar este delicioso queijo, você pode aprender tudo sobre sua história e seus antecedentes. Você pode descobrir onde o queijo foi feito, bem como o processo de fabricação do queijo Bitto. Se você não é louco por queijo, não se preocupe. Há muito para mantê-lo ocupado. Barracas de comida de rua locais oferecem uma grande variedade de produtos Valtellina. Há demonstrações e experiências especiais ao vivo, nas quais você pode fazer sua própria vela ou até mesmo provar uma degustação musical. Falando em música, haverá muitas apresentações musicais, atendendo a todos os gostos, incluindo folk, rock e músicas dos anos 30.

16 a 30 – Lana, Foiana, Tesimo, Prissiano (Trentino Alto Adige) – Keschtnriggl – Festa della Castagna –  De 16 a 30 de outubro de 2022 em vários locais do Trentino Alto Adige (Lana, Foiana, Tesimo e Prissiano) acontece o Keschtnriggl , o festival itinerante da Castanha com um programa que inclui eventos que acontecem em vários países do sul do Tirol. Todos aqueles que desejam provar castanhas podem experimentar os menus de degustação no restaurante com pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante os dias de festas “Keschtnriggl”, música e excursões na floresta são organizadas na companhia do guarda florestal e de um agricultor local, para poder conhecer a castanha mesmo no seu ambiente natural. Particularmente sugestivo é o festival da Foiana, o mais importante e folclórico. Mas o que significa Keschtnriggl ? Foi um objeto utilizado no passado para descascar castanhas assadas e desde 1998 tornou-se o nome deste evento para contar o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais.

21 a 23 – Rifreddo, Cuneo (Lombardia) – Le Notti delle StregheAs Noites das Bruxas é um evento turístico-cultural promovido pela cidade de Rifreddo, na província de Cuneo, que em 2011 recebeu o reconhecimento de “Maravilha Italiana” pela Câmara dos Deputados. Este ano regressa para a sua 13ª edição   de 21 a 23 de outubro de 2022. “As noites das Bruxas” nasceu com o objectivo de valorizar o património cultural local, a partir do maciço de Mombracco , ao qual se ligam lendas populares que falam de bruxas e outros seres aterradores. Just Rifreddo foi, em 1495 , palco de atrozes perseguições das chamadas “masche”, mulheres locais responsabilizadas pela heresia, como comprovam os documentos históricos ainda conservados nos arquivos do Município. O programa inclui atividades lúdicas e criativas para crianças, passeios na natureza, passeios com animações teatrais, leituras de histórias e mistérios, degustações, disfarces, espectáculos gratuitos.

21 a 30 – Bagnoli Irpino, Avellino (Campania) – Sagra della Castagna e del Tartufo NeroA Festa da Castanha e da Trufa Negra é uma grande festa no centro histórico de Bagnoli Irpino , na província de Avellino, com todas as montras decoradas e as ruas a servirem de palco para esta festa cheia de aromas e sabores que se realiza em os dois últimos finais de semana de outubro, em 2022 , nos dias 21, 22, 23 e 28, 29, 39 de outubro. No Festival das Castanhas e Trufas Negras de Bagnoli Irpino é possível provar e comprar trufas e castanhas, mas também conhecer o artesanato local e as excelências gastronómicas de Irpinia, participar em conferências, visitas guiadas, excursões até com a colheita da castanha e pesquisa de trufas na floresta.

28 a 30 – Cosenza (Calabria) – Festival del Ciocolato –  Como todo mês de outubro , o coração da cidade de Cosenza recebe o Festival do Chocolate , inteiramente dedicado ao chamado “Comida dos Deuses” e agora em sua 19ª edição . De 28 a 30 de outubro de 2022 , na zona pedonal do Corso Mazzini, inúmeros stands expõem produtos artesanais que privilegiam a combinação de tradição e inovação. Entre as delícias para degustar: chocolate com bergamota, cedro, pimenta malagueta e figos, além de outras criações de Master Chocolatiers de toda a Itália. O Festival do Chocolate envolveu toda a Calábria e não só, nesta edição, os stands acolhem mais de cinquenta expositores. O evento pretende expandir-se para além das fronteiras regionais, acolhendo importantes realidades italianas que promovem o talento e a criatividade dos artesãos do nosso território, mas também grandes confeiteiros internacionais.

28 a 30 – Châtillon (Valle D’Aosta) – Sagra del Miele – No último fim de semana de outubro , este ano em 28, 29, 30 de outubro de 2022, Châtillon se transforma na capital do mel do Vale de Aosta, com o Festival do Mel e seus  derivados que atrai entusiastas fascinados por este produto mágico. O Festival, em sua 19ª edição em 2022 , foi criado para conscientizar e promover a qualidade e os diferentes tipos de mel do Vale de Aosta e a cada ano enriquece sua programação. O evento organiza visitas guiadas e provas de mel. A Sagra anima as ruas de Châtillon com muitos produtores artesanais que chegam ao centro da pequena cidade para expor seu mel e contar sua história e aromas. Por ocasião do Festival do Mel , também é organizado um concurso regional dedicado aos méis do Vale de Aosta, dividido por categorias: rododendro, flor silvestre clara, flor silvestre escura, mel de castanha, dente-de-leão e lima. Haverá premiação para os melhores de cada categoria.

29 outubro a 1 novembro – Gubbio (Umbria) – Gubbio Terra di Tartufo – De 29 de outubro a 1 de novembro de 2022 , com a chegada do outono,   o aroma de trufas brancas também chega a Gubbio , com Gubbio Terra di Tartufo , a exposição do mercado nacional de trufas brancas e produtos agroalimentares locais. Chegado em 2022 na sua 41ª edição, o Gubbio Terra di Tartufo é um encontro importante entre os festivais de outono pela extraordinária qualidade da trufa branca local (*) ( Tuber Magnatum Pico ) e das outras iguarias presentes nos espaços expositivos como os queijos de pasto , talhos de porco, carnes seleccionadas, azeite, mel, doçaria tradicional etc..), e pela prestigiada localização no coração do centro histórico de Gubbio. Também agendado show cooking, eventos, reuniões com chefs estrelados…

29 outubro a 1 novembro – Mondovì (Cuneo) – Peccati di Gola – Peccati di Gola e a 24ª Feira Regional de Trufas retornam a Mondovì  de 29 de outubro a 1 de novembro de 2022 : um encontro com os sabores e a cultura gastronômica e vinícola do Piemonte em nome da tradição, autenticidade e tipicidade. Peccati di Gola traz para as ruas e praças as melhores produções agroalimentares, zootécnicas e enogastronômicas locais, produções limitadas, de nicho ou quase extintas. O festival ocupa as praças e ruas do centro histórico e do bairro da Piazza. A programação de eventos e atividades culturais é ampla e variada, desde oficinas educativas a experiências sensoriais, eventos culinários temáticos, de degustações a show cooking. Peccati di Gola mais uma vez este ano escolheu o caminho de um evento eco-sustentável . É de facto um evento de baixo impacto ambiental graças à utilização de materiais eco-compatíveis ou totalmente recicláveis.

29 outubro a 1 novembro  – Modena (Emilia Romagna) – Sciocolà – Sciocolà, o evento dedicado ao chocolate artesanal de toda a Itália, volta a animar as ruas do centro de Modena de 29 de outubro a 1 de novembro de 2022 com sua 4ª edição. Nos quatro dias de Sciocolà você pode descobrir, provar e comprar chocolate artesanal em todas as suas formas e sabores, e os visitantes se encontram em uma viagem pelos sabores do chocolate entre tradição e inovação. A rica programação do evento inclui muitos e diversos eventos, incluindo show cooking, oficinas para crianças, encontros gastronômico-culturais, maxi esculturas de chocolate e eventos itinerantes que espalharão um fundo de aroma de chocolate pelas ruas do centro histórico de Modena.

29 outubro a 13 novembro  –  Carbonara di Po, Mantova (Lombardia) – Tartufesta del PoA Tartufesta del Po acontece durante três fins de semana de 29 de outubro a 13 de novembro de 2022 em Carbonara di Po , na província de Mântua,
La Fiera, em sua 25ª edição em 2022 , é realizada na Sala Multiuso e é inteiramente dedicada ao premiado Trufa Branca. A Trufa Branca é a protagonista absoluta do festival, os produtos à base de Trufa estão presentes em todos os stands de exposição e todas as ementas oferecem pratos à base de trufas acompanhados por vinhos e produtos locais.

29 outubro a 13 novembro – cidades do Colli Bolognesi (Emilia Romagna) – Tartufesta – Todo outono, de 9 de outubro a 13 de novembro de 2022, nos Apeninos bolonheses , na Emilia, a é celebrada em homenagem à Trufa Branca das Colinas Bolonhesas , um dos ingredientes e aromas mais preciosos da culinária local. Mas a Tartufesta é também uma oportunidade para dar a conhecer e valorizar todos os produtos e frutos da floresta local. A Tartufesta anima o mais comum dos Apeninos bolonheses e é uma oportunidade para descobrir lugares bonitos e pouco conhecidos onde a boa vida se combina com a boa comida. O festival também é animado por eventos : Tartulibri, Tartueventi, Tartumercati com madeiras típicas e produtos artesanais, Tartuvisite nas matas e nas aldeias, Tartumenù em restaurantes e quintas que aderem a um decálogo de qualidade na preparação dos pratos.

29-30 – Montalcino (Toscana) – Sagra del Tordo –  Cuidado ao passear pelas ruas da Toscana Montalcino no último domingo de outubro. É aqui que se realiza a Sagra del Tordo, a festa do tordo, com inúmeras competições de tiro com arco entre os quatro distritos da vila.

28 de outubro a 1 de novembro – Lucca (Toscana) – Lucca Comics & GamesSe você gosta de quadrinhos e/ou jogos (old school ou na tela), então você não deve perder Lucca Comics & Games . A charmosa cidade toscana é brevemente transformada em uma história em quadrinhos viva, onde personagens de desenhos animados e jogos ganham vida.

01 e 02 –  Gaiole in Chianti (Toscana) – Eroica – corrida de bike nas colinasUma das corridas de ciclismo mais especiais do mundo é realizada todos os anos no primeiro domingo de outubro na Toscana. Esta corrida, chamada Eroica, é tão especial porque o percurso leva os participantes pelas chamadas strade bianche , ruas brancas. Quem pensa que isso não deve ser um problema com uma bicicleta hipermoderna ficará desapontado. Porque não só o curso é especial; a bicicleta na qual você participa não é o primeiro exemplo. O corcel de aço deve ter sido feito antes de 1987. Quando você adiciona os dois dados juntos, o nome do evento, ‘o heróico’, é escolhido corretamente. Concluir o curso com sucesso é uma conquista por si só. Os pilotos amadores mostram-se verdadeiros heróis na pista poeirenta, como o próprio nome bem lembra.

01 a 09 – Trieste (Friuli-Venezia Giulia) – La Barcolana – a maior regata de vela do mundo. Todo segundo domingo de outubro, Trieste recebe a maior regata de vela do mundo, La Barcolana. Esta gigantesca corrida de vela acontece no Golfo de Trieste. Durante toda a semana que antecede a corrida, Trieste será toda em Barcolana, com várias atividades na água e em terra. O tiro de partida do Barcolana soou pela primeira vez em 1969. Nessa primeira edição, 51 veleiros competiram entre si na água. Agora são tantos barcos que não podemos mais contá-los…

1 ottobre Roma – Giusy Ferreri –  Auditorium Parco della Musica – Sala Sinopoli
3 ottobre Milano – Giusy Ferreri – Teatro Dal Verme

1 ottobre Milano – Francesco Gabbani – Mediolanum Forum
8 ottobre Roma – Francesco Gabbani –  Palazzo dello Sport

2 ottobre Mantova – Marco Mengoni –  Grana Padano Arena
5 ottobre Milano – Marco Mengoni –  Mediolanum Forum
12 ottobre Torino – Marco Mengoni –  Pala Alpitour
14 ottobre Bologna – Marco Mengoni –  Unipol Arena
16 ottobre Pesaro – Marco Mengoni –  Vitifrigo Arena
18 ottobre Firenze – Marco Mengoni –  Nelson Mandela Forum
21 e 22 ottobre Roma – Marco Mengoni-  Palazzo dello Sport
27 ottobre Eboli – Marco Mengoni –  Palasele

5 ottobre Montecatini – Fiorella Mannoia – Teatro Verdi
8 ottobre Livorno – Fiorella Mannoia – Teatro Goldoni
14 aprile Grosseto – Fiorella Mannoia – Teatro Moderno

6 ottobre Bologna – David Garrett – Unipol Arena
8 ottobre Bolzano – David Garrett – PalaOnda
9 ottobre Conegliano – David Garrett – Zoppas Arena

6, 7 e 8 ottobre Napoli – Gigi D’Alessio – Teatro Augusteo
11, e 12 ottobre Catania – Gigi D’Alessio – Teatro Metropolitan
13 ottobre Catanzaro – Gigi D’Alessio – Teatro Politeama
15 ottobre Bari – Gigi D’Alessio – Teatro Team
20 ottobre Montecatini (PT) – Gigi D’Alessio – Teatro Verdi
23 ottobre Firenze – Gigi D’Alessio – Teatro Verdi
24 ottobre Genova – Gigi D’Alessio – Politeama Genovese
27 ottobre Varese – Gigi D’Alessio – Teatro Openjob Metis
28 ottobre Cremona – Gigi D’Alessio – Teatro Ponchielli
31 ottobre Roma – Gigi D’Alessio – Auditorium Parco della Musica

8 ottobre Bologna – Sum 41 + Simple Plan – Unipol Arena

9 e 10 ottobre Bologna – Eric Clapton – Unipol Arena
12 ottobre Milano – Eric Clapton – Mediolanum Forum

12 ottobre Torino – Gaia – Hiroshima Mon Amour
15 ottobre Roma – Gaia – Atlantico Live
18 ottobre Firenze – Gaia – Viper Theatre
20 ottobre Pozzuoli (NA) – Gaia – Duel Beat
22 ottobre Milano – Gaia – Fabrique

17 ottobre Assago (Mi) – Deep Purple – Mediolanum Forum

22 ottobre Bologna – Backstreet Boys – Unipol Arena

23 ottobre Jesolo – 50 Cent – Palazzo del Turismo

24 ottobre Genova – Paolo Conte – Teatro Carlo Felice

25 ottobre Milano – Sting – Mediolanum Forum

27 ottobre Milano – Placebo – Mediolanum Forum

31 ottobre Milano – The Weekend – Mediolanum Forum

Procida (CAMPANIA)-  Capital Italiana da Cultura em 2022
Em 2022, a ilha de Procida pode se autodenominar Capital Italiana da Cultura. Neste blog você pode ler todas as nossas dicas da Procida.

Veneza (VENETO) – La Biennale 2022 – Até 27 de novembro de 2022
Este ano acontecerá a quinquagésima nona exposição internacional de arte da Bienal . Começa em 23 de abril e dura até 27 de novembro. O tema será O Leite dos Sonhos e a curadoria é Cecilia Alemani; a primeira curadora italiana. Existem dois locais principais durante a Bienal. Na Giardini della Biennale você passa pelos pavilhões de diferentes países. A outra localização da Bienal é no terreno do Arsenale.

Mais exposições em Veneza

  • Até 9 de outubro de 2022, você pode admirar o trabalho de Anish Kapoor na Gallerie dell’Accademia e no Palazzo Manfrin – com curadoria de Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum de Amsterdã. Você pode ler mais sobre isso através deste link.
  • Marlene Dumas vai brilhar no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui .
  • O famoso Palazzo Ducale , o Palácio Ducal, abre as portas para a arte moderna. Na Sala dello Scrutinio poderá admirar obras de arte de Anselm Kiefer até 29 de outubro de 2022, durante a exposição Questi scritti, quando verranno bruciati, daranno finalmente un po’ di luce . Você encontrará mais informações através deste link .
  • Museu Ocean Space tem uma exposição com obras do artista Dineo Seshee Bopape (em exibição até 2 de outubro de 2022).
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci , na ilha de Giudecca , dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.
  • Kandinsky e le Avanguardie – até 21 de fevereiro de 2023, Mestre – Você pode admirar ainda mais arte moderna até 21 de fevereiro de 2023 no Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza). Durante a exposição Kandinsky e le Avanguardie. Punto, linea e superficie, você pode ver obras da Galleria Internazionale d’Arte Moderna de Ca’ Pesaro. Além das obras-primas de Kandinsky, há obras de, entre outros, Paul Klee, Joan Mirò, Yves Tanguy, Luigi Veronesi e Karel Appel.

Pádua (VENETO) – Futurismo 1910-1915 – a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo Zabarella
Até 26 de fevereiro de 2023, você pode se imaginar em Pádua no futuro de 1910 a 1915, durante a exposição Futurismo 1910-1915. La nascita dell’avanguardia no Palazzo Zabarella . Você encontrará mais informaçõesatravés deste link. Segundo os futuristas, isso tinha que ser feito com a rotina antiquada em que a Itália estava presa. Inovação, modernismo, velocidade, tecnologia: eram coisas que precisavam ser celebradas. A Itália teve que se tornar o epicentro do progresso e se livrar de ‘instituições arcaicas’ como museus, bibliotecas e academias. Segundo os futuristas, a violência era permitida e até necessária para construir uma nova Itália – não era à toa que eles eram partidários da Primeira Guerra Mundial. Você pode admirar o trabalho de, entre outros, Umberto Boccioni (incluindo Formas únicas de continuidade no espaço do Museu Kröller-Müller, a imagem que também é retratada no italiano vinte centavos de euro), Carlo Carrà, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia , Giacomo Balla e Gino Severini.

Gênova (LIGURIA) – Rubens a Genova – 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, Palazzo Ducale
De 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, você pode admirar Rubens a Genova , uma grande exposição estrelada por Peter Paul Rubens no Palazzo Ducale em Gênova. Em particular, a exposição mostra a relação do pintor com a cidade portuária de Gênova, com mais de 150 obras, das quais 20 são obras de Rubens. Algumas dessas obras nunca foram vistas em solo italiano antes. Entre 1600 e 1607, Rubens permaneceu regularmente em Gênova, às vezes na comitiva de Vincenzo I Gonzaga, o duque de Mantova, de quem Rubens foi pintor da corte por algum tempo. Durante essas viagens, ele conheceu a elite de Gênova e conseguiu vincular seu nome à capital da Ligúria para sempre. Mais informações podem ser encontradas no site do Palazzo Ducale . Antes ou depois de sua visita à exposição, não deixe de visitar os Palazzi dei Rolli , os mais famosos deles estão na Via Garibaldi. Rubens ficou tão impressionado com as construções majestosas dessa rua que fez uma série de desenhos da Via Garibaldi, que serviram de exemplo para as casas das famílias ricas de Antuérpia.

Milão (LOMBARDIA) – Aldo Rossi – Design 1960-1997 – até 2 de outubro de 2022, Museo del Novecento
Durante a exposição Aldo Rossi – Design 1960-1997 , o Museo del Novecento mostra mais de trezentos e cinquenta objetos diferentes de Aldo Rossi, desde móveis a pinturas e desenhos por este arquiteto nascido em Milão. Entre outras coisas, um esboço da icônica cúpula , cúpula, do Bonnefantenmuseum em Maastricht pode ser visto. O projeto mostra a construção: um núcleo cercado por uma casca de zinco, em contraste com a ideia original de ter a cúpula feita de vidro. A torre tem interfaces com as cúpulas dos edifícios da igreja, como o Duomo de Florença , mas também com as do Panteão de Roma , por exemplo .

Lago de Como (LOMBARDIA) – Canova, novello Fidia – até 11 de dezembro de 2022, Villa Carlotta
Você está perto do Lago Como neste outono? Até 11 de dezembro de 2022, você pode admirara exposição Canova, novello Fidia na Villa Carlotta em Tremezzo . A exposição coloca o escultor Antonio Canova contra Phidias, um escultor de Atenas. Exatamente duzentos anos após a morte de Canova, você não apenas descobrirá belas peças de sua obra, mas também belas imagens de seu alter ego grego.

Pisa (TOSCANA) – I Macchiaioli – 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo Blu
Palazzo Blu em Pisa apresentará as pinturas dos chamados Macchiaioli de 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. Este nome refere-se a um grupo de pintores italianos que atuaram principalmente na Toscana na segunda metade do século XIX. Eles evitaram as convenções das academias de arte italianas e pintaram principalmente ao ar livre para capturar a luz natural na tela. Mais de cento e trinta obras estão em exibição em grandes museus, como a Galeria Uffizi em Florença , a Galleria Nazionale d’Arte Moderna em Roma e a Galleria d’Arte Moderna di Genova. Você pode ler mais sobre a exposição neste link 

Siena (TOSCANA) – Arte Senese – até 8 de janeiro de 2023, Santa Maria della Scala
No belo complexo do Santa Maria della Scala em Siena , você pode admirar a exposição Arte Senese – dal tardo Medioevo al Novecento , com belas obras de arte de Siena, do final Idade Média até 8 de janeiro de 2023 até o século XX. A exposição inclui obras-primas de Pietro Lorenzetti, Tino di Camaino, Stefano di Giovanni (também conhecido como il Sassetta), Giovanni Antonio Bazzi (também conhecido como il Sodoma) e Domenico Beccafumi, entre outros.

Florença (TOSCANA) -várias:

  • Olafur Eliasson – até 22 de janeiro de 2023, Palazzo Strozzi
    Após a bela exposição em Donatello , o Palazzo Strozzi receberá uma exposição dedicada a Olafur Eliasson até 22 de janeiro de 2023 . O artista ainda criou uma série de obras especialmente para o Palazzo Strozzi, por isso promete ser um verdadeiro espetáculo– como sempre neste já impressionante palácio florentino. Durante a exposição, você também poderá admirar uma obra de Eliasson no Castello di Rivoli Museo d’Arte Contemporanea.
  • Escher – 20 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Museo degli Innocenti
    O Museo degli Innocenti (um dos museus menos conhecidos de Florença ) abrigará aproximadamente duzentas obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher de 20 de outubro de 2022 a 26 de março, 2023, incluindo várias de suas obras icônicas em que nada é o que parece. Nos corredores de um dos orfanatos mais antigos do mundo, você se maravilha com a mão de Escher segurando uma esfera refletora, suas famosas metamorfoses e seu dia e noite. Escher visitou a Itália pela primeira vez em 1922. Ele acabou se mudando para o país que conquistou seu coração e características em muitas de suas obras. Mais informações podem ser encontradas no site especial para esta exposição de Escher

Roma (LAZIO) – várias:

  • Domiziano Imperatore. Odio e amore até 29 de janeiro de 2023, Musei Capitolini – Após a exposição bem sucedida sobre o imperador Domiciano em Leiden, admire a exposição Domiziano Imperatore. Odio e amore no Musei Capitolini. Você acompanha a vida turbulenta do imperador Flaviano Domiciano, sua imperatriz e seus ilustres predecessores: seu pai Vespasiano e seu irmão Tito. Neste blog destacamos alguns destaques da exposição.
  • Roma (LAZIO) – Crazy – até 8 de janeiro de 2023, Chiostro del Bramante – Após as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição.
  •  Casa Balla – abertura especial – até 31 de dezembro de 2022 – Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si.
  • Van Gogh – de 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Palazzo Bonaparte – Em antecipação ao centésimo septuagésimo aniversário de Vincent van Gogh, 30 de março de 2023, o Palazzo Bonaparte, na famosa Piazza Venezia de Roma, está organizando uma grande exposição sobre Van Gogh. De 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, você pode admirar cerca de sessenta obras de Van Gogh no coração de Roma, incluindo o autorretrato que ele fez em 1887. Muitas dessas obras vêm do Museu Kröller-Müller. Você pode ler todos os detalhes sobre esta grande exposição de Van Gogh no site do Palazzo Bonaparte .

  • Lucio Dalla – Roma – até 6 de janeiro de 2023, Ara Pacis – Lucio Dalla estará em destaque neste outono, durante a exposição Anche se il tempo passa no Museo dell’Ara Pacis. Você será apresentado a todas as facetas da vida de Dalla, desde sua personalidade excêntrica até sua vasta carreira, com documentos pessoais, fotos, vídeos e outras lembranças do astro. Através deste link você encontrará mais informações sobre a exposição, que será exibida posteriormente em Nápoles e Milão.
  • PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini – até março de 2023 – No dia 5 de março de 2022 fará exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, espetáculos teatrais e cinematográficos e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

1 comentário em “Calendário de eventos na Itália em outubro – o que fazer?”

  1. Pingback: Eventos gastronômicos na Itália em outubro - Gastronomia Italiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.