Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Fevereiro?

O que fazer na Itália em Fevereiro? Veja o calendário de eventos na Itália em fevereiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2020. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Fevereiro na Itália pode ser um pouco triste. E frio. Mas, se você conseguir superar isso (ou pelo menos colocar um casaco quente), verá que a Itália em fevereiro oferece boas opções! Na maioria dos lugares, há menos multidões, os preços de hotéis e passagens aéreas são mais baixos e há muitas atividades e eventos em oferta por causa do Carnaval.

Fevereiro na Itália tem algo para todos – esqui e esportes de inverno, museus sem aglomeração, comidas deliciosas, cafés e restaurantes aconchegantes e celebrações incríveis como o Carnevale.

Nota – Embora haja muito menos multidões do que na maioria dos outros meses do ano, saiba que o período do Carnaval em Veneza e outras cidades que comemoram é a alta temporada – e as tarifas e a disponibilidade do hotel refletem isso.   O restante do mês é considerado baixa temporada.

Leia:

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI

Feriados e Festivais na Itália em Fevereiro

Dos feriados italianos que seguem as mesmas datas todos os anos, fevereiro oferece escolhas escassas. O Dia dos Namorados é bem comemorado na Itália, com belos jantares e algumas cidades se vestem de eventos. Os italianos costumam dar flores e chocolates aos seus amores.

Um dos maiores festivais da Itália geralmente ocorre em fevereiro, no entanto, é o Carnaval de Veneza. O Carnevale, como é chamado em italiano, se move todos os anos de acordo com o calendário litúrgico, com datas que vão do final de janeiro ao início de março. Há uma grande chance de que algumas das comemorações do Carnaval em Veneza caiam em fevereiro, que é a exceção da “baixa temporada” que mencionei anteriormente. Este ano, 2023, ocorre de 4 a 21 de fevereiro veja NESTE TEXTO.

Outro famoso festival de carnaval é realizado na cidade piemontesa de Ivrea todos os anos – o Carnevale d’Ivrea também é conhecido como a “Batalha das Laranjas” saiba mais aqui –  Os foliões se vestem com trajes medievais e (como o apelido sugere) jogam laranjas uns nos outros. Viareggio na Toscana também tem um famoso Carnaval, com enormes figuras de marionetes desfilando pelas ruas. Escrevi um texto específico com os Carnavais na Itália de norte a sul, VEJA AQUI.

A cidade de Sanremo, na Ligúria, hospeda uma competição anual de música (o vencedor representa a Itália no Festival Eurovisão da Canção), que às vezes é realizado em fevereiro. É uma chance de ver alguns dos músicos mais populares do país se apresentarem. Na Sicília, o Festival das Amendoeiras em Flor de uma semana em Agrigento ( Sagra del Mandorlo in Fiore ) é no início de fevereiro (em 2023 cai em março).

O período oficial de vendas de inverno da Itália geralmente vai até meados de fevereiro (começa no início de janeiro), então você também pode colocar sua cara de viciado em compras e pegar o último dos acordos de liquidação antes que os varejistas reabasteçam para a temporada de primavera.

Experiências Relacionadas

Fevereiro na Itália:

Há muitas boas razões para fevereiro ser um bom mês para viajar para a Itália: a primeira é que as passagens aéreas e os hotéis são tendencialmente mais baixos do que durante o resto do ano, o que significa que você pode ficar por mais tempo em acomodações de alto padrão. Como fevereiro é considerado baixa temporada, não haverá muitos turistas por perto, uma boa vantagem se você estiver procurando viver uma Itália mais real, sem precisar fazer fila ou disputar os museus com hordas de turistas. Obviamente temos uma exceção aqui… estou falando de Veneza! Por motivos de Carnaval, é claro. Um dos carnavais mais famosos do mundo fazem os preços na nossa amada Veneza subirem.

A outra razão para escolher fevereiro para as suas férias na Itália é, obviamente, a celebração mundialmente famosa do Carnaval. Claro que não são festas que cheguem aos pés do carnaval brasileiro, mas são tradições diferentes. Algumas cidades são particularmente famosas por seu carnaval, Veneza possivelmente é o melhor exemplo. Uma atmosfera descontraída e divertida caracteriza esse período do ano.

Carnaval de Veneza

Veja algumas dicas do que fazer na Itália em Fevereiro:

  • É CARNAVAL! – O Carnaval é comemorado em todo o país, mas o lugar mais conhecido para desfrutar é certamente Veneza. No entanto, lembre-se de que os hotéis devem ser reservados com meses de antecedência e as tarifas tendem a ser muito altas. Se você gostaria de ir a Veneza na época do Carnaval, é aconselhável reservar com antecedência para ter a chance de aproveitar as ofertas antecipadas de tarifas e pacotes. As celebrações duram algumas semanas, com Veneza e Viareggio sendo consideradas por muitos destinos favoritos. Cada parte da Itália celebra o Carnaval de maneiras diferentes, algumas com desfiles com temas únicos, outras com hábitos peculiares, como competições de arremesso de laranja. Você encontra as informações sobre diversos carnavais da Itália aqui no site.

6 Razões para visitar a Itália em fevereiro

 

  1. O Carnevale acontece na Itália em fevereiro e, se você puder, experimente. Veneza é o local mais conhecido para as festividades do Carnevale, mas há celebrações em todo o país.
  2. Há menos multidões do que na primavera, verão e outono. Você pode viajar em cidades como Roma e Florença e se sentir como um morador local. E com menos multidões, você pode ter planos de viagem flexíveis.
  3. É o fim do tempo de saldi (venda) de inverno na Itália – os melhores descontos de compras do ano (junto com o saldi de julho de verão ).
  4. É o momento perfeito para visitar algumas das melhores estâncias de esqui da Europa – elas costumam ter mais neve em fevereiro.
  5. Dependendo de onde você viajar, fevereiro pode ser uma das épocas mais baratas para visitar a Itália. É baixa temporada fora das estações de esqui, então você encontrará ótimas ofertas em hotéis e passagens aéreas.
  6. Hotéis, restaurantes e outros que trabalham com turismo tiveram um longo e tranquilo inverno e baixa temporada e estão prontos para recebê-lo de volta – você provavelmente será recebido com entusiasmo e gentileza extras.

4 Razões para não visitar a Itália em Fevereiro:

 

  1. Já mencionei que está frio, triste e às vezes chuvoso ?
  2. Você verá que algumas coisas estão fechadas . Cidades de praia e pequenas aldeias ainda estão fechadas para o inverno. Alguns restaurantes e lojas em cidades pequenas (como as aldeias do sul da Toscana de Pienza e Montepulciano ) fecham durante os meses de inverno porque não recebem visitantes suficientes para valer a pena permanecer abertos.
  3. Você não poderá nadar , caminhar em alguns lugares ou participar de outras atividades de clima quente .
  4. Dependendo de onde você viaja, pode ser uma época cara para visitar . É alta temporada para estações de esqui nas Dolomitas, por exemplo, então espere pagar um prêmio por hotéis, atividades e restaurantes. Também é alta temporada de férias em muitos lugares durante o Carnevale (Veneza e Viareggio, por exemplo).

Onde ir em Fevereiro?

Localização O que fazer
Veneza participe da maior celebração do Carnaval da Itália
verona comemore o dia dos namorados na cidade do amor
As Dolomitas esquiar nas melhores pistas da Itália
Sicília explore sítios arqueológicos sem calor ou multidões
Roma visite museus e monumentos com menos multidões
Milão participe da semana de moda, pegue o final do inverno saldi (vendas), explore o distrito de Brera
Turim confira a cultura do café
Pugia explore as pequenas cidades caiadas de branco
 Florença tenha o Davi de Michelangelo só para você

Vou citar abaixo cada um desses locais:

Veneza celebra Carnevale (carnaval) no inverno por mais de duas semanas (geralmente em fevereiro). As maiores comemorações são no fim de semana antes de Martedì Grasso (terça-feira gorda). Se você está animado para ver ou participar do Carnevale, faça-o! É uma experiência cultural incrível.Se você não está interessado em Carnevale, é melhor ficar longe de Veneza durante a celebração – você realmente não pode evitá-lo!

Acomodação, aluguel de fantasias e bailes de máscaras podem ser caros, mas há muitas maneiras de aproveitar as festividades do Carnevale sem gastar muito. Você pode:

  • assista ou participe de desfiles de fantasias
  • assistir os fogos de artifício à noite
  • participe de eventos gratuitos e passeios em museus
  • ver o vôo do anjo (zipling na Piazza San Marco)
  • comer frittelle (donuts especiais de carnaval)

Muitos visitantes de Veneza no inverno se preocupam com a acqua alta (água alta). As barreiras MOSE são ativadas e levantadas quando se prevê uma maré extremamente alta. O MOSE não evitou todos os casos de acqua alta, porque as barreiras só são levantadas quando há previsão de maré alta extrema – e se a previsão estiver errada, podem não ser levantadas a tempo.  Algumas das piores inundações ocorrem na Piazza San Marco e na incrível Basílica. A cidade começou recentemente a usar barreiras de vidro para impedir as inundações na Basílica. Se você for ‘pego’ na enchente, talvez seja necessário encontrar uma rota alternativa, usar as plataformas montadas na praça ou comprar um par de botas e caminhar pelas águas!

Verona fica toda arrumada para o Dia dos Namorados. Afinal, esta é a casa de Romeu e Julieta. A cidade recebe uma celebração de um mês em fevereiro, cheia de amore (amor) e eventos. Os destaques incluem:

  • exibições especiais de filmes românticos no Teatro Ristori
  • a Meia Maratona Romeu e Julieta
  • jantares com temas românticos
  • um dia dos namorados e um mercado ao ar livre com tema de amor
  • música ao vivo
  • experimente Baci di Romeo e Baci di Giulietta (um tipo de biscoito chamado ‘beijos de Romeu e Julieta’).

As Dolomitas são o paraíso dos esquiadores. Com o passe Dolomites Superski, você tem acesso a mais de 1.200 quilômetros de pistas de esqui e 450 teleféricos. Existem também excelentes alternativas de atividades para não esquiadores:

    • visite um spa
    • ir com raquetes de neve
    • aproveite para observar as pessoas e fazer compras em Cortina
    • aproveite as opções gastronômicas de destaque da região
    • andar de gôndola para comer em uma cabana na montanha
    • tome chocolate quente em um hotel aconchegante enquanto lê e relaxa
    • confira o Messner Mountain Museum

Na Sicília em fevereiro não é tempo de praia, mas é um momento perfeito para visitar as cidades, monumentos e tesouros arquitetônicos da Sicília. Você pode visitar monumentos e aldeias sem multidões e calor extremo!  Palermo, Siracusa e Taormina são minhas principais escolhas para uma viagem à Sicília em fevereiro.

É bom saber: não é uma boa época para visitar as Ilhas Eólias, na costa norte da Sicília. A maioria das lojas, restaurantes e hotéis estão fechados durante o inverno, e as balsas estão sujeitas a atrasos e cancelamentos devido ao mau tempo.

Galeria Borghese - Roma

Fevereiro em Roma é legal, mas se você se vestir adequadamente, pode ser uma época agradável para visitar. Ainda é frio para restaurantes e cafés ao ar livre, mas a desvantagem é menos multidões – você poderá visitar os monumentos famosos da cidade sem ter que passar por todos. Roma é um excelente destino para compras e fevereiro marca o fim do inverno saldi (vendas).

Nota: Junto com os fechamentos de domingo habituais, os Museus do Vaticano estão fechados em 11 de fevereiro em observância do Dia do Tratado de Latrão, o dia (em 1929) em que a Cidade do Vaticano se tornou um estado soberano.

Se você está procurando excelentes compras, passe um tempo em fevereiro em Milão – é a última parte do inverno saldi (vendas). Milão tem uma variedade de lojas, desde grifes italianas de luxo até estilistas locais da moda. Você também pode visitar museus com menos multidões e conferir a cena cultural de Milão. Dirija-se ao teatro La Scala para ópera, balé, teatro e sinfonia.

Torino Em fevereiro – Torino tem uma maravilhosa cultura de cafés na calçada, e continua (mas de forma menor) durante os meses de inverno. Você encontrará muitos assentos internos em cafés – perfeitos para ler um livro enquanto saboreia  bicerin  (uma bebida quente de Torinês com leite, café expresso e chocolate)!  Ou troque sua bebida quente por  petiscos e uma taça de vinho produzido na região, como o Barbera e o Barolo.  Pare no  Eataly original, instalado em uma antiga fábrica com muito espaço para seu mercado e restaurante.

Puglia em fevereiro – Se você não está interessado em passar o tempo na praia, fevereiro é uma ótima época para visitar a Puglia. Os visitantes lotam a região por causa de suas praias (e por um bom motivo, elas são limpas e lindas), então as coisas ficam bem tranquilas no inverno. Muitos hotéis estarão fechados durante o inverno, mas você ainda terá muito por onde escolher. Baseie-se em um lugar e passe seus dias visitando as belas cidades caiadas de branco da região. Alguns dos meus favoritos são Ostuni, Martina Franca, Alberobello, Polignano a Mare e Monopoli. Confira algumas das oliveiras mais antigas da Itália e prove o azeite colhido no outono anterior.

Florença em fevereiro – Se você aguentar o clima (traga um casaco pesado, chapéu e sapatos ou botas quentes), você terá os museus e lojas de classe mundial da cidade ao seu alcance.  Você pode encontrar ótimas ofertas em lojas locais durante o saldi (vendas).  Cafés históricos (como o Caffé Gilli na Piazza della Repubblica) criam áreas externas aconchegantes, perfeitas para uma pausa rápida para o café ou para passar uma tarde inteira relaxante.  Se precisar se aquecer um pouco, ponha o coração para bater mais forte na subida da colina que leva à Piazzale Michelangelo e sua vista da cidade.

Tempo em Fevereiro:

O clima de fevereiro é frio e frequentemente úmido em quase toda a Itália. Essa umidade se manifesta como neve nas montanhas, e a neve também pode descer nas elevações mais baixas

Os esquiadores e praticantes de snowboard ainda estarão indo em massa para os resorts de esqui nas montanhas, desde os picos do norte dos Alpes e Dolomitas até a espinha dos Apeninos que desce pelo meio do país e até a ponta vulcânica (e bastante esquiável) do Monte Etna na Sicília. Fevereiro ainda faz parte da alta temporada da Itália quando se trata de destinos de esqui.

No final do mês, não está fora de questão que você também experimente alguns dias que parecem prenúncios da primavera – frios e claros, quando está frio na sombra e quente no sol, mas não tão quente que você deseja tire seu casaco de inverno. Você pode apenas querer usar óculos de sol de vez em quando.

Fevereiro é um dos meses mais frios do ano na Itália, embora as temperaturas variem bastante, dependendo de onde você está.

  • O norte da Itália  é muito frio e há neve em altitudes mais elevadas. As temperaturas oscilam em torno da marca de 0°C.
  • A Itália central também tende a ter invernos frios e pode ver neve. As temperaturas são geralmente em torno de 9° C.
  • O sul da Itália  é a parte mais quente do país em fevereiro, mas não é tempo de banho de sol! As temperaturas tendem a oscilar em torno de 13°C. O sul tende a ver mais sol do que outras partes do país durante fevereiro e mais chuva do que outras épocas do ano.

Muitas cidades italianas (Milão, Florença, Parma, para citar algumas) podem sentir muito frio durante o inverno, quando a umidade se combina com as temperaturas frias.

Não confie em dados meteorológicos históricos. Certifique-se de verificar a previsão do tempo antes de sair! 

Cidade Alto Baixo Precipitação Notas
Milão 10°C  1°C 10,7 mm
Veneza 9°C 1°C 7,9 mm
Florença 13°C 3°C 23,2 mm
Roma 14°C 3°C 24,9 mm
Nápoles 14°C 5°C 33,3 mm mês mais frio, junto com janeiro
Palermo 15°C 9°C 53,2 mm
Temperaturas médias e fonte de precipitação: timeanddate.com

LISTA DE EVENTOS 2023:

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

Festas e Folclore
  • Especial de Festas de Carnaval na Itália veja aqui
  • Especial carnaval de Veneza veja aqui

*2 – Roma (Lazio) – La Candelora – velas para Maria No dia 2 de fevereiro, uma das mais antigas festas cristãs acontece em Santa Maria dell’Orto (na Via Anicia, no bairro de Trastevere): La Candelora. É a festa cristã da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Templo de Jerusalém, chamada “Candelora”. No dia 2 de fevereiro, as velas são abençoadas e distribuídas aos fiéis. No folclore popular, este dia é lembrado com uma canção de ninar que vem em muitas variações. Uma das mais conhecidas é esta: “Candelora, se o tempo estiver bom estamos fora do inverno, se chover ou se houver vento ainda há quarenta dias de tormento”. Segundo a tradição, a história da Candelária remonta ao Evangelho de Jesus. Conta-se que, ao chegar ao templo nos braços de sua mãe, a Virgem Maria, foi acolhido pelo velho Simeão que o chamou de “luz para iluminar o povo”. A partir desse momento, no dia 2 de fevereiro, são abençoadas e distribuídas velas aos fiéis, que, uma vez acesas, simbolizam aquela luz. Na capital, todos os anos, segundo um costume consolidado há muitas décadas, acontece a Candelora dei Fiumaroli. É uma cerimônia que remonta ao século XVI, e é renovada anualmente graças à Arquiconfraria de Santa Maria dell’Orto , a mais antiga associação mariana ainda ativa em Roma. A celebração ocorre geralmente na igreja da via Anicia, 10, e inclui a Santa Missa com o ápice da bênção das velas e a distribuição das velas bentas aos fiéis. O reitor da igreja entrega as velas bentas a representantes das forças da ordem, da região, a associações desportivas, federações e também a empresas e a todos os que amam o rio Tibre. Os confrades distribuirão velas votivas aos fiéis para que as levem e guardem em casa, para acendê-las em caso de perigo ou doença.

*3 – toda Itália – San Biagio e o último panetone – No dia 3 de fevereiro, os italianos comem seu último panetone, que reservaram para o Natal. Esses últimos restos de panetone no dia da festa de San Biagio, devem proteger contra dores de garganta. San Biagio era um bispo armênio que foi preso por volta de 300 DC. Ele foi trancado em uma masmorra escura, mas não foi completamente privado do mundo exterior. Ele ocasionalmente recebia visitas. Um dos visitantes era uma mulher que tinha corrido direto para a prisão em desespero. Seu filho corria o risco de engasgar com uma espinha de peixe e ela tinha ouvido falar que São Biagio sabia o que fazer com isso. E, de fato, sem precisar virar o menino de cabeça para baixo, com um leve toque, fez com que o osso preso saltasse da garganta do menino. Qualquer pessoa que sofra de dores de garganta e outras doenças da garganta faria bem em receber a bênção de São Biagio. Se você estiver na Toscana, faça-o muito apropriadamente na igreja de Madonna di San Biagio, nos arredores de Montepulciano.

*3, 4 e 5 – Catania (Sicília) – Viva Sant’Agata!A procissão em homenagem a Sant’Agata em Catania é um evento especial, com muita emoção, uma fé sólida e inúmeras tradições que se mantêm desde o início do século XII. -As festividades começam no dia 3 de fevereiro, quando a iluminação pública especial é acesa em Catania. A iluminação é diferente a cada ano, mas é sempre um espetáculo especial quando a cidade é banhada por uma luz quase mágica. Várias procissões acontecem em homenagem a Sant’Agata, incluindo onze padiolas com mais de novecentos quilos representando diferentes profissões – carregadas por seis a doze homens. A procissão mais importante é, claro, a protagonizada pela própria Sant’Agata, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro. A santa é conduzida por toda a cidade, com o grande final de uma espetacular queima de fogos. Em homenagem ao dia da festa de Sant’Agata, em 5 de fevereiro, as pessoas na Sicília comem minne di Sant’Agata , os seios de Sant’Agata. Os pastéis em forma de seios fartos e brancos, com mamilo em forma de cereja cristalizada, fazem parte da festa de Santa Ágata. Os pastéis são uma referência à sinistra história de Agatha, a mártir de Santuzza. Quando ela rejeita o cruel cônsul Quintianus, ele ordena que seus seios sejam cortados em vingança. Veja bem: il conto delle minne, a soma do minne, deve ser sempre par: dois seios, dois pastéis para cada mulher. Portanto, não escolha pastéis muito grandes!

*4 a 21 – Veneza (Vêneto) – Carnaval em Veneza – Durante o que talvez seja o carnaval mais famoso do mundo, o Carnaval de Veneza , todos se vestem de maneira irreconhecível, mas linda, com fantasias especiais e máscaras combinando. Uma das tradições mais bonitas é a procissão das Marias, que sai de San Pietro in Castello todos os anos no início da tarde do primeiro sábado do carnaval. Também recomendado é o Volo dell’Angelo, o Voo do Anjo, na Piazza San Marco – um passeio de conto de fadas, mas alucinante, que fará o coração dos espectadores bater mais forte! Confira o site do Carnevale di Venezia para todos os detalhes.

*4 a 25 – Viareggio (TOSCANA) – Carnaval em Viareggio  – A cidade costeira toscana de Viareggio é a ‘Capital do Carnaval’. O ex-primeiro-ministro italiano Andreotti disse uma vez: ‘Se sua imagem não viajou por Viareggio em um carro alegórico, você não é importante.’ Algo que os habitantes desta cidade carnavalesca só podem concordar… Através deste link você pode ler mais sobre o carnaval de Viareggio.

4, 12, 19, 21 e 25 – Putignano (Puglia) – Carnaval de Putignano – O carnaval mais antigo do mundo é celebrado no calcanhar da Itália. Segundo os habitantes de Putignano (Puglia), seu carnaval é o mais antigo. Já em 1394, um desfile de carnaval teria passado por aqui pelas ruas. A alegre procissão carnavalesca de Putignano ainda é um dos desfiles mais longos do mundo, com muitos homens e mulheres mascarados e fantasiados e carros alegóricos especiais. Você pode encontrar todos os detalhes no site do Carnevale di Putignano.

5 e 12 – Castiglion Fibocchi (Toscana) – Carnaval dos Filhos de Bacco – O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza. Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o  Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo.

*5 – Dia Mundial da Nutella – Em 5 de fevereiro é o World Nutella Day, ou Dia Mundial da Nutella! Este dia tão saboroso foi organizado pela primeira vez em 2007 e é uma iniciativa das fãs de Nutella Sara Rosso e Michelle Fabio, duas escritoras americanas que vivem na Itália e são completamente viciadas na famosa pasta de avelã.

*14 – em toda Itália – Dia dos NamoradosSegundo uma das histórias, o Dia dos Namorados teve origem na Úmbria, o coração verde da Itália. Em Terni, para ser preciso, uma pequena cidade entre Roma e Perugia. Agora é comemorado em todos os lugares. Leia porque se comemora São Valenti como dia dos Namorados AQUI.

Verona - Itália

*11 a 14 – Verona (Vêneto)- Verona in Love – Talvez a festa mais bonita aconteça em Verona em fevereiro; porque lá você simplesmente celebra o amor! Se a cidade já é um lugar romântico o ano todo, graças à história de amor de Romeu e Julieta, no Dia dos Namorados a cidade fica ainda mais encantadora do que o normal. É quando Verona in Love é celebrada, uma ode ao amor e ao romance. Você pode literalmente se entregar ao amor, com toda uma gama de atividades em torno do tema do amor, desde filmes especiais e menus românticos em restaurantes especialmente selecionados até shows intimistas e um evento de beijos conjuntos. O topo da Torre Lamberti fica vermelho durante Verona in Love. Um motivo extra para subir e roubar um beijo de seu amante enquanto Verona está a seus pés… Leia dicas de Verona aqui.

*11 a 14 – Lago de Garda (Veneto e Lombardia) – Lago di Garda in love. O romântico evento” Lago de Garda In Love “, envolve dez cidades encantadoras do Lago de Garda: Borghetto di Valeggio sul Mincio, Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torri del Benaco, Campo di Brenzone sul Garda, Malcesine e Toscolano Maderno. O símbolo do evento será o “Passeio do amor – 3.000 passos que fazem bem ao coração”, o caminho para pedestres à beira do lago que liga Garda a Bardolino e vice-versa. Saiba mais AQUI.

*15 – Brescia (Lombardia) – Dia dos Solteiros/ São Faustino São Faustino, um dos santos padroeiros de Brescia, é homenageado no dia 15 de fevereiro com uma grande festa, com feira livre, apresentações, boa comida e bebida e fogos de artifício sobre a cidade – saiba mais aqui. Também há muitas festas para solteiros, porque São Faustino pode aquecer o coração dos solteiros no dia seguinte ao Dia dos Namorados.

*18 a 21 – Ivrea (Piemonte) – Histórico Carnaval de Ivrea e a batalha das laranjasA famosa e espetacular Batalha das Laranjas enche a cidade de cores e aromas, momento de grande envolvimento e forte emoção que evoca a rebelião: o povo, ou os atiradores de laranja a pé sem qualquer proteção, lutam com golpes de laranja contra os exércitos do senhor feudal, representado por atiradores em carroças puxadas por cavalos, com proteções e máscaras que lembram as antigas armaduras.
Em sinal de participação na festa, a partir da quinta-feira, cidadãos e turistas saem às ruas vestindo oGorro frígio , um chapéu vermelho em forma de meia que representa a adesão ideal à revolta e, portanto, a aspiração à liberdade. Todos os anos, no domingo de carnaval, os atiradores de laranja competem em nove times diferentes. Eles jogam suas laranjas na direção da ‘nobreza’ que percorre a cidade em carroças de madeira, pelas ruas cada vez mais escorregadias. Como espectador, você não tem garantia de estar seguro durante a Battaglia dele Arance; Portanto, verifique se você também tem um estoque de munição laranja! Saiba mais aqui.

 

*19 a 21 – Oristano (Sardenha) – Sa Sartiglia – carnaval a cavaloO carnaval também é celebrado de maneira especial em Oristano, uma cidade no oeste da Sardenha. Sa Sartiglia é uma das corridas de cavalos mais antigas e espetaculares da região do Mediterrâneo. É realizada todos os anos no último domingo da Quaresma e na terça-feira de carnaval. Sa Sartiglia tem suas raízes no período de dominação espanhola e é comemorado todos os anos desde 1478. Cerca de cem cavaleiros, liderados por Su Componidori, correm a todo galope para tentar perfurar um símbolo em forma de estrela, conhecido simplesmente como “ sa Sa Sartiglia” com sua espada.

19, 21 e 25 – Manfredonia (Puglia) – Carnaval de Manfredonia – Especial também é o Carnaval de Manfredonia , também na Puglia, uma festa mágica com trajes coloridos, grandes carros alegóricos feitos de papel machê e, acima de tudo, muitos alegres e orgulhosos Manfredoniani que fazem deste evento um espetáculo especial. Especialmente a Sfilata delle Meraviglie, a colorida procissão que percorre toda a cidade como o grande final da festa carnavalesca, é de tirar o fôlego.

Feiras e Mercados

*4-5 – Verona (Vêneto)Amarone Opera Prima o evento inteiramente dedicado ao principal produto da denominação Valpolicella, que substitui o tradicional Preview Amarone.

6-7 – Todi (Umbria) – ANTEPRIMA OLIO EXTRAVERGINE DI OLIVA DOP UMBRIA – O Preview, organizado pela Strada dell’olio e.v.o. Dop Umbria, é uma novidade absoluta no panorama dos eventos promocionais dedicados aos azeites virgem extra certificados, que enriquecem o importante trabalho de promoção integrada do território regional e do Azeite Virgem Extra Dop Umbria, já realizado com a Frantoi Aperti na Umbria , um dos eventos de turismo de azeite mais importantes da Itália, que precisamente durante o período de prensagem da azeitona, coloca em destaque a Úmbria rural, as aldeias com alta vocação oleícola e os produtores de azeite DOP Umbria e.v.o.

*10 a 14 – Terni (Umbria) – Cioccolentino –  O evento mais romântico e delicioso do ano. O programa de Cioccolentino inclui; degustações guiadas; degustações “folclóricas”, sobre as diferentes tradições chocolateiras italianas; show cooking e workshops sobre os segredos da pastelaria e da chocolateria; oficinas para crianças; o concurso de design de bolos Love Cake; e muito mais. O último dia, 14 de fevereiro, em Terni é comemorado o dia dos namorados para todos os apaixonados. Recomendamos sempre verificar na página do facebook qualquer alteração de datas ou programa.

*12 – Florença (Toscana) – Chianti Lovers & Rosso Morellino é a prévia do vinho toscano por excelência, o Chianti. Este ano estará na passarela a safra 2022, que ainda tem que crescer mas já está pronta para ser ouvida. Serão 110 empresas com 400 rótulos. O formato mantém-se o de sempre: a primeira parte dedicada apenas aos operadores e depois as portas abertas aos entusiastas.

23 – Turim/Torino (Piemonte) – 16 anos de Eataly –  O Eataly Lingotto em Turim completa 16 anos e celebra o melhor da comida e do vinho italiano com mesa marcada, uma noite especial com tema de coquetel, o Dia Aberto da Escola Eataly e um ótimo jantar. A comemoração será cheia de eventos, veja aqui.

*26 a 28  – Bolonha (Emilia Romanha) – Slow Wine Fair , um dos eventos internacionais mais importantes da Itália. É dedicado ao vinho bom, limpo e justo: os três princípios cardeais do Slow Food.

Esporte e Aventura

*3 a 5  – Dobbiaco (Trentino Alto-Adige) – Coop FIS Cross Country World Cup – Dobbiaco – Em Dobbiaco , um pequeno município ao pé de Tre Cime di Lavaredo, o esqui cross-country é o esporte mais praticado e onde ocorre parte do campionato Mundial.

*19 – Terni (Umbria) – Maratona di San Valentino – A Maratona de São Valentim retorna a Terni, a cidade do amor! A maratona passa por Valnerina, o vale verdejante do Nera, e chega às Cataratas de Marmore, entre as cachoeiras mais altas da Europa. A maratona começa em Terni, passa por Ferentillo, conhecido pelo Museu das Múmias, Montefranco, Arrone, uma das mais belas aldeias da Itália e os dois distritos de Casteldilago e Torre Orsina, entre encantadores castelos, mosteiros, cidadelas e moinhos. Antes de voltar para Terni, os corredores podem apreciar a vista da cahcoeira de Marmore. Mais informações AQUI.

Música e Espetáculo

*7 a 11 – Sanremo (Liguria)- Festival di Sanremo – Desde 1951, o famoso festival italiano de Sanremo reúne muitos talentos cantores italianos para um show deslumbrante. O Sanremo Casino já foi o cenário, por exemplo, em 1958, quando Nel blu dipinto del blu ganhou o primeiro prêmio no Festival de Sanremo. Info aqui. Você podera acompanhar na TV Rai!

Arte e Exposições

Bergamo e Brescia – Capitais da Cultura da Itália em 2023 – Em 2023, as cidades de Bergamo e Brescia podem se autodenominar Capitais Culturais da Itália.

  • De 10 a 19 de fevereiro, alguns dos monumentos de Bérgamo estarão em destaque durante a Festa delle Luci. Artistas nacionais e internacionais como Kumari Burman, Marco Lodola, Federica Marangoni e Ivan Navarro proporcionam um verdadeiro espetáculo de luz.
  • De 28 de janeiro a 4 de junho, a Accademia Carrara de Bérgamo exibirá cerca de quarenta obras de/com Francesco Boneri, o aluno mais misterioso de Caravaggio, que também serviu de modelo para pelo menos seis obras de Caravaggio, de 28 de janeiro a 4 de junho de durante uma exposição única (porque é a primeira) sobre Cecco del Caravaggio, incluindo seu David e Golias e Amor Vincit Omnia .
  • No Museo di Santa Giulia em Brescia, de 14 de fevereiro a 28 de maio, você pode conhecer o pintor Giacomo Ceruti, enquanto de 24 de março a 25 de junho, durante o Brescia Photo Festival, você pode admirar belas fotos.
  • De 21 de janeiro a 11 de junho, você pode admirar a exposição Lotto, Romanino, Moretto, Ceruti no Palazzo Martinengo em Brescia –  com mais de oitenta obras-primas desses e de outros pintores locais.
  • Você pode encontrar o programa completo neste link no site Bergamo Brescia 2023 . Você também pode se manter informado de todas as novidades e eventos via Facebook e Instagram .

*Rovereto (TRENTINO) –  Mart  – Giotto e il Novecento – 8 de dezembro de 2022 a 19 de março de 2023 – No Mart – Museo d’arte moderna e contemporânea de Rovereto – neste inverno haverá uma exposição sobre Giotto, que pintou os afrescos da Cappella degli Scrovegni em Pádua, entre outras coisas. Além das obras desse mestre medieval, há também pinturas de grandes artistas influenciados por Giotto, como Giorgio Morandi, Fausto Melotti, Lucio Fontana, Henri Matisse, Mark Rothko, James Turrell e Carlo Carrà, cujo Le figlie di Loth de 1919 foi escolhida como imagem de campanha para a exposição.

Turim/Torino (PIEMONTE) – Rembrandt incontra Rembrandt – dialoghi in Galleria – até 16 de abril de 2023, Galleria SabaudaEm Turim, você pode visitar uma exposição inteiramente dedicada a um dos mais famosos pintores holandeses: Rembrandt van Rijn. O Spazio Scoperte da Galleria Sabauda apresenta vinte e duas obras de museus de todo o mundo, incluindo A Ceia em Emaús e Um Velho Dormindo junto ao Fogo . Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas neste link .

Veneza (VENETO):

Mais exposições em Veneza

  • *Kandinsky e le Avanguardie – até 21 de fevereiro de 2023, MestreVocê pode admirar mais arte moderna até 21 de fevereiro de 2023 no Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza). Durante a exposição Kandinsky e le Avanguardie. Punto, linea e superficie, você pode ver obras da Galleria Internazionale d’Arte Moderna de Ca’ Pesaro. Além das obras-primas de Kandinsky, há obras de, entre outros, Paul Klee, Joan Mirò, Yves Tanguy, Luigi Veronesi e Karel Appel.
  • *De’ visi mostruosi e caricature – da Leonardo da Vinci a Bacon – até 27 de abril de 2023, Palazzo Loredan. Em Veneza você pode se deliciar com rostos monstruosos e caricaturas de Leonardo da Vinci, Tiepolo, Carracci, Parmigianino e Francis Bacon, entre outros. São mais de setenta e cinco obras expostas no total, com empréstimos do Louvre de Paris, da Galeria Uffizi de Florença e do Castello Sforzesco de Milão, entre outros. Pode ler mais sobre esta exposição neste artigo.

Pádua (VENETO) – Futurismo 1910-1915 – a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo ZabarellaAté 26 de fevereiro de 2023, você pode se imaginar em Pádua no futuro de 1910 a 1915, durante a exposição Futurismo 1910-1915. La nascita dell’avanguardia no Palazzo Zabarella . Você encontrará mais informações através deste link. Segundo os futuristas, isso tinha que ser feito com a rotina antiquada em que a Itália estava presa. Inovação, modernismo, velocidade, tecnologia: eram coisas que precisavam ser celebradas. A Itália teve que se tornar o epicentro do progresso e se livrar de ‘instituições arcaicas’ como museus, bibliotecas e academias. Segundo os futuristas, a violência era permitida e até necessária para construir uma nova Itália – não era à toa que eles eram partidários da Primeira Guerra Mundial. Você pode admirar o trabalho de, entre outros, Umberto Boccioni (incluindo Formas únicas de continuidade no espaço do Museu Kröller-Müller, a imagem que também é retratada no italiano vinte centavos de euro), Carlo Carrà, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia , Giacomo Balla e Gino Severini.

Bolonha (EMILIA ROMAGNA):

  • *Giulio II e Raffaello – una nuova stagione del rinascimento a Bologna – até 5 de fevereiro de 2023, Pinacoteca NazionaleO retrato do Papa Júlio II é uma das obras-primas de Rafael . Normalmente fica na National Gallery em Londres, mas até 5 de fevereiro de 2023 você pode admirá-lo na Pinacoteca Nazionale em Bolonha , durante a exposição que gira em torno da questão do que é o Renascimento – e a chegada de artistas renascentistas como Michelangelo e Rafael – significava para Bolonha.
  • Jago – Banksy – TVBoy e outras histórias controcorrentes – até 7 de maio de 2023 No Palazzo Albergati você pode admirar obras de arte de rua icônicas de Banksy, Jago e TVBoy, entre outros. Mais de sessenta obras estão em exibição, incluindo Girl with Balloon e Bomb Love , de Banksy, Memoria di sé e Habemus Hominem , de Jago , e as séries baci (beijo) e eroi (heróis) de TVBoy. Você pode encontrar mais informações através deste link .

Milão (LOMBARDIA) –

  • Bosch e un altro rinascimento – até 12 de março de 2023, Palazzo Reale – No Palazzo Reale neste inverno você pode admirar dez obras de arte originais do pintor holandês Jeroen Bosch (1453-1516), de Bruges, Veneza, Florença, Lisboa e Madri, incluindo Trittico delle Tentazioni di Sant’Antonio, Trittico del Giudizio Finale, San Giovanni Battista e Trittico degli Eremiti . Além disso, a exposição inclui cerca de noventa obras de seus contemporâneos. Mais informações podem ser encontradas no site do Palazzo Reale .
  • *Patrocínio, collezionisti, philanthropi – dai Medici ai Rothschild – até 26 de março de 2023, Gallerie d’Italia . A história da arte não é escrita apenas pelos grandes artistas, mas também por seus patronos, na qualidade de financiadores e benfeitores. A Gallerie d’Italia de Milão está, portanto, organizando uma exposição com mais de cento e vinte obras-primas que foram possíveis graças à família De’ Medici ou Farnese, entre outros. Você vai admirar, entre outras coisas, a Madonna della Scala de Michelangelo, uma vista napolitana de Gaspare Vanvitelli, San Girolamo penitente de Caravaggio e um retrato de Lorenzo il Magnifico de Bronzino. Poderá encontrar mais informações sobre esta exposição através deste link .
  • Andy Warhol – até 26 de março de 2023, Fabbrica del VaporeA Fabbrica del Vapore em Milão abrirá suas portas para Andy Warhol neste outono. Até 26 de março de 2023, você pode ver a exposição Andy Warhol – La pubblicità nella forma , com mais de trezentos objetos que simbolizam a carreira de Warhol desde o início dos anos 1950 até os anos 1980.

*Pisa (TOSCANA) – I Macchiaioli – 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo Blu – Palazzo Blu em Pisa apresentará as pinturas dos chamados Macchiaioli de 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. Este nome refere-se a um grupo de pintores italianos que atuaram principalmente na Toscana na segunda metade do século XIX. Eles evitaram as convenções das academias de arte italianas e pintaram principalmente ao ar livre para capturar a luz natural na tela. Mais de cento e trinta obras estão em exibição em grandes museus, como a Galeria Uffizi em Florença , a Galleria Nazionale d’Arte Moderna em Roma e a Galleria d’Arte Moderna di Genova. Você pode ler mais sobre a exposição neste link 

Florença (TOSCANA) – várias:

  • *Escher – 20 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Museo degli Innocenti – O Museo degli Innocenti (um dos museus menos conhecidos de Florença ) abrigará aproximadamente duzentas obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher de 20 de outubro de 2022 a 26 de março, 2023, incluindo várias de suas obras icônicas em que nada é o que parece. Nos corredores de um dos orfanatos mais antigos do mundo, você se maravilha com a mão de Escher segurando uma esfera refletora, suas famosas metamorfoses e seu dia e noite. Escher visitou a Itália pela primeira vez em 1922. Ele acabou se mudando para o país que conquistou seu coração e características em muitas de suas obras. Mais informações podem ser encontradas no site especial para esta exposição de Escher
  • Dentro de Banksy – até 26 de fevereiro de 2023, Santo Stefano em PonteNa Chiesa Santo Stefano em Ponte – também chamada de Cattedrale dell’Immagine por causa das grandes exposições multimídia que acontecem lá – você pode mergulhar no mundo da arte de rua de Banksy.

Roma (LAZIO) – várias:

  • *Canova – l’último princípio – até 28 de junho de 2023, Accademia Nazionale di San Luca, RomaA Accademia di San Luca – Guilda de São Lucas – em Roma presta homenagem a Antonio Canova, um dos mais famosos escultores italianos. A exposição centra-se em particular no período de 1800 (quando Canova se tornou membro da Accademia di San Luca) até à sua morte em 1820. Neste link encontrará todos os detalhes da exposição (incluindo informações para marcar a sua visita).
  • *Annibale Carracci – g li affreschi della cappella Herrera até 5 de fevereiro de 2023, Palazzo Barberini – Esta exposição lança uma luz única sobre o ciclo de afrescos que Annibale Carracci fez para a capela da família do banqueiro espanhol Juan Enriquez de Herrera na Chiesa di San Giacomo degli Spagnoli na Piazza Navona.Carracci foi encomendado no início do século XVII. Ele desenhou todo o ciclo – com histórias do frade franciscano Diego di Alcalá – e também fez uma série de afrescos, até que ele foi acometido por uma grave doença em 1605. Ele entregou a comissão a Francesco Albani e outros artistas com quem colaborou, incluindo Domenichino, Giovanni Lanfranco e Sisto Badalocchio. Carracci também pintou o retábulo, que normalmente pode ser admirado na Chiesa di Santa Maria em Monserrato degli Spagnoli, mas foi reunido especialmente para esta exposição com os afrescos normalmente vistos no Prado em Madrid e no Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) em Barcelona. Mais informações podem ser obtidas através deste link .

Van Gogh – de 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Palazzo Bonaparte – Em antecipação ao centésimo septuagésimo aniversário de Vincent van Gogh, 30 de março de 2023, o Palazzo Bonaparte, na famosa Piazza Venezia de Roma, está organizando uma grande exposição sobre Van Gogh. De 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, você pode admirar cerca de sessenta obras de Van Gogh no coração de Roma, incluindo o autorretrato que ele fez em 1887. Muitas dessas obras vêm do Museu Kröller-Müller. Você pode ler todos os detalhes sobre esta grande exposição de Van Gogh no site do Palazzo Bonaparte .

  • Virginia Woolf e Bloomsbury – inventando a vida – Palazzo Altemps, até 12 de fevereiro de 2023
  • Roma Medievale – il volto perduto della città – Museo di Roma – Palazzo Braschi, até 5 de fevereiro de 2023
  • PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini – até março de 2023No dia 5 de março de 2022 fará exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, espetáculos teatrais e cinematográficos e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna.

  • Entrada gratuita nos Museus do VaticanoTodo último domingo do mês, você pode entrar  gratuitamente nos Museus do Vaticano e Capela Sistina para apreciar todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as magníficas pinturas de Michelangelo. Chegue na hora, porque é ainda mais movimentado do que o habitual neste dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.