Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Visitar a Itália em outubro: tudo que você precisa saber para planejar uma viagem! Os melhores lugares para visitar em outubro na Itália, quando reservar o quê, o que esperar do clima.

Outubro é uma das épocas mais bonitas do ano para visitar a Itália.

Um mês de transição, outubro parece muito diferente no norte e no sul da Itália e o tipo de experiência que você terá dependerá muito do seu destino exato.

No entanto, na maioria dos casos, em outubro, a Itália irá presenteá-lo com atmosferas de outono feitas de temperaturas amenas, lindas folhagens e alimentos terrosos dos festivais de colheita.

Eu adoro a Itália em outubro. Sou de Roma e, embora viaje pela Itália em todas as estações, outubro sempre torna essas viagens um pouco mais especiais.

As cores, a temperatura, os alimentos da colheita, as multidões movimentadas, mas não excessivas, tornam o meu lindo país ainda mais agradável em outubro. Hoje compartilho minhas melhores dicas de visita nesta época para que você aproveite ao máximo esse mês maravilhoso!

Neste artigo você aprenderá…

  • se visitar a Itália em outubro é uma boa escolha para  você
  • que  tempo  esperar na Itália em outubro
  • quais  feriados  a Itália comemora em outubro e  em quais dias as coisas estão fechadas
  • meus  lugares recomendados para visitar  em outubro na Itália, incluindo onde ir  com crianças
  • as melhores  atividades e eventos  na Itália em outubro
  • quais  alimentos experimentar  na Itália em outubro
  • o que vestir  em uma viagem à Itália em outubro
  • as melhores  maneiras de viajar pela  Itália em outubro

Quando as pessoas me perguntam minha época favorita para viajar na Itália, eu invariavelmente digo primavera ou outono. Mas a verdade é que o outono tem o meu coração, em grande parte porque é quando há festivais de comida e vinho por todo o país. Outubro é definitivamente a temporada de outono da Itália, o que geralmente significa preços mais baixos em coisas como acomodação e passagem aérea, mas esses festivais de colheita ainda atraem multidões de dentro e de fora do país – então não espere ter a Itália só para você. Continue lendo para descobrir o que esperar de outubro na Itália, incluindo o clima e o que está no calendário.

Festivais de comida e vinho: O outono é principalmente a época para jantares longos e pesados. Em homenagem aos pratos típicos do outono, como polenta, javali, castanhas e trufas, muitos sagres , festivais culinários, são organizados, especialmente no norte da Itália, incluindo em Pistoia (Toscana), Soriano nel Cimino (Lácio) e Ornavasso (Piemonte). Se escolher o seu itinerário de forma favorável, pode saborear iguarias locais todos os fins-de-semana numa vila ou cidade diferente na companhia dos locais . A vindima costuma terminar com uma grande festa. Da mesma forma em Bardolino, no Lago de Garda, onde se celebra a Festa dell’Uva e del Vino. Você pode provar o vinho local, os restaurantes têm menus especiais de vinhos e no final há uma queima festiva de fogos de artifício. Mas há muitos, muitos mais festivais de vinho. Cada lugar, até mesmo cada vinhedo colhe em momentos diferentes, então mantenha seus ouvidos e olhos abertos se você estiver na Itália no outono. Quem sabe, você pode simplesmente cair com o nariz no vinho, que naturalmente flui livremente após a colheita pesada! É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais de vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lazio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é amplamente servido. Em 2008, um erro lúdico foi cometido ao construir a fonte temporária de vinho que adorna a cidade durante o festival. O vinho não era bombeado para a fonte, mas para as torneiras dos habitantes de Marino, que viram a água transformar-se em vinho assim mesmo…

Experiências Relacionadas

Tempo na Itália em outubro

Embora a chuva comece a aumentar em outubro, é uma época agradável para visitar, graças aos dias ainda quentes e à brisa refrescante. A precipitação é ligeiramente menor em outubro do que em novembro (o mês mais chuvoso da Itália).Altas temperaturas em outubro no norte da Itália, que inclui Milão, Veneza, Bolonha e Turim, com média de 20°C a 22°C. O norte da Itália recebe cerca de oito dias de chuva em outubro. Outubro pode ser uma ótima época para visitar Roma e Florença, onde as máximas médias diárias atingem os 21°C . Mas você provavelmente pode esperar um pouco de chuva durante a sua visita. A Itália central tem uma média de mais de oito dias de chuva em outubro, ou cerca de dois dias chuvosos por semana.O sul da Itália também começa a chover em outubro. Nápoles e outras cidades do sul da península, bem como a Sicília, veem cerca de sete a nove dias de chuva em outubro. A Sardenha tem uma média de quatro dias chuvosos em outubro. As temperaturas no sul da Itália em outubro variam de 24 a 18 graus.
caça as trufas em Alba
Dica útil: não confie em dados meteorológicos históricos. Certifique-se de verificar a previsão do tempo antes de sair! 
Cidade Alto Baixo Precipitação Notas
Milão 66°F/19°C 51°F/11°C 35mm
Veneza 66°F/19°C 51°F/11°C 25mm
Florença 71°F/22°C 53°F/12°C 49,5 mm um dos meses mais chuvosos
Roma 73°F/23°C 53°F/12°C 34mm
Nápoles 74°F/23°C 57°F/14°C 30mm
Palermo 75°F/24°C 64°F/18°C 45mm

Temperaturas médias e fonte de precipitação: timeanddate.com

LEIA TAMBEM:

Feriados na Itália em

4 de outubro – Festa de São Francisco

Tradução:  A Festa de São Francisco

O que comemora:  No dia 4 de outubro, São Francisco de Assis é homenageado na Itália (e em todo o mundo). Ele é o padroeiro da Itália (junto com Santa Catarina de Siena) e dos animais e do meio ambiente. Como sua data de nascimento é desconhecida, sua vida é comemorada no aniversário de sua morte. As celebrações estão focadas em Assis, Patrimônio Mundial da UNESCO, na Úmbria.

Tradições:

  • Oferendas de óleo para a lâmpada que arde na cripta de São Francisco
  • São abençoados animais de estimação e de fazenda (nem sempre no dia 4, pode ser no período próximo ao feriado)
  • As crianças aprendem sobre os animais e a natureza

Feriado Nacional:  Não

Aberto/Fechado:   tudo permanece aberto

Reserva antecipada:  Não, exceto Assis. Se você quiser fazer uma visita durante a Festa di San Francesco, é melhor reservar sua acomodação com antecedência.

31 de outubro – Halloween

O Halloween é comemorado na Itália, mas não da mesma forma que nos EUA. É muito mais escuro aqui, mesmo para crianças pequenas. Tento explicar para outras mães aqui que é ótimo se fantasiar de gatos, princesas e Super Mario – que crianças pequenas não precisam se fantasiar de zumbis ou de preto.

Não é um feriado oficial aqui, mas cada vez mais italianos estão abraçando o Halloween e suas festas e doces ou travessuras. A cidade murada de Corinaldo em Le Marche é a ‘capital do Halloween’ na Itália e tem um festival anual de Halloween com concertos, mercados, artistas de rua, decorações de Halloween e a eleição da ‘Senhorita Bruxa’. As lojas ficam abertas para as crianças e distribuem doces, e alguns bairros residenciais aceitam doces ou travessuras. As crianças vestem-se bem à noite (mas não na escola).
Triora, na Ligúria, é conhecida como a cidade das bruxas (e da Salem da Ligúria) por causa do interrogatório de 1800 de mais de 300 mulheres acusadas de bruxaria. Todo Halloween, Triora organiza um festival de Halloween com fogueira, concertos, oficinas de bruxaria antiga e muito mais.

Hallowen Celebration: Esta é sem dúvida a festa mais famosa de Halloweeen da Toscana, e ainda da Itália. A celebração do Dia das Bruxas, agora em sua vigésima edição, já começou, pois em Borgo a Mozzano a festa dura 5 dias, dia 28, 29, 30 e, claro, 31 de outubro, cinco dias completos de jogos interativos, festas a fantasia, shows noturnos, apresentações teatrais, a queima de fogos na famosa Ponte del Diavolo e inúmeros outros eventos de “terror”, que vão animar a antiga vila de Borgo a Mozzano. A festa é tão famosa que é transmitida no Canal Sky aqui na Itália. Para mais informações sobre a programação, visite o site do evento.  Eu ja escrevi sobre esta cidade aqui.

Por que você deve ir para a Itália em outubro?

  1. Outubro geralmente traz um clima mediterrâneo ameno e bonito .
  2. As aulas estão de volta (na Itália e no exterior), por isso há menos turistas e multidões . Isso não significa que não haja visitantes… Muitos dos principais destinos da Itália (Florença, Roma, Veneza, etc.) ainda estão muito movimentados. Algumas escolas na Europa têm férias na segunda quinzena de outubro, então você verá mais famílias por algumas semanas.
  3. Na Itália no outono  temos lindas mudanças na cor da folhagem , especialmente nos vinhedos da Toscana e Piemonte e nas florestas de larício do norte da Itália.
  4. Aposentamos nossas frutas de verão, saladas e queijos frescos e mudamos nosso foco para comidas deliciosas como trufas, cogumelos porcini e outras especialidades sazonais. Se acertar, você pode participar de uma colheita de uvas ou azeitonas.

É bom saber: é sempre melhor reservar ingressos para qualquer museu ou evento que você não queira perder. Muitos museus limitam o número de entradas, então você deve reservar com antecedência. Eu sempre recomendo reservar ingressos antecipados para sites populares:

  • A Última Ceia (Milão)
  • A Galeria Uffizi (Florença)
  • A Accademia (Florença)
  • O Coliseu (Roma)
  • Os Museus do Vaticano (Roma)

4 razões pelas quais você pode não querer visitar a Itália em outubro

  1. Você está procurando sol e mar nas férias na praia. Embora você provavelmente possa ter ótimas férias na praia no sul da Itália (especificamente na Púglia e na Sicília), o bom tempo na praia não é uma garantia . Se você pretende passar férias na praia, procure outro lugar ou venha para a Itália de junho a setembro.
  2. Você espera chegar às pistas de esqui. Outubro na Itália é muito cedo para esquiar – ainda não há neve.
  3. Você está ansioso para explorar os famosos museus e cidades da Itália sem multidões. Definitivamente, há menos multidões do que em setembro, mas você não visitará sozinho .
  4. Você espera conseguir ótimos descontos em hotéis. Embora a alta temporada do verão já tenha passado, os preços da baixa temporada ainda não chegaram oficialmente .
Não esqueça que nos oferecemos diversas atividades, e nem todas colocamos online por isso entre em contato e reserve sua experiência na Itália, como piqueniques, degustações, visitas aos museus e muito mais! ENTRE EM CONTATO!

Produtos imperdíveis na Itália em outubro

  • abóbora – zucca
  • abobrinha– zucchine
  • cogumelos porcini – funghi porcini
  • castanhas – castagne
  • trufas – tartufo
  • chicória – radicchio

Alimentos que você deve comer na Itália em outubro

  • Risoto com cogumelos porcini
  • Fettunta – pão torrado com azeite fresco
  • Macarrão com trufas
  • Ribollita – sopa de legumes e pão
  • Castagnaccio – bolo de castanhas
  • Pappardelle al ragu di cinghiale – macarrão fresco com molho de javali
  • Polenta con ragù ou formaggio ou funghi – polenta com molho de carne,
  • Bicerin  bebida quente que combina café, chocolate e leite

O que vestir na Itália em Outubro

As principais coisas a se pensar ao se vestir para outubro:

  1. Esteja preparado para mudanças de temperatura. Você pode sair em um dia ensolarado de mangas curtas, mas conforme o sol se põe fica frio. Certifique-se de ter camadas! Um lenço também será útil em outubro.
  2. Esteja preparado para a chuva. Se você não quiser usar capa de chuva, leve um pequeno guarda-chuva de viagem. Na verdade, prefiro o guarda-chuva de viagem porque a capa de chuva deixa a bolsa ou mochila ainda exposta.
  3. Traga sapatos fechados e com bom piso. Sandálias podem ser tentadoras, mas você vai querer cobrir os dedos dos pés nas noites mais frias. Um bom piso é importante para permanecer em pé em paralelepípedos e ruas escorregadias após uma chuva.

Dica útil:   Se você quiser visitar igrejas e locais religiosos, precisará se vestir adequadamente (recatado). Traga um lenço ou xale leve para cobrir os ombros e/ou enrole na cintura para cobrir as coxas.

Os melhores lugares para visitar na Itália em outubro

Veja nosso calendário de eventos de outubro AQUI

Localização O que fazer
Toscana viagem às aldeias da Toscana, participe na colheita da azeitona, participe de uma sagra (feira de comidas)
Roma tome um aperitivo ao ar livre, explore a Villa Borghese, visite locais clássicos
Úmbria explore pequenas aldeias, celebre São Francisco em Assis
Apúlia relaxe na praia, veja os trulli de Alberobello , experimente o novo azeite
Sicília visite as Ilhas Eólias, saboreie vinhos sicilianos, veja sítios arqueológicos
Costa Amalfitana faça um passeio de barco, faça uma caminhada, relaxe em um café à beira-mar
Veneza tome chocolate quente em uma cafeteria, passeie pelas ruas e admire a decoração natalina, visite uma ilha veneziana
Piemonte saboreie o vinho Barolo ou Barbera, participe do Festival Internacional de Trufas (tartufo) de Alba

O que fazer e onde ir em outubro?

Alguns dos melhores lugares para visitar em setembro na Itália são:

Roma – Outubro em Roma é famoso por dias claros e brilhantes e maravilhosas cores de outono. Os locais tem um nome para os gloriosos dias de outono em Roma: ‘Ottobrate Romane’. Este termo historicamente indicava os passeios de um dia que as famílias romanas abastadas faziam em outubro, aproveitando os últimos dias brilhantes da temporada para desfrutar de um dia no lago ou no campo e hoje simplesmente indicava o clima deslumbrante que a cidade costuma experimentar neste Tempo. Adoro Roma em outubro: minha cidade natal fica maravilhosa nessa época! Se for para a Itália em outubro, você pode facilmente aproveitar o melhor de Roma. O Coliseu, o Fórum Romano, o Monte Palatino, os Museus do Vaticano, todas as belas praças de Roma serão fáceis de visitar e as multidões serão grandes, mas não tão esmagadoras como em outras ocasiões.

  • compre sorvete na Fatamorgana
  • tomar aperitivo em Monti
  • visite as animadas praças e mercados de Roma
  • sair do centro de vez em quando
  • fotografe a hera colorida nas paredes dos edifícios

Recomendamos sempre ver os clássicos como o Coliseu, o Fórum Romano e o Panteão, e depois ver algo um pouco menos visitado como:

  • a Domus Áurea
  • as Termas de Caracalla
  • Óstia Antiga
  • Centrale Montemartini (museu com antigas esculturas romanas e gregas em uma antiga usina)

Florença e interior da Toscana – A Toscana e suas colinas passam por um momento mágico no outono. O clima ameno é perfeito para passear e o céu brilhante desta temporada, com a cobertura ocasional de nuvens, sempre me parece o cenário perfeito para as joias medievais e renascentistas da Toscana. Este é o momento de apreciar a deslumbrante folhagem das florestas da Toscana e saborear a comida quente deste incrível terroir. Outubro na Toscana evoca longas caminhadas em cidades no topo de colinas, seguidas de jantares em restaurantes locais, entregando-se ao vinho local e um prato de queijo – veja aqui

Veneza – Outubro é uma época linda em Veneza, um momento em que a cidade tem uma sensação mais íntima do que em muitas outras épocas. O clima é imprevisível e você terá menos horas de luz do dia do que se viesse na primavera. No entanto, a cidade neste momento tende a ver menos multidões e, em geral, tem uma sensação mais agradável do que durante os horários de verão úmidos e movimentados.Eles vêm em várias formas, com carne/peixe/frutos do mar/legumes e são uma ótima desculpa para sentar dentro de casa e descansar quando o sol começa a se pôr ou a chuva ameaça arruinar seus planos.

Cinque Terre – é uma parte maravilhosa da Itália, mas nem sempre está no seu melhor em outubro, especialmente no final do mês. O clima costuma ser muito frio para nadar e as chuvas são frequentes: se vier nessa época, verifique cuidadosamente as condições do caminho antes de se aventurar. Os vilarejos e a sua comida maravilhosa serão, no entanto, capazes de o manter ocupado também em outubro!

Milão – Encontre nosso guia para um dia perfeito em Milão aqui.

Umbria: A região tem belas cidades medievais e florestas deslumbrantes que, em outubro, presenteiam moradores e visitantes com uma incrível colheita de azeitonas, trufas, avelãs e muito mais! Uma visita à Úmbria em outubro é ideal se você gosta de passear e pode oferecer ótimas oportunidades para atividades divertidas, como colheita de azeitonas e caça de trufas. Em outubro, a Úmbria celebra seu santo mais famoso, São Francisco e, especialmente, a cidade de Assis hospeda grandes festivais em sua homenagem no momento de sua morte, em 4 de outubro.

Sicilia – Outubro é um dos melhores meses para visitar a Sicília. Fora do horário de verão agitado, em outubro você poderá visitar os impressionantes sítios arqueológicos da Sicília sem derreter em seu sol tórrido e ainda poderá desfrutar de belas vistas do mar. Este é um bom momento para o turismo cultural na Sicília, em vez de férias de mar e sol, pois as altas temperaturas, especialmente no final do mês, nem sempre são garantidas.

  • Siracusa (e Ortigia) – o mercado matinal
  • Scicli – cavernas e restaurantes na praça
  • Modica – chocolate único
  • Taormina – hotéis de luxo, vistas da Piazza IX Aprile, Isola Bella
  • Ragusa Ibla – passeios noturnos, deliciosos sorvetes
  • Monreale – Mosaicos da Catedral
  • Palermo – A vida siciliana no seu melhor, lindo, louco e caótico
Palermo - Sicília - Itália

Nápoles – muitas vezes esquecida, mas uma cidade bonita, interessante e fascinante

Lagos: O Lago Garda e o Lago Como são encantadores nesta época e oferecem uma pausa do calor da cidade e são apenas os dois mais famosos! Visitar lagos em outubro são passeios populares das cidades e tendem a ficar muito cheios, eu inclusive vou visitar um lago esse mês de outubro

Sorrento e Costa Amalfitana: existem 2 opiniões bem opostas em viajar a costa amalfitana em outubro… Voce vai poder nadar? bem mais provável que não. Voce vai passear de barco? com blusa de manga longa e um lenço no pescoço. Se pra você visitar uma região onde o mar é incrível sem aproveita-lo 100% vale a pena, bora! curti porque esta bem menos cheio, e o custo é bem melhor. Mas se você é como eu, “se não posso pular no mar, não tem graça”, ai indico ou focar a viagem na área mais histórica e gourmet da região.

É bom saber: Recomendo visitar a Costa Amalfitana na primeira quinzena de outubro. O final de outubro pode não ser quente o suficiente para nadar e os serviços turísticos começam a fechar as portas durante o período de entressafra.

Se você estiver viajando para a Itália em outubro, aqui está o que você precisa saber sobre clima e feriados.

Umbria - Itália

Puglia: Visite as encantadoras aldeias caiadas de branco da Puglia:

  • Alberobello – passeie pelas ruas repletas de trulli do Patrimônio Mundial da UNESCO
  • Locorotondo
  • Martina Franca
  • Monopoli – vida descontraída na Puglia (faça desta a sua base)
  • Ostuni – Leia sobre como passar um dia em Ostuni .
  • Polignano a Mare
  • Trani – visite a melhor padaria da Itália ( Lula )

Você pode ou não ter um tempo ensolarado na praia, mas terá muito para ver na área (as aldeias acima) e a comida (produtos frescos, frutos do mar e mussarela) na Apúlia é incrível. Você estará lá para a colheita do azeite – confira as oliveiras mais antigas da Itália (algumas têm mais de 1000 anos!).

Matera: se você chegar até Puglia, faça um desvio ou uma viagem de um dia para Matera, Patrimônio Mundial da UNESCO da cidade de sassi . O clima ameno de outubro torna a exploração da cidade e as caminhadas nos parques naturais uma experiência agradável – muito mais do que no calor do verão.

Piemonte: a paisagem do Piemonte está no seu melhor em setembro e outubro. A neblina matinal nos vinhedos e a luz do outono são um bom momento para a visita dos fotógrafos. Após a colheita, pare em uma vinícola para provar os vinhos locais. Alugue um carro (ou contrate um motorista!) e visite as cidades de Barolo, Grinzane Cavour, Bra, Alba, Barbaresco, La Morra e Monforte d’Alba. Se você gosta de trufas, está com sorte – outubro é o início do Festival Internacional de Trufas Brancas de Alba !

Os melhores lugares para visitar na Itália em outubro com crianças

Toscana e Florença com crianças: 0utubro é um pouco mais tranquilo na Toscana, o que torna mais fácil visitar suas cidades se você estiver com crianças. As filas são mais curtas, os restaurantes estão menos lotados e as visitas aos museus são um pouco menos cansativas. Nossa família começa a voltar para algumas das cidades mais populares das quais fazemos uma pausa durante o agitado verão (San Gimignano, cidades de Chianti). Vemos mais chuva em Florença em Outubro, por isso poderá ter menos visitas aos parques infantis, mas há museus com programas infantis e outras actividades interiores (como escola de culinária) para manter as crianças envolvidas e entretidas.

Puglia com crianças: se você puder chegar à Puglia no início de outubro, provavelmente terá um clima de praia para as crianças. É um momento maravilhoso para estar na praia em Puglia porque as multidões de verão desapareceram e vocês podem ter um clube de praia inteiro só para vocês. Mesmo que você não queira passar um tempo na praia, é uma época do ano maravilhosa para estar na Puglia com as crianças. Deixe-os testemunhar a colheita da azeitona, participar de uma aula de preparação de mussarela e visitar as cidades únicas da Puglia, como Alberobello e Ostuni.

É bom saber: Alguns clubes de praia já fecham em outubro e outros estão abertos, mas sem instalações como restaurantes. Não é um problema – você só precisa ligar com antecedência para encontrar um e talvez precise trazer seu próprio piquenique.

Roma  com crianças: se você não se interessa por esportes de inverno, Roma é uma excelente opção para famílias que visitam a Itália em dezembro. Pegue o  ônibus hop-on/hop-off , faça um  passeio em família pelo Coliseu e pelo Fórum Romano , coma pizza e  sorvete , jogue sua moeda na Fontana di Trevi , frequente a  Escola de Gladiadores , explore o museu infantil de Roma  e divirta-se na Piazza Navona .

Emília Romagna com crianças: entre em casa para ver como o presunto ou o queijo parmigiano são feitos em Parma , ou experimente o vinagre balsâmico em Modena . Os fãs de carros de corrida não vão querer perder uma parada em um dos museus automotivos da Itália , incluindo os da Ferrari e da Lamborghini .

Sicília com crianças: você ainda pode nadar na Sicília em outubro, então deixe seus filhos construírem castelos de areia e brincarem na água em destinos de praia sicilianos adequados para famílias, como Cefalù e Sampieri . Prove chocolate em Modica, passeie pelas ruas de Ortigia, viva a vida luxuosa em Taormina e explore a fascinante Palermo.

Destinos a serem ignorados em uma viagem à Itália em outubro

Os únicos dois lugares que você pode querer pensar duas vezes antes de visitar em outubro são as Dolomitas e Cinque Terre, mas ambos definitivamente ainda são bons para visitar se você quiser/precisar.

Dolomitas: se quiser aproveitar as vantagens do sistema de trilhas, você terá que prescindir de alguns teleféricos – muitos deles fecham em meados de setembro. Alguns hotéis também começam a fechar – é a sua pausa antes do início da movimentada temporada de inverno.

É bom saber:   se você pretende visitar as Dolomitas em outubro, ou se é o único horário que funciona para você, não se estresse! Visitamos muitas vezes em outubro. Algumas visitas foram chuvosas e exploramos mais cidades (como Bolzano). Outras visitas foram incríveis, com um clima maravilhoso, lariços coloridos e nenhuma multidão em áreas populares como o Alpe di Siusi .

Cinque Terre em outubro: a maioria dos turistas já se foi, então você terá trilhas e cidades menos movimentadas. Você ainda pode pular na água se for um dia ensolarado. O problema é a chuva. Se você vier fazer caminhadas pelas trilhas (o que a maioria dos visitantes faz), corre o risco de perder devido ao fechamento das trilhas e às trilhas chuvosas e lamacentas. Se puder, venha em setembro ou no final da primavera.

Toscana e Florença com crianças: outubro é um pouco mais tranquilo na Toscana, o que torna mais fácil visitar suas cidades se você estiver com crianças. As filas são mais curtas, os restaurantes estão menos lotados e as visitas aos museus são um pouco menos cansativas. Nossa família começa a voltar para algumas das cidades mais populares das quais fazemos uma pausa durante o agitado verão (San Gimignano, cidades de Chianti).

Vemos mais chuva em Florença em Outubro, por isso poderá ter menos visitas aos parques infantis, mas há museus com programas infantis e outras actividades interiores (como escola de culinária) para manter as crianças envolvidas e entretidas.

Barolo - Piemonte - Itália

Atividades e eventos na Itália em outubro

Veja nosso calendário de eventos de outubro AQUI

Nome Explicação Localização
Festival da Trufa Branca festival internacional de trufas Alba (Piemonte)
Chocolate Europeu festival de chocolate Perúgia (Úmbria)
Festival de Cinema de Roma festival internacional de cinema Roma (Lácio)
L’Eroica corrida de bicicletas antigas em estradas de cascalho Gaiole in Chianti (Toscana)
Quadrinhos e jogos de Lucca festival internacional de quadrinhos Luca (Itália)
Festival de Santa Reparata festa em homenagem ao santo Florença (Toscana)
Maratona Internacional Italiana maratona em homenagem a Enzo Ferrari Maranello (Emília-Romanha)
Maratona de Veneza maratona internacional Veneza (Vêneto)
Bienal de Veneza exposição internacional semestral de arte Veneza (Vêneto)
Festival de Trufas de San Miniato festival de trufas San Miniato (Toscana)
Festa della Zucca festival de abóbora Foiano della Chiana (Toscana)
Sagra del Tordo festival medieval Montalcino (Toscana)
Sagra delle Castagne festival da castanha Soriano nel Cimino (Lácio)
Regata Barcolana corrida internacional de vela Trieste (Friul-Veneza Júlia)
Sagra da Polenta festival de polenta que inclui corrida de burros Sassetta (Toscana)

É bom saber:   Ao decidir sobre um festival ou sagra , fale com alguém em sua acomodação para saber mais sobre os eventos locais. Eles indicarão os melhores… que geralmente são os pequenos, anunciados apenas com cartazes de papel nas paredes das cidades vizinhas.

É bom saber: Outubro na Itália é repleto de festivais de trufas. Além dos festivais de Alba e San Miniato, você encontrará mais celebrações do tartufo em Tignale, Gubbio e Rimini.

  • ciclismo
  • caminhada
  • aula de culinária
  • colheita de azeitona
  • degustação de vinho

Não esqueça que nos oferecemos diversas atividades, e nem todas colocamos online por isso entre em contato e reserve sua experiência na Itália, como piqueniques, degustações, visitas aos museus e muito mais! ENTRE EM CONTATO!

O que reservar com antecedência para passar outubro na Itália

Outubro pode ser muito movimentado na Itália e a reserva antecipada para todas as atrações principais é recomendada.

As atrações que precisam de reserva antecipada são:

  • Última Ceia (Milão) – reserve assim que os ingressos estiverem disponíveis, pois esgotam rapidamente
  • Galeria Uffizi (Florença)
  • Museus do Vaticano (Cidade do Vaticano, Roma) – reserve assim que os ingressos estiverem disponíveis, pois esgotam rapidamente
  • Coliseu (Roma) – as reservas ficam disponíveis 4 semanas antes da data desejada.

Os trens geralmente não precisam ser reservados com antecedência, no entanto, os trens de alta velocidade em rotas populares, como Roma a Florença, tendem a lotar ou apenas têm passagens muito caras disponíveis.

Eu sempre recomendo reservar acomodação com antecedência e meu mecanismo de reservas favorito é o booking.com. Eles têm uma grande variedade de opções de acomodação e também excelentes oportunidades de cancelamento gratuito.

Lago Trasimeno - Umbria - Itália

Meios de transporte sugeridos para a Itália em outubro

Dependendo dos seus planos, você vai querer viajar pela Itália de carro ou trem.

Para ajudá-lo a se planejar, veja abaixo:

Avião: Se você estiver viajando longas distâncias, pense em voar. Há menos opções de rotas em outubro do que durante os meses de alta temporada, mas você ainda terá algumas opções. E, com as muitas companhias aéreas europeias com descontos a competir pelos seus €s, poderá encontrar excelentes negócios.

Carro: Outubro é um excelente mês para viajar de carro ou fazer uma road trip pela Itália! Você vai querer um carro para dirigir até as aldeias para festivais e visitar vinhedos. Viajar de carro lhe dá mais liberdade, mas pode ser caro quando você soma o custo do aluguel, gasolina, pedágios e estacionamento. A demanda por aluguel de carros  não é alta em outubro, então você poderá conseguir uma ótima tarifa pelo seu carro.

Trem:Pode nem sempre ser o caminho mais rápido e pode precisar ser combinado com outro transporte (como pegar um táxi para a estação de trem), mas  pegar um trem  é uma bela maneira de viajar pela Itália em outubro.

Bicicleta:Ainda é uma ótima época do ano para pedalar na Itália, especialmente nas partes centro e sul do país. Certifique-se de levar capa de chuva, pois é provável que haja chuvas em outubro.

FAQ da Itália em outubro

O que os italianos fazem em outubro?

A maioria dos italianos tira férias em agosto e as escolas voltam a funcionar em setembro, por isso não há muito movimento por parte dos italianos. Na maior parte, eles estão em casa, indo para o trabalho e para a escola.

Outubro é uma boa época para ir para a Itália?

Outubro é uma excelente época para ir à Itália – o clima é ameno e agradável, o que é bom para passear e fazer refeições ocasionais ao ar livre. As multidões são menores (mas não inexistentes) e os festivais de comida e vinho são abundantes.

A Itália ainda está quente em outubro?

Ainda faz bastante calor na Itália em outubro durante o dia, mas as noites podem ser frias e definitivamente ficam no norte.

Como é o clima da Itália em outubro?

Em outubro, a Itália normalmente apresenta temperaturas amenas e sol. Espere mais chuva e temperaturas mais amenas à noite.

O que acontece na Itália em outubro?

Há muitos festivais de comida e vinho em outubro na Itália, junto com outros eventos como maratonas, celebrações de santos padroeiros e Halloween.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

4 comentários em “Viajar para a Itália em Outubro: o que você precisa saber”

  1. Rubens Honório

    gostei muitos das informações. eu e meu marido vamos em uma viagem de grupo. Passaremos por: Milão, Bergamo, Desenzano Del Garda, Simione, Verona, Bolzano, Val Di Non, Stresa, e Orta. Depois Saint Moritz, Lago Maggiore e Innsbruck e ai retornamos a Milão. tomara que tudo de certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *