Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália

Uma lista de tudo o que você precisa saber para viajar para a Itália, faça uma check aqui antes de viajar!

Lembro-me como se fosse hoje dos preparativos de quando resolvi sair do país, de toda a parte de bagagem e documentos burocráticos. Certos de que cada país tem sua particularidade e suas exigências, devemos procurar saber exatamente como proceder passo a passo, para que façamos uma viagem tranquila, segura e sem surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Tendo essas informações em vista, morando há mais de 15 anos na Itália, tenho notado algumas dúvidas frequentes que muitos possuem ao pesquisar o território italiano como destino. Resolvi redigir esse texto como uma forma de ajudar aqueles que pretendem viajar para o exterior, mais especificamente para a Itália.

Passaporte

Antes de tudo é muito importante lembrar que para sairmos do Mercosul é indispensável adquirir o passaporte, visto que a apresentação do mesmo é obrigatória tanto no embarque no Brasil, quanto no destino (inclusive em pontes aéreas). A Itália exige que o estrangeiro tenha seu passaporte válido ainda por três meses ao deixar solo italiano, por segurança é recomendado que nunca viaje com passaporte com validade inferior a seis meses. O passaporte, como já dito anteriormente, será necessário no embarque e todo momento da viagem, pois os documentos brasileiros não são válidos, o passaporte será sua “identidade” enquanto estiver fora do Brasil.

Visto

Para entender sobre “visto” na Itália, é importante saber sobre a existência do Tratado de Schengen. Tratado assinado por 26 países europeus, que permitem a permanência de brasileiros no continente por noventa dias a cada 180 dias. No entanto, a Itália não exige visto turístico para brasileiros, é preciso apenas respeitar a data limite do Tratado de Schengen. É necessário informar a data de chegada no território italiano, cópia com a parte que contém dados do passaporte e outra com carimbo de entrada no Espaço Schengen, informar onde estará hospedado na Itália durante o período de sua viagem, tudo será entregue a imigração. Importante lembrar que entre os documentos pessoais não podemos esquecer do seguro viagem, documento obrigatório para apresentar na imigração, caso tenha necessidade.

Saiba as. mudanças que ocorrerão em 2024 – O novo visto ETIAS: Como os brasileiros poderão viajar à Itália em 2024?

Documentos para entrar na Itália do Brasil

Para ser possível entrar na Itália a partir do Brasil sem ter que tirar um visto, é recomendável levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido
  • Autorização de viagem ETIAS Itália conectada ao passaporte (a partir de 2024)
  • Certificados de vacinação exigidos pelas autoridades italianas (febre amarela, covid etc.)
  • Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
  • Passagens de retorno ao Brasil ou outro comprovante de saída do país antes de 90 dias
  • Reservas de hospedagem ou carta-convite assinada por residente
  • Comprovante de meios financeiros para custear a viagem

Você pode conferir aqui as eventuais atualizações nas regras de entrada na Itália para brasileiros, além de ser recomendável consultar o Portal Consultar Brasileiro algumas semanas antes da viagem.

Carteira de Vacinação

Ao fazer uma viagem internacional deve-se fazer a carteira internacional de vacina. É obrigatório alguma vacina para entrar na Itália? Não!  Porém como a maioria das pessoas fará conexão, eu sugiro ter sempre a mãos a carteira de vacinação, em caso seja pedido.

Após a pandemia não foi colocado como obrigatoriedade, mas sugiro que tenham pelo menos a comprovação da primeira dose e de reforço da vacina de COVID, assim evita também o stress se você depois tiver que fazer uma conexão num país que exige e você não sabia.

Idioma

O idioma oficialmente falado é o italiano, dependendo da região há variações de dialeto, tornando um pouco mais difícil entender o que é dito. Acho interessante demonstrar o mínimo de interesse em aprender coisas simples como “oi”, “como vai”, “não falo italiano”, “sou brasileiro”, “por favor”, “desculpa”, “obrigado”, “com licença”, até mesmo porque o italiano assim como o espanhol há muitas palavras similares, tornando fácil a compreensão e a comunicação. Nos grandes centros é fácil conseguir se comunicar em inglês, ao entrar em um restaurante, cafés, entre outros. Por outro lado, se formos bem ao interior da Itália, é difícil achar algum nativo que saiba falar uma segunda língua. Ou por fim, use a melhor de todas as comunicações, o gesto! Você já reparou que o italiano não consegue falar sem gesticular?

Experiências Relacionadas

Tomada na Itália e Voltagem

Parece algo irrelevante, mas muitos ao embarcar para Itália chegam e deparam com um “probleminha” no momento de carregar celular, notebook, etc. As tomadas na Itália seguem o modelo europeu, ou seja, são tomadas de três pinos redondos onde é necessário um adaptador ou até mesmo o famoso “T” de dois pinos redondos, que usam no Brasil. A voltagem é de 220w, mas é sempre bom verificar para confirmar com os responsáveis pela hospedagem.

Clima na Itália

Por ser um país geograficamente extenso, a Itália possui ao norte um clima temperado úmido, onde fica localizado Milão e Veneza, ao sul onde temos as famosas praias o clima caracteriza-se seco mediterrâneo. No verão o clima é demasiado quente, mesmo ao norte, principalmente nos meses de julho e agosto, necessitando de roupas leves e frescas. O inverno é extremamente frio, possui neve em grande parte do território italiano, recomenda-se casacos mais pesados como gorros, luvas e acessórios para proteger olhos e orelhas. Já nas estações intermediárias a temperatura vai depender muito da região que estiver, aconselha-se a seguir a famosa “vestimenta cebola”, várias blusas leves e um casaco mais pesado, lembrando que em ambientes fechados há calefação para maior conforto das pessoas.

Melhor época para viajar

Difícil dizer qual a melhor época do ano para viajar para Itália, a resposta vai depender muito do que você gosta e da experiência que busca. Vou exemplificar um ponto positivo e um negativo de cada estação, para entenderem melhor o que estou falando.

  • Na primavera o clima é agradável, possibilitando passeios ao ar livre e visitar os mais belos jardins, mas é período de alta temporada, onde vamos encontrar atrações cheias e com filas.
  • O verão é a temporada dos girassóis, festivais ao ar livre e curtir as praias, porém encontramos museus cheios e clima com temperatura alta e muito úmido.
  • O outono é o período de ventania, época da colheita de uvas para fabricação de vinhos, período ideal para passear pelos vinhedos e também se deliciar com as castanhas e trufas brancas, a parte ruim são as fortes chuvas e ventanias que podem durar dias.
  • Ah, o inverno, estação perfeita para quem ama frio e para os amantes de esportes como esqui, contamos com um clima de frio intenso.

Sabendo um pouquinho de cada estação e pensando nos seus desejos para realizar essa experiência incrível, me diga: qual a melhor época para viajar para a Itália?

Segurança

A Itália é um país muito seguro, comparado ao Brasil e outros países, mas como qualquer lugar novo que não conhecemos é importante tomar certos cuidados, ainda mais sendo turista. Nos transportes públicos sempre tem um comunicado para tomar cuidado com seus pertences, caminhar na rua durante a noite é comum para os italianos, mas escolha sempre estar onde é mais movimentado e bem iluminado. No mais a segurança é sempre presente, principalmente nos grandes centros e ambientes turísticos.

É seguro viajar pela Itália?

Transporte na Itália

Para os brasileiros que pretendem dirigir na Itália é necessário adquirir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), para alugar um carro. Aos que se interessam em adquirir a PID, pode dirigir-se a algum CFC de sua escolha e solicitar, a permissão será válida até a data de vencimento da sua CNH. Mas para quem deseja uma viagem tranquila, relaxante e sem estresse, a melhor forma de se locomover no país é usando o transporte particular. Esse tipo de transporte é importante que você contrate antecipadamente com uma agência de confiança, onde há a certeza que o serviço será prestado da melhor forma possível e com os melhores preços. Nossa empresa oferece os melhores serviços de transfer em todas as regiões da Itália, temos transfer privativo para aeroportos, estações de trem e portos. Serviço com carros dos mais diversos modelos e tamanhos, não precisando se preocupar com suas bagagens. Oferecemos passeios de meio dia, um dia inteiro e até bate e volta pelas regiões mais belas da Itália. Motoristas capacitados e à disposição em todas as cidades do país. Lhe oferecemos o melhor, pois nossa missão é proporcionar uma experiência inesquecível. Entre em contato com a gente e reserve seu serviço de transfer aqui.

Táxi, Uber, aluguel de carro ou transporte particular na Itália? O que é melhor?

Câmbio

Como grande parte da Europa, na Itália usamos o euro como moeda, no entanto é de grande importância pesquisar e fazer o câmbio do real para euro ainda no brasil. Caso seja necessário na Itália também é possível fazer essa troca, possui várias casas de troca indicadas por telas espalhadas pelos centros turísticos. Em aeroportos e estações de trem também é possível realizar o câmbio, mas as taxas desses lugares são geralmente muito mais altas.

Alimentação na Itália

A gastronomia italiana é uma das mais conhecidas no mundo todo, contudo se considerarmos a qualidade e quantidade que é servida por refeição, consideramos um alimento muito barato. Visando ter lucro e economizar as pizzas e calzones são sempre a melhor opção, lembrando que todo o alimento é preparado com ingredientes de alta qualidade e de forma artesanal. Importante ressaltar que o café da manhã dos italianos é geralmente voltado para o paladar mais doce, quem não é muito fã consegue encontrar pães e manteiga deliciosos. Para quem quer uma experiência gastronômica, temos diversas opções de tours que vão te ajudar a imergir na verdade culinária italiana.

Impostos

Falando de impostos na Itália temos o TAX-FREE, onde você consegue reembolso de parte dos impostos pagos no país, lembrando que é concedido esse benefício apenas para compra de produtos no país, não vale para hotéis, restaurantes e afins. Na Itália você pode solicitar o benefício de consumir acima de 194,54 euros em um único dia em uma mesma loja, não residir no país ou qualquer lugar da União Europeia. Importante antes de fazer as compras, perguntar se a loja oferece esse benefício, assim você pode preencher o formulário TAX FREE e entregar na alfândega junto com seu passaporte, pedindo o carimbo TAX FREE no momento de voltar para o Brasil.

 

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

18 comentários em “Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália”

  1. Olá, boa tarde,

    Estarei indo para a Itália no próximo mês e gostaria de confirmar se é realmente necessário emitir o ETIAS. Além disso, gostaria de saber se a vacina contra febre amarela precisa estar registrada no passaporte.

    Agradeço desde já.

    1. O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que vai avaliar o perfil de cada turista que quiser viajar para União Europeia, só deverá ser exigido a partir do meio de 2025!

  2. Olá Deyse, que poste maravilhoso!
    Estarei indo para a Itália em Abril, para o salone del mobile.
    Estarei tirando meu passaporte ainda esse mês, pois não tinha, isso impedirá minha entrada no país?
    Outra dúvida, consigo passar pela imigração falando espanhol?

  3. Oiee.. seu blog está me ajudando muito na viagem para a Itália. Eu e uma amiga vamos para a Itália em junho/24 e para a Espanha logo em seguida, vamos precisar passar pela imigração de novo? Ou somente na Itália?

  4. Brenda Ramos

    Oi Deyse! Vamos para a Itália em janeiro/24 e li sobre os documentos necessários aqui no site… em que momento da viagem teremos o carimbo de entrada no Espaço Schengen? Obrigada!

  5. Bonifácio Santos

    Olá, Dayse! Tudo bem?

    Adorei as informações do site! Muito obrigado!
    Depois de permanecer na Itália por 3 meses e voltar para o Brasil, quanto tempo depois eu posso entrar novamente na Itália?

    1. Somente é possível entrar novamente na Itália (ou em qualquer país que faça parte do espaço Schengen) e permanecer por mais 3 meses como turista, de forma regular, após transcorridos 6 (seis) meses da data do primeiro ingresso.

  6. Deyse gostei muito dos seus esclarecimentos no site , bem explicativo e direto , esclareceu algumas dúvidas que tinha . Eu , meu esposo e minha filha de 16 anos vamos p Itália dia 17/11/23.
    Tenho uma pergunta : eu preciso informar a companhia aérea ITA que vamos viajar sem visto ?
    Eu li em um site que é preciso informar .
    Li tbem que preciso de autorização para minha filha de 16 anos , mesmo indo com a mãe e pai biológicos ?

  7. Vanderlei dos Anjos Clemente

    Boa tarde Deyse. Achei muito interessante e informativo o seu site. Pretendo viajar futuramente para a Itália, mas só fiquei em dúvida quanto ao visto para viagem. Tem algum site especial que eu consigo o ETIAS Itália?
    Parabéns e obrigado pelas informações

    1. Olá Deyse!

      Adorei seu site, bem elaborado e muito elucidativo, obrigada por compartilhar sua experiência na Itália.

      Estamos indo em março de 2024 e gostaríamos de informações sobre o ETIAS, que passou a vigorar em 2024. Tem o site e ajuda de como adquirir?

      Obrigada

      1. Atualização! – O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que vai avaliar o perfil de cada turista que quiser viajar para União Europeia, só deverá ser exigido a partir do meio de 2025!

        1. Oi Deyse,

          Em Julho/24 estaremos em Milão, somos em 5 pessoas sendo que uma é um menino de 15 anos, e queremos fazer um bate e volta com passeio de barco em Lago di Como e Lugano. Vc tem alguma excursão desse tipo? Seria para dia 24/07/24

          Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *