Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Calendário de eventos em setembro na Itália

Veja o calendário de eventos em setembro na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para setembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2022 – 

O que fazer e onde ir em setembro?

Para muitas pessoas no hemisfério norte, setembro geralmente significa os últimos suspiros do calor do verão, seguidos de perto por botas e lenços no fundo do armário. Setembro na Itália costumava significar as duas coisas, mas ultimamente setembro tem agido muito mais como verão do que outono.

A alta temporada turística na Itália se estendeu além dos limites do verão há muito tempo, sugando maio e setembro com seus altos preços e grandes multidões. Agora, as mudanças climáticas também transformaram maio e setembro – ambos são mais parecidos com o verão em suas temperaturas do que costumavam ser. Ainda assim, setembro pode ser uma ótima época para visitar a Itália.

Setembro é um mês maravilhoso na maior parte da Itália, então se você tiver a sorte de visitar a Itália neste momento, você pode escolher e ir para onde quiser!

Alguns dos melhores lugares para visitar em setembro na Itália são:

Roma – Setembro é um dos melhores meses para visitar Roma.A cidade está perfeita neste momento: os eventos de verão ainda estão em pleno andamento, as temperaturas amenas permitem ótimos passeios e os serviços locais e turísticos estão totalmente operacionais após as férias de verão.

Florença e interior da Toscana são cheias de eventos de vinho e eventos folclóricos – veja aqui
Veneza – ainda não é período de acqua alta
Milão – Encontre nosso guia para um dia perfeito em Milão aqui.
Genova – uma fantástica parada na cidade para adicionar ao seu itinerário, Cinque Terre
Palermo – jóia da Sicília, uma das cidades mais bonitas da Itália
Nápoles – muitas vezes esquecida, mas uma cidade bonita, interessante e fascinante

Lagos: O Lago Garda e o Lago Como são encantadores nesta época e oferecem uma pausa do calor da cidade e são apenas os dois mais famosos! Visitar lagos em setembro significa poder passear de barco, tomar sol, possivelmente nadar (depende de onde você for). Apenas tome cuidado se visitar nos fins de semana, pois são passeios populares das cidades e tendem a ficar muito ocupados.

Sorrento e Costa Amalfitana: setembro é uma ótima época para visitar a Costa Amalfitana, no entanto, a chuva é frequente, então você deve planejar um dia chuvoso ocasional. Ainda é um mês de verão, especialmente durante a primeira metade, setembro na Costa Amalfitana e Sorrento ainda está ocupado, mas não tão lotado quanto em julho e agosto e não tão insuportavelmente quente. Durante a primeira parte do mês, você pode facilmente desfrutar de passeios de barco e cruzeiros para as ilhas próximas e todo o mês de setembro é ótimo para passeios turísticos e passeios de um dia a locais históricos como Pompéia e Herculano, muito quentes no auge do verão. A segunda parte de setembro é quando as coisas começam a desacelerar nesta área: você ainda terá hotéis e restaurantes abertos, mas o número de balsas para as ilhas começa a cair, tornando as conexões menos flexíveis. Se visitar a Costa Amalfitana em setembro, Sorrento é uma ótima escolha como base: a cidade tem muito a oferecer por si só, então mesmo que você pegue um dia chuvoso ou acabe não podendo ir às ilhas, você pode ter Um tempo maravilhoso.

Experiências Relacionadas

Se você estiver viajando para a Itália em setembro, aqui está o que você precisa saber sobre clima e feriados.

Por que você deve ir para a Itália em setembro?

Amantes de gastronomia e vinho como eu, podem ver as vantagens de uma viagem de setembro para a Itália em um piscar de olhos. Festivais gastronômicos em um país focado em comida? Sim, é tão excelente quanto você pode imaginar. Mesmo que você ainda não seja levado a viajar pelo que está no seu prato, no entanto, ir a um festival de comida na Itália ainda pode ser divertido. Não há nada como ver um lugar ficar animado com algo de que se orgulham, e os italianos estão – com razão – orgulhosos de sua comida.

Além da delícia que é viajar no outono na Itália, setembro também é quando os italianos (e outros europeus que estão de férias na Itália) voltam ao trabalho e à escola após as férias de agosto de um mês. O clima ainda está quente, o que significa que você pode aproveitar as praias da Itália sem as multidões de agosto. (As praias não ficam vazias em setembro, mas o número de corpos na areia cai um pouco.)

Setembro é, como eu disse no início, parte da alta temporada da Itália agora – então os preços ainda estão no pico do verão, e as multidões nas áreas turísticas também. Alguns lugares podem começar a ver uma queda nos preços e multidões até o final de setembro, enquanto outros ainda estarão fortes em outubro. Setembro não é mais exatamente econômico, mas – se você puder balançar – temperaturas um pouco mais amenas e todos aqueles festivais de comida tornam um momento muito agradável para estar na Itália.

Em Toscana é um mês bem cheio de festividades e colheita das uvas, então a região fica bem cheia (veja programação especial da Toscana aqui)

Qual é o clima na Itália em setembro?

Setembro na Itália é o mês em que o verão começa a se transformar em outono.

No geral, setembro tende a ver um clima bonito e ensolarado na maior parte da península italiana, misturado com dias chuvosos e um abaixamento lento, mas constante, das temperaturas, especialmente no norte e nas montanhas. As duas primeiras semanas de setembro tendem a ser de verão, enquanto a segunda metade do mês provavelmente trará dias mais frios que podem exigir uma camada extra, ainda que leve.

Roupas leves de verão, protetor solar, óculos de sol são obrigatórios, assim como sandálias, principalmente no Sul e na primeira parte do mês.

Um cardigã leve, tênis de verão para caminhada são recomendados, e uma jaqueta leve e uma camada mais quente são obrigatórias para as montanhas.

Em resumo, o clima na Itália em setembro é:

Nome do lugar Temperatura baixa/alta Dias chuvosos (média)
Milão, Lombardia 16C – 24C 5 dias
Veneza, Vêneto 14C – 25C 5 dias
Florença, Toscana 15C – 27C 5 dias
Roma, Lácio 15C – 27C 5 dias
Amalfi, Campânia 20C – 26C 9 dias
Palermo, Sicília 21C – 28C 4 dias
Cagliari, Sardenha 17C – 28C 4 dias
San Candido/Innichen, Dolomitas 7C – 17C 6 dias

LEIA TAMBEM:

carro matto em Florença (Toscana)

Feriados e Festivais na Itália em setembro

Setembro começa a minha temporada de festivais favorita na Itália – época de colheita. Durante todo o outono, há festivais de comida e vinho em abundância, celebrando coisas como chocolate, trufas brancas e presunto. As datas desses festivais mudam a cada ano, então verifique meu calendário de festivais e feriados italianos para iniciar seu processo de planejamento de viagem. Você pode acompanhar os sites da cidade ou regionais dos lugares que visitará para descobrir se há outros eventos especiais acontecendo enquanto estiver na cidade.

Há outros festivais acontecendo em setembro também, incluindo as históricas corridas de barco em Veneza, conhecidas como “Regata Storica”, o dia da festa do santo padroeiro de Nápoles, a celebração do aniversário de Julieta em Verona e o famoso Festival Internacional de Cinema de Veneza. Não há feriados nacionais em setembro, portanto, os únicos fechamentos que você provavelmente enfrentará são para festivais ou eventos localizados.

02 a 04 – Palmanova (Friuli Venezia Giulia) – A.D. 1615 Palma alle armi –  Palmanova é animado por uma evocativa reconstituição histórica “AD 1615. Palma em armas”, a última batalha contra os austríacos na época da República de Veneza.  Mais de 200 figuras em trajes do século XVII lembram o início da Guerra de Gradisca (1615-1617) , também conhecida como Guerra de Usocchi ou Guerra Friuli contra os austríacos. Entrando pela Porta Cividale , a atual Via Vallaresso, os visitantes podem mergulhar na história da Fortaleza de Palmanova. Através de uma visita guiada ao acampamento, é possível reconstituir a vida das guarnições e das tropas sitiantes, ver os treinos dos artilheiros, mosqueteiros e soldados, as lutas de espada, o acampamento da milícia e a praça do povo, conhecer as tradições e artesanato, a cozinha, a alfaiataria, a música e as danças da época. Durante os 3 dias de Palma alle Armi 1615 os visitantes podem experimentar o acampamento e a cidade de uma forma inusitada e atmosférica.

02 a 04 – Avio (Trentino Alto Adige) – Uva e dintorni  com o Palio delle Botte – A 2, 3, 4 de setembro de 2022, em Avio, na província de Trento, arranca a 19ª edição  da Uva e Dintorni , o Palio della Botte entre as cidades do vinho. A uva é a protagonista absoluta do festival, mas o evento oferece ao público a oportunidade de conhecer outros produtos típicos da região com passeios gastronômicos e enoturísticos no centro histórico da cidade. O programa oferece mais ocasiões de festa com música, desfiles folclóricos, shows, visitas guiadas e reconstruções históricas medievais. O mais importante dos eventos recreativos é o Palio della Botte no domingo à tarde,  onde os participantes competem em quatro corridas diferentes: barril empurrado, skittles slalom, esmagamento de uvas e enchimento de garrafas.

03  – Viterbo (Lazio) – Macchina di Santa RoseEm Viterbo todos os anos, no dia 3 de setembro, um enorme colosso passa pela cidade. A chamada Macchina di Santa Rosa tem cerca de trinta metros de altura, pesa cinco toneladas e é espetacularmente iluminada com mais de mil luzes e decorada com inúmeras rosas de tecido. A construção com Santa Rosa é transportada por mais de uma centena de homens – é assim que ela é pesada. A viagem leva o santo pelas ruas da cidade, nas mãos dos porteiros chamados facchini  . Eles param algumas vezes em uma espécie de altar, após o qual são soados três comandos antes que o santo possa ser carregado novamente: ‘ Sotto col ciuffo e fermi ‘, ‘ Sollevate e fermi ‘ e ‘ Per Santa Rosa, avanti! 

03 e 04 – Cabras (Sardenha) – Corsa degli Scalzi – A Corsa degli Scalzi é uma festa religiosa e civil profundamente sentida em Cabras , na península de Sinis (costa oeste da Sardenha) que acontece no primeiro domingo de setembro (em 2022 nos dias 3 e 4 de setembro ). A festa relembra os acontecimentos ocorridos durante uma das inúmeras invasões dos sarracenos. Conta-se que em 1619 os homens locais, empenhados na luta contra os invasores, pediram às mulheres da aldeia que trouxessem a estátua da padroeira de Cabras para a aldeia de San Salvatore di Sinis , de modo a protegê-la dos ataques dos Mouros. As mulheres, correndo descalças, conseguiram a empreitada e resgataram a estátua. O rito da Corsa degli Scalzi também é considerado um bom presságio para a colheita, a abundância de peixes na lagoa das Cabras e a fertilidade das ovelhas. Durante o festival : música tradicional da Sardenha, oficinas, barracas de comida, exposições, shows, fogos de artifício …

04 – Asti (Piemonte) – Palio di Asti – O Palio di Asti é um festival tradicional de origem medieval. originalmente organizado para a festa do santo padroeiro San Secondo. Hoje acontece todos os anos geralmente no primeiro domingo de setembro, este ano em 4 de setembro de 2022 . A festa começa pela manhã com a cerimónia da bênção do cavalo e do jóquei, seguindo-se a actuação dos bandeirantes. No início da tarde , o Desfile Histórico começa na Praça da Sé com a participação de 1.200 figuras em trajes medievais. O vencedor do Palio do ano anterior abre o desfile. Após a procissão, o desafio começa com a corrida de cavalos, montada “dormindo”, que acontece nas ruas da cidade.

04 – Sassari (Sardenha) – La Cavalcata Sarda di Sassari – Antiga festa com provas de habilidades a cavalo e desfiles em trajes tradicionais, a Cavalcata Sarda di Sassari costuma acontecer no penúltimo domingo de maio, mas em 2022 deve acontecer no domingo, 4 de setembro. É uma grande festa que culmina com um desfile de fantasias de grupos a pé ou a cavalo que chegam de toda a Sardenha vestindo roupas e jóias tradicionais. O primeiro passeio remonta a 1711 e foi organizado como uma homenagem ao rei Filipe V da Espanha. Em sua forma atual, que inclui um desfile pela manhã e provas de habilidade a cavalo no hipódromo, ele se origina em 1899, quando o rei Umberto e a rainha Margherita de Saboia chegaram a Sassari para a inauguração do monumento, na praça da Itália , dedicado a Vittorio Emanuele II. E bem na Piazza d’Italia a festa termina com canções e danças tradicionais da Sardenha ao som de launeddas e acordeões até tarde da noite.

04 – Veneza (Veneto) – La Regata Storica di Venezia – No primeiro domingo de setembro, o Grande Canal de Veneza recebe a Regata Histórica, um dos eventos mais emocionantes e esperados da vida da cidade. Barcos rápidos, de trabalho e das associações de remo venezianas, desfilam nas águas do canal mais importante da cidade, em uma majestosa procissão repleta de folclore. O evento é aberto pela Bênção dos Gondolini eem seguida, inicia na igreja da Saudação em Rialto a procissão.

04 – Arezzo (Toscana) –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações  aqui.

até 10 – Veneza (Veneto) – Festival de Cinema de Veneza No início de setembro você pode desfrutar da Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica di Venezia, como o Festival de Cinema de Veneza é chamado na íntegra. É o festival de cinema mais antigo do mundo; a primeira edição já foi realizada em 1932. Veneza é então completamente dominada por tapetes vermelhos, estrelas e, acima de tudo, filmes especiais.

07  – Florença (Toscana) – La Festa della Rificolona –  Todos os anos, na noite de 7 de setembro, Florença brilha à luz de centenas de lanternas. Uma grande procissão de lanternas é realizada em homenagem à La Festa di Rificolona. Enquanto cantam, crianças e adultos circulam pela cidade, cada um com uma lanterna ou lanterna caseira ou comprada. A festa provavelmente teve origem no século XVI. Então os camponeses de toda parte vieram à cidade pela primeira vez na noite de 7 de setembro, para comemorar o aniversário de Mary no dia seguinte. Os agricultores se reuniram principalmente na praça em frente à Santissima Annunziata. Os florentinos ainda se reúnem aqui, em um grande festival de luz. Leia o nosso texto sobre a Festa della Rificolona

09 a 11 – Marostica (Veneto) – Partita a Scacchi di Marostica – No segundo fim de semana de setembro dos anos pares, o magnífico Jogo de Xadrez acontece em Marostica, na província de Vicenza . O Marostica Chess Game dá vida à história dos dois jovens Rinaldo d’Angarano e Vieri da Vallonara, que disputam a mão da bela Lionora, filha do Castellano di Marostica A história remonta a 1454. Reza a lenda que dois bravos guerreiros, Rinaldo D’Angarano e Vieri da Vallonara, apaixonaram-se perdidamente pela bela Lionora e se desafiaram para um duelo pela mão dela, como era costume naquela época. Para evitar derramamento de sangue , o pai da menina, o Castellano Taddeo Parisio, decidiu que Lionora se casaria com aquele entre os dois rivais que havia vencido uma partida de xadrez e o contendor que a perdesse se casaria com sua irmã mais nova. . O encontro seria na praça do Castelo da Basso e jogado com peças vivas , armadas e marcadas com insígnias pretas e brancas, segundo as regras impostas pela nobre arte do xadrez. A cada dois anos , em memória deste evento, a Piazza degli Scacchi de Marostica hospeda a reencenação do jogo de xadrez com personagens vivos em trajes.

11 – Civita di Bagnoregio (Lazio) – La Tonna di Civita – Palio della Tonna, uma corrida antiga que lembra um pouco o Palio di Siena, se não fosse a terra da corrida , que é minúsculo, e para as montarias, que são os burros dos camponeses. Este ano, o palio acontece no domingo, 11 de setembro de 2022 .

13 – Lucca (Toscana) – Luminara de Lucca Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino. Veja todos os eventos

14 – Milão (Lombardia) – Triduo del Santo Chiodo e Rito della NivolaTodos os anos, em 14 de setembro, um importante evento acontece em Milão. Desde 1576, um elevador sobe o cume do Duomo. Este elevador tem a forma de uma nuvem e, portanto, é chamado de Nivola no dialeto milanês. A nuvem tem uma espécie de dossel, decorado com anjos, velas e uma cruz dourada. Todo o colosso é erguido no ar para que o arcebispo de Milão possa pegar um prego da cruz de Jesus, que é mantida cerca de quarenta metros acima do altar.

17 – Mirabella Eclano (Campania) – La Tirata del Carro – 17 de setembro em Mirabella Eclano, na província de Avellino, é comemorado o dia em homenagem a Nossa Senhora das Dores. É durante esta festa que se pratica a tradicional Tirata del Carro. Sobre uma carroça , puxada por 6 pares de bois e uma multidão de homens, é colocado um obelisco de cerca de 25 metros de altura e composto por uma estrutura de vigas de madeira cobertas com painéis de palha feitos à mão. Os “funaioli”, ou os homens empregados para puxar a carroça, têm a tarefa de transportar o obelisco pelas ruas da cidade sem deixá-lo cair. A queda do obelisco, de fato, representa um grande presságio de destruição. Em 1881 e 1961 a Carreta caiu no chão, anunciando a fome que atingiu Irpinia em 1882 e o terremoto de 1962. Por isso todo o percurso da Tirata del Carro, que dura cerca de 5 horas!) participação dos habitantes de Mirabella Eclano. A Tirata del Carro termina com o transporte em triunfo do timoneiro e com a bênção dos animais em frente à igreja dedicada a Nossa Senhora das Dores.

24 – FLORENÇA (Toscana)–  Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença

01 a 04 – Cervia (Emilia Romagna) – Sapore di Sale – Sapore di Sale, o evento cultural e gastronômico que celebra o doce sal de Cervia, o ouro branco que sempre esteve associado à vida, história e identidade da cidade. A produção de sal foi tão importante que MUSA, o museu do sal, nasceu em Cervia . Numa secção ao ar livre do museu existe também uma salina onde é possível testemunhar a produção de sal com o método artesanal. “Sapore di Sale” acontece todos os anos na segunda semana de setembro. A programação é rica e variada : espectáculos, stands onde é possível degustar comidas tradicionais ligadas à cultura do mar e do sal, encontros culturais, exposições, mercado, encontros onde se fala do protagonista do evento (o sal).

02 a 04 – Sciaca (Sicilia) – Azzurro Food – De  2 a 4 de setembro de 2022 , realiza-se em Sciacca o Azzurro Food, o Festival Internacional do Mediterrâneo . O Festival oferece aos visitantes uma viagem pelo saboroso mundo da comida de rua siciliana à base de peixe, elaborado com as melhores matérias-primas do Mediterrâneo. Três dias de música, entretenimento, degustações , cozinha ao vivo e shows no maravilhoso cenário da Piazza Angelo Scandaliato, transformado em um verdadeiro restaurante ao ar livre.

02 a 04 e 09 a 11 – Asiago (Veneto) – Made in Malga – Dois fins de semana em que as lojas, wine bars e hotéis da Asiago oferecem degustações dos melhores queijos de montanha italianos. Também estão no programa workshops, masterclasses, aperitivos, provas e degustações guiadas com a combinação de vinhos e cervejas artesanais, oferecendo a todos os entusiastas a oportunidade de conhecer estes produtos típicos.

02 a 03 – Parma (Emilia Romagna) – Festival del Prosciutto di Parma – O Rei dos Presuntos volta a ser o protagonista dos finais de semana de Parma com a 25ª edição do Parma Ham Festival , uma grande festa que acontecerá de 2 a 4 de setembro de 2022  em Parma. Todos os anos o Festival recebe chefs estrelados que vêm celebrar o Presunto de Parma, e milhares de visitantes que também aproveitam para conhecer melhor os locais de origem do Rei dos Presuntos. Ao longo de todo o período do Festival , decorre também o ” Janelas Abertas “, o principal evento do Festival: as fábricas de presunto abrem as suas portas aos visitantes e os produtores vão ilustrar como as pernas de porco, para uma combinação mágica de clima, tradição, arte e paixão se tornam o presunto de Parma. Um rico calendário de eventos e compromissos em nome da gastronomia, entretenimento e cultura. Degustações, shows, exposições e muita alegria emiliana.

07 a 11 – Diamante (Calábria) – Festival del Peperoncino– O Festival Peperoncino em Diamante : gastronomia, debates, conferências, dedicado a Sua Majestade o Peperoncino. Este ano acontece de 7 a 11 de setembro de 2022. O Festival foi idealizado pelo jornalista Enzo Monaco em 1992, ano em que se comemorou o 500º aniversário do descobrimento das Américas. Diamante , cidade da província de Cosenza, recebe durante 5 dias o evento dedicado ao produto inevitável da culinária calabresa: a pimenta . Graças a este evento você conhece a fundo a história da pimenta (um vegetal das Américas) e descobre todas as suas 500 variedades. Entre as especialidades à base de pimentão destacamos a nduja de Spilinga, a rosamarina de Amantea, a sardella de Crucoli e o morsello de Catanzaro.

09 a 11 – Modena (Emilia Romagna) – Festival della Fiaba– o evento dedicado aos contos de fadas tradicionais, que normalmente está agendado em junho. O Festival é voltado para o público adulto e nasceu com o objetivo de discutir um tema e elaborar juntos o que os contos de fadas significam hoje e têm sentido ao longo do tempo: o encontro com o substrato inconsciente e o efeito vivificador que dele se extrai, contando-lhes , lendo-os ou simplesmente ouvindo-os. A cada ano o festival escolhe um tema , o leitmotiv de narrativas, conferências e debates.
No programa mostras, workshops, exposições, concertos

09 a 11 – Bellaria Igea Marina (Emilia Romagna) – Festa della Piadina– o pão da Romagna é celebrado em Bellaria (província de Rimini) com um grande festival de Piadina : La pis un po ‘ma tot. Durante os três dias do Festival Piadina : barracas de comida, produtos típicos, animação musical, show cooking e muito mais. Os amantes de sabores genuínos poderão saborear a rainha da tradição da Romagna em todas as suas inúmeras variações. A piadinerie da cidade oferece muitas variedades de recheios e variações, como: piadina rústica com pancetta recheada, pecorino di Carpegna e salada mista, cassoni com moles, cebola e tomate, rolo com sardinha empanada, cebola e molho mediterrâneo, e muitos outros.
Cada piadineria tem suas próprias receitas para o recheio da piadina, tradicional ou inovadora.

09-11 – Canazei (Trentino Alto Adige) – Gran Festa da d’Istà – Desde 1979, em Canazei, a “ Gran Festa da d’Istà ” é uma oportunidade para saborear pratos típicos locais e ouvir boa música interpretada por grupos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. Para a festa, é montada uma grande tenda que tem a função de ponto de refresco, mas também é o centro da festa. Atrai muitos turistas e moradores todos os anos para dar início às festividades do final da temporada de verão. Tudo é animado com concertos de grupos folclóricos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. No último dia do festival  , bandas musicais e grupos folclóricos dos 4 vales ladinos (Val di Fassa, Val Badia, Val Gardena e Valle di Livinallongo) desfilam pelas ruas de Canazei.

09 – 11 – Catania (Sicilia) – Ricci Weekender– o festival Ricci Weekender é organizado em nome da boa música, especialmente jazz e experimental, boa comida e a redescoberta do território siciliano entre o Etna e o mar. De 9 a 11 de setembro de 2022 , o festival acontece em Catania . A música itinerante de Ricci Weekender conseguiu em poucos anos tornar Catania um dos destinos mais populares entre os amantes da música e da boa comida de todo o mundo . Também nesta 4ª edição Ricci Weekender apresenta um line-up de qualidade que conecta jazz, discoteca, club culture e música independente com o melhor da cozinha contemporânea proposta por alguns dos seus protagonistas mais representativos.

16 – Tolve (Basilicata) – Processione di San Rocco – O festival acontece com o mesmo programa de agosto . e o momento culminante é a grande procissão pelas ruas da cidade. Por que duas festas? Conta-se que a procissão foi dividida em dois dias para não distrair os camponeses do trabalho nos campos de trigo durante o mês de agosto. Assim, quem não pôde participar em agosto pode celebrar o santo em setembro. A festa começa após a celebração das Santas Missas, quando a procissão começa exatamente ao meio-dia. A procissão, aberta pelo Mestre de Cerimônias e acompanhada de estandartes, cruzes processionais e do clero, percorre as ruas da cidade iluminadas para a ocasião. A estátua de San Rocco é transportada nos ombros pelos Confratelli del Purgatorio, que vestem uma túnica branca e uma capa vermelha.
Para a procissão, a estátua de San Rocco é coberta com um manto dourado doado como ex-voto. Atrás da estátua uma multidão de peregrinos descalços cantando a canção tradicional “La storij r ‘Sand’Rocc’”. No final da procissão a estátua é trazida de volta ao Santuário de onde partiu.

16 a 25 – San Vito Lo Capo (Sicilia) – Cous Cous Fest– Cous Cous Fest oferece dez dias de cuscuz em San Vito Lo Capo , na província de Trapani: um evento gastrocultural que se tornou um Festival Internacional de Integração Cultural. O cuscuz é apresentado em muitas variações: clássico, local e internacional, com interpretações de grandes chefs em programas de culinária. Receitas com carne, peixe, legumes, variantes exóticas e sem glúten numa festa de sabores e civilização que celebra o cuscuz como um prato de paz, comum a muitas culturas. Muitos países se reúnem em nome da integração e da troca em momentos de verdadeiro prazer culinário contados ao vivo pelos próprios protagonistas, incluindo curiosidades, anedotas e pequenos segredos na cozinha. À noite a música explode em um outdoor de shows, shows e talk shows totalmente gratuitos.

25 – Polignano a Mare (Puglia) – Red Bull Cliff Diving – O Red Bull Cliff Diving World Series é uma competição internacional de mergulho. Desde 2009 a etapa italiana é realizada em Polignano a Mare e este ano acontece  em 25 de setembro de 2025. Atletas, homens e mulheres, mergulham de duas plataformas localizadas a 21 e 27 metros acima do nível do mar. Singularidade e curiosidade deste evento Polignano: para chegar às plataformas, os atletas devem entrar na casa construída na falésia de um local e passar por sua sala de estar. Por esta particularidade no circuito internacional de cliff diving, a etapa italiana é um dos locais mais conhecidos.

 

02 e 03 – Viareggio (Toscana) – Jova Beach PartyDarsena – E Viareggio não poderia faltar, em dupla data imperdível na grande praia de Darsena, no outdoor da Jova Beach Party 2022, a turnê de verão de Jovanotti programada nas praias (e não só) da Itália: uma jornada que toca o toda a península. A partir do início de julho de Lignano Sabbiadoro, Jovanotti estará na Toscana, na praia de Muraglione em Viareggio, nos dias 2 e 3 de setembro para duas datas praticamente esgotadas antes da grande final em Milão, em 10 de setembro. Da tarde até o final da noite, será uma oportunidade para ouvir, cantar e dançar todos os grandes sucessos do artista, desde ‘Bella’, ‘A te’, ‘Lucky boy’, ‘I take you away with me ‘, ‘Te amo baby’, até o último ‘Sensível ao verão’, lançado no dia do Equinócio.

03 – Vicenza (Veneto) – Il Volo – Piazza dei Signori
08 – Milão (Lombardia) – Fiorella Mannoia – Castello Sforzesco – Milano e’ Viva al Castello
13 – Fiesole (TOscana) Ennio Morricone – Teatro Romano Fiesole
14 – Marostica (Veneto) – Andrea Bocelli – Piazza Castello

21 – Verona (Veneto) – Eros Ramazzotti – Arena

Procida (CAMPANIA)-  Capital Italiana da Cultura em 2022
Em 2022, a ilha de Procida pode se autodenominar Capital Italiana da Cultura. Neste blog você pode ler todas as nossas dicas da Procida.

Veneza (VENETO) – La Biennale 2022 – Até 27 de novembro de 2022
Este ano acontecerá a quinquagésima nona exposição internacional de arte da Bienal . Começa em 23 de abril e dura até 27 de novembro. O tema será O Leite dos Sonhos e a curadoria é Cecilia Alemani; a primeira curadora italiana. Existem dois locais principais durante a Bienal. Na Giardini della Biennale você passa pelos pavilhões de diferentes países. A outra localização da Bienal é no terreno do Arsenale.

Veneza (VENETO) – Gosto! Gli Italiani a tavola – 1970-2050
até 25 de setembro de 2022, M9 Mestre
Gusto! Gli Italiani a tavola é a primeira de três exposições sobre o cotidiano dos italianos. Você mergulhará na história recente da culinária italiana, desde tradições e costumes até receitas e pratos. Uma razão extra para visitar o M9 (Museo del ‘900) em Mestre (Veneza)!

Mais exposições em Veneza

  • Até 9 de outubro de 2022, você pode admirar o trabalho de Anish Kapoor na Gallerie dell’Accademia e no Palazzo Manfrin – com curadoria de Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum de Amsterdã. Você pode ler mais sobre isso através deste link.
  • Marlene Dumas vai brilhar no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui .
  • O famoso Palazzo Ducale , o Palácio Ducal, abre as portas para a arte moderna. Na Sala dello Scrutinio poderá admirar obras de arte de Anselm Kiefer até 29 de outubro de 2022, durante a exposição Questi scritti, quando verranno bruciati, daranno finalmente un po’ di luce . Você encontrará mais informações através deste link .
  • Até 26 de setembro de 2022, mergulhe no surrealismo e na magia no Museu Guggenheim . 
  • Museu Ocean Space tem uma exposição com obras do artista Dineo Seshee Bopape (em exibição até 2 de outubro de 2022).
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci , na ilha de Giudecca , dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.

Milão (LOMBARDIA) – Marmi di Torlonia  – até 18 de setembro de 2022
Após a magnífica exposição no Musei Capitolini em Roma, você pode admirar o Marmi di Torlonia na Gallerie d’Italia na Piazza della Scala em Milão. Há quase uma centena de estátuas de mármore, baixos-relevos, bustos e sarcófagos, que foram alojados em um porão empoeirado por décadas.

Iseo (LOMBARDIA) – Doppio Sogno – l’ amore tra mitologia e mitografia – até 11 de setembro de 2022.
Em Iseo, no lago de mesmo nome no norte da Itália, você pode apreciar belas obras de arte a céu aberto neste verão. O artista siciliano Giacinto Bosco deixa você sonhar com seu Doppio Sogno. Suas grandes estátuas de bronze soltam a imaginação e dão ao Lago d’Iseo, que já forma um cenário tão sonhador, um pouco mais de magia.

Lucca (TOSCANA)  – I pittori della luce – até 2 de outubro de 2022, Lucca
Até 2 de outubro de 2022, no Ex Cavallerizza na Piazzale Verdi você pode admirar a bela exposição I pittori della luce – da Caravaggio a Paolini , com mais de cem belas obras de pintores que conjurar com a luz. Há obras de vários grandes museus italianos em exposição, bem como peças de coleções particulares (internacionais) que nunca foram vistas nesta composição antes. Além de Caravaggio e Pietro Paolini, Rubens, De Ribera, Preti, Bigot e Orazio Gentileschi brilham em Lucca, em uma exposição deslumbrante que você não deve perder se estiver na área.

Roma (LAZIO) – Domiziano Imperatore. Odio e amore até 29 de janeiro de 2023, Musei Capitolini
Após a exposição bem sucedida sobre o imperador Domiciano em Leiden, admire a exposição Domiziano Imperatore. Odio e amore no Musei Capitolini. Você acompanha a vida turbulenta do imperador Flaviano Domiciano, sua imperatriz e seus ilustres predecessores: seu pai Vespasiano e seu irmão Tito. Neste blog destacamos alguns destaques da exposição.

Roma (LAZIO) – Tiziano – Dialoghi di Natura e di Amore até 18 de setembro de 2022, Galleria Borghese
A famosa Galleria Borghese está colocando Ticiano em destaque neste verão, durante a exposição Tiziano – Dialoghi di Natura e di Amore . Uma bela peça central é a pintura com a Ninfa e o Pastor, que Ticiano pintou por volta de 1565 e que o Museu Romano tem emprestado do Museu Kunsthistorisches de Viena. Claro que também há outras obras de Ticiano em exibição, como seu famoso Amor sacro e Amor profano de cerca de 1514.

Roma (LAZIO) – Robert Doisneau – até 4 de setembro de 2022, Museo dell’Ara Pacis
Desfrute de mais de cento e trinta fotos em preto e branco do lendário fotógrafo Robert Doisneau, incluindo o beijo imortalizado mais famoso do mundo. Mais informações podem ser encontradas através deste link .

Roma (LAZIO) – Crazy – até 8 de janeiro de 2023, Chiostro del Bramante
Após as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição.

Roma (LAZIO) –  Casa Balla – abertura especial – até 31 de dezembro de 2022
Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si.

Roma (LAZIO) –  PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini
No dia 5 de março de 2022 fará exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, espetáculos teatrais e cinematográficos e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna.

Roma (LAZIO) –  Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare – Musei Capitolini, até 2 de outubro de 2022
Nos Museus Capitolinos, você pode admirar a exposição Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare, sobre o governo de Roma antes de César, até o início de outubro. O curso honorum era um aspecto fundamental da vida política na Roma antiga. Cinco estátuas romanas anônimas – quatro homens e uma mulher – dão uma visão da vida política de Roma na época da República. Você encontrará mais informações através deste link .

Roma (LAZIO) – Entrada gratuita nos Museus do Vaticano
Todo último domingo do mês, você pode entrar  gratuitamente nos Museus do Vaticano e Capela Sistina para apreciar todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as magníficas pinturas de Michelangelo. Chegue na hora, porque está ainda mais movimentado do que o habitual neste dia.

Roma (LAZIO) – Museus do Vaticano à noite
Às sextas-feiras você também pode visitar os Museus do Vaticano à noite, das 19:00 às 23:00 (entrada fecha às 21:30). Para uma visita à noite, você realmente precisa reservar on-line com antecedência  através deste link . Durante esta noite especial, você pode admirar o Museo Gregoriano Egizio, o Museo Pio Clementino, a Gallerie Superiori, o Stanze di Raffaello , o Appartamento Borgia, a Collezione Arte Religiosa Moderna e a Capela Sistina .

Roma (LAZIO) – Viaggio nei Fori
O Fórum de Augusto abriga um espetacular show de luzes que quase literalmente dá vida ao passado. Todas as informações práticas (incluindo horários de início, preços e a possibilidade de reservar bilhetes) podem ser encontradas no site Viaggio nei Fori .

Roma (LAZIO) – Luci su Adriano – show de luzes no Templo de Adriano
Embora o Templo de Adriano esteja localizado no coração de Roma, a poucos passos do Panteão, as ruínas do templo na Piazza di Pietra geralmente não atraem muita atenção. Isso é diferente neste verão, porque assim que escurece, as enormes colunas do templo formam o pano de fundo para um show de luzes espetacular.

Você pode apreciá-lo todas as noites gratuitamente até o final de setembro. O show começa quando escurece. Em doze minutos você viaja séculos atrás no tempo, para a Roma do Imperador Adriano, depois do qual você vê Roma de uma perspectiva completamente diferente. O começo perfeito para um maravilhoso passeio noturno pelo centro histórico!

Lecce (PUGLIA) – Interconnesso até – 10 de setembro de 2022, Lecce (Puglia)
O hotel boutique Palazzo Sant’Anna em Lecce apresenta uma exposição do fotógrafo de arte holandês Frank van Driel de 2 de julho a 10 de setembro . Com Interconnesso , o fotógrafo mostra uma seleção de naturezas-mortas contemporâneas em retratos nus coloridos e em preto e branco. Com seu uso da luz e do simbolismo, Van Driel se refere aos pintores holandeses e italianos do século XVII. Em seu trabalho ele conecta passado, presente e futuro; com uma grande paixão pela pureza, história e natureza. Por trás de cada trabalho há uma história.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.