Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em maio – Calendário de eventos

Veja o calendário de eventos na Itália em maio e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para maio, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

Atenção: devido ao coronavírus, muitos eventos não puderam ocorrer este ano, ou podem sofrer mudanças. Sugiro confirmar os eventos nos links indicados para informações. Nesta página você encontrará mais informações sobre o coronavírus durante suas férias na Itália.

Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, a festa da liberação da Itália na Segunda Guerra Mundial, eventos ciclísticos, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

O que fazer e onde ir em Maio?

É o último mês da primavera, e a Itália está em plena floração com sua lista de eventos – curiosamente, alguns desses acontecimentos hortícolas são mencionados nesta lista! Em outros lugares, há muito o que aproveitar para os fãs de cultura, com eventos baseados em arte, história, jogos – além disso, um pouco de motociclismo para completar!

Visitar a Itália em maio lhe dará um clima fantástico, preços um pouco mais altos e potencialmente mais multidões. Embora maio seja um mês de primavera, agora é considerado parte da alta temporada de verão na Itália. O campo colorido está florescendo, a colheita está em pleno vigor e o clima ainda não atingiu os níveis de calor do verão, tornando maio uma época muito desejável para visitar. Claro, você pode se encontrar entre um mar de outros turistas, mas visitar a Itália em maio também tem algumas vantagens sérias. Se você estiver visitando durante este mês, aqui estão algumas das melhores coisas para ver e fazer.

LEIA TAMBEM:

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar.

durante todo o mês de maio, Florença (Toscana) – Íris – símbolo de Florença – O Giardino dell’Iris, o Jardim Íris em Florença, está aberto apenas em maio, por ocasião do Concurso Internacional de Íris. De junho a setembro, produtores de todo o mundo enviam rizomas para plantar e cultivar na horta, com premiação em maio. O envio é feito de forma anônima, as plantas recebem um código e o nome do vencedor só é divulgado após o anúncio do código vencedor.

1 de maio – Festa del Lavoro – toda Itália – a Itália O Dia do Trabalho é um dia de folga na Itália. Isso significa muitas lojas fechadas, arranjos de domingo para transporte público e – no sentido autêntico do dia – muitas manifestações e comícios políticos. Muitas vezes também significa festa, com inúmeros shows e festividades. Talvez o mais conhecido seja o grande Concerto di Primo Maggio na praça em frente ao San Giovanni in Laterano (São João de Latrão) em Roma.

1º de maio, Cocullo (Abruzzo) – La Festa dei Serpariserpentes contorcidas – A pequena vila de Cocullo é invadida por cobras em 1º de maio. Durante a Processione dei Serpari, San Domenico (o santo padroeiro contra picadas de cobra) é carregado pela aldeia, adornado com jóias, dinheiro e cobras vivas. As serpentes se contorcem sobre a estátua – e sobre os portadores! – mas protege todos os aldeões da mordida dessas feras venenosas por um ano.

Experiências Relacionadas

1 de maio de 2022, Nápoles (Campania) – O Sangue de San GennaroSan Gennaro, ou São Januário, é o santo padroeiro da cidade de Nápoles. Três dias por ano, no primeiro domingo de maio, em 19 de setembro e em 16 de dezembro, toda a cidade vira de cabeça para baixo. O destino da cidade naqueles dias está nas mãos de San Gennaro. Quando seu sangue começa a fluir e se torna líquido diante dos olhos de milhares de fiéis napolitanos, todos soltam um profundo suspiro de alívio. A cidade foi salva por mais um ano!

4 de maio, Cagliari (Sardenha) – Sant’Efisio – a procissão mais longa do mundoEfisio salvou a Sardenha da peste em 1652. Todos os anos é realizada uma procissão para este santo como forma de agradecimento. E não é uma procissão qualquer, não, é a procissão mais longa do mundo! Uma impressionante procissão enorme passará pelas ruas de Cagliari de 1 a 4 de maio, acompanhada por cavalos e bois puxando as mais belas carroças e carruagens.

4 a 7 de maio de 2022, Assis (Umbria) – CalendimaggioVale a pena visitar Assis ainda mais do que o habitual durante os primeiros dias de maio. A cidade é então dominada pelo  Calendimaggio, um festival festivo onde os velhos tempos ganham vida. O distrito Parte di Sopra compete com o distrito Parte di Sotto. Há concursos, desfiles, apresentações de corais, companhias de dança e hasteamento de bandeiras, entre outros, todos em belos trajes.

5 a 8 de maio – Jesi (Le Marche) – Palio di San Floriano – Como muitas cidades e vilas na Itália, Jesi (Le Marche) também tem seu próprio Palio, o Palio di San Floriano. No início de maio, os diferentes bairros competem entre si durante quatro dias em disciplinas como tiro com arco, hasteamento de bandeiras e luta de espadas. Espetacular para experimentar; você realmente sente que voltou no tempo!

7 a 8 de maio de 2022 – Carnaval histórico de Verrès – Verrès (valle D’Aosta) – Originalmente adiado de fevereiro, em maio deste ano deve acontecer o Carnaval Histórico de Verrès.  O Carnaval marca o momento em que Caterina di Challant, Condessa de Challant chegou à região e, apesar de seu status aristocrático, ficou feliz em juntar-se aos foliões locais dançando na praça da vila. Esse momento é reencenado no sábado, quando ambos os personagens Caterina e o marido, Pierre Sarriod, são apresentados antes de dançar com os visitantes na Piazza Chanoux. Há também um desfile, música, animação infantil, música, refeições e muito mais. E no segundo e último dia do evento, os participantes podem desfrutar de porções gratuitas de comida e bebida (incluindo polenta e salsichas)!

8 de maio, Vetralla (Lácio) – Casamento da Árvore – Todos os anos, no dia 8 de maio, Vetralla celebra um casamento muito especial, o Sposalizio dell’ Albero (Casamento da Árvore). Dois carvalhos na floresta perto de Vetralla são decorados com coroas de flores, buquês de flores da primavera são colocados na base das árvores e um piquenique festivo é apreciado à sombra dos carvalhos. Novas árvores também estão sendo plantadas; tudo destinado a celebrar o vínculo com a floresta e a soberania de Vetralla sobre a floresta, para que cada morador também possa cortar uma quantidade combinada de lenha para o próximo ano.

10-14 de maio de 2022, Turim (Piedmont) – Eurovision Song Contest – A banda romana Måneskin escreveu o Eurovision Song Contest em Rotterdam em nome da Itália, com a música Zitti e buoni . Isso significa que podemos esperar um festival de música italiana em 2022, de Turim! As semifinais acontecerão na terça-feira 10 de maio e quinta-feira 12 de maio; a final no sábado, 14 de maio.

13 a 15 de maio  de 2022 – Dias Rolli em Gênova (Liguria) – Os imponentes Palazzi dei Rolli, uma coleção de mais de quarenta  palácios em Gênova, devem seu nome à moldura rollo , que foi elaborada no século XVI. Essa lista incluía todos os  palácios que a administração de Gênova considerava elegíveis para servir de residência para convidados ilustres. Em 2006, o Palazzi dei Rolli, juntamente com o Strade Nuove, foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Se você quiser ver todos os mais de quarenta  palácios (todos eles carregam um sinal vermelho com um número), você deve planejar alguns dias em Gênova, porque há muitos para ver em um dia. Especialmente porque alguns  palácios  também abrigam belos museus. Se você  quiser admirar todos os palazzi , é melhor homenagear Gênova com uma visita durante os Rolli Days. Muitos dos Palazzi dei Rolli abrem suas portas e há várias exposições especiais, eventos, concertos e outras celebrações para colocar os prestigiosos palácios no centro das atenções.

14 de maio de 2022 – toda a Itália – La Notte dei Musei – visita noturna a museus – Durante a Notte dei Musei italiana, Noite dos Museus, vários museus, galerias e sítios arqueológicos abrem suas portas entre as 20h e as 2h para uma visita gratuita com todo tipo de extras. Há drinks, petiscos, shows, shows e mais surpresas culinárias e culturais.

15 de maio, Gubbio (Úmbria) – Corsa dei Ceri – Corrida das VelasOs habitantes de Gubbio aguardam ansiosamente pela emocionante Corsa dei Ceri (Corrida das Velas) no dia 15 de maio. Não pense que todos os moradores vão correr pela cidade com uma vela, não, as velas aqui são de madeira. Pesam nada menos que quatrocentos quilos e cada um traz seu próprio santo: Sant’Ubaldo, o padroeiro da cidade e dos pedreiros, San Giorgio, o padroeiro dos lojistas, e Sant’Antonio, o padroeiro dos fazendeiros. As velas são carregadas nos ombros de homens fortes pelas ruas de Gubbio. Os homens correm para a igreja de Sant’Ubaldo, trezentos metros acima, onde ficam as ‘velas’ de madeira. Aliás, não é uma corrida no sentido estrito da palavra, porque Sant’Ubaldo tem que chegar primeiro na igreja.

22 de maio de 2022, Sassari (Sardenha) – Cavalcata SardaDurante este festival colorido em Sassari, cavaleiros de toda a ilha chegam à cidade de Sassari para um desfile colorido. A procissão é realizada em memória da libertação dos ocupantes espanhóis em 1711. Outras fontes dizem que a Cavalcata Sarda é realizada em memória da alta visita de 1899, quando o primeiro rei da Itália, Umberto, juntamente com sua esposa Margherita, partiu a cidade homenageada com uma visita.

22 de maio – toda itália – Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche ItalianeDurante a Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche Italiane (ADSI), mais de trezentos castelos, vilas, residenze d’epoca, cortili (pátios), jardins abrem suas portas gratuitamente. Dessa forma, você pode ter uma visão única de lugares que normalmente estão fechados ao público. Mais informações (incluindo os locais afiliados por região) podem ser encontradas no site da ADSI . Uma oportunidade única!

22 de maio – Massa Marittima (Toscana) – Balestro del Girifalco – Em Massa Marittima, arcos e flechas são usados ​​no último domingo de maio. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro besteiros, oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras.

26 de maio de 2022, Veneza (Veneto) – Festa della Sensa – um casamento com o mar – Todos os anos, Veneza celebra seu casamento com o mar durante a Festa della Sensa. Esta tradição originou-se no tempo dos Doges e ainda é celebrada com os mesmos rituais. A administração da cidade entra na água na Piazza San Marco e depois navega em uma bela procissão de barcos e barcos até o porto de San Nicolò (Lido), onde eles jogam juntos um anel de ouro na água para celebrar o casamento com Netuno , o deus do mar.

26 de maio de 2022 – Cervia (Emilia-Romagna) – Lágrimas salgadas para um casamento – Cervia também celebra o casamento com o mar, Lo Sposalizio del Mare. Desde 1445, um anel de ouro é lançado ao mar como símbolo do casamento entre a cidade e o mar. O anel é usado pela primeira vez durante uma procissão histórica pelas ruas de Cervia, uma bela vista!

29 de maio de 2022, Ferrara (Emilia-Romagna) – Palio di FerraraEm Ferrara, assim como em Siena, eles têm uma corrida de cavalos. O Palio di San Giorgio, como a corrida é chamada aqui, embora menos conhecido, certamente não é menos bonito de se ver. Aqui também, os diferentes distritos competem entre si para ganhar um magnífico estandarte. No entanto, não são apenas os cavalos que podem levar a vitória. Todo fim de semana de maio, os bairros podem ganhar pontos. Há competições para agitar bandeiras e bateristas e há um desfile festivo onde os moradores de Ferrara tiram seus trajes tradicionais. A procissão leva ao Castello Estense. Aqui, cada distrito presta juramento aos duques da família D’Este. Durante o último fim de semana de maio, acontecerá o grande finale. A Piazza Ariosto, uma grande praça com centro rebaixado, foi convertida em palco para a corrida. Em Ferrara, ao contrário de Siena, o Palio consiste em quatro corridas diferentes: a corrida do putti (meninos), a corrida do putte  (meninas), a corrida dos asini (burros) e – a mais importante – a corrida dos cavalli (cavalos).

29 de maio – Palio della Balestra. Gubbio (Úmbria)Pouco depois da Corsa dei Ceri, a corrida de velas, Gubbio volta a ser uma grande festa no final de maio. Desta vez aparecem as bestas, durante o Palio della Balestra. Besteiros coloridos de Gubbio e arredores competem uns contra os outros. Eles têm que acertar um alvo fixado a trinta e seis metros de distância com suas flechas. O vencedor é o time que acertar mais na mosca. Além do tiro com besta, o resto da festa também vale muito a pena; é desfrutar de todos os trajes coloridos, bandeiras e cavaleiros.

22 de maio 2022 – Infiorata – Scarperia (Toscana ) e Noto (sicilia) – tapetes de flores coloridasNo último domingo de maio, Scarperia, um dos borghi più belli da Toscana, está ainda mais colorido do que o habitual. As ruas da vila são então decoradas com milhares de pétalas de todas as cores do arco-íris, que juntas formam as mais belas imagens. Especialmente na Piazza dei Vicaro, Piazza Clasio e na Via Roma você pode ver as figuras mais coloridas emergindo, uma homenagem particularmente bonita à primavera em Mugello! – As ruas do Noto na Sicilia também se transformam em obras de arte feitas de flores em maio. O tema do Infiorata 2022  ainda não é conhecido, mas certamente será mais um espetáculo colorido! Quer ver mais obras de arte florais? Também nas ruas de Spello, Bolsena, Genzano di Roma e Alatri você encontrará tapetes coloridos em maio ou junho (geralmente durante o fim de semana após o Corpus Domini).

6 a 29 de maio de 2022 – Giro d’Italia – O clássico italiano do ciclismo do ano. O Giro deste ano começará em Budapeste, antes de seguir para o norte na Sicília, terminando em Verona. Todos os detalhes podem ser encontrados no site oficial do Giro d’Italia .

29 de maio de 2022 (Toscana) – Eroica Montalcino – Durante esta edição especial da Eroica, você pode se imaginar voltando no tempo em Chianti. Ciclistas em bicicletas antigas percorrem a bela paisagem toscana, ao longo da famosa strade bianche , as estradas brancas e não pavimentadas em Chianti. Existem rotas de 46, 70, 96 ou 171 quilômetros de extensão. A rota mais longa parte de Buonconvento passando por belos lugares como Bagno Vignoni e Pienza. Há também uma rota de caminhada de 27 km pelas colinas perto de Siena e os vinhedos de Brunello.

 

Gelatissimo!
O Festival do Gelato traz os melhores sorveteiros para diferentes cidades todos os anos. Confira o site do Festival Gelato para todos os detalhes deste tour de sorvete italiano!

Festivais culinários em maio
Você pode desfrutar de um prato de risoto no norte durante todo o ano, mas em Sessame, uma pequena cidade no Piemonte, só se come risoto no primeiro domingo de maio. Este prato cremoso está no menu desde o século XIII e eles estão felizes em deixá-lo apreciá-lo durante esta Sagra del Risotto. Buonissimo!

O segundo domingo de maio também é sobre boa comida no norte da Itália. Por exemplo, em Avigliana (Piemonte) é realizado um festival dedicado à polenta, onde você pode saborear este mingau de milho saudável, em todos os tipos de variantes. De acordo com um antigo provérbio italiano, a polenta só fica realmente saborosa quando todos que a comem à mesa a mexem. Isso será algo, durante um festival como esse…

Em Camogli (Ligúria) este domingo é de peixe frito, durante a Sagra del Pesce de San Fortunato. Este San Fortunato é o santo padroeiro dos pescadores e garante que todos possam desfrutar de peixe frito gratuitamente no segundo domingo de maio.

A Milano Food Week é celebrada em Milão no início de maio. No entanto, não para por aí em termos de delícias. Em Certaldo (Toscana) a Festa del Pane é celebrada em maio. A Piazza Boccaccio está coberta de massa e farinha que flutua e seu nariz o levará naturalmente às barracas com pão fresco.

Finalmente, maio também celebra a Sagra del Limone (em Monterosso al Mare, Liguria), a Sagra dell’Olio (em Castelnuovo di Magra, Liguria), a Sagra dei Pici (em Celle sul Rigo, Toscana) e a Sagra della Fragola (em Cassibile Fontana Biance, Sicília).

Olá! Festivais do vinho em toda a Itália
Se você estiver em Nápoles em maio, pode se deliciar com o Vinho e a Cidade. Durante o Cantine Aperte (o último fim de semana de maio), as adegas de toda a Itália abrem suas portas para apresentar seus vinhos – e é claro que você não pode fazer isso sem provar! Durante o mesmo fim de semana você pode ir para Radda in Chianti (Toscana) para Radda nel Bicchiere.

Você prefere beber grappa? Então inscreva-se no Palazzo delle Stelline em Milão, onde acontece o Gocce di Stilla, um fim de semana inteiramente dedicado à grappa.

Mês musical
de maio Os amantes da música podem se deliciar em maio. Lucca hospeda o Festival de Música Lucca Classica . Em Milão você pode desfrutar de música de piano, durante Piano City Milano . Em Brescia e Bergamo, os sons do Festival Pianistico Internazionale rodopiam pela cidade.

Durante o Maggio Musicale, você pode visitar vários concertos, óperas e outras apresentações musicais em Florença e arredores. Este evento musical único imergiu a cidade em toda uma gama de música, dança, ópera, balé e teatro por quase oitenta anos.

Em 2022, o Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, juntamente com o Destination Florence , organizará uma experiência extra especial, com MaggioMusicArt. Desfrute de uma visita mais melodiosa a Florença durante quatro tours temáticos especiais e óperas em maio, junho e julho.

MaggioMusicArt começa em 15 de maio de 2022 com  Le Nozze di Figaro de Mozart  no Teatro della Pergola. Em 31 de maio de 2022, deixe-se levar por  I devido Foscari. Neste blog você pode ler mais sobre as duas apresentações especiais.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.