Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Viajar para a Itália em abril: o que você precisa saber

Viajar para a Itália em abril: tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem! Os melhores lugares para visitar em abril na Itália, quando reservar o que, o que esperar do clima.

Abril é um dos melhores meses para visitar a Itália, uma época linda quando a primavera floresce com força total trazendo temperaturas agradáveis, flores e ar perfumado.

Um velho ditado italiano diz ‘ Aprile, dolce dormire ‘ (abril, doce dormir) e de fato, abril na Itália é um mês que acorda você quer ir devagar e descansar.

Isso até começar a chover, quando você quer encontrar refúgio o mais rápido possível!

Abril na Itália não é tão livre de multidões quanto você poderia esperar para uma temporada de alta, em parte porque o clima está melhorando e também porque muitas vezes há feriados e eventos caros que acontecem em abril. Claro, esses eventos podem ser apenas o motivo pelo qual você deseja reservar a viagem. Se você estiver indo para a Itália em abril, aqui está o que você precisa saber sobre clima e feriados.

Tempo na Itália em abril

Abril no hemisfério norte é o mês que declaradamente estamos indo rumo ao verão, mas isso não significa que o céu esteja ensolarado. Na Itália, o clima de abril pode ser bastante imprevisível – lembra daquelas famosas “chuvas de março” da música? pois aqui é abril – embora seja tipicamente muito mais ensolarado do que molhado.

Partes da Itália ainda podem ser tempestuosas e chuvosas em abril. Mas no geral, o clima neste mês é tipicamente agradável, especialmente para passeios turísticos. Os dias ensolarados são acompanhados por brisas frescas, ótimo para que você não fique muito quente andando pelos centros das cidades ou ao ar livre.

Abril é, em média, o terceiro mês mais chuvoso no norte da Itália (maio e outubro são um pouco mais chuvosos). Milão, Bolonha, Veneza e Turim experimentam cerca de 8-9 dias de chuva em abril. As temperaturas médias nesta parte da Itália variam de baixas nos  8-10 °C  e altas na casa dos 17-18 °C.

A chance de chuva no centro da Itália durante o mês de abril também é alta. Depois de novembro, abril é normalmente o mês mais chuvoso para Florença e Roma, com uma média de 8-9 dias de chuva. As altas temperaturas médias no centro da Itália em abril estão em 18-20 ° C.

O sul da Itália vê 6-8 dias de chuva em média em abril. As temperaturas variam de baixas a médias de 11-13°C a máximas de 18-20°C.

Abril no norte é mais propenso a ser chuvoso e um pouco mais frio do que no sul. Não é como se os sicilianos estivessem indo para as praias em massa em abril, mas os turistas de climas mais frios podem ficar tentados. Em geral é uma boa ideia levar um guarda-chuva pequeno ou uma capa de chuva com seus óculos de sol. Você pode acabar precisando de ambos no decorrer de um dia.

Temperaturas médias de abril

Cidade Alto Baixo Precipitação
Milão 19°C 9°C 38mm (mês mais chuvoso)
Veneza 17°C 9°C 34mm (2º mês mais chuvoso)
Florença 20°C 9°C 49mm
Roma 19°C 8°C 34mm
Nápoles 19°C 10°C 43mm (2º mês mais chuvoso)
Palermo 19°C 13°C 31mm

Temperaturas médias e fonte de precipitação: timeanddate.com

E, como sempre, verifique a previsão estendida atual para onde você está realmente indo antes de sair – quando você está fazendo as malas é o momento perfeito – para que você possa descobrir com antecedência se está frio ou quente fora de época.

Experiências Relacionadas

Feriados e Festas na Itália em abril

Embora a Páscoa siga o calendário litúrgico – o que significa que não acontece na mesma data todos os anos – geralmente é em abril. Domingo de Páscoa, Segunda-feira de Páscoa e toda a Semana Santa que os antecede são feriados importantes no calendário italiano. Para algumas pessoas, estar na Itália na Páscoa é um sonho tornado realidade – ver a Missa de Páscoa no Vaticano ou o “carro explodindo” em Florença (Scoppio del Carro) – mas se você não está esperando as festividades, pode acabar sendo uma dor de cabeça com locais fechamos e menos trens.

Em outras palavras, consulte meu calendário de feriados e festivais italianos e agenda de eventos do país, antes de sair para saber quando a Páscoa acontece este ano.

Outros feriados que acontecem em abril em datas fixas incluem o Aniversário da Fundação de Roma (21 de abril, comemorado apenas em Roma, obviamente) e o Dia da Libertação (25 de abril, feriado nacional). Há também dias de santo a ter em conta, quando as cidades celebram o seu santo padroeiro. Em Veneza, por exemplo, 25 de abril é o dia da festa de São Marcos, e há comemorações na cidade. Esses dias de santo geralmente não fecham uma cidade, então eles não devem causar muitos problemas aos viajantes, mesmo que você não esteja ciente deles até ver as festividades.

Abril também não é só seriedade. 1º de abril é a versão italiana do Dia da Mentira, chamado “Pesce d’Aprile”, ou Peixe de abril.

Você descobrirá que a Páscoa afeta a abertura de alguns museus e a disponibilidade de transporte público (o serviço geralmente é reduzido). Museu Vaticano, Coliseu e a Basilica de São Pedro, assim como outras igrejas na Itália possuem fechamento em alguma data da semana. Comer fora e passeios básicos geralmente não são afetados.

A Itália vê celebrações para a páscoa durante 2 dias principais; Domingo de Páscoa e segunda de Páscoa (pasquetta). O Domingo de Páscoa costuma ser um dia de almoço com amigos e familiares e muitos restaurantes terão menus especiais para especialidades de Páscoa para a ocasião.

A segunda-feira de Páscoa (pasquetta) é tradicionalmente um dia de escapadelas fora da cidade, um dia de piquenique com os amigos. Isso é algo que você deve se lembrar se estiver planejando dirigir hoje: o tráfego dentro e fora das principais cidades será intenso e os lagos e as praias estarão cheios.

25 de abril – Festa da Liberação

Tradução: Dia da Libertação (literalmente: Feriado da Libertação)
Também conhecido como: Anniversario della Liberazione d’Italia, 25 Aprile
O que comemora: O feriado italiano de 25 de abril comemora o fim da ocupação nazista da Itália e a queda do regime fascista.
Tradições: Há celebrações, procissões, concertos e eventos para homenagear o dia e os veteranos. Os líderes comunitários (de pequenas aldeias e grandes cidades) colocam coroas de flores em memoriais. Os italianos ficam em casa com amigos e familiares ou, mais provavelmente, vão para fora ou para as cidades para festividades.
Feriado Nacional: Sim
Aberto/Fechado: Escolas e repartições governamentais estão fechadas. Algumas lojas e escritórios privados poderão fechar. Cada vez mais empresas permanecem abertas.
Reserve com antecedência: muitos italianos ‘ fare il ponte’, ou ‘fazem uma ponte’ se o feriado cair perto do fim de semana – por exemplo, se o dia 25 for na terça-feira, eles tirarão folga na segunda-feira e terão um fim de semana prolongado. Por exemplo, se o dia 25 cair durante a semana, nossos filhos terão folga nos dias 24 e 26 da escola. Outros também combinarão o feriado com outro grande feriado italiano – 1 Maggio, ou Dia do Trabalho (1º de maio).
Os italianos sairão em massa, especialmente as famílias. Os locais turísticos estão movimentados, as estradas estão congestionadas, os trens esgotam (e os serviços são reduzidos nos feriados). Meu conselho seria evitar viajar nas férias e um ou dois dias antes. Encontre um lugar para se instalar e confira os eventos.
Reserve destinos de praia com antecedência (sim, os italianos começam a ir para as praias assim que elas abrem na Páscoa), reserve trens com antecedência e reserve quaisquer atividades e restaurantes imperdíveis.

A data varia – Pasqua

É bom saber: A Páscoa ocasionalmente cai em março.

Tradução:  Páscoa
O que celebra:  A ressurreição de Jesus Cristo
Tradições:   A Páscoa é um grande acontecimento na Itália, e a Semana Santa é celebrada em todo o país
Feriado Nacional:  Sim, junto com a segunda-feira seguinte ( Pasquetta )
Aberto/Fechado:   Alguns restaurantes e lojas fecham para o feriado, além de locais religiosos como os Museus do Vaticano (e a Capela Sistina). Lembre-se que muitos restaurantes, lojas, bancos, etc. estão sempre fechados aos domingos.
Reserve com antecedência:  Roma e Assis ficam movimentadas nos dias anteriores e posteriores à Páscoa, por isso certifique-se de reservar a acomodação com antecedência. Reserve e não perca atividades ou restaurantes com antecedência, mas não se preocupe, você não passará fome!

A data varia – Pasquetta – Lunedi del’Angelo

É bom saber:   Pasquetta  (ou pequena Páscoa) é o dia seguinte à  Pasqua . Cai numa segunda-feira e muitos destinos ficam lotados enquanto as famílias saem para explorar juntas. Acredite em mim, não faça grandes planos para  Pasquetta !

Tradução:  Segunda do Anjo
O que celebra: No Cristianismo Ocidental, é também o segundo dia da Oitava da Páscoa, e no Cristianismo Oriental, é também o segundo dia da Semana “luminosa”. Seu nome vem do fato de que neste dia lembramos a manifestação do anjo às mulheres que chegaram ao túmulo.
Tradições:   Os italianos tem costume de viajar nessa data para fora da cidade para passar o dia. Até a tradição da viagem fora da cidade poderia vir do Evangelho. O evangelista Lucas (24, 30-31) narra uma das primeiras aparições de Jesus ressuscitado: apresentou-se aos discípulos que viajavam para Emaús, nos arredores de Jerusalém. Não mais na cidade, mas fora de casa.
Feriado Nacional:  O feriado foi instituído na Itália após a guerra para prolongar as férias da Páscoa. É feriado em quase toda a Europa, Canadá e Austrália.
Aberto/Fechado:   Alguns restaurantes e lojas fecham para o feriado, além de locais religiosos como os Museus do Vaticano (e a Capela Sistina). Lembre-se que muitos restaurantes, lojas, bancos, etc. estão sempre fechados aos domingos.
Reserve com antecedência:  Roma e Assis ficam movimentadas nos dias anteriores e posteriores à Páscoa, por isso certifique-se de reservar a acomodação com antecedência. Reserve e não perca atividades ou restaurantes com antecedência, mas não se preocupe, você não passará fome!

Por que você deve ir para a Itália em abril?

  1. A natureza está em plena exibição. Uma coisa boa sobre a chuva de primavera – ela hidrata os campos para as colheitas italianas! As encostas tornam-se lindas papoulas verdes e vermelhas e outras flores silvestres estão florescendo (mas não girassóis – elas vêm no verão). Os jardins floridos estão florescendo e abertos.
  2. Há menos multidões (exceto na Páscoa). Embora abril não seja tão tranquilo quanto os meses de inverno e início da primavera, ainda é agradável para visitar todos os lugares – até mesmo lugares como Veneza e Roma. Tenha em mente que a Páscoa é um grande feriado aqui e com ela vem um afluxo de turistas nacionais e internacionais. A maioria vai para Roma e Cidade do Vaticano, mas outros vão para pequenas cidades e vilarejos que realizam celebrações especiais da Páscoa.
  3. Participe das celebrações da Páscoa. O feriado da Páscoa é um dos feriados mais importantes da Itália e você pode participar das celebrações – seja assistindo à missa de Páscoa com o Papa na Basílica de São Pedro, assistindo a uma procissão em uma pequena vila ou jantando com uma família italiana em sua casa. agroturismo .
  4. É um bom momento para visitar sítios arqueológicos. Locais famosos da Itália como o Coliseu, o Fórum Romano, Pompéia, Herculano e Agrigento são escaldantes no calor do verão e podem ficar muito lotados. Aproveite para visitar no início da alta temporada – é uma experiência especial ver esses locais quando eles não estão lotados. Não se esqueça de levar guarda-chuva e sapatos confortáveis ​​e de bom piso.
  5. É menos caro do que nos meses de verão e outono. Como ainda não é tecnicamente alta temporada, ainda há muitos negócios disponíveis.
  6. Comece a temporada de sagra e festivais. À medida que o sol nasce, junte-se aos italianos e experimente produtos frescos, como aspargos ou a ricota mais fresca.

É bom saber: É sempre melhor reservar ingressos para museus ou eventos que você não deseja perder. Muitos museus limitam o número de entradas, então você deve reservar com antecedência. Eu sempre recomendo reservar ingressos antecipados para sites populares:

  • A Última Ceia (Milão)
  • A Galeria Uffizi (Florença)
  • A Academia (Florença)
  • O Coliseu (Roma)
  • Os Museus do Vaticano (Roma)

4 Razões pelas quais você pode não querer visitar a Itália em abril

  1. Tempo duvidoso.Sim, o sol pode aparecer quando você começa sua caminhada por Florença. Mas não se esqueça do guarda-chuva, pois provavelmente choverá em abril.
  2. Sem tempo de praia.Claro, as crianças ainda vão gostar de brincar na areia, mas a água está fria. Se você deseja férias na praia, venha no final do ano.
  3. A temporada de esqui terminou. Embora as datas exatas do final da temporada dependam da localização e da estação de esqui, uma boa regra é que elas fechem na época da Páscoa. Se você sonha com férias de esqui na Itália, é melhor reservar uma viagem de inverno.
  4. As atividades ao ar livre são limitadas. A temporada de esqui está encerrada, o mar está frio, as trilhas para caminhadas estão cobertas de neve ou lamacentas e a chuva é abundante. Com roupas e equipamentos adequados, você pode fazer funcionar, mas há meses melhores para atividades ao ar livre

Os melhores lugares para visitar na Itália em abril

Localização O que fazer
Roma visite o Coliseu e o Fórum sem calor, passeie pela cidade
Florença e Toscana explore museus,  faça uma viagem de um dia  ao campo se o tempo estiver bom, faça uma degustação de vinhos, relaxe em banhos termais
Friul veja a Itália fora do comum, experimente excelentes vinhos brancos, visite Aquileia
Apúlia viagem e ver cidades pequenas
Sicília veja sítios arqueológicos, visite pequenas aldeias
Veneza aproveite a cidade sem grandes multidões
Emília Romagna visitar museus automóveis , provar as iguarias da região, explorar pequenas aldeias
Matera explore a cidade fascinante sem suar
Úmbria passe um tempo em Assis na Páscoa, visite cidades e vilarejos menores
Lagos italianos visite os jardins das villas, visite aldeias chiques antes que as multidões cheguem
Milão ir às compras, ir ao topo do Duomo, passear no bairro de Brera

Roma – a melhor cidade para visitar na Itália em abril

Abril traz um clima muito variável para Roma, no entanto, é um dos meus meses favoritos na cidade! As flores já estão em plena floração em Roma em abril e todas as atrações ao ar livre, das praças ao Coliseu e ao Fórum, são simplesmente deliciosas de explorar.

Você pode encontrar nossos textos, tours e experiências em Roma aqui.

Veneza em abril

Abril é um dos melhores meses para visitar Veneza. Depois do frio úmido do inverno e das multidões excitantes e cansativas do carnaval, Veneza é a primavera recebe melhores temperaturas e os canais ao sol em todo o seu esplendor

A Piazza San Marco, o Palácio Ducal, Rialto mas também Cannaregio podem ser maravilhosos nesta altura e, se tiver um dia quente, também pode valer a pena alongar-se até Lido, uma encantadora zona de praia em Veneza com uma arquitectura peculiar. As ilhas lagunares de Murano e Burano também são imperdíveis nesta época.

Você pode encontrar nossos guias de Veneza aqui.

Florença - Toscana - Itália

Toscana em abril

A Toscana e suas colinas passam por uma época mágica em abril. Em um dia ensolarado, você pode desfrutar das deslumbrantes colinas desta área, passar longos dias de turismo e até mesmo sentar-se ao sol em uma das muitas praias da Toscana. Visite nosso site especializado na Toscana aqui.

Os melhores lugares para visitar na Toscana em abril são:

  • Florença – muito quente no verão, fria no inverno, mas perfeita na primavera
  • Val d’Orcia – uma área da Toscana de beleza natural tão única, é Patrimônio Mundial da Unesco
  • San Gimignano – encantadora cidade medieval e Patrimônio Mundial da Unesco
  • Siena – Uma das mais belas cidades pequenas da Itália , com um maravilhoso centro histórico
  • Lucca – uma cidade bonita com um centro encantador e a opção de pedalar ao longo de suas muralhas medievais
  • Montalcino – cidade vinícola, perfeita para os amantes do vinho
  • Montepulciano – uma das aldeias mais bonitas da Toscana e minha favorita
  • Pienza – construída no Renascimento como a cidade perfeita, nada menos!
  • San Quirico d’Orcia – uma encantadora cidade medieval no coração do deslumbrante Val d’Orcia
  • Monticchiello – uma encantadora aldeia rural perfeita para mergulhar em relaxantes ambientes campestres
  • Bagno Vignoni e Saturnia: duas localidades termais com algumas das melhores fontes termais da Toscana

Úmbria em abril

Muitas vezes considerada a irmã mais nova da Toscana, a Úmbria é deslumbrante em qualquer estação e pode ser um verdadeiro deleite em abril. Dependendo do clima, você pode desfrutar de longas caminhadas e dias ao longo das margens do lago Trasimeno da região ou pode se aquecer em seus belos museus e restaurantes.

A não perder são:

  • Orvieto – uma cidade deslumbrante no topo de uma colina com uma longa história e uma das mais belas catedrais da Itália (o Duomo)
  • Perugia – uma maravilhosa cidade medieval
  • Assis – a famosa e deslumbrante cidade de areia de São Francisco
  • Citta’ di Castello – uma linda cidade renascentista

Puglia em abril

Puglia é um dos meus destinos favoritos na Itália em abril Mais ao sul e mais quente do que outros destinos nesta lista, em abril na Puglia você poderá desfrutar de longos dias de passeio e pode até ter a chance de usar roupas de verão aqui (não conte com isso, sempre traga camadas!

Lugares maravilhosos para visitar na Puglia neste momento são:

  • Trani – uma vila bonita e pequena com uma igreja deslumbrante com vista para o mar (uma visão!)
  • Martina Franca – uma linda cidade caiada de branco com igrejas maravilhosas em um estilo barroco único chamado ‘Barocco Martinese’
  • Alberobello – a famosa cidade de Trulli , Patrimônio Mundial da UNESCO
  • Locorotondo – uma pequena cidade encantadora com casas caiadas de branco e lindas varandas por todos os lados (ganham um prêmio anual por elas, são tão especiais!)

Matera em abril

Perto de Puglia, mas na região de Basilicata, você tem Matera, outro destino maravilhoso para adicionar ao seu roteiro de abril pela Itália. Matera é famosa por suas igrejas rupestres e cavernas e pode ser linda na primavera.

O inverno é rígido aqui e o verão pode ser quente, enquanto a primavera pode trazer temperaturas encantadoras que facilitam os passeios e fazem justiça a esta cidade maravilhosa. Minha ultima viagem lá foi na primavera (foto abaixo)

Você pode encontrar nosso guia para Matera aqui .

Cinque Terre em abril

Abril é um dos melhores meses para visitar Cinque Terre. É o primeiro momento após o inverno em que as trilhas tendem a reabrir (sempre verifique as condições específicas para os dias de sua viagem) e uma época em que as temperaturas da primavera permitem beber ao sol, apreciando as vistas deslumbrantes desta área.

Certifique-se de reservar com antecedência se vier durante as férias da Páscoa e esteja pronto para a chuva, sempre ao virar da esquina neste momento!

Encontre nossos guias de Cinque Terre aqui.

Emília Romagna em abril

Adoro levar as pessoas à Emilia Romagna em qualquer época do ano. Aproveite o melhor desta região:

  • Parando em alguns dos melhores museus automotivos da Itália – especialmente os museus da Ferrari e o Museu Lamborghini
  • Provando alguns dos alimentos mais emblemáticos da Itália – como presunto di Parma, queijo Parmigiano Reggiano e aceto balsâmico de Modena (vinagre balsâmico)
  • Explorando Bolonha, capital gastronômica da Itália
  • Visitando aldeias menores como Brisighella e Dozza

Sicília em abril

A Sicília em abril é um sonho. Ainda não é época de praia (embora você veja gente nas praias em dias ensolarados). É um bom momento para visitar igrejas e sítios arqueológicos (sem calor) e explorar mercados e pequenas cidades. Em abril, não deixe de conferir:

  • Palermo – passeie pelas animadas ruas e mercados e absorva a história e as culturas da cidade
  • Siracusa – passe um tempo na pequena ilha de Ortigia
  • Caltagirone – caminhe pela escadaria de cerâmica e visite as lojas
  • Modica – visite uma loja de chocolates para provar a dolce única da cidade
  • Ragusa Ibla – passeie pela cidade velha à noite
  • Scicli – aprenda sobre o passado fascinante da cidade

Pompéia e Herculano em abril

Se você quiser ver esses locais sem o sol bater em você, abril é o melhor horário para visitá-los. Você também pode combinar sua visita com uma caminhada até o Monte Vesúvio!

Friuli em abril

Ainda fora do radar, a região italiana de Friuli é fria, mas agradável em abril. Explore algumas de suas cidades e vilas e delicie-se com a incrível culinária da região. Se você visitar a área, não perca:

  • Explorando as cidades e vilas de Udine, Pordenone, Trieste, Cividale del Friuli
  • Prove vinhos em Cormons e arredores
  • Vá para San Daniele para seu famoso presunto
  • Visite o antigo sítio arqueológico romano de Aquileia
  • Aconchegue-se na aldeia montanhosa de Sauris

Lagos italianos em abril

Você não vai querer pular na água em abril, mas ainda pode explorar os lagos de barco e visitar os charmosos vilarejos à beira do lago, como Stresa e Orto San Giulio . Este também é o momento de ver as flores da primavera desabrochando nos jardins das vilas. Não perca os jardins da Villa Carlotta (Lago de Como), Villa Taranto (Lago Maggiore), Villa Monastero (Lago de Como) e Isola Bella (Lago Maggiore).

Atividades na Itália em abril

  • Mergulhe em banhos termais – Bormio, Merano, Bagno Vignoni e Saturnia são alguns para conferir.
  • Maravilhe-se com a arte incrível nos museus de classe mundial da Itália .
  • Assista a uma apresentação de teatro, talvez no La Scala de Milão.
  • Prove vinhos italianos em um wine bar ou visite uma vinícola. Saudação !
  • Faça um tour gastronômico! Prove vinagre balsâmico, veja como é feito o presunto, aprenda sobre Parmigiano Reggiano ou mussarela. Saia pelas ruas da sua cidade favorita com um morador local e aprenda sobre a comida local (e os melhores lugares para comê-la!).
  • Participe de um  concerto ou evento esportivo , como uma partida de futebol da Série A.
  • Tire fotos – a campagna (campagna) é especialmente deslumbrante em abril.

Abril na Itália com crianças

Abril não é o mês ideal para viajar para a Itália se você estiver viajando com crianças pequenas. Por que não? Porque os parques infantis costumam estar molhados e lamacentos e muitas atividades ao ar livre (como ir à praia e passear na natureza) não são ideais ou possíveis em abril.

No entanto, se você vestir seus filhos adequadamente (camadas!) e aproveitar as atividades internas da Itália, você terá uma viagem memorável e divertida com eles.

É bom saber: As crianças italianas estão na escola durante todo o mês de abril, exceto 25 de abril (Dia da Libertação) e um dia antes e depois. Se a Páscoa cair em abril, nossos filhos terão cerca de uma semana de folga durante o feriado. Outros países europeus também fazem pausas durante a primavera. Sim, você enfrentará mais multidões, mas também terá mais oportunidades para seus filhos interagirem com os habitantes locais e outras crianças.

Os destinos que acho que funcionam bem com crianças neste momento são:

  • Florença – sempre adorável com crianças, mas muito quente no verão.
  • Veneza – amena e sem mosquitos, faminta e irritante no verão
  • interior da Toscana – abril tem a temperatura perfeita para passear pelas colinas
  • Roma – cheia de atrações internas e externas para todas as idades
  • Sicília – suave e bonita, perfeita para passeios em família e um dia ocasional na praia (para castelos de areia, não para nadar)

O que reservar com antecedência para passar abril na Itália

Abril pode ser movimentado na Itália, mas a reserva antecipada para todas as principais atrações é recomendada. Este também é o caso em 2022, quando as multidões são menores, mas a reserva antecipada é obrigatória para garantir o cumprimento dos regulamentos atuais.

As atrações que precisam de reserva antecipada são:

  • Última Ceia (Milão)
  • Galeria Uffizi  e Accademia (Florença)
  • Museus do Vaticano ( Roma)
  • Coliseu (Roma)

Os trens geralmente não precisam ser reservados com antecedência, no entanto, os trens de alta velocidade em rotas populares, como Roma a Florença, tendem a reservar ou só têm bilhetes muito caros disponíveis.

Eu sempre recomendo reservar acomodação com antecedência e meu mecanismo de reserva favorito é o booking.com. Eles têm uma grande variedade de opções de acomodação e excelentes oportunidades de cancelamento gratuito também.

Bom saber: a segunda-feira de Páscoa é tradicionalmente um dia em que os italianos fazem excursões fora das principais cidades. Isso significa que as estradas, em particular, podem ficar muito congestionadas: na pasquetta, ou seja segunda de páscoa, é um bom dia para ficar parado e explorar localmente.

O que comer na Itália em abril

  • alcachofras – carciofi
  • espargos – espargos
  • beterraba – barbabietole
  • feijão fava – favorito
  • alho-poró – porri
  • ervilhas – piselli
  • batatas – patê
  • ervilhas planas em vagem – taccole
  • limões – limoni
  • morangos – fragole
  • couve-flor – cavolfiori
  • couve – cavolo nero
Prato/Item Área Descrição
risoto di aspargi Vários risoto com aspargos
zuppa di porri Vários sopa de alho-poró
carciofi alla romana Roma Alcachofras à romana (recheadas com ervas)
taccole al pomodoro Vários ervilhas achatadas cozidas com molho de tomate
aspargi à milanesa Norte da Itália espargos com ovo cozido
fave e pecorino Itália Central fava com queijo pecorino (leite de ovelha)
gelato Em toda a Itália sorvete; experimente com sabores de frutas da primavera

Fazendo as malas para uma viagem à Itália em abril

Algumas dicas úteis :

  • Camadas de desgaste – as temperaturas de abril podem mudar num instante e as noites são frescas
  • Um lenço leve é ​​uma maneira perfeita de adicionar um pouco de calor e não ocupa muito espaço se você precisar guardá-lo.
  • Se você está planejando lavar sua própria roupa, leve roupas feitas de material de secagem rápida . Você provavelmente não terá acesso a uma secadora.
  • Traga sapatos que possam molhar-se . Você provavelmente estará espirrando em algumas poças em abril.
  • Leve um guarda-chuva de viagem compacto e de qualidade . Guarda-chuvas são caros aqui e você vai querer ter um com você enquanto estiver explorando.

Transporte na Itália em abril

  • Carro: abril é um excelente mês para viajar de carro ou fazer uma road trip pela Itália! Dirigindo pelo Crete Senesi na Toscana, dirigindo ao longo da costa, serpenteando pelas flores silvestres na Úmbria, e muitas outras experiências esperam por você de carro em abril. Viajar de carro lhe dá mais liberdade, mas pode ser caro quando você soma o custo do aluguel, gasolina , pedágios e estacionamento . Se você pretende alugar um carro, é melhor reservar assim que souber que viajará.
  • Avião: se você estiver viajando longas distâncias, pense em voar. Companhias aéreas econômicas como Ryanair e Easyjet começarão a trazer de volta mais rotas em abril.
  • Trem : pode nem sempre ser o caminho mais rápido e não levá-lo de porta em porta, mas pegar um trem é uma bela maneira de viajar pela Itália em abril e ver a paisagem verde vibrante e as flores silvestres coloridas.
  • Bicicleta: se você estiver interessado em andar de bicicleta na Itália em abril, você vai querer ter equipamento de chuva adequado. Eu ficaria mais ao sul, onde provavelmente você ainda fará alguns passeios molhados, mas não em temperaturas frias. Certifique-se de reservar acomodações adequadas para bicicletas com antecedência.

Espero que você tenha gostado deste guia rápido para a Itália em abril .

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

11 comentários em “Viajar para a Itália em abril: o que você precisa saber”

  1. Boa noite! Prezada Deyse Embarcamos para a Itália em abril e seu artigo sobre viajar para a Itália em abril é muito interessante. Por gentileza, você teria mais algum artigo recente sobre o norte da Itália? Além de Veneza, Milão? Desde já agradeço pela atenção. Abraços

  2. Olá,boa noite!
    Vamos em abril para a Itália..depois do dia 18
    Faz muito frio?
    Precisa de casacos pesados?
    Obrigada

    1. Na Primavera o tempo é bem variado. Veja nossas dicas no texto sobre o tempo nesse mes e para ajudar a fazer as malas:

      Camadas de desgaste – as temperaturas de abril podem mudar num instante e as noites são frescas
      Um lenço leve é ​​uma maneira perfeita de adicionar um pouco de calor e não ocupa muito espaço se você precisar guardá-lo.
      Se você está planejando lavar sua própria roupa, leve roupas feitas de material de secagem rápida . Você provavelmente não terá acesso a uma secadora.
      Traga sapatos que possam molhar-se . Você provavelmente estará espirrando em algumas poças em abril.
      Leve um guarda-chuva de viagem compacto e de qualidade . Guarda-chuvas são caros aqui e você vai querer ter um com você enquanto estiver explorando.

  3. Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Abril - Gastronomia Italiana

  4. LUIZA MARIA CORREA GARCIA

    Obrigada Deyse
    Meu marido e eu estamos embarcando para Itália dia 11/04. Foram ótimas suas informações.
    Agradecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *