Viajar para a Itália em abril: tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem! Os melhores lugares para visitar em abril na Itália, quando reservar o que, o que esperar do clima.
Abril é um dos melhores meses para visitar a Itália, uma época linda quando a primavera floresce com força total trazendo temperaturas agradáveis, flores e ar perfumado.
Um velho ditado italiano diz ‘ Aprile, dolce dormire ‘ (abril, doce dormir) e de fato, abril na Itália é um mês que acorda você quer ir devagar e descansar.
Isso até começar a chover, quando você quer encontrar refúgio o mais rápido possível!
Abril na Itália não é tão livre de multidões quanto você poderia esperar para uma temporada de alta, em parte porque o clima está melhorando e também porque muitas vezes há feriados e eventos caros que acontecem em abril. Claro, esses eventos podem ser apenas o motivo pelo qual você deseja reservar a viagem. Se você estiver indo para a Itália em abril, aqui está o que você precisa saber sobre clima e feriados.
Tempo na Itália em abril
Abril no hemisfério norte é o mês que declaradamente estamos indo rumo ao verão, mas isso não significa que o céu esteja ensolarado. Na Itália, o clima de abril pode ser bastante imprevisível – lembra daquelas famosas “chuvas de março” da música? pois aqui é abril – embora seja tipicamente muito mais ensolarado do que molhado.
Partes da Itália ainda podem ser tempestuosas e chuvosas em abril. Mas no geral, o clima neste mês é tipicamente agradável, especialmente para passeios turísticos. Os dias ensolarados são acompanhados por brisas frescas, ótimo para que você não fique muito quente andando pelos centros das cidades ou ao ar livre.
Abril é, em média, o terceiro mês mais chuvoso no norte da Itália (maio e outubro são um pouco mais chuvosos). Milão, Bolonha, Veneza e Turim experimentam cerca de 8-9 dias de chuva em abril. As temperaturas médias nesta parte da Itália variam de baixas nos 8-10 °C e altas na casa dos 17-18 °C.
A chance de chuva no centro da Itália durante o mês de abril também é alta. Depois de novembro, abril é normalmente o mês mais chuvoso para Florença e Roma, com uma média de 8-9 dias de chuva. As altas temperaturas médias no centro da Itália em abril estão em 18-20 ° C.
O sul da Itália vê 6-8 dias de chuva em média em abril. As temperaturas variam de baixas a médias de 11-13°C a máximas de 18-20°C.
Abril no norte é mais propenso a ser chuvoso e um pouco mais frio do que no sul. Não é como se os sicilianos estivessem indo para as praias em massa em abril, mas os turistas de climas mais frios podem ficar tentados. Em geral é uma boa ideia levar um guarda-chuva pequeno ou uma capa de chuva com seus óculos de sol. Você pode acabar precisando de ambos no decorrer de um dia.
Temperaturas médias de abril
Florença | Milão | Nápoles | Palermo | Roma | Turim | Veneza | |||
F alto/baixo | 19/8 | 18/10 | 19/11 | 19/13 | 19/9 | 17/10 | 17/8 | ||
E, como sempre, verifique a previsão estendida atual para onde você está realmente indo antes de sair – quando você está fazendo as malas é o momento perfeito – para que você possa descobrir com antecedência se está frio ou quente fora de época.
Feriados e Festas na Itália em abril
Embora a Páscoa siga o calendário litúrgico – o que significa que não acontece na mesma data todos os anos – geralmente é em abril. Domingo de Páscoa, Segunda-feira de Páscoa e toda a Semana Santa que os antecede são feriados importantes no calendário italiano. Para algumas pessoas, estar na Itália na Páscoa é um sonho tornado realidade – ver a Missa de Páscoa no Vaticano ou o “carro explodindo” em Florença (Scoppio del Carro) – mas se você não está esperando as festividades, pode acabar sendo uma dor de cabeça com locais fechamos e menos trens.
Em outras palavras, consulte meu calendário de feriados e festivais italianos e agenda de eventos do país, antes de sair para saber quando a Páscoa acontece este ano.
Outros feriados que acontecem em abril em datas fixas incluem o Aniversário da Fundação de Roma (21 de abril, comemorado apenas em Roma, obviamente) e o Dia da Libertação (25 de abril, feriado nacional). Há também dias de santo a ter em conta, quando as cidades celebram o seu santo padroeiro. Em Veneza, por exemplo, 25 de abril é o dia da festa de São Marcos, e há comemorações na cidade. Esses dias de santo geralmente não fecham uma cidade, então eles não devem causar muitos problemas aos viajantes, mesmo que você não esteja ciente deles até ver as festividades.
Abril também não é só seriedade. 1º de abril é a versão italiana do Dia da Mentira, chamado “Pesce d’Aprile”, ou Peixe de abril.
Você descobrirá que a Páscoa afeta a abertura de alguns museus e a disponibilidade de transporte público (o serviço geralmente é reduzido). Museu Vaticano, Coliseu e a Basilica de São Pedro, assim como outras igrejas na Itália possuem fechamento em alguma data da semana. Comer fora e passeios básicos geralmente não são afetados.
A Itália vê celebrações para a páscoa durante 2 dias principais; Domingo de Páscoa e segunda de Páscoa (pasquetta). O Domingo de Páscoa costuma ser um dia de almoço com amigos e familiares e muitos restaurantes terão menus especiais para especialidades de Páscoa para a ocasião.
A segunda-feira de Páscoa (pasquetta) é tradicionalmente um dia de escapadelas fora da cidade, um dia de piquenique com os amigos. Isso é algo que você deve se lembrar se estiver planejando dirigir hoje: o tráfego dentro e fora das principais cidades será intenso e os lagos e as praias estarão cheios.
Por que você deve ir para a Itália em abril?
Como eu disse anteriormente, eu diria que a primavera é a última temporada real da Itália . E se o clima verdadeiramente de transição em março parece muito potencialmente sombrio para você, abril é sua melhor aposta.
As temporadas de primavera geralmente oferecem a melhor combinação de clima decente, multidões menores e bons preços, por isso são compreensivelmente atraentes. Claro, dado que a Páscoa é um dos maiores feriados da Itália, o período próximo às férias da Páscoa constitui uma breve alta temporada no meio da primavera, tanto em termos de preços quanto de multidões. Novamente, isso não quer dizer que você não deva visitar a Itália durante a Páscoa – é simplesmente dizer que você precisa estar preparado.
Neste caso, estar preparado significa reservar alojamento com bastante antecedência, tentando evitar que o domingo ou a segunda-feira de Páscoa sejam um dos seus dias de viagem (escolha um lugar e fique alguns dias se puder), ou pelo menos reserve o seu comboio bilhetes e reservas com antecedência, uma vez que os trens e outros transportes públicos estarão operando em uma programação de feriados mais limitada. Isso também significa estar ciente de quais atrações estão fechadas para os feriados.
E por falar em estar preparado, o fato de você precisar de um guarda-chuva e óculos de sol em um dia pode não ser sua ideia das férias italianas perfeitas. Abril costuma ser ensolarado, mas também há tempestades esquisitas que podem encharcá-lo se você estiver vestido para o verão ou não tiver um café para entrar a qualquer momento. Viajantes com um orçamento mais restrito provavelmente não se importarão de estar prontos para qualquer clima para economizar um pouco em uma viagem; mas se as férias na Itália que você deseja são totalmente focadas em praias ou caminhadas ou algo parecido, então você pode querer escolher uma viagem de verão.
Considerando tudo, apesar do clima potencialmente imprevisível de abril, acho que pode ser um excelente momento para ir à Itália. Para os visitantes de primeira viagem, é uma chance de ver as maiores atrações sem as maiores multidões. Para as pessoas que estão fazendo uma viagem de volta, é uma chance de fugir dos pontos turísticos habituais e talvez ver um dos maiores feriados da Itália em pleno andamento. E contanto que você não esteja tão apressado a ponto de não poder gastar meia hora aqui e ali para saborear chocolate quente em um bar enquanto a tempestade se dissipa, você ficará bem.
Os melhores lugares para visitar na Itália em abril
Roma – a melhor cidade para visitar na Itália em abril
Abril traz um clima muito variável para Roma, no entanto, é um dos meus meses favoritos na cidade! As flores já estão em plena floração em Roma em abril e todas as atrações ao ar livre, das praças ao Coliseu e ao Fórum, são simplesmente deliciosas de explorar.
Você pode encontrar nossos textos, tours e experiências em Roma aqui.
Veneza em abril
Abril é um dos melhores meses para visitar Veneza. Depois do frio úmido do inverno e das multidões excitantes e cansativas do carnaval, Veneza é a primavera recebe melhores temperaturas e os canais ao sol em todo o seu esplendor
A Piazza San Marco, o Palácio Ducal, Rialto mas também Cannaregio podem ser maravilhosos nesta altura e, se tiver um dia quente, também pode valer a pena alongar-se até Lido, uma encantadora zona de praia em Veneza com uma arquitectura peculiar. As ilhas lagunares de Murano e Burano também são imperdíveis nesta época.
Você pode encontrar nossos guias de Veneza aqui.
Toscana em abril
A Toscana e suas colinas passam por uma época mágica em abril. Em um dia ensolarado, você pode desfrutar das deslumbrantes colinas desta área, passar longos dias de turismo e até mesmo sentar-se ao sol em uma das muitas praias da Toscana. Visite nosso site especializado na Toscana aqui.
Os melhores lugares para visitar na Toscana em abril são:
- Florença – muito quente no verão, fria no inverno, mas perfeita na primavera
- Val d’Orcia – uma área da Toscana de beleza natural tão única, é Patrimônio Mundial da Unesco
- San Gimignano – encantadora cidade medieval e Patrimônio Mundial da Unesco
- Siena – Uma das mais belas cidades pequenas da Itália , com um maravilhoso centro histórico
- Lucca – uma cidade bonita com um centro encantador e a opção de pedalar ao longo de suas muralhas medievais
- Montalcino – cidade vinícola, perfeita para os amantes do vinho
- Montepulciano – uma das aldeias mais bonitas da Toscana e minha favorita
- Pienza – construída no Renascimento como a cidade perfeita, nada menos!
- San Quirico d’Orcia – uma encantadora cidade medieval no coração do deslumbrante Val d’Orcia
- Monticchiello – uma encantadora aldeia rural perfeita para mergulhar em relaxantes ambientes campestres
- Bagno Vignoni e Saturnia: duas localidades termais com algumas das melhores fontes termais da Toscana
Úmbria em abril
Muitas vezes considerada a irmã mais nova da Toscana, a Úmbria é deslumbrante em qualquer estação e pode ser um verdadeiro deleite em abril. Dependendo do clima, você pode desfrutar de longas caminhadas e dias ao longo das margens do lago Trasimeno da região ou pode se aquecer em seus belos museus e restaurantes.
A não perder são:
- Orvieto – uma cidade deslumbrante no topo de uma colina com uma longa história e uma das mais belas catedrais da Itália (o Duomo)
- Perugia – uma maravilhosa cidade medieval
- Assis – a famosa e deslumbrante cidade de areia de São Francisco
- Citta’ di Castello – uma linda cidade renascentista
Puglia em abril
Puglia é um dos meus destinos favoritos na Itália em abril Mais ao sul e mais quente do que outros destinos nesta lista, em abril na Puglia você poderá desfrutar de longos dias de passeio e pode até ter a chance de usar roupas de verão aqui (não conte com isso, sempre traga camadas!
Lugares maravilhosos para visitar na Puglia neste momento são:
- Trani – uma vila bonita e pequena com uma igreja deslumbrante com vista para o mar (uma visão!)
- Martina Franca – uma linda cidade caiada de branco com igrejas maravilhosas em um estilo barroco único chamado ‘Barocco Martinese’
- Alberobello – a famosa cidade de Trulli , Patrimônio Mundial da UNESCO
- Locorotondo – uma pequena cidade encantadora com casas caiadas de branco e lindas varandas por todos os lados (ganham um prêmio anual por elas, são tão especiais!)
Matera em abril
Perto de Puglia, mas na região de Basilicata, você tem Matera, outro destino maravilhoso para adicionar ao seu roteiro de abril pela Itália. Matera é famosa por suas igrejas rupestres e cavernas e pode ser linda na primavera.
O inverno é rígido aqui e o verão pode ser quente, enquanto a primavera pode trazer temperaturas encantadoras que facilitam os passeios e fazem justiça a esta cidade maravilhosa. Minha ultima viagem lá foi na primavera (foto abaixo)
Você pode encontrar nosso guia para Matera aqui .
Cinque Terre em abril
Abril é um dos melhores meses para visitar Cinque Terre. É o primeiro momento após o inverno em que as trilhas tendem a reabrir (sempre verifique as condições específicas para os dias de sua viagem) e uma época em que as temperaturas da primavera permitem beber ao sol, apreciando as vistas deslumbrantes desta área.
Certifique-se de reservar com antecedência se vier durante as férias da Páscoa e esteja pronto para a chuva, sempre ao virar da esquina neste momento!
Encontre nossos guias de Cinque Terre aqui.
Abril na Itália com crianças
Abril pode ser um ótimo momento para visitar a Itália com crianças, pois as chances são de que o clima permita que elas passem tempo no parque e brinquem ao sol da primavera, pelo menos durante parte da sua estadia.
Os destinos que acho que funcionam bem com crianças neste momento são:
- Florença – sempre adorável com crianças, mas muito quente no verão.
- Veneza – amena e sem mosquitos, faminta e irritante no verão
- interior da Toscana – abril tem a temperatura perfeita para passear pelas colinas
- Roma – cheia de atrações internas e externas para todas as idades
- Sicília – suave e bonita, perfeita para passeios em família e um dia ocasional na praia (para castelos de areia, não para nadar)
O que reservar com antecedência para passar abril na Itália
Abril pode ser movimentado na Itália, mas a reserva antecipada para todas as principais atrações é recomendada. Este também é o caso em 2022, quando as multidões são menores, mas a reserva antecipada é obrigatória para garantir o cumprimento dos regulamentos atuais.
As atrações que precisam de reserva antecipada são:
- Última Ceia (Milão)
- Galeria Uffizi e Accademia (Florença)
- Museus do Vaticano ( Roma)
- Coliseu (Roma)
Os trens geralmente não precisam ser reservados com antecedência, no entanto, os trens de alta velocidade em rotas populares, como Roma a Florença, tendem a reservar ou só têm bilhetes muito caros disponíveis.
Eu sempre recomendo reservar acomodação com antecedência e meu mecanismo de reserva favorito é o booking.com. Eles têm uma grande variedade de opções de acomodação e excelentes oportunidades de cancelamento gratuito também.
Bom saber: a segunda-feira de Páscoa é tradicionalmente um dia em que os italianos fazem excursões fora das principais cidades. Isso significa que as estradas, em particular, podem ficar muito congestionadas: na pasquetta, ou seja segunda de páscoa, é um bom dia para ficar parado e explorar localmente.
Espero que você tenha gostado deste guia rápido para a Itália em abril 😉.
Muito obrigada Deyse, suas dicas foram preciosas para nós.
muito obrigada!
As dicas foram excelentes. Amei!
muito obrigada !