Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

As Festas de Fim de Ano em Roma tem tudo a ver com shows de luz, tradições religiosas e compras. A Cidade Eterna é a melhor cidade para experimentar aquele toque festivo italiano. Afinal, Roma é uma cidade importante para a fé cristã, então o Natal é um momento icônico para visitar a cidade. Se você quiser “fazer como os romanos”, listamos tudo o que você precisa saber para passar o Natal e Ano Novo em Roma.

ATUALIZADO 2023 – última atualização 13.12.2023

Primeiramente, indico você ler os seguintes textos:

Como passar o Natal em Roma

Roma é uma cidade importante para a fé cristã, então faz sentido que você esteja interessado em passar esta época especial do ano na capital italiana. Uma cidade de tirar o fôlego para visitar em qualquer época do ano, mas no Natal Roma tem um elemento mágico particular que coloca a cidade em um nível totalmente novo.

A Cidade Eterna se torna um refúgio encantador com ruas alinhadas com luzes e decorações que adornam todos os principais locais. Os restaurantes são decorados e cheios de moradores locais que procuram entrar no clima festivo. Presépios e árvores de Natal também podem ser encontrados em toda a cidade.

Você pode, no entanto, estar se perguntando o que há para fazer no Natal e Revveillon em Roma e a melhor forma de aproveitá-lo. Neste guia, descubra tudo o que você precisa saber sobre como passar um Natal maravilhoso em Roma.

Como é Roma no Natal?

A semana que antecede o Natal será mais tranquila, com menos turistas na cidade. Eu diria que as coisas realmente começam a melhorar de 26 de dezembro até o Ano Novo. Isso faz sentido porque muitos turistas aproveitarão o Natal com suas famílias em suas cidades de origem em todo o mundo e depois se aventurarão na Cidade Eterna para o Ano Novo.

Então, surpreendentemente na véspera de Natal e o dia de Natal, você não encontrará tantas pessoas quanto verá apenas alguns dias depois. A partir do dia 26, as multidões realmente começam a aumentar e, é claro, culminam durante o Ano Novo.

Mas o ambiente em Roma é mágico. Você encontrará árvores de Natal iluminadas em todas as principais praças, mercados de Natal e belos presépios em exibição. O clima também está mais ameno do que você pensa, embora você definitivamente precise de uma jaqueta.

Eventos de Natal em Roma

A missa da véspera de Natal no Vaticano é o lugar mais popular para os cristãos. Se você quiser reservar um assento dentro de  Basílica de São Pedro, você deve reservar com bastante antecedência. Esses ingressos são muito difíceis de encontrar. No entanto, você poderá se sentar (ou ficar) com pessoas de todo o mundo se reunindo para assistir ao papa.

Você também pode voltar para Basílica de São Pedro no dia de Natal ao meio-dia, quando o papa faz seu discurso Urbi et Orbi no dia de Natal e abençoa a multidão. Ele só faz isso no Natal e na Páscoa, então espere grandes multidões. Procurando menos pessoas? Dirija-se à Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas mais antigas de Roma.

Uma árvore de Natal gigante acompanha o enorme presépio em frente a São Pedro. Ambos estão no meio da Praça de São Pedro, e estão disponíveis para visualização pública sem segurança. Para ver a árvore se iluminar, chegue a Praça de Pedro antes do pôr do sol para garantir um ponto de visualização. A árvore é iluminada logo após o pôr do sol.

Árvores de Natal

Árvore na Piazza del Popolo – A tradicional árvore de Natal de Roma ilumina a praça monumental e elegante de onde se ramifica o comércio do Tridente do Capitólio.

Árvore Escadaria Trinità dei Monti  – Grande árvore de Natal de mais de 12 metros, criada pela maison Dior, colocada na primeira abertura da Escadaria de Trinitá del Monte , embelezada com borboletas e folhas douradas.

A árvore de Natal e o presépio na Praça de São Pedro – No centro da praça romana ergue-se um abeto de 28 metros de altura, símbolo do cristianismo e cenário do sugestivo presépio de Rieti. A esplêndida árvore, adornada com luzes e uma tela de mais de sete mil “stelle alpine” para efeito de “neve”, vem de Macra, município do alto vale do Maira, na província de Cuneo.

Árvore na Piazza San Lorenzo in Lucina – Uma evocativa árvore de Natal ergue-se no salão ao ar livre e ponto de encontro da capital, onde se ergue a basílica de mesmo nome , uma das igrejas mais antigas da cidade.

Árvore de Natal na Piazza Navona – Árvore dedicada à paz montada no dia 9 de dezembro com enfeites e pequenos trabalhos feitos por meninos e meninas, acompanhada de uma área onde os mais pequenos podem deixar seus desenhos e pensamentos.

Desfile de Natal – Iluminações da via del Babuino – Uma das ruas mais emblemáticas do centro histórico ilumina-se com espetaculares luzes de Natal para tornar as celebrações para romanos e turistas ainda mais inesquecíveis.

Iluminações do Tridente – Um evocativo desfile de diamantes ilumina a icônica Via dei Condotti, o coração do shopping Capitolino, do Largo Goldoni à Piazza di Spagna.

Presépios

Poucas coisas descrevem a Itália no Natal melhor do que presépios ou presepi. Diz-se que em 1223, São Francisco de Assis criou o primeiro presépio e, desde então, a tradição permaneceu forte.  Como a maioria da população era analfabeta durante esse período, ele foi autorizado pelo Papa a construir fisicamente a história do nascimento de Jesus com adereços inteligentes.

São Francisco incluiu os elementos de todas as histórias do evangelho e usou animais vivos para construir sua manjedoura em uma caverna a cerca de 100 km ao norte de Roma. Essa narrativa criativa ajudou as pessoas locais a se conectarem com a história da Natividade e a mensagem de Natal de maneira vívida. Até milagres foram associados à primeira cena de manjedoura construída por São Francisco.

Para entender melhor o nascimento de Cristo, a manjedoura está em uma área que os italianos locais reconheceriam em vez de Belem tradicional. Cerca de 800 anos depois, essas ferramentas de ensino sobre o primeiro Natal podem ser vistas em toda Roma. Eles são frequentemente colocados nas praças e nas igrejas na Itália, assim como São Francisco fez.

Você verá presépios em todas as igrejas durante os feriados, bem como a maioria das vitrines de lojas e padarias. Para uma exibição impressionante em tamanho real, vá para Praça de São Pedro ao lado da árvore de Natal.

Os presépios de San Gregorio Armeno no Parco Da Vinci – Via G. Montanari snc – Fiumicino – Até 31 de dezmebro de 2023 – O famoso parque comercial abriga os presépios de San Gregorio Armeno feitos pelas famílias históricas de artesãos napolitanos. A exposição está espalhada por uma área de 2000 metros quadrados e se reproduz fiel e completamente através de San Gregorio Armeno, a famosa “Via dei Presepi” de Nápoles. A exposição é todos os dias das 10h às 20h e, excepcionalmente, no dia de Natal, das 16h às 20h.

100 presépios no Vaticano 2023 – Colunata da Praça de São Pedro – Até 7 de janeiro de 2024 – As luzes são acesas nas representações da Natividade com a VI edição da Exposição Internacional 100 Presépios no Vaticano. Feitos com diferentes técnicas, estilos e materiais, os presépios vêm de todo o mundo e são reflexo de diferentes culturas e tradições. Cada obra é uma pequena obra-prima criada com paixão e cuidado, e é fruto da imaginação e criatividade de artistas e artesãos presépios. O que torna a exposição ainda mais evocativa é o cenário único que acolhe os visitantes: a Praça de São Pedro e a grandiosa colunata desenhada por Gian Lorenzo Bernini .

Presépio monumental napolitano da Basílica de Santi Cosma e Damiano – Presépio napolitano surpreendentemente grande do século XVIII, com estatuetas feitas de madeira e terracota: contra o pano de fundo da Roma antiga, as colunas do Fórum Romano são o cenário ideal para o berço do menino.

Presépio da Igreja de Santa Maria in Via – Feito pela Associazione Italiana Amici del Presepio em Roma, este presépio com estatuetas do século XVIII criado por Nicola Maciariello se passa na Roma do século XIX.

Presépio da Basílica de Santa Maria Maggiore – Obra-prima artística criada por Arnolfo di Cambio em 1291, com 8 estatuetas de pedra representando Maria, José e o menino, o boi, o burro e os Reis Magos. A basílica conserva ainda a relíquia do Santo Berço (segundo a lenda, os preciosos fragmentos da madeira da famosa manjedoura que acolheu o Menino Jesus) e o panículo, recuperado no Natal de 2007, parte dos panos com que Maria envolveu o Menino Jesus.

Presépio da Basílica de Santa Maria em Ara Coeli/Cappella del Presepio – Este antigo presépio romano, com uma réplica do célebre Filho Capitolino (o original foi roubado em 1994), apresenta a espetacular Gloria do Padre F. Codogno (1828) e figuras em tamanho real de Luigi Ceccon (1858).

Presépio da Igreja de Santa Maria dell’Anima – Presépio com esplêndidas estátuas de madeira de Sebastian Osterrieder (1864-1932), feita pelo escultor de Guilherme II, Imperador da Alemanha e Rei da Prússia (1888-1918).

Presépio da Igreja de San Marcello al Corso – Este berço, famoso por seu cenário romano, representa as lojas da Roma de estilo antigo como pano de fundo para o presépio.

Sete obras da Natividade: um olhar sobre o coração sagrado de Roma – Vamos descobrir juntos  sete obras preciosas  – guardadas em igrejas e museus – de  sete grandes artistas  que nos deixaram como legado a “fotografia” de um acontecimento milenar, vistos através dos seus olhos, proporcionando-nos uma experiência de  estilos ,  luzes ,  cores e emoções . A Natividade de Cristo  é um dos grandes testemunhos artísticos e espirituais retratados em  pinturas ,  esculturas ,  mosaicos e frescos  criados, ao longo dos séculos, pelo génio de quem, tendo chegado a Roma, adorou-a, elegeu-a cidade ideal para as artes. e símbolo da beleza eterna.

Mercados De Natal

Via del Corso é divertida de ver para as luzes de Natal sem fim, mas há mais para explorar! Boas lojas estão nas praças movimentadas, como a Piazza Navona e o Campo de’ Fiori, onde você pode comprar presentes artesanais exclusivos.

Um dos mercados de Natal mais populares de Roma está na icônica Piazza Navona. Também é conhecido como Mercado de Natal de Befana e abre na primeira semana de dezembro e termina em 6 de janeiro.

Outros mercados para conferir estão nos Jardins Borghese e Campo Dei Fiori. O Mercato Monti é outro grande mercado que os romanos migram durante os feriados. Veja a estensa lista de mercados abaixo ou veja no nosso texto Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região

Listamos algumas opções abaixo:

O Fantástico Castelo do Papai Noel – Até 6 de janeiro de 2024 – A magia do Natal para ser vivida no Castello di Lunghezza com shows, eventos e entretenimento junto com os personagens surpreendentes do Castelo, onde você descobrirá os quartos e apartamentos do Senhor do Nas férias, você conhecerá as encantadoras Fadas da Neve e Elfos de Brinquedo, prontos para realizar os desejos de todas as crianças.

Giftland – A cidade dos presentes – De 2 a 17 de dezembro de 2023 – No Ragusa Off, um lugar para vivenciar o clima mágico do Natal com centenas de expositores de toda a Itália em uma área de 6 mil metros quadrados e o maior sortimento de presentes de todos os tempos vistos : Artesanato local, artistas e ilustradores, vintage, decoração de casa, design e estilistas, vinis e livros, roupas e jogos infantis, cosméticos orgânicos, plantas e flores.

Mundo Natalino. Natal no mundo – De 1 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – Emoções, luzes e espetáculos, a  magia do Natal  retorna à  Villa Borghese  com o tão esperado evento de Natal que, depois do sucesso do ano passado, leva você a uma  viagem surpreendente  através de apresentações ao vivo, desfiles, musicais e concertos imperdíveis.

Natal no Zoomarine – De 2 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – O grande parque de entretenimento e diversão espera por você com demonstrações educativas e shows, passeios e atrações com temática natalina, casa do Papai Noel e uma magnífica  pista de gelo.

O Natal como nos contos de fadas no Parque Luneur – De 2 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – O Jardim das Maravilhas de Roma se veste para celebrar a época mais esperada do ano com suas 22 atrações, inúmeros shows, casa do Papai Noel e pista de gelo, para um Natal encantado além do espaço e do tempo.

Natal no Cinecittà World – Até 7 de janeiro de 2024 – O parque de diversões do cinema de Roma se transforma em uma grande  Vila de Natal entre as decorações, luzes e guirlandas que enfeitam os  Mercados de Natal  da  Christmas Street  em Nova York na década de 1920, o Festival das Iluminações, o Papai Noel House  , o Ice Kingdom, as diversas atrações e shows programados.

Natal Mágico no MagicLand – Até 7 de janeiro de 2024 – Uma experiência única com as histórias, personagens e ambientes originais do  Reino do Papai Noel: incríveis  luzes artísticas, música temática , Castelo do Papai Noel, pista de patinação ecológica no gelo,  desfiles e shows, mercado de Natal e o sabor da comida de rua de Natal.

Aldeia de Natal no Laghetto dell’Eur – A partir de 1º de dezembro, o Natal de Roma chegou no cenário do lago Eur. A entrada na vila natalina é pela viale América e a entrada é gratuita. Os visitantes mais jovens poderão tirar uma foto com o Papai Noel, escrever e enviar a carta, visitar a aldeia dos duendes, passear de trenó com as renas. Haverá os mascotes da Minnie, Mickey Mouse e Olaf, haverá feiras de Natal, nevascas repentinas e comida de rua. [ TODAS AS INFORMAÇÕES ]

A Vila de Natal Solara – O Natal à americana está ao alcance de todos os romanos há 26 anos, na enorme loja do coração do sul de Roma. Estamos em Casal Palocco, onde, desde o passado dia 23 de Setembro, regressou a “Vila de Natal” de Solara. Já na sua XXVI edição, o projeto único mergulha o visitante numa magia única, entre luzes especiais, fragrâncias doces, árvores, presépios e elementos de decoração e mobiliário de todo o mundo. Cada ano é uma festa: cada edição é um passo em frente na procura de inovações para tornar o Natal Romano ainda mais significativo e inesquecível. Começamos por entrar numa floresta feita de abetos naturais e artificiais que se mistura magicamente com as luzes cintilantes de Manhattan e depois mergulhamos nas paisagens retro da Belle Époque. São os aromas da casa de gengibre, das coleções da Disney e da Coca-Cola, dos quebra-nozes e das caixinhas de música, até ao presépio e à fantástica Aldeia Lemax, da qual o Jardim Solara tem exclusividade em território romano. [ TODAS AS INFORMAÇÕES ]

Trame di luce – A exposição imersiva e multissensorial de arte luminosa “Trame di Luce” chegou ao Jardim Botânico de Roma. Uma experiência adequada a adultos e crianças que será protagonista nos históricos jardins romanos durante todo o período natalício, até 7 de janeiro de 2024. Mais de 40 dias para se perder entre as avenidas do Jardim Botânico, numa viagem mágica por instalações e obras de arte luminosa de artistas nacionais e internacionais imersos na natureza. A viagem começa na via Corsini 25, na entrada da Accademia dei Lincei, onde estão os “Talking Heads”, as duas imponentes cabeças iluminadas que querem evocar os portais do conhecimento, entre o presente e o passado, entre os mundos do conhecimento e a natureza e representam o diálogo entre a Accademia dei Lincei e o Jardim Botânico. O visitante se perderá entre túneis de luzes, escritos em LED, borboletas coloridas, projeções sugestivas de jatos d’água que dão origem à vida, uma nova árvore e muito mais.

Luzes na Natureza – Vida –  A vida chega aos Jardins Brancaccio. O evento, que vem iluminar o coração da capital, transforma o encantador espaço verde romano num local mágico, onde, ao cair da noite, é possível admirar a beleza da natureza numa atmosfera poética e cintilante, entre sons, projeções extraordinárias e maravilhosos jogos de luz que lembram a atmosfera de conto de fadas do Natal. O percurso, atento à sustentabilidade ambiental, abre as portas a um mundo onírico e serpenteia por quatro áreas temáticas, inspiradas em elementos naturais: Biosfera, a área dedicada à esperança e ao compromisso com um futuro melhor para o planeta; Terra, onde visitantes, tão pequenos como insectos, podem descobrir as características de muitos pequenos animais e a devastação sofrida por este elemento; Água, em que a vegetação se transforma num fundo marinho, habitado por uma baleia de 6 metros, centenas de peixes, medusas e, infelizmente, resíduos, entre ondas, bolhas e música envolvente; Ária, onde entre a melodia dos pássaros, das libélulas e das tradicionais cegonhas carregando bebés, se podem admirar imagens eco-sustentáveis-eco-conscientes de um planeta que deve ser protegido da poluição.

Pistas de Patinação no Gelo 

Concertos e Luzes de Natal

Ouvir música clássica com músicos locais em algumas das igrejas mais bonitas do mundo é uma experiência inesquecível para se ter em Roma no Natal. As principais igrejas que fazem concertos todos os anos são Chiesa di Sant’Antonio dei Portoghesi, Santa Maria ai Monti e Sant’Ignazio.

Confira o Auditório Conciliazione perto do Vaticano para sua programação de concertos de feriados. Não é incomum que grupos escolares ou coros adultos se reúnam casualmente na Piazza Navona. Você pode não encontrar sinais ou horários, mas enquanto vagueia pela cidade, você certamente se deparará com um show surpresa!

E depois do seu show, não deixe de passear pelas principais ruas da cidade para exibições de luz incríveis. O tema deste ano para as luzes de férias ao longo da Via Del Corso é esperança. A bela exibição de luz se estende da Piazza Venezia até a Piazza del Popolo, todo o comprimento da Via Del Corso.

Um Conto de Natal – De 7 a 9 de dezembro de 2023 – Teatro Ghione – O espetáculo inspirado na mais famosa história de  Charles Dickens  que, acompanhado de músicas e imagens sugestivas, transporta você de volta ao inverno e aos ambientes fascinantes da  Londres vitoriana .

Circo Digital no País das Maravilhas – Até 10 de dezembro de 2023 – Um espetáculo mágico e envolvente  que irá surpreender com cores, luzes e  projeções fantásticas  em que sonhos e realidade se alternarão numa sucessão de emoções.

Um Conto de Natal – De 8 a 10 de dezembro de 2023 – Auditório Conciliazione – O musical de Natal por excelência conta a história do velho Ebenezer Scrooge, um banqueiro cínico e avarento que evita qualquer relacionamento humano.

Auditório Natalè – De 8 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – Teatro ,  música ao vivo ,  gospel ,  circo  e  espetáculos infantis  são os principais ingredientes da longa festa que transforma o Auditório Parco della Musica Ennio Morricone  em um grande palco para vivenciar plenamente um dos períodos mais esperado do ano.

Luzes na Natureza – Vida – De 14 de dezembro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024 – Os encantadores Jardins Brancaccio transformam-se num lugar mágico, onde, ao cair da noite, é possível admirar a beleza da natureza numa atmosfera poética e cintilante , entre  sons ,  projeções extraordinárias  e  maravilhosos jogos de luz.

Rapunzel – O Musical – De 15 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – Teatro Brancaccio – Uma história de amor, amizade, poder e magia: é encenado o musical dos sonhos, inspirado no famoso conto de fadas dos Irmãos Grimm de 1812.

O Quebra-Nozes – De 21 a 31 de dezembro de 2023 – Ópera – O mais famoso balé de Natal , inspirado no conto de fadas de ETA Hoffmann, é encenado em uma  nova encenação do coreógrafo canadense Paul Chalmer.

Festival Gospel – De 25 a 31 de dezembro de 2023 – O Auditório Parco della Musica Ennio Morricone  acolhe a  música vibrante e apaixonante  do mais importante festival gospel europeu, para mergulhar, através dos sons envolventes e poderosos do Evangelho, na magia e no espírito do Férias de natal.

Christmas on Ice – De 25 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – Durante sessenta minutos de tirar o fôlego, cinquenta e um intérpretes extraordinários dão vida a coreografias inspiradas em personagens e músicas que evocam e celebram o feriado mais querido do ano.

Trame di Luce – Até 7 de janeiro de 2024 – O coração da capital se ilumina com a evocativa  exposição multissensorial e envolvente de Light Art  que transforma o Jardim Botânico em uma viagem de conto de fadas de mais de um quilômetro com florestas de fadas, criaturas bizarras, cavernas mágicas, túneis e perspectivas de luzes e incríveis tonalidades de cores.

Museu dos Sonhadores – Até 28 de janeiro de 2024 – Nos quatro mil metros quadrados do Bairro PratiBus, vinte e uma instalações  de grande impacto estético e visual, por meio de  mensagens motivacionais , acompanham você em um universo onírico, aproximando você da  cultura dos sonhos .

Experiência Van Gogh – Até 31 de março de 2024 – Uma experiência imersiva  no universo e nas obras-primas do brilhante pintor holandês, reproduzida com  realidade virtual, leva você a uma verdadeira viagem pelo tempo, pelas emoções, pelas ansiedades e por todos os lugares do mestre da cor.

 

Roma

COMPRAS

Das lojas de luxo do centro histórico à pequena loja de artesanato, dos coloridos mercados locais com produtos típicos aos mercados de antiguidades e vintage para colecionadores, amantes do design, da moda antiga e da joalharia vintage, dos grandes centros comerciais com marcas internacionais aos outlets dedicados aos viciados em moda que procuram ofertas imperdíveis: Roma é um destino essencial para fazer compras, para todos os gostos e bolsos.

COMIDA E VINHO

O Natal na cozinha romana
O Natal é uma oportunidade para passar momentos em família e partilhar os prazeres da mesa. Os almoços e jantares devem ser preparados com cuidado e paixão e, por isso, começamos com vários dias de antecedência. Mas o que encontramos nas mesas dos romanos?

Por último, mas não menos importante: o pangiallo romano
Para quem não conhece, o pangiallo é um triunfo de mel e frutos secos, com um esmalte amarelo a cobrir tudo. Um “pão” dourado e redondo como o sol, para ser dado na esperança de que os longos meses de inverno acabem rapidamente.

Almoço de passagem de ano: histórias, anedotas e receitas da tradição romana
Quando se está em Roma, é preciso fazer como os romanos, principalmente nos momentos em que, como nos feriados, a cidade revela um dos seus aspectos mais cativantes: o excepcional tradição gastronómica. A passagem de ano na Cidade Eterna é um rito extraordinário, quase sagrado, vivido com a jovialidade que sempre caracterizou os romanos.
Comemoramos com um menu dedicado à tradição Capitolina, descobrindo ingredientes, receitas e pratos típicos da mesa festiva, que evocam histórias, lendas e sugestões do passado e têm fama de serem auspiciosos para o novo ano.

Comida Tradicional de Natal em Roma

Não é difícil encontrar restaurantes romanos locais que ofereçam menus especiais durante a temporada de fim de ano. Há uma idéia que na cidade tudo feche no Natal. Isso é realmente falso!

Evite as armadilhas turísticas e vá para os pequenos restaurantes nas ruas menos movimentadas de Roma que servem comida tradicional romana. As diferentes comidas tradicionais italianas de Natal variam dependendo do dia das celebrações. A véspera de Natal tem tudo a ver com o peixe na Itália, enquanto o Dia de Natal tradicionalmente começa com uma sopa de tortellini seguida de carne.

Outros pratos também valem a pena experimentar para um sabor autêntico. Brócolis está em toda parte em Roma durante o inverno e é muito difícil de encontrar fora da estação. Puntarelle é um dos meus prato de vegetais romanos favorito e é sazonal. A chicória, normalmente cortada em fatias finas, vestida como uma salada com azeite e vinagre, e coberta com anchovas.

Mas o que encontramos nas mesas dos romanos? Para quem não conhece, o pangiallo é um triunfo de mel e frutos secos, com um esmalte amarelo a cobrir tudo. Um “pão” dourado e redondo como o sol, para ser dado na esperança de que os longos meses de inverno acabem rapidamente.

Quando se está em Roma, é preciso fazer como os romanos, principalmente nos momentos em que, como nos feriados, a cidade revela um dos seus aspectos mais cativantes: o excepcional tradição gastronómica. A passagem de ano na Cidade Eterna é um rito extraordinário, quase sagrado, vivido com a jovialidade que sempre caracterizou os romanos.

Panetone é onipresente em toda a Itália no Natal, e você encontrará torres de Panetone em caixa em todas as mercearias de Roma. O bolo de frutas italiano redondo macio é sempre um favorito perene.

Restaurantes para ceia e almoço de Natal em Roma

Selecionamos 15 opções de dar água na boca para você, desde os almoços e jantares mais clássicos até experiências gastronômicas inovadoras e extravagantes.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Beverly no Hoxton – Largo Benedetto Marcello, 220 (Parioli) – A comida neste lugar lindo é inspirada no verão, então imagine pratos frescos e inventivos que são brilhantes e saborosos, como salada de frutos do mar com chutney de cebola vermelha ou bacalhau wellington com laranjas amargas. Este elegante restaurante da natureza à mesa cobre você no dia de Natal e até na véspera de Ano Novo, se quiser, por €45 . Beverly também oferece brunch festivo todos os dias de 25 de dezembro a 8 de janeiro de 2023. Menu aqui.

Il MarcheseVia di Ripetta, 162 (centro storico) – Il Marchese oferece um delicioso almoço de Natal este ano, clássico e suculento. Experimente seu cordeiro, tortellini, mas também seu delicado coelho envolto em banha, e as infalíveis, perenes, puntarelle romanas e alcachofras de estilo judaico. Uma garrafa de vinho está incluída, para até 4 paladares – tudo por 90 euros por pessoa. Menu aqui.

Il Terrazo , e Il Giardino – no Hotel Eden – Via Ludovisi, 49 (Veneto) – No Il Giardino Ristorante, vistas hipnotizantes de Roma acompanham sua refeição para experiências gastronômicas como nenhuma outra. Espere comemorar em grande estilo. Na véspera de Natal, ravioli recheado com bottarga de atum (tuna roe) e um turbot em uma crosta de abobrinha esperam por você, entre outros pratos por 150 euros por pessoa, excluindo bebidas (das 19h às 23h, música ao vivo: piano e dupla vocal). No dia de Natal, o clássico cappelletti e costeletas de cordeiro, acompanhados por uma alcachofra envidraçada ou um sofisticado filé de robalo com molho de lula e capim-cidreira, por 145 euros por pessoa (12h30 – 14h30, música ao vivo: piano de jazz e dupla de contrabaixo). Menu aqui.

Hotel Aleph RomaVia di S. Basilio, 15 (Veneto) – No hotel Aleph, este ano, o jantar da véspera de Natal nos coloca entre o céu e o mar no restaurante Sky Blu na cobertura com um menu inteiramente à base de frutos do mar, com zeppola de lagosta, macarrão de frutos do mar e bife de bacalhau, lindamente aprimorado por vegetais e vários molhos e especiarias (€120 por pessoa, bebidas excluídas). 25 de dezembro, começa com o café da manhã especial “Era uma vez”, com a presença do Papai Noel, e continuará com chá, scones e bolos coloridos à tarde.

JacopaVia Jacopa de’ Settesoli, 7 (Trastevere) – O próximo da nossa lista dos melhores restaurantes abertos para a festa de Natal em Roma é Jacopa. Este elegante restaurante localizado no coração de Trastevere está convidando os hóspedes a se juntarem a eles para um almoço tradicional de Natal com incríveis itens básicos italianos como tortelli cacio e pepe al guanciale ou cordeiro assado, purê de batatas com trufas e avelãs 

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Roma Cavalieri/Waldorf AstoriaVia Alberto Cadlolo, 101 (Monte Mario) – Se você está procurando luxo nesta temporada de férias, não procure mais. O Rome Cavalieri está animado para receber seus hóspedes, oferecendo vários locais e menus espetaculares. No Restaurante Uliveto, o Chef Fabio Boschero no Jantar de Véspera de Natal, e no Natal oferece opções requintadas entre pratos tradicionais. Confira também suas ofertas para o NYE, 1 e 6 de janeiro. Veja aqui.

Frezza – Via della Freazza, 64 (Centro storico) – Para o dia de Natal, Frezza, o novo restaurante recentemente inaugurado pelo ator Claudio Amendola no centro de Roma, oferece um menu projetado pelo chef Davide Cianetti, dedicado à autêntica tradição romana e local de Natal. Um cartoccio de legumes fritos, cannelloni de carne, ricota e ravioli de espinafre com molho de tomate e manjericão e cordeiro assado com batatas estão entre as principais opções e, para terminar, panetone e torone não podem faltar! Mergulhe totalmente na tradição romana do Natal.

Terrazza Les Etoiles – Via Benedetta, 10 (Trastevere) – Para o jantar da véspera de Natal e o almoço do dia de Natal, a Terrazza Les Etoiles propõe novas criações do Chef Anzidei, além de seu menu à la carte. Espere carpaccio de amberjack marinado com romã e mini navettes agridoces, juntamente com fusillone caseiro, ostra e caviar no jantar da véspera de Natal. Carne Sashi, parmesão crocante e ovo de codorna, juntamente com cappelletti tradicional com trufa preta fina no dia de Natal. Menu aqui.

Casa Coppelle – Piazza delle Coppelle, 49 – A Casa Coppelle está se preparando para os feriados, começando com o jantar da véspera de Natal em 24 de dezembro e excepcionalmente aberto para o almoço em 25 e 26 de dezembro. Para a ocasião, um menu à la carte projetado pelo Chef Executivo Gabriele Cordaro e pelo Gerente de Restaurante Francesco Bertolini. Menu aqui.

Aqualunae – Piazza dei Quiriti, 20 (Prati) – Aqualunae se destaca como uma realidade única. Eles misturam a comida regional italiana com a culinária internacional, encontrando a harmonia perfeita. Este ano, você não vai querer perder  a Cappesante, caviale di agrumi, chips di patate Viola e bisque na véspera de Natal ou o Tortelli in brodo di cappone, tartufo, spuma di mortadella e pistacchio no almoço de Natal. Ambos os menus custam 80 € por pessoa (emparelhamentos de vinhos disponíveis por mais € 34). Se você prefere passar a véspera de Natal ou o almoço de Natal com o pessoal da Aqualunae, você está em uma experiência requintada, sem dúvida

Osteria Fratelli Mori – Via dei Conciatori, 10 (Ostiense) – Outro dos nossos favoritos é esta jóia escondida em Ostiense. Criado para aqueles que amam a boa cozinha romana autêntica e procuram refeições amigáveis à carteira. Nesta temporada de férias, eles estão oferecendo um almoço de Natal de preço fixo por 69 € por pessoa, que inclui antipasto, um primeiro e segundo pratos, bem como uma sobremesa feita à mão pela confeiteira Nonna Giuliana. Confie em nós, você voltará, se não apenas por sua famosa Ricotta Di Ambrogio. Menu aqui.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Hosteria Grappolo D’oro – Piazza della Cancelleria, 80 (Campo de’ Fiori) – A tradição romana reina durante a temporada de férias na Hosteria Grappolo D’oro. Atraente os convidados com pratos como brócolis e sopa de arzilla e fettuccine de choco com alcachofras crocantes na véspera de Natal e tortellini em caldo de capon ou o flan de alcachofra com queijo pecorino e hortelã fresca no dia de Natal. Temos certeza de que este é um lugar que você ficará feliz por ter escolhido. Confira seus menus a partir de apenas € 70 por pessoa. Menu 

Restaurante Acquolina – Via del Vantaggio, 14 (Popolo) – O restaurante Acquolina dentro do The First Roma, que acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin, está se preparando para as férias. Para aqueles que querem passar a véspera de Natal sob a bandeira da alta cozinha, o cardápio do chef Daniele Lippi pode ser para você. No menu: tainha vermelha, tangerina, fígado de pato; lagosta, abóbora, feijão tonka; macarrão Tortelli recheado com amberjack, limão, caviar; macarrão Spaghettoni, grão de bico, lagosta, alecrim; John Dory, ostra, boragem; cassis de castanha, chocolate branco. Menu aqui.

Cuoco e Camicia – Via di Monte Polacco, 2/4 (Monti) – Esta jóia em Monti é um daqueles lugares que atinge o ponto todas as vezes. Isso é definitivamente graças ao Chef Riccardo Loreni, que se dedica à perfeição de cada prato que sai de sua cozinha. Este ano, ele planejou um jantar requintado na véspera de Natal. Ostras e champanhe são seguidos por sashimi de atum, caviar de salmão, pela mais clássica tagliolini com amêijoas e bottarga (roe), um pregado terroso, acompanhado por cogumelos cardoncelli e trufas, e um final delicioso e delicioso com chocolate, caramelo, tangerina e pipoca (o cardápio custa 95 euros cada, sem bebidas). Menu aqui.

Borgo della mistica – Viale Marisa Bellisario, 300 (Torre Angela) – No Borgo della Mistica, o Natal é tradicional, animador e acolhedor. Uma atmosfera aconchegante e um almoço com os clássicos: salada de carne cozida, giardiniera e maionese de rábano; alcachofra alla giudia; bacalhau com crumble de queijo pecorino; tortellini tradicional; bochecha de carne assada, batata-doce e cebolinha…. E uma mousse de chocolate, avelãs e tangerina

Natal em Baja Roma – Baja | Lungotevere Arnaldo da Brescia (Popolo) – Comemore a época mais maravilhosa do ano mimando-se com um sugestivo almoço de Natal a bordo de um antigo barco atracado às margens do Tibre . No coração de Roma , com as pessoas que você ama, Baja lhe garante um momento de bom gosto e relaxamento , que nesta época do ano se torna ainda mais especial pelo encanto do clima natalino ! Descubra o menu de Natal pensado para você pelos chefs da Baja: Menu de almoço de Natal 2023 (ita/eng)

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Eventos de Ano Novo em Roma

Se você estender suas férias até a véspera de Ano Novo, Roma não vai decepcionar em termos de entretenimento! A tradição na Itália é ter um jantar especial de Ano Novo chamado cenone. Por esse motivo, muitos restaurantes oferecerão menus e tarifas especiais. É melhor ligar e reservar sua experiência culinária favorita com antecedência.

Gratuito, nas praças da cidade

Depois do jantar e de algumas bebidas, os romanos geralmente saem para assistir fogos de artifício à meia-noite. Os principais lugares para ver fogos de artifício (a partir da meia-noite) estão no Pincio acima da Piazza del Popolo, nas praças principais, em pontes ou no topo de uma das colinas de Roma.

Música e dança ao vivo ao ar livre podem ser encontradas em vários lugares de Roma, começando por volta das 20h ou 21h e durando até depois da meia-noite. Os principais pontos para ir são geralmente o Circo Maximus, Piazza del Popolo e a via dei Fori Imperiali, a rua que corre pelo Fórum Romano até o Coliseu.

 Um concerto de música clássica geralmente é realizado na praça do Quirinale às 23h e vários teatros têm sinfonias ou ópera. Até o presente momento o Comune de Roma não divulgou os artistas deste local.

Nas praças mais bonitas, na noite mais longa do ano, fluxos de pessoas se reúnem para comemorar juntos enquanto ouvem e se movimentam ao vivo em concertos de música e outras apresentações. Roma não é exceção, é claro, e o evento deste ano é um  mega concerto  que começa às  21h30  com  Blanco, Lazza e Francesca Michielin , seguido por um  DJ  da rádio local Dimensione Suono Roma. O evento acontecerá no Circo Massimo e será totalmente gratuito.

O evento é pensado para o público mais jovem, mas quem tem vontade de passar uma noite ao ar livre pode desfrutar de música ao vivo e dançar num local tão maravilhoso como este! 

Após o brinde da meia-noite, a festa continuará com DJ especial set da Dimensione Suono Roma, emissora da rede RDS, para continuar dançando e se divertindo. O concerto será transmitido ao vivo pela rádio.

Para o evento, a Roma Capitale reforçou o transporte público : no dia 31 de dezembro os autocarros e eléctricos funcionarão até às 21h00 e o metro permanecerá aberto até às 2h30 do dia 1 de Janeiro de 2024, assim como as 11 linhas de autocarros que chegam ao metro. Os ônibus noturnos nMA, nMB, nMB1, nMC, nME circularão até as 8h do dia 1º de janeiro, quando toda a rede de ônibus, bondes e metrô entrará em serviço.

Teatros:

O quebra-nozes –  Teatro da Ópera | Praça Beniamino Gigli, 1 (Esquilino) – 21 a 31 de dezembro | os preços variam

Festival Gospel de Roma: Kaylah Harvey e The Bronx Black Kayes –  Auditório Parque da Música | Viale Pietro de Coubertin, 30 (Parioli) – 22h |taxa de entrada a partir de 40€

Os Três Tenores em concerto em Roma – Duas noites únicas chegarão ao Teatro Flaiano de Roma em 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024 com os Três Tenores que cantarão as mais belas canções de Natal e árias de ópera em um cenário evocativo.Comemore a passagem de ano com música com os Três Tenores de Ópera e Letra Vincenzo Tremante, Emil Alekperov e Carlo Putelli , vindos dos teatros mais importantes de Roma e aqui acompanhados por um quarteto de cordas e piano. Um programa que oferece árias de ópera, mas também os típicos Walters de Strauss, imperdíveis nestas noites festivas. Canções natalinas e momentos de boa música para uma noite de pura celebração e magia. Horário: 21h00 – 23h00 – Teatro Flaiano – Via di Santo Stefano del Cacco, 15 – Roma – Preço a partir de €90,61

Pensando em onde passar o Reveillon numa boa festa, temos algumas opções abaixo. Lembrando que a maioria dos restaurantes indicados para a ceia de Natal acima, possuem opções para o jantar do dia 31, portanto verifique na lista acima também.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Réveillon no The Hoxton Hotel, Roma – Largo Benedetto Marcello, 220 (Parioli) – a partir das 20h30 |gran soirée 180€ – festa 60€

Tiziano Terrace by Monti View Rooftop & Cocktail Bar –  Monti Palace Hotel | Via Cavour, 185 (Monti) das 17h às 2h |taxa de entrada: aperitivo 35€, menus pós-jantar 150€, aperitivo + menus pós-jantar 170€. Crianças menores de 12 anos: 35€ para aperitivo, 100€ para menus pós-jantar

Tiziano Terrace by Monti View Rooftop & Cocktail Bar

Terraço Flora na cobertura do Hotel Marriott – partir das 20h30 |Preço: 300€ vinhos incluídos – – menu

Restaurante Les Etoiles | Via Giovanni Vitelleschi, 34 (Prati) – A partir das 21h | € 470 para o gala dinner; €220 light dinner – e €545 para gala dinner front view – reserva necessária

Restaurante Les Etoiles

Il MarcheseVia di Ripetta, 162 (centro storico) – de 220 a 90 euros por pessoa. Menu aqui.

Il Terrazo , e Il Giardino – no Hotel Eden – Via Ludovisi, 49 (Veneto) – No Il Giardino Ristorante, vistas hipnotizantes de Roma acompanham sua refeição para experiências gastronômicas como nenhuma outra. Espere comemorar em grande estilo.. Menu aqui.

Roma Cavalieri/Waldorf Astoria – Via Alberto Cadlolo, 101 (Monte Mario) – Se você está procurando luxo nesta temporada de férias, não procure mais. O Rome Cavalieri está animado para receber seus hóspedes, oferecendo vários locais e menus espetaculares. No Restaurante Uliveto, o Chef Fabio Boschero. Festa de Ano Novo com performance e rico jantar. Veja aqui.

Casa Coppelle – Piazza delle Coppelle, 49 – Para a ocasião, um menu  projetado pelo Chef Executivo Gabriele Cordaro e pelo Gerente de Restaurante Francesco Bertolini. Menu aqui.  190 por pessoa com musica ao vivo e Dj

Aqualunae – Piazza dei Quiriti, 20 (Prati) – Aqualunae se destaca como uma realidade única. Eles misturam a comida regional italiana com a culinária internacional, encontrando a harmonia perfeita. Menu – 120 euros por pessoa

Restaurante Acquolina – Via del Vantaggio, 14 (Popolo) – O restaurante Acquolina dentro do The First Roma, que acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin, está se preparando para as férias.Menu – 600 euros por pessoa

Cuoco e Camicia  –Via di Monte Polacco, 2/4 (Monti) – Esta jóia em Monti é um daqueles lugares que atinge o ponto todas as vezes. Isso é definitivamente graças ao Chef Riccardo Loreni, que se dedica à perfeição de cada prato que sai de sua cozinha. 150 euros por pessoa Menu

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Jantar de Ano Novo Shari Vari Club | Via di Torre Argentina, 78 (Centro Storico) – com 4 opções:

  • JANTAR + DISCOTECA – JANTAR VIP a partir das 20h30 – Sala Mila e Sala Champagnerie
    250€ por pessoa com brinde à meia-noite com champanhe Moet Chandon
  • JANTAR DE GALA a partir das 20h30 – Sala Mila e Sala Champagnerie
    180€ por pessoa com brinde à meia-noite
  • JANTAR BUFFET com brinde à meia-noite + bebidas a partir das 20h30 – Quarto Barroco e Suíte Negra
    80€ por pessoa até às 23h45 e 1 bebida
  • DEPOIS DO JANTAR COM MESAS RESERVADAS – a partir das 23h30:
    • PRIVEE PLATINA – Quarto Barroco e Suíte Superior Negra – 100€ por pessoa (mesa para mínimo 10 pessoas)
    • PRIVÉE GOLD – Quarto Silêncio e Quarto Suíte Preto – 80€ por pessoa (mesa para mínimo 10 pessoas)
    • PRIVEE PRATA – Sala de champanhe – 60€ por pessoa (mesa para mínimo 10 pessoas)
    • ACOMPANHAR:
      • ENTRADA DISCO GOLD – A partir das 23h30 com brinde + bebida -50€ por pessoa com 1 bebida
      • ENTRADA DISCO PRATA – Depois da meia-noite – 40€ por pessoa com 1 bebida

Capodanno 2024 em Baja Roma – Baja | Lungotevere Arnaldo da Brescia (Popolo) – Uma  noite com tudo incluído , a partir das 20h00 do dia 31 de Dezembro até altas horas da noite:  um menu requintado de cozinha contemporânea, acompanhado por vinhos e bolhas de grande qualidade e acompanhado pelo versátil e eclético DJ set da Ubi  para aquecer a pista de dança, com o já tradicional  fogos de artifício no cais  para saudar a chegada do ano novo. Tudo imerso na atmosfera requintada de um barco embalado pelo Tibre e rodeado pela beleza irresistível do centro de Roma. – a partir das 20h30 | menu

Festa exclusiva no The Speakeasy – The Race Club Speakeasy | Via Labicana, 52 (Colosseum) – Acesse esta festa exclusiva de NYE em Roma (limitada a apenas 35 pessoas) com uma senha secreta que somente os convidados receberão. A noite começa com um delicioso jantar buffet a partir das 20h30  acompanhado de música Electro Swing! Na verdade, se você gosta da vibe dos anos 20, definitivamente vista-se bem! Um  open bar  com prosecco e um open bar com coquetéis clássicos , além da lista exclusiva do Race Club Roma esperam por você a noite toda! À meia-noite, tome uma taça de champanhe e brinde ao Ano Novo com os seus amigos ou parceiro e abrace o Ano Novo com algumas sobremesas sazonais.  Saia do The Race Club para desfrutar de uma vista de primeira classe do Coliseu iluminado pelos  fogos de artifício da véspera de Ano Novo da Cidade Eterna à meia-noite!! 200€ até 11.12 –  250€ a partir de 12.12 – link

NYE no Alexander Platz Jazz Club -Alexander Platz Jazz Club | Via Ostia, 9 (Vaticano) – o jantar começa às 21h30 (o concerto começa às 23h) | Preço: não divulgado

EVENTO do Palazzo dei Congressi NYE – Palazzo dei Congressi | Piazza J.Kennedy, 1 (EUR) – a partir das 22h | preço varia – No dia 31 de dezembro de 2023, no âmbito do Cosmo Rome Electronic Festival, o ambiente será repleto de emoção no prestigiado recinto do PALAZZO DEI CONGRESSi em ROMA, por ocasião da sua sétima edição. Este evento, dedicado aos sons eletrónicos, techno e hard techno, propõe-se como uma experiência de vanguarda, tanto do ponto de vista musical, como tecnológico e mental. Com o objetivo de oferecer aos fãs um início e um final de ano internacional, o festival reunirá alguns dos mais importantes artistas da cena eletrônica. No dia 1º de janeiro de 2024, a celebração continuará em locais históricos da EUR, próximo ao PALAZZO DEI CONGRESSI, dentro do SPAZIO900, ROOM26 e PLUSROOM. Neste dia especial, celebraremos o amanhecer do novo ano imersos na música eletrónica, sob o sol radiante do EUR. Os artistas mais aclamados dos gêneros Techno, Hard Techno, Psytrance e Gabber irão acompanhá-lo em uma experiência multiplex que marcará seu primeiro dia do ano no cenário musical.

Ano Novo Eden Experience Roma –  Piazzale dello Stadio Olimpico, 5 – Roma – No último ano vamos nos concentrar na qualidade. Na sala central haverá um “Jantar Show” seguido de um DJ set Comercial/Happy. Nas outras duas salas do local (“Grey e “Garden”) durante o jantar haverá animação dos Eden DJs para um jantar cheio de diversão e descontração. Roupas bonitas e alinhadas com a elegância do local são apreciadas.  Número de eventos estritamente limitado, o acesso só é possível com pré-venda. A estrutura dispõe de estacionamento externo conveniente adjacente às instalações. 20h30 Entrada para Jantar de Gala  – 22h Início Jantar Show – Contagem regressiva de boas-vindas à meia-noite 2024 – 00h01 Festa de início – Preços de 1000 a 100 euros.

Capodanno 2024 Eden in Villa – No esplêndido cenário de VILLA CASSIA, a poucos passos da Piazza Dei Giuochi delfici, será realizada a festa de Réveillon mais exclusiva da capital: EDEN in VILLA. O chef do Éden: irá deliciar os hóspedes da vila com um cardápio requintado digno da beleza dos salões do local. A atenção aos detalhes e o saber entreter são as marcas da Eden Experience, que se encarregará da organização deste tão aguardado evento de passagem de ano. de 1500 a mesa a 50 euros por pessoa

Capodanno Boscolo Circo Massimo 2024 – Via dei Cerchi, 87 – Roma – Jantar de gala, show w dj set – Em Roma, a poucos passos do Coliseu   , situa-se a nossa localização, um edifício histórico, estruturado em dois grandes salões, um foyer e um terraço exclusivo com vista direta para o Circus Maximus . Este edifício histórico, no coração da Roma Antiga, está à sua disposição para se tornar o teatro da sua passagem de ano : a festa que você sempre imaginou, mas nunca ousou pedir. De 50 a 170 euros por pessoa

2024 Hotel Cristoforo Colombo –  Via Cristoforo Colombo, 710 – Dinner show – live dj – Celebrar a chegada do novo ano num local como o Hotel Cristoforo Colombo é celebrar num ambiente ao mesmo tempo glamoroso e acolhedor. O Hotel Cristoforo Colombo, localizado no coração do bairro Eur, oferece a possibilidade de escolher entre diferentes fórmulas em função das diferentes necessidades e exigências. Basta reservar a passagem de ano no Hotel Cristoforo Colombo e escolher entre jantar servido, buffet ou entrada depois do jantar.De 45 a 545 euros

Capodanno Palazzo Brancaccio: New Year Eve – Via Merulana, 248 – Uma noite especial no Palazzo Brancaccio, residência histórica no Colle Oppio, para uma passagem de ano incomparável. Uma noite rodeada pelo encanto histórico de um edifício do final do século XIX, acompanhado por voz, instrumentos e grupo de dança para um verdadeiro espetáculo ao vivo e animação de fim de ano! Jantar de Gala para um número limitado de pessoas em 2500 m2 num local deslumbrante, rico em arte e cultura, capaz de surpreender e encantar os seus convidados. Lounge Bar depois da meia-noite com lista de bebidas padrão e superior não incluídas Código de vestimenta: noite elegante

Capodanno 2024 Salone delle Fontane – Via Ciro il Grande 10/12  – O Jantar de Gala terá o formato “Jantar de História Musical”, uma viagem multissensorial que combina o gosto culinário com a riqueza dos sons que definiram a nossa experiência musical. Emoções interpretadas pela envolvente BAND Frankie & Canthina Band vão acompanhar a noite até ao novo ano. A Festa continua com uma homenagem à Hit Mania dos anos 70, 80, 90 até aos dias de hoje. Dois dos DJs mais importantes da cena romana, Double Fab e Riccardo Lodi, vão garantir diversão garantida. O media partner “Ram Power” irá enriquecer o evento com uma seleção musical explosiva! Uma viagem envolvente pela história do Hit Mania da música Disco dos anos 70 aos anos 2000. O “Music Story Dinner” e a homenagem ao Hit Mania são a certeza para a sua noite de passagem de ano de 2024. Reserve já e prepare-se para uma noite de celebração e lembranças inesquecíveis! De 230 a 30 euros por pessoa

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Capodanno 2024 Casa 900 – Piazza Guglielmo Marconi, 32 – A Passagem de Ano Casa 900 é um ‘jantar show’, no coração do bairro Eur, em Roma. A poucos passos do Obelisco ergue-se um restaurante moderno e multifuncional semelhante aos restaurantes ‘open space’ de Nova Iorque. Dois pisos dedicados à restauração e animação, num ambiente informal mas trendy onde o futuro e a tradição se encontram para dar vida a uma nova realidade gastronómica. A passagem de ano na Casa 900 inclui jantar com menu completo (adultos e crianças) com curadoria dos chefs do restaurante. Há também um menu vegetariano. Na mesa os melhores pratos da cozinha mediterrânica revisitados com criatividade e imaginação. Início do jantar às 20h30. Água e vinho à mesa. Prato de cotechino e lentilhas de boa sorte para todos os convidados. Bolhas à meia-noite. De 125 a 90 euros-

Capodanno Ristorante Piano Terra by Mercure Hotel Roma Centro – Via Agostino Depretis, 100 – Il ristorante Piano Terra, è il luogo dove gusto e qualità incontrano i nostri ospiti. La nostra cucina con un’attenta selezione delle materie prime vi aspetta per trascorrere un fantastico cenone di San Silvestro in una location prestigiosa nel cuore di Roma. Il ristorante si trova presso il nuovissimo “Hotel Mercure Roma Centro Termini” tra Via Nazionale e Via Cavour nel quartiere Monti, poco distante dalla stazione di Termini. Questo raffinato ed antico edificio racchiude degli interni estremamente moderni perfetti per la massima confortevolezza mentre si festeggia il Capodanno a Roma in pieno centro storico. All’ interno di questo fantastico albergo potrai gustare un ottimo Cenone, preparato a puntino per l’occasione , brindare al nuovo anno con intrattenimento con DjSet. DE 110 a 55 euros por pessoa

Capodanno 2024 Exe: New Year’s Eve – Viale della Civiltà Romana, 1 – O grande jantar será organizado pelos nossos Chefs, você terá a oportunidade de jantar e saborear os pratos habilmente preparados enquanto ouve a música ao vivo do maestro Jimmy Ingrassia. Depois do jantar, um DJ selvagem prepara-se para celebrar a chegada do novo ano de uma forma despreocupada. Ideal para passar uma passagem de ano verdadeiramente inesquecível com jantar servido + One Man Show + DJ set. EXE: há um coração que bate no coração de Eur. De 140 a 29 euros

Capodanno Profumo – Via di Villa Lauchli, 1 – Roma – Situado na zona do Corso Francia, o Restaurante Profumo oferece a possibilidade de jantar no interior dos seus quartos mobilados. com cuidado e design elegante, ao mesmo tempo que dá a possibilidade de entrar depois do jantar ou logo após a meia-noite. Dependendo das suas necessidades você pode escolher a fórmula mais adequada; em todos os casos a diversão é garantida. DJ DA SALA PRINCIPAL : Roberto Quattrino – DJ DA SALA SECRETA : Manuferz – NO PIANO : Alessandro Gallozzi – De 210 a 50 euros.

Capodanno Jolie Roma – Via Velletri, 13 – Roma – É um espaço moderno, de estilo glamoroso e de fácil acesso, que lhe permitirá passar a passagem de ano com um farto buffet e DJ sets a noite toda, dançando ao som dos sucessos do ano passado. Você está pronto para se divertir? Reserve seu ingresso on-line. De 150 a 80 euros

Capodanno a Casina Valadier – Piazza Bucarest – Roma – A passagem de ano na Casina Valadier será iluminada por fogos de artifício e sua vista deslumbrante proporcionará o show mais bonito de Roma. Você viverá uma experiência única saboreando as delícias culinárias preparadas pelo nosso chef, acompanhadas de excelentes vinhos e brindes à meia-noite. Animação de pianobar do Maestro Bernardo Monti, seguida de DJ set com músicas comerciais e sucessos da atualidade às 00h00. De 300 a 50 euros

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

O que fazer no dia 1 de janeiro

1o de janeiro é um feriado católico chamado Solene de Maria. Neste dia, você pode participar do Angelus ao meio-dia em St. Praça de Pedro. A maioria das lojas, restaurantes e locais estará fechada no dia de Ano Novo. No entanto, há algumas apresentações musicais que você poderá assistir.

Confira o site oficial de turismo de Roma para obter as informações mais atualizadas sobre seus planos de véspera de Ano Novo.

Luzes, decorações, presentes, doces e uma pitada de magia: esta é a atmosfera de conto de fadas do Natal em Roma, uma cidade única tornada ainda mais irresistível por seus majestosos abetos festivamente decorados e iluminações cintilantes!

Toda a cidade continua a ganhar vida com presépios, shows de luzes e instalações inovadoras.

Desfile de Roma 2024 – 1 de janeiro de 2023 às 15h30 -Artistas italianos e bandas marciais americanas se reúnem às 15h na Piazza del Popolo para celebrar o primeiro dia do ano com um grande desfile musical. Parada de Roma é o grande evento gratuito que conta com numerosos artistas de bandas de ensino médio americanas , grupos folclóricos italianos  e majorettes se apresentando no coração do Tridente, começando na Piazza del Popolo e continuando até Via del Corso, Via Tomacelli, Via dei Condotti, Piazza di Spagna e Via del Babuino. Acompanhando o longo cortejo artístico estão os modelos mais característicos das Vespa Side Car Tours e os Megaflatable Balloons , balões infláveis ​​mega-artísticos que, além do tradicional Desfile de Roma, Senador e Centurião, apresentam dois novos personagens : a majorette Marie e o vigile Trevor the Triangle.

Tosca – opera – Auditorium Parco della Musica Ennio Morricone – 1 de janeiro de 2024 – Um ano na música para celebrar um percurso artístico que começou há exatos 30 anos. Tosca regressa ao Auditório Parco della Musica Ennio Morricone, como artista residente da Fondazione Musica per Roma, com uma série de eventos de janeiro a outubro de 2024, todos diferentes e exclusivos, começando com “Unico”, um concerto em três atos que concentra alguns excertos de três espectáculos num único (precisamente) evento: “Romana”, “Sto core mio”, “Morabeza”, três capítulos que fazem parte da sua história artística e dos quais irá propor o que há de melhor para criar um único – irrepetível – ótima festa.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E ANO NOVO ? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

MOBILIDADE E TRANSPORTE

Plano de mobilidade de Roma para as férias de Natal
De 7 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 – Muitas notícias e incentivos para a mobilidade para as próximas férias com o aprimoramento do transporte público, operação do Trident e do Centro Histórico Ztl, vouchers de viagem de Roma para táxis e Ncc e descontos para serviços integrados, durante as festividades de Natal.

Esta seção é continuamente atualizada

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

4 comentários em “Festas de Fim de Ano em Roma: o que fazer, onde ir e o que comer no Natal e Ano Novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *