Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Festas de Fim de Ano em Roma: o que fazer, onde ir e o que comer no Natal e Reveillon

As Festas de Fim de Ano em Roma tem tudo a ver com shows de luz, tradições religiosas e compras. A Cidade Eterna é a melhor cidade para experimentar aquele toque festivo italiano. Afinal, Roma é uma cidade importante para a fé cristã, então o Natal é um momento icônico para visitar a cidade. Se você quiser “fazer como os romanos”, listamos tudo o que você precisa saber para passar o Natal e Reveillon em Roma.

Primeiramente, indico você ler os seguintes textos:

Índice:

Como passar o Natal em Roma

Roma é uma cidade importante para a fé cristã, então faz sentido que você esteja interessado em passar esta época especial do ano na capital italiana. Uma cidade de tirar o fôlego para visitar em qualquer época do ano, mas no Natal Roma tem um elemento mágico particular que coloca a cidade em um nível totalmente novo.

A Cidade Eterna se torna um refúgio encantador com ruas alinhadas com luzes e decorações que adornam todos os principais locais. Os restaurantes são decorados e cheios de moradores locais que procuram entrar no clima festivo. Presépios e árvores de Natal também podem ser encontrados em toda a cidade.

Você pode, no entanto, estar se perguntando o que há para fazer no Natal e Revveillon em Roma e a melhor forma de aproveitá-lo. Neste guia, descubra tudo o que você precisa saber sobre como passar um Natal maravilhoso em Roma.

Como é Roma no Natal?

A semana que antecede o Natal será mais tranquila, com menos turistas na cidade. Eu diria que as coisas realmente começam a melhorar de 26 de dezembro até o Ano Novo. Isso faz sentido porque muitos turistas aproveitarão o Natal com suas famílias em suas cidades de origem em todo o mundo e depois se aventurarão na Cidade Eterna para o Ano Novo.

Então, surpreendentemente na véspera de Natal e o dia de Natal, você não encontrará tantas pessoas quanto verá apenas alguns dias depois. A partir do dia 26, as multidões realmente começam a aumentar e, é claro, culminam durante o Ano Novo.

Mas o ambiente em Roma é mágico. Você encontrará árvores de Natal iluminadas em todas as principais praças, mercados de Natal e belos presépios em exibição. O clima também está mais ameno do que você pensa, embora você definitivamente precise de uma jaqueta.

Eventos de Natal em Roma

A missa da véspera de Natal no Vaticano é o lugar mais popular para os cristãos. Se você quiser reservar um assento dentro de  Basílica de São Pedro, você deve reservar com bastante antecedência. Esses ingressos são muito difíceis de encontrar. No entanto, você poderá se sentar (ou ficar) com pessoas de todo o mundo se reunindo para assistir ao papa.

Você também pode voltar para Basílica de São Pedro no dia de Natal ao meio-dia, quando o papa faz seu discurso Urbi et Orbi no dia de Natal e abençoa a multidão. Ele só faz isso no Natal e na Páscoa, então espere grandes multidões. Procurando menos pessoas? Dirija-se à Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas mais antigas de Roma.

Uma árvore de Natal gigante acompanha o enorme presépio em frente a São Pedro. Ambos estão no meio da Praça de São Pedro, e estão disponíveis para visualização pública sem segurança. Para ver a árvore se iluminar, chegue a Praça de Pedro antes do pôr do sol para garantir um ponto de visualização. A árvore é iluminada logo após o pôr do sol.

Árvores de Natal

Árvore de Natal na piazza Venezia e iluminações na via del Corso

Até 8 de janeiro de 2023 – Este ano, as festividades em Roma são inspiradas na paz e na economia de energia. Os 1.400 metros de luzes na Via del Corso são dedicados precisamente ao tema universal da paz. As cordas de luzes criam o efeito de um céu estrelado, aberto e fechado por duas pinturas artísticas sobre paz localizadas na Piazza Venezia e na Piazza del Popolo, que retratam uma pomba que dá a letra “A” à palavra “Paz”. Por outro lado, a árvore na Piazza Venezia é alimentada pela primeira vez por um sistema fotovoltaico instalado na praça, o que possibilita reduzir o consumo de energia da iluminação em um momento histórico caracterizado pela necessidade de adotar comportamentos virtuosos no uso do recurso.

Pedale conosco e ilumine o Natal. A árvore de Natal na Piazza del Campidoglio

Até 8 de janeiro de 2023 – Sustentabilidade e economia de energia são a base da mensagem transmitida pela árvore de Natal, que este ano retorna para iluminar a Piazza del Campidoglio. Mas com uma peculiaridade: você pode ajudar a fazer a estrela brilhar pedalando em uma bicicleta/gerador que permanece ao pé da árvore de Natal durante todo o período das férias. As seis bicicletas na praça fornecem a energia necessária para sua iluminação. A árvore é uma “Abies Nordmanniana” e tem mais de 6 metros de altura. Fica no lado direito da praça em frente ao Cordonata para a ocasião.

Árvore de Natal na Piazza di Spagna e iluminações na Via dei Condotti

Até 8 de janeiro de 2023 – Uma nova temporada de luzes e beleza brilha na área mais bonita do mundo. Pelo sexto ano consecutivo, a Maison Bvlgari acende as luzes de Natal, que, coloridas em amarelo, dourado e azul, reproduzem o perfil do limiar de entrada da boutique histórica na famosa rua comercial de luxo. Pelo terceiro ano, no entanto, a marca icônica ilumina a árvore na Piazza di Spagna com estrelas esplêndidas. Com especial atenção à sustentabilidade ambiental, brilha graças a 47.500 microlâmpadas LED que consomem 90% menos do que os sistemas tradicionais. Em conformidade com as diretrizes mais recentes sobre economia de energia, as luzes e a árvore permanecerão acesas das 17h às 22h.

A árvore de Natal e o presépio na Praça de São Pedro

Até 8 de janeiro de 2023 – Um abeto branco a cerca de 30 metros de altura de Rosello, uma pequena vila de montanha medieval na província de Chieti, fica no centro do símbolo quadrado romano do cristianismo. Forma o pano de fundo para o esplêndido presépio – de Sutrio em Friuli Venezia Giulia – e suas grandes figuras esculpidas em madeira de larício. Nos últimos dois anos, onze artistas de madeira se dedicaram a esculpir a natividade evocativa disposta em uma área de 116 metros quadrados com 18 estátuas iluminadas por 50 pontos de luz e a cúpula do hemisfério, que atua como uma gruta, toca uma altura de 7 metros.

Árvore de Natal na Piazza San Lorenzo em Lucina

Até 8 de janeiro de 2023 – Uma evocativa árvore de Natal vermelha fica no coração de Roma. Adornada com luzes LED de baixo consumo, a instalação é feita de material totalmente reciclado, neste caso de processamento de aço, e colorida com tinta vermelha.

A árvore de reciclagem no Bioparco

Até 8 de janeiro de 2023 – Este ano, o Natal celebra o meio ambiente com uma árvore excepcional: uma instalação autêntica feita exclusivamente de resíduos, principalmente plásticos. O trabalho tem 7 metros de altura, feito de 2.500 garrafas plásticas recuperadas de atividades comerciais, casas particulares e visitantes do Bioparco. Cada garrafa é trabalhada e fixada a uma estrutura de ferro recuperada da fabricação de restos. As decorações, sempre feitas pela reciclagem de resíduos com resíduos plásticos, industriais, de construção e artesanais, reproduzem alguns convidados do parque, como as espécies animais mais afetadas pelo impacto do plástico no meio ambiente: pinguins, leões marinhos e tartarugas. Entrada gratuita do Largo Vittorio Gassman

Presépios

Poucas coisas descrevem a Itália no Natal melhor do que presépios ou presepi. Diz-se que em 1223, São Francisco de Assis criou o primeiro presépio e, desde então, a tradição permaneceu forte.  Como a maioria da população era analfabeta durante esse período, ele foi autorizado pelo Papa a construir fisicamente a história do nascimento de Jesus com adereços inteligentes.

São Francisco incluiu os elementos de todas as histórias do evangelho e usou animais vivos para construir sua manjedoura em uma caverna a cerca de 100 km ao norte de Roma. Essa narrativa criativa ajudou as pessoas locais a se conectarem com a história da Natividade e a mensagem de Natal de maneira vívida. Até milagres foram associados à primeira cena de manjedoura construída por São Francisco.

Para entender melhor o nascimento de Cristo, a manjedoura está em uma área que os italianos locais reconheceriam em vez de Belem tradicional. Cerca de 800 anos depois, essas ferramentas de ensino sobre o primeiro Natal podem ser vistas em toda Roma. Eles são frequentemente colocados nas praças e nas igrejas na Itália, assim como São Francisco fez.

Você verá presépios em todas as igrejas durante os feriados, bem como a maioria das vitrines de lojas e padarias. Para uma exibição impressionante em tamanho real, vá para Praça de São Pedro ao lado da árvore de Natal.

Os presépios de San Gregorio Armeno no Parco Da Vinci

Via G. Montanari snc – Fiumicino – Até 8 de janeiro de 2023 – O famoso parque comercial abriga os presépios de San Gregorio Armeno feitos pelas famílias históricas de artesãos napolitanos. A exposição está espalhada por uma área de 2000 metros quadrados e se reproduz fiel e completamente através de San Gregorio Armeno, a famosa “Via dei Presepi” de Nápoles. A exposição é todos os dias das 10h às 20h e, excepcionalmente, no dia de Natal, das 16h às 20h.

Distrito do Papai Noel – Santa Claus District

Distrito de San Paolo, 48 Via Alessandro Severo – De 3 a 24 de dezembro de 2022 – Dentro do Distrito de Papai Noel, você pode admirar uma exposição temporária de presépios artísticos com curadoria da A.I.A.P. – Associazione Italiana Amici del Presepio.

100 presépios no Vaticano 2022

Colunata da Praça de São Pedro – De 4 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 – Mais uma vez, as luzes iluminam a Natividade na 5a edição da Exposição Internacional 100 Presepi no Vaticano. Os berços, executados com diferentes técnicas, estilos e materiais, vêm de todo o mundo para espelhar diferentes culturas e tradições. Cada obra é uma pequena obra-prima feita com paixão e cuidado e é fruto da imaginação e criatividade de artistas e artesãos de berço. Para tornar a exposição ainda mais impressionante, o cenário único da Praça de São Pedro e a grande colunata projetada por Gian Lorenzo Bernini dão as boas-vindas.

Presépio dos “netturbini” (coletores de lixo)

De 8 a 23, de 27 a 30 de dezembro e 2 a 14 de janeiro de 2023 – Em 1972, Giuseppe Ianni, um operador ecológico, com alguns colegas, criou um dos presépios mais amados de Roma. Em calcário e alvenaria, cresceu ao longo do tempo, também graças aos presentes recebidos de todo o mundo, como as mais de 2.000 pedras, incluindo 350 de vários cantos do planeta. A Natividade reproduz fielmente, em miniatura, a Palestina de 2.000 anos atrás e consiste em cenas da vida diária. De ano para ano, ganha novos detalhes. A presépio dos coletores de lixo leva você a uma jornada para descobrir um mundo distante. Abriga uma centena de casas iluminadas construídas em pedra de tufa e lajes de sílex – os típicos paralelepípedos romanos – cinquenta e quatro estradas, três rios, um total de 9,50 metros de comprimento, sete pontes e quatro aquedutos feitos com mármore da colunata de São Pedro. Entradas com reservas on-line

Presépio monumental napolitano da Basílica de Santi Cosma e Damiano

Presépio napolitano surpreendentemente grande do século XVIII, com estatuetas feitas de madeira e terracota: contra o pano de fundo da Roma antiga, as colunas do Fórum Romano são o cenário ideal para o berço do menino.

Presépio da Igreja de Santa Maria in Via

Feito pela Associazione Italiana Amici del Presepio em Roma, este presépio com estatuetas do século XVIII criado por Nicola Maciariello se passa na Roma do século XIX.

Presépio da Basílica de Santa Maria Maggiore

Esta obra-prima artística criada por Arnolfo di Cambio em 1291 tem oito figuras de pedra representando Maria, José e o bebê, o boi, o burro e os Magos. A basílica também preserva a relíquia do manjedoura sagrada (de acordo com a lenda, os preciosos fragmentos da madeira da famosa manjedoura que recebeu o menino Jesus) e o pannáculo, recuperado no Natal de 2007.

Presépio da Basílica de Santa Maria em Ara Coeli/Cappella del Presepio

Este antigo presépio romano, com uma réplica do célebre Filho Capitolino (o original foi roubado em 1994), apresenta a espetacular Gloria do Padre F. Codogno (1828) e figuras em tamanho real de Luigi Ceccon (1858).

Presépio da Igreja de Santa Maria dell’Anima

Presépio com esplêndidas estátuas de madeira de Sebastian Osterrieder (1864-1932), feita pelo escultor de Guilherme II, Imperador da Alemanha e Rei da Prússia (1888-1918).

O presépio “Pinelliano” na Piazza di Spagna

Criada pela cidade de Roma na Escadaria Espanhola, o presépio é uma reconstrução recente da presépio desenvolvida no final do século XIX pelo decorador Vincenzo Confidati, com figuras e cenários inspirados nas cenas populares características retratadas pelo pintor e gravador Bartolomeo Pinelli.

Presépio da Igreja de San Marcello al Corso

Este berço, famoso por seu cenário romano, representa as lojas da Roma de estilo antigo como pano de fundo para o presépio.

Mercados De Natal

Via del Corso é divertida de ver para as luzes de Natal sem fim, mas há mais para explorar! Boas lojas estão nas praças movimentadas, como a Piazza Navona e o Campo de’ Fiori, onde você pode comprar presentes artesanais exclusivos.

Um dos mercados de Natal mais populares de Roma está na icônica Piazza Navona. Também é conhecido como Mercado de Natal de Befana e abre na primeira semana de dezembro e termina em 6 de janeiro.

Outros mercados para conferir estão nos Jardins Borghese e Campo Dei Fiori. O Mercato Monti é outro grande mercado que os romanos migram durante os feriados. Veja a estensa lista de mercados abaixo ou veja no nosso texto Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região

Listamos algumas opções abaixo:

Giftland

Ragusa Off – Nos fins de semana até 23 de dezembro de 2022 – Um lugar para encontrar os presentes perfeitos e experimentar a atmosfera mágica do Natal. Na Giftland – A cidade dos presentes, o maior mercado de Natal de Roma, centenas de expositores de toda a Itália esperam por você em uma área de 6.000 metros quadrados: artesanato local, artistas e ilustradores, vintage, decoração de casa, design e estilistas, vinis e livros, roupas e jogos infantis, cosméticos orgânicos, plantas e flores. Para embelezar cada momento no Vintage Market, apresentações ao vivo de realidades emergentes e música de Natal em uma versão independente. Uma música de fundo agradável e relaxante que cercará o grande protagonista do evento: Papai Noel, que além de andar pelo mercado com sua barba longa e grossa, estará disponível para fotos/histórias/tiktok em uma configuração fotográfica criada para a ocasião.

Parque de Natal – Lunapark

Parco Lido – Il Lunapark di Ostia – Piazza della Stazione Vecchia, Lido di Ostia Levante – Até 23 de dezembro de 2022 – Mercado de Natal criado graças à parceria entre artesãos, vendedores itinerantes, redes de jovens e indivíduos. Conteúdos artísticos temáticos, comida de rua, cervejas artesanais, apresentações de circo, animações temáticas e, por último, mas não menos importante: o Luna Park.

Mercado de Natal e Festa da Befana na Piazza Navona

Até 6 de janeiro de 2023 – O mercado de Natal romano mais famoso oferece barracas com delícias gastronômicas tradicionais, decorações, presépios, muitos brinquedos para os pequenos, artesanato e livros para todas as idades. Convidados especiais Papai Noel e Befana. Não perca o teatro de fantoches e as incríveis apresentações de artistas de rua.

Il Fantastico Castello di Babbo Natale

Via della Tenuta del Cavaliere, 230 – Até 6 de janeiro de 2023 – Todos os sábados, domingos e feriados nacionais. O Papai Noel chegou ao Castelo di Lunghezza, junto com toda a sua equipe de Elfos, Fadas, Ursos Brancos e Papai Noel (Babbo Natale). Ele vai recebê-lo em seu reino mágico, em um verdadeiro castelo antigo, entre árvores de Natal, trenós incríveis e personagens mágicos. Visite os apartamentos do Papai Noel, conheça a Fada da Neve banhada em um sonho branco e os Elfos de Brinquedo no trabalho para cumprir todos os desejos das crianças. Conheça o Papai Noel pessoalmente na majestosa Sala do Trono, escreva sua pequena carta nos Correios, fique encantado com os cofres do Elfo Voador, e experimente a magia de Frozen e da Princesa do Gelo.

Natal no Cinecittà World

Via di Castel Romano, 200 – Até 8 de janeiro de 2023 – A magia do Natal se ilumina no Cinecittà World: o Cinema Park se torna uma grande vila de Natal com um mercado cheio de doces e presentes, a Casa e Fábrica do Papai Noel, a Luminaria Trail e oito novas atrações temáticas. O dia começa com o Show de Natal. Às 11h, os dançarinos e atores do Cinecittà World vão recebê-lo com um show ao vivo das notas de Jingle Bells e dos melhores canções de Natal. As festividades culminam com o Musical de Natal no Cinecittà World no grande Teatro 1. Esta temporada, a grande adição é o Polvere di Stelle, o show de luzes. O caminho irá guiá-lo entre animais incríveis, árvores coloridas, decorações e efeitos de iluminação para desfrutar da tarde até a noite. Se você é um amante da tradição, não perca uma visita à Casa da Fábrica do Papai Noel, onde seus filhos podem enviar suas pequenas cartas e conhecer o Papai Noel pessoalmente. Neve autêntica e atmosferas semelhantes ao Pólo Norte esperam por você no Ice Kingdom, o único parque de neve interno da Itália. Se sua paixão é o Cinema, a tela de água gigante espera por você com Drops of Cinema: as cenas mais bonitas dos filmes de Natal ganham vida em uma parede de água que se eleva na grande Praça do Parque. Verdadeira emoção e adrenalina, como em uma montanha-russa emocionante, mas sem sair do chão: coloque as viseiras especiais do I-Fly, a Montanha-russa Virtual para voar no trenó do Papai Noel e entregar presentes a crianças de todo o mundo, todos os 30 centímetros do chão. Em 25 de dezembro, Open Park com missa de Natal, almoços de Natal, shows e atrações para adultos e crianças. Em 31 de dezembro, a véspera de Ano Novo no Cinecittà World aguarda com oito tipos de jantares temáticos, 40 atrações abertas até de manhã, 7 discotecas, shows e shows ao vivo e meia-noite com fogos de artifício. A temporada de 2022 termina com o fim de semana da Epifania, cheio de surpresas para jovens e idosos.

Solara Garden Christmas Village

Via di Macchia Saponara, 247/249, Casal Palocco – Até 6 de janeiro de 2023 – A atmosfera dos Mercados de Natal do Norte da Europa chega a Roma com a Vila de Natal de Solara, que comemora seu 25o aniversário este ano. Um projeto único que vem recriando a magia da época mais fantástica do ano desde 1997 com luzes incríveis, fragrâncias doces, árvores, presépios e elementos de decoração e mobiliário de todo o mundo. A estrutura tem dez áreas temáticas que diferem em cor e estilo. Uma vila de Natal certamente não pode perder a arte dos presépios com a gigante Lemax Village para entusiastas, colecionadores e os simplesmente curiosos que querem tentar a construção de uma verdadeira vila de Natal em miniatura. Finalmente, a Floresta de Pinheiros está pronta para surpreendê-lo com muitas árvores verdes e nevadas, com muitos tipos de iluminação, em uma exposição que cobre uma área de mais de 4.000 metros quadrados dentro de casa.

A Vila de Natal

Nuovo Tuscolo Sporting Club, via della Batteria di Porta Furba, 29 – De 3 a 18 de dezembro de 2022 – A Vila dos Elfos espera por você com um caminho mágico onde você pode encontrar os assistentes do Papai Noel, os Elfos! Além disso, você encontrará as Oficinas de Guloseimas e as Oficinas Criativas nos Correios de Natal. Na Casa de Natal, você pode conhecer o Papai Noel, capturar o momento e levá-lo para casa com você, graças ao Elf Photographer! Entre luzes mágicas e personagens escondidos, você encontra os Inflatable Rides, onde a diversão e os sorrisos estão em primeiro lugar. Todos os dias, você pode participar de Natal, Teatro e Shows de Magia. Você verá muitos personagens do mundo encantado se apresentarem diante de seus olhos. E então, algodão doce, crepes, bebidas quentes e deliciosas, chocolate quente e doces, sanduíches saborosos e iguarias iluminarão sua jornada na mágica Vila de Natal. A Pista de Patinação Ecológica é a novidade de 2022. Feito de gelo ecológico, oferece a mesma sensação que um skate clássico.

Santa Claus District

Distrito de San Paolo, via Alessandro Severo, 48 – De 3 a 24 de dezembro de 2022 – A maior Feira de Natal de Roma está chegando, uma vila temática de 1300 metros quadrados totalmente dedicada ao Natal. Artesanato, ideias de presentes, decoração de casa, produtos tradicionais e, para os gulosos, muitos doces. Um mês cheio de ideias onde os protagonistas são a arte, cores, luzes, formas, música e aromas do Natal, com espaços dedicados a atividades e oficinas para crianças.

Mundo de Natal em Villa Borghese

Viale del Galoppatoio, canto da Piazzale delle Canestre – De 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 – A magia do Natal pela primeira vez no Villa Borghese Park com shows, apresentações ao vivo e desfiles com mais de 700 artistas envolvidos. Três estágios, a grande pista de gelo, o carrossel na Piazza Navona, a Casa do Papai Noel e muito mais para um brilhante evento ao ar livre que conta a história do Natal no Mundo em 30.000 metros quadrados. Instalações massivas, experiências temáticas, oportunidades incríveis de fotos, shows e acontecimentos para reviver suas memórias de Natal ligadas à cidade de Roma. No Christmas World, você também pode passear pelo coração de Berlim, se perder no mercado de Londres, ser cativado pela magia de Paris e, em um instante, chegar a Nova York para girar na pista de gelo sob a Ponte do Brooklyn. O destino imperdível é o Pólo Norte, com um cenário original da vila de Papai Noel. Finalmente, uma nova parada em Tóquio, com um pavilhão dedicado às atmosferas orientais.

Um Natal mágico no Luneur Park

Via delle Tre Fontane – De 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 – A festa mais bonita do ano invade magicamente o Jardim das Maravilhas do Parque Luneur, pronto para se iluminar graças a muitas surpresas fantásticas. Uma vez através do Portal Mágico, você entrará em um mundo encantado habitado por criaturas divertidas como o mítico Pepe, o homem Gingerbread, o Iglu, o grande urso polar e os elfos que o envolverão em shows engraçados. Caminhe pelas avenidas encantadas e nevadas da mágica Terra de Natal entre majestosos pacotes de presentes, bonecos de neve engraçados, trenó mágicos desenhados por renas, soldados quebra-nozes, luzes e muito mais. Você quer se transformar em um elfo ou uma rena e fazer parte dos personagens mágicos do Natal? Não perca o lendário serviço de pintura facial: artistas reais criarão obras de arte para torná-lo único. Chegou ao ponto mais alto do Parque, atravesse o arco e mergulhe nos caminhos nevados, onde árvores, esferas coloridas e decorações temáticas o levarão à mítica Casa do Papai Noel, que espera que você receba sua carta e tire uma foto de lembrança.

Pistas de Patinação no Gelo 

Concertos e Luzes de Natal

Ouvir música clássica com músicos locais em algumas das igrejas mais bonitas do mundo é uma experiência inesquecível para se ter em Roma no Natal. As principais igrejas que fazem concertos todos os anos são Chiesa di Sant’Antonio dei Portoghesi, Santa Maria ai Monti e Sant’Ignazio.

Confira o Auditório Conciliazione perto do Vaticano para sua programação de concertos de feriados. Não é incomum que grupos escolares ou coros adultos se reúnam casualmente na Piazza Navona. Você pode não encontrar sinais ou horários, mas enquanto vagueia pela cidade, você certamente se deparará com um show surpresa!

E depois do seu show, não deixe de passear pelas principais ruas da cidade para exibições de luz incríveis. O tema deste ano para as luzes de férias ao longo da Via Del Corso é esperança. A bela exibição de luz se estende da Piazza Venezia até a Piazza del Popolo, todo o comprimento da Via Del Corso.

Vamos fazer uma festa!

Largo Gaetana Agnesi – De 8 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023 – Shows, reuniões, música, jogos e workshops. Tão antigas quanto o mundo são as celebrações do retorno da luz após o longo inverno. Na Roma antiga, na época do solstício de inverno, a festa de Natalis Solis Invicti foi celebrada, associada ao renascimento de Apolo e do Sol, após o período mais sombrio do ano. Foi desta festa que a ideia de 25 de dezembro como a data de nascimento de Jesus tomou seu exemplo. Em 350 d.C., o Natal foi então estabelecido em Roma para dar ao número cada vez maior de cristãos que vivem na cidade a oportunidade de celebrar os ritos da natividade. Facciamo festa!, organizado pelo Município de Roma.

Uma canção de Natal

Auditório Conciliação – 10 e 11 de dezembro de 2022 – O romance de Natal mais famoso de Charles Dickens chega ao Auditorium Conciliazione em uma adaptação para teatro musical. Também conhecido na Itália como Cantico di Natale, Ballata di Natale ou Racconto di Natale, o romance pertence ao gênero fantasia e é o mais importante da série de livros de Natal que o famoso autor inglês escreveu na década de 1840.

Concerto de Natal do Vaticano 2022

Auditório Conciliação – 17 de dezembro de 2022 – As incríveis vozes internacionais de pop, rock, soul, gospel e ópera se apresentam para celebrar o Natal em um concerto com os motivos de férias mais clássicos e evocativos. Como todos os anos, os projetos de solidariedade se combinam com o evento.

Shows de Luz

Incanto di luci no Jardim Botânico

Até domingo, 8 de janeiro de 2023 – O tão esperado evento da temporada de inverno, organizado em colaboração com o Sapienza Museum Pole, mostra as obras artísticas do designer de luz Andreas Boehlke evocativas pelas melodias do compositor e designer de som Burkhard Fincke. Com o apoio de talentosos paisagistas, os dois artistas criaram um caminho mágico que se estende por uma milha e meia, cercado pela natureza mais esplêndida. As instalações têm um impacto ambiental limitado, graças às lâmpadas LED e extrema atenção à vegetação e à vida selvagem. Em total conformidade com a transição ecológica, durante o evento, você pode entrar em um mundo imaginativo e fora do comum para uma caminhada encantada entre as palmeiras brilhantes da Avenida dos Galhos Cintilos, através da Catedral da Luz, para conhecer as Fadas das Árvores e depois olhar pela Escada até a Lua. Concluindo a jornada para a natureza encantada está o brilhante Rondo de Natal: entre as árvores decoradas, um grande trenó com Papai Noel e grandes parcelas iluminadas surpreenderão os visitantes. Reserva necessária.

Roma

Comida Tradicional de Natal em Roma

Não é difícil encontrar restaurantes romanos locais que ofereçam menus especiais durante a temporada de fim de ano. Há uma idéia que na cidade tudo feche no Natal. Isso é realmente falso!

Evite as armadilhas turísticas e vá para os pequenos restaurantes nas ruas menos movimentadas de Roma que servem comida tradicional romana. As diferentes comidas tradicionais italianas de Natal variam dependendo do dia das celebrações. A véspera de Natal tem tudo a ver com o peixe na Itália, enquanto o Dia de Natal tradicionalmente começa com uma sopa de tortellini seguida de carne.

Outros pratos também valem a pena experimentar para um sabor autêntico. Brócolis está em toda parte em Roma durante o inverno e é muito difícil de encontrar fora da estação. Puntarelle é um dos meus prato de vegetais romanos favorito e é sazonal. A chicória, normalmente cortada em fatias finas, vestida como uma salada com azeite e vinagre, e coberta com anchovas.

Panetone é onipresente em toda a Itália no Natal, e você encontrará torres de Panetone em caixa em todas as mercearias de Roma. O bolo de frutas italiano redondo macio é sempre um favorito perene.

Restaurantes para ceia e almoço de Natal em Roma

Selecionamos 15 opções de dar água na boca para você, desde os almoços e jantares mais clássicos até experiências gastronômicas inovadoras e extravagantes.

Beverly no Hoxton

Largo Benedetto Marcello, 220 (Parioli) – A comida neste lugar lindo é inspirada no verão, então imagine pratos frescos e inventivos que são brilhantes e saborosos, como salada de frutos do mar com chutney de cebola vermelha ou bacalhau wellington com laranjas amargas. Este elegante restaurante da natureza à mesa cobre você no dia de Natal e até na véspera de Ano Novo, se quiser, por €75 e €140, respectivamente. Beverly também oferece brunch festivo todos os dias de 25 de dezembro a 8 de janeiro de 2023. Menu aqui.

Il Marchese

Via di Ripetta, 162 (centro storico) – Il Marchese oferece um delicioso almoço de Natal este ano, clássico e suculento. Experimente seu cordeiro, tortellini, mas também seu delicado coelho envolto em banha, e as infalíveis, perenes, puntarelle romanas e alcachofras de estilo judaico. Uma garrafa de vinho está incluída, para até 4 paladares – tudo por 80 euros por pessoa. Menu aqui.

Il Giardino no Hotel Eden

Via Ludovisi, 49 (Veneto) – No Il Giardino Ristorante, vistas hipnotizantes de Roma acompanham sua refeição para experiências gastronômicas como nenhuma outra. Espere comemorar em grande estilo. Na véspera de Natal, ravioli recheado com bottarga de atum (tuna roe) e um turbot em uma crosta de abobrinha esperam por você, entre outros pratos por 150 euros por pessoa, excluindo bebidas (das 19h às 23h, música ao vivo: piano e dupla vocal). No dia de Natal, o clássico cappelletti e costeletas de cordeiro, acompanhados por uma alcachofra envidraçada ou um sofisticado filé de robalo com molho de lula e capim-cidreira, por 145 euros por pessoa (12h30 – 14h30, música ao vivo: piano de jazz e dupla de contrabaixo). Menu aqui.

Hotel Aleph Roma

Via di S. Basilio, 15 (Veneto) – No hotel Aleph, este ano, o jantar da véspera de Natal nos coloca entre o céu e o mar no restaurante Sky Blu na cobertura com um menu inteiramente à base de frutos do mar, com zeppola de lagosta, macarrão de frutos do mar e bife de bacalhau, lindamente aprimorado por vegetais e vários molhos e especiarias (€120 por pessoa, bebidas excluídas). 25 de dezembro, começa com o café da manhã especial “Era uma vez”, com a presença do Papai Noel, e continuará com chá, scones e bolos coloridos à tarde. Menu aqui.

Jacopa

Via Jacopa de’ Settesoli, 7 (Trastevere) – O próximo da nossa lista dos melhores restaurantes abertos para a festa de Natal em Roma é Jacopa. Este elegante restaurante localizado no coração de Trastevere está convidando os hóspedes a se juntarem a eles para um almoço tradicional de Natal com incríveis itens básicos italianos como tortelli cacio e pepe al guanciale ou cordeiro assado, purê de batatas com trufas e avelãs (custo € 80 por pessoa, bebidas excluídas). Menu aqui.

Roma Cavalieri/Waldorf Astoria

Via Alberto Cadlolo, 101 (Monte Mario) – Se você está procurando luxo nesta temporada de férias, não procure mais. O Rome Cavalieri está animado para receber seus hóspedes, oferecendo vários locais e menus espetaculares. As festividades começam com o Jantar de Véspera de Natal no Restaurante La Pergola de Heinz Beck com um menu repleto de estrelas, estrelado por tortellini recheado com molho genovês com alcachofras e trufas preta, tainha com creme de alho-poró, molho de malva-índia e ervas balsâmicas e muito mais (preço: €550 No dia seguinte, o chef volta com o convidado de honra smoked capon consommé.Em outros lugares, no Restaurante Uliveto, o Chef Fabio Boschero no Jantar de Véspera de Natal oferece opções requintadas entre pratos tradicionais, como tagliolini com pesto leve e camarão vermelho ou filé de robalo assado, acompanhado de pastinaga e cogumelos (preço: € 100 por pessoa). Finalmente, no dia de Natal, o Brunch de Natal Rome Cavalieri retorna, para uma celebração saborosa em nome da mais autêntica tradição culinária italiana, com bolhas de Spritz e Franciacorta, produtos locais e deliciosas sobremesas (€180 por pessoa). Confira também suas ofertas para o NYE, 1 e 6 de janeiro. Veja aqui.

Frezza

Via della Freazza, 64 (Centro storico) – Para o dia de Natal, Frezza, o novo restaurante recentemente inaugurado pelo ator Claudio Amendola no centro de Roma, oferece um menu projetado pelo chef Davide Cianetti, dedicado à autêntica tradição romana e local de Natal. Um cartoccio de legumes fritos, cannelloni de carne, ricota e ravioli de espinafre com molho de tomate e manjericão e cordeiro assado com batatas estão entre as principais opções e, para terminar, panetone e torone não podem faltar! Mergulhe totalmente na tradição romana do Natal por apenas €60 por pessoa (vinho e café não incluídos). Menu aqui.

Terrazza Les Etoiles

Via Benedetta, 10 (Trastevere) – Para o jantar da véspera de Natal e o almoço do dia de Natal, a Terrazza Les Etoiles propõe novas criações do Chef Anzidei, além de seu menu à la carte. Espere carpaccio de amberjack marinado com romã e mini navettes agridoces, juntamente com fusillone caseiro, ostra e caviar no jantar da véspera de Natal. Carne Sashi, parmesão crocante e ovo de codorna, juntamente com cappelletti tradicional com trufa preta fina no dia de Natal. Menu aqui.

Casa Coppelle

Piazza delle Coppelle, 49 – A Casa Coppelle está se preparando para os feriados, começando com o jantar da véspera de Natal em 24 de dezembro e excepcionalmente aberto para o almoço em 25 e 26 de dezembro. Para a ocasião, um menu à la carte projetado pelo Chef Executivo Gabriele Cordaro e pelo Gerente de Restaurante Francesco Bertolini. Menu aqui.

Aqualunae

Piazza dei Quiriti, 20 (Prati) – Aqualunae se destaca como uma realidade única. Eles misturam a comida regional italiana com a culinária internacional, encontrando a harmonia perfeita. Este ano, você não vai querer perder o paccheri extravagante do Chef Emanuele Paoloni com ombrina, yuzu e bottarga na véspera de Natal ou seus fagotti em caldo de capon com sabor de trufas no almoço de Natal. Ambos os menus custam 78 € por pessoa (emparelhamentos de vinhos disponíveis por mais € 34). Se você prefere passar a véspera de Natal ou o almoço de Natal com o pessoal da Aqualunae, você está em uma experiência requintada, sem dúvida. Menu aqui.

Osteria Fratelli Mori

Via dei Conciatori, 10 (Ostiense) – Outro dos nossos favoritos é esta jóia escondida em Ostiense. Criado para aqueles que amam a boa cozinha romana autêntica e procuram refeições amigáveis à carteira. Nesta temporada de férias, eles estão oferecendo um almoço de Natal de preço fixo por 55 € por pessoa, que inclui antipasto, um primeiro e segundo pratos, bem como uma sobremesa feita à mão pela confeiteira Nonna Giuliana. Confie em nós, você voltará, se não apenas por sua famosa Ricotta Di Ambrogio. Menu aqui.

Hosteria Grappolo D’oro

Piazza della Cancelleria, 80 (Campo de’ Fiori) – A tradição romana reina durante a temporada de férias na Hosteria Grappolo D’oro. Atraente os convidados com pratos como brócolis e sopa de arzilla e fettuccine de choco com alcachofras crocantes na véspera de Natal e tortellini em caldo de capon ou o flan de alcachofra com queijo pecorino e hortelã fresca no dia de Natal. Temos certeza de que este é um lugar que você ficará feliz por ter escolhido. Confira seus menus a partir de apenas € 60 por pessoa. Menu do dia 24Menu do dia 25.

Restaurante Acquolina

Via del Vantaggio, 14 (Popolo) – O restaurante Acquolina dentro do The First Roma, que acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin, está se preparando para as férias. Para aqueles que querem passar a véspera de Natal sob a bandeira da alta cozinha, o cardápio do chef Daniele Lippi pode ser para você. No menu: tainha vermelha, tangerina, fígado de pato; lagosta, abóbora, feijão tonka; macarrão Tortelli recheado com amberjack, limão, caviar; macarrão Spaghettoni, grão de bico, lagosta, alecrim; John Dory, ostra, boragem; cassis de castanha, chocolate branco. Menu aqui.

Cuoco e Camicia

Via di Monte Polacco, 2/4 (Monti) – Esta jóia em Monti é um daqueles lugares que atinge o ponto todas as vezes. Isso é definitivamente graças ao Chef Riccardo Loreni, que se dedica à perfeição de cada prato que sai de sua cozinha. Este ano, ele planejou um jantar requintado na véspera de Natal. Ostras e champanhe são seguidos por sashimi de atum, caviar de salmão, pela mais clássica tagliolini com amêijoas e bottarga (roe), um pregado terroso, acompanhado por cogumelos cardoncelli e trufas, e um final delicioso e delicioso com chocolate, caramelo, tangerina e pipoca (o cardápio custa 85 euros cada, sem bebidas). Menu aqui.

Borgo della mistica

Viale Marisa Bellisario, 300 (Torre Angela) – No Borgo della Mistica, o Natal é tradicional, animador e acolhedor. Uma atmosfera aconchegante e um almoço com os clássicos: salada de carne cozida, giardiniera e maionese de rábano; alcachofra alla giudia; bacalhau com crumble de queijo pecorino; tortellini tradicional; bochecha de carne assada, batata-doce e cebolinha…. E uma mousse de chocolate, avelãs e tangerina (50 € p.p. – bebidas não incluídas). Menu aqui.

Celebrações Da Véspera De Ano Novo

Se você estender suas férias até a véspera de Ano Novo, Roma não vai decepcionar em termos de entretenimento! A tradição na Itália é ter um jantar especial de Ano Novo chamado cenone. Por esse motivo, muitos restaurantes oferecerão menus e tarifas especiais. É melhor ligar e reservar sua experiência culinária favorita com antecedência.

Depois do jantar e de algumas bebidas, os romanos geralmente saem para assistir fogos de artifício à meia-noite. Os principais lugares para ver fogos de artifício (a partir da meia-noite) estão no Pincio acima da Piazza del Popolo, nas praças principais, em pontes ou no topo de uma das colinas de Roma. Música e dança ao vivo ao ar livre podem ser encontradas em vários lugares de Roma, começando por volta das 20h ou 21h e durando até depois da meia-noite. Os principais pontos para ir são geralmente o Circo Maximus, Piazza del Popolo e a via dei Fori Imperiali, a rua que corre pelo Fórum Romano até o Coliseu.

As boates de toda a cidade têm música, dança e eventos especiais. Um concerto de música clássica geralmente é realizado na praça do Quirinale às 23h e vários teatros têm sinfonias ou ópera.

Até o presente momento o Comune de Roma divulgou como artistas:

  • um concerto ao vivo “Rome Restarts 2023”, no palco na via dei Fori Imperiali: Elodie, Franco 126, Madame e Sangiovanni. A festa começa às 21h30 e continua mesmo depois do brinde ao novo ano com um dj-set especial de Dimensione Suono Roma, para continuar a cantar e dançar com os romanos e turistas mesmo depois da meia-noite. 

Pensando em onde passar o Reveillon numa boa festa, temos algumas opções abaixo. Lembrando que a maioria dos restaurantes indicados para a ceia de Natal acima, possuem opções para o jantar do dia 31, portanto verifique na lista acima também.

Restaurante Les Etoiles | Via Giovanni Vitelleschi, 34 (Prati) – A partir das 21h | € 420 para o jantar (vinho excluído); € 490 (parelhamento de vinho incluído) – reserva necessária

SALA MICHELANGELO / TERRAZZA BEL RESPIRO – A partir das 21h | Jantar leve de €190 (vinho excluído) – reserva necessária

Jantar de Ano Novo Shari Vari Club | Via di Torre Argentina, 78 (Centro Storico) – com 4 opções:

  • Jantar Vip @ MY MARTINI – CHAMPAGNERIA – Jantar de frutos do mar ou carne + 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas + torradas da meia-noite com champanhe Moet Chandon + entrada para a discoteca – Preço: € 250
  • Jantar de Gala no MY MARTINI – CHAMPAGNERIA – jantar de frutos do mar ou carne + 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas + torradas da meia-noite + entrada para a discoteca – Preço: € 180
  • JANTAR BUFFET @ SHARIVARI’S SALA BAROCCA OU SUITE PRETA – – Jantar buffet + 1 garrafa de vinho para cada 4 pessoas (ou 1 bebida por pessoa) + entrada para a discoteca – Preço: € 80 até às 23h45
  • Festa Disco de Ano NOvo @ Shari Vari – a partir das 23h30 | Preço: varia – Depois do jantar com mesa reservada:
    • PRIVEE PLATINUM (Barocca e Black Suite Superior) – €100 por pessoa (custo mínimo €1000)
    • PRIVEE GOLD (Sala Hush e Black Suite Sala) – €80 por pessoa (custo mínimo €800)
    • PRIVEE SILVER (Sala Champagnerie) – €60 por pessoa (custo mínimo €600)
    • Entrada para o Disco Gold – Entrada do clube antes da meia-noite € 50 por pessoa
      torrada + 1 bebida – Entrada para a Discoteca Silver – Entrada do Clube depois da meia-noite € 40 por pessoa com 1 bebida

The Hoxton | Largo Benedetto Marcello, 220 (Parioli) – a partir das 20h30 | Preço:€140 (jantar) – €175 (jantar + depois da festa) – €50 (entrada após as 23h30)

Festa de Ano Novo no The Hoxton Hotel, Roma – a partir das 20h30 | Preço: €175 (jantar + depois da festa) – €50 (entrada depois das 23h30 + 1 bebida) com Dj-Set

Capodanno 2023 em Baja Roma – Baja | Lungotevere Arnaldo da Brescia (Popolo) – a partir das 20h30 | €180 – Festa a partir das 23h30 |Preço:€70 – Midnight Toast + Conjunto de DJ + Barra Aberta

Flora Rooftop Terrace no Hotel Marriott – partir das 20h30 | Preço: €260 vinhos incluídos

Terraço Tiziano por Monti View Rooftop & Cocktail Bar – das 17h30 às 2h | Preço: €200 por casal (aperitivo), €350 por casal (fórmula de Ano Novo). 30% de desconto para crianças menores de 14 anos. APENAS 50 ASSENTOS DISPONÍVEIS. RESERVA NECESSÁRIA COM PAGAMENTO ANTECIPADO

Festa exclusiva no The Speakeasy – The Race Club Speakeasy | Via Labicana, 52 (Colosseum) – Incluído: jantar buffet + sobremesas de Natal, Prosecco Open Bar, Cocktails Open Bar, mesa a noite toda, cartão de sócio – a partir das 20h30 |Preço: € 200 (até 11 de dezembro); € 250 (a partir de 12 de dezembro) – APENAS 35 ASSENTOS DISPONÍVEIS MEDIANTE RESERVA – Mesas de 4,6 ou 8 pessoas. Os casais compartilharão a mesa com outros casais de idade semelhante, se possível

Il Marchese | Via di Ripetta, 162 (centro storico) – a partir das 20h30 | a partir de  €180-230

NYE no Alexander Platz Jazz Club -Alexander Platz Jazz Club | Via Ostia, 9 (Vaticano) – o jantar começa às 21h30 (o concerto começa às 23h) | Preço: não divulgado

EVENTO do Palazzo dei Congressi NYE – Palazzo dei Congressi | Piazza J.Kennedy, 1 (EUR) – a partir das 22h | preço varia – Line up: ADIEL – KOBOSIL – LEN FAKI – LILLY PALMER – PAUL RITCH – REINIER ZONNEVELD – Preços: Bilhete Regular 55 € // Bilhete Vip 90 € com 3 bebidas

Capodanno @ Circolo degli Illuminati -Circolo degli Illuminati | Via Giuseppe Libetta, 1 (Ostiense) – a partir das 20h €30-240 – JANTAR E CLUBE • 4 ESTÁGIOS DE MÚSICA • Início às 20:00 – H 20:00 CENA di GALA con Open Bar (140€) – H 21:00 CENA BUFFET con Open Bar (65€) – H 23:00 INGRESSO Open Bar fino alla Mezzanotte (45€) – H 00:00 INGRESSO (30€)

 

O que fazer no dia 1 de janeiro

1o de janeiro é um feriado católico chamado Solene de Maria. Neste dia, você pode participar do Angelus ao meio-dia em St. Praça de Pedro. A maioria das lojas, restaurantes e locais estará fechada no dia de Ano Novo. No entanto, há algumas apresentações musicais que você poderá assistir.

Confira o site oficial de turismo de Roma para obter as informações mais atualizadas sobre seus planos de véspera de Ano Novo.

Luzes, decorações, presentes, doces e uma pitada de magia: esta é a atmosfera de conto de fadas do Natal em Roma, uma cidade única tornada ainda mais irresistível por seus majestosos abetos festivamente decorados e iluminações cintilantes!

Toda a cidade continua a ganhar vida com presépios, shows de luzes e instalações inovadoras.

Desfile de Roma 2023

1 de janeiro de 2023 às 15h30 – Depois de dois anos, o Desfile de Roma retorna a Roma. O grande evento gratuito para celebrar a chegada do ano novo apresenta um espetacular desfile musical que, por três horas, verá a participação de cerca de mil artistas, incluindo bandas de escolas secundárias americanas, grupos folclóricos italianos e majorettes, tocar no coração do Trídente Romano. A procissão musical começará e retornará à Piazza del Popolo, tocando a Via del Corso, a Via dei Condotti, a Piazza di Spagna e a Via del Babuino.

La ChiaraStella

Auditorium Parco della Musica Ennio Morricone – 5 e 6 de janeiro de 2023 – A Orquestra Popolare Italiana e o Coro Popolare propõem o ChiaraStella, um projeto original de Ambrogio Sparagna agora em sua 16a edição, que este ano expressa, com o poder da música e da música popular, um forte desejo de Paz e Comunhão entre as pessoas. Sparagna presta especial atenção aos repertórios sagrados internacionalmente populares, hospedando músicos influentes de áreas geográficas marcadas pelos horrores da guerra. Depois de explorar o repertório significativo das canções de Natal italianas através de uma viagem fascinante através das canções dos Alpes à Sicília e à Sardenha e com instrumentos musicais originais, como gaita de foles, ciaramella, acordeão, hurdy-gurdy, torototela, tofa, o artista celebra os lugares onde a música e a música popular contam com grande intensidade Mas ChiaraStella também é a oportunidade de cantar o Natal juntos novamente, em meio a pastores e sons de gaita de foles, em meio a histórias do berço e da alegria sagrada.

MOBILIDADE E TRANSPORTE

Plano de mobilidade de Roma para as férias de Natal
De 8 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 – Muitas notícias e incentivos para a mobilidade para as próximas férias com o aprimoramento do transporte público, operação do Trident e do Centro Histórico Ztl, vouchers de viagem de Roma para táxis e Ncc e descontos para serviços integrados, durante as festividades de Natal.

Esta seção é continuamente atualizada

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.