Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Roma para crianças: 11 lugares para aproveitar a cidade com seus filhos

Roma para crianças: 11 lugares para aproveitar a cidade com seus filhos. Porque viajar com crianças é um ato de equilíbrio que é desafiador e extraordinariamente recompensador. Por um lado, é um desafio prender a atenção dos pequenos e envolver crianças mais velhas e adolescentes. Por outro lado, você deseja que eles tenham uma noção do lugar e absorvam o máximo possível da história, cultura e patrimônio artístico local.

Museus, ruínas, igrejas poucas pessoas pensam em Roma como um lugar que agrada a crianças pequenas. Mas, ao contrário do que alguns pensam Roma é uma cidade que guarda várias surpresas para os pequenos, indo desde museus interativos, zoológicos e até parques de diversões.

Veja então, 10 lugares na cidade eterna que com toda a certeza, seus filhos se apaixonaram.

1. Colosseo

Comece sua viagem a Roma em família levando as crianças a um lugar onde elas vão mergulhar na história da cidade, o Coliseu. Sem dúvida, é uma das visitas preferidas das crianças que costumam brincar imaginando que são gladiadores na  arena , lutando entre si ou com animais ferozes.

2. Bocca della Verità

Outro ponto que muitas vezes encanta as famílias que visitam Roma com crianças é a Bocca della Verità. Aqui você pode brincar de fazer algumas perguntas e incentivar as crianças  a colocar a mão na abertura da pedra.

Geralmente, a Bocca della Verità arranca gargalhadas deliciosas dos pequenos.

3. Parco di Villa Borghese 

Uma das áreas verdes mais importantes de Roma  é o Parco di Villa Borghese, com a presença de palácios e edifícios de grande valor histórico e belos jardins em seu interior.

Assim, este é um espaço ideal para um passeio ou um piquenique em família. Lá dentro você também pode visitar o Bioparco (falaremos dele mais abaixo), o zoológico da cidade, e terminar no Lago Esculápio,  uma lagoa cheia de gansos, patos, tartarugas e barcos, caso queira remar.

Além disso, neste parque existe uma nova sala de jogos para crianças dos 3 aos 10 anos, que podem inclusive,  vestir vestidos do século XVII.

4. Explora – Museo dei Bambini di Roma

O Explora  é um museu dedicado às crianças e famílias, com 8.000 m2 de pavilhões e jardins equipados com jogos, laboratórios educativos, uma livraria e um restaurante dedicado aos pequenos.

Os diferentes espaços do Museu (jogos aquáticos, horta, passeios tácteis especiais para menores de três anos, laboratórios didácticos, etc.) foram especialmente pensados ​​para que todas as crianças, desde os bebés aos mais velhos, tenham uma experiência única e aprendam jogando.

O Museu está localizado na Villa Borghese, perto da Piazza dei Popolo e do Terraço do Pincio. A entrada é paga, exceto para o jardim exterior cuja entrada é gratuita.
 

5. Bioparco

Bioparco  é a evolução do jardim zoológico de Roma, fundado no início do século XX. Está localizada no interior da Villa Borghese, e possui mais de 1.200 animais de mais de 200 espécies diferentes, dos 5 continentes.

Entre os espaços que as crianças mais gostam estão os Répteis, a Savana Africana, a Casa dos Elefantes e a Fazenda dos mais pequenos. Possui ainda áreas para piqueniques, restaurantes, parques infantis e laboratórios educativos.

O horário varia de acordo com a época do ano, a entrada é paga e funciona todos os dias.

6. Museo di Zoologia

Foto: Wikipedia Commons Di Ragusaibla – Opera propria, CC BY-SA 4.0

Museu Cívico de Zoologia de Roma  é um centro de cultura científica que conserva, estuda e divulga a biodiversidade animal.

As crianças poderão entrar no mundo animal através das diferentes áreas do Museu, como a reprodução de uma porção do recife de coral do Mar Vermelho, as salas Mamíferos, Répteis e Anfíbios, ou a Sala Central com a coleção de esqueletos.

O Museu está localizado na Villa Borghese e, embora a entrada seja paga, os cidadãos da União Europeia com menos de 18 anos e mais de 65 não pagam!

Mais informações: www.museodizoologia.it

7. Rainbow MagicLand

Rainbow MagicLand  é um parque de diversões que não tem nada a invejar dos maiores parques da Europa.

Montanhas-russas, jogos aquáticos, shows, espaços dedicados as crianças, todos os serviços e atrações de um parque de diversões de alto padrão.

Está localizado nos arredores de Roma, mas pode ser alcançado de trem até a estação Valmontone, de onde saem os ônibus gratuitos para o parque. Todos os jogos e espetáculos do parque estão incluídos no valor do ingresso e crianças menores de 1 metro não pagam.

Mais informações:  www.magicland.it

8. Planetario e Museo Astronomico

Planetário de Roma  ocupa uma sala de cerca de 300 m2 coberta por uma grande cúpula com mais de 100 poltronas confortáveis, de onde se pode observar o maravilhoso espetáculo do Universo, por meio de tecnologias digitais de última geração.

Museu Astronômico  completa a experiência com salas interativas, maquetes e exposições que aproximam as crianças dos segredos dos planetas e galáxias. O Planetário e o Museu estão localizados no bairro EUR, construído no período fascista, e são facilmente acessíveis pelos meios de comunicação públicos.

9. Technotown

Natureza e tecnologia tornam-se um jogo no  Technotown,  um espaço dedicado às novas tecnologias e destinado a crianças dos 8 aos 17 anos, que a Câmara Municipal de Roma construiu no interior da  Villa Torlonia, um edifício histórico com outros pontos de interesse também para os pais.

É um centro de ciência criativa ou um lugar onde pessoas de todas as idades se envolvem (adultos, adolescentes e crianças) em atividades lúdicas que nos farão nos aventurar pelo mundo da ciência e da tecnologia. Ali é possível ter experiências interativas com tecnologias sofisticadas e de alto conteúdo educacional, de forma divertida e criativa. Projeções 3D, câmeras infravermelhas, telescópios, telas de LED, robôs, são alguns dos instrumentos pelos quais as crianças podem aprender e se familiarizar com as tecnologias mais recentes.

Os horários variam conforme a data, e o preço dos bilhetes depende do percurso escolhido.

A Villa Torlonia está situada muito perto da Porta Pía, uma das entradas que se abrem na antiga muralha romana que rodeia o centro histórico e é acessível através de vários autocarros públicos.

10. Mostra le Macchine di Leonardo Da Vinci

Como em outras cidades da Itália e também do mundo, em Roma há uma exposição permanente  das Máquinas de Leonardo Da Vinci.  Esta exposição dedicada ao gênio universal de Leonardo oferece aos visitantes a chance de tocar com as próprias mãos as invenções extraordinárias de Da Vinci, fielmente reproduzidas a partir dos próprios desenhos de Leonardo.

Todas as máquinas são funcionais e grandes. Esta exposição é uma possibilidade extraordinária para as crianças conhecerem a obra de Leonardo de uma forma divertida e interativa, pois serão surpreendidas por estas máquinas, antecessoras do avião, helicóptero, etc.

O local desta exposição permanente é o Palacio de la Canceleria, outro edifício histórico de Roma que se encontra no centro, perto de praças como o Largo Argentina e a Piazza Navona.

11. Cinecittà World

Cinecittà World é um parque de diversões de Roma temático, inspirado no mundo do cinema. Cinecittà World cobre uma área de cerca de 30 hectares e inclui 40 atrações, oito sets de filmagem, 6 shows realizados todos os dias, 4 teatros e 4 restaurantes temáticos.

Os destaques incluem: uma montanha-russa com 10 curvas, um túnel envolvente, uma batalha de respingos, um simulador de vôo, uma torre de queda, uma montanha-russa interna para famílias e uma grande atração aquática.

Enfim, estes são os 10 lugares em Roma que você pode visitar com seus pequenos.

Algumas informações importantes:

Informação museusMapa museus
  • Coliseu: – de 26 de abril de 2021, das 10h30 às 19h15, de 9 de julho de 2021 – 9h30 – 19h15
    Entrada: 16 euros – site 
  • Bocca della Verità: aberto sempre e gratuito
  • Villa Borghese: área verde aberta e gratuita
  • Bioparco: 1º de janeiro a 26 de março – 09h30 às 17h00, 27 de março – 31 de outubro – 09h30 – 18h00, 1º de novembro – 31 de dezembro – 09h30 – 17h00 – site – 
    Bilhete: 16 euros – Grátis: crianças com menos de 1 m de altura e cuidadores de pessoas com deficiência
  • Museo di Zoologia: aberto de terça à domingo das 9 às 18h – site – Ingresso: 7 euros
  • Rainbow MagicLand: para horário de abertura, veja no sitesite – Ingresso: 19,90 euros, gratuito para menores de 100 cm
  • Planetario e Museo Astronomico: de segunda à sábado das 9 às 19h – Ingresso: 12 euros  – site
  • Technotown – De terça a domingo, das 9h30 às 19h00, 24 de dezembro e 31 de dezembro 9h30 – 14h00 – Ingresso é por atividade, veja aqui – site
  • Mostra le Macchine di Leonardo Da Vinci: todos os dias das 9:30 às 19:00 – Ingresso gratuito menores de 3 anos, de 3 a 6 anos 6 euros, e maiores 8 euros. Site . 
  • Cinecittà World –  abertura veja no site – Ingresso: adulto 29 euros, criança ate 140 cm é gratuito, acima de 140 cm ingresso a 22 euros.

.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.