O que fazer na Itália em Dezembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2024/2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
– Atualizado com eventos de 2024 –
Este mês temos muitos eventos ligados ao Natal, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.
- Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
- Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
Os dias longos estão no fim, agora a noite chega mais cedo, é inverno! Dezembro é um mês frio e os resorts alpinos começam a abrir para o início da temporada de esqui, embora as imponentes festividades de Natal mantenham a vida quente e brilhante.
As semanas anteriores ao Natal estão repletas de eventos religiosos. Muitas igrejas montam presépios conhecidos como presépios. Nápoles é especialmente famosa por isso, leia San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles. Na véspera de Natal, o papa faz missa da meia-noite na Praça de São Pedro.
Dezembro provavelmente não é o primeiro mês que vem à mente quando você pensa na época ideal para viajar para a Itália. Todo mundo fala sobre as outras três estações – a bela primavera italiana e suas colinas verdejantes, o verão e a cultura italiana de praia, e o outono, com suas colheitas de uvas e festivais de outono.
No entanto, o inverno pode ser um momento perfeito para visitar a Itália! Em dezembro, você terá cerca de 9 horas de sol por dia para:
- passear em cidades iluminadas com as luzes de natal
- esquiar ou praticar snowboard em algumas das melhores pistas da Europa
- visite museus e lojas mundialmente famosos – sem multidões de outros turistas
- experimente iguarias regionais italianas natalícias, e os deliciosos pratos invernais como carnes de caça e polenta!
Índice:
Mais sobre dezembro
Temos um texto especial para você que mesta organizando sua viagem a Itália em Dezembro – Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber, com os seguintes tópicos:
- Porque viajar na Itália em Dezembro?
- Lhe dou algumas razões – POSITIVAS para viajar em Dezembro:
- Lhe dou algumas razões – NEGATIVAS para viajar em Dezembro:
- Tempo em Dezembro
- Onde ir em Dezembro?
- Os 7 melhores lugares da Itália para visitar em dezembro
- Destinos para evitar em uma viagem de dezembro para a Itália
- Atividades e eventos na Itália em dezembro
- O que comer na Itália em dezembro
- Os melhores lugares para visitar na Itália em dezembro com crianças
- O que vestir na Itália em dezembro
- Transporte na Itália em dezembro
Leia também todos os nossos textos sobre as Festas de Fim de Ano na Itália:
- O natal na Itália: onde ir, tradições e dicas
- Festas de Fim de Ano em Roma: o que fazer, onde ir e o que comer no Natal e Reveillon
- Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região
- Onde passar o Reveillon na Itália
- Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco
- Conheça os presépios vivos da Itália
- A Festa Da Befana Na Itália, Como Nasceu A Lenda?
- Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber
Feriados e Festivais na Itália em dezembro
A Itália tem mais feriados nacionais em dezembro do que em qualquer outro mês. Existem também alguns outros feriados que são observados no local de trabalho e em público.
Nem todos os italianos comemoram as festas da mesma forma – depende da família e de onde você está no país.
Abaixo, observei quando as coisas podem ser fechadas. Os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a região e a cidade.
Além disso, algumas áreas do país são mais movimentadas em dezembro e exigirão mais reservas antecipadas para museus e reservas para restaurantes. Por exemplo, Roma pode ficar movimentada em dezembro com visitantes internacionais participando das comemorações de Natal na Cidade do Vaticano. Isso significa que mais restaurantes estarão abertos, mas você precisará fazer reserva. Positano estará vazio e é mais provável que os restaurantes recebam clientes (se estiverem abertos – verifique sempre!).
- 8 de dezembro – La Festa della Immacolata Concezione – Feriado nacional de Imaculada Conceição
- 24 de dezembro – La Vigilia di Natale – vigília de natal
- 25 de dezembro – Natale
- 26 de dezembro – Il Giorno di Santo Stefano – dia de São Estevão
- 31 de dezembro – ( La vigilia di) Capodanno ou La Notte di San Silvestro
O que fazer em Dezembro?
Veja algumas dicas do que fazer neste período:
MERCADOS DE NATAL – Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte. Assim, aqui vão alguns dos principais mercadinhos de Natal realizados na Itália. leia:
-
- Mercadinhos de Natal na Itália, região por região
- Delícias culinárias imperdíveis nas Feiras de Natal na Itália
- 12 doces típicos do Natal na Itália
- Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco
- Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana
- O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?
PRESÉPIOS VIVOS : Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano. Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial. Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal. Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano, e por isso eu recomendo a leitura:
TEMPORADA DE ESQUI : A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março, embora o La Scala abra no dia Santo Ambrosio (7 de dezembro).
TEMPORADA DE BANHOS QUENTES – No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?
-
- As 7 áreas termais mais bonitas da Itália
- Pré-Saint-Didier: piscinas quentes ao ar livre aos pés do Mont Blanc
- Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana
- Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
- Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre
- Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
- Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
- Chianciano Terme: território etrusco com águas termais
REVEILLON: temos sim dicas de onde e o que fazer no fim de ano na Italia!!! Veja o que preparamos para você!
LISTA DE EVENTOS 2023:
Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.
Festas e Folclore
sempre aberto – Nápoles (Campania) – Presépios em San Gregorio Armeno – Presépios são uma obrigação na cultura católica, mas quando em Nápoles, essa tradição muda de simples ritual para arte. Artesãos napolitanos produzem presepe (presépios) há séculos. Na área da cidade de San Gregorio Armeno, existem cem barracas que vendem as mais originais. Não é por acaso encontrar um presépio em que as donas de casa napolitanas aparecem ao lado de Jesus enquanto cozinha espaguete ou político italiano são os principais atores dessas cenas. Esta é uma visita obrigatória se em Nápoles. > Não são necessários ingressos, leia mais aqui -> San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles
até 7 de janeiro – Florença (Toscana)- F-Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
até 12 de janeiro – Turim (Piemonte) – Luci D’Artista – De novembro a meados de janeiro, as ruas e praças de Turim são coloridas por inúmeras instalações artísticas de luz. O evento Luci d’Artista nasceu em 1998 como luzes excepcionais para celebrar as festas de Natal, e tornaram-se imediatamente objecto de um ambicioso objectivo: criar uma colecção pública expressão de “uma alta cultura capaz de comunicar com todos”, como afirma Fiorenzo Alfieri, que foi o criador visionário. A Luci d’Artista é hoje uma verdadeira instituição de arte contemporânea ativa durante todo o ano, e cada vez mais aberta e sustentável. As secções Constellazione e Accademia della Luce desempenham um papel crucial e permitem-nos ter um evento cada vez mais rico em grandes artistas e cada vez mais inclusivo e diferenciado ao longo do ano. Também esta edição, tal como no ano passado, terminará com um grande evento durante o solstício de verão em 21 de junho de 2025 que irá contrabalançar idealmente o período de Natal e inverno normalmente associado a Luci d’Artista.. Info aqui.
até 2 de fevereiro – Salerno (Campania) – Luci D’Artista – Também em Salerno, sul da Itália, milhares de luzes brilham juntas, dando à cidade uma visão encantadora. Dezenas de quilómetros de cabos e milhões de lâmpadas LED de baixo consumo criam figuras e composições fantásticas que se inspiram no mito , na natureza , nos elementos siderais , nas criaturas do universo , na história . O evento idealizado por Vincenzo De Luca, então prefeito da cidade e hoje presidente da região da Campânia. Uma exposição para vivenciar deixando-se envolver numa atmosfera mágica que conquista adultos e crianças. Luci d’Artista em Salerno é o triunfo da imaginação, a metáfora da luz e das cores que superam a escuridão e o frio da escuridão. A iluminação das obras luminosas da Piazza Flavio Gioia e da grande árvore de Natal da Piazza Portanova está marcada para sexta-feira, 6 de dezembro . Serão muitos os eventos culturais para toda a família que acompanharão o evento, também graças à sinergia com as associações comerciais: da crítica Musica d’Artista promovida pelo Teatro Municipale Giuseppe Verdi ao Jazz in Luce , dos mercados aos contos de fadas e elfos para os mais pequenos; e também shows e exposições e muitas iniciativas nos bairros. Moradores e turistas de Salerno poderão assim vivenciar a atmosfera mágica das Luzes e juntos desfrutar de diversos momentos de lazer. A Luci d’Artista Salerno estará aberta todos os dias das 17h às 2h do dia seguinte, até domingo, 2 de fevereiro .Todas as informações sobre o evento serão publicadas no site institucional www.comune.salerno.it e no portal cultura.comune.salerno.it .
até 20 de dezembro – Siracusa (Sicilia) Festa de Santa Lúcia – A festa de Santa Lúcia acontece nos dias 13 e 20 de dezembro em Siracusa, onde nasceu a virgem e mártir Santa Lúcia. A festa padroeira e Santa de Siracusa, embora seja precedida por uma preparação composta por momentos de orações e outras iniciativas puramente religiosas que se inicia 13 dias antes (esta preparação é definida como “treze”), começa oficialmente na catedral cerca de cinco dias antes com a abertura do nicho que abriga o simulacro. Na manhã do dia 10 de dezembro, porém, o simulacro de prata é movido com o grito de ” Sarausana jè” (Syracusana is) de seu “quarto” para o altar-mor. À noite celebram-se então as vésperas solenes, novamente na Catedral, presididas pelo arcebispo e com a presença de vários sacerdotes da diocese, diáconos, do seminário do arcebispo, bem como de diversas autoridades civis e religiosas. Veja o programa completo de 2024.
8 a 31 – Genova (Liguria) – Circumnavigando -Circumnavigando , Festival Internacional de Teatro Circo que todos os anos invade pátios, praças e palcos de Génova , regressa aos palcos com uma programação que envolve artistas de diversas origens entre Itália e estrangeiro numa revolução sobre o significado da arte circense hoje.. Mais aqui.
5 – Tarvizio (Friuli-Venezia Giulia) – La magia del Natale: San Nicolò e i Krampus – Quando o sol desaparece atrás do topo das colinas e a escuridão cai lentamente sobre o vale, os chamados Krampus rastejam para fora dos arbustos em busca de seu guia: São Nicolau. Especialmente na região de Friuli-Venezia Giulia, esses Krampuses vão assustar você. Eles emergem de seus esconderijos misteriosos em 6 de dezembro. Eles são um pouco como os antigos deuses da floresta: são monstros aterrorizantes com máscaras com bocas enormes, chifres e pêlo grosso. Eles também têm grandes garras. O nome Krampus refere-se às garras de um demônio, com as quais crianças travessas são reunidas para serem levadas para o inferno. Porém, sua feia aparência tem mais do que a função de assustar as crianças e mantê-las sob controle nos dias que antecedem a grande festa. Os Krampuses tiveram que afastar os espíritos malignos que assombravam as florestas invernais. É por isso que costumam carregar sinos e correntes; o som disso deve assustar os fantasmas indesejados. Saiba mais – Em 2024:Tarvisio: Às 17h00 Desfile do Grande Krampus da via Dante ao longo da via V.Veneto, via Roma e show evocativo na piazza Unità com a chegada de S.Nicolò que, depois de subir na carruagem e escoltado pelo Krampus, distribuirá o pão doce para todas as crianças. A manifestação continuará então de casa em casa. Tarviso C.le: A partir das 17h30 os quiosques abrem com vinho quente, chá e minestrone. 18h30 Procissão de tochas de Krampus saindo do bosque, fogueira e chegada de San Nicolò; seguido de visita às famílias. Camporosso: Às 17h00 o Krampus sairá do bosque perto da Igreja de S.Egidio e seguirá em direção à Igreja de S.Dorotea de onde emergirá San Nicolò. O desfile chegará perto do campo desportivo onde se seguirão as celebrações com chá, vinho quente e doces para todos. Fusine em Valromana: saída do desfile às 13h30 da Via dei Laghi di Fusine com paradas nas casas; por volta das 17h30, fogueira na Praça da Igreja. Malborghetto: 18h00 Procissão de tochas de Krampus saindo dos bosques e ruas da cidade; chegada de San Nicolò à praça que chamará todas as crianças; chá, vinho quente e sobremesas para todos. Rutte Piccolo : Fogueira às 20h30 com desfile pela mata, goulash de vinho quente para todos.
6 – Murano (Vêneto) – Festa di San Nicola (São Nicolau) –São Nicolau é o santo padroeiro dos sopradores de vidro. O dia de seu nome é, portanto, comemorado na ilha veneziana de Murano. Nota: os venezianos soletram seu nome como San Nicolò em vez do italiano San Nicola. As 18h00 Basílica SS. Maria e Donato: Celebração eucarística 19h30, NH Collection Venezia Murano Villa: bênção e abertura do “Exposição San Nicolò 2024”
6 – Bari (Puglia) – Festa di San Nicola (São Nicolau) – São Nicolau também é comemorado em Bari (Puglia). Em 9 de maio de 1087, um navio atracou no porto de Bari, no sul da Itália. O navio carregava um tesouro precioso: os restos mortais de São Nicolau, falecido cerca de oitocentos anos antes. Uma nova igreja foi construída especialmente para o túmulo do santo, com uma cripta para o local de descanso final de São Nicolau. A cripta da igreja foi concluída cerca de dois anos depois, mas não foi até 1197 que a Basílica di San Nicola em Bari foi consagrada e colocada em uso. Desde então, o túmulo do único é visitado anualmente por milhares de peregrinos, especialmente no início de dezembro. Em 2024: As celebrações do dia 6 de dezembro começarão, como é tradição, ao amanhecer, com a procissão de tochas e missa na Basílica, seguida do “ritual” de chocolate quente e biscoitos. Às 5h15 do dia 6 de dezembro, três procissões partirão ao mesmo tempo de três pontos diferentes da cidade de Bari para chegar à Basílica onde o prior as estará esperando. Música, gaiteiros e iluminações marcarão o dia que, às 20h, será coroado pela tradicional procissão, quando a estátua de São Nicolau sai da Basílica para percorrer as ruelas da cidade, acompanhada pelos fiéis. Antes de transportar a estátua do Santo em procissão pelas ruas da cidade velha, são realizados os ritos típicos do dia 6 de dezembro: a doação dos Maritaggi e a entrega das chaves da cidade a San Nicola pelo prefeito. Às 20h haverá a tradicional iluminação da grande árvore da Piazza del Ferrarese. Finalmente fechando às 21h com queima de fogos.
7 – Milão (Lombardia) – Festa de Santo Ambrósio – Os dois dias de festa de Sant’Ambrogio , padroeiro da cidade, e da Imaculada Conceição, respectivamente em 7 e 8 de dezembro , marcam o início do período natalino para Milão e uma ocasião cheia de compromissos. A cidade vive os seus eventos tradicionais, desde a “estreia” do Teatro alla Scala ao “Oh bej! Oh bej! . É um dos momentos mais sugestivos para visitar Milão, participando dos eventos que nenhum milanês jamais gostaria de perder. Veja lista de eventos oficiais
7 de dezembro até 12 de janeiro – Gubbio (Umbria) – A maior árvore de Natal do mundo – Gubbio tem a maior árvore de Natal do mundo. A maior árvore de Natal do mundo foi lançada pela primeira vez em 1981, e é uma árvore de luzes coloridas realizada em Gubbio nas encostas do Monte Ingino.As raízes afundam nas paredes da vila, enquanto a estrela está no topo onde está localizada a Basílica de Sant’Ubaldo, padroeira de Gubbio. Com 450 metros de base e 750 metros de altura , a árvore de Natal de Gubbio também entrou para o Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo. A iluminação da Árvore acontece todos os anos no dia 7 de dezembro às 18h30 na Piazza Gramsci. Todos os anos um convidado importante é convidado a acender as luzes: em 2014 as luzes da árvore foram acesas pelo Papa Francisco. Deve ser transmitido também no site oficial >>No mesmo período , um bairro de Gubbio ganha vida com “Le Vie del Presepe” : estátuas de madeira em tamanho natural que se movem em direção à cabana da Natividade.
8 – em toda a Itália – Festa della Madonna – No dia 8 de dezembro, os italianos celebram a festa da Immacolata Concezione – a Imaculada Conceição de Maria. O dia inteiro é dedicado a Maria, por isso a festa é popularmente conhecida como Festa della Madonna. A festa é celebrada desde 1854, quando a bula papal Ineffabilis Deus foi promulgada em 8 de dezembro pelo Papa Pio IX. Entre os católicos, isso criou uma grande nova onda de adoração mariana. Embora esse dia quase não seja comemorado em muitos países, o dia 8 de dezembro ainda é um feriado importante na Itália. Muitas pessoas estão livres e milhares de velas são acesas nas estátuas de Maria, tanto em casa quanto na igreja. Cada cidade tem sua própria interpretação das festividades em torno de Maria. Em Roma, os bombeiros colocam uma coroa de flores na estátua de Maria no topo da coluna da Piazza di Spagna. Em Nápoles, todos os pequenos altares de rua são completamente polidos. Flores são trazidas, velas são acesas e fotos e bilhetes são deixados para trás, com grandes e pequenos desejos que Maria pode realizar.
14 e 24 – Agnone (Molise) – ‘Ndocciata La Notte del Fuoco – O show de fogo de Natal de Molise em Ndocciata recebeu grande elogio de todo o mundo, e o show deste ano parece ser outro ardor. A área de Agnone vê uma procissão com tochas chamada ndocce, com portadores de tochas vestidos nas capas dos pastores tradicionais. Isso é para todas as idades, e isso atrai muitos espectadores, que vieram testemunhar esse espetáculo incrível. Saiba mais.
16 de dezembro, Nápoles (Campânia) – Sangue de San Gennaro – San Gennaro, São Januário, é o santo padroeiro da cidade de Nápoles. Três dias por ano, no primeiro domingo de maio, 19 de setembro e 16 de dezembro, toda a cidade vira de cabeça para baixo. É nesses dias que se determina se a pessoa enfrentará bons ou maus momentos. O destino da cidade está nas mãos deste San Gennaro. Quando seu sangue começa a fluir e se liquefaz diante de milhares de fiéis napolitanos, todos dão um profundo suspiro de alívio. A cidade tem tempos de prosperidade pela frente! Programa: Capela Real do Tesouro de San Gennaro – 9h00: início das orações dos familiares/ 9h30: exposição do relicário e s. Missa/ Segue-se a veneração dos fiéis na Capela até às 12h30./ 15h-17h: veneração na Capela/ Duomo – Altar Principal da Catedral/ 17h: Relicário na Catedral e s. Missa presidida pelo Bispo Auxiliar/ 18h: devolução da vitrine ao cofre e encerramento da celebração do mecenato./18h30: Celebração Ecumênica
dia 24 – Oratino (Molise) – La Faglia – O acendimento de uma grande vela de 13 metros de altura, feita de juncoNo dia 24 de dezembro , véspera de Natal, o rito de La Faglia acontece em Oratino, e uma grande vela feita de junco é carregada ao ombro desde a entrada da aldeia até a Igreja Matriz por cerca de 40 pessoas e incendiada em frente à a multidão. Ao contrário da ” Ndocciata “, porém, em que as tochas são numerosas, aqui existe uma única grande vela – a Faglia – feita de juncos secos e com quase 13 metros de altura . O acendimento da Faglia é o momento mais sugestivo em que a tocha parece competir com o tamanho do campanário da igreja. Oratino, na província de Campobasso, é considerada uma das mais belas aldeias da Itália.
Os presépios na Itália: Graças a São Francisco de Assis, não apenas decoramos uma árvore de Natal todos os anos, mas também reservamos um lugar para Maria, José e a manjedoura embaixo ou perto da árvore. Na noite de Natal do ano de 1223, São Francisco celebrou a primeira missa num estábulo com figuras vivas – nasceu o presépio. Além de Maria e José, o boi e o burro, os pastores e suas ovelhas, os anjos e depois os três reis também passam a fazer parte de il presépio ou il presepe , o presépio. Antes do Natal, as pessoas constroem os presépios em toda a Itália. Indicamos os presépios mais lindos que você deve ver pelo menos uma vez na vida, como o presépio dos netturbini, varredores de rua em Roma, um enorme presépio na igreja de SS Cosma e Damiano, perto do Fórum Romano, também em Roma, e os presépios da Via Gregorio Armeno de Nápoles, o presépio em Grotte di Stiffe (Abruzzo), um presépio de areia em Jesolo (Veneto) e o presépio de luz em Manarola (Cinque Terre). Gosta de presépios? Então não perca a exposição anual 100 presepi em Roma! Também vale a pena ver: a Mostra d’Arte Presepiale em Salerno (Campânia) e ‘1000 Presepi per Palazzuolo’ em Palazzuolo sul Senio (Toscana).
Presépios vivos Pouco antes do Natal, você também pode ver presepi viventi, presépios vivos, em muitas aldeias italianas, especialmente no sul. Freqüentemente, os moradores recebem um papel, de pastor a anjo, de Maria a criança do Natal. Os Sassi (residências em cavernas) de Matera hospedam a sagrada família todos os anos. A cidade da Basilicata se apresenta em dezembro como ‘a Galiléia de dois mil anos atrás’ e é realmente como viajar no tempo, com a manjedoura como ponto final brilhante. LEIA O NOSSO TEXTO: Conheça os presépios vivos da Itália
aguardando data – TOSCANA – Florença em geral, no Dia 15 de dezembro em Florença tem a Festa degli Omaggi (homenagens), conheça esse evento aqui.
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Veja todos os eventos de Trufas na Itália no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região – veja aqui neste site
Mercados de Natal coloridos na Itália: Na maioria das cidades e vilas italianas, um mercado de Natal é realizado nos dias ou semanas antes do Natal. Muitas vezes há inúmeras barraquinhas com boa comida e bebida, para presentear ou saborear na hora, enfeites natalinos, presentes de natal e panetones. Algumas dicas no texto específico que temos no site: Mercadinhos de Natal na Itália: região por região
Todo o mês de dezembro de 2024 – em diferentes regiões da Itália (Basilicata, Campania, Friuli, Marche, Lazio, Toscana, Piemonte, etc.) – Cantine aperte a Natale – Todas as adegas da Associazione Movimento Turismo del Vino, durante todo o mês de dezembro, estão se preparando para receber calorosamente os enoturistas para celebrar e brindar junto com as férias e o início de um novo ano.
até 08 de dezembro – Alba (Piemonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto. Saiba mais sobre a Feira – Experiencia de caça as trufas – O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas
ate 2 de dezembro – Milão (Lombardia) – Milano Whisky Festival – .Três dias de convívio, degustações e masterclasses num dos edifícios mais conhecidos e prestigiados de Milão: o Palazzo delle Stelline , no centro de Milão. Também para a edição de 2024, o Milano Whiskey Festival se confirma como o evento de referência para entusiastas e operadores do setor descobrirem as novidades vindas das destilarias Scotch Whisky, Irish Whiskey, Bourbon e Whiskey do Extremo Oriente.
até 1 dezembro – Sogliano al Rubicono (Emilia Romagna) – Fiera del Formaggio di Fossa – Nos dois últimos domingos de novembro e no primeiro domingo de dezembro , Sogliano al Rubicone hospeda a Feira do Queijo de Fossa. Muitos eventos colaterais animam as ruas do centro da cidade durante os três dias de feira: exposições permanentes, espetáculos, conferências, visitas guiadas, atividades, animação infantil e música. Há também muitas barracas onde você pode provar e comprar queijo de fossa e muitos outros produtos locais, como salgadinhos, saba, mel, carnes curadas. Formaggio di Fossa é um queijo condimentado tradicionalmente produzido na Romagna, e é assim chamado porque foi afundado por três meses durante o verão para poder ser usado no inverno. Durante os três meses de maturação, o queijo afundado sofre uma refermentação que lhe confere um aroma e sabor intensos. Na cozinha pode ser ralado sobre a massa ou combinado com mel e figos. É considerado um produto de excelência da Romagna desde o século XVIII. A tradicional abertura dos poços ocorreu em 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Neste dia, após a colheita e a sementeira, após a colheita e a prensagem das azeitonas, os agricultores preparavam-se para o inverno e recolhiam o queijo entregue às covas durante o verão para fazer face ao inverno. A Feira do Queijo Fossa nasceu em 1974 precisamente para relembrar esta tradição. Em 2009 , o queijo Fossa di Sogliano obteve a marca Dop.
1-7-8-14-15 – Candelara (Marche) CANDELE A CANDELARA – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais. Veja programa 2024
1 e 8 – Suvereto (Toscana) – Sagra del Cinghiale (Javali) – Durante a Sagra del Cinghiale em Suvereto você pode desfrutar de todos os tipos de pratos com cinghiale , javali. Há mais de quarenta anos, os habitantes fazem todas as paradas no final de novembro para celebrar a riqueza culinária que o javali lhes dá. Além das degustações, há desfiles históricos e demonstrações de bandeiras e festas até altas horas. Saiba mais.
5 a 8 – Milão (Lombardia) – Fiera degli Oh bej! Oh bei! – A Fiera degli Oh bej! Oh bej!, também conhecida como Fiera di Sant’Ambrogio, dá início ao espírito natalino em Milão. As festividades acontecem em homenagem ao dia do nome do padroeiro Santo Ambrósio. No dia de sua festa, um mercado de vários dias acontece na praça perto do Castello Sforzesco, com barracas cheias de obras de arte coloridas e iguarias locais.
ate 6 janeiro – Lago de Como (Lombardia)- Casa dei Balocchi -Casa dos Brinquedos – Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana ! Saiba mais aqui.
7 a 8 – Santa Massenza (Trentino) – La Notte degli Alambicchi accesi – Como é produzida a grappa? Qual é a sua história? Como é feito um alambique e como ele funciona? São muitas as questões que giram em torno deste precioso destilado ao qual a Koinè Company tenta responder com um envolvente espetáculo itinerante pelas ruas e destilarias da característica vila de Santa Massenza (TN) , a capital da grappa artesanal.
6 a 8 – Hône (Valle D’Aosta) – Festa della Micòoula – De 6 a 8 de dezembro de 2024, a aldeia de Hône, no Vale de Aosta, celebra o pão doce local no Festival de Micòoula. O pão “Micòoula” é uma versão mais doce e saborosa do tradicional pão de centeio Valdôtain. Nozes, figos secos, castanhas, passas e chocolate preto são adicionados à massa de centeio para criar um saboroso pão de Natal que pode ser apreciado a qualquer hora do dia. O destaque do Festival do Pão Micòoula é o Mercado de Natal, quando os moradores de Hône fazem demonstrações de culinária e vendem saborosos micòoule e outros produtos e iguarias tradicionais. Outros eventos incluem shows de música, danças… Info aqui.
Esporte e Aventura
8 San Martino all’Argine, Mantova (Lombardia) – Marcha di Babbo Natale –– A Associação Pro Loco San Martino apresenta a Marcha dos Papais Noéis Uma prova internacional de corrida motorizada recreativa, passo livre aberta a todos, aprovada para as seguintes competições: FIASP Nacional “Pé Alado” – “IVV Internacional” .Os “Papais Noeis” poderão escolher entre três percursos de diferentes comprimentos : 3, 8 ou 11 km e se encontrarão na Piazza Castello às 8h00 para inscrição. A saída é marcada entre 8h30 e 9h00 (há uma pequena taxa de participação dependendo da adesão ou não do FIASP). Além do chapéu clássico, os participantes também receberão um pequeno presente composto por produtos alimentícios da marca San Martino. O evento não carece de reservas, com exceção dos grupos para os quais a inscrição deverá ser feita preferencialmente até 7 de dezembro .
15 – Pisa (Toscana) – Pisa Marathon – A Maratona de Pisa em 2024 ocorre dia 15 de dezembro, a corrida termina na famosa torre inclinada – quando você provavelmente se sentirá tão vacilante quanto parece. Há também uma meia maratona e algumas corridas divertidas muito mais curtas no mesmo dia, se você quiser salvar as pernas. Info aqui.
12 a 15 – Cogne (Valle D’Aosta) – Cogne Ice Opening é um evento único para quem gosta de escalar no gelo. Acontece em Cogne, no Vale de Aosta, de 12 de dezembro a 15 de dezembro. Os melhores alpinistas internacionais chegam a Cogne e se esforçam para encontrar novos fluxos no cenário sugestivo de Gran Paradiso. Os guias das montanhas alpinas também organizam oficinas de escalada e ferramentas a seco (escalada em rocha com ferramentas de gelo) para todos (iniciantes, amadores, avançados). O Cogne Ice Opening também oferece coquetéis “gelados”, pizzas, churrascos e música.O programa pode variar de acordo com as condições meteorológicas e de gelo. Info aqui.
Música e Espetáculo
a partir de 4 – Milão (Lombardia) – abertura da temporada no teatro La Scala – A festa de Sant’Ambrogio é também a abertura da temporada teatral no teatro La Scala. Consulte o programa 2024/2025 atualizado
14 – Roma, VATICANO – Concerto de Natal – A próxima edição do Concerto de Natal no Vaticano 2024 (será gravada no dia 14 de dezembro no Auditório Conciliazione de Roma. As grandes vozes internacionais do pop, rock, soul, gospel e ópera actuarão juntas para celebrar o aniversário do Natal num concerto que apresenta os motivos mais clássicos e evocativos da festa. Como todos os anos, o evento é acompanhado de projetos solidários, que serão comunicados em breve. O Concerto de Natal nasceu em 1993 na Sala Paulo VI do Vaticano como uma ferramenta para divulgar o projeto do Vicariato de Roma “50 igrejas para Roma 2000” e arrecadar recursos para sua implementação. Desde então, todos os anos reúne grandes artistas de renome internacional, numa celebração única do festival mais querido e espiritual do mundo. Compre ingressos aqui.
de 28 de dezembro a 1 de janeiro – UMBRIA – Orvieto – Umbria Jazz Winter – Umbria Jazz Festival realiza sua edição de inverno todo mês de dezembro na cidade montanhosa de Orvieto. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, desfrute de música de artistas de renome internacional nas ruas, teatros, museus e restaurantes desta encantadora cidade medieval, a uma curta distância de carro ou trem de Roma. Consulte o programa aqui.
Alessandra Amoroso:
- 1 Eboli, Pala Sele
- 3 e 4 Bari, Pala Florio
- 6 Bologna, Unipol Arena
- 7 Padova, Kioene Arena
- 9 e 10 Assago (Mi), Forum
- 12 Firenze, Nelson Mandela Forum
- 15 Torino, Inalpi Arena
- 18 e 19 Roma, Palazzo dello Sport
- 21 e 22 Napoli, Pala Partenope
Gigi D’Alessio:
- 2 Firenze, Nelson Mandela Forum
- 6 Padova, Kioene Arena
- 7 Torino, Inalpi Arena
- 9 Bari, Palaflorio
- 11 Milano, Unipol Forum
- 13 Casalecchio di Reno (Bo), Unipol Arena
- 15 e 16 Eboli, Palasele
Gianna Nannini:
- 14 Firenze, Nelson Mandela Forum
- 16 Torino, Inalpi Arena
- 17 Milano, Mediolanum Forum
- 20 Eboli, Pala Sele
- 21 Roma, Palazzo dello Sport
Francesco Gabbani – 19 Milano, Mediolanum Forum
Laura Pausini – 28, 29 e 31 – Messina, Palarescifina
Arte e Exposições
*Museus grátis dia 1 de dicembre em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. . As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
TRENTINO-ALTO ADIGE
BOLZANO – Etruschi – artisti e artigiani – 24 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Centro Trevi-Trevilab – Em colaboração com o Museo Nazionale Etrusco di Villa Giulia de Roma, esta exposição permite descobrir a civilização dos etruscos – e em particular a produção artística e artesanal que caracteriza foi para este povo misterioso.
LOMBARDIA
*MILAO – Munch – il grido interiore até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Reale – Depois de quarenta anos, o Palazzo Reale traz Munch de volta a Milão, com uma centena de suas obras-primas. Por ocasião do octogésimo aniversário da sua morte, o Palazzo Reale, em colaboração com o Museu Munch, apresenta uma exposição sobre um dos artistas mais queridos e populares do século passado: Edvard Munch.
*MILAO – Picasso lo straniero – até 2 de fevereiro de 2025, Palazzo Reale A exposição Picasso lo straniero (Picasso, o Estrangeiro) apresenta mais de noventa obras do artista, além de documentos, fotografias, cartas e vídeos. Esta exposição oferece uma nova interpretação ousada do artista, abordando questões urgentes do nosso tempo. Graças a uma abordagem multidisciplinar e a uma investigação extraordinária nos arquivos da polícia francesa e no Museu Picasso de Paris, Annie Cohen-Solal revela esta fascinante história através de inúmeros documentos inéditos.
MILAO – Niki de Saint Phalle – 5 de outubro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025, Mudec – O Mudec dedica uma colorida exposição a Niki de Saint Phalle, que você talvez conheça pelo Giardino dei Tarocchi na Toscana ou por suas exuberantes fontes em Paris. Dividida em oito seções, a exposição conta a história da evolução artística de Niki de Saint Phalle. Leia mais através deste link .
MILAO – Jean Tinguely – 10 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Pirelli HangarBicocca – Jean Tinguely foi um dos maiores pioneiros da arte do século XX. Em Milão você poderá admirar uma extensa exposição retrospectiva , que ocupará quase cinco mil metros quadrados. Você pode ver mais de trinta obras inovadoras do artista suíço, criadas entre as décadas de 1950 e 1980. Esta exposição é a mais extensa já realizada na Itália após a morte de Tinguely e é uma homenagem única a este artista criativo.
MONZA – Invisível, a foto tirada por Vivian Maier – de 17 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025, Villa Reale – Villa Reale em Monza dedica uma exposição retrospectiva a Vivian Maier , uma das pioneiras da fotografia de rua. Serão expostas duzentas e vinte fotografias, divididas em nove secções temáticas, explorando os aspectos distintivos do estilo de Maier: dos autorretratos intensos às cenas da vida citadina, dos retratos de crianças às imagens de pessoas à margem da sociedade.
*BERGAMO – Marina Abramović – Entre a respiração e o fogo – até 1º de fevereiro de 2025, Gres Art, Bergamo – Uma grande exposição estrelada por Marina Abramović. Com base em trinta obras você faz uma viagem pela grandeza, solidão, mito e transitoriedade da humanidade. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .
*BRESCIA – Il Rinascimento a Brescia – Moretto, Romanino, Savoldo,1512-1552 – até 16 de fevereiro de 2025, Museo di Santa Giulia, Brescia – O Museo di Santa Giulia , o museu mais famoso de Brescia, dedica uma grande exposição ao Renascimento na cidade, que começa com uma longa série de perguntas. Como era a vida no século XVI numa das cidades mais populosas da Europa moderna? Que sentimentos moveram as pessoas? O que estava na moda? A quem o povo pediu proteção? Que livros leram, que música ouviram? Qual era a relação com a natureza? E o amor? O que tornou a pintura bresciana especial? E o que fez dela a base da revolução artística de Caravaggio? Quem foi Fortunato Martinengo? A exposição tenta responder a todas essas questões numa bela coleção de pinturas. Através deste link você encontrará todos os detalhes para uma visita à exposição.
*MANTOVA – Picasso a Palazzo Te – poesia e salvezza – até 6 de janeiro de 2025, Palazzo Te – No Palazzo Te de Mantova você conhecerá as cerca de cinquenta obras que Pablo Picasso criou sobre o tema das Metamorfoses de Ovídio. Em 1930, quatrocentos anos depois de Giulio Romano pintar a Camera dei Giganti, Picasso fez uma série de gravuras dedicadas às Metamorfoses de Ovídio. Um diálogo direto com Giulio Romano e suas pinturas renascentistas no Palazzo Te. Você encontrará todos os detalhes através deste link .
VENETO
*VENEZA – Matisse e la luce del Mediterraneo – até 4 de março de 2025, Centro Culturale Candiani, Mestre. O novo projeto expositivo do Centro Culturale Candiani surge das coleções de arte moderna de Ca’ Pesaro. Desta vez, Henri Matisse lança luz sobre o Mediterrâneo.através deste link.
ROVIGO – Henri Cartier-Bresson e l’Italia – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Roverella – O Palazzo Roverella em Rovigo acolhe uma exposição maravilhosa sobre Henri Cartier-Bresson e seus fortes laços com a Itália. Esta relação está a ser amplamente documentada pela primeira vez através de aproximadamente duzentas fotografias e documentos, incluindo jornais, revistas e cartas, desde a década de 1930 até Cartier-Bresson se despedir da fotografia na década de 1970.
EMÍLIA-ROMAGNA
*PARMA – Correggio 500 – até 31 de janeiro de 2025 – Em 1524, Antonio Allegri, mais conhecido como Correggio, criou os afrescos da cúpula para os monges beneditinos de San Giovanni Evangelista. Quinhentos anos depois, você pode admirar tanto o interior do complexo do mosteiro, com a biblioteca imperdível , quanto a obra-prima de Correggio. Graças à instalação de Lucio Rossi, intitulada O paraíso por um momento na terra, você poderá descobrir todos os detalhes. O percurso continua até o afresco da cúpula de Correggio para o Duomo de Parma e suas decorações para a Camera della Badessa no complexo do mosteiro de San Paolo, um dos legados mais extraordinários do Renascimento. Você pode ler mais sobre o Correggio 500 neste link .
Mamiano di Traversetolo – Il Surrealismo e l’Italia – até 15 de dezembro de 2024, Fondazione Magnani-Rocca, Há cem anos, surgiu o surrealismo, mudando para sempre a percepção do mundo. “A imaginação nada mais é do que a revelação do que somos, da nossa própria substância, que é sonho, pureza, energia, liberdade”, escreveu André Breton no seu Manifeste du Surréalisme , publicado em 15 de outubro de 1924. Com isto marcou oficialmente o início deste movimento revolucionário. Para comemorar, a Fondazione Magnani-Rocca de Mamiano di Traversetolo, perto de Parma, organiza a exposição Il Surrealismo e l’Italia , na Villa dei Capolavori, a poucos passos das salas de obras de mestres como Renoir, Monet, Cézanne, Ticiano, Dürer, Van Dyck, Goya, Canova e Morandi.
*BOLONHA – Ai Weiwei – Quem sou eu? – até 4 de maio de 2025, Palazzo Fava, Bolonha – Uma exposição individual única de Ai Weiwei , o famoso artista chinês conhecido pelo seu compromisso com os direitos humanos. O título, inspirado no diálogo entre o artista e a inteligência artificial, capta a essência da exposição, que explora principalmente o mundo criativo de Ai Weiwei. O objectivo da exposição é, de facto, apresentar o artista e o seu universo criativo, numa tensão constante entre tradição e experimentação, preservação e destruição.
MODENA – Psiche allo specchio – omnia vincit amor – até 9 de fevereiro de 2025, Galleria BPER Banca, Modena – Esta exposição oferece uma viagem exploratória em torno do tema da 24ª edição do festival philosophia: a psique. Para o efeito recorrem à coleção corporativa do BPER Banca, com pinturas de Francesco Albani, Sisto Badalocchio, Jean Boulanger, Lorenzo De Ferrari, Hendrik Frans van Lint, Lorenzo Pasinelli, Giovanni Battista Paggi e Guido Reni. A exposição também inclui águas-fortes de Max Klinger e obras de François Pascal Simon Gérard, Federico Zandomeneghi, Andrea Facco, Omar Galliani e Andrea Mastrovito. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .
FERRARA – Il Cinquecento a Ferrara – Mazzolino, Ortolano, Garofalo, Dosso – até 16 de fevereiro de 2025, Palazzo dei Diamanti, Ferrara – O Palazzo dei Diamanti de Ferrara acolhe uma nova exposição da série dedicada ao Renascimento de Ferrara, desta vez com os pintores Mazzolino, Ortolano, Garofalo e Dosso nos papéis principais.através deste link .
TOSCANA
*FIRENZE – Helen Frankenthaler – dipingere senza regole – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Strozzi, Florença – O Palazzo Strozzi acolhe a primeira retrospectiva italiana dedicada a Helen Frankenthaler, uma das mais importantes artistas americanas do século XX, fundadora do movimento Color Field. Mais informações podem ser encontradas através deste link .
*SIENA – Julio Le Parc – la scoperta della percezione – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena – Depois de anos fechado, o Palazzo delle Papesse de Siena reabre, com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.
*AREZZO – la città di Vasari – 450 anos de Giorgio Vasari – até fevereiro de 2025, Arezzo – Três exposições sobre Giorgio Vasari serão inauguradas em Arezzo em setembro de 2024, para ‘celebrar’ a morte de Vasari há quatrocentos e cinquenta anos. Il disegno fu lo imitare il più bello della natura – la casa, i disegni, leide: Giorgio Vasari e la figura dell’intellettuale architetto podem ser vistos de 8 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. A Casa Vasari em Arezzo é o cenário de uma exposição que irá destacar dois aspectos intimamente relacionados: a figura do artista intelectual e o tema da arquitetura na obra de Vasari. Este último também será contado de forma interativa, por meio de desenhos, manuscritos, maquetes e obras importantes em relação aos afrescos da Casa Vasari. Alcuna cosa fuor dell’uso comune – il convito per le nozze di Ester e Assuero di Giorgio Vasari pode ser vista de 21 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025 no Museo Nazionale d’Arte Medievale e Moderna em Arezzo, que está localizado em o palácio onde se hospedou o Papa Júlio III, um dos patronos mais importantes de Vasari. Aqui é mostrada uma das maiores obras do artista: a pintura a óleo sobre painel representando o terceiro dos quatro banquetes do Livro de Ester, encomendada em julho de 1548 por Don Giovanni Benedetto da Mantova, abade do Monastero delle Sante Flora e Lucilla em Arezzo . Também estarão expostos os desenhos preparatórios, documentos, alguns objetos do painel e os resultados da restauração. Por fim, de 28 de setembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, a exposição Costruire un’immagine di sé – Giorgio Vasari attraverso le sue carte , com documentos sobre a vida de Vasari, pode ser vista nos espaços do Archivio di Stato. Todas as informações podem ser encontradas no site especial da Arezzo – la città di Vasari .
lAZIO
*ROMA – Botero em Roma – até 19 de janeiro de 2025, o Palazzo Bonaparte – Roma presta uma grande homenagem ao artista colombiano Fernando Botero, falecido no ano passado em sua cidade natal, Pietrasanta (Toscana). Até 1º de outubro de 2024, você poderá ver a exposição ao ar livre, com oito esculturas em diferentes locais do centro da cidade, incluindo Terrazza del Pincio, Piazza del Popolo, Piazza di San Lorenzo e Lucina e Piazza San Silvestro. A seleção dos homens, mulheres e animais grandiosos foi feita pela filha do artista, Lina Botero, que descreveu a obra do pai como “uma celebração permanente da vida”. O projeto antecipa a grande exposição sobre Botero que será inaugurada no dia 17 de setembro no Palazzo Bonaparte. Serão pinturas, aquarelas, esculturas e algumas obras inéditas.
ROMA – Estátua colossal de Constantino – até o final de 2025, jardim do Musei Capitolini – No jardim da Villa Caffarelli, que faz parte dos Museus Capitolinos, é possível admirar a impressionante reconstrução do Colosso de Constantino. Graças ao estudo aprofundado de fontes literárias e epigráficas e aos fragmentos sobreviventes da grandiosa estátua original – cabeça, braço direito, pulso, mão direita, joelho direito, canela direita, pé direito, pé esquerdo, todos preservados no pátio de o Palazzo dei Conservatori – esta estátua pode ser alcançada em uma escala de 1:1. A estátua colossal de Constantino (século IV dC) tem cerca de treze metros de altura e mostra o imperador na forma de Júpiter sentado, com o corpo parcialmente descoberto, um manto sobre o ombro, o globo na mão esquerda e o cetro na mão direita. . Para criar a obra, cada fragmento foi modelado em 3D e colocado sobre uma estátua recriada digitalmente, utilizando como vestígios iconográficos alguns exemplares equivalentes da mesma época, como a colossal estátua de Júpiter no Hermitage de São Petersburgo e os grandes moldes de gesso. cópia da estátua do Imperador Cláudio, representado como Júpiter, no museu do Ara Pacis.
CAMPANIA
*NAPOLES – Andy Warhol. Elvis triplo – até 16 de fevereiro de 2025, Gallerie d’Italia – A Gallerie d’Italia de Nápoles apresenta a exposição Andy Warhol. Triple Elvis , com três ciclos gráficos reunidos pela primeira vez da Collezione Luigi e Peppino Agrati.
*POMPEIA – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio – até 15 de dezembro de 2024, Pompéia– o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.
CALÁBRIA
REGGIO CALABRIA – Gli dei ritornano – até 12 de janeiro de 2025, MANN – As estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni serão exibidas até 12 de janeiro de 2025 no Museu Arqueológico Nacional em Reggio di Calabria.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
PUGLIA
MESAGNE – G7 – sete séculos de arte italiana na Puglia – até 8 de dezembro de 2024, Mesagne – Enquanto o G7 se reúne em junho em Borgo Egnazia, uma exposição celebrando sete séculos de arte italiana será inaugurada no Castello di Mesagne, o castelo de Mesagne , uma cidade barroca um pouco mais ao sul, na Puglia, inclui arte. -Você fica cara a cara com obras de Giotto, Donatello, Ticiano, Leonardo da Vinci, Antonello da Messina, Rafael, Caravaggio, Bernini, Canova e Boldini. Você pode se manter informado através desta página do Facebook .
PIEMONTE
TURIM – Salvo – arrivare in tempo – 1º de novembro de 2024 a 24 de maio de 2025, Pinacoteca Agnelli – Arrivare in tempo é a maior exposição póstuma dedicada ao artista Salvo, destacando como sua pintura sempre esteve alinhada com suas primeiras pesquisas conceituais.Salvo nasceu na Sicília e vive em Turim desde 1956, onde teve o primeiro contacto com a arte povera e a arte conceptual, antes de se dedicar exclusivamente à pintura. Esta exposição retrospectiva mostra como a pintura de Salvo não contrasta com o seu período conceptual inicial, mas absorve as suas características e intenções e incorpora-as de forma coerente. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .