Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Dezembro?

O que fazer na Itália em Dezembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2022. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao Natal, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI

Os dias longos estão no fim, agora a noite chega mais cedo, é inverno! Dezembro é um mês frio e os resorts alpinos começam a abrir para o início da temporada de esqui, embora as imponentes festividades de Natal mantenham a vida quente e brilhante.

As semanas anteriores ao Natal estão repletas de eventos religiosos. Muitas igrejas montam presépios conhecidos como presépios. Nápoles é especialmente famosa por isso, leia San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles. Na véspera de Natal, o papa faz missa da meia-noite na Praça de São Pedro.

Dezembro provavelmente não é o primeiro mês que vem à mente quando você pensa na época ideal para viajar para a Itália. Todo mundo fala sobre as outras três estações – a bela primavera italiana e suas colinas verdejantes, o verão e a cultura italiana de praia, e o outono, com suas colheitas de uvas e festivais de outono.

No entanto, o inverno  pode ser um momento perfeito para visitar a Itália! Em dezembro, você terá cerca de 9 horas de sol por dia para:

  • passear em cidades iluminadas com as luzes de natal
  • esquiar ou praticar snowboard em algumas das melhores pistas da Europa
  • visite museus e lojas mundialmente famosos – sem multidões de outros turistas
  • experimente iguarias regionais italianas natalícias, e os deliciosos pratos invernais como carnes de caça e polenta!

Mais sobre dezembro

Temos um texto especial para você que mesta organizando sua viagem a Itália em Dezembro – Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber, com os seguintes tópicos:

  • Porque viajar na Itália em Dezembro?
    • Lhe dou algumas razões – POSITIVAS para viajar em Dezembro:
    • Lhe dou algumas razões – NEGATIVAS para viajar em Dezembro:
  • Tempo em Dezembro
  • Onde ir em Dezembro?
  • Os 7 melhores lugares da Itália para visitar em dezembro 
  • Destinos para evitar em uma viagem de dezembro para a Itália
  • Atividades e eventos na Itália em dezembro
  • O que comer na Itália em dezembro
  • Os melhores lugares para visitar na Itália em dezembro com crianças
  • O que vestir na Itália em dezembro
  • Transporte na Itália em dezembro

Leia também todos os nossos textos sobre as Festas de Fim de Ano na Itália:

Feriados e Festivais na Itália em dezembro

A Itália tem mais feriados nacionais em dezembro do que em qualquer outro mês. Existem também alguns outros feriados que são observados no local de trabalho e em público.

Nem todos os italianos comemoram as festas da mesma forma – depende da família e de onde você está no país.

Experiências Relacionadas

Abaixo, observei quando as coisas podem ser fechadas. Os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a região e a cidade.

Além disso, algumas áreas do país são mais movimentadas em dezembro e exigirão mais reservas antecipadas para museus e reservas para restaurantes. Por exemplo, Roma pode ficar movimentada em dezembro com visitantes internacionais participando das comemorações de Natal na Cidade do Vaticano. Isso significa que mais restaurantes estarão abertos, mas você precisará fazer reserva. Positano estará vazio e é mais provável que os restaurantes recebam clientes (se estiverem abertos – verifique sempre!).

  • 8 de dezembro –  La Festa della Immacolata Concezione – Feriado nacional de Imaculada Conceição
  • 24 de dezembro – La Vigilia di Natale – vigília de natal
  • 25 de dezembro – Natale
  • 26 de dezembro  – Il Giorno di Santo Stefano – dia de São Estevão
  • 31 de dezembro – ( La vigilia di) Capodanno  ou La Notte di San Silvestro

O que fazer  em Dezembro?

Veja algumas dicas do que fazer neste período:

MERCADOS DE NATAL – Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte. Assim, aqui vão alguns dos principais mercadinhos de Natal realizados na Itália. leia:

PRESÉPIOS VIVOS : Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano. Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial. Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal. Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano, e por isso eu recomendo a leitura:

TEMPORADA DE ESQUI : A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março, embora o La Scala abra no dia Santo Ambrosio (7 de dezembro).

TEMPORADA DE BANHOS QUENTES – No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

REVEILLON: temos sim dicas de onde e o que fazer no fim de ano na Italia!!! Veja o que preparamos para você!

LISTA DE EVENTOS 2022:

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

Festas e Folclore

sempre aberto – Nápoles (Campania) –  Presépios em San Gregorio Armeno – Presépios são uma obrigação na cultura católica, mas quando em Nápoles, essa tradição muda de simples ritual para arte. Artesãos napolitanos produzem presepe (presépios) há séculos. Na área da cidade de San Gregorio Armeno, existem cem barracas que vendem as mais originais. Não é por acaso encontrar um presépio em que as donas de casa napolitanas aparecem ao lado de Jesus enquanto cozinha espaguete ou político italiano são os principais atores dessas cenas. Esta é uma visita obrigatória se em Nápoles. > Não são necessários ingressos, leia mais aqui -> San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles

até 8 de janeiro – Florença (Toscana)-  F-Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

até 8 de janeiro –  Turim (Piemonte) – Luci D’Artista –  Na véspera das festas, as ruas e praças de Turim são coloridas por numerosas instalações de luz engenhosas. Durante Luci d’Artista , como é chamado este evento festivo, vários belos clássicos brilham, mas também há algumas novas obras de arte leves para ver. Info aqui.

até 29 de janeiro –  Salerno (Campania) – Luci D’Artista – Também em Salerno, sul da Itália, milhares de luzes brilham juntas, dando à cidade uma visão encantadora. Até meados de janeiro, graças a Luci d’Artista, as ruas de Salerno oferecem um espetáculo único, incluindo um sistema solar espetacular, anjos brilhantes, estrelas cadentes, acrobatas artísticos, uma enorme árvore de Natal, pinguins e renas, Babbo Natale em seu trenó …

até 20 de dezembro – Siracusa (Sicilia)  Festa de Santa Lúcia As festividades em Siracusa em homenagem a Santa Lúcia começam já na tarde de 30 de novembro com uma banda desfilando pelas ruas do centro histórico . Em 9 de dezembro , o simulacro de prata de Santa Lúcia é exposto na capela a ela dedicada na catedral . No dia 13 de dezembro, começa a procissão solene das relíquias e do simulacro de prata , atravessando a cidade para chegar à Basílica de Santa Lúcia al Sepolcro.

1 a 30 – Genova (Liguria) – Circumnavigando  – A 22ª edição do Circumnavigando (“Circumnavigating”), o Festival Internacional de Circo e Teatro de Rua, com duração de todas as festividades de Natal. Desde sua primeira edição, o Circumnavigando oferece uma mistura de estilos e performances de artistas italianos e europeus. O Festival é coordenado pela Associação Sarabanda, que promove o setor de circo e teatro de rua desde o início. Boris Vecchio, palhaço, organizador, artista, é o diretor artístico. Mais aqui.

5 – Murano (Vêneto) – Festa di San Nicola (São Nicolau) –São Nicolau é o santo padroeiro dos sopradores de vidro. O dia de seu nome é, portanto, comemorado na ilha veneziana de Murano. Nota: os venezianos soletram seu nome como San Nicolò em vez do italiano San Nicola.

5 – Bari (Puglia) – Festa di San Nicola (São Nicolau) – São Nicolau também é comemorado em Bari (Puglia). Em 9 de maio de 1087, um navio atracou no porto de Bari, no sul da Itália. O navio carregava um tesouro precioso: os restos mortais de São Nicolau, falecido cerca de oitocentos anos antes. Uma nova igreja foi construída especialmente para o túmulo do santo, com uma cripta para o local de descanso final de São Nicolau. A cripta da igreja foi concluída cerca de dois anos depois, mas não foi até 1197 que a Basílica di San Nicola em Bari foi consagrada e colocada em uso. Desde então, o túmulo do único é visitado anualmente por milhares de peregrinos, especialmente no início de dezembro.

Krampus

5 – Tarvizio (Friuli-Venezia Giulia) – La magia del Natale: San Nicolò e i Krampus – Quando o sol desaparece atrás do topo das colinas e a escuridão cai lentamente sobre o vale, os chamados Krampus rastejam para fora dos arbustos em busca de seu guia: São Nicolau. Especialmente na região de Friuli-Venezia Giulia, esses Krampuses vão assustar você. Eles emergem de seus esconderijos misteriosos em 5 de dezembro. Eles são um pouco como os antigos deuses da floresta: são monstros aterrorizantes com máscaras com bocas enormes, chifres e pêlo grosso. Eles também têm grandes garras. O nome Krampus refere-se às garras de um demônio, com as quais crianças travessas são reunidas para serem levadas para o inferno. Porém, sua feia aparência tem mais do que a função de assustar as crianças e mantê-las sob controle nos dias que antecedem a grande festa. Os Krampuses tiveram que afastar os espíritos malignos que assombravam as florestas invernais. É por isso que costumam carregar sinos e correntes; o som disso deve assustar os fantasmas indesejados.

7 e 8  – Milão (Lombardia) –   Festa de Santo Ambrósio – Os dois dias de festa de Sant’Ambrogio , padroeiro da cidade, e da Imaculada Conceição, respectivamente em 7 e 8 de dezembro , marcam o início do período natalino para Milão e uma ocasião cheia de compromissos. A cidade vive os seus eventos tradicionais, desde a “estreia” do Teatro alla Scala ao “Oh bej! Oh bej! . É um dos momentos mais sugestivos para visitar Milão, participando dos eventos que nenhum milanês jamais gostaria de perder.

7 de dezembro até 8 de janeiro – Gubbio (Umbria) – A maior árvore de Natal do mundo – Gubbio tem a maior árvore de Natal do mundo.  A maior árvore de Natal do mundo foi lançada pela primeira vez em 1981, e é uma árvore de luzes coloridas realizada em Gubbio nas encostas do Monte Ingino.As raízes afundam nas paredes da vila, enquanto a estrela está no topo onde está localizada a Basílica de Sant’Ubaldo, padroeira de Gubbio. Com 450 metros de base e 750 metros de altura , a árvore de Natal de Gubbio também entrou para o Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo. A iluminação da Árvore acontece todos os anos no dia 7 de dezembro às 18h30 na Piazza Gramsci. Todos os anos um convidado importante é convidado a acender as luzes: em 2014 as luzes da árvore foram acesas pelo Papa Francisco. Deve ser transmitido também na página do Facebook >>No mesmo período , um bairro de Gubbio ganha vida com “Le Vie del Presepe” : estátuas de madeira em tamanho natural que se movem em direção à cabana da Natividade.

8 – em toda a Itália – Festa della Madonna – No dia 8 de dezembro, os italianos celebram a festa da Immacolata Concezione – a Imaculada Conceição de Maria. O dia inteiro é dedicado a Maria, por isso a festa é popularmente conhecida como Festa della Madonna. A festa é celebrada desde 1854, quando a bula papal Ineffabilis Deus foi promulgada em 8 de dezembro pelo Papa Pio IX. Entre os católicos, isso criou uma grande nova onda de adoração mariana. Embora esse dia quase não seja comemorado em muitos países, o dia 8 de dezembro ainda é um feriado importante na Itália. Muitas pessoas estão livres e milhares de velas são acesas nas estátuas de Maria, tanto em casa quanto na igreja. Cada cidade tem sua própria interpretação das festividades em torno de Maria. Em Roma, os bombeiros colocam uma coroa de flores na estátua de Maria no topo da coluna da Piazza di Spagna. Em Nápoles, todos os pequenos altares de rua são completamente polidos. Flores são trazidas, velas são acesas e fotos e bilhetes são deixados para trás, com grandes e pequenos desejos que Maria pode realizar.

10 e 24 – Agnone (Molise) – ‘Ndocciata La Notte del Fuoco – O show de fogo de Natal de Molise em Ndocciata recebeu grande elogio de todo o mundo, e o show deste ano parece ser outro ardor. A área de Agnone vê uma procissão com tochas chamada ndocce, com portadores de tochas vestidos nas capas dos pastores tradicionais. Isso é para todas as idades, e isso atrai muitos espectadores, que vieram testemunhar esse espetáculo incrível. Saiba mais.

16 de dezembro, Nápoles (Campânia) – Sangue de San Gennaro – San Gennaro, São Januário, é o santo padroeiro da cidade de Nápoles. Três dias por ano, no primeiro domingo de maio, 19 de setembro e 16 de dezembro, toda a cidade vira de cabeça para baixo. É nesses dias que se determina se a pessoa enfrentará bons ou maus momentos. O destino da cidade está nas mãos deste San Gennaro. Quando seu sangue começa a fluir e se liquefaz diante de milhares de fiéis napolitanos, todos dão um profundo suspiro de alívio. A cidade tem tempos de prosperidade pela frente!

dia 24 – Oratino (Molise) – La Faglia – O acendimento de uma grande vela de 13 metros de altura, feita de juncoNo dia 24 de dezembro , véspera de Natal, o rito de La Faglia acontece em Oratino, e uma grande vela feita de junco é carregada ao ombro desde a entrada da aldeia até a Igreja Matriz por cerca de 40 pessoas e incendiada em frente à a multidão. Ao contrário da ” Ndocciata “, porém, em que as tochas são numerosas, aqui existe uma única grande vela – a Faglia – feita de juncos secos e com quase 13 metros de altura . O acendimento da Faglia é o momento mais sugestivo em que a tocha parece competir com o tamanho do campanário da igreja. Oratino, na província de Campobasso, é considerada uma das mais belas aldeias da Itália.

Os presépios na Itália:  Graças a São Francisco de Assis, não apenas decoramos uma árvore de Natal todos os anos, mas também reservamos um lugar para Maria, José e a manjedoura embaixo ou perto da árvore. Na noite de Natal do ano de 1223, São Francisco celebrou a primeira missa num estábulo com figuras vivas – nasceu o presépio. Além de Maria e José, o boi e o burro, os pastores e suas ovelhas, os anjos e depois os três reis também passam a fazer parte de il presépio ou il presepe , o presépio. Antes do Natal, as pessoas constroem os presépios em toda a Itália. Indicamos  os presépios mais lindos que você deve ver pelo menos uma vez na vida, como o presépio dos netturbini, varredores de rua em Roma, um enorme presépio na igreja de SS Cosma e Damiano, perto do Fórum Romano, também em Roma, e os presépios da Via Gregorio Armeno de Nápoles, o presépio em Grotte di Stiffe (Abruzzo), um presépio de areia em Jesolo (Veneto) e o presépio de luz em Manarola (Cinque Terre). Gosta de presépios? Então não perca a exposição anual 100 presepi em Roma! Também vale a pena ver: a Mostra d’Arte Presepiale em Salerno (Campânia) e ‘1000 Presepi per Palazzuolo’ em Palazzuolo sul Senio (Toscana).

Presépios vivos Pouco antes do Natal, você também pode ver presepi viventi, presépios vivos, em muitas aldeias italianas, especialmente no sul. Freqüentemente, os moradores recebem um papel, de pastor a anjo, de Maria a criança do Natal. Os Sassi (residências em cavernas) de  Matera hospedam a sagrada família todos os anos. A cidade da Basilicata se apresenta em dezembro como ‘a Galiléia de dois mil anos atrás’ e é realmente como viajar no tempo, com a manjedoura como ponto final brilhante. LEIA O NOSSO TEXTO: Conheça os presépios vivos da Itália

aguardando data – TOSCANA – Florença Dia 19 de dezembro em Florença tem a Festa degli Omaggi (homenagens), conheça esse evento aqui.

Feiras e Mercados

Mercados de Natal coloridos na Itália: Na maioria das cidades e vilas italianas, um mercado de Natal é realizado nos dias ou semanas antes do Natal. Muitas vezes há inúmeras barraquinhas com boa comida e bebida, para presentear ou saborear na hora, enfeites natalinos, presentes de natal e panetones. Algumas dicas no texto específico que temos no site: Mercadinhos de Natal na Itália: região por região

Todo o mês de dezembro de 2022 – em diferentes regiões da Itália (Basilicata, Campania, Friuli, Marche, Lazio, Toscana, Piemonte, etc.) – Cantine aperte a Natale – Todas as adegas da Associazione Movimento Turismo del Vino, durante todo o mês de dezembro, estão se preparando para receber calorosamente os enoturistas para celebrar e brindar junto com as férias e o início de um novo ano.

 2, 3, 4  – Asti (Piemonte) – Bagna Cauda Day – o evento mais perfumado do ano ,  retorna a Asti . Para a 10ª edição , milhares de entusiastas da bagna cauda se reúnem para provar a especialidade piemontesa em um dos 100 locais participantes da iniciativa – não apenas em Asti e Piemonte, mas também no resto da Itália e do mundo. A bagna cauda é sinônimo de convívio há séculos, e o Bagna Cauda Day é o maior testemunho: a partir do Piemonte, o evento conseguiu envolver inúmeras localidades italianas e estrangeiras, abrindo-se a diferentes culturas e tradições. Durante os dias do festival, mais de 12 mil pessoas de todo o mundo sentam-se simbolicamente à mesa para almoçar e jantar, num ritual coletivo que parte de Asti e chega a Berlim, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão. , e até em Tonga, no Pacífico.

03 a 05 de dezembro – Milão (Lombardia) – Milano Whisky Festival O encontro marcado com uísque de qualidade está chegando: a 17ª edição do Milano Whisky Festival será realizada de sábado, 3 de dezembro, até segunda-feira, 5 .Três dias de convívio, degustações e masterclasses num dos edifícios mais conhecidos e prestigiados de Milão: o Palazzo delle Stelline , no centro de Milão. Também para a edição de 2022, o Milano Whiskey Festival se confirma como o evento de referência para entusiastas e operadores do setor descobrirem as novidades vindas das destilarias Scotch Whisky, Irish Whiskey, Bourbon e Whiskey do Extremo Oriente.

3 de dezembro  – Roma (Lazio) – Vinibuoni d’Italia 2023Vinibuoni d’Italia comemora seus 20 anos em Roma com uma grande degustação: mais de 850 vinhos de toda a Itália premiados na edição 2023 do guia, os espumantes vencedores do concurso ” Vote em sua estrela espumante ” e os vinhos premiados por “ 20 anos de Corone ” serão os protagonistas de um encontro com a excelência vinícola italiana, apoiada na excelência gastronómica com os produtos do Projeto Magma, o talho Vitaliano Bernabei, a pastelaria Garda Foodie. Horário: a partir das 15h.

até 4 dezembro – Sogliano al Rubicono (Emilia Romagna) – Fiera del Formaggio di Fossa – Nos dois últimos domingos de novembro e no primeiro domingo de dezembro , Sogliano al Rubicone hospeda a Feira do Queijo de Fossa. Muitos eventos colaterais animam as ruas do centro da cidade durante os três dias de feira: exposições permanentes, espetáculos, conferências, visitas guiadas, atividades, animação infantil e música. Há também muitas barracas onde você pode provar e comprar queijo de fossa e muitos outros produtos locais, como salgadinhos, saba, mel, carnes curadas. Formaggio di Fossa é um queijo condimentado tradicionalmente produzido na Romagna, e é assim chamado porque foi afundado por três meses durante o verão para poder ser usado no inverno. Durante os três meses de maturação, o queijo afundado sofre uma refermentação que lhe confere um aroma e sabor intensos. Na cozinha pode ser ralado sobre a massa ou combinado com mel e figos. É considerado um produto de excelência da Romagna desde o século XVIII. A tradicional abertura dos poços ocorreu em 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Neste dia, após a colheita e a sementeira, após a colheita e a prensagem das azeitonas, os agricultores preparavam-se para o inverno e recolhiam o queijo entregue às covas durante o verão para fazer face ao inverno. A Feira do Queijo Fossa nasceu em 1974 precisamente para relembrar esta tradição. Em 2009 , o queijo Fossa di Sogliano obteve a marca Dop.

até 04  – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site)A maior e mais conhecida exposição de trufas do mundo nas colinas do Piemonte (Langhe, Roero e Monferrato), registrada pela Unesco, é o principal evento para os amantes de trufas. O programa inclui avaliações sensoriais conduzidas por especialistas, desfiles históricos, degustação de vinhos, shows de trufas e, claro, caminhadas na floresta para procurar o premiado tartufo bianco di Alba  na companhia de cães treinados. Saiba mais sobre a FeiraExperiencia de caça as trufas –  O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas

3,4,8,9,10 e 11 – Candelara (Marche)  CANDELE A CANDELARA – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais.

3 e 4 de dezembro – Roma (Lazio) – Festival del Vin Brulè e Hippie Market Christmas Edition – Pela primeira vez na capital, a Festa do Vin Brulè chega ao mesmo tempo que a Edição de Natal do Hippie Market, nos dias 3 e 4 de dezembro , no Hacienda, o novo espaço expositivo de 2.000 m2 na área de Tiburtina. Um projeto artístico que reúne Sommeliers, artesãos, chefs de rua, artistas de rua para contar sobre o Natal .9 Variantes de diferentes regiões italianas e países europeus acompanhadas de deliciosas propostas culinárias dos nossos chefs de rua. Tortellini no caldo, tigelle com recheio natalino, bolinhos fritos, taragna polenta, sopa de castanhas, batata frita, linguiça alemã, espetinhos, strudel, pão de açúcar…  Músicos , artistas de rua , acrobatas de circo acompanharão dois dias de compras e deliciosas degustações com suas apresentações. Uma seleção de Artesãos , Flower designers , Estilistas , Ilustradores que, aliando inovação e sustentabilidade, oferecem criações originais, em edições limitadas e de surpreendente criatividade. O público será recebido por uma atmosfera mágica, entre luzes suaves, aromas de gengibre e canela, vinho apimentado. Info aqui.

3 e 10 – 17  – Stresa – Lago Maggiore – (Piemonte) – Cruzeiro de Natal – Saídas às 16 -17-18-19h – Cruzeiro com 45 minutos de navegação a vapor a bordo do vapor “Piemonte” (1904), uma joia da navegação, entre Isola Bella, Isola Pescatori, Isola Madre, Verbania, com partida e retorno a Stresa. Com o Pai Natal e os nossos atores a bordo para uma experiência inesquecível para todas as idades. Info aqui.

4 e 8  – Suvereto (Toscana) – Sagra del Cinghiale (Javali) – Durante a Sagra del Cinghiale em Suvereto você pode desfrutar de todos os tipos de pratos com cinghiale , javali. Há mais de quarenta anos, os habitantes fazem todas as paradas no final de novembro para celebrar a riqueza culinária que o javali lhes dá. Além das degustações, há desfiles históricos e demonstrações de bandeiras e festas até altas horas. Saiba mais. 

5 a 8 – Milão (Lombardia) –  Fiera degli Oh bej! Oh bei! – A Fiera degli Oh bej! Oh bej!, também conhecida como Fiera di Sant’Ambrogio, dá início ao espírito natalino em Milão. As festividades acontecem em homenagem ao dia do nome do padroeiro Santo Ambrósio. No dia de sua festa, um mercado de vários dias acontece na praça perto do Castello Sforzesco, com barracas cheias de obras de arte coloridas e iguarias locais.

7 dezembro a 8 janeiro  – Lago de Como (Lombardia)- Casa dei Balocchi -Casa dos Brinquedos –  Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana (encerrando o evento em 6 de janeiro de 2020)! Saiba mais aqui.

8 a 11  – Santa Massenza (Trentino) – La Notte degli Alambicchi accesi Como é produzida a grappa? Qual é a sua história? Como é feito um alambique e como ele funciona? São muitas as questões que giram em torno deste precioso destilado ao qual a Koinè Company tenta responder com um envolvente espetáculo itinerante pelas ruas e destilarias da característica vila de Santa Massenza (TN) , a capital da grappa artesanal.

8 a 10  – Hône (Valle D’Aosta) – Festa della Micòoula – De 8 a 10 de dezembro de 2022, a aldeia de Hône, no Vale de Aosta, celebra o pão doce local no Festival de Micòoula. O pão “Micòoula” é uma versão mais doce e saborosa do tradicional pão de centeio Valdôtain. Nozes, figos secos, castanhas, passas e chocolate preto são adicionados à massa de centeio para criar um saboroso pão de Natal que pode ser apreciado a qualquer hora do dia. O destaque do Festival do Pão Micòoula é o Mercado de Natal, quando os moradores de Hône fazem demonstrações de culinária e vendem saborosos micòoule e outros produtos e iguarias tradicionais. Outros eventos incluem shows de música, danças… Info aqui.

11  – Sauri (Puglia) – Gran Premio di Capitanata – A Corrida de Cavalos da Capitanata Corse Srl, empresa que administra o Ippodromo dei Sauri, organiza o  Grande Prêmio Capitanata 2022 Memorial Luigi Maglia , que será realizado no domingo, 11 de dezembro de  2022, das 14:00 às 19:00 no Ippodromo dei Sauri (C .da Lamia – Castelluccio dei Sauri FG) na presença de importantes expoentes do mundo equestre, político, empresarial e institucional. No dia decorrerá a terceira edição do Grande Prémio Capitanata , uma prova de grupo 3 para cavalos autóctones de 4 anos com um orçamento de €. 40.040,00, que mais uma vez este ano atrairá alguns dos melhores cavalos da geração 2018 para a pista de Foggia, além de treinadores e pilotos de importância nacional e internacional.

16 a 18 de dezembro – Palermo (Sicilia) -“  DeGustiArte 2022 “ no Spazio Tre Navate do Cantieri  Culturali alla Zisa em Palermo  o encontro com os três dias dedicados aos sabores sicilianos e ao bom vinho retorna. Os protagonistas do evento serão vinícolas, destilarias, laticínios, olivicultores, produtores de conservas de peixe, mas também apicultores e produtores de frutas tropicais, chocolate e café, todos rigorosamente Made in Sicília! Muitas das excelências agroalimentares sicilianas estão presentes no evento. Pode brindar com mais de 40 adegas diferentes de toda a ilha, saborear a excelência dos laticínios locais, provar conservas doces e salgadas, deliciar-se com mel, chocolate e café produzidos e transformados na ilha, mas também desfrutar de um conjunto itinerante de músicos de jazz ou participe de uma das muitas palestras e focos que irão animar o debate sobre a cultura alimentar siciliana. Além disso, há seis editoras sicilianas independentes, que trarão o maior número possível de autores para o evento, para redescobrir a ligação entre comida e vinho e literatura. E ainda as Masterclasses em colaboração com a Universidade de Palermo, com a presença de personalidades do mundo da crítica gastronómica e enológica.

Esporte e Aventura

8   San Martino all’Argine, Mantova (Lombardia)Marcha di Babbo Natale –– A Associação Pro Loco San Martino apresenta a Marcha dos Papais Noéis Uma prova internacional de corrida motorizada recreativa, passo livre aberta a todos, aprovada para as seguintes competições: FIASP Nacional “Pé Alado” – “IVV Internacional” Evento homologado pelo CT FIASP de Mântua com nota n°MN013 datada de 06/09/2018. Reunião sábado 8 de dezembro às 8h30 na Piazza Castello partida às 9h00 em itinerários de 3-7-11 Km. Informações: Maragni Simone 339/6275166 Saccani Ilaria 339/4089221

18 – Pisa (Toscana) – Pisa Marathon –  A Maratona de Pisa em 2022 ocorre dia 18 de dezembro, a corrida termina na famosa torre inclinada – quando você provavelmente se sentirá tão vacilante quanto parece. Há também uma meia maratona e algumas corridas divertidas muito mais curtas no mesmo dia, se você quiser salvar as pernas. Info aqui.

15 a 18  – Cogne (Valle D’Aosta) –  Cogne Ice Opening é um evento único para quem gosta de escalar no gelo. Acontece em Cogne, no Vale de Aosta, de 15 de dezembro a 18 de dezembro. Os melhores alpinistas internacionais chegam a Cogne e se esforçam para encontrar novos fluxos no cenário sugestivo de Gran Paradiso. Os guias das montanhas alpinas também organizam oficinas de escalada e ferramentas a seco (escalada em rocha com ferramentas de gelo) para todos (iniciantes, amadores, avançados). O Cogne Ice Opening também oferece coquetéis “gelados”, pizzas, churrascos e música.O programa pode variar de acordo com as condições meteorológicas e de gelo. Info aqui.

Música e Espetáculo

2 – Castelo de Thiene, Vicenza (Vêneto) – Candle Castle Christmas Edition – Viver uma noite num castelo iluminado, como antigamente, apenas pela luz das velas, ouvindo as famosas canções natalinas tocadas ao vivo no piano: este é o Candle Castle Christmas Edition . O evento é dia 2 de dezembro, no Castelo de Thiene, no coração do centro histórico de Thiene (VI). Existem duas ocasiões para aproveitar a magia do evento: a primeira às 20h30, a segunda às 22h00. Ao piano, o maestro Pavel De Palma tocará aquelas canções que mais evocam emoções e memórias dos nossos Natais, tocando as cordas das mais românticas, mas também animando o ambiente: da Noite Silenciosa ao Natal Passado, da Noite Santa a Todos. O show terá duração de uma hora. Os lugares estão disponíveis a partir de 20€ . As portas do castelo serão abertas 30 minutos antes do início do concerto. Informações e reservas: 328 309 86 39 (whatsapp)

4,23 de dezembro e 8 de janeiro – Brescia (Lombardia) – La Strada Winter – Para as férias, o maravilhoso centro histórico de Brescia , decorado de forma festiva, recebe os visitantes com suas praças animadas, importantes museus, elegantes galerias repletas de lojas, galerias de arte para uma agradável pausa de Natal dedicada às compras, arte e cultura. Entre os vários eventos programados, o festival La Strada Winter regressa a 4 de dezembro . É a versão de inverno do festival de verão ” La Strada “, o evento vai animar as festividades da cidade durante três dias – 4 e 23 de dezembro e 8 de janeiro – com apresentações de teatro de rua ,  circo e  palhaços contemporâneos e convidados internacionais , transformando uma tarde em Brescia em uma experiência inesquecível para adultos e crianças!.Para informações: www.visitbrescia.it

a partir de 7 – Milão (Lombardia) – abertura da temporada no teatro La ScalaA festa de Sant’Ambrogio é também a abertura da temporada teatral no teatro La Scala. No dia 7 de dezembro, as portas do teatro se abrirão com “ Macbeth ” de Giuseppe Verdi , dirigido por Riccardo Chailly. Consulte o programa 2022-2023 atualizado

16,17 e 18 – Brescia (Lombardia)Winter Jazz on the Road  – sediado no cenário do teatro Der MAST, na via Carducci da cidade, o evento reunirá grandes nomes do jazz contemporâneo e rostos históricos da música italiana se alternando , para apresentações imperdíveis e oportunidades para degustar interessantes influências da música eletrônica. Entre os músicos que subirão ao palco Alfredo Golino, Ares Tavolazzi, Franco D’Andrea e muitos outros. Conheça a programação completa do Winter Jazz on the Road 2022

17 – Roma, VATICANO – Concerto de Natal – grandes vozes internacionais do pop, rock, soul, gospel e ópera se apresentam no prestigiado palco do Auditório Conciliazione para celebrar o tão esperado aniversário juntos em um concerto que é mais clássico e evocativo da festa , casando, como sempre, a solidariedade. Entre os convidados desta 30ª edição estão Amy Lee of Evanescence, Gigi D’Alessio, Josè Carreras, Cristina D’Avena, Darin, Hevia, Jimmy Sax, Kayma, Orietta Berti, Vincent Bohanan & Sound of Victory Gospel Choir, e muitos outros. Em vez disso, Bianca Guaccero, Elena Sofia Ricci, Leo Gullotta, Marcell Jacobs, Neri Marcorè e Chiara Vingione participam. O Concerto de Natal nasceu em 1993 na Sala Paulo VI do Vaticano como uma ferramenta para divulgar o projeto do Vicariato de Roma “50 igrejas para Roma 2000” e arrecadar recursos para sua implementação. Desde então, todos os anos reúne grandes artistas de renome internacional, numa celebração única do festival mais querido e espiritual do mundo. Compre ingressos aqui.

de 28 de dezembro a 1 de janeiro – UMBRIA – Orvieto – Umbria Jazz Winter –  Umbria Jazz Festival  realiza sua edição de inverno todo mês de dezembro na cidade montanhosa de Orvieto. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, desfrute de música de artistas de renome internacional nas ruas, teatros, museus e restaurantes desta encantadora cidade medieval, a uma curta distância de carro ou trem de Roma. Consulte o programa aqui.

Arte e Exposições

 

até 3 dezembro – Turim (Piemonte) –  Torino Film Festival  – Nascido em 1982 como Festival Internacional de Cinema Juvenil , hoje o TFF tornou-se um dos principais festivais de cinema italianos dedicados ao cinema independente . O TFF é um festival metropolitano que responde à grande demanda cultural de uma grande cidade e, ao longo do tempo, criou um vínculo muito forte com seu público, composto majoritariamente por jovens metropolitanos. O programa de 2022 inclui 4 seções competitivas : Competição Internacional de Longas-Metragens, Competição Internacional de Documentários, Competição de Documentários Italianos, Competição de Curtas-Metragens Italianas. Acrescentam-se duas secções não competitivas: Fora de Competição, dedicada à produção mais interessante do corrente ano e a alguns Programas Especiais.

Rovereto (TRENTINO) –  Mart  – Giotto e il Novecento – 8 de dezembro de 2022 a 19 de março de 2023 – No Mart – Museo d’arte moderna e contemporânea de Rovereto – neste inverno haverá uma exposição sobre Giotto, que pintou os afrescos da Cappella degli Scrovegni em Pádua, entre outras coisas. Além das obras desse mestre medieval, há também pinturas de grandes artistas influenciados por Giotto, como Giorgio Morandi, Fausto Melotti, Lucio Fontana, Henri Matisse, Mark Rothko, James Turrell e Carlo Carrà, cujo Le figlie di Loth de 1919 foi escolhida como imagem de campanha para a exposição.

Veneza (VENETO) –

Mais exposições em Veneza

  • Kandinsky e le Avanguardie – até 21 de fevereiro de 2023, MestreVocê pode admirar mais arte moderna até 21 de fevereiro de 2023 no Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza). Durante a exposição Kandinsky e le Avanguardie. Punto, linea e superficie, você pode ver obras da Galleria Internazionale d’Arte Moderna de Ca’ Pesaro. Além das obras-primas de Kandinsky, há obras de, entre outros, Paul Klee, Joan Mirò, Yves Tanguy, Luigi Veronesi e Karel Appel.
  • Marlene Dumas no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci , na ilha de Giudecca , dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.

Pádua (VENETO) – Futurismo 1910-1915 – a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo ZabarellaAté 26 de fevereiro de 2023, você pode se imaginar em Pádua no futuro de 1910 a 1915, durante a exposição Futurismo 1910-1915. La nascita dell’avanguardia no Palazzo Zabarella . Você encontrará mais informações através deste link. Segundo os futuristas, isso tinha que ser feito com a rotina antiquada em que a Itália estava presa. Inovação, modernismo, velocidade, tecnologia: eram coisas que precisavam ser celebradas. A Itália teve que se tornar o epicentro do progresso e se livrar de ‘instituições arcaicas’ como museus, bibliotecas e academias. Segundo os futuristas, a violência era permitida e até necessária para construir uma nova Itália – não era à toa que eles eram partidários da Primeira Guerra Mundial. Você pode admirar o trabalho de, entre outros, Umberto Boccioni (incluindo Formas únicas de continuidade no espaço do Museu Kröller-Müller, a imagem que também é retratada no italiano vinte centavos de euro), Carlo Carrà, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia , Giacomo Balla e Gino Severini.

Bolonha (EMILIA ROMAGNA) – Giulio II e Raffaello – una nuova stagione del rinascimento a Bologna – até 5 de fevereiro de 2023, Pinacoteca NazionaleO retrato do Papa Júlio II é uma das obras-primas de Rafael . Normalmente fica na National Gallery em Londres, mas até 5 de fevereiro de 2023 você pode admirá-lo na Pinacoteca Nazionale em Bolonha , durante a exposição que gira em torno da questão do que é o Renascimento – e a chegada de artistas renascentistas como Michelangelo e Rafael – significava para Bolonha.

Gênova (LIGURIA) – Rubens a Genova – 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, Palazzo DucaleDe 6 de outubro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, você pode admirar Rubens a Genova , uma grande exposição estrelada por Peter Paul Rubens no Palazzo Ducale em Gênova. Em particular, a exposição mostra a relação do pintor com a cidade portuária de Gênova, com mais de 150 obras, das quais 20 são obras de Rubens. Algumas dessas obras nunca foram vistas em solo italiano antes. Entre 1600 e 1607, Rubens permaneceu regularmente em Gênova, às vezes na comitiva de Vincenzo I Gonzaga, o duque de Mantova, de quem Rubens foi pintor da corte por algum tempo. Durante essas viagens, ele conheceu a elite de Gênova e conseguiu vincular seu nome à capital da Ligúria para sempre. Mais informações podem ser encontradas no site do Palazzo Ducale . Antes ou depois de sua visita à exposição, não deixe de visitar os Palazzi dei Rolli , os mais famosos deles estão na Via Garibaldi. Rubens ficou tão impressionado com as construções majestosas dessa rua que fez uma série de desenhos da Via Garibaldi, que serviram de exemplo para as casas das famílias ricas de Antuérpia.

Milão (LOMBARDIA) – Três vezes a Pietà de Michelangelo – até 8 de janeiro de 2023, Palazzo RealePalazzo Reale em Milão exibe três modelos das três Pietàs de Michelangelo: a Bandini Pietà (do Museo dell’Opera del Duomo de Florença), a Pietà de São Pedro e a Rondanini Pietà dos Museus do Vaticano. Desta forma, você pode ver de perto o desenvolvimento de Michelangelo durante um período de mais de meio século. Mais detalhes podem ser encontrados através deste link .

  • Andy Warhol – até 26 de março de 2023, Fabbrica del VaporeA Fabbrica del Vapore em Milão abrirá suas portas para Andy Warhol neste outono. Até 26 de março de 2023, você pode ver a exposição Andy Warhol – La pubblicità nella forma , com mais de trezentos objetos que simbolizam a carreira de Warhol desde o início dos anos 1950 até os anos 1980.

Lago de Como (LOMBARDIA) – Canova, novello Fidia – até 11 de dezembro de 2022, Villa Carlotta – Você está perto do Lago Como neste outono? Até 11 de dezembro de 2022, você pode admirara exposição Canova, novello Fidia na Villa Carlotta em Tremezzo . A exposição coloca o escultor Antonio Canova contra Phidias, um escultor de Atenas. Exatamente duzentos anos após a morte de Canova, você não apenas descobrirá belas peças de sua obra, mas também belas imagens de seu alter ego grego.

Mântua (LOMBARDIA) – Giulio Romano – até 8 de janeiro de 2023, Palazzo Te . Arquiteto e pintor Giulio Romano, aluno de Rafael , foi contratado por Federico Gonzaga para projetar um palácio especial em Mantova. Romano trabalhou no palazzo , que hoje conhecemos como Palazzo Te, entre 1525 e 1535. O edifício em si foi concluído em dezoito meses. O resto do tempo foi usado para decorar os quartos e salões. Um exército de artistas e artesãos trabalhou na decoração até que todos os cantos estivessem cobertos. Muitos dos salões são decorados com imagens de deuses gregos e do Olimpo – um símbolo de que o duque era leal ao imperador Carlos V e não ao papa. Cenas eróticas nunca estão longe. Gonzaga mandou projetar o palazzo para sua amante, Isabella Boschetti. Se você olhar de perto, verá alguns Cupidos de pé em uma pequena floresta em vários quartos. Bos em italiano é bosco – diz-se que o diminutivo boschetti , groves, é uma referência sutil ao sobrenome de Isabella. Quase quinhentos anos após sua construção, o Palazzo Te apresenta a exposição Giulio Romano – La forza delle cose , que pode ser vista a partir de 8 de janeiro de 2023.

Pisa (TOSCANA) – I Macchiaioli – 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, Palazzo Blu – Palazzo Blu em Pisa apresentará as pinturas dos chamados Macchiaioli de 8 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. Este nome refere-se a um grupo de pintores italianos que atuaram principalmente na Toscana na segunda metade do século XIX. Eles evitaram as convenções das academias de arte italianas e pintaram principalmente ao ar livre para capturar a luz natural na tela. Mais de cento e trinta obras estão em exibição em grandes museus, como a Galeria Uffizi em Florença , a Galleria Nazionale d’Arte Moderna em Roma e a Galleria d’Arte Moderna di Genova. Você pode ler mais sobre a exposição neste link 

Siena (TOSCANA) – Arte Senese – até 8 de janeiro de 2023, Santa Maria della Scala – No belo complexo do Santa Maria della Scala em Siena , você pode admirar a exposição Arte Senese – dal tardo Medioevo al Novecento , com belas obras de arte de Siena, do final Idade Média até 8 de janeiro de 2023 até o século XX. A exposição inclui obras-primas de Pietro Lorenzetti, Tino di Camaino, Stefano di Giovanni (também conhecido como il Sassetta), Giovanni Antonio Bazzi (também conhecido como il Sodoma) e Domenico Beccafumi, entre outros.

Florença (TOSCANA) – várias:

  • Olafur Eliasson – até 22 de janeiro de 2023, Palazzo StrozziApós a bela exposição em Donatello , o Palazzo Strozzi receberá uma exposição dedicada a Olafur Eliasson até 22 de janeiro de 2023 . O artista ainda criou uma série de obras especialmente para o Palazzo Strozzi, por isso promete ser um verdadeiro espetáculo– como sempre neste já impressionante palácio florentino. Durante a exposição, você também poderá admirar uma obra de Eliasson no Castello di Rivoli Museo d’Arte Contemporanea.
  • Escher – 20 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Museo degli Innocenti – O Museo degli Innocenti (um dos museus menos conhecidos de Florença ) abrigará aproximadamente duzentas obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher de 20 de outubro de 2022 a 26 de março, 2023, incluindo várias de suas obras icônicas em que nada é o que parece. Nos corredores de um dos orfanatos mais antigos do mundo, você se maravilha com a mão de Escher segurando uma esfera refletora, suas famosas metamorfoses e seu dia e noite. Escher visitou a Itália pela primeira vez em 1922. Ele acabou se mudando para o país que conquistou seu coração e características em muitas de suas obras. Mais informações podem ser encontradas no site especial para esta exposição de Escher

Roma (LAZIO) – várias:

  • Domiziano Imperatore. Odio e amore até 29 de janeiro de 2023, Musei CapitoliniApós a exposição bem sucedida sobre o imperador Domiciano em Leiden, admire a exposição Domiziano Imperatore. Odio e amore no Musei Capitolini. Você acompanha a vida turbulenta do imperador Flaviano Domiciano, sua imperatriz e seus ilustres predecessores: seu pai Vespasiano e seu irmão Tito. Neste blog destacamos alguns destaques da exposição.
  • Roma (LAZIO) – Crazy – até 8 de janeiro de 2023, Chiostro del BramanteApós as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição.
  •  Casa Balla – abertura especial – até 31 de dezembro de 2022Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si.

Van Gogh – de 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, Palazzo Bonaparte – Em antecipação ao centésimo septuagésimo aniversário de Vincent van Gogh, 30 de março de 2023, o Palazzo Bonaparte, na famosa Piazza Venezia de Roma, está organizando uma grande exposição sobre Van Gogh. De 8 de outubro de 2022 a 26 de março de 2023, você pode admirar cerca de sessenta obras de Van Gogh no coração de Roma, incluindo o autorretrato que ele fez em 1887. Muitas dessas obras vêm do Museu Kröller-Müller. Você pode ler todos os detalhes sobre esta grande exposição de Van Gogh no site do Palazzo Bonaparte .

  • Lucio Dalla – Roma – até 6 de janeiro de 2023, Ara Pacis – Lucio Dalla estará em destaque neste outono, durante a exposição Anche se il tempo passa no Museo dell’Ara Pacis. Você será apresentado a todas as facetas da vida de Dalla, desde sua personalidade excêntrica até sua vasta carreira, com documentos pessoais, fotos, vídeos e outras lembranças do astro. Através deste link você encontrará mais informações sobre a exposição, que será exibida posteriormente em Nápoles e Milão.
  • PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini – até março de 2023No dia 5 de março de 2022 fará exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, espetáculos teatrais e cinematográficos e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna.

  • La pittura su pietra del Seicento – Galleria Borghese em Roma, até 29 de janeiro de 2023
  • Entrada gratuita nos Museus do VaticanoTodo último domingo do mês, você pode entrar  gratuitamente nos Museus do Vaticano e Capela Sistina para apreciar todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as magníficas pinturas de Michelangelo. Chegue na hora, porque é ainda mais movimentado do que o habitual neste dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.