Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Uma noite de Ópera na Arena de Verona

Se você é uma amante de música clássica, não pode perder uma noite de ópera na Arena de Verona, uma experiência imperdível!

Post Atualizado em 2022

O Festival de Ópera na Arena de Verona é realizado todos os anos no verão dentro do anfiteatro romano. O programa de espetáculos vai de meados de junho ao final de agosto, com aproximadamente 3-4 apresentações noturnas por semana. Além da Aida de Verdi, que se apresenta todos os anos, o programa inclui uma seleção dos títulos mais famosos da tradição da ópera italiana. A Arena di Verona, com seus 15.000 espectadores, é a maior casa de ópera ao ar livre do mundo.

A história da Ópera na Arena de Verona

Na origem do Festival de Ópera Arena di Verona, existe uma lenda. No início dos anos 1900, o tenor Giovanni Zenatello estava visitando a Arena com amigos. Para se divertir, pedem que improvise uma ária de ópera. Ele aceitou sem hesitar e todos, incluindo o próprio Zenatello, ficaram surpresos com a acústica e o impacto cênico do monumento de quase 2.000 anos. Parece que nasceu a ideia de apresentar uma ópera inteira dentro do anfiteatro romano.

A Aida inaugural

A inauguração foi realizada em 1913 e Aida de Verdi foi escolhida como a performance. Era a ópera perfeita para o antigo local monumental. Giovanni Zenatello, que desempenhou o papel de Radamés, organizou todo o evento. A estreia teve tanto sucesso que os organizadores decidiram imediatamente encenar a ópera na Arena de Verona todos os anos. O evento logo se tornou um encontro que atraiu artistas e espectadores de todo o mundo.

Desde 1913, a ópera tem sido apresentada na Arena todos os anos, sem interrupção, exceto durante a guerra e durante a pandemia de covid19.

Maria Callas estreou-se em Verona em 1947. Nos anos 1970, cantores do calibre de Pavarotti e Plácido Domingo cantaram na Arena. Franco Zeffirelli foi o antigo diretor artístico do festival.

A ópera em Verona hoje

Depois de mais de 100 anos, o Festival de Ópera de Verona ainda é capaz de se renovar continuamente e apresentar artistas, maestros e diretores mundialmente famosos. A temporada de ópera é certamente o evento mais importante do verão em Verona.

Há muitos eventos paralelos à temporada de ópera em Verona. Noites de gala com lendas da ópera famosas, exposições de memorabilia relacionadas com a grande tradição italiana, eventos educacionais. Se é um verdadeiro fã ou um simples neófito não pode perder um fim-de-semana em Verona para desfrutar do ambiente especial da ópera.

Informação útil

Aqui estão algumas informações práticas para assistir à ópera na Arena de Verona: onde comprar os bilhetes e quais os melhores lugares, como chegar mais facilmente e onde pernoitar.

1. Ingressos

Os ingressos para a Opera podem ser facilmente adquiridos online no site oficial do Festival: www.arena.it. A bilheteria física fica na Via Dietro Anfiteatro, logo atrás da Arena. Fica aberto até 10 minutos antes do início do show e geralmente você pode encontrar alguns ingressos ainda disponíveis, mesmo no último minuto.

2. Guia de compra

Se o orçamento não é um problema, os melhores lugares, em termos de vista e acústica, são os “poltronissime” platinum e gold, que se encontram nas primeiras 10 filas de “platea”. Os assentos das outras platéias não oferecem uma boa vista, mas tendem a ser bastante caros. Pelo mesmo preço é preferível optar pelos assentos de “tribuna” onde se tem uma visão perfeita do palco.

Para orçamentos médios, as camadas laterais numeradas têm a melhor relação custo-benefício. Para aqueles que querem experimentar a ópera na Arena com um orçamento, as “gradinate non numerate laterali” – arquibancadas não numeradas laterais – oferecem a chance de desfrutar do show, talvez com uma vista menos do que perfeita, a preços muito acessíveis.

3. Almofadas

  • “Poltronissime” e “poltrone” têm uma almofada traseira e inferior bastante confortável.
  • As “gradinate” – arquibancadas –  numeradas têm um assento dobrável e um encosto sem amortecimento.
  • As “gradinate non numerate” – arquibancadas não numeradas – têm os degraus de pedra nua da Arena, sem nenhum encosto.
  • É possível e recomendado trazer almofadas de fora se você tiver assentos sem estofamento. Você também pode alugá-los dentro da Arena. Ficar sentado por duas ou três horas no metal duro ou na pedra da Arena pode ser muito desconfortável.

4. Tempo

A ópera começa ao entardecer, por volta das 21h. A hora do fim depende da ópera. Para os mais longos, como Aida e Nabucco, pode ser bem depois da meia-noite.

5. Acesso

Cada setor da Arena tem um acesso diferente por um dos arcos numerados do anfiteatro. O número do portão pode ser encontrado no seu bilhete. Você pode entrar ou sair das cadeiras numeradas apenas durante os intervalos entre os atos. Para assentos não numerados, no entanto, você está livre para chegar ou sair quando desejar.

6. Código de roupa

A ópera na Arena di Verona é um festival de verão ao ar livre. Em julho e agosto pode fazer muito calor em Verona. Portanto, não há um código de vestimenta rígido, mas para os assentos das cabines, pelo menos, calças compridas e uma camisa pólo são obrigatórias. Quanto aos assentos não numerados, não há regras particulares quanto ao código de vestimenta.

7. Vindo de trem

O anfiteatro Arena fica na praça Bra, no centro de Verona. É uma zona pedonal.

A estação mais próxima é Verona Porta Nuovanas linhas Milão-Veneza e Bolonha-Brennero. Da estação de trem, você pode chegar à Arena a pé em cerca de 20 minutos ou de táxi em apenas alguns minutos.

8. Vindo de carro

A saída da rodovia mais conveniente para chegar à Arena é Verona Sud. De lá, siga em frente em direção ao centro. A Piazza Bra é uma zona pedonal. Os estacionamentos pagos mais próximos são: Cittadella, Arena (ambos a 5 minutos a pé do anfiteatro), Centro (10 minutos a pé).

9. Pernoitar

A ópera termina tarde da noite. Encontrar uma cabine disponível pode ser difícil. Se houver possibilidade, o conselho é ficar em um alojamento a uma curta distância da Arena. A oferta de hotéis, apartamentos de férias, B & B é ampla e variada.

10. Jantar

Nas noites de ópera, muitos restaurantes no centro de Verona operam um serviço pré e pós-ópera. As cozinhas funcionam das 18h às 18h30, para que você possa terminar a refeição a tempo da entrada da Arena. Se, no entanto, você não sentir vontade de comer tão cedo ou ficar com fome quando a ópera terminar, muitos dos restaurantes dentro e nos arredores da Piazza Bra mantêm suas cozinhas abertas para aqueles que querem fazer um lanche antes de voltar para seus hotéis. As reservas são sempre recomendadas.

Arena 2022

Para o Festival 2022, a Arena propõe uma programação que simboliza o renascimento de toda a cidade e oferece um calendário com direções e produções mais essenciais, sem no entanto renunciar à dimensão espetacular.

O palco voltará à sua posição original e as novas tecnologias serão integradas à tradição da encenação histórica e icônica que há mais de cem anos torna a ópera na Arena única em todo o mundo: uma revolução estética e dramatúrgica que protegerá os artistas e técnicos, sem deixar de permitir a grandiosidade que o público sempre buscou na Arena.

A emergência sanitária foi interpretada como um instrumento de renovação: em plena conformidade com as medidas de segurança, propõe a Fondazione Arena di Verona cinco novas produções mais leves e menos arquitetônicas que a tradição, porém mais tecnológicas, utilizando projeções de vídeo inovadoras com mais de 400 metros quadrados de ledwall , adequadas para decorar o imponente cenário da Arena.

A temporada de 2021 da Arena di Verona no magnífico anfiteatro romano ocorrerá de 17 de junho a 4 de setembro.

Um ano após a esperada edição número 100, com o 99º Festival de Ópera Arena di Verona 2022 , ocorrerá um retorno às grandes produções, que serão encenadas por 46 noites com 5 produções de ópera e 3 eventos especiais de 17 de junho a 4 de setembro . A magia do maior teatro sob as estrelas do mundo revive graças aos conjuntos artísticos e técnicos da Arena Foundation com diretores e artistas internacionais nos títulos mais importantes e queridos.

Os ingressos para as apresentações do 99º Festival de Ópera Arena di Verona 2022 estarão à venda a partir de 10 de setembro  de 2021 com preços de 20 € a 300 €, excepcionalmente para alguns setores com preço especial até 24 de dezembro; novidade para 2022 é a introdução das novas poltronas prateadas.

Ao lado das grandes vozes, a temporada de 2021 conta a história da beleza da Itália, colaborando com os museus, exposições, galerias de arte e centros culturais de excelência do país; o projeto adquiriu um valor cultural tão significativo que obteve o patrocínio do Ministério da Cultura , pela primeira vez na história do Festival.

Abaixo segue o calendário das óperas programadas:
Carmem – de Georges Bizet – 11, 24  30 de junho às 21h15 – 14h00, 31 de julho às 21h00 – 11h00, 14 e 27 de agosto às 20h45
Aida de Giuseppe Verdi – 18 e 23 de junho às 21h15 – 3, 8, 16, 24, 28 de julho às 21h00 – 5, 21, 28 de agosto às 20h45 – 4 de setembro às 20h45
– La Traviata por Giuseppe Verdi –  2, 9, 15, 22, 30 de julho às 21h00 – 6, 20 de agosto às 20h45 – 1 de setembro às 20h45
– Nabucco por Giuseppe Verdi – 25 de junho, 1, 7, 10, 23, 29 de julho às 21h00 – 18 de agosto às 20h45 – 3 de setembro às 20h45

  • Turandot por Giacomo Puccini – 4, 7, 10, 13, 19, 26 de agosto às 20h45 – 2 de setembro às 20h45

Noites especiais:

O 99º Festival é também enriquecido com três eventos noturnos únicos: o primeiro deles é Roberto Bolle and Friends , uma verdadeira festa dançante em todas as suas formas que retorna para um encontro imperdível no dia 20 de julho na Arena de Verona; seguindo-se o monumental concerto sinfónico e coral do Carmina Burana a 12 de Agosto, em homenagem a Ezio Bosso e, finalmente, para uma única data extraordinária, o regresso do aclamado Plácido Domingo numa ópera de gala em forma de palco dedicada aos principais papéis de o gênio de Busseto, em 25 de agosto, na gala Domingo na Noite da Ópera de Verdi.

O Programa do Festival está disponível no site da Fundação e convidamos você a consultá-lo para conhecer todos os detalhes. Basta escolher o seu show favorito e reservar os ingressos para o Festival de Ópera Arena di Verona 2022  no site oficial: www.arena.it

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.