Vamos conhecer os 15 fatos e curiosidades sobre a Lombardia?
Lombardia é uma região de extrema importância histórica e econômica para a Itália. Além disso, é um grande centro cultural, contando com mais de 500 museus e cheio de locais protegidos pela UNESCO. E ainda é um lugar belíssimo, com grandes cidades, montanhas, colinas e lagos.
Com tudo isso, conhecer a Lombardia é quase uma obrigação para os turistas que visitam a Itália. Que tal saber mais sobre algumas curiosidades e principais pontos turísticos da região?
Índice:
- 15 Curiosidades sobre a Lombardia
- 1. Região mais rica da Itália
- 2. Têm também a cidade mais rica do país
- 3. É a região dos lagos
- 4. Terra natal do panetone
- 5. E do sorvete de flocos também
- 6. Disputa do Grande Prêmio de Fórmula 1
- 7. Terra do famoso violino Stradivarius
- 8. O monstro do Lago di Como
- 9. Palco do Édito de Constantino
- 10. Surgimento do Fascismo e morte de Mussolini
- 11. O famoso “trem vermelho” do Bernina Express
- 12. O nascimento da cruz vermelha
- 13. Sítios classificados como Patrimônio Mundial Unesco
- 14. A Última Ceia, de Leonardo da Vinci
- 15. A igreja dos ossos
Informações sobre a Lombardia
- Lombardia é uma região localizada ao norte da Itália, cuja capital é Milão. Limita-se ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romanha;
- É a quarta maior região da Itália (23.854 km²), atrás apenas da Sicilia, Piemonte e Sardenha. É a região mais populosa do país, com uma população de mais de 10 milhões de pessoas;
- Região com maior número de províncias. São elas: Bérgamo, Bréscia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mântua, Monza/Brianza, Milão, Pavia e Sombrio;
- As principais cidades da Lombardia são: Milão, Brescia, Monza e Bérgamo;
- A Lombardia apresenta clima continental, com verões quentes e invernos rigorosos, com possibilidade de neve nas áreas mais elevadas. Metade do território da Lombardia são planícies, e a outra metade apresenta montanhas e colinas;
- O maior rio da Itália, o Pó, corta quase todo o território da Lombardia.
Veja mais textos sobre a Lombardia:
– Guia gastromico da Lombardia
– 15 Curiosidades sobre a Lombardia
– Curiosidades sobre o Duomo de Milão
– Lago de Como: o que ver e fazer num dos lagos mais bonitos da Itália
– O que ver em Mântua e seu esplêndido Palazzo Te
– Guia do que ver e fazer no Lago de Garda
– 15 Atrações imperdíveis em Milão
– Um guia para fazer o passeio do Bernina Express
Uma breve história da Lombardia
A região da Lombardia tem sido habitada desde a pré-história. Prova disso são os inúmeros sítios arqueológicos e as complexas gravuras em arte rupestre já encontradas. Antes da conquista romana, Etruscos e Celtas viveram e deixaram suas marcas por lá.
Os romanos chegaram no final do século III a.C, e rapidamente difundiram sua cultura e costumes. Ao final do império, no término do século V d.C, a região foi invadida por várias tribos de origem germânica, destacando-se os Ostrogodos e os Lombardos de quem a região herdou o nome. Esse povo tinha, como costume, o uso de longas barbas (do germânica langbaerte), daí a expressão langobardos, e o uso da palavra langobardia (terra dos lombardos) para designar o seu território. Com o tempo, a palavra langobardia evoluiu para o termo atual, Lombardia.
Durante o período medieval, a região se tornou um centro de poder dentro da Itália, graças à cidade de Milão. No final do século XVI, a Lombardia tornou-se alvo de disputa por nações estrangeiras, sobretudo Espanha, França e Áustria, que se alternavam no domínio sobre a região. Esse período só terminou quando a Lombardia se uniu ao Reino da Sardenha, em 1859, e posteriormente ao Reino da Itália, em 1861.
15 Curiosidades sobre a Lombardia
1. Região mais rica da Itália
A Lombardia é a região mais rica da Itália, respondendo por aproximadamente ⅕ do Produto Interno Bruto do país. A região tem uma economia bem diversificada, que vai desde agricultura e pecuária até indústrias leves e pesadas, e sem esquecer, é claro, do turismo.
2. Têm também a cidade mais rica do país
Milão é a capital da Lombardia, segunda maior e mais populosa cidade da Itália (atrás apenas de Roma, nos dois quesitos. Porém, quando o assunto é economia, ninguém supera Milão. A cidade é considerada uma das capitais econômicas da Europa, juntamente com Londres, Hamburgo, Frankfurt, Munique e Paris. A província onde Milão está situada abriga mais de 40% das indústrias de toda a Lombardia. Além disso, Milão é um dos grandes centros mundiais quando se fala em moda.
3. É a região dos lagos
A Lombardia é conhecida como a região dos lagos italiana. Cinco dos maiores lagos estão (alguns parcialmente) em território lombardo. São eles:
- Lago di Garda: é o maior dos lagos italianos, e estende-se por pelas regiões da Lombardia, Vêneto e Província Autônoma de Trento;
- Lago Maggiore: segundo maior lago do país, estendendo-se entre as regiões da Lombardia e Piemonte, além da Suíça;
- Lago di Como: o terceiro lago em tamanho, mas o primeiro em profundidade. Está totalmente localizado em território lombardo;
- Lago Lugano: a maior parte desse lago está localizada na Suíça;
- Lago Iseo: é o menor dos cinco lagos, e está localizado entre as províncias de Bérgamo e Brescia.
Além destes lagos principais, a Lombardia possui ainda treze outros lagos, de tamanhos medianos, e inúmeros lagos de pequeno porte nos Alpes.
4. Terra natal do panetone
Uma das iguarias de natal mais conhecida e consumida no mundo, o panetone foi criado na Lombardia. A história exata de sua criação não é conhecida, mas não faltam lendas falando a respeito. Uma dessas lendas conta que, no natal dos anos 1494-1500 (o ano exato não é conhecido), um jovem padeiro chamado Toni, apaixonado pela filha do patrão, criou uma nova receita de pão com o objetivo de agradá-lo. A receita se tornou um sucesso, e os clientes faziam fila na porta da padaria para comprar o “pani de toni”.
Outra história conta que, nesse mesmo período, durante um banquete de Natal na corte do Duque de Milão, a sobremesa queimou ao ser assada. Um jovem padeiro chamado Antônio, que havia criado uma massa simples, com a sobra de alguns ingredientes, acabou por oferecê-la como sobremesa. Os membros da corte adoraram o pão, e o próprio duque teria lhe dado o nome de “pani de Toni”, em homenagem ao jovem padeiro.
5. E do sorvete de flocos também
A receita do famoso sorvete de flocos foi criada em 1961 por Enrico Panattoni na cidade de Bérgamo. Chamado na Itália de stracciatella, o sorvete é feito com uma base de leite e creme de leite, e finalizado com pedaços de chocolate.
6. Disputa do Grande Prêmio de Fórmula 1
O autódromo de Monza, localizado na cidade de mesmo nome, é palco do Grande Prêmio da Fórmula 1 todos os anos. É um dos mais antigos do mundo, fundado em 1922.
7. Terra do famoso violino Stradivarius
Mesmo quem não conhece música erudita provavelmente já ouviu falar do Stradivarius, considerado o melhor violino do mundo. Pois o criador dessa maravilha musical é lombardo. Antonio Stradivari nasceu em Cremona, no ano de 1644. Era um famoso luthier que fabricava violinos e outros instrumentos, e cuja fama foi crescendo ao longo dos anos. Os instrumentos feitos por ele destacam-se, principalmente, pela sonoridade que atingem. Ao longo de sua vida, Stradivari fez mais de mil instrumentos, é um violino original pode valer na casa dos milhões de dólares.
Leia o texto sobre a cidade e sobre Stradivarius – Cremona, a cidade do torrone e do violino
8. O monstro do Lago di Como
A lenda do monstro do Lago Ness é mundialmente conhecida, não é mesmo? Mas o que poucas pessoas sabem é que a Lombardia também tem um monstro para chamar de seu. Os italianos o conhecem como Beni.
Desde o período medieval existem relatos de que uma suposta criatura marinha que habita o maior lago da Itália, o Lago de Como. Mas o avistamento mais famoso aconteceu em 1965, quando vários turistas avistaram uma criatura com mais de 10 metros de comprimento.
9. Palco do Édito de Constantino
Um dos acontecimentos mais importantes na história do cristianismo aconteceu na Lombardia, mais precisamente, em Milão. No ano de 313 d.C, o imperador Constantino promulgou o Édito de Milão, documento que garantia a todos os cidadão romanos, incluindo cristãos, a liberdade de culto. Na prática, esse documento cessou a perseguição a qual os cristãos eram submetidos, permitindo o estabelecimento e crescimento da religião.
10. Surgimento do Fascismo e morte de Mussolini
Foi também em Milão que, em 1919, Benito Mussolini fundou o Fasci di Combati, movimento político considerado o cerne do fascismo. Também em Milão, mais precisamente na Piazzale Loreto, Mussolini e sua esposa, Claretta Petacci, foram mortos e tiveram seus corpos expostos ao público, em 29 de abril de 1945.
11. O famoso “trem vermelho” do Bernina Express
O famoso trem vermelho Bernina Express, que sobe os Alpes suíços oferecendo vistas sensacionais, tem como ponto de partida um pequeno vilarejo da Lombardia: Tirano, na província de Sondrio.
Leia o texto:
12. O nascimento da cruz vermelha
As chamadas “guerras de independência” Italiana foram três conflitos que resultaram na extensão territorial do Reino da Sardenha e na proclamação do Reino da Itália. Esses eventos foram os episódios centrais do Risorgimento e foram o ponto de chegada da política do Reino da Sardenha, liderada pelo Primeiro-Ministro, Conde de Cavour, e dos vários movimentos e grupos (incluindo aqueles inspirados por Giuseppe Mazzini) que a partir do final das guerras napoleônicas defendeu a unificação das terras habitadas pelos italianos.
Durante uma desses 3 conflitos, perto de Solferino, na província de Mântua, aconteceu uma das batalhas mais sangrentas. Para lidar com a incrível emergência humanitária, o filantropo suíço Henry Dunant criou uma associação especializada no atendimento de feridos: a Cruz Vermelha.
13. Sítios classificados como Patrimônio Mundial Unesco
Dos tantos locais considerados como Patrimônio Mundial pela UNESCO na Itália, 11 estão localizados na Lombardia. São eles:
- Bergamo e as obras de defesa venezianas entre os séculos 16 e 17
- Pinturas rupestres de Val Camonica;
- Igreja de Santa Maria delle Grazie, que abriga a Última Ceia, de Leonardo da Vinci;
- Monte San Giorgio;
- Sacri Monti da Lombardia e Piemonte;
- Moradias pré-históricas nos Alpes
- Vila de trabalhadores de Crespi D’Adda
- Cidades de Mantva (Mântua) e Sabbioneta;
- O método de fabricação de violino desenvolvido em Cremona
- Ferrovia Rética na paisagem de Albula e Bernina
- Lugares de poder dos Longobardos(568/774 d.c.): complexo monástico de San Salvatore-Santa Giulia em Brescia, bem como o sítio arqueológico de Castelseprio (VA)
14. A Última Ceia, de Leonardo da Vinci
Uma das pinturas mais famosas do mundo, a Última Ceia foi pintada em uma das paredes do convento dominicano localizado dentro da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão. Encomendada a Leonardo da Vinci por Ludovico Sforza, duque de Milão, levou cerca de três anos para ser concluída.
A pintura retrata a última ceia na qual, segundo a Bíblia, Jesus participou com seus 12 apóstolos, representando o momento exato na qual o Cristo revela que em breve será vítima de traição. É possível ver na imagem a incredulidade e inquietação dos apóstolos diante da informação, enquanto se questionam quem deles seria o tal traidor.
Recentemente, essa pintura se tornou objeto de inúmeras conspirações, sendo a principal delas alimentada pelo best seller O Código da Vinci, de Dan Brown.
15. A igreja dos ossos
Localizada na Piazzale Santo Stefano, também em Milão, a Igreja de San Bernardino alle Osse foi construída em 1269 para abrigar as vítimas da doença. A decoração principal é feita de ossos e crânios humanos e, dentro dela, estão as relíquias de vários presidiários da morte.
Se você pretende viajar pela Itália, considere incluir a Lombardia no seu roteiro pois, como vimos, há muita coisa para fazer e conhecer. Aproveite também para conhecer os tours que temos na região.
Sou descendente de italiano constante Rossi. Esse meu bisavô veio na imigração para o Brasil. Nasceu em mantova. Quem souber mais informações agradeço
Excelente!
Muito enriquecedor.
Parabéns!
Pingback: Receita de Risoto de Cogumelos - Cozinhando Mundo
Que material rico , apaixonante, gratidão por compartilhar tantas historias e curiosidades!
Obrigada!
Gratidão.
Tenho 70 anos, estudo na UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade ), em Salvador-Ba. Comecei recentemente a Oficina de Italiano. Foi-nos dado a tarefa de pesquisar as Regiões da Itália. A mim coube a Normandia .
Encontrei td o q eu precisava aqui nestas páginas.
Deus abençoe a todos vocês.
Bjs na alma.
Obrigada!
Adorei parabéns por seu trabalho. Sou médico e estou realizando entrevistas para trabalhar na Itália na região da Lombardia.