Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Onde passar o Réveillon na Itália?

Você está ainda em dúvida onde passar o Reveillon na Itália? Vamos dar algumas dicas de festas pelo país da bota.

Na Itália de um modo geral, as prefeituras organizam festas ao ar livre, com fogos de artifício, shows e eventos. Porém, para esse tipo de festa, temos que estar preparados para um frio de doer, pois as temperaturas são muito baixas aqui nesta época do ano.

new-year-eve-mantova-4

O italiano em geral passa o dia 31, assim como o natal, atrás de uma boa mesa, comendo. Aqui se valoriza mais um bom jantar do que uma boa festa, por isso em todos os restaurantes tem um menu especial e quase todas as festas particulares em hotéis e até discotecas possuem ingresso com jantar.

Uma dica: em italiano não se usa a palavra “réveillon”, mas sim “capodanno“, e as festas são chamadas de “veglioni di capodanno“.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de “capodanno” são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces. Os preços variam de um mínimo de 35 euros por pessoa até 200 euros, se tiver algum espetáculo ou música.

Tem também os shows e espetáculos nas praças das maiores cidades da Itália como Roma, Florença, Napoli, etc. Vamos dar algumas dicas de lugares para festejar seu fim de ano sem gastar muito. E um conselho, dance e beba grappa que esquenta! 😉

Rimini

O Reveillon de Rimini é um dos mais animados da Itália e também um dos (talvez o) mais longo, já que as festas duram praticamente o mês de dezembro inteiro e vão até o dia 6 de janeiro. O show da virada é realizado no Piazzale Fellini e atrai turistas da Itália inteira. Este ano se apresentará o cantor italiano Luca Carboni.

  • Confira AQUI todos os eventos das comemorações de Ano Novo em Rimini.

 

Ferrara

O Ano Novo em Ferrara, confirma-se como um dos eventos imperdíveis na região da Emília-Romanha, e todo ano atrai turistas de toda a Itália. No Castello Estense, símbolo da cidade, haverá um espetáculo musical e de queima de fogos de artifício. A festa se chama “Incendio del Castello Estense”. A programação:

  •  21:30 show de música com convidados surpresa
  •  à meia-noite queima de fogos de artifício

Mas a proposta para o Ano Novo não termina aqui: terá ainda uma pista de gelo na Piazza Verdi, Vila do Natal na Piazza Trento Trieste e muitas iniciativas como jantares temáticos. Dois exemplos:

  1.  o jantar Renascença “À mesa com o príncipe” – jantar medieval com especialidades locais
  2.  o jantar “Grande Gala da Belle Epoque” dedicado às pinturas de Boldini e De Piris.

Não perca a oportunidade de finalmente ver a maior árvore de vidro murano no mundo (8 metros de altura): espetáculo sensacional com seu 1.000 tubos de vidro iluminado.

Saiba mais sobre a festa no site oficial aqui.

Veneza:

Para aqueles que sonham com um novo ano cheio de romance e atmosfera de conto de fadas, a própria laguna de Veneza continua a ser um dos locais top da Europa. Entre os eventos planejados para esta noite mágica, além do clássico “beijo coletivo” na Piazza San Marco, com apresentação de música ao vivo e Dj set. Eu já participei do evento em 2008, tirando o frio foi bem animado, os vaporettos funcionam a madrugada inteira.

Vale a pena o tradicional concerto no Teatro La Fenice dirigido da James Conlon. A primeira parte do concerto, como de costume, é exclusivamente orquestral. A segunda parte, que inclui a participação dos solistas e coro, é dedicado a melodrama e termina como é a tradição do  Teatro La Fenice no ano novo, com o refrão “Va Pensiero” da opera Nabuco e o tradicional brinde com “Libiam ne’ lieti calici” da opera La Traviata de Giuseppe Verdi.

Experiências Relacionadas

Gênova:

Gênova - Liguria - Itália

A cidade montou uma noite riquíssima de eventos, eis os mais interessantes:

  • Al Porto Antico:
    •  às 22, no Piazzale Mandraccio, o show “L’Effet Escargot” com uma sucessão de humoristas, burlesque, malabarismo e acrobacia
    • às 23:15, Circo delle bolle in su” de dança e circo com bolhas de sabão,
    •  patinagem no gelo
    •  oportunidade de passar a noite no cinema ou em um restaurante com entretenimento a partir de 22 em diante,
  •  Piazza Matteotti
    •  O concerto de Ano Novo , que eu acredito, será um dos mais “peculiares” da Itália, com músicas desde 1600 até hoje, ou como intitulado,  de Vivaldi a Nirvana
    •  a seguir, vídeo mapping na fachada do Palazzo Ducale, com os quadros da exposição Dagli Impressionisti a Picasso. I capolavori del Detroit Institute of Arts, até as 2 da manhã, é um mapeamento 3D com luzes e efeitos especiais
    • a exposição citada acima, de Impressionistas está aberta na noite do dia 31
  •  as ruas e praças da cidade serão animadas com:
    •  as iniciativas dos Centros Integrados de Vida,
    • 101 violoncelli per Genova que são apresentações de um total de 101 violancelistas de toda a Europa,
  • para as crianças: parque de brinquedos no  Piazzale Kennedy

Saiba mais no site oficial da cidade aqui.

 Turim:

Turim - Piemonte - Itália

 

Ano Novo com música e banda em Turim, com trompetes, saxofones, tambores e clarinetes na Piazza San Carlo. Uma sucessão ininterrupta de bandas vão animar o público:

Muitos brasileiros lembram de Vinicio Capossela porque ele tinha uma musica na trilha sonora da novela Passione!

Saiba mais sobre este evento aqui.

Trento

Há várias opções na cidade:

Ano Novo na praça – às 23:30 show musical na Piazza Duomo com Radiottanta (que recriar os melhores hits dos anos 80, de Madonna ao U2) e Nikyta dj.

Ano Novo no teatro – no Teatro Social, com o show Mummenschanz (mistura de mímica, dança, teatro e circo).

Ano Novo nas montanhas:

  •  espectaculares instrutores de esqui tochas em Monte Bondone (20 minutos de carro ou skybus)
  •  Feliz Neve: Pistas Diagonal Montesel, Cordela e Lavaman e do parque de neve estão abertas 20,00-22,30 (observar estes horários especiais também skibar e spas de alojamento).

Saiba mais no site oficial do município.

Verona:

Ano Novo em Verona será bem variado este ano. O principal evento está programado na Piazza Bra com música ao vivo e fogos de artifício.

No Teatro Filarmónica às 20:30, o Concerto de Ano Novo, com brinde da meia-noite, com o Diretor Andrea Battistini, no violino Giovanni Andrea Zanon, e da Soprano Jessica Pratt.

Você também pode combinar a sua visita a Verona com uma visita ao Festival Internacional do Presépio, com várias exposições propostos pela cidade: os impressionantes pós-impressionista Seurat, Van Gogh e Mondrian no Palazzo della Guardia;  Tamara de Lempicka  no Palazzo Forti,  o romantissismo no novo museu de afrescos no túmulo de Julieta.

Nápoles:

Nápoles - Campânia - Itália

Na Piazza del Plebiscito fará uma homenagem ao cantor Pino Daniele um ano depois de sua morte, e vários músicos vão se revezar no palco, como Massimo Ranieri, Nino D’Angelo e Renzo Arbore.

Na orla (lungomare) será organizada uma discoteca ao ar livre, onde acontece o espetáculo de fogos de artifício.

Bari:

Bari - Puglia - Itália

A festa será na Piazza della Libertà, e o Canal 5 vai transmitir ao vivo, o show será do cantor Gigi d’Alessio, junto com Anna Tatangelo,  depois será a vez de Bianca Atzei e ainda The Kolors, Dear Jack e Briga.

Curiosidade:

Em algumas cidades italianas ocorre o primeiro banho de mar do ano para “pedir boa sorte” no primeiro dia do ano. Bom, na Sicília pode até ser bom, mas em Veneza, Pisa e na Ligúria, onde ocorre essa tradição é muito frio, então nada agradável! Quem anima?

Desejamos a todos os nossos leitores uma ótima festa de capodanno no friozinho da Itália.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

12 comentários em “Onde passar o Réveillon na Itália?”

  1. Maria Cristina de magalhaes

    Olá Deyse, cheguei dia 29 pra passar o Réveillon aqui em Roma. Estou só é preciso de algumas dicas já q fico em Roma até dia 07/01/2018. Confesso q ainda estou um pouco atordoada e cansada com a longa viagem. Pra começar, caí na bobagem de entrar no primeiro táxi do aeroporto de Fuimucimo para o Centro e o maledetto me cobrou 150 euros mais 30 do adicional noturno num total de 180 euros. Como estava contando os minutos pra chegar ao hotel, não imaginei que esse senhor fosse tão mal caráter. Mas entre perdas e ganhos, existe a felicidade e os momentos prazeirosos da vida. Bola pra frente e mais malícia ao contratar um serviço desse tipo. Um alerta para os leitores do blog. Quem quiser me orientar, agradeço a indicação de comidinha simples e precinho acolhedor, pequenos lanches e coisas práticas, leves e agradaveis
    Obrigada é um Feliz Ano Novo pra todos

  2. Otavio graziani

    Cara deise estarei dia 31/12/2017 em Palermo qual restaurante vc sugeriria p passar o capodano?? Ok grazie

  3. Danilo Datri

    Olá Deyse, como vai?
    Qual seria a sua sugestão de local (região norte da Italia) imperdível para passar o natal e o ano novo? Desde já, obrigado!

    1. Ola Danilo,
      Como na Italia somente são publicados os eventos de Réveillons em dezembro, não sei indicar a voce onde passar o ano, porque depende dos eventos que a cidade fizer.
      No final do ano vamos atualizar este texto. Fique de olho!
      abs

  4. LUCIANO GAZZINELLI CAIAFFA

    Boa tarde Deyse, Somos também mineiros e este ano estaremos fazendo uma tour de 20 dias pela Itália em família. O roteiro está definido, só estamos sem programa para a noite de reveillon em Milão ou redondezas. Vc pode nos sugerir umas opções de restaurantes para passarmos a noite ?
    Abs

  5. Muito obrigada, Deyse!! Tenho 9 dias. Estou pensando em passar o Natal em FLorença e o Reveillon em Roma. O que você acha? Ou é melhor trocar? Penso em começar em Florença, porque vou por Milão e Florença é mais perto para ir de trem.

    1. Acho uma boa ideia. Em Roma tem muito evento de reveillon, melhor que em Florença.
      Fica de olho la no meu outro site sobre a Toscana, porque em dezembro vou escrever sobre as festas de natal, quando sair o calendario de eventos.
      E aqui no blog, a gente ainda vai escrever sobre o Reveillon em dezembro ok?
      Boa viagem!

  6. Olá, Deyse. Estou querendo passar o natal e ano novo (voltando dia 1/1 para o Brasil) na Itália. A partir do dia 22/12, pensei em 3 cidades: Roma, Florença e Nápoles por achar que essas cidades são onde o inverno é menos rigoroso. O que você acha?
    Obrigada.

    1. Elizabeth, o natal e ano novo é frio em qualquer local da Itália, portanto não muda muito sinceramente. Mas todas as 3 cidades tem eventos de Reveillon. Acho que no norte da Itália o periodo de Natal é ainda mais bonito, tem muito mercadinho lindo. Dê uma olhada neste post https://tournaitalia.com/mercadinhos-de-natal-na-italia/ não esta atualizado porque é de 2015, mas os mercados acontecem todos os anos nos mesmos locais. Bom Passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.