Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Veja o calendário de eventos em julho na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para maio, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

atualizado em 30 de junho de 2024

O que fazer e onde ir em Julho?

Sim, a Itália está movimentada em julho – e deveria estar.

  • As cidades litorâneas italianas são animadas e cheias de famílias nadando e brincando na areia, e casais relaxando em suas espreguiçadeiras.
  • Fashionistas e compradores estão no paraíso com os saldi (saldos) de verão da Itália.
  • Os caminhantes e amantes da montanha experimentam pela primeira vez as trilhas altas nas Dolomitas.
  • E todos se deliciam em jantar ao ar livre à noite.

Mas nem tudo são rosas. Na verdade, as rosas não sobreviverão ao calor! É meu amigo… Julho na Itália é quente, põe quente nisso, é também é um dos meses mais caros e bem lotado.

Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.

LEIA TAMBEM:

Festas e Folclore

*02 –  Siena (TOSCANA) –  PALIO DI SIENA – No dia 2 de julho, retorna o Palio mais famoso da Itália, a corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição!  Leia: O programa do Palio di Siena de 2024

02 – Matera (BASILICATA) – Festa della Madonna Bruna Maria Santissima della Bruna é a padroeira de Matera. No dia 2 de julho, ela será homenageada ainda mais do que de costume, com uma grande festa, a Festa della Madonna Bruna. Diz-se que o feriado foi instituído a pedido do Papa Urbano VI, em novembro de 1389. A história conta que um camponês prometeu levar uma misteriosa nobre a Matera, com a condição de que a senhora descesse de sua carroça antes que eles se aproximassem da cidade, a fim de evitar que as pessoas fofocassem sobre ele. Quando o fazendeiro estava quase em Matera, no entanto, a senhora havia desaparecido sem deixar vestígios – apenas uma estátua permaneceu. Você adivinhou: a misteriosa senhora não era outra senão Maria. O fazendeiro levou a estátua para a Piazza del Duomo, onde todos queriam tocar e beijar a estátua. Foi então levado em procissão para a catedral, algo que se repete todos os anos. A estátua fica em um belo carro alegórico de papel machê, que é destruído assim que a estátua chega em segurança à catedral, simbolizando um novo começo. A celebração termina com grandiosos fogos de artifício sobre os antigos Sassi de Matera.

04 a 07 – Viterbo (LAZIO) – Ludika 1243O LUDIKA 1243 – este ano em sua 23ª edição – é uma lúdica reconstituição histórica , com diversas atividades culturais e recreativas para envolver os visitantes e torná-los os verdadeiros protagonistas do evento. Nobres e mendigos , cavaleiros e inquisidores, artesãos e acrobatas saúdam os presentes, envolvendo-os no ambiente evocativo do século XIII com jogos ao ar livre, jogos, duelos, desfiles e outras atividades emocionantes. É possível participar de um torneio de espadas, aprender a arte do bobo da corte ou até mesmo participar de um dos principais eventos de Ludika 1243: a batalha campal entre o exército guelfo que defendia a cidade e o exército gibelino comandado por Frederico II. Na Idade Média, as festas e os jogos ao ar livre (torneios, uma simples corrida de saco ou um jogo de dados) eram uma oportunidade para conhecer pessoas de diferentes classes sociais e fazer novas amizades entre elas. O objetivo da Ludika é recriar este ambiente através de jogos e desportos medievais de forma a proporcionar uma experiência única a crianças e adultos. O Ludika é também um “ Festival de Teatro de Rua Medieval ”, protagonizado pelas personagens da Commedia dell’Arte para oferecer ao público um espectáculo típico da Idade Média.

Experiências Relacionadas

*04 a 07 – Bosco del Peuterey, Val Veny (VALLE D’AOSTA) – Festival Celta  – De 29 de junho a 2 de julho de 2023, acontece em Val Veny , a mais de 1500m acima do nível do mar, o maior festival europeu dedicado à cultura celta: Celtica. O Celtica, organizado pela primeira vez em 1997, vai agora na sua 27ª edição e assenta entre as árvores de uma floresta milenar ou entre as muralhas de um antigo forte, O Festival permite desfrutar de uma experiência mágica num mundo de contos de fadas. Música, danças, concertos, desfiles, conferências, jogos, poesia, encenações históricas. Os tempos antigos e modernos se unem para criar uma atmosfera de sonho. Harpas celtas, gaitas de foles escocesas, tambores galegos, danças irlandesas, lendas antigas. Todos são bem-vindos ao Celtica. Crianças e adultos podem participar de diversas atividades : aulas de música e dança, oficinas, laboratórios e brincadeiras na natureza. As atividades, a feira de artesanato e os shows acontecem na área principal do festival, entre as árvores da Floresta Peuterey (em Val Veny). Após o pôr do sol, artistas internacionais de todo o mundo se apresentarão no palco principal.

02 –  Rapallo (LIGURIA) – Festa de Maria em Rapallo – Também em Rapallo, no dia 2 de julho se celebra uma festa em honra de Maria. Durante a La Festa dell’Apparizione della Vergine, os moradores lotam a igreja de Montallegro, bem acima de Rapallo. No dia 2 de julho e nos dias que antecedem este feriado, acontecem vários espetáculos ao ar livre (concerto, teatro, cinema), mercados, degustações, competições de vela e um grande espetáculo de fogo-de-artifício.

Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) - Perdòn de Barbana
Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) – Perdòn de Barbana

*06 e 07 – Grado (FRIULI-VENEZIA GIULIA) – Perdòn de Barbana – como durante séculos todo primeiro domingo de julho, o Perdòn de Barbana . uma festa e celebração religiosa profundamente sentida por todos os habitantes é celebrada em Grado. Perdón de Barbana celebra quando os habitantes de Grado em 1237 prometeram à Virgem Maria trazer sua estátua da Catedral para a ilha de Barbana, para agradecê-la se ela pudesse salvá-los de uma terrível epidemia de peste.A celebração começa no início da manhã . Depois de um primeiro rito celebrado na Basílica de Sant’Eufemia, a estátua de Nossa Senhora é transportada no ombro até o porto, onde é embarcada no barco designado como nau capitâni. Por volta das 9h00, a procissão de barcos festivamente decorados sai do porto e navega pela lagoa até chegar à pequena ilha que abriga o Santuário de Barbana. Aqui a estátua de Nossa Senhora, acompanhada pela banda da cidade, é transportada em procissão a pé desde o pequeno porto até à igreja onde o bispo celebra uma missa solene. No início da tarde , a estátua de Nossa Senhora é trazida de volta a Grado e a celebração termina com um Te Deum na Basílica. Perdón de Barbana é a principal tradição religiosa de Grado.

Vialfrè (PIEMONTE) – Gran Bal Trad

08 a 13 – Vialfrè (PIEMONTE) – Gran Bal Trad  – no Gran Bal Trad, seis dias de dança e música popular para milhares de pessoas na pequena vila de Vialfrè , na província de Torino. Gran Bal Trad é um festival internacional de danças e músicas folclóricas tradicionais para pessoas que querem aprender e experimentar danças e músicas tradicionais italianas e europeias. Os dias do Gran Bal Trad incluem oficinas de dança e instrumentais pela manhã e à tarde e continuam até o amanhecer com noites de dança.

05, 06 e 07  Macugnaga (PIEMONTE) – Fiera di San Bernardo –  De sexta-feira a domingo, em Macugnaga, na província de Verbania, acontece a Feira de São Bernardo que anima durante 3 dias esta aldeia serrana aos pés do Monte Rosa. A Feira de São Bernardo é patrocinada pelos Walsers , uma minoria alemã que habita o vale desde a meia-idade. O objetivo do evento é preservar e transmitir a cultura e as tradições dos Walsers. Durante a feira, que chega este ano à sua 35ª edição , Macugnaga recebe a comunidade Walser com seus trajes coloridos e muitos artesãos com seus trabalhos: entalhes em pedra, ferro forjado, cerâmica, cestos trançados e muitos objetos decorados e esculpidos à mão.

*05 a 08 – Scorrano (PUGLIA) – Milhares de luzes para Santa Domenica – A cidade de Scorrano – , conhecida mundialmente por suas obras luminosas e luminosas, é literalmente colocada em destaque todos os anos no início de julho, durante a festa dedicada à padroeira Santa Domenica.

Scorrano (PUGLIA) – Milhares de luzes para Santa Domenica –

*05 a 07 – Monteriggioni (TOSCANA) – De volta à Idade Média – Monteriggioni tem uma história agitada. A cidade estava localizada exatamente onde as tropas de Florença e Siena lutaram entre si mais ferozmente e, como tal, muitas vezes foram alvejadas. A muralha defensiva, ainda hoje em grande parte intacta, era, portanto, uma necessidade absoluta, assim como as muitas torres que se encontravam equidistantes na muralha. Dentro das muralhas há agora paz e sossego. Apenas durante dois fins de semana em julho, a cidade é novamente tomada por cavaleiros de armadura, durante  a La Festa Medievale, uma festa que o leva de volta à Idade Média, com comedores de fogo, procissões especiais e torneios de cavaleiros.

05 a 07 – La Notte Rosa – uma noite rosa – (EMILIA ROMAGNA & MARCHE) La Notte Rosa é um evento cultural único que traz arte, shows de luzes, música e teatro para as ruas de Rimini, Ravenna, Forlì, Ferrara, Gradara e Pesaro. Milhares de visitantes vêm todos os anos, que desfrutam de todo o entretenimento noturno. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

*06 e 07 Sedilo (SARDENHA) – L’Ardia di San CostantinoSedilo recebe uma das corridas de cavalos mais espetaculares, comemorando a batalha de Ponte Milvio (em Roma), onde Constantino enfrentou Maxêncio. Na véspera da batalha, diz-se que Constantino viu uma cruz brilhante no céu, com o texto ‘ in hoc signo vinces ‘, neste sinal você será vitorioso. Assim, ele estava certo de que sairia vitorioso, o que não é o caso dos pilotos que participam desta corrida da Sardenha. Há duas rodadas: uma corrida é realizada à noite, a outra pela manhã, quando os pilotos bebem a noite toda. Você pode imaginar que isso não melhora exatamente o desempenho …

6 de julho, Collodi (TOSCANA) – Viva o Pinóquio! – Em 7 de julho de 1881, a primeira história sobre esta boneca de madeira foi publicada no Giornale dei Bambini (Jornal Infantil). Ninguém poderia prever então que a história de Pinóquio seria lida em todo o mundo e que Walt Disney um dia faria um filme maravilhoso estrelado pela criação de Gepeto. Quando estiver na Toscana, é claro, comemore o aniversário de Pinóquio no Pinóquio Park em Collodi, perto de Lucca. Não espere passeios espetaculares em um carrinho, como você pode estar acostumado em outros parques de diversões. O Parque Pinóquio atrai muito mais a imaginação de crianças e adultos. Em um parque verde estão estátuas de todos os personagens principais do livro – por isso é recomendado ler a história primeiro. Aí você reconhece a raposa, o grilo e a fada e acaba na barriga da baleia, igual ao Pinóquio!

*14  –  Palermo (SICILIA) – U Fistinu di Santa RosaliaDesde 1624, os habitantes de Palermo celebram U Fistinu di Santa Rosalia, a festa de Santa Rosália, a padroeira da cidade. Rosália já viveu como uma espécie de eremita em uma das cavernas do Monte Pellegrino, nos arredores da cidade. Depois que seus ossos foram encontrados em 1624, eles foram levados pela cidade em uma procissão solene em 14 de julho. Imediatamente a cidade foi libertada da epidemia de peste predominante que já havia feito muitas vítimas. Santa Rosália, sempre representada com um rosário, também protege contra terremotos. Por volta de 14 de julho, haverá muita festa por uma semana. As festividades começam com la processione del carro , onde um grande carro alegórico (aproximadamente 9 metros de comprimento e 10 metros de altura) com a estátua do santo se move pelas ruas de Palermo. Na noite de 14 de julho, comemora-se a histórica procissão de 1624, que finalmente assegurou a expulsão definitiva da peste.

13 – Ascoli Piceno (MARCHE) – Quintana de Ascoli Piceno – No sábado, 13 de julho e no domingo, 4 de agosto de 2024,  será realizada em Ascoli Piceno uma reconstituição histórica de origens medievais com uma justa equestre, a Giostra della Quintana , que segundo a tradição acontece no segundo sábado de julho e no primeiro Domingo de agosto. A procissão histórica das duas edições da Quintana conta com a participação de 1.500 participantes que desfilam pelo centro histórico com trajes dos anos 1400. Os seis Sestieri da cidade participam do desafio Quintana : Piazzarola, Porta Maggiore, Porta Romana, Porta Solestà, Porta Tufilla, Sant’Emidio.

Quintana de Ascoli Piceno

20 a 28 – Roma (LAZIO) – A Festa dos Outros em TrastevereNoantri é como o povo de Trastevere se chama. Literalmente, isso significa ‘nós outros’, como uma clara distinção dos outros romanos, do outro lado do rio. De acordo com os habitantes de Trastevere, eles são os mais antigos e, portanto, os únicos habitantes reais de Roma. Todos os anos a partir de 16 de julho há uma festa com uma bela procissão, teatro, música, tradições e – claro – boa comida. Veja o site especial desta festa para todos os detalhes.

*19 a 21 – Veneza (VENETO) – Festa del Redentore em Veneza – No terceiro domingo de julho, Veneza comemora a epidemia de peste de 1577. Uma ponte flutuante é colocada de Zattere (o cais norte do distrito de Dorsoduro) para Il Redentore (na ilha de Giudecca). , que será inaugurado no sábado. Il Redentore significa literalmente ‘O Redentor’. Um nome apropriado para a igreja projetada por Andrea Palladio para agradecer o fim da epidemia de peste, que fez muitas vítimas no final do século XVI. À noite, há um espetacular show de fogos de artifício, seguido de uma missa da meia-noite no Redentor. No domingo você pode desfrutar de uma corrida de remo com barcos e gôndolas lindamente decorados.

*18 a 21  Stellata di Bondeno, Ferrara (EMILIA-ROMAGNA)- Bundan Celtic Festival – uma atmosfera cativante e inusitada da reconstrução da população celta é criada em Stellata di Bondeno , ao longo da margem direita do rio Po, no Bundan Celtic Festival. O Bundan Celtic Festival, este ano na sua 17 . O programa inclui ainda uma visita guiada pelos acampamentos e a participação na experimentação das artes da tecelagem, cerâmica e metalurgia no mundo celta. Contadores de histórias itinerantes, misteriosos andarilhos guardiões de sagas e lendas contam ao vivo baladas e mitos celtas para os adultos e emocionantes contos de fadas para os mais pequenos. Nas barracas de comida , café da manhã celta, almoço e jantar.

Pistoia (TOSCANA) – Giostra dell’Orso

*25 – Pistoia (TOSCANA) – Giostra dell’Orso – Os quatro distritos de Pistoia, o Leão de Ouro, o Grifo, o Cervo Branco e o Dragão competirão entre si em 25 de julho durante a Giostra dell’Orso, a ‘batalha do urso’ . Os cavaleiros competem um a um, pontuando principalmente ao perfurar o alvo em forma de urso (o símbolo de Pistoia). Se você quiser experimentar a corrida de cavalos Pistoiese, certifique-se de estar na cidade em 25 de julho. A corrida começa às 21h30, na Piazza del Duomo, e é precedida por uma magnífica procissão histórica. Certifique-se de chegar a tempo se quiser obter um bom lugar. Haverá rodadas de julgamento em 22 e 23 de julho; então você pode ter sorte e ver um ensaio geral em Domplein. A Giostra dell’Orso faz parte do chamado Luglio Pistoiese, o mês festivo de julho em Pistoia. Por exemplo, San Jacopo, o santo padroeiro da cidade, recebe um manto quente e vermelho pelos bombeiros e a salsa d’anatra  (molho com pato) ferve no fogo para o maccheroni,  o prato festivo que é tradicionalmente servido neste mês… em Pistoia.

27  – Cori (LAZIO) – Palio di Sant’Oliva  – No sábado, acontece o último evento do Palio Histórico de Cori , uma pequena cidade da província de Latina: o Palio di Sant’Oliva (Palio de Santa Oliva), que é precedido por outros dois eventos em junho : o juramento dos Priores e o Palio de Nossa Senhora do Resgate. O Palio de Santa Oliva é uma reconstituição histórica das comemorações do século XVI em homenagem a Santa Oliva, padroeira da cidade desde o século XII. O Palio é uma corrida de ringue , uma competição espetacular envolvendo cavaleiros e cavalos. Ao cavalgar, o objetivo dos Cavaleiros é centralizar pequenos anéis com uma adaga. O Palio é ganho pelo distrito que mais furou nas argolas. Um desfile histórico acontece pouco antes do Palio, passando pelas ruas de Cori. Apresenta cerca de 400 figuras vestidas com trajes renascentistas, divididas em 4 grupos representativos das comunidades de Cory e das suas três portas (distritos): Ninfina, Romana e Signina.

27 a 28 – Desfile de barcos em Pescara (ABRUZZO) Festa di Sant’Andrea – Em homenagem a Santo André, um dos apóstolos, celebra-se em Pescara o último fim de semana de julho. Há, entre outras coisas, um desfile com inúmeros barcos de pesca.

29 – 30   – Scapoli, Isérnia (MOLISE) – Festival Internacional de Zampogna (Gaita de foles) – No sábado e domingo, 29 e 3 de julho de 2023 , último fim de semana de julho, o Festival Internacional Zampogna (gaita de foles) acontece em Scapoli , Molise. Em 2023, o festival  comemora sua 47ª edição . A primeira ocorreu em 1975. O Festival Internacional de Zampogna celebra este instrumento musical , utilizado pelos pastores, que já era conhecido pelos antigos romanos, que o chamavam de “Utriculus” (pequeno odre), pelo seu característico saco que serve de entrada de ar, permitindo um som fluente e som interrompido. Scapoli (perto de Isernia) é famosa por ter preservado o conhecimento das antigas técnicas de construção de Zampogna que consistem em usar diferentes essências de madeira, especialmente oliveiras, cerejeiras e ameixeiras. Gaitas de gaita de todo o mundo vêm a Scapoli para compartilhar experiências e técnicas.

*22 –  Taggia (LIGURIA) – Dança da MorteNa aldeia de Taggia, a festa de Santa Maddalena del Bosco é celebrada em 22 de julho. Aos domingos, acontece uma procissão noturna pelas montanhas. No regresso à aldeia, realiza-se uma dança ritual, il ballo della morte , a dança da morte. Um homem e uma mulher dançam em torno um do outro, com a mulher fingindo desmaiar. O homem a treina com lavanda, após o que eles continuam a dançar, cantando ‘ Comedamus et bibamus, cras enim morietur’ – ‘Comemos e bebemos juntos, porque um dia estaremos ambos mortos’. No dia seguinte ainda há festa. Maddalenetta é então celebrada, incluindo um extenso almoço.

*26  – Jelsi ( MARCHE) – La Festa del Grano di Jelsi – La Festa del Grano é antes de tudo um festival religioso. A festa é o ‘sacrifício’ que os habitantes da cidade fazem todos os anos à sua padroeira, Sant’Anna. Isso começou em 1805, quando um terremoto na região matou mais de 5.000. Curiosamente, houve poucos danos em Jelsi – algo para agradecer. Esta gratidão é demonstrada todos os anos durante uma procissão. Todos os vagões são feitos de grãos – uma visão espetacular!

26 a 28 –  Vinci (TOSCANA) – Festival do UnicórnioDe 26 a 28 de julho de 2024 em Vinci , na província de Florença, o Festival do Unicórnio, o maior evento de fantasia da Itália com elfos, fadas e criaturas fantásticas, retorna para a 18ª edição. 9 áreas temáticas aguardam os visitantes e participantes que poderão assistir a centenas de espetáculos e todo o tipo de animação deste mundo fantástico, como o desfile dos duendes, o casamento dos elfos, concertos e exposições .

27 a 28 – Sulmona (ABRUZZO) – Giostra Cavalleresca di Sulmona – Nos dias 27 e 28 de julho de 2024 , como é tradição no último fim de semana de julho , a cidade de Sulmona organiza uma reconstituição histórica do Renascimento, a Giostra Chivalleresca. Os cavaleiros dos 4 Sestieri e 3 Borghi em que foi dividido o território de Sulmona competem na Giostra Chivalleresca . Durante dois dias disputam o palio, pintura sobre tela desenhada a cada ano por um artista diferente. O desafio da Giostra Chivalleresca acontece na Piazza Maggiore em Sulmona. Os cavalos devem percorrer um oval completo (um oito) em 30 segundos, e durante a viagem os cavaleiros devem lançar os anéis colocados em 3 alvos. Uma impressionante procissão histórica com mais de 500 participantes precede a corrida. Para informações mais detalhadas acesse o site >>>

26 a 28 – Randazzo, Catania (SICILIA) – Festa Medievale di Randazzo — como todos os anos no último fim de semana de julho – acontece em Randazzo . na província de Catânia, o Festival Medieval em homenagem a Bianca di Navarra , que foi Vigária da Sicília de 1409 a 1415. O Festival Medieval Randazzo – já na sua 27ª edição – quer homenagear Bianca di Navarra num grande e evocativo evento histórico. O programa inclui um desfile histórico e outros eventos que dão vida ao ambiente medieval da antiga vila. A Procissão Histórica é composta por mais de 100 participantes vestindo preciosas reproduções de roupas do século XV. e desfilam pelo centro da cidade divididos por pertencerem a diferentes categorias: os cortesãos, os tocadores de tambor, as escoltas armadas da Rainha Branca, os arqueiros e o povo comum. Um grupo de bailarinos executa danças populares e danças de corte do século XIV/XV. Também jogos e justas medievais, mercado medieval, acampamento militar, leitura de tarô, exposição equestre, assalto a castelo, apresentação de tambores e muito mais. No Festival Medieval Randazzo você poderá vivenciar dois dias da verdadeira Idade Média. Para mais detalhes consulte a página de Facebook da Sicularagonensia, que organiza o evento>>>

Feiras e Mercados

*Ate dia 07 – Castelnuovo di Assisi (UMBRIA) – Festival da Lavanda em Castelnuovo di Assisi – O  Lavender Festival 2024 acontece ate dia 7 julho . Entrada com contribuição gratuita. É possível ver a floração mesmo durante a semana, a entrada de segunda a sexta-feira é de 5 euros Horário 09:30 às 12:30 16:00 às 19:00 Aperitivo da noite mediante reserva até às 22h00

*12 – 16  – Piosina – Città di Castello (ÚMBRIA) – Debulha do Trigo – Na quarta-feira, 12 de julho de 2023, no distrito de Piosina- Città di Castello (província de Perugia) é celebrada a tradicional festa da debulha do trigo , seguida de outros dias de festa até domingo, 16 de julho. A Debulha do Trigo realiza-se na quarta-feira pelas 21h00 e volta a propor as formas e costumes de debulhar o trigo dos anos 30, 40 e 50 do século passado. Durante a festa , são montadas barracas de alimentação que oferecem pratos típicos da região. O cardápio típico deve ser composto por crostini com fígado de ganso, tagliatelle com molho de ganso, ganso assado e pato assado com acompanhamento de batatas. Nos dias seguintes , provas de corrida e ciclismo, jogos de briscola… As noites são animadas por música com orquestras ao vivo e dança na praça.

13 –  Jesolo (VENETO) – Griglie Roventi , campeonato de churrasco para casais de chefs não profissionais, acontece em Jesolo , na província de Veneza.  100 grades são disponibilizadas   para 100 pares de desafiantes. A inscrição no Griglie Roventi exige um pagamento por casal que dá direito a equipamento completo: churrasco, carne, avental, camiseta, chapéu de chef, vinho, cerveja. Além disso, ao final da competição, os competidores recebem gratuitamente a churrasqueira a gás em que cozinharam. Um júri de especialistas  decide qual o melhor churrasco e anuncia os vencedores. Um prêmio especial também será concedido ao casal de chefs mais simpático da noite. Para informações acesse o site >>>  e veja também a página do Facebook >>>

27 a 28 – Valpelline (VALE DE AOSTA) -Sagra della Seupa à la Valpelenentse – Valpelline – No sábado 27 e domingo 28 de julho de 2024 em Valpelline , norte de Aosta, celebra-se a festa Seupa à la Valpelenentse , a sopa típica da aldeia à base de pão branco amanhecido e fontina . La Seupa à la Valpelenentse – já na sua 56ª edição – é preparada colocando fatias de pão e fontina umas sobre as outras, molhando-as com caldo, cobrindo-as com manteiga derretida e uma pitada de canela, e por fim cozida no forno. A receita remonta a uma época em que o pão branco, comprado apenas para idosos e doentes, era muito caro. Portanto, o pão era usado mesmo quando estava velho. O festival Valpelline reúne jovens e famílias da pequena localidade (apenas 620 habitantes!) e atrai turistas da zona envolvente e de fora, que vêm conhecer esta pequena localidade onde os habitantes reconhecem que são portadores de um importante património alimentar e tradição vitivinícola. A festa é uma oportunidade única para provar este prato tradicional, e é animada por músicas e danças populares .

26 a 28 – Mola di Bari (PUGLIA) – Sagra del Polpo – De 26 a 28 de julho de 2024 – último fim de semana de julho – acontece tradicionalmente o Festival do Polvo Mola di Bari , um dos festivais gastronômicos mais famosos da região de Bari e um dos mais conhecidos entre os amantes do polvo na Itália. O Festival do Polvo , organizado pela primeira vez em 1964, é um grande festival do mar e atingiu este ano a sua 49ª edição. O festival oferece aos visitantes a degustação de receitas dedicadas ao polvo, produto típico de Molese que é proposto em receitas tradicionais, nomeadamente guisado, mas também numa sanduíche recheada com polvo grelhado. Este ano a organização é da Compagnia del Trullo com o Município de Mola di Bari. Eventos e shows também estão programados . Para informações consulte a página do Facebook >>>

*26 a 29 – Caprarica di Lecce (PUGLIA) –  “Uliata” é uma “puccia ” (um tipo particular de pão) feita com as seculares azeitonas pretas de Salento. Esta especialidade gastronómica da Apúlia é muito apreciada por locais e turistas, como demonstra o número crescente de visitantes que param na Festa Te la Uliata para provar as suas diferentes interpretações da Uliata (como acontece frequentemente com a comida tradicional, cada família tinha a sua própria receita).  A Festa Te la Uliata é a ocasião perfeita para provar também outras especialidades regionais: “pittule” (pequenas bolas de massa frita), beringelas, pimentos, “turcinieddhri” (rolos de miudezas de borrego grelhados). Tudo, é claro, será harmonizado com o incrível vinho da Apúlia feito por produtores locais. Os amantes da sobremesa ficarão encantados em saber que o “pasticciotto leccese” (uma massa recheada com creme assado no forno) e o tradicional “spumone salentino” (camadas de chocolate, avelã e sorvete de baunilha em um Marsala ou pão de ló embebido em licor base) também são servidos na Festa. Música tradicional , “pizzica” (uma dança tradicional da Apúlia) e dança de grupo animam as noites.

O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Esporte e Aventura

*5 a 7 – Porto Flávia (SARDENHA) – MarMeeting: Mergulho em Grandes AlturasMarMeeting , o evento esportivo internacional que foi interrompido em 2018 após a 32ª edição na Campânia, no fiorde Furore, finalmente retorna no sábado, 6 e no domingo, 7 de julho de 2024. O MarMeeting encontrou um novo e belo local e para a 33ª edição do Campeonato Mundial de Mergulho em grandes alturas , muda-se para a Sardenha, para Porto Flavia , na zona mineira de Masua, em Sulcis Iglesiente. O local também é mágico e os mergulhos começarão a partir de uma plataforma construída na saída do túnel da mina em direção ao mar. O público poderá assistir aos mergulhos do mar que estão programados a uma altura de 27 metros para os homens e 20 metros para as mulheres. Os mergulhadores têm apenas 3 segundos para coordenar os seus movimentos antes de atingirem a superfície do mar a uma velocidade próxima dos 100 km/h! Para mais informações consulte o site >>> siga a página no Facebook >>>

*13 – Villabassa (TRENTINO-ALTO ÁDIGE) – Superbike Südtirol Dolomiti  – A 29ª edição da Südtirol Dolomiti Superbike abre no sábado, 13 de julho de 2024, para todos os entusiastas do mountain bike em Villabassa , na província de Bolzano. O Südtirol Dolomiti Superbike é um dos eventos mais importantes do género na Europa, com uma média de cerca de 4.500 participantes . A competição acontece na evocativa paisagem das Dolomitas e oferece aos participantes a escolha entre 3 percursos: um percurso de 123 km , um de 85 km e o mais curto de 60 km . O percurso de montanha apresenta subidas e diferenças de altitude que colocam os ciclistas à prova numa prova que acaba por ser uma das mais difíceis do panorama europeu. Para informações detalhadas e inscrições acesse o site >>>

Música e Espetáculo

 5 a 7 – Montefiascone (LAZIO) – Festival da Cafeína – De 5 a 7 de julho de 2024, no município de Montefiascone, às margens do Lago Bolsena, o Festival Cafeina retorna com o festival cultural  “Panorami”. O festival promove o encontro e a partilha de ideias, organiza concertos ao vivo e performances de artistas todos os dias nas principais praças e ruas da cidade e organiza exposições nas principais igrejas e salas de exposição. Para informações sobre a programação e ingressos acesse o site >>>

até 06 – Ischia (CAMPANIA) – Festival de Cinema de Ischia  – De 29 de junho a 6 de julho de 2024, o Festival de Cinema de Ischia regressa à Ilha de Ischia , no Golfo de Nápoles, o festival de cinema que apresenta e premeia filmes e curtas-metragens que conheceram e quiseram também valorizar o território. Festival de Cinema de Ischia , já em sua 22ª edição . acontece nos espaços evocativos do Castelo Aragonês com exibições ao ar livre e encontros com os autores. Organizado pela primeira vez em 2003, o Festival de Cinema de Ischia seleciona e premia diretores, diretores de fotografia e cenógrafos que com seus trabalhos valorizam e promovem a realidade histórica e social dos territórios, incentivando o espectador a visitar suas belezas. Em competição longas-metragens e curtas-metragens de cineastas italianos e internacionais.

*17 a 21 – Certaldo (TOSCANA) – Mercantia – espetáculo na ruaEm julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante  o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.

6 a 13 – – Siracusa (SICÍLIA) – Siracusa Ortigia Film Festival . – em Siracusa na Sicília, acontece o Ortigia Film Festival , a competição de festival de cinema mais antiga da cidade. O Festival de Cinema de Ortigia , este ano em sua 15ª edição , promove nas ruas da cidade filmes de alta cultura que podem ter grande apelo comercial. Três concursos principais: longas-metragens, primeira e segunda obras italianas , documentários internacionais e curtas-metragens internacionais .

*até 14  – Spoleto (Úmbria)  – Festival dei Due MondiTodos os anos, Spoleto recebe o Festival musical dei Due Mondi, o Festival dos Dois Mundos. Não faltam espectáculos para ver, com algo para todos: teatro, dança, música, literatura, artes visuais… Não só de artistas italianos, porque como o nome sugere, o festival é um encontro simbólico entre dois mundos, o do italiano e a da cultura estrangeira, principalmente americana.

ate 9 – Ravena (EMILIA-ROMAGNA) – Festival de Ravenna – o Festival de Ravenna retorna com coragem e esperança renovada, oferecendo uma rica programação de shows, teatro e dança. O Ravenna Festiva l chega à sua 34ª edição e depois da edição dedicada a Pier Paolo Pasolini se concentra este ano nas “Cidades Invisíveis” título que lembra o romance de Italo Calvino .O palco principal deveria ser Rocca Brancaleone em Ravenna , um lugar simbólico porque neste parque histórico em 1990 Riccardo Muti inaugurou a primeira edição do Festival,

*4 a 13 – Pistoia Blues Festival (Toscana) – Todo verão, Pistoia hospeda o  Pistoia Blues Festival , um grande espetáculo de blues que já viu estrelas internacionais como BB King, The Doors e Eric Clapton se apresentarem no passado.

1 a 4 – Volterra (TOSCANA) – Festival Punto Arte – Entre 10 e 14 de julho de 2023, uma seleção dos melhores músicos, solistas e cantores internacionais chegará a Volterra para a terceira edição do Festival Punto Arte . A diretora Eva Buchmann e o maestro Jan Willem de Vriend montaram um programa emocionante com ópera, música de câmara, concertos sinfônicos e apresentações solo.

*12 a 21 – Umbri Jazz – Perugia (UMBRIA) – Mundialmente famoso é também o festival de jazz de verão em Perugia, Umbria Jazz com apresentações promissoras todos os anos. Leia nosso texto Umbria Jazz, um dos melhores festivais de música da Itália

10 a 21 – Pescara Jazz – Pescara (ABRUZZO) – Por meio século, os artistas mais famosos do jazz fizeram uma peregrinação de verão a Pescara, na costa do Adriático. Neste cenário o público teve o privilégio de presenciar a história viva de uma música que jamais poderia se repetir. Aqui, inovadores de todas as gerações subiram ao palco, desde os primeiros mestres do jazz Earl Hines e Red Norvo até os experimentadores futuristas Sun Ra e Cecil Taylor. Pescara Jazz abraçou todo o jazz. Saiba mais aqui.

*até 26 – Lucca (TOSCANA) – Festival de Verão de Lucca  – A Piazza Napoleone é palco de muitos artistas italianos e internacionais, muitas vezes com grandes nomes.

*15, 17 e 19 – Lajatico (TOSCANA) – Teatro del Silenzio – Uma vez por ano Andrea Bocelli dá um concerto no Teatro del Silenzio em Lajatico .

*até 25 – Jazz Festival de Veneza (VENETO)  –  o Venice Jazz Festival , o festival assinado pelo Veneto Jazz que traz à lagoa o melhor do jazz internacional e da música contemporânea nos meses de junho e julho. O concerto do querido cantor e compositor, agendado para o dia 9 de julho , será acompanhado por uma série de encontros destinados a conhecer alguns dos locais mais fascinantes da cidade, ao som de aclamados artistas de todos os continentes.

06 de julho até 6 de setembro –  Stresa (PIEMONTE) – Stresa Festival –  Stresa, às margens do Lago Maggiore, recebe todos os verões o  Stresa Festival  , um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!

*até setembro – Verona (VENETO) – Ópera na ArenaA Arena de Verona, quando foi construída, no século I d.C., ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona.  Leia o texto Uma noite de Ópera na Arena de Verona

de 12 de julho até agosto – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado  Puccini e la sua Lucca  , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

de 17 de julho até agosto  – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

de 19 de julho a 19 de agosto – Macerata (MARCHE) – Festival de Ópera Macerata – Carmen de Georges Bizet, Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti e La traviata de Giuseppe Verdi são os três títulos operísticos escolhidos pelo superintendente Flavio Cavalli e pelo diretor artístico Paolo Pinamonti para o festival. Durante cinco fins de semana, de 20 de julho a 19 de agosto, o Sferisterio voltará a receber essas obras-primas, juntamente com uma série de eventos sinfônicos e de dança. Imperdíveis também são três shows no Teatro Lauro Rossi. Veja programa aqui.

*17, 21 e 28 – Martina Franca (PUGLIA) – Valle d’Itria Festival – O Festival , organizado pela primeira vez em 1975 em Martina Franca , caracteriza-se pela reapresentação de repertórios e apresentações musicais subestimados. Centrando-se sobretudo no repertório da ópera belcanto do século XVII e na tradição da escola de música napolitana, as produções do festival distinguem-se pela autenticidade dos seus textos e pela fidelidade aos tipos vocais originais, respeitando as partituras e interpretações originais. Desde 1975, mais de 100 óperas foram apresentadas no festival Valle d’Itria, que recebeu sete vezes o aclamado Premio Abbiati pela Associazione nazionale dei critici musicali italiani.

*até 30 de agosto – Os sons de Wagner sobre a água – Ravello (Costa Amalfitana, Campânia)O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Em um cenário único, com uma bela vista para o mar, você pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.

*até 22 de agosto – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2024 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo.

17 a 27 – Florença (Toscana) – MusArt Festivala Piazza della Santissima Annunziata será o pano de fundo doMusArt Festival, – a kermesse florentino que anima a Piazza della Santissima Annunziata há anos, em julho, apenas a poucos passos do Duomo, com uma programação apurada de concertos, espectáculos, visitas a espaços de arte, exposições e projecções.

Arte e Exposições

Museus grátis dia 7 de JULHO em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).

LOMBARDIA

MILAO – Do coração às mãos – Dolce & Gabbana
até 31 de julho de 2024, Palazzo Reale
Fã de Dolce & Gabbana? Então você não deve perder esta exposição! Você admirará pela primeira vez todas as criações únicas e coloridas da famosa grife. Dolce & Gabbana chama-lhe “uma carta de amor aberta à cultura italiana”, como inspiração duradoura para os designs da ilustre dupla. Diversão extra: todas as sextas-feiras também estão presentes alguns alfaiates da Dolce & Gabbana para mostrar como se faz a alta costura. As sessões ao vivo acontecem das 11h às 13h e das 16h às 18h. Todas as informações podem ser encontradas através deste link . Após a exposição no Palazzo Reale, Do Coração às Mãos fará uma turnê mundial. Ainda não se sabe se também se instalarão na Holanda e na Bélgica.

foto: Dolce & Gabbana

PIEMONTE

TURIM – Capodimonte – da Reggia a Museo
até 15 de setembro de 2024, La Venaria Reale
Mais de setenta obras-primas da coleção Capodimonte – de Caravaggio, Ticiano, Masaccio, Parmigianino e Andy Warhol, entre outros – agora brilham em Torino. Mas não é apenas a arte do prestigiado museu napolitano em exposição; os Museus Reais de Torino também exibem arte napolitana de suas próprias coleções. Você descobrirá a história única do Palazzo Reale di Capodimonte, que abrigou a vasta coleção de arte da família Farnese e mais tarde também abrigou a arte dos Bourbons. Você encontrará todos os detalhes através deste link .

VENETO

VENEZA – Uma vez que governamos o mundo – Tom Herck – Bienal até 24 de novembro de 2024
Por ocasião da sexagésima Bienal, o artista belga Tom Herck apresenta uma nova e única obra monumental no jardim do Palazzo Balbi Valier – visível do Grande Canal e do Ponte da Academia. Uma vez que governamos o mundo retrata a interação entre esqueletos humanos gigantes e esqueletos de dinossauros em tamanho real, em diálogo com o Grande Canal. A Bienal acontece de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Esta instalação monumental – com dez metros de altura no total – serve como um lembrete preventivo da transitoriedade do poder e da natureza cíclica da história, e provoca reflexão sobre a ascensão e queda de civilizações, ou espécies, que outrora ocuparam o planeta durante longos períodos de períodos de tempo dominados. Uma vez que governamos o mundo ainda em solo belga

TOSCANA

LUCCA – Antonio Canova e Neoclassicismo a Lucca
até 29 de setembro de 2024, Cavallerizza di Lucca
Em Lucca este ano você poderá desfrutar de uma bela exposição estrelada pelas estátuas de mármore e pinturas de Antonio Canova. As obras provêm do Museu Gypsotheca Antonio Canova em Possagno e de prestigiosas coleções públicas e privadas da Itália e do exterior. Você também admirará obras de escultores influenciados por Canova, como Francisco Goya e Francesco Hayez, além de artistas de Lucca e de outros lugares da Toscana. Mais informações podem ser encontradas aqui .

PISTOIA – Pop Art Italia dos anos 60
até 14 de julho de 2024, Palazzo Buontalenti, Pistoia
Com base em cerca de setenta obras, você volta aos anos 60, com pop art italiana de artistas de Roma, Milão, Torino, Palermo e Pistoia, como Mimmo Rotella , Mario Ceroli, Pino Pascali, Fabio Mauri, Jannis Kounellis, Michelangelo Pistoletto, Umberto Buscioni, Adolfo Natalini e Gianni Ruffi.através deste link .

ÚMBRIA

CITTA DI CASTELLO – Burri: Tempere 1947-1990 até 30 de setembro de 2024, Città di Castello
Por ocasião do centésimo nono aniversário do nascimento de Alberto Burri, você pode admirar mais de uma centena de suas obras no Ex Seccatoi del Tabacco, muitas das quais foram nunca foi exibido antes.Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

LAZIO

ROMA – Teatro – autori, attori e pubblico nell’Antica Roma
até 3 de novembro de 2024, Ara Pacis
O Museu Ara Pacis dedica uma exposição ao teatro na antiguidade romana, com foco em performances teatrais, máscaras e na vida dos atores. A exposição consiste em duzentos e quarenta artefatos, incluindo antigas máscaras de terracota, estatuetas de atores, dançarinos e malabaristas e instrumentos musicais. A exposição também utiliza tecnologia multimídia imersiva para proporcionar uma experiência de teatro romano, com uma visão dos bastidores. Você encontrará todos os detalhes desta exposição através deste link .

Di padre in figlio – Filippo e Filippino Lippi, pittori fiorentini del quattrocento até 28 de julho de 2024, Musei Capitolini
Conheça o pai e o filho excepcionalmente talentosos Lippi, ambos pintores com um talento único, cujas vidas estão inextricavelmente ligadas ao Renascimento em Florença. Você admirará várias obras de Filippo e Filippino Lippi e de seus contemporâneos. Você também saberá mais sobre a estadia de Filippino Lippi em Roma, para a pintura da Cappella Carafa na Santa Maria sopra Minerva. Você encontrará todos os detalhes através deste link .

Emoção – l’arte contemporanea racconta le emozioni
até 29 de setembro de 2024, Chiostro del Bramante
A arte moderna evoca emoções diferentes, como mostra esta colorida exposição no Mosteiro de Bramante. Você admirará obras de AES+F, Mat Collishaw, Subodh Gupta, Carsten Höller, Eva Jospin, Kimsooja, Luigi Mainolfi, Masbedo, Annette Messager, Paul Morrison, Luigi Ontani, Tony Oursler, Piero Pizzi Cannella, Laure Prouvost, Pietro Ruffo, entre outros, Alessandro Sciaraffa, Gregor Schneider, Paolo Scirpa, Nedko Solakov e Adrian Tranquilli.através deste link .

Luci su Adriano
Embora o Templo de Adriano esteja localizado no coração de Roma, a poucos passos do Panteão, as ruínas do templo na Piazza di Pietra geralmente não atraem muita atenção. Isso é diferente neste verão, porque assim que escurece, as enormes colunas do templo formam o cenário para um espetáculo de luzes espetacular. Você pode aproveitá-lo gratuitamente todas as noites até o final de setembro. O show começa quando escurece. Em doze minutos você viaja séculos atrás no tempo, até a Roma do imperador Adriano, e depois vê Roma com olhos completamente diferentes. O começo perfeito para um maravilhoso passeio noturno pelo centro histórico!

CAMPANIA

POMPEIA – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio
até 15 de dezembro de 2024, Pompéia,
o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.

PUGLIA

G7 – sete séculos de arte italiana na Apúlia até 8 de dezembro de 2024, Mesagne
Enquanto o G7 se reúne em junho em Borgo Egnazia, uma exposição celebrando sete séculos de arte italiana será inaugurada no Castello di Mesagne, o castelo de Mesagne , uma cidade barroca um pouco mais ao sul, na Puglia, inclui arte.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *