Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Calendário de eventos em agosto na Itália

Veja o calendário de eventos em agosto na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para agosto, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2025 – 

O que fazer e onde ir em agosto?

Agosto é o auge do verão no que diz respeito às estações do calendário na Itália. Como muitos italianos tiram férias o mês inteiro, no entanto, agosto também representa uma queda na temporada turística em lugares como Roma e Florença, pois os moradores se reúnem nas praias para fugir do calor e da umidade das cidades.

Em outras palavras, agosto na Itália pode ter seus prós e contras para os viajantes, dependendo de como é o seu itinerário e de quão tolerante ao calor você é. O importante é fazer pesquisas para saber o que agosto reserva para você antes de pousar.

Por que você deve ir para a Itália em agosto?

Você pode estar se perguntando por que alguém se incomodaria em ir à Itália em agosto, se até os italianos estão tentando ao máximo sair das cidades naquele momento. É uma pergunta válida. E há, pelo menos para alguns viajantes, algumas boas respostas.

Ou seja – preços mais baixos e multidões menores.

O verão faz parte da alta temporada turística da Itália, mas como muitos italianos tiram férias em agosto, há uma queda nos preços de coisas como quartos de hotel. E porque os italianos não estão nas cidades, as multidões são menores. Outros viajantes europeus, em geral, também vão para a praia em agosto, então as multidões de turistas também são menores.

O que isso significa para quem vai para a Itália em agosto é que as filas para entrar nos museus e atrações da cidade são geralmente mais curtas do que eram em julho, e seu orçamento de viagem vai além do que seria há um mês. O preço que você paga pelas multidões menores e melhores ofertas é, é claro, sofrer com o clima geralmente extremamente quente e úmido (junto com algumas lojas e restaurantes fechados durante o mês).

As principais cidades turísticas – lugares como Roma, Veneza e Florença – não são cidades fantasmas em agosto. São as cidades menores que não têm um fluxo constante de turistas que provavelmente se sentirão abandonadas em agosto. Exceto, é claro, pelas praias – todas as praias da Itália ficam lotadas em agosto, e todos os hotéis perto de uma praia estão lotados.

Se você é como eu e o calor extremo faz você se sentir mal, eu te aconselho a não fazer uma viagem em agosto na Itália – ou, no mínimo, eu te aconselho a adotar um ritmo bem tranquilo e beber muita água. Se você é um viciado em sol que gosta da ideia de uma pechincha de verão, agosto pode ser o momento ideal para você estar na Itália.

Toscana - Itália

LEIA TAMBEM:

Se você estiver viajando para a Itália em agosto, aqui está o que você precisa saber sobre festas, eventos folclóricos e festivais de Música.

Experiências Relacionadas

Festas e Folclore

*até dia 3 –  Sant’Antioco (SARDENHA) – Festa de Santo Antíoco –  a ilha de Sant’Antioco , na Sardenha, celebra a 665ª edição da Festa de Santo Antíoco , uma das mais antigas festividades populares e religiosas da região que celebra o santo padroeiro da cidade e da Sardenha. Na Festa de Santo Antíoco, os habitantes participam de ritos tradicionais como a procissão e a bênção chamada “Is Coccois”, um pão branco típico decorado com flores e com formas de pássaros para adornar a estátua do santo. No programa também se destacam comidas típicas da Sardenha, como os  Coccòi De Santu  (pães do santo), apresentações ao vivo, música, folclore e fogos de artifício. Para se atualizar e ver o programa, acesse a página do facebook >>> ou entre em contato com a Prefeitura de Sant’Antioco pelo número +39 0781 80301

*6 a 9 –  Serravalle in Chienti, Macerata (MARCHE) – Festival Celta de Montelago – Colfiorito –  o verão está de volta ao Montelago Celtic Festival, o evento celta mais excêntrico de Serravalle di Chienti , no planalto de Colfiorito, nos Apeninos italianos. O Montelago Celtic Festival chega este ano à sua 21ª edição! Todos os anos, este bizarro Festival Celta atrai fadas modernas, duendes, hobbits e druidas de toda a Europa para viver junto com a vida celta, cerimônias de casamento incluídas. O Montelago Celtic Festival é imperdível para todos os amantes da música, e é o ponto de encontro de muitos viajantes de todo o mundo, cada um com sua bagagem e uma história para contar. Info aqui.

*até dia 3 – Acquaviva Picena (MARCHE) –  Palio del Duca – – como de costume no primeiro fim de semana de agosto – a vila medieval de Acquaviva Picena (perto de Ascoli Piceno) hospeda o Palio del Duca – Sponsalia , uma reconstituição histórica do casamento de Forastéria, filha de Rinaldo de  Acquaviva , e Rainaldo de Brunforte, em 1234 . Durante a reconstituição histórica do Palio del Duca – Sponsalia , este ano em sua 37ª edição , a vila de Acquaviva é imersa em uma atmosfera medieval. Mercados medievais e pessoas usando trajes medievais andam pela cidade: exércitos, agitadores de bandeiras, damas… Os eventos são programados em 3 dias: Quinta-feira o evento abre com o Tribunal Histórico e a bênção do pano . Gratuito Sexta-feira é o dia do Palio del Duca Gratuito No sábado na Piazza del Forte shows medievais para crianças e famílias. Entrada gratuita Domingo acontece o Banquete de Casamento , animado por danças e músicas da época, jogos de charlatões e cuspidores de fogo. Além disso, o menu oferece receitas típicas de 1200 servidas por garçons vestindo trajes medievais. Ingresso e reserva são necessários>>>

*1 – Montefalco (UMBRIA) – A fuga do boiDurante La Fuga del Bove (a fuga do boi), cinquenta homens conduzem um boi pelas ruas da cidade. Isso costumava ser feito pouco antes do Natal e com um propósito muito diferente: no final da jornada o boi tinha que estar tão exausto que poderia ser facilmente morto e toda a aldeia tinha algo especial para comer. Agora as coisas estão menos intensas e a viagem do boi também é acompanhada por todo o tipo de outros eventos que revivem a história de Montefalco.

La Quintana di Ascoli Piceno

*3  – Ascoli Piceno (MARCHE) – La Quintana di Ascoli PicenoEm Ascoli Piceno, eles homenageiam seu santo padroeiro, Sant’Emidio, todo primeiro domingo de agosto com La Quintana, um desfile magnífico e um torneio medieval (giostra) de lanças. As festividades, que acontecem sempre no primeiro domingo de agosto, proporcionam uma visão maravilhosa de como a cidade pode ter sido séculos atrás. É um dos festivais históricos mais bonitos que já vivemos! saiba mais

*3 – La Spezia (LIGURIA) – Palio del Golfo em La Spezia  -O Palio del Golfo de La Spezia, que acontece todos os anos no primeiro domingo de agosto nas águas em frente ao passeio da cidade de La Spezia, é principalmente uma competição de remo entre 13 barcos “tipo palio”, cascos semelhantes ao gozzo nacional mas feitos à mão por artesãos locais com características únicas que os tornam mais ágeis e rápidos. O “Palio del Golfo” tem suas raízes na cultura marítima local, provavelmente surge de desafios improvisados ​​entre tripulações de barcos de trabalho carregados de peixes ou o antigo “ouro negro” do Golfo de La Spezia: mexilhões ou “músculos”, como são mais conhecidos em todo o Golfo. Desafios importantes pois a vitória não era então uma vitória desportiva mas podia permitir a prioridade de descarregar o pescado ou o produto transportado no cais, aumentando assim a possibilidade de ganhar ou permitir em qualquer caso gozar com um pouco de antecedência de um merecido descanso, e , ainda hoje, é vivida com paixão por todos os cidadãos e em particular pelos habitantes dos bairros modernos ou aldeias de renome – com vista para o mar: Portovenere, Le Grazie, Fezzano, Cadimare, Marola, CRDD (Clube recreativo de defesa funcionários), Canaletto, Fossamastra, Muggiano, San Terenzo, Venere Azzurra, Lerici e Tellaro.

*02 a 4 – Roma (LAZIO) – Festa della Madonna della neve Todos os anos, em 5 de agosto, a capital está pronta para celebrar um dos eventos religiosos mais representativos da tradição romana: a reconstituição do Milagre da Madonna della Neve no Esquilino, em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. Desde 1983, na noite de 5 de agosto, um espetáculo extraordinário ganha vida diante da grande Basílica: convidados ilustres, cenários estelares, peças e teatros de luz, projeções de imagens e fluorescência lunar na praça. As estátuas da fachada iluminada da Basílica vão girar no encanto e sugestão cênica do prodígio, cercadas de música e performances. Um crescendo muito sugestivo até chegar ao ponto alto, à meia-noite acontece o Milagre da Neve em Santa Maria Maggiore: os flocos brancos descem do céu e embranquecem o chão para um espetáculo verdadeiramente único e imperdível. – saiba mais aqui

Palio del Oria

*até 11 – Brindisi (PUGLIA –  Palio del Oria – a cidade de Oria , na província de Brindisi, sedia o Palio com o Torneo dei Rioni (Justa dos Distritos), uma reconstituição histórica em homenagem a Frederico II (1194-1250), imperador romano e rei da Sicília. As celebrações do Oria Palio duram 5 dias e os eventos temáticos são:
– o Desfile Histórico com mais de 1000 participantes. Damas, nobres, cavaleiros e bufões seguem Frederico II pelas ruas de Oria – o Palio . O torneio moderno é inspirado no torneio de 1225 convocado por Frederico II em homenagem a João de Brienne, pai de sua futura esposa Jolanda e convidado da Corte Imperial. Os 4 distritos de Oria (Castello, Lama, Judea, Santo Basilio) competem todos os anos entre si para ganhar o tão desejado Palio em memória daquele evento, A cidade de Oria : De acordo com Heródoto, Oria foi fundada por um grupo de cretenses que desembarcaram na Costa de Salento após o naufrágio de seu navio. A cidade atingiu seu auge entre os séculos VIII e X, graças à sua próspera comunidade judaica. As ruas estreitas do antigo Gueto Judeu são um testemunho de seu passado glorioso. Em 1225, Frederico II derrotou os normandos, que governaram Oria por quase 200 anos. O Castelo de Oria sediou o casamento entre o Sacro Imperador Romano e sua esposa Jolanda de Brienne e agora é um Monumento Nacional.Veja o site>>>

*11 a 14 – Urbino (MARCHE) – Festa do Duque de Urbino  – La Festa del Duca, ‘a Festa do Duque’, é celebrada todo mês de agosto em homenagem ao Duque Federico da Montefeltro. Dentro e ao redor do Palazzo Ducale em Urbino, você se imagina voltando no tempo durante a festa, com arqueiros, agitadores de bandeiras e bateristas nos mais belos trajes históricos.

10 –  Oria, Brindisi (PUGLIA) – Torneo dei Rioni – Desde 1967, a cidade de Oria, na província de Brindisi, recebe o Torneo dei Rioni, uma reconstituição histórica em homenagem a Frederico II (1194 – 1250), Sacro Imperador Romano e Rei da Sicília. Este ano, o Justo acontece nos dias 12 e 13 de agosto de 2023 . As comemorações começam no sábado  com o habitual Cortejo Histórico com mais de 1000 participantes. Damas, nobres, cavaleiros e bobos da corte seguem Frederico II pelas ruas de Oria. Partindo do Istituto dei Padri Rogazionisti, o desfile termina na piazza Manfredi com a cerimônia de abertura do Palio. O torneio moderno é inspirado no torneio de 1225 convocado por Frederico II em homenagem a João de Brienne, pai de sua futura esposa Jolanda e convidado da Corte Imperial. Todos os anos, em memória desse evento, os quatro distritos de Oria (Castello, Lama, Judea e Santo Basilio) competem entre si para ganhar o ansiado Palio.

*10 e 17 –  Volterra (TOSCANA) – AD 1398 : De volta a 1398 em VolterraNo terceiro e quarto domingo de agosto, você pode se imaginar completamente de volta no tempo em Volterra. A cidade toscana torna-se uma verdadeira vila medieval, assim como era em 1398, com habitantes em trajes medievais, agitando bandeiras, comida e bebida medievais e torneios de cavalaria. Para mais informações, visite  Volterra1398 .

Festa de San Cassiano e Badoche

*11 a 13 – La Salle (VALE DE AOSTA) – Festa de San Cassiano e Badoche – Em 13 de agosto  La Salle (Aosta) tradicionalmente celebra a Festa de São Cassiano e Badoche em homenagem ao seu padroeiro São Cassiano com cerimônias religiosas e a dança folclórica chamada Badoche. A origem da dança “Badoche”  parece remontar aos antigos rituais dos celtas. Os personagens principais são moças e rapazes solteiros, vestidos tradicionalmente. O primeiro “Badocher”, à frente do grupo, carrega um prato enfeitado com flores e fitas, e no centro uma sobremesa ou uma maçã, para arrecadar oferendas. Outro “Badocher” carrega a tradicional alabarda, um bastão enfeitado com flores e fitas coloridas, símbolo de poder. O badoche traz alegria e a música dos acordeões em todas as casas anunciando o início da festa e arrecadando ofertas para ela. Durante o Dia da Padroeira, os “badochers” e os visitantes dançam conforme a tradição na praça principal. Um pavilhão abriga um restaurante (com pratos típicos da região) e um salão de dança. Na véspera do dia do santo, o Badoche traz alegria e música ao som de sanfonas em todas as casas de La Salle anunciando o início da festa e arrecadando as oferendas para ela. Na festa de São Cassiano as pessoas, convidadas pelo Badoche, festejam com danças tradicionais na praça principal segundo uma sequência bem definida. As festas dos padroeiros são então completadas pelo pavilhão do restaurante que oferece pratos típicos da tradição do Valle d’Aosta e um pavilhão de dança. Todo mundo dança a dança Badoche, até o prefeito! Saiba mais aqui.

13 e 14 – Lavagna (LIGURIA) – La Torta dei Fieschi Todos os anos , nos dias 13 e 14 de agosto, acontece em Lavagna , na província de Gênova, La Torta dei Fieschi , uma reconstituição histórica do casamento ocorrido em 1230 entre Opizzo Fiesco, Conde de Lavagna, e a nobre sienense Bianca de ‘Bianchi. A festa de La Torta dei Fieschi começa na noite de 13 de agosto , quando o Arauto do Conde Opizzo cavalga pelas ruas de Lavagna, escoltado por tambores e trombetas, para ler a proclamação do casamento. Após a leitura da proclamação, o “Addio do Fantin” (despedida de solteiro do Conde Fiesco) acontece no cemitério da Basílica dei Fieschi. 14 de agosto é o dia do casamento e vê um desfile histórico com 150 reencenadores representando os nobres e o feudo. Vestidos com trajes históricos, os nobres carregam as bandeiras e cores dos 6 Sestieri, os antigos distritos da cidade de Lavagna, e desfilam pelas ruas da cidade até a Piazza Vittorio Veneto, onde a Torre Fieschi está localizada. Aos pés da Torre Fieschi acontece o corte simbólico do bolo de 1.300 quilos que, segundo a tradição, o casal teria doado à população para celebrar a união entre suas duas famílias. Outros eventos acompanham a festa: um jogo de casais, a reconstrução da antiga “Torre Fieschi”, danças medievais, agitadores de bandeiras, falcoeiros, bufões, música medieval ao vivo e o rufar dos tambores. A Torta dei Fieschi se tornou um dos eventos mais evocativos do panorama folclórico italiano, atraindo milhares de espectadores anualmente.

*14  – Sassari ( SARDENHA) – Discesa dei Candelieri – Festa de Assunção da virgem Maria  – Todos os anos, no dia 14 de agosto, acontece em Sassari a Discesa dei Candelieri (Descida dos Castiçais) ou “Faradda di li Candareri” (no dialeto da Sardenha), que é a celebração religiosa mais importante em Sassari. A Discesa dei Candelieri  é o ritual de oferecimento de enormes círios a Nossa Senhora da Assunção pelas corporações de artes e ofícios da cidade como agradecimento por livrar a cidade da peste há mais de 5 séculos . Desde 2022 as Gremi (as corporações de ofícios ) passaram a ser 13 com a participação de Operários e Transportadores que se somam a Açougueiros, Ferreiros, Piccapietre, Viandanti, Camponeses, Carpinteiros, Ortolani, Sapateiros, Alfaiates, Pedreiros, Massai. A festa envolve os castiçais, os gremianti e as autoridades locais. O ritual começa pela manhã com o chamado “vestizione”: cada Grêmio decora seu próprio castiçal em seu lugar ou na casa do gremial que tem a responsabilidade da vela votiva. A Descida dos Castiçais começa às 18h e segue pela cidade até a Igreja de Santa Maria de Belém. O “Faradda di li Candareri” foi incluído na Lista Representativa da UNESCO do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Saiba mais aqui.

Balestro del Girifalco

*10 – Piazza Armerina (SICILIA) – Palio dei Normanni –  No segundo domingo de agosto, o Palio dei Normanni é celebrado na Siciliana Piazza Armerina, em homenagem à padroeira da cidade, a Madonna delle Vittorie. Além de uma bela procissão histórica, várias competições são realizadas, incluindo pontos de argola. Os cavaleiros têm que acertar uma grande boneca, que simboliza os sarracenos. O festival também pretende celebrar que os normandos libertaram a ilha dos sarracenos em 1100. Daí o nome deste Palio.

*14 – Massa Marittima (TOSCANA) – Balestro del Girifalco –  Na cidade toscana de Massa Marittima, o arco e a flecha são levantados em 14 de agosto. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro jogadores de arco e flecha (baslestrieri), oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras.

*15 – (toda a Itália)  – FerragostoToda a Itália está ansiosa para 15 de agosto. É então Ferragosto, uma festa da colheita originalmente pagã, mas também a festa católica em honra da Assunção de Maria. É um dos feriados mais importantes da Itália – também porque muitas vezes é o pontapé inicial para duas semanas de férias. O festival deve seu nome às Feriae Augustae, as festas do imperador Augusto, onde, após semanas de trabalho duro, as pessoas finalmente podiam comer e beber juntos novamente. A colheita estava feita, o trabalho duro estava feito – e isso tinha que ser comemorado! Ferragosto é agora completamente dominado por um convívio acolhedor com a família e amigos e com – como convém aos italianos – os mais saborosos petiscos e bebidas, de preferência ao ar livre – ao ar livre. Se você está procurando um belo local na praia ou nas montanhas, com certeza será uma festa italiana de Ferragosto muito aconchegante e de verão!

14 e 15 – Fermo (MARCHE) –  Cavalcata della Assunta No dia 15 de agosto , a festa da Assunção de Maria, a Corrida ao Palio , também conhecida como Cavalcata della Assunta , acontece em Fermo. Os primeiros documentos escritos referentes à festa dedicada à Virgem Maria datam de 998 d.C. , tornando a Cavalgada de Fermo a mais antiga reconstituição histórica da Itália. As comemorações começam bem antes, a partir de 7 de julho com o Palio Kids, e incluem competições de percussionistas, arco e flecha, cabo de guerra… Veja o programa completo>>> 14 e 15 de agosto são os dias cruciais: – na noite de 14 de agosto, o Desfile Histórico acontece com os participantes em trajes do século XV caminhando pelas ruas da cidade que marcam a rota do palio. – em 15 de agosto, o Desfile Histórico vai para o campo de competição onde o Palio dell’Assunta é realizado com a corrida de cavalos que vê os 10 distritos de Fermo competindo. Aos seis distritos históricos da cidade – Campolege, Castello, Fiorenza, Pila, San Martino, San Bartolomeo – quatro outros distritos ‘forane’ foram adicionados ao longo dos anos, ou seja, fora dos muros do centro histórico: Torre di Palme, Capodarco, Campiglione e Molini Girola. A Corrida Palio é dividida em dois torneios com cinco cavalos cada e a final entre os dois primeiros classificados de cada torneio, mais o vencedor do sorteio entre os terceiros classificados. O percurso é todo em subida e tem cerca de 850 metros de extensão , começando no Largo Ostilio Ricci, continuando pela via Trevisani, viale XX Settembre e terminando na Viale Vittorio Veneto.

15  – Santa Maria di Leuca (PUGLIA) – Festa de Assunção da virgem Mariauma procissão especial é realizada em 15 de agosto. A estátua de Maria é retirada da basílica e levada para o mar, onde ela se senta em um barco de pesca lindamente decorado para navegar até o porto de San Gregorio. Finalmente, ela é devolvida com segurança à sua própria igreja local, após o que há uma celebração pródiga.

*16 – Siena (TOSCANA) – Palio di Siena – Em 16 de agosto, a tensão em Siena aumenta a cada minuto. À noite, o famoso Palio é montado, um evento anual desde o século XIII. A corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! Se você não quer perder nada do Palio, veja este texto. O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição!

*16 – Locorotondo (PUGLIA) – Festa di San Rocco – Durante cinco dias, o povo de Locorotondo (Puglia) homenageia seu santo padroeiro, San Rocco. Uma das festividades é um grande show de fogos de artifício. Os especialistas em fogos de artifício mais conhecidos da Itália vêm à cidade especialmente para a Sagra Pirotecnica participar da competição especial de fogos de artifício. A competição começa no meio da noite de 16 para 17 de agosto e sempre atrai muita atenção.

17  – Portovenere (LIGURIA) – Festa da Madonna Bianca – Desde 1399, a festa da Madonna Bianca, a Madona Branca, é celebrada em Portovenere (Ligúria) em 17 de agosto. A Chiesa di San Pietro é iluminada por milhares de luzes; um espetáculo que lhe dará arrepios!

*17 – Catânia (SICÍLIA) – Festa de Santa ÁgataA Festa de Santa Ágata é uma das festividades religiosas mais importantes de Catânia e é a terceira festa religiosa mais seguida no mundo. É comemorado duas vezes ao ano: de 3 a 5 de fevereiro e em 17 de agosto. A festa de agosto dura apenas um dia e está ligada às comemorações que ocorreram na noite de 17 de agosto de 1226,  quando os restos mortais do santo foram trazidos de Constantinopla (hoje Istambul) para Catânia pelos dois soldados Gisliberto e Goselmo. A festa de agosto é menor que a festa de Santa Ágata em fevereiro , mas todos os anos atrai muitos devotos e turistas. Na noite de 17 de agosto, grandes fogos de artifício colorem o céu a partir do porto de Catânia e da igreja de São Plácido, uma verdadeira raridade. Santa Agatha viveu no século III. Ela nasceu em uma família patrícia em Catânia e desde jovem dedicou sua vida à religião cristã. Quando ela foi notada pelo governador romano Quirino, que a desejou, Agatha fugiu para Palermo em sua mansão no quartier Guilla. Mas Quirino a encontrou e a obrigou a voltar para Catânia. De qualquer forma, Agatha, mesmo voltando para Catania, continuou negando o namoro de Quirino, que por amor se vingou, passou a processar Agatha que, após várias torturas, morreu na prisão. A partir de sua morte, em 5 de fevereiro de 251 , passou a ser venerada pela maioria da população também por aqueles de religião pagã. Este ritual foi difundido também fora da Sicília.

Bravio delle Botti

*17-21-22-23-24-25 – Peschiera del Garda (VENETO) – Palio delle Mura – Em Peschiera del Garda, acontece em agosto o Palio delle Mura, uma tradicional corrida de remo que remonta ao tempo em que os venezianos ainda estavam no comando. Segundo os habitantes de Peschiera, a primeira corrida de remo já foi realizada no Lago de Garda em 1548, mesmo que fosse em Salò. Agora vinte barcos remam ao redor das antigas muralhas da cidade. No sábado à noite, os jovens remam uns contra os outros, após o que pode ser visto um desfile especial de barcos. No domingo, as competições femininas e masculinas são precedidas por uma magnífica procissão em trajes de época. Depois, há um belo show de fogos de artifício, no qual o céu sobre o Lago de Garda é iluminado de forma colorida.

*31 –  Montepulciano (TOSCANA) – Bravio delle Botti – barris de vinho rolantesDurante o  Bravio delle Botti, a corrida dos barris de vinho, os oito bairros diferentes de Montepulciano competem entre si através de barris de vinho extremamente pesados ​​(pesos muito diferentes são mencionados pelos espectadores, desde oitenta até duzentos e cinquenta quilos) até o morro. A corrida é precedida por uma procissão de pessoas em trajes medievais, mas também é algo para ver todos aqueles homens de peito nu caminhando. No Palio em Siena, a corrida é muitas vezes tão rápida que você não tem ideia do que está acontecendo, mas esta corrida de barris de vinho permite que você assista, torça e tire fotos em paz. A corrida termina com uma refeição comemorativa na Piazza Grande, onde o vinho das barricas é, claro, feito o primeiro soldado…Também na semana que antecede o Bravio delle Botti, há muito o que fazer em Montepulciano. Há o Corteo dei Ceri, uma bela procissão com velas.

*22 a 24 -Finalborgo (LIGURIA) – Viaggio nel Medioevo  –  a maravilhosa e pitoresca vila de Finalborgo, perto de Savona , relembra a Idade Média. “ A Jornada para a Idade Média” ( Viaggio nel Medioevo ) anima a vila murada com bandeiras coloridas, faixas, música celta, especiarias exóticas, jogos de espada, dançarinos, arqueiros e cavaleiros. A celebração em Finalborgo – agora em sua 22ª edição – comemora o período glorioso do século XV, quando o Marquês João, em apenas uma noite, reconquistou a vila e pôs fim à guerra contra a poderosa República de Gênova. As ruas de Finalborgo são povoadas por centenas de personagens fantasiados: damas, cavaleiros, artesãos antigos, jogos medievais e o jantar medieval servido na Locanda dei Cavalieri (casa de hospedagem dos cavaleiros). Veja também apágina do Facebook de Un viaggio nel Medioevo >>>

*22 aa 24 – Cividale del Friuli (FRIULI) –  Palio di San Donato  É uma reconstituição histórica inspirada no século XIV e é dedicada a San Donato, santo padroeiro da cidade. Os cinco distritos antigos de Cividale, Borgo Duomo, Borgo Brossana, Borgo San Domenico, Borgo San Pietro, Borgo di Ponte, se envolvem em uma competição de arco e flecha e uma disputa de corrida. O vencedor da competição pode ficar com o gonfalon com a imagem de San Donato na igreja de seu próprio distrito. A reconstituição histórica do Palio di San Donato reproduz a vida da segunda metade do século XIV, em particular o período de 1368 a 1382, quando o Patriarca Marquardo von Randeck governou a cidade. O antigo Palio Medieval consistia originalmente em corridas de cavalos (“palit da chaval”) e corridas de caminhada (“palit da pit”). Posteriormente, competições de arco e flecha, besta e armas foram adicionadas ao Palio. O primeiro registro do Palio di Cividale data de 1361. Em 1368, a cidade de Cividale estabeleceu que o Palio di San Donato ocorreria todos os anos a partir de então, uma decisão reconfirmada em 1408. Além das corridas , há procissões históricas, espetáculos extraordinários de cuspir fogo, malabarismo e percussão, mercados e tabernas… Acesse o site>>>

*23 a 30 – L’Aquila (ABRUZZO) – A Festa do Perdão Celestiniano – L’Aquila – a cidade de L’Aquila celebra a 729ª edição da Festa do Perdão Celestiniano (Perdonanza Celestiniana), uma festa histórica e religiosa considerada precursora do Jubileu de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. A Festa do Perdão Celestiniano remonta à bula emitida pelo Papa Celestino V em 1294 concedendo indulgência plenária a todos os peregrinos que visitam a Igreja de Santa Maria di Collemaggio nos dias 28 e 29 de agosto . Em 2022 coube ao Papa Francisco celebrar a Santa Missa e abrir a Porta Santa na manhã do dia 28 de agosto , dando início ao período de três anos de preparação para o Jubileu de 2025. A celebração do Perdão é precedida pelas duas semanas do “ Caminho do perdão ” que atravessa 23 aldeias ao longo de um percurso de 80 km e termina no dia 23 de agosto em L’Aquila, onde a festa começa com uma série de eventos culturais e encenações . O dia 28 de agosto é o dia da solene celebração introduzida pelo “ Corteo della Bolla ”, uma histórica procissão de fantasias que se desloca desde o centro (Palazzo Margherita) até a Basílica de Collemaggio, onde foi sepultado o Papa Celestino. Há três figuras simbólicas no desfile: a Dama do Touro (a mulher que carrega a antiga Bula Papal), o Senhor Jovem (carregando um ramo de oliveira para abrir a Porta Santa) e a Dama da Cruz (cruz que deve ser usada para abrir a porta ). Em frente à igreja realiza-se a cerimónia : o alcaide lê a bula aos cidadãos e este ano o Papa bate à porta três vezes com o ramo de oliveira. Dessa forma, ele pode deixar os cidadãos entrarem. Após o desfile , há um show ao vivo com artistas italianos e europeus. Em 2019 o Perdão Celstiniano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

*31 – Nuoro (SARDENHA) – Festa do Redentor –  No último domingo de agosto, a cidade de Nuoro tradicionalmente celebra a Festa del Redentore , uma celebração religiosa em homenagem à estátua do Cristo Redentor, localizada no alto do Monte Ortobene. A origem remonta ao Jubileu de 1900 , quando o Papa Leão XIII quis que tantas imagens de Jesus Redentor fossem colocadas em 19 picos italianos. Monte Ortobene (955 metros) foi escolhido na Sardenha A celebração começa com uma procissão de tochas na noite de sábado. No dia seguinte, domingo de manhã, os fiéis fazem uma peregrinação a pé para chegar ao cume do Monte Ortobene, onde é celebrada uma missa solene. Grupos da Sardenha em trajes tradicionais também chegam à Festa del Redentore, dando vida a uma procissão cheia de charme e história.

Feiras e Mercados

*até dia 2 – Aosta (VALLE D’AOSTA) – Feira de Verão – Foire d’été – Aosta – O centro histórico de Aosta é animado pela Foire d’été – Feira de Verão também chamada de Foire de Saint Ours – Fiera di Sant’Orso. Organizado pela primeira vez em 1969, o Foire d’été tem como objetivo promover a produção artesanal do Valle d’Aosta e, desde o primeiro ano, atrai muitos visitantes curiosos para ver o produto típico do Vale de Aosta. Todos os anos, centenas de expositores expõem e comercializam vários produtos artesanais feitos com diferentes técnicas: torneamento, entalhe em talhe, escultura em madeira, fabricação de pedra, etc. Imperdíveis os objetos e as criações feitas em ferro forjado e couro ; móveis, ferramentas agrícolas, brinquedos feitos à mão, construções em miniatura, flores de madeira… Algumas barracas são dedicadas a massas salgadas, flores secas , tecidos, cerâmicas e outras criações artesanais.Além disso, uma parte do Foire é voltada também para os produtos criados com materiais e técnicas não tradicionais e oferece também boa comida. Danças e música vão divertir adultos e crianças.

02 – Tusa, Messina (SICILIA) – Festival dos Sabores Antigos – a ” Sagra degli Antichi Sapori ” visa promover o território do município de Tusa , redescobrindo os sabores e gostos dos pratos que acompanham esta comunidade desde as suas origens. Em particular, o objetivo do certame é justamente oferecer ao grande público os sabores da tradição camponesa que caracteriza o nosso território, promovendo os produtos locais, como favas, tomates, cebolas, azeite virgem extra, orégãos, queijos e ricota, azeitonas , pão, salsicha, etc. Tudo isso acontece no belo cenário do centro histórico de Tusa , cheio de igrejas para visitar, que abrigam valiosas obras de arte atribuíveis a artistas renomados como Gagini, Giovanbattista Li Volsi e Nicolò Mirabella.

*até dia 3 – Bettona (UMBRIA ) – Festival do Ganso –Festival do Ganso será realizado na bela vila medieval de Bettona , perto de Perugia. Durante o Festival do Ganso, este ano em sua 40ª edição , é possível saborear pratos típicos à base de ganso: nhoque (um tipo de massa feita com batatas) com molho de ganso, ganso assado, rosbife de ganso, arrosticini , penne alla norcina, etc. Como em muitos festivais , um pequeno mercado de antiguidades, artesanato e construção de maquetes é montado na praça principal da cidade. Você conhece Bettona? Bettona é definida como a “varanda em direção à Úmbria”, por suas varandas com belas vistas do vale da Úmbria. É caracterizada por vielas extraordinárias e muralhas medievais que relembram a história da cidade como as antigas batalhas e claustros.

2 a 17  – Montefiascone (LAZIO) – Feira do Vinho MontefiasconeNa Feira do Vinho Montefiascano 2025 você encontrará um roteiro de degustação dedicado aos 5 melhores DOCs da Itália: Est!Est!!Est!! de Montefiascone, Brunello, Frascati, Ischia e Vernaccia di San Gimignano. Além disso, degustações e palestras guiadas. Bilhetes: 10 euros para 7 provas.

 *08  – Spilinga, Vibo Valência – (CALÁBRIA) – Festival ‘Nduja – Spilinga – A aldeia de Spilinga, na província de Vibo Valentia, acolhe o ‘Festival de Nduja , um enchido para barrar feito de gordura de porco e malagueta (muito) picante, com o seu belo vermelho vivo e que quase “adverte” da sua presença abundante. A festa da ‘Nduja , que chegou à sua  edição , tornou-se uma tradicional marcação do mês de Agosto como evento gastronómico, folclórico e cultural. E é também o festival mais antigo da Calábria, remonta a 1975! Graças a ‘Nduja, Spilinga tornou-se famosa na Itália e em todo o mundo e o festival atrai muitos turistas todos os anos que ficam em torno de Tropea e Capo Vaticano. As barracas estão localizadas na Piazza 11 Settembre e oferecem pratos que podem ser preparados com ‘nduja, como costeletas, bruschetta, almôndegas, sanduíches, legumes, feijão, espaguete e muito mais. O cheiro forte e pungente de ‘nduja makes é percebido em todos os lugares. Se você gosta de comida picante, isso é apenas para você! Não só comida . Durante o festival também há artistas e malabaristas, bandas musicais e grupos folclóricos, e os famosos gigantes Mata e Grifone (veja abaixo) que dançam nas ruas, e o burro de bambu que ilumina a praça e dispara fogos de artifício.

*9 a 20 – Ascoli Piceno (MARCHE) – Festival Ascolive  – em Ascoli Piceno , acontecerá a  edição do Festival Ascolive dedicado às azeitonas recheadas Ascoli, petisco típico da região de Marche. No Festival Ascolive também acontecem conferências, encontros e degustações para divulgar a azeitona recheada estilo Ascoli no mundo, dando espaço também aos produtores locais. A receita remonta a muito tempo atrás e ainda é fiel à tradição. Azeitonas salgadas são recheadas com uma mistura de carne e depois fritas. Muitas pessoas famosas apreciaram muito essa iguaria gastronômica, de Caton a Petronius, passando por Rossini e Garibaldi.

*10 a 15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della BisteccaDurante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

*19 a 24 – Campli (ABRUZZO) – Festa da Porchetta Italiana – A Festa da Porchetta Italiana em Campli , perto de Teramo, acontece de 19 a 24 de agosto de 2024. Seis dias são dedicados ao assado de porco, um dos pratos mais típicos e saborosos da Itália Central. Sua preparação ainda é passada de geração em geração de acordo com a receita antiga que consiste em um processo de cozimento elaborado e rigoroso em fornos antigos. Além das degustações , o programa inclui também concertos ao vivo e desafios culinários. Um júri também formado por amadores é responsável por degustar e premiar a melhor porchetta. A Festa Italiana da Porchetta em Campli , organizada pela primeira vez em 1964, é a maior festa italiana dedicada à porchetta. Para mais informações, visite osite>>>

*21 a 24 e 28 a 30 – Tarquinia (LAZIO) – Divino Etrusco – O Divino Etrusco  acontecerá, como todos os anos, na segunda quinzena de agosto no centro histórico de Tarquinia. A festa do vinho é dedicada às adegas, aos vinhos e à tradição vitivinícola das cidades que compunham a Dodecápolis etrusca: Arezzo, Perugia, Cortona, Tarquinia, Vulci, Volterra, Volsini (hoje Orvieto), Veio, Vetulonia, Caere (Cerveteri) Chiusi e Roselle. Ao longo dos 6 dias de evento (2 fins de semana), estarão presentes 40 adegas, com mais de 80 vinhos para degustação. Além disso, estão programadas aulas de showcooking e culinária com chefs estrelados e chefs locais. E depois, música, artistas de rua, exposições, visitas guiadas e muito mais.

23 – Monopoli (PUGLIA) – La vallata del Folklore – Sagra della Frittella Farcita – Este ano chega a nova edição do La Vallata del folklore, sempre acompanhada pela “ Sagra della Frittella Farcita ”, repleta de especialidades locais e degustações típicas procuradas pelas nossas avós. Tudo acompanhado de um bom vinho e cerveja. Não perca a noite às 21h00 eles vão executar: ” I CIPURRID ” grupo de música popular que apresenta um vasto repertório como a nossa pizzica e quadrilha, tammurriate.

*ate 25  – (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do  MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.

Norte da Italia  
Centro da Italia
Sul e Ilhas

31 – La Morra PIEMONTE – Mangialonga di La Morra A 1ª Magnalonga d’Italia é encenada desde 1986 em La Morra , a pérola do Langhe onde é produzido o rei dos vinhos tintos do Piemonte, Barolo . No final do mês de agosto, os sócios percorrem cinco quilómetros em nome do gosto e das tradições para serem percorridos por vinhas que são património da UNESCO . Aperitivo à base de produtos típicos da Langa , depois para com salame local, banha e Dolcetto d’Alba, tajarin al ragù e produtos da gastronomia Ivaldi emparelhados com Nebbiolo d’Alba, Barbera d’Alba e Langhe DOC e mais pedaços de vitela em Barolo, servido com polenta Mulino Sobrino e Barolo DOCG dos produtores La Morra. Também haverá uma seleção de queijos dos vales de Cuneo e Barolo, enquanto na quinta etapa, os produtos de Giovanni Cogno, sorbet de limão e Moscato d’Asti DOCG terminarão com uma nota doce com bolo de avelã.

Festa durante o verão – SAGRE
O verão é a época de destaque para  as festividades ao aberto como as sagre, um festival com comidas e bebidas culinárias que geralmente se concentram em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria  sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra  sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Em agosto, por exemplo, a Sagra del Gelato em Massa Martana (Úmbria) oferece resfriamento nos dias quentes de verão. Afinal, um sorvete (ou dois) sempre entra. Em Francavilla Fontana (Puglia) você pode desfrutar de mussarela cremosa, mas também bruschetta (em Montevergine) e tudo o que nada no mar em Capo di Leuca(Puglia). Verdadeiros aventureiros culinários visitam Nuoro (Sardenha), para a Sagra della Lumaca, a festa do caracol…

Esporte e Aventura

17 – Valbondione, Bérgamo – (LOMBARDIA) – 3ª abertura das Cataratas do Serio – Valbondione – A 3ª abertura sazonal das Cataratas do Sério acontece no domingo, dia 17 de agosto , das 11h às 11h30. A abertura da Cachoeira do Sério está programada 5 vezes ao ano , nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, O espetáculo atrai todos os anos milhares de pessoas, que sobem desde Valbondione, na Província de Bérgamo, até (1 hora de caminhada) até as Cataratas do Serio, a mais alta da Itália e a segunda mais alta da Europa. Em 30 minutos, 10.000 metros cúbicos de água têm uma queda tripla de 315 metros ; os três degraus principais têm, respectivamente, 166, 74 e 75 metros de altura. O cientista e escritor do século XVI Giovanni Maironi da Ponte chamou a Cachoeira do Sério de “um lugar que poderia curar todas as decepções da vida”.

Música e Espetáculo

The Smashing Pumpkins 1 – Roma Ippodromo Capannelle *Rock in Roma*

Francesco Gabbani:

  • 1 agosto Ostuni, Foro Boario
  • 2 agosto Barletta, Fossato del Castello
  • 5 agosto Palermo, Teatro di Verdura
  • 6 agosto Taormina, Teatro Antico di Taormina
  • 16 agosto Forte dei Marmi, Villa Bertelli
  • 21 agosto Pescara, Porto Turistico
  • 22 agosto Macerata, Sferisterio

BLACKPINK – 6 agosto Milano, Ippodromo Snai La Maura

Gianna Nannini

  • 06 agosto Lanciano (CH), Parco Villa Delle Rose
  • 09 agosto Santa Margherita di Pula (CA), Forte Arena
  • 13 agosto Macerata, Sferisterio
  • 18 agosto Apricena (FG), Cava dell’erba – Suonincava
  • 19 agosto Ostuni (BR), Foro Boario
  • 21 agosto Roccella Jonica (RC), Teatro al Castello – Roccella Summer Festival
  • 23 agosto Catania, Villa Bellini – Sotto Il Vulcano Fest
  • 24 agosto Palermo, Velodromo – Dream Pop Festival

Post Malone  – 27 agosto Milano, Ippodromo Snai San Siro

Drake

  • 29 agosto Milano, Unipol Forum
  • 30 agosto Milano, Unipol Forum

ROMA – O verão romano é celebrado com numerosos eventos sob o nome Estate Romana (‘Verão Romano’), há um festival de verão ao longo do Tibre e um festival de cinema na Ilha Tiberina. Há também aberturas especiais nas noites de verão para museus e pontos turísticos famosos, como o Coliseu.

*Para crianças em Roma –  todo o mês – Peter Pan – PAESE DELLE MERAVIGLIE –  Laghetto delle Cascate
Você está em Roma neste verão? Todas as noites, das 19h à 1h (última entrada à meia-noite), você pode mergulhar na Historia de Peter Pan. Numa área de aproximadamente quarenta mil metros quadrados do Giardino delle Cascate no Laghetto dell’EUR (no bairro EUR ), todos os personagens da história ganham vida, do coelho branco ao Chapeleiro Maluco, do gato maluco para a rainha vermelha. Mais detalhes podem ser encontrados no site This is Wonderland .

*até 3 de agosto – Martina Franca (PUGLIA) – O Festival Valle d’Itria acontece em Martina Franca (região de Taranto) O Festival , organizado pela primeira vez em 1975 e agora em sua 50ª edição , é caracterizado pela reapresentação de repertórios e performances musicais famosos ou subestimados. Com foco especial no repertório da ópera belcanto do século XVII e na tradição da escola musical napolitana, as produções do festival se distinguem pela autenticidade de seus textos e pela fidelidade aos tipos vocais originais, respeitando as partituras e apresentações musicais originais. Desde 1975, mais de 100 óperas foram apresentadas no festival Valle d’Itria, que foi premiado sete vezes com o aclamado Premio Abbiati da Associazione nazionale dei criti musicali italiani.

até dia 8 – Bellagio (LOMBARDIA) – Bellagio e Como Festival –  o Lago Como sediará o Bellagio e o Festival do Lago Como: concertos de orquestras italianas e internacionais e artistas solo. Desde 2011, mais de 40 cidades nas províncias de Como e Lecco sediaram os eventos do Festival Bellagio, criado e dirigido pela pianista e compositora Rossella Spinosa. Veja o site e a programação>>>

 até 6 de setembro –  Stresa (PIEMONTE) – Stresa Festival –  Stresa, às margens do Lago Maggiore, recebe todos os verões o  Stresa Festival  , um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!

*até setembro – Verona (VENETO) – Ópera na ArenaA Arena de Verona, quando foi construída, no século I d.C., ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona.  Leia o texto Uma noite de Ópera na Arena de Verona

*até setembro – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado  Puccini e la sua Lucca  , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até agosto  – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

*até 10 de agosto – Macerata (MARCHE) – Festival de Ópera Macerata – Carmen de Georges Bizet, Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti e La traviata de Giuseppe Verdi são os três títulos operísticos escolhidos pelo superintendente Flavio Cavalli e pelo diretor artístico Paolo Pinamonti para o festival. Durante cinco fins de semana, o Sferisterio voltará a receber essas obras-primas, juntamente com uma série de eventos sinfônicos e de dança. Imperdíveis também são três shows no Teatro Lauro Rossi. Veja programa aqui.

Estate Fiesolana

*até 25 de agosto – Ravello (Costa Amalfitana, CAMPANIA) – Os sons de Wagner sobre a água – O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Em um cenário único, com uma bela vista para o mar, você pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.

*até 11 de setembro – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2025 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo.

*até 14   –  Monticchiello, Siena (TOSCANA) – Festival do Teatro Povero de Montecchiello – , o pequeno povoado de Monticchiello, na província de Siena, recebe o espetáculo Teatro Povero, espetáculo escrito, dirigido e encenado pelos habitantes do pequeno povoado medieval de Val d’ Orcia. Por meio do espetáculo, eles contam sua história, desde o desmoronamento do mundo rural na década de 1960 até o mundo atual. O teatro Monticchiello , em sua 57ª edição , já foi definido de várias formas, mas a mais adequada é aquela inventada pelo diretor teatral italiano Giorgio Strehler: o Autodrama.

10 até 22  – Pescara (MARCHE)- Rossini Opera Festival –   Pescara, cidade natal de Gioacchino Rossini, coloca o compositor de  Il Barbiere di Siviglia  em destaque todos os verões durante o  Rossini Opera Festival.

*27 de agosto a 4º de outubro  (TRENTINO) – I Suoni delle Dolomiti –No norte da Itália, Trentino, você pode desfrutar de belos concertos e apresentações entre os cumes das montanhas durante os meses de verão. Você pode encontrar o programa completo neste link . Todos os componentes do programa deste festival único são acessíveis apenas a pé para público e músicos e, portanto, extra mágicos!

27 a 31 –  Ferrara (EMILIA ROMANHA) – Ferrara Buskers FestivalO  Ferrara Buskers Festival  é um dos festivais mais diversificados da Itália. Você conhecerá artistas de rua de todo o mundo. Alguns artistas fazem apresentações oficiais, outros ficam na esquina. Surpresa, espanto e espanto garantido!

1,2, 16 e 30 –  Vetralla (LAZIO) – Opera StravaganzaA Opera Extravaganza organiza duas noites musicais atmosféricas em Vetralla.

*até 5 de setembro – Segesta, Trapani – (SICILIA) – Festival de Teatro Segesta – o Parque Arqueológico de Segesta será palco do Festival Segesta de Teatro , que substituiu o passado “dionisíaco” . O Festival Segesta Teatro oferece espetáculos de teatro, dança e música em espaços e ambientes tão carregados de história que tornam a participação e a experiência do festival ainda mais fascinantes.

*até 23  – (PUGLIA) – La Notte della Taranta – dançando a noite toda – Em agosto, os tons agitados da tarantela podem ser ouvidos em toda a Puglia. A festa realmente começa durante La Notte della Taranta em Melpignano  (entre Lecce e Otranto). Há muitas apresentações, mas é claro que você também pode dançar.

de 7 a de agosto a 5 de setembro – norte da (SARDENHA) – Musica sulle Bocche Festival -no norte da Sardenha, acontece a nova edição do  Musica sulle Bocche Festival. O Musica sulle Bocche Festival é realizado em diferentes locais e oferece não apenas jazz, mas também flamenco, música tradicional da Sardenha e muito mais… O nome “Bocche” é referido a Bocche di Bonifacio, como na Itália é chamado o Estreito de Bonifacio entre a Córsega e a Sardenha, em homenagem à cidade corsa Bonifacio. O estreito é notório entre os marinheiros por seu clima, correntes, baixios e outros obstáculos.

Arte e Exposições

Museus grátis dia 3 de agosto em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você pode então encontrar todos os museus participantes por região).

Agrigento – Capital Italiana da Cultura em 2025

Pesaro (Le Marche) entregará o título de Capital Italiana da Cultura para Agrigento, na Sicília, no início de 2025. Agrigento foi uma das cidades mais importantes da Magna Grécia, o vasto império grego que também abrangia grande parte da Sicília. Em muitos lugares da cidade hoje, a história está literalmente escondida sob as ruas por onde você anda ou sob as igrejas e palácios que você vê. Uma visita a Agrigento não está completa sem admirar o Valle dei Templi , o Vale dos Templos, onde a antiga cidade grega de Akragas brilhou. Segundo o escritor Píndaro, esta era “a mais bela cidade efêmera, cujos habitantes constroem para a eternidade, mas vivem como se não houvesse amanhã”.

Valle D’Aosta

Aosta – Aosta e Pompeia – Sítios Arqueológicos de Concordia Augustea, Todas as Origens do Império, até 28 de setembro de 2025, MegaMuseo. O ano de 2025 marca os dois mil e cinquenta anos da fundação da Augusta Praetoria Salassorum, ou Aosta, sob o Imperador Augusto. Este importante marco é o impulso para esta exposição, que visa enriquecer nossa compreensão do papel de Aosta dentro do Império Romano e compará-la com a outra personagem principal desta história: Pompeia. Você descobrirá como a visão política e cultural de Augusto formou o tecido conjuntivo do império. Ao harmonizar as diversas identidades locais, ele conseguiu dar substância à realidade imperial. Saiba mais sobre esta exposição aqui .

Veneto

Veneza – O Mergulho Dourado no Pintor – A Pintura Grega e de Creta e Veneza até 29 de setembro de 2025, Palazzo Ducale. Durante a magnífica exposição “O Mergulho Dourado no Pintor”, você viajará pela evolução da pintura grega em Veneza. Começará no século XV, com os primeiros mestres que se voltaram para o Ocidente gótico, e chegará ao século XVI, onde se desenvolve uma bela simbiose entre a tradição bizantina e a inspiração ocidental. A figura central da exposição é Dominikos Theotokopoulos, mais conhecido como El Greco, um exemplo primordial do espírito criativo de Creta. Você também aprenderá mais sobre a comunidade grega em Veneza, totalmente integrada ao tecido cultural da cidade. Um legado que testemunha a profunda conexão histórica entre La Serenissima e a arte grega.

Veneza – Tatiana Trouvé – la strana vita delle cose
até 4 de janeiro de 2026, Palazzo Grassi
Durante esta exposição, o Palazzo Grassi de Veneza é transformado em um mundo de fantasia, apresentando muitas novas obras da artista Tatiana Trouvé, bem como desenhos e trabalhos em papel nunca antes exibidos. As instalações falam de traumas recentes, mas também de culturas distantes e ferramentas de conhecimento alternativas, como mapas náuticos e astronômicos.

Lombardia

Brescia – In memoriam: Erwin Olaf 1959-2023 até 30 de setembro de 2025, Paci Contemporary, Brescia
Esta exposição abrange quatro décadas da carreira de Erwin Olaf (1959-2023), o fotógrafo visionário cuja arte rompeu as convenções sociais. Olaf deixou um legado que transcende as fronteiras da fotografia e abrange todo o panorama das artes visuais. Esta exposição é uma homenagem à contribuição multifacetada de Olaf para o mundo da arte. A exposição In Memoriam: Erwin Olaf 1959-2023 foi criada em colaboração com o Studio Olaf, liderado por Shirley den Hartog, braço direito do artista, e a Fundação Erwin Olaf.

Bergamo – Estações – Maurizio Cattelan até 26 de outubro de 2025, Bérgamo – A exposição Estações se desenrola como uma jornada visual pela cidade de Bérgamo, incentivando a reflexão sobre a natureza cíclica da vida e da história, sobre gerações, sobre a ascensão e queda de valores e sobre as transformações do indivíduo e da sociedade. O título da exposição é uma clara referência aos sinais universais de transição e renovação. Cattelan convida à reflexão sobre a passagem do tempo, mas também à vivência da realidade em toda a sua complexidade e drama por meio da arte, que não apenas retrata o mundo, mas também o interpreta e o transforma. Você poderá admirar cinco obras em quatro locais: o Palazzo della Ragione, na Piazza Vecchia, receberá Novembro (2023), enquanto Império (2025) e Não (2021) estarão em exposição no GAMeC. Ossos (2025) estará em exposição no Ex Oratorio di San Lupo, e Um (2025) estará em exposição na histórica Rotonda dei Mille, no coração da Città Bassa .

Bergamo – Dentro Lorenzo Lotto – o Retábulo de San Bernardino, fotografia de Axel Hütte até 31 de agosto de 2025, Accademia Carrara – Dentro Lorenzo Lotto une arte, história e fotografia, com o Retábulo de San Bernardino como peça central de uma exposição que percorre o museu e a cidade. O retábulo faz parte de um percurso que expõe o importante legado de Lotto nas igrejas de Bérgamo. A exposição torna-se, assim, o ponto de partida ideal para uma viagem pelas obras-primas de Lotto, fotografadas por Axel Hütte para a exposição.

foto: Accademia Carrara

Piemonte

Torino – Visite l’Italia! – promoção turística e publicidade de 1900 a 1950 – até 25 de agosto de 2025, Palazzo Madama. Mergulhe na fascinante história da promoção turística da Itália, desde o início do século XX até os primeiros anos da reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, através de duzentos cartazes, centenas de guias de viagem e folhetos ilustrados. Você admira os primeiros anúncios, ilustrados por nomes importantes como Leopoldo Metlicovitz e o jovem Marcello Dudovich, ladeados por artistas como Ettore Tito, Ettore Ximenes e Galileo Chini. Em 1919, a ENIT foi criada, e as encomendas passaram a seguir regras diferentes. A partir de então, as campanhas promocionais passaram a ser confiadas aos mesmos ilustradores, incluindo Mario Borgoni, Giovanni Guerrini, Marcello Nizzoli e Virgilio Retrosi. A exposição é dividida em cinco seções principais que oferecem uma viagem pela Itália. Começando pelos Alpes, segue pelos Apeninos, explorando as ilhas e, em seguida, a Itália das termas, do mar e das praias, do entretenimento, dos esportes e da Belle Époque. Você pode encontrar todos os detalhes neste link .

Torino – Van Eyck e a Miniatura Rebitada até 8 de setembro de 2025, no Palazzo Madama. A exposição surge do desejo de apresentar a coleção de manuscritos e miniaturas do Museu Cívico de Arte Antiga, com as miniaturas de Van Eyck em destaque. Detalhes completos podem ser encontrados aqui .

Serralunga d’Alba – Relógio de Humor –  Desde 7 de junho, a colorida obra de arte “Moodclock”, de Riccardo Previdi, está em exposição na torre sineira de San Sebastiano, em Serralunga d’Alba (Piemonte). O Moodclock consiste em quatro painéis de madeira coloridos em forma de escudo, representando diferentes estados de espírito: de um rosto alegre a um rosto desanimado. Previdi projetou um painel adicional para uma das janelas da Tenuta Cucco , tudo por iniciativa de La Raia .

Toscana

Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo – Arte visual de Giuseppe Bergomi até 3 de novembro de 2025,  Este ano, a exposição ao ar livre Arte Diffuso sulla Costa Toscana acontece na costa toscana, com esculturas de Giuseppe Bergomi que ganharam lugar dentro e ao redor de Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo. O projeto presta homenagem à obra do escultor bresciano Giuseppe Bergomi, uma das vozes mais influentes da arte italiana contemporânea. Ele se inspira na tradição clássica, mas com uma perspectiva completamente contemporânea, em um diálogo natural com a paisagem e a história desta região da Toscana. Na Piazzale Belvedere, em Castagneto Carducci, você pode ver Ellisse, Cronografia di un corpo (A Crônica de um Corpo) e Grande coppia su parallelepipedo (A Grande Coppia de um Tubo Paralelo ). Na Piazza della Gogna, encontra-se Cubo con figure che guardano in alto (O Cubista com a Figura do Guarda em Alto ), enquanto em frente à prefeitura, na Via Vittorio Emanuele, pode ser vista a obra Geometrie descrittive 3 (Geometria Descritiva 3) . Todos os detalhes podem ser encontrados neste artigo .

San Marcelli Piteglio (Pistoia) – Oasy Contemporary Art – até 7 de novembro de 2025, Oasy Contemporary Art and Architecture (OCA) é um lugar único dedicado à arte e à arquitetura, localizado a novecentos metros acima do nível do mar, nos Apeninos, nos arredores de Pistoia , dentro da reserva natural Oasi Dynamo. Sob a direção artística de Emanuele Montibeller, arte e arquitetura se integram à natureza. Após um passeio pela floresta, você admirará obras de alguns dos mais importantes arquitetos e artistas contemporâneos, incluindo Alejandro Aravena, Stefano Boeri, Mariangela Gualtieri e Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Davide Quayola, Davis Svensson, Pascale Marthine Tayou e Matteo Thun. Mais informações podem ser encontradas aqui .

fotos: Oasy Arte Contemporânea e Arquitetura

Carrara – Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 até 26 de outubro de 2025, Palazzo Cucchiari. Adora jogos? Então não pode perder a exposição Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 no Palazzo Cucchiari, com mais de cem obras que têm os jogos como fio condutor. Você verá obras de mais de oitenta artistas italianos que, juntos, abrangem quase um século, de aproximadamente 1850 a 1950. Você pode encontrar todas as informações neste link .

Montalcino – Pilar de porcelana com motivo de refugiados – Ai Weiwei até 31 de dezembro de 2025, Complesso dell’Oro – A obra de arte Pilar de porcelana com motivo de refugiados do artista chinês Ai Weiwei oferece uma reflexão visual sobre o tema da migração, em um diálogo com a arte sacra, no Museo di arte sacra no Complesso dell’Oro em Montalcino. A exposição faz parte de Siena e le terre dell’anima – mete contemporanee , um projeto em homenagem ao Ano Jubilar. A obra consiste em seis vasos de porcelana em um totem que se ergue como um testemunho do drama humano da migração. Cada vaso retrata cenas de homens, mulheres e crianças em fuga: corpos curvados sob o peso da esperança, rostos marcados pela espera desesperada, gestos congelados em um movimento sem rumo. As imagens são inspiradas na linguagem da porcelana Qinghua — uma tradição chinesa que remonta a milhares de anos — e são apresentadas em azul e branco, as mesmas cores das famosas terracotas vitrificadas de Andrea della Robbia, que também estão em exposição no museu.

Florença – Firenze e l’Europa – Arti del Settecento até 28 de novembro de 2025, Galleria degli Uffizi.
O século XVIII é o foco desta exposição na Galleria degli Uffizi, um século decisivo redescoberto para o gosto, a cultura e o nascimento do museu moderno. Cerca de 150 obras, incluindo pinturas, esculturas, porcelanas, gravuras, móveis e tapeçarias, transportam você para este período único. Detalhes completos podem ser encontrados neste link .

Gallery Hotel Art – Gabriele Picco – carregando uma nuvem – até 24 de outubro de 2025, 
A Lungarno Collection está hospedando uma nova exposição do artista bresciano Gabriele Picco nos espaços públicos da Gallery Hotel ArtGabriele Picco explora as relações contraditórias entre temas universais como a vida e a morte ou os sonhos e a realidade. Um dos temas recorrentes em sua obra são as nuvens, um tema iconográfico profundamente enraizado na história da arte, desde as representações de Giotto no século XIV até as visões surreais de René Magritte. Picco reinventa as nuvens enfatizando sua contradição e ambiguidade inerentes — entidades que flutuam entre o tangível e o efêmero, o real e o imaginário. Ele confere às nuvens uma dimensão poética e surreal; elas surgem como formas místicas, elusivas e fugazes, com contornos incomuns e elusivos, evocando um universo infinito de possibilidades.

Siena – Hugo Pratt – Geografia Immaginarie – até 19 de outubro de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena.
Para marcar o 30º aniversário da morte de Hugo Pratt,a exposição “ Hugo Pratt – Geografia Immaginarie” está em exibição no magnífico Palazzo delle Papesse, em Siena . A exposição oferece um vislumbre da mente criativa do criador de Corto Maltese. Você explorará seu universo artístico por meio de uma seleção de histórias em quadrinhos, aquarelas e obras gráficas menos conhecidas, para uma introdução completa ao trabalho de um dos artistas de quadrinhos mais influentes do mundo.

Abadia de San Galgano – Giubileo di Luce – Helidon Xhixha até 30 de setembro de 2025,  Na Abadia de San Galgano, perto de Chiusdino (província de Siena), você pode admirar a instalação monumental do escultor ítalo-albanês Helidon Xhixha: uma cruz de aço inoxidável de sete metros de altura que interage com a luz natural, criando um símbolo de fé, esperança e reflexão. A obra de arte é acompanhada por outras obras de aço inoxidável que dialogam com a arquitetura gótica da abadia, numa combinação única de arte, história e espiritualidade.

Úmbria

Assis – Paz na Terra – Banksy  até 2 de novembro de 2025, Rocca Maggiore, Assis. A arte provocativa e revolucionária de Banksy está em exposição em Assis pela primeira vez, enviando uma mensagem de paz e esperança ao mundo. Mais de cem obras do icônico artista de rua estarão em exposição na cidade de São Francisco. Um projeto único no cenário envolvente da Rocca Maggiore, um monumento medieval que domina Assis. O título da exposição, Paz na Terra , foi retirado do mural de Banksy em Belém, como base para uma busca pelo valor da paz na arte de Banksy, simbolizada por uma pomba vestindo um colete à prova de balas e um ramo de oliveira em seu bico, lutando para trazer a paz. Um tema que captura o espírito tanto da cidade de São Francisco quanto do artista e ativista britânico anônimo.

Lazio

Roma – Flores – o ápice da inteligência artificial até 14 de setembro de 2025, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante, perto da Piazza Navona, está ainda mais bonito do que nunca este ano, sediando a maior exposição em solo italiano dedicada à beleza e ao poder das flores. Você apreciará o poder inesgotável das flores, que podem unir arte, ciência e tecnologia em uma história universal que abrange muitos séculos: das obras-primas de Jan Brueghel e Ai Weiwei aos experimentos recentes em arte contemporânea com tecnologia digital. As flores são frágeis e poderosas; expressam emoções, celebram a beleza, protestam em silêncio e preservam histórias antigas. As mais de noventa obras em exposição vêm de Paris, Londres, Jerusalém e Roma, entre outros lugares. Saiba mais neste link .

Roma – Dolce & Gabbana – do coração às mãos – até 13 de agosto de 2025, Palazzo Esposizioni. Embarque em uma jornada colorida pelas criações de dois dos designers mais famosos do mundo da moda, uma jornada que reconta o processo criativo do trabalho e das ideias de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, do coração ao artesanato. Encontre todos os detalhes neste link .

Roma – Franco Fontana – Retrospectiva até 31 de agosto de 2025, Museo dell’Ara Pacis.
A primeira grande retrospectiva da obra de Franco Fontana, com obras do vasto arquivo de um dos maiores fotógrafos italianos do século XX. Mais detalhes podem ser encontrados neste link .

Campânia

Napoles – Chi sei, Nápoles? Até 5 de outubro de 2025, Gallerie d’Italia Neste verão, a fachada do Duomo de Nápoles contará com um belo projeto do artista francês JR: Le Cronache di NapoliAlém da espetacular fachada do Duomo, não perca a exposição ” Quem sabe, Nápoles?” na Gallerie d’Italia (Via Toledo, 177). Aqui você pode admirar fotos de mais de seiscentos napolitanos, os protagonistas vibrantes deste retrato coletivo que captura a essência de Nápoles, repleta de resiliência e solidariedade.

Puglia

Vieste – Cibo – Steve McCurry até 28 de setembro de 2025, Museo Civico Archeologico, Vieste. Comida como símbolo, como identidade, como memória, como conexão. Durante esta exposição fotográfica, você admirará uma seleção de setenta imagens que, juntas, formam uma reflexão visual sobre a profunda importância da comida na vida humana: não como um luxo ou afeto estético, mas como um símbolo de vida, cultura e resiliência. A fotografia humanística de McCurry, sempre atenta às histórias de pessoas vulneráveis, aborda de forma delicada, porém poderosa, o tema da comida, retratando o pão como um elemento essencial, os mercados como lugares de energia e beleza, e as refeições feitas no chão ou ao redor do fogo como momentos de conforto, conexão e dignidade. Por meio de suas fotografias, McCurry nos transporta para lugares devastados por conflitos e desastres, onde a comida assume um valor quase sagrado. Mas ele também mostra a alegria simples de uma refeição compartilhada, o sorriso de uma criança segurando uma fruta… É uma exposição sobre comida, mas, na realidade, McCurry captura a essência da vida.

Mesagne – Os Últimos Anos do Impressionismo, de Monet a Boldini, até 6 de janeiro de 2026, Castello Normanno Svevo, Mesagne. A grande exposição deste ano no Château de Mesagne transporta você para uma era única na história da arte. Você descobrirá como o Impressionismo francês emergiu de um processo de modernização da pintura, motivado pela apropriação de sua visão pelo artista. Foi uma revolução cultural que influenciou não apenas os artistas franceses, mas também se espalhou por diversos círculos italianos. 

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *