Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Calendário de eventos em agosto na Itália

Veja o calendário de eventos em agosto na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para agosto, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2023 – 

O que fazer e onde ir em agosto?

Agosto é o auge do verão no que diz respeito às estações do calendário na Itália. Como muitos italianos tiram férias o mês inteiro, no entanto, agosto também representa uma queda na temporada turística em lugares como Roma e Florença, pois os moradores se reúnem nas praias para fugir do calor e da umidade das cidades.

Em outras palavras, agosto na Itália pode ter seus prós e contras para os viajantes, dependendo de como é o seu itinerário e de quão tolerante ao calor você é. O importante é fazer pesquisas para saber o que agosto reserva para você antes de pousar.

Por que você deve ir para a Itália em agosto?

Você pode estar se perguntando por que alguém se incomodaria em ir à Itália em agosto, se até os italianos estão tentando ao máximo sair das cidades naquele momento. É uma pergunta válida. E há, pelo menos para alguns viajantes, algumas boas respostas.

Ou seja – preços mais baixos e multidões menores.

O verão faz parte da alta temporada turística da Itália, mas como muitos italianos tiram férias em agosto, há uma queda nos preços de coisas como quartos de hotel. E porque os italianos não estão nas cidades, as multidões são menores. Outros viajantes europeus, em geral, também vão para a praia em agosto, então as multidões de turistas também são menores.

O que isso significa para quem vai para a Itália em agosto é que as filas para entrar nos museus e atrações da cidade são geralmente mais curtas do que eram em julho, e seu orçamento de viagem vai além do que seria há um mês. O preço que você paga pelas multidões menores e melhores ofertas é, é claro, sofrer com o clima geralmente extremamente quente e úmido (junto com algumas lojas e restaurantes fechados durante o mês).

As principais cidades turísticas – lugares como Roma, Veneza e Florença – não são cidades fantasmas em agosto. São as cidades menores que não têm um fluxo constante de turistas que provavelmente se sentirão abandonadas em agosto. Exceto, é claro, pelas praias – todas as praias da Itália ficam lotadas em agosto, e todos os hotéis perto de uma praia estão lotados.

Se você é como eu e o calor extremo faz você se sentir mal, eu te aconselho a não fazer uma viagem em agosto na Itália – ou, no mínimo, eu te aconselho a adotar um ritmo bem tranquilo e beber muita água. Se você é um viciado em sol que gosta da ideia de uma pechincha de verão, agosto pode ser o momento ideal para você estar na Itália.

LEIA TAMBEM:

Se você estiver viajando para a Itália em agosto, aqui está o que você precisa saber sobre festas, eventos folclóricos e festivais de Música.

Experiências Relacionadas

Festas e Folclore

3-4-5 –  Serravalle in Chienti, Macerata (MARCHE) – Festival Celta de Montelago – Colfiorito – Nos dias 3,4,5 de agosto de 2023 , o verão está de volta ao Montelago Celtic Festival, o evento celta mais excêntrico de Serravalle di Chienti , no planalto de Colfiorito, nos Apeninos italianos. O Montelago Celtic Festival chega este ano à sua 20ª edição! Todos os anos, este bizarro Festival Celta atrai fadas modernas, duendes, hobbits e druidas de toda a Europa para viver junto com a vida celta, cerimônias de casamento incluídas. O Montelago Celtic Festival é imperdível para todos os amantes da música, e é o ponto de encontro de muitos viajantes de todo o mundo, cada um com sua bagagem e uma história para contar.

05 – Roma (LAZIO) – Neve em Roma Todos os anos, em 5 de agosto, a capital está pronta para celebrar um dos eventos religiosos mais representativos da tradição romana: a reconstituição do Milagre da Madonna della Neve no Esquilino, em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. Desde 1983, na noite de 5 de agosto, um espetáculo extraordinário ganha vida diante da grande Basílica: convidados ilustres, cenários estelares, peças e teatros de luz, projeções de imagens e fluorescência lunar na praça. As estátuas da fachada iluminada da Basílica vão girar no encanto e sugestão cênica do prodígio, cercadas de música e performances. Um crescendo muito sugestivo até chegar ao ponto alto, à meia-noite acontece o Milagre da Neve em Santa Maria Maggiore: os flocos brancos descem do céu e embranquecem o chão para um espetáculo verdadeiramente único e imperdível.

*5 a 19 – Montefalco (UMBRIA) – A fuga do boiDurante La Fuga del Bove (a fuga do boi), cinquenta homens conduzem um boi pelas ruas da cidade. Isso costumava ser feito pouco antes do Natal e com um propósito muito diferente: no final da jornada o boi tinha que estar tão exausto que poderia ser facilmente morto e toda a aldeia tinha algo especial para comer. Agora as coisas estão menos intensas e a viagem do boi também é acompanhada por todo o tipo de outros eventos que revivem a história de Montefalco.

06 – Ascoli Piceno (MARCHE) – La Quintana di Ascoli PicenoEm Ascoli Piceno, eles homenageiam seu santo padroeiro, Sant’Emidio, todo primeiro domingo de agosto com La Quintana, um desfile magnífico e um torneio medieval (giostra) de lanças. As festividades, que acontecem sempre no primeiro domingo de agosto, proporcionam uma visão maravilhosa de como a cidade pode ter sido séculos atrás. É um dos festivais históricos mais bonitos que já vivemos!

06 – La Spezia (LIGURIA) – Palio del Golfo em La Spezia  -O Palio del Golfo de La Spezia, que acontece todos os anos no primeiro domingo de agosto nas águas em frente ao passeio da cidade de La Spezia, é principalmente uma competição de remo entre 13 barcos “tipo palio”, cascos semelhantes ao gozzo nacional mas feitos à mão por artesãos locais com características únicas que os tornam mais ágeis e rápidos. O “Palio del Golfo” tem suas raízes na cultura marítima local, provavelmente surge de desafios improvisados ​​entre tripulações de barcos de trabalho carregados de peixes ou o antigo “ouro negro” do Golfo de La Spezia: mexilhões ou “músculos”, como são mais conhecidos em todo o Golfo. Desafios importantes pois a vitória não era então uma vitória desportiva mas podia permitir a prioridade de descarregar o pescado ou o produto transportado no cais, aumentando assim a possibilidade de ganhar ou permitir em qualquer caso gozar com um pouco de antecedência de um merecido descanso, e , ainda hoje, é vivida com paixão por todos os cidadãos e em particular pelos habitantes dos bairros modernos ou aldeias de renome – com vista para o mar: Portovenere, Le Grazie, Fezzano, Cadimare, Marola, CRDD (Clube recreativo de defesa funcionários), Canaletto, Fossamastra, Muggiano, San Terenzo, Venere Azzurra, Lerici e Tellaro.

*11 a 14 – Urbino (MARCHE) – Festa do Duque de Urbino  – La Festa del Duca, ‘a Festa do Duque’, é celebrada todo mês de agosto em homenagem ao Duque Federico da Montefeltro. Dentro e ao redor do Palazzo Ducale em Urbino, você se imagina voltando no tempo durante a festa, com arqueiros, agitadores de bandeiras e bateristas nos mais belos trajes históricos.

12 a 13 –  Oria, Brindisi (PUGLIA) – Torneo dei Rioni – Desde 1967, a cidade de Oria, na província de Brindisi, recebe o Torneo dei Rioni, uma reconstituição histórica em homenagem a Frederico II (1194 – 1250), Sacro Imperador Romano e Rei da Sicília. Este ano, o Justo acontece nos dias 12 e 13 de agosto de 2023 . As comemorações começam no sábado  com o habitual Cortejo Histórico com mais de 1000 participantes. Damas, nobres, cavaleiros e bobos da corte seguem Frederico II pelas ruas de Oria. Partindo do Istituto dei Padri Rogazionisti, o desfile termina na piazza Manfredi com a cerimônia de abertura do Palio. O torneio moderno é inspirado no torneio de 1225 convocado por Frederico II em homenagem a João de Brienne, pai de sua futura esposa Jolanda e convidado da Corte Imperial. Todos os anos, em memória desse evento, os quatro distritos de Oria (Castello, Lama, Judea e Santo Basilio) competem entre si para ganhar o ansiado Palio.

*13 e 20 –  Volterra (TOSCANA) – AD 1398 : De volta a 1398 em VolterraNo terceiro e quarto domingo de agosto, você pode se imaginar completamente de volta no tempo em Volterra. A cidade toscana torna-se uma verdadeira vila medieval, assim como era em 1398, com habitantes em trajes medievais, agitando bandeiras, comida e bebida medievais e torneios de cavalaria. Para mais informações, visite  Volterra1398 .

*14 e 15 – Sassari ( SARDENHA) – Discesa dei Candelieri – Festa de Assunção da virgem Maria  – Todos os anos, no dia 14 de agosto, acontece em Sassari a Discesa dei Candelieri (Descida dos Castiçais) ou “Faradda di li Candareri” (no dialeto da Sardenha), que é a celebração religiosa mais importante em Sassari. A Discesa dei Candelieri  é o ritual de oferecimento de enormes círios a Nossa Senhora da Assunção pelas corporações de artes e ofícios da cidade como agradecimento por livrar a cidade da peste há mais de 5 séculos . Desde 2022 as Gremi (as corporações de ofícios ) passaram a ser 13 com a participação de Operários e Transportadores que se somam a Açougueiros, Ferreiros, Piccapietre, Viandanti, Camponeses, Carpinteiros, Ortolani, Sapateiros, Alfaiates, Pedreiros, Massai. A festa envolve os castiçais, os gremianti e as autoridades locais. O ritual começa pela manhã com o chamado “vestizione”: cada Grêmio decora seu próprio castiçal em seu lugar ou na casa do gremial que tem a responsabilidade da vela votiva. A Descida dos Castiçais começa às 18h e segue pela cidade até a Igreja de Santa Maria de Belém. O “Faradda di li Candareri” foi incluído na Lista Representativa da UNESCO do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

*14 – Piazza Armerina (SICILIA) – Palio dei Normanni –  No segundo domingo de agosto, o Palio dei Normanni é celebrado na Siciliana Piazza Armerina, em homenagem à padroeira da cidade, a Madonna delle Vittorie. Além de uma bela procissão histórica, várias competições são realizadas, incluindo pontos de argola. Os cavaleiros têm que acertar uma grande boneca, que simboliza os sarracenos. O festival também pretende celebrar que os normandos libertaram a ilha dos sarracenos em 1100. Daí o nome deste Palio.

*14 – Massa Marittima (TOSCANA) – Balestro del Girifalco –  Na cidade toscana de Massa Marittima, o arco e a flecha são levantados em 14 de agosto. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro jogadores de arco e flecha (baslestrieri), oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras.

*15 – (toda a Itália)  – FerragostoToda a Itália está ansiosa para 15 de agosto. É então Ferragosto, uma festa da colheita originalmente pagã, mas também a festa católica em honra da Assunção de Maria. É um dos feriados mais importantes da Itália – também porque muitas vezes é o pontapé inicial para duas semanas de férias. O festival deve seu nome às Feriae Augustae, as festas do imperador Augusto, onde, após semanas de trabalho duro, as pessoas finalmente podiam comer e beber juntos novamente. A colheita estava feita, o trabalho duro estava feito – e isso tinha que ser comemorado! Ferragosto é agora completamente dominado por um convívio acolhedor com a família e amigos e com – como convém aos italianos – os mais saborosos petiscos e bebidas, de preferência ao ar livre – ao ar livre. Se você está procurando um belo local na praia ou nas montanhas, com certeza será uma festa italiana de Ferragosto muito aconchegante e de verão!

15  – Santa Maria di Leuca (PUGLIA) – Festa de Assunção da virgem Mariauma procissão especial é realizada em 15 de agosto. A estátua de Maria é retirada da basílica e levada para o mar, onde ela se senta em um barco de pesca lindamente decorado para navegar até o porto de San Gregorio. Finalmente, ela é devolvida com segurança à sua própria igreja local, após o que há uma celebração pródiga.

*16 – Siena (TOSCANA) – Palio di Siena – Em 16 de agosto, a tensão em Siena aumenta a cada minuto. À noite, o famoso Palio é montado, um evento anual desde o século XIII. A corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! Se você não quer perder nada do Palio, veja este texto. O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição!

16 – Locorotondo (PUGLIA) – Festa di San Rocco – Durante cinco dias, o povo de Locorotondo (Puglia) homenageia seu santo padroeiro, San Rocco. Uma das festividades é um grande show de fogos de artifício. Os especialistas em fogos de artifício mais conhecidos da Itália vêm à cidade especialmente para a Sagra Pirotecnica participar da competição especial de fogos de artifício. A competição começa no meio da noite de 16 para 17 de agosto e sempre atrai muita atenção.

17  – Portovenera (LIGURIA) – Festa da Madonna Bianca – Desde 1399, a festa da Madonna Bianca, a Madona Branca, é celebrada em Portovenere (Ligúria) em 17 de agosto. A Chiesa di San Pietro é iluminada por milhares de luzes; um espetáculo que lhe dará arrepios!

*17 – Catânia (SICÍLIA) – Festa de Santa ÁgataA Festa de Santa Ágata é uma das festividades religiosas mais importantes de Catânia e é a terceira festa religiosa mais seguida no mundo. É comemorado duas vezes ao ano: de 3 a 5 de fevereiro e em 17 de agosto. A festa de agosto dura apenas um dia e está ligada às comemorações que ocorreram na noite de 17 de agosto de 1226,  quando os restos mortais do santo foram trazidos de Constantinopla (hoje Istambul) para Catânia pelos dois soldados Gisliberto e Goselmo. A festa de agosto é menor que a festa de Santa Ágata em fevereiro , mas todos os anos atrai muitos devotos e turistas. Na noite de 17 de agosto, grandes fogos de artifício colorem o céu a partir do porto de Catânia e da igreja de São Plácido, uma verdadeira raridade. Santa Agatha viveu no século III. Ela nasceu em uma família patrícia em Catânia e desde jovem dedicou sua vida à religião cristã. Quando ela foi notada pelo governador romano Quirino, que a desejou, Agatha fugiu para Palermo em sua mansão no quartier Guilla. Mas Quirino a encontrou e a obrigou a voltar para Catânia. De qualquer forma, Agatha, mesmo voltando para Catania, continuou negando o namoro de Quirino, que por amor se vingou, passou a processar Agatha que, após várias torturas, morreu na prisão. A partir de sua morte, em 5 de fevereiro de 251 , passou a ser venerada pela maioria da população também por aqueles de religião pagã. Este ritual foi difundido também fora da Sicília.

*17 a 20 – Peschiera del Garda (VENETO) – Palio delle Mura – Em Peschiera del Garda, acontece em agosto o Palio delle Mura, uma tradicional corrida de remo que remonta ao tempo em que os venezianos ainda estavam no comando. Segundo os habitantes de Peschiera, a primeira corrida de remo já foi realizada no Lago de Garda em 1548, mesmo que fosse em Salò. Agora vinte barcos remam ao redor das antigas muralhas da cidade. No sábado à noite, os jovens remam uns contra os outros, após o que pode ser visto um desfile especial de barcos. No domingo, as competições femininas e masculinas são precedidas por uma magnífica procissão em trajes de época. Depois, há um belo show de fogos de artifício, no qual o céu sobre o Lago de Garda é iluminado de forma colorida.

*23 a 30 – L’Aquila (ABRUZZO) – A Festa do Perdão Celestiniano – L’Aquila – De 23 a 30 de agosto de 2023, a cidade de L’Aquila celebra a 729ª edição da Festa do Perdão Celestiniano (Perdonanza Celestiniana), uma festa histórica e religiosa considerada precursora do Jubileu de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. A Festa do Perdão Celestiniano remonta à bula emitida pelo Papa Celestino V em 1294 concedendo indulgência plenária a todos os peregrinos que visitam a Igreja de Santa Maria di Collemaggio nos dias 28 e 29 de agosto . Em 2022 coube ao Papa Francisco celebrar a Santa Missa e abrir a Porta Santa na manhã do dia 28 de agosto , dando início ao período de três anos de preparação para o Jubileu de 2025. A celebração do Perdão é precedida pelas duas semanas do “ Caminho do perdão ” que atravessa 23 aldeias ao longo de um percurso de 80 km e termina no dia 23 de agosto em L’Aquila, onde a festa começa com uma série de eventos culturais e encenações . O dia 28 de agosto é o dia da solene celebração introduzida pelo “ Corteo della Bolla ”, uma histórica procissão de fantasias que se desloca desde o centro (Palazzo Margherita) até a Basílica de Collemaggio, onde foi sepultado o Papa Celestino. Há três figuras simbólicas no desfile: a Dama do Touro (a mulher que carrega a antiga Bula Papal), o Senhor Jovem (carregando um ramo de oliveira para abrir a Porta Santa) e a Dama da Cruz (cruz que deve ser usada para abrir a porta ). Em frente à igreja realiza-se a cerimónia : o alcaide lê a bula aos cidadãos e este ano o Papa bate à porta três vezes com o ramo de oliveira. Dessa forma, ele pode deixar os cidadãos entrarem. Após o desfile , há um show ao vivo com artistas italianos e europeus. Em 2019 o Perdão Celstiniano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

*27 – Nuoro (SARDENHA) – Festa do Redentor –  No último domingo de agosto , (em 2023 em 27 de agosto ), a cidade de Nuoro tradicionalmente celebra a Festa del Redentore , uma celebração religiosa em homenagem à estátua do Cristo Redentor, localizada no alto do Monte Ortobene. A origem remonta ao Jubileu de 1900 , quando o Papa Leão XIII quis que tantas imagens de Jesus Redentor fossem colocadas em 19 picos italianos. Monte Ortobene (955 metros) foi escolhido na Sardenha A celebração começa com uma procissão de tochas na noite de sábado. No dia seguinte, domingo de manhã , os fiéis fazem uma peregrinação a pé para chegar ao cume do Monte Ortobene, onde é celebrada uma missa solene. Grupos da Sardenha em trajes tradicionais também chegam à Festa del Redentore, dando vida a uma procissão cheia de charme e história.

*28 –  Montepulciano (TOSCANA) – Bravio delle Botti – barris de vinho rolantesDurante o  Bravio delle Botti, a corrida dos barris de vinho, os oito bairros diferentes de Montepulciano competem entre si através de barris de vinho extremamente pesados ​​(pesos muito diferentes são mencionados pelos espectadores, desde oitenta até duzentos e cinquenta quilos) até o morro. A corrida é precedida por uma procissão de pessoas em trajes medievais, mas também é algo para ver todos aqueles homens de peito nu caminhando. No Palio em Siena, a corrida é muitas vezes tão rápida que você não tem ideia do que está acontecendo, mas esta corrida de barris de vinho permite que você assista, torça e tire fotos em paz. A corrida termina com uma refeição comemorativa na Piazza Grande, onde o vinho das barricas é, claro, feito o primeiro soldado…Também na semana que antecede o Bravio delle Botti, há muito o que fazer em Montepulciano. Há o Corteo dei Ceri, uma bela procissão com velas.

Feiras e Mercados

*05 – Aosta (VALLE D’AOSTA) – Feira de Verão – Foire d’été – Aosta – Em 5 de agosto de 2023, o centro histórico de Aosta é animado pela Foire d’été – Feira de Verão também chamada de Foire de Saint Ours – Fiera di Sant’Orso. Organizado pela primeira vez em 1969, o Foire d’été tem como objetivo promover a produção artesanal do Valle d’Aosta e, desde o primeiro ano, atrai muitos visitantes curiosos para ver o produto típico do Vale de Aosta. Todos os anos, centenas de expositores expõem e comercializam vários produtos artesanais feitos com diferentes técnicas: torneamento, entalhe em talhe, escultura em madeira, fabricação de pedra, etc. Imperdíveis os objetos e as criações feitas em ferro forjado e couro ; móveis, ferramentas agrícolas, brinquedos feitos à mão, construções em miniatura, flores de madeira… Algumas barracas são dedicadas a massas salgadas, flores secas , tecidos, cerâmicas e outras criações artesanais.Além disso, uma parte do Foire é voltada também para os produtos criados com materiais e técnicas não tradicionais e oferece também boa comida. Danças e música vão divertir adultos e crianças.

 *08  – Spilinga, Vibo Valência – (CALÁBRIA) – Festival ‘Nduja – Spilinga – A 8 de Agosto de 2023 a aldeia de Spilinga, na província de Vibo Valentia, acolhe o ‘Festival de Nduja , um enchido para barrar feito de gordura de porco e malagueta (muito) picante, com o seu belo vermelho vivo e que quase “adverte” da sua presença abundante. A festa da ‘Nduja , que chegou à sua 47ª edição , tornou-se uma tradicional marcação do mês de Agosto como evento gastronómico, folclórico e cultural. E é também o festival mais antigo da Calábria, remonta a 1975! Graças a ‘Nduja, Spilinga tornou-se famosa na Itália e em todo o mundo e o festival atrai muitos turistas todos os anos que ficam em torno de Tropea e Capo Vaticano. As barracas estão localizadas na Piazza 11 Settembre e oferecem pratos que podem ser preparados com ‘nduja, como costeletas, bruschetta, almôndegas, sanduíches, legumes, feijão, espaguete e muito mais. O cheiro forte e pungente de ‘nduja makes é percebido em todos os lugares. Se você gosta de comida picante, isso é apenas para você! Não só comida . Durante o festival também há artistas e malabaristas, bandas musicais e grupos folclóricos, e os famosos gigantes Mata e Grifone (veja abaixo) que dançam nas ruas, e o burro de bambu que ilumina a praça e dispara fogos de artifício.

*10 – (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do  MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.

*10 a 21 – Ascoli Piceno (MARCHE) – Festival Ascolive  – De 10 a 21 de agosto de 2023 , em Ascoli Piceno , acontecerá a 10ª edição do Festival Ascolive dedicado às azeitonas recheadas Ascoli, petisco típico da região de Marche. No Festival Ascolive também acontecem conferências, encontros e degustações para divulgar a azeitona recheada estilo Ascoli no mundo, dando espaço também aos produtores locais. A receita remonta a muito tempo atrás e ainda é fiel à tradição. Azeitonas salgadas são recheadas com uma mistura de carne e depois fritas. Muitas pessoas famosas apreciaram muito essa iguaria gastronômica, de Caton a Petronius, passando por Rossini e Garibaldi.

14 e 15 –  Grazie di Curtatone, Mântua-Mantova (LOMBARDIA) – A tradicional Fiera delle Grazie , chegando à sua 49ª  edição , acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2023 , no adorável distrito de Grazie em Curtatone (área de Mantova), uma das mais belas aldeias da Itália, que atrai mais de 100 mil visitantes todos os anos. A feira Grazie , com sua mistura única de arte, cultura e gastronomia, inclui um Concurso Internacional “Madonnari” , que começa na noite de 14 de agosto com a bênção do giz dos artistas e termina em 15 de agosto, quando o vencedor é anunciado . Cerca de 200 Madonnari vêm de toda a Itália e do mundo. A Fiera delle Grazie é uma combinação de sagrado e profano, bem como uma enorme oficina de arte ao ar livre que o povo de Mântua adora frequentar. Além da tradicional caminhada até o adro da Grazie, não faltam música, diversão e cultura. E mais: mercado, parque de diversões, show de pirotecnia e o saboroso e tradicional cotechino. As origens da Feira remontam a 1425, quando Gianfrancesco Gonzaga , Marquês de Mântua, declarou que a praça em frente à igreja era um “mercado”.

*12 a 15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della BisteccaDurante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

13 – La Salle (VALE DE AOSTA) – Festa de San Cassiano e Badoche – Em 13 de agosto  La Salle (Aosta) tradicionalmente celebra a Festa de São Cassiano e Badoche em homenagem ao seu padroeiro São Cassiano com cerimônias religiosas e a dança folclórica chamada Badoche. A origem da dança “Badoche”  parece remontar aos antigos rituais dos celtas. Os personagens principais são moças e rapazes solteiros, vestidos tradicionalmente. O primeiro “Badocher”, à frente do grupo, carrega um prato enfeitado com flores e fitas, e no centro uma sobremesa ou uma maçã, para arrecadar oferendas. Outro “Badocher” carrega a tradicional alabarda, um bastão enfeitado com flores e fitas coloridas, símbolo de poder. O badoche traz alegria e a música dos acordeões em todas as casas anunciando o início da festa e arrecadando ofertas para ela. Durante o Dia da Padroeira, os “badochers” e os visitantes dançam conforme a tradição na praça principal. Um pavilhão abriga um restaurante (com pratos típicos da região) e um salão de dança. Na véspera do dia do santo, o Badoche traz alegria e música ao som de sanfonas em todas as casas de La Salle anunciando o início da festa e arrecadando as oferendas para ela. Na festa de São Cassiano as pessoas, convidadas pelo Badoche, festejam com danças tradicionais na praça principal segundo uma sequência bem definida. As festas dos padroeiros são então completadas pelo pavilhão do restaurante que oferece pratos típicos da tradição do Valle d’Aosta e um pavilhão de dança. Todo mundo dança a dança Badoche, até o prefeito!

Festa durante o verão – SAGRE
O verão é a época de destaque para  as festividades ao aberto como as sagre, um festival com comidas e bebidas culinárias que geralmente se concentram em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria  sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra  sagra , ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Em agosto, por exemplo, a Sagra del Gelato em Massa Martana (Úmbria) oferece resfriamento nos dias quentes de verão. Afinal, um sorvete (ou dois) sempre entra. Em Francavilla Fontana (Puglia) você pode desfrutar de mussarela cremosa, mas também bruschetta (em Montevergine) e tudo o que nada no mar em Capo di Leuca(Puglia). Verdadeiros aventureiros culinários visitam Nuoro (Sardenha), para a Sagra della Lumaca, a festa do caracol…

Esporte e Aventura

20 – Valbondione, Bérgamo – (LOMBARDIA) – 3ª abertura das Cataratas do Serio – Valbondione – A 3ª abertura sazonal das Cataratas do Sério acontece no domingo, dia 20 de agosto de 2023 , das 11h às 11h30. A abertura da Cachoeira do Sério está programada 5 vezes ao ano , nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, O espetáculo atrai todos os anos milhares de pessoas, que sobem desde Valbondione, na Província de Bérgamo, até (1 hora de caminhada) até as Cataratas do Serio, a mais alta da Itália e a segunda mais alta da Europa. Em 30 minutos, 10.000 metros cúbicos de água têm uma queda tripla de 315 metros ; os três degraus principais têm, respectivamente, 166, 74 e 75 metros de altura. O cientista e escritor do século XVI Giovanni Maironi da Ponte chamou a Cachoeira do Sério de “um lugar que poderia curar todas as decepções da vida”.

Música e Espetáculo

  • Bob Sinclar – Phi BeachArzachena (Olbia-Tempio)
  • *7 agosto Roma LAZIO – Circo Massimo –Travis Scott
  • *13 agosto Lecce PUGLIA – Pala Live – Oversound Music Festival – Black Eyed Peas
  • *14 agosto Olbia, SARDENHA – Olbia Arena – Red Valley Festival – Black Eyed Peas
  • *31 agosto Lignano Sabbiadoro FRIULI VENEZIA GIULIA –  Arena Alpe Adria – Franz Ferdinand

todo mês – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

*até 5  – Jazz Festival de Veneza (VENETO)  – O aguardado retorno de Paolo Conte à Piazza San Marco marca a 15ª edição do Venice Jazz Festival , o festival assinado pelo Veneto Jazz que traz à lagoa o melhor do jazz internacional e da música contemporânea nos meses de junho e julho. O concerto do querido cantor e compositor, agendado para o dia 9 de julho , será acompanhado por uma série de encontros destinados a conhecer alguns dos locais mais fascinantes da cidade, ao som de aclamados artistas de todos os continentes.

*até 06 de agosto  – Martina Franca (PUGLIA) – Valle d’Itria Festival – O Festival , organizado pela primeira vez em 1975 em Martina Franca , caracteriza-se pela reapresentação de repertórios e apresentações musicais subestimados. Centrando-se sobretudo no repertório da ópera belcanto do século XVII e na tradição da escola de música napolitana, as produções do festival distinguem-se pela autenticidade dos seus textos e pela fidelidade aos tipos vocais originais, respeitando as partituras e interpretações originais. Desde 1975, mais de 100 óperas foram apresentadas no festival Valle d’Itria, que recebeu sete vezes o aclamado Premio Abbiati pela Associazione nazionale dei critici musicali italiani.

até 14   –  Monticchiello, Siena (TOSCANA) – Festival do Teatro Povero de Montecchiello – De 29 de julho a 14 de agosto de 2023, o pequeno povoado de Monticchiello, na província de Siena, recebe o espetáculo Teatro Povero, espetáculo escrito, dirigido e encenado pelos habitantes do pequeno povoado medieval de Val d’ Orcia. Por meio do espetáculo, eles contam sua história, desde o desmoronamento do mundo rural na década de 1960 até o mundo atual. O teatro Monticchiello , em sua 57ª edição , já foi definido de várias formas, mas a mais adequada é aquela inventada pelo diretor teatral italiano Giorgio Strehler: o Autodrama.

até 19  – Macerata (MARCHE)  – Festival de Ópera Sferisterio Em Macerata (Marche), os sons da ópera podem ser ouvidos no ar da noite até 12 de agosto. Aqui as óperas são realizadas no atmosférico Sferisterio. Durante o  Festival de Ópera Sferisterio você desfrutará de Il Flauto Magico , La Traviata e L’Elisir d’Amore.

até 22  – Pescara (MARCHE)- Rossini Opera Festival –   Pescara, cidade natal de Gioacchino Rossini, coloca o compositor de  Il Barbiere di Siviglia  em destaque todos os verões durante o  Rossini Opera Festival.

*até 22 de agosto – Fiesola (TOSCANA) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2023 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo. Músicas de assinatura como Stefano Bollani e Makaya McCraven , verdadeiros alquimistas do jazz, Alice com sua homenagem a Franco Battiato, o som extremamente refinado de BowLand e Irene Grandi em versão blues.


*23 de agosto a 1º de outubro de 2023 (TRENTINO) – I Suoni delle Dolomiti –
No norte da Itália, Trentino, você pode desfrutar de belos concertos e apresentações entre os cumes das montanhas durante os meses de verão. Você pode encontrar o programa completo neste link . Todos os componentes do programa deste festival único são acessíveis apenas a pé para público e músicos e, portanto, extra mágicos!

23 a 27 –  Ferrara (EMILIA ROMANHA) – Ferrara Buskers FestivalO  Ferrara Buskers Festival  é um dos festivais mais diversificados da Itália. Você conhecerá artistas de rua de todo o mundo. Alguns artistas fazem apresentações oficiais, outros ficam na esquina. Surpresa, espanto e espanto garantido!

até 26 – Vetralla (LAZIO) – Opera StravaganzaA Opera Extravaganza organiza duas noites musicais atmosféricas em Vetralla.

*até 26 – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado Puccini e la sua Lucca, você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, um grande teatro é construído, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi fundado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até 27 – Segesta, Trapani – (SICILIA) – Festival de Teatro Segesta – De 28 de julho a 27 de agosto de 2023, o Parque Arqueológico de Segesta será palco da 2ª edição do Festival Segesta de Teatro , que substituiu o passado “dionisíaco” . O Festival Segesta Teatro oferece espetáculos de teatro, dança e música em espaços e ambientes tão carregados de história que tornam a participação e a experiência do festival ainda mais fascinantes.

*até 27  – (PUGLIA) – La Notte della Taranta – dançando a noite toda – Em agosto, os tons agitados da tarantela podem ser ouvidos em toda a Puglia. A festa realmente começa durante La Notte della Taranta em Melpignano  (entre Lecce e Otranto). Há muitas apresentações, mas é claro que você também pode dançar.

*até 30 – Ravello (CAMPANIA) – Festival de Ravello – O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Num cenário único, com uma vista magnífica sobre o mar, pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.

de 8 a 30 – norte da SARDENHA – Musica sulle Bocche Festival – De 8 a 30 de agosto de 2023, no norte da Sardenha, acontece a 23ª edição do  Musica sulle Bocche Festival. O Musica sulle Bocche Festival é realizado em diferentes locais e oferece não apenas jazz, mas também flamenco, música tradicional da Sardenha e muito mais… O nome “Bocche” é referido a Bocche di Bonifacio, como na Itália é chamado o Estreito de Bonifacio entre a Córsega e a Sardenha, em homenagem à cidade corsa Bonifacio. O estreito é notório entre os marinheiros por seu clima, correntes, baixios e outros obstáculos.

até 8 de setembro –  Stresa (PIEMONTE) – Stresa Festival –  Stresa, às margens do Lago Maggiore, recebe todos os verões o  Stresa Festival  , um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!

*até setembro – Verona (VENETO) – Ópera na ArenaA Arena de Verona, quando foi construída, no primeiro século dC, ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona .

Arte e Exposições

Museus grátis dia 6 de agosto em TODA Itália, veja no texto – Museus gratuitos em 2023; veja quais e o calendário

CAMPANIA

  • Alessandro Magno e l’Oriente – até 28 de agosto de 2023, MANNNeste verão, Alexandre, o Grande, desempenha um papel de destaque no Museo Archeologico Nazionale di Napoli (o museu arqueológico de Nápoles). Durante a exposição Alessandro Magno e l’Oriente , você fará uma viagem por cerca de cento e setenta obras de arte que acompanham as marchas vitoriosas de Alexandre, o Grande, até o Egito e a Índia.
Alessandro Magno e l’Oriente – até 28 de agosto de 2023, MAN

LOMBARDIA

Bergamo e Brescia – Capitais da Cultura da Itália em 2023Em 2023, as cidades de Bergamo e Brescia podem se autodenominar Capitais Culturais da Itália. Muitos eventos especiais e exposições são realizados em homenagem a isso.Você pode encontrar o programa completo através deste link no site Bergamo Brescia 2023 . Você também pode se manter informado de todas as novidades e eventos via Facebook e Instagram.

  • Uma bela instalação em homenagem a Bergamo Brescia Capitale Italiana della Cultura é Allegro maar non troppo (‘alegre, mas não muito’), uma obra de arte leve de Platek e Jan Van Lierde. Pode ser visto simultaneamente em Bergamo e Brescia até 31 de dezembro de 2023, em Bergamo sob os pórticos da Biblioteca Civica Angelo Mai na Piazza Vecchia e em Brescia sob o Portico del Monte di Pietà na Piazza della Loggia.
  • Ao redor do Castello di Brescia você encontrará gorilas, babuínos e chimpanzés. A vegetação ao redor do castelo abriga as esculturas do artista bolonhês Davide Rivalta. Você pode encontrar mais informações através deste link . A exposição faz parte das festividades organizadas em homenagem a Brescia – Capitale della Cultura.
  • Até 7 de janeiro de 2024, você pode ver Plessi sposa Brixia , com instalações, projeções e obras de arte digitais de Fabrizio Plessi, que podem ser vistas no Parco Archeologico di Brescia Romana e no Museo di Santa Giulia em Brescia.
  • Você pode encontrar o programa completo através deste link no site Bergamo Brescia 2023 .

PIEMONTE

*TURIM – Giochi siderali – Riccardo Cordero – até 5 de novembro de 2023, Giardini della Reggia di Venaria – Nove grandes obras de arte de Riccardo Cordero, que ele fez em ferro e bronze entre 2002 e 2020, brilham nos jardins da Reggia di Venaria. São obras geométricas com nomes como Satélite, ET, Asteróide Siri e Meteora Hoba, que parecem ter descido do céu para dar um toque mágico à visita aos jardins reais de Turim. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

VENETO

Assim, as ondas vêm aos pares – até 8 de novembro de 2023, Ocean Space

*VERONA – Photo & Food – Il cibo nelle photography Magnum dagli anni Quaranta a oggi
até 17 de setembro de 2023, Eataly Art HouseCento e vinte e cinco fotografias culinárias de vinte e nove fotógrafos internacionais – incluindo Elliott Erwitt e Inge Morath – enfeitarão as paredes de Eataly Art House perto de Verona neste verão . Você pode encontrar mais informações através deste link . Uma dica: certifique-se de não visitar esta exposição com o estômago vazio!

  • *VENEZA – O Laboratório do Futuro – Bienal de Arquitetura – até 26 de novembro de 2023, VenezaO tema da Bienal de Arquitetura desta vez é O Laboratório do Futuro . Esta edição tem curadoria de Lesley Lokko, professora de arquitetura e escritora. Ele reuniu oitenta e nove participantes de mais de sessenta países diferentes, que mostram como querem construir um mundo melhor por meio da imaginação. Neste link você encontrará todos os detalhes desta Bienal
  • Assim, as ondas vêm aos pares – até 8 de novembro de 2023, Ocean SpaceTrês artistas modernos transformaram o San Lorenzo no chamado Ocean Space, com a exposição Assim as ondas vêm aos pares , após o título do poema Sea and Fog de Etel Adnan. As monumentais esculturas em cerâmica e vidro da artista americana-libanesa Simone Fattal combinam perfeitamente com a instalação da dupla alemã Petrit Halilaj e Álvaro Urbano. Com a exposição, os artistas chamam a atenção para as mudanças climáticas.

TOSCANA

  • *FIRENZE – *Luca Giordano – maestro barroco a Firenze- até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi – Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano alazzo Medici Riccardi .

  • *CORTONA – Signorelli 500 – até 8 de outubro de 2023, Cortona – Cortona comemora os 500 anos da morte de Luca Signorelli com a Signorelli 500 , uma bela exposição que se concentra na obra desse pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari, Signorelli foi quem abriu caminho para artistas como Rafael e Michelangelo e, portanto, para a perfeição máxima das artes. Signorelli pintou em nome de Lorenzo De’ Medici, Papa Sisto IV e Papa Júlio II, entre outros. Ele era um homem do mundo (como também se descreve em um dos afrescos do Duomo de Orvieto ), mas ao mesmo tempo costumava e se sentia feliz em casa em Cortona. Durante o Signorelli 500, trinta de suas obras podem ser vistas no Palazzo Casali , provenientes de vários museus (inter)nacionais.
  • Blooming in Paradise – até 12 de novembro de 2023, Officina di Santa Maria Novella – Blooming in Paradise é uma exposição especial de Felice Limosani. Você está completamente cercado por flores em todas as cores do arco-íris, acompanhadas por uma música suave. A exposição pode ser vista até 12 de novembro de 2023 na Officina di Santa Maria Novella, na Via della Scala 16, onde a entrada e todos os outros espaços também o embriagam com os aromas e cores das flores.

LAZIO

  • Vita dulcis – paura e desiderio nell’impero romano – até 27 de agosto de 2023, o Palazzo delle EsposizioniFrancesco Vezzoli une a imaginação contemporânea e a história, em uma divertida mistura de cultura clássica e pop. Nesta exposição brinca com os medos e desejos do Império Romano, com imagens do acervo do Museo Nazionale Romano e do mundo do cinema no século XX. Você pode ler mais através deste link .
  • *Michelangelo Pistoletto – Infinity – até 15 de outubro de 2023, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante é um dos nossos espaços de exposição favoritos em Roma. Este ano pode visitar a exposição Michelangelo Pistoletto – Infinity , com cinquenta obras e quatro grandes instalações deste mestre da arte povera . Você pode ler mais detalhes através deste link.
  • Senza fine – Letizia Battaglia – até 5 de novembro de 2023, Terme di CaracallaEm memória dos ataques ocorridos trinta anos atrás em San Giovanni in Laterano e San Giorgio al Velabro, nas Termas de Caracalla você pode admirar a exposição Senza fine , com fotografias da siciliana Letizia Battaglia (1935-2022). Mais de noventa grandes fotografias podem ser vistas entre as ruínas das termas, cobrindo cinquenta anos de fotografia. Vale a pena ver cada peça
  • *Sembra vivo – até 8 de outubro de 2023, Palazzo Bonaparte – No Palazzo Bonaparte, na Piazza Venezia, no coração de Roma, a exposição Sembra vivo pode ser vista até 8 de outubro de 2023, com mais de quarenta grandes instalações de artistas contemporâneos como Maurizio Cattelan , Ron Muech, George Segal e Carole Feuermann. As imagens são impressionantemente reais; com detalhes realistas. Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no site do Palazzo Bonaparte .
  • Terra animata – visioni tra arte e natura in Italia (1964-2023) até 27 de agosto de 2023, MACRO (Mattatoio, Testaccio)
  • L’Italia è un desiderio – fotografia, paesaggi e visoni – até 3 de setembro de 2023, Scuderie del Quirinale
  • Lex – giustizia e diritto dall’Etruria a Roma – até 10 de setembro de 2023, Museo dell’Ara Pacis
  • La Roma della Repubblica – il racconto dell’archeologia – até 24 de setembro de 2023, Musei Capitolini
  • La balance e la spada. Storie di giustizia a Castel Sant’Angelo – até 1 de outubro de 2023, Castel Sant’Angelo
  • Arnaldo Pomodoro – Il Grande Teatro delle Civiltà – até 1 de outubro de 2023, Fendi – Palazzo della Civiltà Italiana (EUR)
  • Museus do Vaticano à noiteÀs sextas-feiras, você também pode visitar os Museus do Vaticano à noite, das 19h às 23h (a entrada fecha às 21h30). Para uma visita noturna, você realmente precisa reservar online com antecedência  através deste link . Durante esta noite especial, você pode admiraro Museo Gregoriano Egizio, o Museo Pio Clementino, a Gallerie Superiori, o Stanze di Raffaello , o Appartamento Borgia, a Collezione Arte Religiosa Moderna e a Capela Sistina .

MARCHE

*Lucio Dalla – Anche se il tempo passa – até 5 de novembro de 2023, Palazzo Mosca & Centro Arti Visive Pescheria. Após o grande sucesso em Bolonha, Roma e Nápoles, esta exposição se instala em Pesaro. Você será apresentado ao cantor e compositor Lucio Dalla e todas as facetas da vida de Dalla, desde sua personalidade excêntrica até sua carreira multifacetada. Você admira documentos pessoais, fotos, vídeos e outras memórias desta estrela. Você pode encontrar mais informações através deste link .

PUGLIA

Construindo pontes – até 10 de setembro de 2023, Vieste
  • *Construindo pontes – até 10 de setembro de 2023, Vieste – As mãos gigantes da obra Construindo pontes de Lorenzo Quinn podem ser vistas até 10 de setembro na Marina Piccola em Vieste . Seis pares de mãos simbolizam valores humanos como amizade, lealdade e esperança.
  • Caravaggio e il suo tempo – tra naturalismo e classicismo – 16 de julho a 8 de dezembro de 2023, Mesagne – Cerca de trinta e cinco obras de Caravaggio e seus contemporâneos brilharão este ano no Castello Normanno Svevo em Mesagne. Você vai admirar várias obras de coleções particulares pouco conhecidas do público em geral, como Boy Bitten by a Lizard de Caravaggio e Conversione di San Paolo de Ludovico Carracci.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *