Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Calendário de eventos em agosto na Itália

Veja o calendário de eventos em agosto na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para agosto, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2022 – 

Atenção: devido ao coronavírus, muitos eventos não puderam ocorrer este ano, ou podem sofrer mudanças. Sugiro confirmar os eventos nos links indicados para informações. Nesta página você encontrará mais informações sobre o coronavírus durante suas férias na Itália.

O que fazer e onde ir em agosto?

Agosto é o auge do verão no que diz respeito às estações do calendário na Itália. Como muitos italianos tiram férias o mês inteiro, no entanto, agosto também representa uma queda na temporada turística em lugares como Roma e Florença, pois os moradores se reúnem nas praias para fugir do calor e da umidade das cidades.

Em outras palavras, agosto na Itália pode ter seus prós e contras para os viajantes, dependendo de como é o seu itinerário e de quão tolerante ao calor você é. O importante é fazer alguma pesquisa para saber o que agosto reserva para você antes de pousar.

Por que você deve ir para a Itália em agosto?

Você pode estar se perguntando por que alguém se incomodaria em ir à Itália em agosto, se até os italianos estão tentando ao máximo sair das cidades naquele momento. É uma pergunta válida. E há, pelo menos para alguns viajantes, algumas boas respostas.

Ou seja – preços mais baixos e multidões menores.

O verão faz parte da alta temporada turística da Itália, mas como muitos italianos tiram férias em agosto, há uma queda nos preços de coisas como quartos de hotel. E porque os italianos não estão nas cidades, as multidões são menores. Outros viajantes europeus, em geral, também vão para a praia em agosto, então as multidões de turistas também são menores.

O que isso significa para quem vai para a Itália em agosto é que as filas para entrar nos museus e atrações da cidade são geralmente mais curtas do que eram em julho, e seu orçamento de viagem vai além do que seria há um mês. O preço que você paga pelas multidões menores e melhores ofertas é, é claro, sofrer com o clima geralmente extremamente quente e úmido (junto com algumas lojas e restaurantes fechados durante o mês).

As principais cidades turísticas – lugares como Roma, Veneza e Florença – não são cidades fantasmas em agosto. São as cidades menores que não têm um fluxo constante de turistas que provavelmente se sentirão abandonadas em agosto. Exceto, é claro, pelas praias – todas as praias da Itália ficam lotadas em agosto, e todos os hotéis perto de uma praia estão lotados.

Se você é como eu e o calor extremo faz você se sentir mal, eu te aconselho a não fazer uma viagem em agosto na Itália – ou, no mínimo, eu te aconselho a adotar um ritmo bem tranquilo e beber muita água. Se você é um viciado em sol que gosta da ideia de uma pechincha de verão, agosto pode ser o momento ideal para você estar na Itália.

Qual é o clima na Itália em agosto?

As médias de temperatura estão, por definição, mudando constantemente. As temperaturas listadas aqui representam a variação que existe no momento, mas o clima vem ficando cada vez mais quente ao longo dos anos, e esses números parecem absolutamente frios em comparação com algumas das histórias de “ondas de calor” que li recentemente.

Experiências Relacionadas

Em outras palavras, agosto na Itália está – ultimamente – muito quente, quase em todos os lugares que você vai.

Algumas faixas de temperatura médias para diferentes partes da Itália em agosto são:

  • Norte da Itália: 18-30°C
  • Centro da Itália: 21-32°C
  • Sul da Itália: 26-32°C

Agosto é tipicamente o mês mais quente da Itália, e isso é combinado com alta umidade em muitas partes do país. Esta é uma das principais razões pelas quais agosto é o mês de férias para a maioria dos italianos (e muitos outros europeus) – eles penduram placas de “fechado” nas vitrines da cidade e vão direto para a praia mais próxima.

Você pode pensar que o clima quente não é grande coisa, mas lembre-se de que, mesmo nos dias quentes de volta para casa, você geralmente está sentado no trabalho ou dentro de uma casa com ar condicionado, não constantemente em movimento tentando completar uma lista de verificação de um itinerário. Se você estiver disposto a enfrentar o calor, pelo menos faça muitas pausas para se refrescar e se hidratar, e certifique-se de que seu hotel tenha ar condicionado.

E, como sempre, verifique a previsão estendida atual para onde você está realmente indo antes de sair – quando você está fazendo as malas é o momento perfeito – para que você possa descobrir com antecedência se está frio ou quente fora de época.

LEIA TAMBEM:

Se você estiver viajando para a Itália em agosto, aqui está o que você precisa saber sobre festas, eventos folclóricos e festivais de Música:

 

07.08 – Ascoli Piceno (Marche) – La Quintana di Ascoli PicenoEm Ascoli Piceno, eles homenageiam seu santo padroeiro, Sant’Emidio, todo primeiro domingo de agosto com La Quintana, um desfile magnífico e um torneio medieval (giostra) de lanças. As festividades, que acontecem sempre no primeiro domingo de agosto, proporcionam uma visão maravilhosa de como a cidade pode ter sido séculos atrás. É um dos festivais históricos mais bonitos que já vivemos!

07.08 – La Spezia (Liguria) – Palio del Golfo em La Spezia  -O Palio del Golfo de La Spezia, que acontece todos os anos no primeiro domingo de agosto nas águas em frente ao passeio da cidade de La Spezia, é principalmente uma competição de remo entre 13 barcos “tipo palio”, cascos semelhantes ao gozzo nacional mas feitos à mão por artesãos locais com características únicas que os tornam mais ágeis e rápidos. O “Palio del Golfo” tem suas raízes na cultura marítima local, provavelmente surge de desafios improvisados ​​entre tripulações de barcos de trabalho carregados de peixes ou o antigo “ouro negro” do Golfo de La Spezia: mexilhões ou “músculos”, como são mais conhecidos em todo o Golfo. Desafios importantes pois a vitória não era então uma vitória desportiva mas podia permitir a prioridade de descarregar o pescado ou o produto transportado no cais, aumentando assim a possibilidade de ganhar ou permitir em qualquer caso gozar com um pouco de antecedência de um merecido descanso, e , ainda hoje, é vivida com paixão por todos os cidadãos e em particular pelos habitantes dos bairros modernos ou aldeias de renome – com vista para o mar: Portovenere, Le Grazie, Fezzano, Cadimare, Marola, CRDD (Clube recreativo de defesa funcionários), Canaletto, Fossamastra, Muggiano, San Terenzo, Venere Azzurra, Lerici e Tellaro.

05.08 – Roma (LAZIO) – Neve em Roma Todos os anos, em 5 de agosto, a capital está pronta para celebrar um dos eventos religiosos mais representativos da tradição romana: a reconstituição do Milagre da Madonna della Neve no Esquilino, em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. Desde 1983, na noite de 5 de agosto, um espetáculo extraordinário ganha vida diante da grande Basílica: convidados ilustres, cenários estelares, peças e teatros de luz, projeções de imagens e fluorescência lunar na praça. As estátuas da fachada iluminada da Basílica vão girar no encanto e sugestão cênica do prodígio, cercadas de música e performances. Um crescendo muito sugestivo até chegar ao ponto alto, à meia-noite acontece o Milagre da Neve em Santa Maria Maggiore: os flocos brancos descem do céu e embranquecem o chão para um espetáculo verdadeiramente único e imperdível.

11 a 13.08 – Urbino (MARCHE) – Festa do Duque de Urbino  – La Festa del Duca, ‘a Festa do Duque’, é celebrada todo mês de agosto em homenagem ao Duque Federico da Montefeltro. Dentro e ao redor do Palazzo Ducale em Urbino, você se imagina voltando no tempo durante a festa, com arqueiros, agitadores de bandeiras e bateristas nos mais belos trajes históricos.

14 e 21.08 –  Volterra (TOSCANA) – AD 1398 : De volta a 1398 em VolterraNo terceiro e quarto domingo de agosto, você pode se imaginar completamente de volta no tempo em Volterra. A cidade toscana torna-se uma verdadeira vila medieval, assim como era em 1398, com habitantes em trajes medievais, agitando bandeiras, comida e bebida medievais e torneios de cavalaria. Para mais informações, visite  Volterra1398 .

14.08 – Piazza Armerina (SICILIA) – Palio dei Normanni –  No segundo domingo de agosto, o Palio dei Normanni é celebrado na Siciliana Piazza Armerina, em homenagem à padroeira da cidade, a Madonna delle Vittorie. Além de uma bela procissão histórica, várias competições são realizadas, incluindo pontos de argola. Os cavaleiros têm que acertar uma grande boneca, que simboliza os sarracenos. O festival também pretende celebrar que os normandos libertaram a ilha dos sarracenos em 1100. Daí o nome deste Palio.

14 de agosto, Massa Marittima (TOSCANA) – Balestro del Girifalco –  Na cidade toscana de Massa Marittima, o arco e a flecha são levantados em 14 de agosto. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro jogadores de arco e flecha (baslestrieri), oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras.

15 de agosto (toda a Itália)  – FerragostoToda a Itália está ansiosa para 15 de agosto. É então Ferragosto, uma festa da colheita originalmente pagã, mas também a festa católica em honra da Assunção de Maria. É um dos feriados mais importantes da Itália – também porque muitas vezes é o pontapé inicial para duas semanas de férias. O festival deve seu nome às Feriae Augustae, as festas do imperador Augusto, onde, após semanas de trabalho duro, as pessoas finalmente podiam comer e beber juntos novamente. A colheita estava feita, o trabalho duro estava feito – e isso tinha que ser comemorado! Ferragosto é agora completamente dominado por um convívio acolhedor com a família e amigos e com – como convém aos italianos – os mais saborosos petiscos e bebidas, de preferência ao ar livre – ao ar livre. Se você está procurando um belo local na praia ou nas montanhas, com certeza será uma festa italiana de Ferragosto muito aconchegante e de verão!

14 e 15 de agosto – Sassari ( SARDENHA) – Festa de Assunção da virgem Maria  na véspera da Assunção da Virgem, grandes castiçais são transportados pelas ruas de Sassari, na Sardenha. Agora, durante esta Discesa dei Candelieri, também chamada Faradda di li Candareri no dialeto local, as velas são feitas de madeira, mas no passado as velas enormes eram realmente feitas de cera

15 de agosto – Santa Maria di Leuca (PUGLIA) – Festa de Assunção da virgem Mariauma procissão especial é realizada em 15 de agosto. A estátua de Maria é retirada da basílica e levada para o mar, onde ela se senta em um barco de pesca lindamente decorado para navegar até o porto de San Gregorio. Finalmente, ela é devolvida com segurança à sua própria igreja local, após o que há uma celebração pródiga.

17 de agosto – Portovenera (LIGURIA) – Festa da Madonna Bianca – Desde 1399, a festa da Madonna Bianca, a Madona Branca, é celebrada em Portovenere (Ligúria) em 17 de agosto. A Chiesa di San Pietro é iluminada por milhares de luzes; um espetáculo que lhe dará arrepios!

16 de agosto – Siena (TOSCANA) – Palio di Siena – Em 16 de agosto, a tensão em Siena aumenta a cada minuto. À noite, o famoso Palio é montado, um evento anual desde o século XIII. A corrida de cavalos consiste em apenas três voltas na Piazza del Campo em forma de concha, muitas vezes terminando a batalha em minutos. O recorde é de um minuto e treze segundos! Se você não quer perder nada do Palio, veja este texto. O povo de Siena orgulha-se, com razão, desta tradição!

16 de agosto, Locorotondo (PUGLIA) – Festa di San Rocco – Durante cinco dias, o povo de Locorotondo (Puglia) homenageia seu santo padroeiro, San Rocco. Uma das festividades é um grande show de fogos de artifício. Os especialistas em fogos de artifício mais conhecidos da Itália vêm à cidade especialmente para a Sagra Pirotecnica participar da competição especial de fogos de artifício. A competição começa no meio da noite de 16 para 17 de agosto e sempre atrai muita atenção.

19 a 21 de agosto – Peschiera del Garda (VENETO) – Palio delle Mura – Em Peschiera del Garda, acontece em agosto o Palio delle Mura, uma tradicional corrida de remo que remonta ao tempo em que os venezianos ainda estavam no comando. Segundo os habitantes de Peschiera, a primeira corrida de remo já foi realizada no Lago de Garda em 1548, mesmo que fosse em Salò. Agora vinte barcos remam ao redor das antigas muralhas da cidade. No sábado à noite, os jovens remam uns contra os outros, após o que pode ser visto um desfile especial de barcos. No domingo, as competições femininas e masculinas são precedidas por uma magnífica procissão em trajes de época. Depois, há um belo show de fogos de artifício, no qual o céu sobre o Lago de Garda é iluminado de forma colorida.

12,14 e 19 de agosto – Montefalco (UMBRIA) – A fuga do boiDurante La Fuga del Bove (a fuga do boi), cinquenta homens conduzem um boi pelas ruas da cidade. Isso costumava ser feito pouco antes do Natal e com um propósito muito diferente: no final da jornada o boi tinha que estar tão exausto que poderia ser facilmente morto e toda a aldeia tinha algo especial para comer. Agora as coisas estão menos intensas e a viagem do boi também é acompanhada por todo o tipo de outros eventos que revivem a história de Montefalco.

28 de agosto –  Montepulciano (TOSCANA) – Bravio delle Botti – barris de vinho rolantesDurante o  Bravio delle Botti, a corrida dos barris de vinho, os oito bairros diferentes de Montepulciano competem entre si através de barris de vinho extremamente pesados ​​(pesos muito diferentes são mencionados pelos espectadores, desde oitenta até duzentos e cinquenta quilos) até o morro. A corrida é precedida por uma procissão de pessoas em trajes medievais, mas também é algo para ver todos aqueles homens de peito nu caminhando. No Palio em Siena, a corrida é muitas vezes tão rápida que você não tem ideia do que está acontecendo, mas esta corrida de barris de vinho permite que você assista, torça e tire fotos em paz. A corrida termina com uma refeição comemorativa na Piazza Grande, onde o vinho das barricas é, claro, feito o primeiro soldado…Também na semana que antecede o Bravio delle Botti, há muito o que fazer em Montepulciano. Há o Corteo dei Ceri, uma bela procissão com velas.

10 de agosto (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do  MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.

12 a 15 de agosto, Cortona (TOSCANA) – Sagra della BisteccaDurante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

Festa durante o verão – SAGRE
O verão é a época de destaque para  as festividades ao aberto como as sagre, um festival com comidas e bebidas culinárias que geralmente se concentram em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria  sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra  sagra , ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Em agosto, por exemplo, a Sagra del Gelato em Massa Martana (Úmbria) oferece resfriamento nos dias quentes de verão. Afinal, um sorvete (ou dois) sempre entra. Em Francavilla Fontana (Puglia) você pode desfrutar de mussarela cremosa, mas também bruschetta (em Montevergine) e tudo o que nada no mar em Capo di Leuca(Puglia). Verdadeiros aventureiros culinários visitam Nuoro (Sardenha), para a Sagra della Lumaca, a festa do caracol…

30.07 a 07.08 – Senigallia (Marche) – Summer Jamboree – Todos os anos, Senigallia se transforma em uma grande cidade movimentada, com o maior Festival Internacional de dedicado a música e a cultura dos anos 40 e 50. No início de agosto, pessoas de toda a Europa acorrem ao  Summer Jamboree para mergulhar nas festividades por dez dias, centrada na praça oval do Foro Annonario. A cidade inteira é então transformada, você verá Buicks, Cadillacs e Chevrolets antigos, cheios de visitantes orgulhosos que compartilham a mesma paixão. Em todos os lugares homens com topetes que balançam senhoras em anáguas no ar muito Rockin!

até 22 de agosto – Fiesole (TOSCANA) – Estate Fiesolana – O Teatro Romano de Fiesole , uma bela cidade nos arredores de Florença, sediará o Estate Fiesolana , um dos festivais ao ar livre mais antigos da Itália, de 21 de junho a 22 de agosto de 2022. Este verão, durante a septuagésima quinta edição, você pode desfrutar de música, teatro, filmes e outras apresentações no ambiente atmosférico do antigo teatro romano. Artistas performáticos incluirão Drusilla Foer, Giovanni Allevi, Pino Daniele Opera, Tribute to Morricone, Vasco Brondi, Fulminacci e Fantastic Negrito.

23 a 28 de agosto –  Ferrara(EMILIA ROMANHA) – Ferrara Buskers FestivalO  Ferrara Buskers Festival  é um dos festivais mais diversificados da Itália. Você conhecerá artistas de rua de todo o mundo. Alguns artistas fazem apresentações oficiais, outros ficam na esquina. Surpresa, espanto e espanto garantido!

27 de agosto – Melpignano (PUGLIA) – La Notte della Taranta – dançando a noite toda – Em agosto, os tons agitados da tarantela podem ser ouvidos em toda a Puglia. A festa realmente começa durante La Notte della Taranta em Melpignano  (entre Lecce e Otranto). Há muitas apresentações, mas é claro que você também pode dançar.

31 de agosto a 10 de setembro – Festival de Cinema de Veneza  (VENETO) – No final de agosto, início de setembro, você pode desfrutar da Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica di Venezia, como o Festival de Cinema de Veneza é chamado na íntegra. É o festival de cinema mais antigo do mundo; a primeira edição já foi realizada em 1932. Veneza é então completamente dominada por tapetes vermelhos, estrelas e, acima de tudo, filmes especiais.

até setembro – Verona (VENETO) – Ópera na ArenaA Arena de Verona, quando foi construída, no primeiro século dC, ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona .

até 21 de agosto – Macerata (MARCHE)  – Festival de Ópera Sferisterio Em Macerata (Marche), os sons da ópera podem ser ouvidos no ar da noite até 12 de agosto. Aqui as óperas são realizadas no atmosférico Sferisterio. Durante o  Festival de Ópera Sferisterio você desfrutará de Il Flauto Magico , La Traviata e L’Elisir d’Amore.

9 a 21 de agosto – Pescara (MARCHE)- Rossini Opera Festival –   Pescara, cidade natal de Gioacchino Rossini, coloca o compositor de  Il Barbiere di Siviglia  em destaque todos os verões durante o  Rossini Opera Festival.

até 27 de agosto – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado Puccini e la sua Lucca, você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, um grande teatro é construído, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi fundado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até 3 de setembro – Ravello (CAMPANIA) – Festival de Ravello – O famoso compositor alemão Richard Wagner viveu e trabalhou por algum tempo na Villa Rufolo em Ravello, bem acima da Costa Amalfitana. Wagner escreveu muito de seu Parsifal aqui . Roberto Rossellini, um conhecido diretor italiano, também encontrou inspiração nas ruas de Ravello. Por isso, não é à toa que a bela cidade é palco do Festival de Ravello todos os anos . Num cenário único, com uma vista magnífica sobre o mar, pode desfrutar de sons de contos de fadas que flutuam sobre a água.

 

Museus grátis dia 3 de abril em TODA Itália, veja no texto – Museus gratuitos em 2022; veja quais e o calendário

VENETO, Veneza

até 27 de novembro de 2022 – La Biennale 2022 – Este ano acontecerá a quinquagésima nona exposição internacional de arte da Bienal. Começa em 23 de abril e dura até 27 de novembro. O tema será O Leite dos Sonhos e a curadoria é Cecilia Alemani; a primeira curadora italiana. Existem dois locais principais durante a Bienal. No Giardini della Biennale você passa pelos pavilhões de diferentes países. A outra localização da Bienal é no terreno do Arsenale.

até 25 de setembro de 2022, M9 Mestre – Gosto! Gli Italiani a tavola – 1970-2050 – Gusto! Gli Italiani a tavola é a primeira de três exposições sobre o cotidiano dos italianos. Você mergulhará na história recente da culinária italiana, desde tradições e costumes até receitas e pratos. Uma razão extra para visitar o M9 (Museo del ‘900) em Mestre (Veneza)!

  • Mais exposições em Veneza
    Até 9 de outubro de 2022, você pode admirar o trabalho de Anish Kapoor na Gallerie dell’Accademia e no Palazzo Manfrin – com curadoria de Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum de Amsterdã. Você pode ler mais sobre isso através deste link .
  • Marlene Dumas vai brilhar no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui .
  • O famoso Palazzo Ducale, o Palácio Ducal, abre as portas para a arte moderna. Na Sala dello Scrutinio pode admirar obras de arte de Anselm Kiefer até 29 de outubro de 2022, durante a exposição Questi scritti, quando verranno bruciati, daranno finalmente un po’ di luce . Você encontrará mais informações através deste link.
  • Até 26 de setembro de 2022, mergulhe no surrealismo e na magia no Museu Guggenheim. Museu Ocean Space tem uma exposição com obras do artista Dineo Seshee Bopape (em exibição até 2 de outubro de 2022).
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci , na ilha de Giudecca , dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.

LOMBARDIA, Milão e Iseo

até 18 de setembro de 2022 – Marmi di Torlonia – Após a magnífica exposição no Musei Capitolini em Roma, você pode admirar o Marmi di Torlonia na Gallerie d’Italia na Piazza della Scala em Milão. Há quase uma centena de estátuas de mármore, baixos-relevos, bustos e sarcófagos, que foram alojados em um porão empoeirado por décadas.

Doppio Sogno – l’ amore tra mitologia e mitografia até 11 de setembro de 2022, Iseo Em Iseo, no lago de mesmo nome no norte da Itália, você pode apreciar belas obras de arte a céu aberto neste verão. O artista siciliano Giacinto Bosco deixa você sonhar com seu Doppio Sogno . Suas grandes estátuas de bronze soltam a imaginação e dão ao Lago d’Iseo, que já forma um cenário tão sonhador, um pouco mais de magia.

TOSCANA, Florença

até 2 de outubro de 2022, Lucca – I pittori della luce – Você estará em Lucca nos próximos meses? Até 2 de outubro de 2022, na Ex Cavallerizza na Piazzale Verdi, você pode admirar a bela exposição I pittori della luce – da Caravaggio a Paolini, com mais de cem belas obras de pintores que evocam a luz. Há obras de vários grandes museus italianos em exposição, bem como peças de coleções particulares (internacionais) que você nunca viu nesta composição antes. Além de Caravaggio e Pietro Paolini, Rubens, De Ribera, Preti, Bigot e Orazio Gentileschi, entre outros, brilham em Lucca, em uma exposição deslumbrante que você não deve perder se estiver na área.

LAZIO, Roma

Comemore o verão em Roma (Lácio)
O verão romano é comemorado com inúmeros eventos sob o nome de Estate Romana (‘Verão Romano’), há um festival de verão ao longo do Tibre e um festival de cinema na Ilha Tiberina. Há também aberturas especiais à noite de verão para museus e monumentos famosos, como o Coliseu. Você encontrará mais detalhes no site especial EstateRomana.com .

29 de janeiro de 2023, Musei Capitolini – Domiziano Imperatore. Odio e amore – Após a bem sucedida exposição sobre o imperador Domiciano em Leiden, admire a exposição Domiziano Imperatore. Odio e amore no Musei Capitolini. Você acompanha a vida turbulenta do imperador Flaviano Domiciano, sua imperatriz e seus ilustres predecessores: seu pai Vespasiano e seu irmão Tito. 

até 18 de setembro de 2022, Galleria Borghese – Tiziano – Dialoghi di Natura e di Amore – A famosa Galleria Borghese está colocando Ticiano em destaque neste verão, durante a exposição Tiziano – Dialoghi di Natura e di Amore . Uma bela peça central é a pintura com a Ninfa e o Pastor, que Ticiano pintou por volta de 1565 e que o Museu Romano tem emprestado do Museu Kunsthistorisches de Viena. Claro que também há outras obras de Ticiano em exibição, como seu famoso Amor sacro e Amor profano de cerca de 1514.

até 4 de setembro de 2022, Museo dell’Ara Pacis – Robert Doisneau – Desfrute de mais de cento e trinta fotos em preto e branco do lendário fotógrafo Robert Doisneau, incluindo o beijo imortalizado mais famoso do mundo. Mais informações podem ser encontradas através deste link .

até 8 de janeiro de 2023, Chiostro del Bramante – Crazy – Após as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição. Seja levado à loucura por nomes como Hrafnhildur Arnardóttir / Shoplifter, Massimo Bartolini, Gianni Colombo, Fallen Fruit / David Allen Burns e Austin Young, Lucio Fontana, Anne Hardy, Thomas Hirschhorn e Alfredo Pirri. 

até 31 de dezembro de 2022 – Casa Balla – abertura especial – Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si.

PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini – No dia 5 de março de 2022, fazem exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, apresentações teatrais e cinematográficas e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , entre outras, nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna. Três exposições estão previstas em Roma para o outono de 2022, no Palazzo Barberini, no MAXXI e no Palazzo delle Esposizioni. Compartilharemos os detalhes com você até lá.

Musei Capitolini, até 2 de outubro de 2022 – Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare – Nos Museus Capitolinos, você pode admirar a exposição Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare, sobre o governo de Roma antes de César, até o início de outubro. O curso honorum era um aspecto fundamental da vida política na Roma antiga. Cinco estátuas romanas anônimas – quatro homens e uma mulher – dão uma visão da vida política de Roma na época da República. Você encontrará mais informações através deste link .

até 31 de agosto de 2022 – Folon – L’etica della poesia – Museus Vaticano – Na Salette della Torre Borgia dos Museus do Vaticano você pode admirar mais de oitenta obras de Jean-Michel Folon (1934-2005), um versátil artista belga que você deve conhecer de suas estátuas estão no Giardino delle Rose em Florença .

Entrada gratuita nos Museus do Vaticano – Todo último domingo do mês, você pode entrar  gratuitamente nos Museus do Vaticano e Capela Sistina para apreciar todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as magníficas pinturas de Michelangelo. Chegue na hora, porque é ainda mais movimentado do que o habitual neste dia.

Museus do Vaticano à noite – Às sextas-feiras você também pode visitar os Museus do Vaticano à noite, das 19:00 às 23:00 (entrada fecha às 21:30). Para uma visita à noite, você realmente precisa reservar on-line com antecedência  através deste link . Durante esta noite especial, você pode admirar o Museo Gregoriano Egizio, o Museo Pio Clementino, a Gallerie Superiori, o Stanze di Raffaello, o Appartamento Borgia, a Collezione Arte Religiosa Moderna e a Capela Sistina.

Viaggio nei Fori – O Fórum de Augusto abriga um espetacular show de luzes que quase literalmente dá vida ao passado. Todas as informações práticas (incluindo horários de início, preços e a possibilidade de reservar bilhetes) podem ser encontradas no site Viaggio nei Fori .

Luci su Adriano – show de luzes no Templo de Adriano – Embora o Templo de Adriano esteja localizado no coração de Roma, a poucos passos do Panteão, as ruínas do templo na Piazza di Pietra geralmente não atraem muita atenção. Isso é diferente neste verão, porque assim que escurece, as enormes colunas do templo formam o pano de fundo para um show de luzes espetacular. Você pode apreciá-lo todas as noites gratuitamente até o final de setembro. O show começa quando escurece. Em doze minutos você viaja séculos atrás no tempo, para a Roma do Imperador Adriano, depois do qual você vê Roma de uma perspectiva completamente diferente. O início perfeito para um maravilhoso passeio noturno pelo centro histórico!

CAMPANIA, Pompéia

Neste verão, você também pode visitar Pompéia à noite. Por apenas cinco euros você pode seguir uma rota especial todas as sextas-feiras à noite até 26 de agosto, desde a Porta Marina passando, entre outras coisas, pelo fórum até o Antiquarium. Você pode visitar Pompeia entre 20h e 23h, com a última entrada às 22h. Você encontrará todos os detalhes neste link .

CALÁBRIA

Os Bronzi di Riace comemoram seu cinquentenário – Este verão, a Itália comemora o cinquentenário do Bronzi di Riace. É claro que essas estátuas têm séculos de idade, mas em agosto de 1972 foram retiradas da água na costa da Calábria, perto da cidade de Riace. Neste link você pode ler mais sobre as festividades em homenagem aos homens de bronze.

PUGLIA, Bari

até 28 de agosto de 2022, o artista Blub do Museo Civico di Bari – Blub – l’arte sa nuotare – Street, sob o lema l’arte sa nuotare (‘arte pode nadar’), oferece obras de arte com máscaras de mergulho, snorkels e bolhas de ar. Blub desenhou óculos de mergulho para, entre outros, Vênus de Botticelli, Mona Lisa e David de Michelangelo, mas também para Dante, Van Gogh, Dalì e Verdi. Normalmente você admira as obras de Blubs na rua, mas neste verão você também pode desfrutar dos espetáculos de mergulho no Museo Civico di Bari .

Lecce

10 de setembro de 2022, Lecce (Puglia) – Interconnesso – O hotel boutique Palazzo Sant’Anna em Lecce apresenta uma exposição do fotógrafo de arte holandês Frank van Driel de 2 de julho a 10 de setembro . Com Interconnesso , o fotógrafo mostra uma seleção de naturezas-mortas contemporâneas em retratos nus coloridos e em preto e branco. Com seu uso da luz e do simbolismo, Van Driel se refere aos pintores holandeses e italianos do século XVII. Em seu trabalho ele conecta passado, presente e futuro; com uma grande paixão pela pureza, história e natureza. Por trás de cada trabalho há uma história.

 

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.