O que fazer na Itália em Dezembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
– Atualizado com eventos de 2025 –
Este mês temos muitos eventos ligados ao Natal, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.
- Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
- Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
Os dias longos estão no fim, agora a noite chega mais cedo, é inverno! Dezembro é um mês frio e os resorts alpinos começam a abrir para o início da temporada de esqui, embora as imponentes festividades de Natal mantenham a vida quente e brilhante.
As semanas anteriores ao Natal estão repletas de eventos religiosos. Muitas igrejas montam presépios conhecidos como presépios. Nápoles é especialmente famosa por isso, leia San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles. Na véspera de Natal, o papa faz missa da meia-noite na Praça de São Pedro.
Dezembro provavelmente não é o primeiro mês que vem à mente quando você pensa na época ideal para viajar para a Itália. Todo mundo fala sobre as outras três estações – a bela primavera italiana e suas colinas verdejantes, o verão e a cultura italiana de praia, e o outono, com suas colheitas de uvas e festivais de outono.
No entanto, o inverno pode ser um momento perfeito para visitar a Itália! Em dezembro, você terá cerca de 9 horas de sol por dia para:
- passear em cidades iluminadas com as luzes de natal
- esquiar ou praticar snowboard em algumas das melhores pistas da Europa
- visite museus e lojas mundialmente famosos – sem multidões de outros turistas
- experimente iguarias regionais italianas natalícias, e os deliciosos pratos invernais como carnes de caça e polenta!
Índice:
Mais sobre dezembro
Temos um texto especial para você que mesta organizando sua viagem a Itália em Dezembro – Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber, com os seguintes tópicos:
- Porque viajar na Itália em Dezembro?
- Lhe dou algumas razões – POSITIVAS para viajar em Dezembro:
- Lhe dou algumas razões – NEGATIVAS para viajar em Dezembro:
- Tempo em Dezembro
- Onde ir em Dezembro?
- Os 7 melhores lugares da Itália para visitar em dezembro
- Destinos para evitar em uma viagem de dezembro para a Itália
- Atividades e eventos na Itália em dezembro
- O que comer na Itália em dezembro
- Os melhores lugares para visitar na Itália em dezembro com crianças
- O que vestir na Itália em dezembro
- Transporte na Itália em dezembro
Leia também todos os nossos textos sobre as Festas de Fim de Ano na Itália:
- O natal na Itália: onde ir, tradições e dicas
- Festas de Fim de Ano em Roma: o que fazer, onde ir e o que comer no Natal e Reveillon
- Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região
- Onde passar o Reveillon na Itália
- Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco
- Conheça os presépios vivos da Itália
- A Festa Da Befana Na Itália, Como Nasceu A Lenda?
- Viajar na Itália em Dezembro: um guia com tudo o que você precisa saber
Feriados e Festivais na Itália em dezembro
A Itália tem mais feriados nacionais em dezembro do que em qualquer outro mês. Existem também alguns outros feriados que são observados no local de trabalho e em público.
Nem todos os italianos comemoram as festas da mesma forma – depende da família e de onde você está no país.
Abaixo, observei quando as coisas podem ser fechadas. Os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a região e a cidade.
Além disso, algumas áreas do país são mais movimentadas em dezembro e exigirão mais reservas antecipadas para museus e reservas para restaurantes. Por exemplo, Roma pode ficar movimentada em dezembro com visitantes internacionais participando das comemorações de Natal na Cidade do Vaticano. Isso significa que mais restaurantes estarão abertos, mas você precisará fazer reserva. Positano estará vazio e é mais provável que os restaurantes recebam clientes (se estiverem abertos – verifique sempre!).
- 8 de dezembro – La Festa della Immacolata Concezione – Feriado nacional de Imaculada Conceição
- 24 de dezembro – La Vigilia di Natale – vigília de natal
- 25 de dezembro – Natale
- 26 de dezembro – Il Giorno di Santo Stefano – dia de São Estevão
- 31 de dezembro – ( La vigilia di) Capodanno ou La Notte di San Silvestro
O que fazer em Dezembro?
Veja algumas dicas do que fazer neste período:
MERCADOS DE NATAL – Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte. Assim, aqui vão alguns dos principais mercadinhos de Natal realizados na Itália. leia:
-
- Mercadinhos de Natal na Itália, região por região
- Delícias culinárias imperdíveis nas Feiras de Natal na Itália
- 12 doces típicos do Natal na Itália
- Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco
- Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana
- O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?
PRESÉPIOS VIVOS : Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano. Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial. Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal. Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano, e por isso eu recomendo a leitura:
TEMPORADA DE ESQUI : A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março, embora o La Scala abra no dia Santo Ambrosio (7 de dezembro).
TEMPORADA DE BANHOS QUENTES – No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?
-
- As 7 áreas termais mais bonitas da Itália
- Pré-Saint-Didier: piscinas quentes ao ar livre aos pés do Mont Blanc
- Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana
- Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
- Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre
- Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
- Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
- Chianciano Terme: território etrusco com águas termais
REVEILLON: temos sim dicas de onde e o que fazer no fim de ano na Italia!!! Veja o que preparamos para você!
LISTA DE EVENTOS 2023:
Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.
Festas e Folclore
sempre aberto – Nápoles (Campania) – Presépios em San Gregorio Armeno – Presépios são uma obrigação na cultura católica, mas quando em Nápoles, essa tradição muda de simples ritual para arte. Artesãos napolitanos produzem presepe (presépios) há séculos. Na área da cidade de San Gregorio Armeno, existem cem barracas que vendem as mais originais. Não é por acaso encontrar um presépio em que as donas de casa napolitanas aparecem ao lado de Jesus enquanto cozinha espaguete ou político italiano são os principais atores dessas cenas. Esta é uma visita obrigatória se em Nápoles. > Não são necessários ingressos, leia mais aqui -> San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles
até 7 de janeiro – Florença (Toscana)- F-Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
até 11 de janeiro – Turim (Piemonte) – Luci D’Artista – De novembro a meados de janeiro, as ruas e praças de Turim são
coloridas por inúmeras instalações artísticas de luz. O evento Luci d’Artista nasceu em 1998 como luzes excepcionais para celebrar as festas de Natal, e tornaram-se imediatamente objecto de um ambicioso objectivo: criar uma colecção pública expressão de “uma alta cultura capaz de comunicar com todos”, como afirma Fiorenzo Alfieri, que foi o criador visionário. A Luci d’Artista é hoje uma verdadeira instituição de arte contemporânea ativa durante todo o ano, e cada vez mais aberta e sustentável. As secções Constellazione e Accademia della Luce desempenham um papel crucial e permitem-nos ter um evento cada vez mais rico em grandes artistas e cada vez mais inclusivo e diferenciado ao longo do ano. Também esta edição, tal como no ano passado, terminará com um grande evento durante o solstício de verão em 21 de junho de 2025 que irá contrabalançar idealmente o período de Natal e inverno normalmente associado a Luci d’Artista.. Info aqui.
até 1 de fevereiro – Salerno (Campania) – Luci D’Artista – Também em Salerno, sul da Itália, milhares de luzes brilham juntas, dando à cidade uma visão encantadora. A edição de 2025-26 do Luci d’Artista está em andamento . As ruas e praças de Salerno voltam a receber as famosas instalações de luz inspiradas em mitos e contos de fadas, na natureza e nas estrelas, em espetáculos e emoções. O evento de inauguração da iluminação está marcado para as 17h30 da sexta-feira, 14 de novembro, na Villa Comunale, na Via Roma, com a presença do prefeito de Salerno, Vincenzo Napoli , da Administração Municipal e de Vincenzo De Luca, presidente da Região da Campânia, que apoia a iniciativa como parte da programação artística, cultural e turística de todo o território regional. Após a cerimônia de iluminação na Villa Comunale , haverá um passeio pelo centro histórico até a Piazza Flavio Gioia . Em seguida, haverá uma saudação inaugural em Pastena, na Piazza Caduti di Brescia . O Teatro Municipal Giuseppe Verdi, em Salerno, oferecerá apresentações musicais durante os diversos momentos de abertura, contribuindo para a atmosfera mágica. – Coral Infantil do Teatro Giuseppe Verdi de Salerno na Villa Comunale – Coral Gospel do Teatro Giuseppe Verdi de Salerno na Piazza Flavio Gioia – Orquestra de Metais do Teatro Giuseppe Verdi de Salerno na Piazza Caduti di Brescia – Pastena. Todas as informações sobre o evento serão publicadas no site institucional www.comune.salerno.it e no portal cultura.comune.salerno.it .
até 20 de dezembro – Siracusa (Sicilia) Festa de Santa Lúcia – é o tema da Festa de Santa Luzia em dezembro de 2025, título da carta pastoral do Arcebispo Francesco Lomanto. As comemorações começam no sábado, 29 de novembro, com a Tredicina. Na terça-feira, dia 9, será aberto o nicho que abriga a estátua do santo padroeiro de Siracusa. Na sexta-feira, dia 12, a estátua será transferida da capela para o altar-mor. No sábado, dia 13, às 10h30, a celebração eucarística será presidida pelo Cardeal Baldassare Reina, Vigário de Sua Santidade para a Diocese de Roma. Veja o programa completo de 2025.
6 a 31 – Genova (Liguria) – Circumnavigando – Todos os anos, o Festival Internacional de Teatro Circense Circumnavigando invade pátios, praças e palcos por toda Gênova e retorna aos palcos para sua 25ª edição, de 6 a 31 de dezembro de 2025, com uma programação que envolve artistas de diversas origens, da Itália e do exterior. Uma imersão no mundo do circo contemporâneo, explorando os fundamentos de sua estética e as características definidoras de sua linguagem expressiva. O título desta 25ª edição é FRÁGIL, para evocar algo precioso, algo a ser cuidado e preservado por ser único em sua fragilidade, e ao mesmo tempo poderoso em suas manifestações, na pesquisa que expressa, no jogo de espetáculo para o qual é posto à prova. Frágeis, porém inquebráveis , corpos perfeitos, treinados para um esforço circense, nos lembram da preciosidade e da transitoriedade da correnteza. Um lampejo momentâneo de uma estética que nos cativa e nutre, como o melhor remédio para tudo o que nos atravessa diariamente. Emoções tão efêmeras e impalpáveis, e ainda assim tão profundas e duradouras.. Mais aqui.

5 – Tarvizio (Friuli-Venezia Giulia) – La magia del Natale: San Nicolò e i Krampus – Ao cair da noite, ouvem-se estranhos sons de sinos de vaca no ar fresco, e à distância surge uma perturbadora procissão; envolto em fumaça e à luz de tochas, o temível Krampus acompanha São Nicolau em sua carruagem… Na região de Tarvisio, assim como na Caríntia e na Eslovênia, São Nicolau, vestido de bispo e acompanhado pelo “Krampus” (demônios), vai de casa em casa elogiando as crianças boazinhas que recitam suas orações de joelhos, como é costume, e repreendendo as mais travessas. Enquanto isso, nas ruas cobertas de neve, as crianças da vila desafiam o Krampus atirando bolas de neve e fogos de artifício. Naturalmente, o temível Krampus prevalece, e o medo e a diversão caminham juntos. Saiba mais.
– Tarvisio : Às 17h, um grande desfile do Krampus acontecerá na Via Dante, seguindo pela Via Veneto e Via Roma, e culminando em um espetáculo na Piazza Unità. São Nicolau, acompanhado pelo Krampus, chegará em uma carruagem e distribuirá pão doce para todas as crianças. O evento continuará de casa em casa.
– Tarviso C.le: A partir das 17h30, quiosques serão abertos, oferecendo vinho quente, chá e sopa minestrone. Às 18h30, o Krampus liderará uma procissão com tochas pela floresta, seguida por uma fogueira e a chegada de São Nicolau. Uma visita às famílias acontecerá em seguida.
– Camporosso: Às 17h, o Krampus sairá da floresta perto da Igreja de Santo Egídio e seguirá em direção à Igreja de Santa Doroteia, de onde São Nicolau sairá. O desfile chegará perto do campo de esportes, onde haverá comemorações com chá, vinho quente e doces para todos.
– Fusine in Valroman : Às 13h30, o desfile parte da Via dei Laghi di Fusine, parando nas casas; Fogueira na praça da igreja por volta das 17h30.
– Malborghetto: 18h, procissão de Krampus com tochas pela floresta e pelas ruas da vila; São Nicolau chega à praça e chama todas as crianças; chá, vinho quente e doces para todos.
– Rutte Piccolo: Fogueira às 20h30 com desfile pela floresta, vinho quente e goulash para todos.
6 – Murano (Vêneto) – Festa di San Nicola (São Nicolau) –São Nicolau é o santo padroeiro dos sopradores de vidro. O dia de seu nome é, portanto, comemorado na ilha veneziana de Murano. Nota: os venezianos soletram seu nome como San Nicolò em vez do italiano San Nicola. As 18h00 Basílica SS. Maria e Donato: Celebração eucarística 19h30.
6 é a festa – porem as comemorações vão de 29/11 a 22/12 – Bari (Puglia) – Festa di San Nicola (São Nicolau) – São Nicolau também é comemorado em Bari (Puglia). Em 9 de maio de 1087, um navio atracou no porto de Bari, no sul da Itália. O navio carregava um tesouro precioso: os restos mortais de São Nicolau, falecido cerca de oitocentos anos antes. Uma nova igreja foi construída especialmente para o túmulo do santo, com uma cripta para o local de descanso final de São Nicolau. A cripta da igreja foi concluída cerca de dois anos depois, mas não foi até 1197 que a Basílica di San Nicola em Bari foi consagrada e colocada em uso. Desde então, o túmulo do único é visitado anualmente por milhares de peregrinos, especialmente no início de dezembro. Em 2025: No próximo sábado, dia 6 de dezembro celebra-se a festa litúrgica de São Nicolau, e ontem a Basílica anunciou o calendário de eventos planejados para homenagear o santo de Mira. As festividades terão início em 29 de novembro com a exposição da estátua do santo na Basílica. Em 6 de dezembro, realizar-se-á a tradicional missa da alvorada, seguida do ritual do chocolate quente com sgagliozze, bem como a chegada da procissão das tochas de São Nicolau ao pátio da Basílica. Veja programa.
7 – Milão (Lombardia) – Festa de Santo Ambrósio – Os dois dias de festa de Sant’Ambrogio , padroeiro da cidade, e da Imaculada Conceição, respectivamente em 7 e 8 de dezembro , marcam o início do período natalino para Milão e uma ocasião cheia de compromissos. A cidade vive os seus eventos tradicionais, desde a “estreia” do Teatro alla Scala ao “Oh bej! Oh bej! . É um dos momentos mais sugestivos para visitar Milão, participando dos eventos que nenhum milanês jamais gostaria de perder. Veja lista de eventos oficiais
até 6 de janeiro – Gubbio (Umbria) – A maior árvore de Natal do mundo – Gubbio tem a maior árvore de Natal do mundo. A maior árvore de Natal do mundo foi lançada pela primeira vez em 1981, e é uma árvore de luzes coloridas realizada em Gubbio nas encostas do Monte Ingino.As raízes afundam nas paredes da vila, enquanto a estrela está no topo onde está localizada a Basílica de Sant’Ubaldo, padroeira de Gubbio. Com 450 metros de base e 750 metros de altura , a árvore de Natal de Gubbio também entrou para o Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo. A iluminação da Árvore acontece todos os anos no dia 7 de dezembro às 18h30 na Piazza Gramsci. Todos os anos um convidado importante é convidado a acender as luzes: em 2014 as luzes da árvore foram acesas pelo Papa Francisco. Deve ser transmitido também no site oficial >>No mesmo período , um bairro de Gubbio ganha vida com “Le Vie del Presepe” : estátuas de madeira em tamanho natural que se movem em direção à cabana da Natividade.
8 – em toda a Itália – Festa della Madonna – Tudo se ilumina com luzes, cores e emoções: a maior árvore de Natal do mundo ilumina as noites de inverno, enquanto as feiras natalinas animam as ruas com sabores, artesanato e música. Entre no mundo encantado do ChristmasLand , uma jornada dedicada a crianças (e adultos) com jogos, oficinas e maravilhas natalinas. E depois divirta-se na pista de patinação no gelo , onde a atmosfera é de pura celebração e alegria. Suba na Roda Gigante do Polo Norte para admirar Gubbio do alto, deixe-se levar pelo Expresso de Natal de Gubbio , descubra a vista inconfundível do teleférico Colle Eletto iluminado pelas cores da árvore e passeie entre as evocativas iluminações artísticas da Piazza San Giovanni . Não perca uma visita ao presépio em tamanho real que ganha vida nas ruas do bairro de San Martino ou à exposição ” Francesco e o Irmão Lobo”. Saiba mais
6 a 24 – Agnone (Molise) – ‘Ndocciata La Notte del Fuoco – O show de fogo de Natal de Molise em Ndocciata recebeu grande elogio de todo o mundo, e o show deste ano parece ser outro ardor. A área de Agnone vê uma procissão com tochas chamada ndocce, com portadores de tochas vestidos nas capas dos pastores tradicionais. Isso é para todas as idades, e isso atrai muitos espectadores, que vieram testemunhar esse espetáculo incrível. As celebrações terão início em 6 de dezembro de 2025, às 17h, com o Festival das Fogueiras Rituais , que marcará o começo das festividades com um desfile de rituais de fogo de diversas regiões italianas. Em seguida, no dia 13 de dezembro de 2025, às 18h , Agnone sediará a Grande ‘Ndocciata , o espetacular evento que atrai milhares de visitantes todos os anos: as chamas das grandes ‘ndocce iluminarão a rua principal da cidade em uma procissão evocativa. Finalmente , no dia 24 de dezembro de 2025, às 18h , na atmosfera mágica da véspera de Natal, acontecerá a ‘Ndocciata della Tradizione , a mais autêntica e intimista festa do fogo. Os eventos durante o mês do fogo são organizados pelo Município de Agnone, pela associação La ‘Ndocciata e pela Pro Loco, e a entrada é gratuita. Para obter mais informações, entre em contato com a Agnone Pro Loco por e-mail em proloco.agnone@gmail.com ou pelo telefone 0865 77249. Saiba mais.
16 de dezembro, Nápoles (Campânia) – Sangue de San Gennaro – San Gennaro, São Januário, é o santo padroeiro da cidade de Nápoles. Três dias por ano, no primeiro domingo de maio, 19 de setembro e 16 de dezembro, toda a cidade vira de cabeça para baixo. É nesses dias que se determina se a pessoa enfrentará bons ou maus momentos. O destino da cidade está nas mãos deste San Gennaro. Quando seu sangue começa a fluir e se liquefaz diante de milhares de fiéis napolitanos, todos dão um profundo suspiro de alívio. A cidade tem tempos de prosperidade pela frente! Programa: Capela Real do Tesouro de San Gennaro – 9h00: início das orações dos familiares/ 9h30: exposição do relicário e s. Missa/ Segue-se a veneração dos fiéis na Capela até às 12h30./ 15h-17h: veneração na Capela/ Duomo – Altar Principal da Catedral/ 17h: Relicário na Catedral e s. Missa presidida pelo Bispo Auxiliar/ 18h: devolução da vitrine ao cofre e encerramento da celebração do mecenato./18h30: Celebração Ecumênica – saiba mais
dia 24 – Oratino (Molise) – La Faglia – O acendimento de uma grande vela de 13 metros de altura, feita de juncoNo dia 24 de dezembro , véspera de Natal, o rito de La Faglia acontece em Oratino, e uma grande vela feita de junco é carregada ao ombro desde a entrada da aldeia até a Igreja Matriz por cerca de 40 pessoas e incendiada em frente à a multidão. Ao contrário da ” Ndocciata “, porém, em que as tochas são numerosas, aqui existe uma única grande vela – a Faglia – feita de juncos secos e com quase 13 metros de altura . O acendimento da Faglia é o momento mais sugestivo em que a tocha parece competir com o tamanho do campanário da igreja. Oratino, na província de Campobasso, é considerada uma das mais belas aldeias da Itália. Saiba mais.
Os presépios na Itália: Graças a São Francisco de Assis, não apenas decoramos uma árvore de Natal todos os anos, mas também reservamos um lugar para Maria, José e a manjedoura embaixo ou perto da árvore. Na noite de Natal do ano de 1223, São Francisco celebrou a primeira missa num estábulo com figuras vivas – nasceu o presépio. Além de Maria e José, o boi e o burro, os pastores e suas ovelhas, os anjos e depois os três reis também passam a fazer parte de il presépio ou il presepe , o presépio. Antes do Natal, as pessoas constroem os presépios em toda a Itália. Indicamos os presépios mais lindos que você deve ver pelo menos uma vez na vida, como o presépio dos netturbini, varredores de rua em Roma, um enorme presépio na igreja de SS Cosma e Damiano, perto do Fórum Romano, também em Roma, e os presépios da Via Gregorio Armeno de Nápoles, o presépio em Grotte di Stiffe (Abruzzo), um presépio de areia em Jesolo (Veneto) e o presépio de luz em Manarola (Cinque Terre). Gosta de presépios? Então não perca a exposição anual 100 presepi em Roma! Também vale a pena ver: a Mostra d’Arte Presepiale em Salerno (Campânia) e ‘1000 Presepi per Palazzuolo’ em Palazzuolo sul Senio (Toscana).
Presépios vivos Pouco antes do Natal, você também pode ver presepi viventi, presépios vivos, em muitas aldeias italianas, especialmente no sul. Freqüentemente, os moradores recebem um papel, de pastor a anjo, de Maria a criança do Natal. Os Sassi (residências em cavernas) de Matera hospedam a sagrada família todos os anos. A cidade da Basilicata se apresenta em dezembro como ‘a Galiléia de dois mil anos atrás’ e é realmente como viajar no tempo, com a manjedoura como ponto final brilhante. LEIA O NOSSO TEXTO: Conheça os presépios vivos da Itália
aguardando data – TOSCANA – Florença em geral, no Dia 15 de dezembro em Florença tem a Festa degli Omaggi (homenagens), conheça esse evento aqui.
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Veja todos os eventos de Trufas na Itália no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Mercadinhos de Natal na Itália e outros eventos: separados por região – veja aqui neste site
Mercados de Natal coloridos na Itália: Na maioria das cidades e vilas italianas, um mercado de Natal é realizado nos dias ou semanas antes do Natal. Muitas vezes há inúmeras barraquinhas com boa comida e bebida, para presentear ou saborear na hora, enfeites natalinos, presentes de natal e panetones. Algumas dicas no texto específico que temos no site: Mercadinhos de Natal na Itália: região por região
16-17 / 23-24 / 30 e 1 dezembro – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato* – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa
Todo o mês de dezembro de 2025 – em diferentes regiões da Itália (Basilicata, Campania, Friuli, Marche, Lazio, Toscana, Piemonte, etc.) – Cantine aperte a Natale. . Todas as adegas da Associazione Movimento Turismo del Vino, durante todo o mês de dezembro, estão se preparando para receber calorosamente os enoturistas para celebrar e brindar junto com as férias e o início de um novo ano. A Cantine Aperte a Natale tem a dupla tarefa de encerrar um grande ano vitivinícola e inaugurar um novo igualmente emocionante e cheio de satisfações. Em dezembro, as empresas associadas da MTV preparam-se para receber os enoturistas e entusiastas nas suas vinhas e caves para celebrar as festas e o início do novo ano com um brinde caloroso. Uma oportunidade imperdível, não só para provar vinhos e produtos regionais autóctones, mas também para visitar as vinhas e caves transformadas em mercados de Natal, deixe-se levar pelo ambiente mágico do Natal e, com a ocasião, escolha o presente certo para colocar a árvore.Por ocasião da Cantine Aperte a Natale , as indústrias participantes na iniciativa prepararam um programa repleto de atividades para todos os gostos, com especial atenção também para os mais pequenos. Provas, visitas guiadas à adega, jantares à luz das velas, compras de Natal, mas também workshops sensoriais, caças ao tesouro entre barricas e outras iniciativas a descobrir em nome da alegria e diversão, em pleno espírito natalício.O Natal na Cantine Aperte é sinónimo de partilha e tradição, um conjunto de momentos que inflamam os ânimos e aquecem o coração, através de aromas e sabores que fazem lembrar a casa. De facto, serão inúmeras as degustações oferecidas pelas caves: maxi-panettone, torrone e muitos doces típicos da região que irão deliciar o paladar de adultos e crianças. Mas para celebrar juntos certamente não se pode prescindir de um bom copo de vinho. O protagonista inevitável das mesas, das emoções e das memórias, que nos acompanha nas muitas experiências a viver e partilhar na adega, na companhia dos nossos entes queridos. No site http://www.movimentoturismovino.it/it/home/ todos os detalhes dos programas regionais sendo atualizados, a reserva é fortemente recomendada e, em muitos casos, obrigatória.
até 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto. Saiba mais sobre a Feira – Experiencia de caça as trufas – O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas
ate 1 de dezembro – Milão (Lombardia) – Milano Whisky Festival – .Três dias de convívio, degustações e masterclasses num dos edifícios mais conhecidos e prestigiados de Milão: o Palazzo delle Stelline , no centro de Milão. Também para a edição de 2024, o Milano Whiskey Festival se confirma como o evento de referência para entusiastas e operadores do setor descobrirem as novidades vindas das destilarias Scotch Whisky, Irish Whiskey, Bourbon e Whiskey do Extremo Oriente.
até 4 dezembro – Sogliano al Rubicono (Emilia Romagna) – Fiera del Formaggio di Fossa – Nos dois últimos domingos de novembro e no primeiro domingo de dezembro , Sogliano al Rubicone hospeda a Feira do Queijo de Fossa. Muitos eventos colaterais animam as ruas do centro da cidade durante os três dias de feira: exposições permanentes, espetáculos, conferências, visitas guiadas, atividades, animação infantil e música. Há também muitas barracas onde você pode provar e comprar queijo de fossa e muitos outros produtos locais, como salgadinhos, saba, mel, carnes curadas. Formaggio di Fossa é um queijo condimentado tradicionalmente produzido na Romagna, e é assim chamado porque foi afundado por três meses durante o verão para poder ser usado no inverno. Durante os três meses de maturação, o queijo afundado sofre uma refermentação que lhe confere um aroma e sabor intensos. Na cozinha pode ser ralado sobre a massa ou combinado com mel e figos. É considerado um produto de excelência da Romagna desde o século XVIII. A tradicional abertura dos poços ocorreu em 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Neste dia, após a colheita e a sementeira, após a colheita e a prensagem das azeitonas, os agricultores preparavam-se para o inverno e recolhiam o queijo entregue às covas durante o verão para fazer face ao inverno. A Feira do Queijo Fossa nasceu em 1974 precisamente para relembrar esta tradição. Em 2009 , o queijo Fossa di Sogliano obteve a marca Dop.
6-7-8, 13-14 – Candelara (Marche) CANDELE A CANDELARA – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais. Veja programa 2025
7 e 8 – Suvereto (Toscana) – Sagra del Cinghiale (Javali) – Durante a Sagra del Cinghiale em Suvereto você pode desfrutar de todos os tipos de pratos com cinghiale , javali. Há mais de quarenta anos, os habitantes fazem todas as paradas no final de novembro para celebrar a riqueza culinária que o javali lhes dá. Além das degustações, há desfiles históricos e demonstrações de bandeiras e festas até altas horas. Saiba mais.
até 14 de dezembro – Martellago (vêneto) -Mostra Radicchio Tardivo – Três fins de semana de festa em Martellago (VE) que acolhe a Mostra Radicchio Tardivo . O evento, que vem se expandindo ao longo dos anos, terá como evento-chave o Concurso Melhor Tardivo Tinto Radicchio . Durante a exposição-competição serão eleitos os dez primeiros classificados. Não faltam atividades paralelas, como encontros e noites temáticas com os produtores e a XIII edição do concurso de canto Radicchio d’argento . A banca estará aberta todos os dias (nos feriados também ao almoço) para oferecer as melhores especialidades à base de radicchio : risotto, nhoque, pasticcio, sopa, peru recheado, rolinhos de radicchio, radicchio frito ou “in Saor”, bem como o doce “ Martellago Radicchio ”.Menus, tabelas de preços e outras informações: promartellago.com
5 a 8 – Milão (Lombardia) – Fiera degli Oh bej! Oh bei! – A Fiera degli Oh bej! Oh bej!, também conhecida como Fiera di Sant’Ambrogio, dá início ao espírito natalino em Milão. As festividades acontecem em homenagem ao dia do nome do padroeiro Santo Ambrósio. No dia de sua festa, um mercado de vários dias acontece na praça perto do Castello Sforzesco, com barracas cheias de obras de arte coloridas e iguarias locais.
4 a 8 – Hône (Valle D’Aosta) – Festa della Micòoula – De 4 a 8 de dezembro de 2025, a aldeia de Hône, no Vale de Aosta, celebra o pão doce local no Festival de Micòoula. O pão “Micòoula” é uma versão mais doce e saborosa do tradicional pão de centeio Valdôtain. Nozes, figos secos, castanhas, passas e chocolate preto são adicionados à massa de centeio para criar um saboroso pão de Natal que pode ser apreciado a qualquer hora do dia. O destaque do Festival do Pão Micòoula é o Mercado de Natal, quando os moradores de Hône fazem demonstrações de culinária e vendem saborosos micòoule e outros produtos e iguarias tradicionais. Outros eventos incluem shows de música, danças… Info aqui.
5 a 8 – San Quirico D’Orcia (SI) – Festa dell’Olio – dedicado à nova produção de azeite extra virgem, que pode ser degustado nas barracas de comida ao longo das ruas, juntamente com vinho, vinho quente, schiacchiata com uvas, castanhas assadas e outros especialidades locais. Haverá também mercado, produtos orgânicos. Info aqui.
8 – Barga (LU) – Barga in Cioccolato – OBarga in Chocolate será realizada nos dias 8 a 10 de dezembro no centro histórico da cidade. Há muitos eventos programados no Barga em Chocolate, todos dedicados ao néctar dos deuses: haverá degustações, shows, entretenimento para crianças e muito mais. Mas o coração do evento será, obviamente, degustações: haverá bombons, bolos, chocolates quentes, fondues, mousses, tabletes cheios e licores. Ao mesmo tempo que Barga em Cioccolato, haverá também um mercado de artesanato e antiguidades na versão de Natal. Saiba mais
5 a 8– Santa Massenza (Trentino) – La Notte degli Alambicchi accesi – Como é produzida a grappa? Qual é a sua história? Como é feito um alambique e como ele funciona? São muitas as questões que giram em torno deste precioso destilado ao qual a Koinè Company tenta responder com um envolvente espetáculo itinerante pelas ruas e destilarias da característica vila de Santa Massenza (TN) , a capital da grappa artesanal.
10 a 13 de dezembro – Verona (Vêneto) – Fiera di Santa Lucia – antigo evento da feira acontece nos dias que antecedem o dia de Santa Lúcia, 13 de dezembro , e tem seu ápice na noite entre 12 e 13 de dezembro . Segundo a tradição, nesta noite a Santa, com o seu burro e ajudada pelo Gastaldo, leva brinquedos, doces e prendas às crianças boas, mas também carvão às crianças travessas. São mais de 200 barracas de vendedores ambulantes de toda a Itália na Piazza Bra e na Via Roma , no coração de Verona, expondo seus produtos típicos e artesanais , e oferecendo uma oportunidade imperdível de encontrar alguns itens especiais. Info aqui.
13 – SIENA – Fiera di Santa Lucia – Igreja de Santa Lúcia, Pian dei Mantellini. Todos os anos, no dia 13 de dezembro, dia da memória de Santa Lúcia, é realizada a tradicional festa em Siena – uma das mais queridas pelos sienenses – com missas celebradas na Igreja de Santa Lúcia (das 8 às 18h30, geralmente presidida pelo ‘Arcebispo, enquanto que durante todo o dia os sacerdotes estão disponíveis para transmitir a bênção dos olhos) e a feira tradicional de produtos artesanais de Siena e Natal em Pian dei Mantellini. Pode-se dizer que toda criança sienesa foi acompanhada por pais, tios ou avós em Santa Lucia para levar os sanduíches abençoados e comprar o sino de terracota com as cores de seu distrito, as estátuas do presépio, o doce brigidini de Lamporecchio. E que, como adulto, ele não fez o mesmo com seus filhos e netos: uma tradição íntima e familiar que continua de geração em geração. info aqui
14 de dezembro – Calabricata (Calabria) – Sagra del Maiale a Sellia Marina – Em Calabricata (Sellia Marina) realiza-se a Festa da Carne de Porco onde a partir das 19h00 se podem degustar várias receitas com as quais se declina a carne de porco. Enquanto escaldam os grelhados, acompanhados por copos de vinho local, pode dançar e divertir-se ao som da música do grande Rino Gaetano juntamente com o grupo “Katmandu” que animará a noite. Info aqui.
ate 6 janeiro – Lago de Como (Lombardia)- Casa dei Balocchi -Casa dos Brinquedos – Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana ! Saiba mais aqui.
Esporte e Aventura
8 San Martino all’Argine, Mantova (Lombardia) – Marcha di Babbo Natale –– A Associação Pro Loco San Martino apresenta a Marcha dos Papais Noéis Uma prova internacional de corrida motorizada recreativa, passo livre aberta a todos, aprovada para as seguintes competições: FIASP Nacional “Pé Alado” – “IVV Internacional” .Os “Papais Noeis” poderão escolher entre três percursos de diferentes comprimentos : 3, 8 ou 11 km e se encontrarão na Piazza Castello às 8h00 para inscrição. A saída é marcada entre 8h30 e 9h00 (há uma pequena taxa de participação dependendo da adesão ou não do FIASP). Além do chapéu clássico, os participantes também receberão um pequeno presente composto por produtos alimentícios da marca San Martino. O evento não carece de reservas, com exceção dos grupos para os quais a inscrição deverá ser feita preferencialmente até 7 de dezembro . Saiba mais
21 – Pisa (Toscana) – Pisa Marathon – A Maratona de Pisa em 2024 ocorre dia 15 de dezembro, a corrida termina na famosa torre inclinada – quando você provavelmente se sentirá tão vacilante quanto parece. Há também uma meia maratona e algumas corridas divertidas muito mais curtas no mesmo dia, se você quiser salvar as pernas. Info aqui.
11 a 14 – Cogne (Valle D’Aosta) – Cogne Ice Opening é um evento único para quem gosta de escalar no gelo. Acontece em Cogne, no Vale de Aosta, de 12 de dezembro a 15 de dezembro. Os melhores alpinistas internacionais chegam a Cogne e se esforçam para encontrar novos fluxos no cenário sugestivo de Gran Paradiso. Os guias das montanhas alpinas também organizam oficinas de escalada e ferramentas a seco (escalada em rocha com ferramentas de gelo) para todos (iniciantes, amadores, avançados). O Cogne Ice Opening também oferece coquetéis “gelados”, pizzas, churrascos e música.O programa pode variar de acordo com as condições meteorológicas e de gelo. Info aqui.
Música e Espetáculo
- a partir de 4 – Milão (Lombardia) – abertura da temporada no teatro La Scala – A festa de Sant’Ambrogio é também a abertura da temporada teatral no teatro La Scala. Consulte o programa 2025/2026 atualizado
- 14 – Roma, VATICANO – Concerto de Natal – A próxima edição do Concerto de Natal no Vaticano 2024 (será gravada no dia 14 de dezembro no Auditório Conciliazione de Roma. As grandes vozes internacionais do pop, rock, soul, gospel e ópera actuarão juntas para celebrar o aniversário do Natal num concerto que apresenta os motivos mais clássicos e evocativos da festa. Como todos os anos, o evento é acompanhado de projetos solidários, que serão comunicados em breve. O Concerto de Natal nasceu em 1993 na Sala Paulo VI do Vaticano como uma ferramenta para divulgar o projeto do Vicariato de Roma “50 igrejas para Roma 2000” e arrecadar recursos para sua implementação. Desde então, todos os anos reúne grandes artistas de renome internacional, numa celebração única do festival mais querido e espiritual do mundo.
- de 30 de dezembro a 3 de janeiro – UMBRIA – Orvieto – Umbria Jazz Winter – Umbria Jazz Festival realiza sua edição de inverno todo mês de dezembro na cidade montanhosa de Orvieto. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, desfrute de música de artistas de renome internacional nas ruas, teatros, museus e restaurantes desta encantadora cidade medieval, a uma curta distância de carro ou trem de Roma. Consulte o programa aqui.
- Claudio Baglioni – PIANO DI VOLO soloTRIS
-
-
- 1 e 2 – Catanzaro, teatro politeama
- 3 a 5 – Reggio Calabria, teatro cilea
- 7 a 9 – Catania, teatro massimo bellini
-
-
- 3 – Francesco Gabbani – Napoli, Palapartenope
- Giorgia Palasport Live 2025
-
-
- 06 Bologna, Unipol Arena
- 08 Firenze, Nelson Mandela Forum
- 10 Torino, Inalpi Arena
- 13 Milano, Unipol Forum
- 16 dPadova, Kioene Arena
- 20 Bari, Palaflorio
-
-
-
6,13, 20, 23, 25, 27, 28 e 30– FLORENÇA: Concerto noturno de música clássica – veja aqui – Desfrute de uma noite de música clássica em Florença com peças das 4 Estações de Vivaldi, Bach, Mozart e Pacellbel. Escolha entre três categorias de assentos para personalizar sua experiência musical.
-
2,5,9,11,16,19,23,28, 30 – FLORENÇA: Jantar e entrada para o concerto dos Três Tenores – veja aqui – Rodeia-te com as melodias de árias de ópera famosas e canções napolitanas, interpretadas por três tenores talentosos, com este ingresso para o concerto. Eleva a tua experiência com um jantar requintado em Florença.
-
todos os dias – FLORENÇA: entrada para o concerto de ópera italiana da Igreja de Santa Monaca – veja aqui – Ouça brilhantes peças de ópera de famosos compositores italianos, tocadas ao vivo em concerto. Experimente a extraordinária atmosfera e acústica da Igreja de Santa Monaca, construída em 1400 em Florença.
- todos os dias – FLORENÇA: Concerto de Ópera Matinée com Pianista e Cantor – veja aqui – Desfrute de um concerto de árias de ópera de Verdi, Puccini, Mozart e muito mais, ou de um adorável concerto de música de câmara em Florença. Ouça as obras-primas que vão te dar emoção autêntica e arrepios.
-
segundas, terças, quintas, sextas e sábados – VENEZA: Concerto Interpreti Veneziani na Igreja de São Vidal – veja aqui – Curta uma jornada musical de volta no tempo até o período barroco em Veneza. Desfrute do refinado ambiente de uma igreja do século XVII repleta de história e beleza.
-
todos os dias – VENEZA: Ópera itinerante num palácio histórico no Grande Canal – veja aqui – Experimenta a ópera italiana de uma nova forma enquanto assiste a um espetáculo num edifício histórico no Grande Canal. Desfruta de cada parte do espetáculo numa sala diferente de um dos mais fascinantes palácios venezianos, o Palazzo Barbarigo Minotto.
-
1,8,15,22,26 a 31 – VENEZA: Concerto de ópera nas Prisões Casanova na Praça de São Marcos – veja aqui – Surpreende-te com a magnificência do Palácio das Prisões da Piazza San Marco. Relaxa e desfruta de um concerto de talentosos cantores de ópera dos melhores músicos de Veneza.
-
6,13,20 e 27 – VENEZA: Jantar com espetáculo de cabaret – veja aqui – Delicia-te com a boa comida italiana num fantástico restaurante de teatro enquanto assistes a um espetáculo de variedades com actuações internacionais. Maravilha-te com os talentos dos cantores, dançarinos, músicos e muito mais.
- 6,7,13,14,20, 21, 28 – VENEZA: Cicchetti & Concerto em Veneza – veja aqui – Desfruta de um jantar numa das melhores Osterias de Veneza e depois relaxa a ouvir um concerto de música realizado numa das seis grandes Escolas Venezianas (igrejas).
-
de segunda a sábado – ROMA: Noite de Ópera Italiana Concerto à Luz de Velas– veja aqui – Mergulhe no mundo da ópera italiana com um concerto à luz de velas. Desfrute de árias e duetos de tenor e soprano, acompanhados ao piano, num local histórico.
-
3,6,10,14, 17, 21 e 30 – ROMA: Concerto de ópera no Palazzo Poli – Fontana di Trevi – veja aqui – Adiciona alguma magia à tua viagem a Roma e desfruta de um espetáculo musical inesquecível. Maravilha-te com uma vista deslumbrante da Fonte de Trevi e relaxa enquanto assistes a um concerto de ópera no majestoso Palazzo Poli.
-
todos os dias – ROMA: “Concerto “As mais belas árias de ópera – veja aqui – Mergulha no mundo da ópera italiana e desfruta de composições de famosos compositores napolitanos, como Puccini, Bellini e Mascagni.
-
3,10 e 17 -ROMA: Os Três Tenores na Igreja de São Paulo – veja aqui – Garanta seu ingresso para o concerto dos Três Tenores na Basílica de São Paulo Dentro das Muralhas de Roma. Mergulhe no mundo da ópera italiana com canções napolitanas interpretadas por artistas renome.
- 1, 3,4,5, 8 a 12, 15 a 19, 22 e 23 – ROMA: Concerto de ópera italiana e jantar tradicional – veja aqui – Entre na histórica Igreja Valdense para uma fantástica apresentação ao vivo da Opera da Camera di Roma, com incríveis solistas de tenor e soprano. Depois, desfrute de um belo jantar no Enoteca Corsi.
-
5,12,14,19, 21 e 28 – ROMA: Ópera ao ar livre na Terrazza Borromini com aperitivo – veja aqui – Desfruta de um concerto exclusivo ao ar livre, com um aperitivo de comida e vinho italianos servido num terraço pitoresco na Piazza Navona.
-
5,19,26 e 28 – ROMA: Jantar e Ópera no Palazzo Pamphili – veja aqui – Desfruta da ópera italiana e de um jantar requintado no Palazzo Pamphilj de Roma. Experimenta um jantar à luz das velas servido com vinho fino enquanto ouves árias e duetos de amor de Verdi, Puccini e muito mais.
- 1, 6,8,13, 15 e 20 – ROMA: Uma noite na experiência da ópera– veja aqui – Obtém acesso prioritário a uma ópera à tua escolha em Roma! Há algo para ouvir todas as noites da semana, basta escolheres o teu estilo e local preferidos: há algo para todos os gostos.
-
17 – ROMA: Espetáculo de Ópera no Rooftop Bar – veja aqui – Desfruta de um espetáculo de ópera privado num dos mais famosos bares no telhado de Roma. Esta é a tua oportunidade para uma experiência única e inesquecível na “cidade eterna”.
-
27 – MILAO: Concertos de música clássica em locais históricos – veja aqui – Viva um concerto clássico na Chiesa di Santa Maria degli Angeli, em Milão. Ouça um quarteto de cordas tocar obras dos maiores compositores italianos num cenário histórico.
Arte e Exposições
*Museus grátis dia 7 de dezembro em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. . As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
AGRIGENTO – Capital Italiana da Cultura em 2025
Pesaro (Le Marche) entregará o título de Capital Italiana da Cultura para Agrigento, na Sicília, no início de 2025. Agrigento foi uma das cidades mais importantes da Magna Grécia, o vasto império grego que também abrangia grande parte da Sicília. Em muitos lugares da cidade hoje, a história está literalmente escondida sob as ruas por onde você anda ou sob as igrejas e palácios que você vê. Uma visita a Agrigento não está completa sem admirar o Valle dei Templi , o Vale dos Templos, onde a antiga cidade grega de Akragas brilhou. Segundo o escritor Píndaro, esta era “a mais bela cidade efêmera, cujos habitantes constroem para a eternidade, mas vivem como se não houvesse amanhã”.
LAZIO
ROMA – Cartier e o Mundo , em cartaz até 15 de março de 2026, no Palazzo Nuovo, Museus Capitolinos. Esta é a primeira vez que o Palazzo Nuovo recebe uma exposição temporária. As criações da Maison Cartier, principalmente da Coleção Cartier, dialogam com as esculturas em mármore da coleção do Cardeal Alessandro Albani, o núcleo original do acervo do Palazzo Nuovo, e com uma seleção de preciosas peças antigas da Sociedade Capitolina, de prestigiadas instituições italianas e internacionais e de coleções particulares. Mais detalhes podem ser encontrados neste link .
ROMA – Tesouros dos Faraós, em cartaz até 3 de maio de 2026, nas Scuderie del Quirinale. A exposição Tesouros dos Faraós leva você a uma jornada extraordinária ao coração da civilização egípcia antiga. É uma oportunidade imperdível para ver 130 obras-primas dos principais museus do Egito.As obras em exposição oferecem a oportunidade de descobrir sua incrível história: desde as origens da civilização faraônica até o esplendor dos grandes governantes do Novo Império e do Terceiro Período Intermediário, chegando às mais importantes descobertas arqueológicas dos últimos anos.Por meio de seis seções temáticas, a exposição explora as complexidades da sociedade egípcia, a autoridade divina dos faraós, a vida cotidiana, as crenças religiosas, os rituais funerários e as mais recentes descobertas arqueológicas.De esculturas espetaculares a joias reais requintadas, de objetos do cotidiano a sarcófagos adornados com símbolos sagrados, esta exposição revela o refinamento artístico excepcional e a profunda espiritualidade que fizeram do antigo Egito uma das civilizações mais fascinantes da história.

VENETO
Veneza – Tatiana Trouvé – la strana vita delle cose – até 4 de janeiro de 2026, Palazzo Grassi – Durante esta exposição, o Palazzo Grassi de Veneza é transformado em um mundo de fantasia, apresentando muitas novas obras da artista Tatiana Trouvé, bem como desenhos e trabalhos em papel nunca antes exibidos. As instalações falam de traumas recentes, mas também de culturas distantes e ferramentas de conhecimento alternativas, como mapas náuticos e astronômicos.
Veneza – Estupefação, realidade, enigma. Pietro Bellotti e a pintura do século XVII em Veneza, até 18 de janeiro de 2026, Gallerie dell’Accademia. A exposição apresenta o pintor Pietro Bellotti (1625-1700), natural de Brescia, que passou a maior parte da sua carreira a trabalhar em Veneza. Ainda não é muito conhecido, mas, no entanto, é fascinante. Bellotti encaixa-se perfeitamente no extraordinário contexto artístico da pintura lagunar do século XVII.Leia mais através deste link .
LOMBARDIA

Milão – MC Escher – tra arte e scienza até 8 de fevereiro de 2026, Mudec, em Milão. Após uma ausência de dez anos, um dos artistas mais fascinantes do século XX, Maurits Cornelis Escher, retorna a Milão com uma grande exposição inteiramente dedicada a ele, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua trajetória artística. Utilizando noventa obras, incluindo gravuras, aquarelas, xilogravuras e litografias, e cerca de quarenta peças islâmicas para comparação, a exposição explora a relação entre Escher e suas fontes de inspiração. Você acompanhará a evolução do artista: desde seus primeiros anos no contexto da Art Nouveau, passando pelas paisagens italianas, até sua idade adulta, durante a qual desenvolveu o uso de padrões em mosaico, ciclos metamórficos, ilusões de ótica e representações do infinito, que o tornaram famoso graças a uma linguagem visual única que combina arte e matemática. A exposição é organizada em colaboração com o Kunstmuseum Den Haag e com o apoio da Fundação MC Escher. Você pode encontrar todos os detalhes neste link .
Milão – Giorgio Armani : Milano per Amore até 11 de janeiro de 2026, Pinacoteca di Brera, em Milão. Coroando cinquenta anos de criatividade, a Pinacoteca di Brera apresenta sua primeira exposição dedicada à trajetória estilística de Giorgio Armani, com uma seleção criteriosa de peças de vestuário em suas prestigiosas galerias, traçando a evolução da arte italiana da Idade Média ao século XIX. Mais de cento e vinte criações incorporam o estilo de Armani e dão um novo significado ao percurso do museu. Pintura e moda se entrelaçam, convidando os visitantes a se surpreenderem com combinações visuais e materiais inesperadas. Giorgio Armani: Milano, per amore reúne pela primeira vez peças de vestuário anteriormente exibidas na Armani/Silos e em outros importantes museus ao redor do mundo, juntamente com novas descobertas dos arquivos da Armani.

PIEMONTE
Serralunga d’Alba – Relógio de Humor – Desde 7 de junho, a colorida obra de arte “Moodclock”, de Riccardo Previdi, está em exposição na torre sineira de San Sebastiano, em Serralunga d’Alba (Piemonte). O Moodclock consiste em quatro painéis de madeira coloridos em forma de escudo, representando diferentes estados de espírito: de um rosto alegre a um rosto desanimado. Previdi projetou um painel adicional para uma das janelas da Tenuta Cucco , tudo por iniciativa de La Raia .
Torino – Orazio Gentileschi – um pintor em viagem até 3 de maio de 2026, Sala Chiablese, Musea Reali, Torino. Esta exposição é dedicada a Orazio Gentileschi, um dos mais importantes artistas italianos do século XVII, cuja extraordinária pintura alcançou, em vida, um sucesso comparável ao de Caravaggio, Rubens e Van Dyck. Com uma reputação consolidada entre mecenas, colecionadores internacionais e monarcas, incluindo Carlos Emanuel I de Saboia, Maria de Médici, Rainha da França, Filipe IV da Espanha e Carlos I da Inglaterra, Orazio Gentileschi visitou importantes centros artísticos e cortes italianas e estrangeiras. O tema dessas viagens é o fio condutor da exposição, pois elas colocam o pintor em diálogo com os artistas que conheceu e com seus clientes. A peça central da exposição é o grande retábulo com a Anunciação , que Orazio Gentileschi fez em 1623 para o Duque de Saboia e é considerado um dos pontos altos absolutos da obra do mestre toscano. As pinturas normalmente em exibição em Turim serão complementadas por numerosos empréstimos de prestígio de coleções particulares e museus nacionais e internacionais, como o Louvre, o Prado e a Pinacoteca Vaticana. Mais detalhes podem ser encontrados aqui .
Torino – O Divino Guido Reni até 18 de janeiro de 2026 , Galleria Sabauda , Musei Reali, Torino.. A Galleria Sabauda dedica uma exposição a Guido Reni , por ocasião do 450º aniversário de seu nascimento. Entre as mais de vinte obras expostas, destaca-se o retábulo Assunzione della Vergine, de Abbadia Alpina, apresentado pela primeira vez após restauração.
Cuneo – De Raffaello a Bernini , da toria di una collezione a 29 ma art 2026 , Complesso Monumentale di San Francesco, Cuneo – Esta exposição gira em torno do Cardeal Scipione Caffarelli Borghese (1577-1633), um grande colecionador de arte e uma das personalidades mais influentes da Roma do século XVII. Por meio de uma seleção de obras da Galleria Borghese – raramente exibidas – você descobrirá a história das origens do colecionismo moderno, baseado na sensibilidade, na visão e na busca pela qualidade. Admire pinturas representativas de diversos movimentos italianos, uma expressão do gosto eclético de Scipione Borghese. Ao lado de mestres venezianos como Ticiano e Jacopo Bassano, obras da Itália Central também estão em exibição, incluindo o Retrato de um Homem (c. 1500), atribuído a Rafael. A exposição encerra com as principais figuras do período barroco: Guido Reni e Gian Lorenzo Bernini. Estão em exibição o Autorretrato na Idade Adulta de Bernini, um de seus autorretratos mais intensos, e A Cabra Amaltea (1615), uma das primeiras esculturas em mármore do jovem artista. Mais detalhes podem ser encontrados aqui .

Florença – Exposição dedicada a Beato Angelico – Museu di San Marco e Palazzo Strozzi – 26 de setembro a 5 de janeiro – O Palazzo Strozzi e o Museo di San Marco estão dedicando a primeira exposição a Beato Angelico , também conhecido como Fra’ Giovanni da Fiesole, um dos artistas mais espirituais e revolucionários do século XV. Esta é a primeira grande retrospectiva em Florença dedicada a um dos pais da arte renascentista. Em ambos os locais, você explorará a evolução estilística, o legado e o impacto da arte de Beato Angelico, incluindo comparações com alguns dos artistas mais importantes de sua época, como Masaccio, Filippo Lippi, Lorenzo Ghiberti, Michelozzo e Luca della Robbia. A exposição mostra como Beato Angelico conseguiu combinar inovação formal, profundidade espiritual e rigor intelectual.
Florença – Anunciação II, Depois de Fra Angelico até 25 de janeiro de 2026, Officina Santa Maria Novella A famosa Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella na Via della Scala, a farmácia mais antiga do mundo , exibe atualmente uma colorida obra de David Hockney. Anunciação II, após Fra Angelico (2017) é um diálogo direto entre a estrela da exposição no Palazzo Strozzi e no Museo di San Marco e o artista britânico. Pintor, desenhista e incansável experimentador, ele renova a linguagem figurativa com obras que vão da pop art às suas recentes explorações digitais.A obra, que pode ser vista na sacristia com afrescos do artista florentino Mariotto di Nardo, é uma releitura contemporânea da famosa Anunciação, um afresco pintado por Fra Angelico por volta de 1440 no Convento de San Marco.Em uma grande pintura com mais de dois metros de largura, Hockney aplica seu estilo único para reimaginar a obra-prima de Fra Angelico em perspectiva invertida. O resultado é ao mesmo tempo uma homenagem e um desafio: um tributo ao tema de Fra Angelico e, simultaneamente, uma ruptura com as convenções da perspectiva renascentista.A obra de arte pode ser vista gratuitamente até 25 de janeiro de 2026, durante o horário de funcionamento da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella (diariamente, das 9h30 às 20h). Mais detalhes podem ser encontrados neste link .
Florença – KAWS – A Mensagem, até 25 de janeiro de 2026, Palazzo Strozzi. Durante o período da exposição na Rua Fra Angelico, uma interpretação moderna da Anunciação, de KAWS, renomado artista contemporâneo conhecido por sua linguagem visual icônica, estará em exibição no pátio do Palazzo Strozzi. Nesta obra, as esculturas de madeira de seis metros de altura retratam dois dos personagens icônicos de KAWS, Companion e BFF, interagindo com seus celulares. A posição remete à tradição iconográfica da Anunciação, na qual Maria recebe a importante mensagem do Arcanjo Gabriel. O público é convidado a interpretar qual poderia ser a mensagem desta obra, sendo os smartphones presentes na cena utilizados como meio de sublinhar o seu estatuto quase sagrado no mundo atual.
Lucca – Alphonse Mucha em exposição até 8 de março de 2026 no Palazzo Bonaparte. Mais de cento e cinquenta obras de Mucha , mestre da Art Nouveau, brilham nos salões do Palazzo Bonaparte, muitas delas provenientes do Museu Mucha de Praga. Deixe-se envolver pelo poder evocativo da arte de Mucha e, sobretudo, pela beleza de suas criações.
Montalcino – Pilar de porcelana com motivo de refugiados – Ai Weiwei até 31 de dezembro de 2025, Complesso dell’Oro – A obra de arte Pilar de porcelana com motivo de refugiados do artista chinês Ai Weiwei oferece uma reflexão visual sobre o tema da migração, em um diálogo com a arte sacra, no Museo di arte sacra no Complesso dell’Oro em Montalcino. A exposição faz parte de Siena e le terre dell’anima – mete contemporanee , um projeto em homenagem ao Ano Jubilar. A obra consiste em seis vasos de porcelana em um totem que se ergue como um testemunho do drama humano da migração. Cada vaso retrata cenas de homens, mulheres e crianças em fuga: corpos curvados sob o peso da esperança, rostos marcados pela espera desesperada, gestos congelados em um movimento sem rumo. As imagens são inspiradas na linguagem da porcelana Qinghua — uma tradição chinesa que remonta a milhares de anos — e são apresentadas em azul e branco, as mesmas cores das famosas terracotas vitrificadas de Andrea della Robbia, que também estão em exposição no museu.
Pisa – Belle Époque – até 7 de abril de 2026, Palazzo Blu, Pisa A partir do outono de 2025, o Palazzo Blu exibirá obras-primas da Belle Époque de prestigiados museus nacionais e internacionais, como o Musée d’Orsay e o Louvre, o Museu de Arte da Filadélfia e a Galleria degli Uffizi, bem como de coleções particulares que normalmente não são abertas ao público. A exposição tem como objetivo celebrar a elegância da Paris do fim do século, em parte através dos olhos de artistas italianos como Boldini e De Nittis, que encontraram inspiração lá. Por meio de retratos mundanos de Boldini, Sargent e Helleu, paisagens urbanas de De Nittis, ecos impressionistas de Zandomeneghi e a elegância cosmopolita da Maison Goupil, a exposição dá vida a uma era de arte, literatura, ciência e costumes que fizeram de Paris o coração cultural do mundo.

EMILIA – ROMANHA

Parma – Orizzonti lontani – Steve McCurry até 12 de abril de 2026, Palazzo Pigorini, Parma. Steve McCurry não é apenas um dos maiores mestres da fotografia contemporânea, cujo trabalho foi reconhecido diversas vezes com o prestigiado prêmio World Press Photo, mas também permanece uma referência para um público muito amplo, especialmente entre os jovens. Em suas fotografias, muitos reconhecem uma maneira única de olhar o mundo e, em certo sentido, a si mesmos. De 22 de novembro de 2025 a 12 de abril de 2026, Steve McCurry será o centro das atenções em Parma com uma grande exposição no Palazzo Pigorini, nos espaços atmosféricos do primeiro e segundo andares. As fotografias não seguem nenhum critério cronológico ou geográfico, mas são agrupadas com base em semelhanças de temas, emoções e atmosferas, em busca daqueles fios invisíveis que conectam pessoas e lugares, mesmo quando estão distantes. A seleção de imagens evoca aquele profundo senso de humanidade palpável em cada fotografia de McCurry. Suas fotos mais famosas, como o inesquecível retrato da menina afegã, estão naturalmente incluídas. Você pode encontrar todos os detalhes neste link .
CAMPANIA
NAPOLES – Mulheres na Nápoles Espanhola – Um Seicento Alternativo, em exibição até 22 de março de 2026 na Gallerie d’Italia. A exposição ” Mulheres na Nápoles Espanhola ” conta a história de pintoras e escultoras tão talentosas quanto seus colegas homens. No entanto, essas mulheres talentosas foram ofuscadas ou apagadas dos registros históricos por séculos. Agora elas estão sendo ‘redescobertas’, em parte graças à assinatura nas pinturas: incomum para a época, mas necessária, justamente porque elas não podiam assinar contratos como seus colegas homens.
PUGLIA
Mesagne – Os Últimos Anos do Impressionismo, de Monet a Boldini, até 6 de janeiro de 2026, Castello Normanno Svevo, Mesagne. A grande exposição deste ano no Château de Mesagne transporta você para uma era única na história da arte. Você descobrirá como o Impressionismo francês emergiu de um processo de modernização da pintura, motivado pela apropriação de sua visão pelo artista. Foi uma revolução cultural que influenciou não apenas os artistas franceses, mas também se espalhou por diversos círculos italianos.
















