Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

10 lugares imperdíveis no Friuli Venezia Giulia

Todos sabem que a Itália tem pérolas de rara beleza espalhadas por toda parte: uma delas é Friuli Venezia Giulia, no extremo nordeste, na fronteira com a Áustria e a Eslovênia. Vamos descobrir juntos os 10 lugares que você deve visitar em Friuli Venezia Giulia!

A região de Friuli Venezia Giulia tem muito a oferecer ao turista, tanto em termos de turismo cultural, quanto em termos de paisagens naturais, por isso há tantos lugares e roteiros em Friuli Venezia Giulia que merecem ser visitados.

A começar pelas cidades imperdíveis como Trieste, com o seu maravilhoso Castello di Miramare, Gorizia, ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente, mas também Cividale del Friuli e Aquileia, ambos nomeados pela UNESCO como Património Mundial.

Quanto às paisagens, não deixe de visitar as de montanha, como o Parque Natural das Dolomitas Friulianas, mas também há paisagens de mar, como a bela Lignano Sabbiadoro, uma bela cidade com vista para o Mar Adriático.

Vamos conhecer então os 10 locais imperdíveis da região?

1 – Lignano Sabbiadoro e Grado: praia e relax

Lignano Sabbiadoro

Friuli Venezia Giulia é a terra de mil recursos e, obviamente, os balneários com vista para o Mar Adriático não poderiam faltar!

Lignano Sabbiadoro é um local premiado com a Bandeira Azul que ganha vida durante o verão, quando as praias são invadidas por friulanos e muitos turistas! Aqui você encontrará diversos balneários equipados, inúmeros eventos e atividades para todas as idades!

A cidade está dividida em três partes: Sabbiadoro, Pineta e Riviera. Sabbiadoro é ideal para famílias com crianças e para quem procura todos os serviços perto delas, na verdade existem inúmeros clubes, supermercados e bares. Já a Pineta é mais querida pelos jovens, graças aos famosos clubes e discotecas de renome em toda a região! Finalmente, Lignano Riviera é a área mais tranquila, ideal para relaxar.

E depois de um dia passado na praia, à noite pode desfrutar da vida noturna local, graças às inúmeras discotecas, bares e discotecas que fazem de Lignano um destino muito popular para os amantes da diversão de verão.

Grado

Outra cidade balnearia muito conhecida é Grado, também com o reconhecimento da Bandeira Azul, Grado oferece um centro histórico veneziano repleto de vielas características, praias fantásticas e um belo passeio marítimo, mas também uma excelente gastronomia baseada em deliciosos pratos de peixe.

Castello di Miramare

2 – Trieste e o Castello di Miramare: uma residência principesca

A cidade de Trieste é sem dúvida a parada mais importante de uma viagem que nos leva a descobrir as belezas de Friuli Venezia Giulia. Seu imenso patrimônio arquitetônico e cultural é algo incrível: entre os lugares que absolutamente merecem uma visita, está o Castelo Miramare. Com vista para o Mar Adriático e rodeado por jardins esplêndidos, abriga um museu repleto de valiosas obras de arte. O Castelo foi construído a pedido do arquiduque Ferdinand Maximilian de Habsburgo, como uma alcova luxuosa para ele e sua esposa. No promontório de Grignano, o castelo oferece uma vista espetacular do Golfo de Trieste e um belo parque para visitar. Leia o texto – O Castello di Miramare, perto de Trieste

Lago Predil – Foto: Wikipedia Commons – Di Cecilia Famà – Opera propria, CC BY-SA 4.0

3 – O lago Predil: entre o enigma e a lenda

Um dos destinos mais fascinantes e enigmáticos de sua aventura Friuliana é o lago Predil, que ocupa uma bacia glacial perto de Tarvisio. O lugar é cercado por uma atmosfera lendária, uma atmosfera nórdica. Mas o balneário à beira do lago também oferece modernos equipamentos de banho e náuticos, especialmente para os mais pequenos, que o tornam um destino turístico procurado e reconhecido.

4 – Gorizia: encruzilhada de história e cultura

A próxima parada em nossa aventura Friuliana é Gorizia, uma cidade rica em arte e história. Na parte oriental de Friuli Venezia Giulia, a cidade de Gorizia se encontra na fronteira com a Eslovênia, e não muito longe está Nova Gorica, a contraparte eslovena de Gorizia. Esta é uma cidade fronteiriça caracterizada por influências italianas, eslovenas e germânicas. Numerosos eventos acontecem aqui, o mais importante é Gusti di Frontiera, em setembro, onde as ruas se enchem de barracas e barracas com todos os sabores do mundo! Não deixe de ler – Gorizia, a cidade de fronteira entre Itália e Eslovênia

De Gorizia pode partir à descoberta do Collio, a região montanhosa que produz excelentes vinhos Friulianos, graças ao seu microclima! Aqui poderá degustar alguns dos melhores vinhos brancos do mundo e todo o território está repleto de vinícolas e adegas para degustação, talvez acompanhadas de produtos típicos locais! O centro desta região é Cormons, em esloveno Krmin, onde pode saborear o Vino della Pace (Vinho da Paz).

Udine

5 – Udine: cidade de Tiepolo

Udine, que foi um afloramento fortificado desde os tempos antigos e está situada no coração da região. Os Patriarcas de Aquileia mudaram sua base de poder para o castelo da cidade na colina e a cidade floresceu rapidamente. Hoje, Udine mostra mais de seu passado veneziano, como a Piazza della Libertà, o coração da cidade velha.

A partir daqui, você pode chegar à colina onde fica o Castelo, que abarca os Museus Cívicos, enquanto o Palácio Patriarcal inclui a Galeria Tiepolo, com obras de Giambattista Tiepolo. Outro vestígio veneziano é a Torre dell’Orologio, uma torre de relógio muito semelhante ao relógio astronômico da Praça de São Marcos em Veneza. Não deixe de ler o texto – Conhecendo Udine, a cidade de Tiepolo

Desfrute de um passeio pelas ruas do centro, com a Piazza Libertà e Via Marcatovecchio e pare na Piazza Matteotti, também chamada de Piazza San Giacomo, para beber um tajut, ou seja, um corte de vinho Friuliano! Além disso, o centro está repleto de tabernas e restaurantes típicos onde pode saborear a cozinha tradicional do Friuli!

Udine é um ponto de partida perfeito para ver como é feita a grappa local, já que existem várias destilarias na área.

Cividale del Friuli

6 – Cividale del Friuli: fortaleza lombarda

Um dos destinos mais populares de Friuli Venezia Giulia é certamente Cividale del Friuli, na província de Udine. A cidade pode orgulhar-se de uma rica história: fundada por Giulio Cesare que a batizou com o nome de Forum Julii, na verdade foi conquistada pelos lombardos no século VI a.d.. Os lombardos fizeram dela um importante baluarte, enriquecendo a cidade com inúmeros monumentos: entre eles, o chamado Tempietto Longobardo construído sobre o rio Natisone é imperdível.

Palmanova – Foto: ilfriuli.it

7 – Palmanova, a cidade estrela

Finalmente, recomendamos que você não deixe de conhecer Palmanova, a cidade estrela declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. Leia o texto – Palmanova, a cidade em forma de estrela e cheia de mistérios

Esta cidade renascentista é famosa por sua forma perfeita de estrela de nove pontas. Você entra na cidade por quatro portas e todas as ruas levam à praça central, a Piazza Grande. Tente pesquisar a cidade no Google Maps e você entenderá imediatamente porque ela é única!

Forni di Sopra – Foto: Flickr

8 – Forni di Sopra: a rainha das Dolomitas

Forni di Sopra é uma das joias preciosas do Parque Natural das Dolomitas do Friuli. A primeira coisa que você notará sobre a pitoresca vila são as suas casas únicas, parcialmente construídas em pedra e parcialmente em madeira. Obviamente, a esplêndida paisagem das Dolomitas é o pano de fundo para a arquitetura característica.

9 – Aquileia: no signo da Roma Antiga

Aquileia é uma das cidades mais importantes de Friuli Venezia Giulia. Foi, de fato, uma das províncias mais luxuriantes do Império Romano como evidenciado pela vasta área arqueológica, rica em evidências da época. De particular interesse é também a Basílica Patriarcal de Santa Maria Assunta, onde os esplêndidos mosaicos são autênticas obras-primas do gênero e o comovente Cemitério dos Heróis, um importante testemunho da História Contemporânea, são absolutamente dignos de serem vistos.

Leia o texto – O que ver em Aquileia, a “segunda Roma” do passado glorioso

Pordenone

10 – Pordenone, a Portus Naonis

Do lado ocidental de Friuli está localizada Pordenone, anteriormente chamada de Portus Naonis, perto da fronteira com o Veneto. A sua história está inevitavelmente ligada ao Noncello, o curso de água que atravessa a cidade. No centro histórico, que pode ser percorrido a pé, é possível admirar construções antigas, como o Palazzo del Comune, de onde começa o Corso Vittorio Emanuele II, repleto de lojas, clubes e bares. Também há inúmeros eventos que acontecem na cidade, em primeiro lugar Pordenonelegge, o Festival do Livro com os autores. Leia o texto – O que ver em Pordenone, no Friuli

Mas aconselhamos você a não parar apenas em Pordenone, os arredores estão repletos de cidades e vilas únicas. Começando por Spilimbergo, uma das mais belas cidades de arte da região, onde se encontra a prestigiosa Escola de Mosaicos de Friuli, fundada em 1922. A seguir, encontrará Cordovado, parte da associação das mais belas aldeias da Itália, e Sacile, caracterizada pela arquitetura veneziana e edifícios renascentistas. Também vale a pena ver San Vito al Tagliamento, com seu charme medieval, e Sesto al Reghena, parte das mais belas aldeias da Itália e com a maravilhosa abadia beneditina de S. Maria em Sylvi.

E ai? Gostou do Friuli e quer conhecê-lo melhor? Saiba que temos vários serviços na região:Mapa:

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.