Escolher apenas 12 coisas e locais para fazer e visitar na Itália é muito difícil, quase impossível… A Itália é linda, e todas as regiões possuem centenas de coisas legais. Por isso, não há todos os locais e atividades na lista que valeria a pena fazer e visitar. Porém decidi dar algumas indicações e sugestões para aproveitar sua estadia na Itália.
Índice:
- 1. Lagoa de Veneza
- 2. Visite Cinque Terre na Ligúria
- 3. Feriados no Leste da Sicília
- 4. Sardegna: Arcipelago della Maddalena
- 5. Salento: as Maldivas italianas
- 6. Matera e o Dolomiti Lucane
- 7. Nápoles e suas ilhas
- 8. A arte em Florença e Pisa
- 9. Roma: a capital
- 10. Um passeio pelos três lagos mais importantes da Itália
- 11. Milão e Torino: as cidades do progresso
- 12. Verona e a Arena
- 3 coisas que NÃO se deve fazer na Itália
1. Lagoa de Veneza
Provavelmente é óbvio, mas é necessário reafirmar, se você decidir vir para a Itália, você deve visitar Veneza. Não é por acaso se é um dos lugares mais visitados do mundo, é uma cidade única!
Uma vez lá, você deve experimentar percorrer seus canais por uma romântica gôndola ou com a opção mais barata, que é o traghetto.
É lindo visitar Veneza em qualquer época do ano. Claro, o melhor é o período em fevereiro, quando se comemora o Carnaval, um dos mais famosos e bonitos do mundo. Ou em julho, assistindo ao show de fogos de artifício do Redentore.
Outra coisa que você precisa fazer em Veneza:
- visitar: a Catedral, o Palazzo Ducale, Galleria dell’Accademia – melhor com um guia, veja AQUI.
- se perder nas vielas da cidade – mas para se encontrar, use o google maps ok? é fácil se perder 😉
- visitar as ilhas: Murano, Burano, Torcello, Giudecca
- experimentar o aperitivo – se quiser descobrir mais temos o tour AQUI
2. Visite Cinque Terre na Ligúria
As Cinque Terre são cinco vilarejos maravilhosas na costa da Ligúria. Eles estão situados em um penhasco com vista para o Mediterrâneo. Os vilarejos estão uma ao lado do outro: Monterosso al Mare, Vernazzana, Corniglia, Manarola, Romaggiore.
A sua localização, as suas casas coloridas, a fragrância do pão Focaccia pela ruas e o seu mar maravilhoso, fazem de Cinque Terre um local a visitar absolutamente!
Se você adora caminhar na montanha, pode desfrutar de Cinque Terre caminhando por um de seus dois caminhos que cruzam o local. As aldeias são interligadas por trem, então, se você quiser, pode ir fazendo trekking, de barco e de trem. Saiba mais como visitar Cinque Terre AQUI.
3. Feriados no Leste da Sicília
Toda a Sicília deve ser descoberta, é a maior ilha do Mediterrâneo, mas se tiver que escolher para onde ir durante o seu passeio, sugiro a zona leste. Comece em Catania e aprecie sua arquitetura barroca, totalmente expressa em sua majestosa praça Piazza Duomo. Em seguida, continue pela Via Etna e chegue ao Jardim da Villa Bellini. Imperdível é Piscarìa , uma peixaria de Catânia onde também se pode comer.
De Catania, você pode visitar a maravilhosa Taormina, mas também Siracusa, Marzamemi, Ragusa e Noto. Se você ama a natureza, não pode perder a caminhada pelo Monte Etna e um caminho entre as Gargantas de Alcântara. E não deixe a Sicília sem antes provar suas especialidades culinárias!
4. Sardegna: Arcipelago della Maddalena
Arcipelago della Maddalena é um destino imperdível na Sardenha , entre as viagens na Itália (por mar) é uma das mais fascinantes e uma das que mais me impressionou.
O arquipélago de Maddalena é um grupo de pequenas ilhas que, com o continente, forma o parque nacional della Maddalena e se estende por mais de 20.000 hectares. Muitos passeios de barco partem de: Baja Sardinia, La Maddalena, Palu e Santa Teresa di Gallura, e permitem admirar Budelli, Caprera, Razzoli, Santa Maria ; em particular Budelli com sua incrível praia rosa (calla Rosa).
Se tiver tempo, planeje uma visita à Costa Smeralda (o destino perfeito para férias de luxo) e à cidade de Santa Teresa di Gallura.
5. Salento: as Maldivas italianas
Puglia é linda de se descobrir! Uma de suas áreas mais famosas é Salento, conhecido como Maldivas italianas por suas longas praias, baías, grutas naturais, mar com cores brilhantes e um recanto de paraíso intocado. Entre suas maravilhas naturais, a imperdível Grotta Della Poesia, uma gruta intacta de rochas cársticas escavadas pelo balanço do mar.
Salento se destaca também por suas belezas culturais e arquitetônicas, como Lecce : uma pérola barroca de rara beleza, cheia de vida o ano todo e todo o ano que merece uma visita. Entre as outras cidades de Salento, você deve ver: Gallipoli, Otranto, Porto Cesareo, Laghi Alimini e Santa Maria di Leuca (o extremo da Itália).
Não deixe antes de provar o pasticciotto, um bolo típico com massa e creme de pasteleiro.
6. Matera e o Dolomiti Lucane
Matera fica em Basilicata e é uma das cidades mais antigas do mundo, Capital Europeia da Cultura 2019 . Famosa pela história de seus Sassi (rochas), cisternas subterrâneas, igrejas rupestres e casas escavadas no tufo e construídas nas grutas. Pode ser visitada a pé e é incrível admirá-la ao entardecer ou à noite.
Também em Basilicata existe uma experiência para fazer pelo menos uma vez na vida: o vôo do anjo nos Dolomiti Lucane : você “voará” entre Catelmezzano e Petrapertosa , duas aldeias que poderá visitar depois de se recuperar desta incrível experiência.
7. Nápoles e suas ilhas
Nápoles é uma cidade europeia com o maior centro histórico, repleto de igrejas e monumentos a visitar. Também é famosa pela sua gastronomia, uma vez lá não pode deixar de provar a sua pizza . Na verdade, uma combinação perfeita é andar por Nápoles, da Piazza Plebisicito ao morro do Vomero, experimentando sua comida de rua : a rainha é a pizza “a portafoglio” , depois a pizza frita , a fritada napolitana, o Cuoppo ou uma Sfogliatella recheada com Linguiça e Friarielli , um vegetal semelhante aos verdes de nabo.
Uma vez em Nápoles, você pode embarcar em uma balsa e descobrir suas ilhas: Capri, Procida e Ischia. ..todos eles imperdíveis! Só em Capri o incrível passeio pela Grotta Azzurra , a famosa gruta que leva o nome por sua cor única de água em seu interior. Procida é a Capital da Cultura de 2022 e está repleta de maravilhas naturais e histórias eternas, a inspiração de muitas histórias famosas em todo o mundo, como a obra-prima literária de Elsa Morante, “A Ilha de Arturo” e o filme “Il Postino” dirigido e interpretado por Massimo Troisi. Visitar esses lugares será como reviver um sonho!
8. A arte em Florença e Pisa
Florença é sem dúvida a cidade mais bonita da Toscana e uma das cidades mais visitadas da Itália. Em Florença, há muitas coisas para fazer e visitar, começando pelo Duomo, o símbolo da cidade. Mas é lindo também apenas caminhando entre a Piazza Duomo e a Piazza Della Signoria, cruzando o Arno através da Ponte Vecchio, admirando a maravilhosa natureza de Giardino di Boboli.
Quando você fala de Pisa , é claro, a primeira coisa que você pensará é sua torre inclinada, o símbolo indiscutível da cidade. É a Piazza Dei Miracoli e é absolutamente imperdível na Itália. Aqui os turistas chegam também para tirar a típica foto onde tentam endireitar a torre.
9. Roma: a capital
Se você estiver na Itália, um passeio obrigatório por Roma , a Cidade Eterna ! Roma é a capital da Itália e, apesar do que você possa imaginar, não é a cidade mais visitada da Itália. Com efeito, Veneza e Florença têm um maior número de visitantes internacionais.
Roma é uma cidade linda, fácil de visitar a pé, repleta de monumentos, praças maravilhosas e museus. Cinco coisas que você deve visitar em Roma: Coliseu, Fórum Romano, Panteão, Fontana di Trevi, Piazza Navona. Visite também a Cidade do Vaticano para admirar a Piazza San Pietro e se maravilhar diante do Juízo Final de Michelangelo na magnífica Capela Sistina.
10. Um passeio pelos três lagos mais importantes da Itália
Garda, Como e Maggiore são os três maiores (e maravilhosos) lagos italianos .
O maior é o Lago di Garda que banha os limites de três regiões italianas: Lombardia, Veneto e Trentino-Alto Adige. O lago oferece uma paisagem incrível em todas as épocas do ano e inúmeras oportunidades para todo tipo de turismo : gastronomia, trekking, relaxamento, spa, beira-mar.
Lago di Como é tão conhecido que em suas margens muitos atores e diretores famosos compraram uma casa. Uma maneira diferente de observar o lago de uma perspectiva diferente é pelo teleférico de Como a Brunate. Se você adora caminhadas, pode chegar a Como por dois caminhos sugestivos.
Lago Maggiore é particularmente conhecido pelas Ilhas Borromeu ( Isola Madre, Isola Bella, Isola Superiore ). É possível visitar as três ilhas em um dia de passeio de barco.
11. Milão e Torino: as cidades do progresso
Considerando que a distância um do outro é de menos de uma hora de trem, sugiro visitar Milão e Torino juntos. São duas cidades importantes do norte da Itália.
Milão é a capital da moda e do design. Em Milão, você deve ir até a Piazza Duomo e visitar sua catedral gótica: vale a pena comprar um ingresso para entrar no terraço e apreciar a vista. Ao lado da catedral, a luxuosa Galleria Vittorio Emanuele II com seu enorme telhado de vidro.
Em Torino , você deve visitar alguns de seus museus mais importantes . Em primeiro lugar, o majestoso Museu Egípcio : é o mais antigo do mundo e o segundo maior depois do museu do Cairo. Poucos sabem que em Turim existe o Museu Nacional do Cinema, um dos melhores do mundo, com um elevador panorâmico de onde se pode desfrutar de uma vista de 360 graus da cidade.
12. Verona e a Arena
Sempre na região de Veneto, outra cidade romântica da Itália é Verona !
Uma cidade “negra” que foi palco do amor proibido entre os dois jovens Romeu e Julieta , escrita por William Shakespeare . Aqui você pode visitar a Casa de Julieta, na verdade a Casa de Cappellos, e admirar sua varanda e sua estátua no quintal, tirando uma foto com ela enquanto você toca em seu peito para ter sorte no amor.
Outra experiência de morar em Verona é assistir a um show ou show dentro de sua Arena.
3 coisas que NÃO se deve fazer na Itália
Como eu disse no início, é difícil encontrar coisas para não fazer na Itália e vou me limitar a dar alguns conselhos e talvez algumas das melhores alternativas.
- Não compre vidro falso de Murano em Veneza: Veneza, em particular, a ilha de Murano, é famosa por seu vidro artesanal . Mas, cuidado, Veneza está cheia de barracas que vendem falsificações. Portanto, minha sugestão é comprar seu souvenir em uma das autênticas oficinas de artesãos de Murano.
- Não se banhe na Fontana di Trevi: lance a sua moeda e faça o seu pedido, mas não se banhe, é um monumento e como tal devemos respeitá-lo. Você não está em uma piscina e muito menos no filme La Dolce Vita. Se depois de visitar Roma já se cansou e não sabe se poderá fazer o seu tour pela Itália, um bom lugar pode ser relaxar em Saturnia : águas termais completamente naturais com propriedades terapêuticas reconhecidas mundialmente.
- Não vá comer e beber em locais próximos a monumentos famosos: Esta regra não é útil apenas para a Itália, mas para todos os locais turísticos. Leve sempre informado sobre os melhores bares, cafés e restaurantes.
- Para tirar boas fotos não precisa abraçar, sentar, ou tocar estátuas, fontes, ou outro monumento. O fato delas estarem em praça publica não quer dizer que você pode fazer o que quiser, lembre-se é sempre uma obra de arte e deve ser preservada! (parece absurdo mas é bem comum)