O que fazer na Itália em Fevereiro? Veja o calendário de eventos na Itália em fevereiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2024. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Fevereiro na Itália pode ser um pouco triste. E frio. Mas, se você conseguir superar isso (ou pelo menos colocar um casaco quente), verá que a Itália em fevereiro oferece boas opções! Na maioria dos lugares, há menos multidões, os preços de hotéis e passagens aéreas são mais baixos e há muitas atividades e eventos em oferta por causa do Carnaval.
Fevereiro na Itália tem algo para todos – esqui e esportes de inverno, museus sem aglomeração, comidas deliciosas, cafés e restaurantes aconchegantes e celebrações incríveis como o Carnevale.
Nota – Embora haja muito menos multidões do que na maioria dos outros meses do ano, saiba que o período do Carnaval em Veneza e outras cidades que comemoram é a alta temporada – e as tarifas e a disponibilidade do hotel refletem isso. O restante do mês é considerado baixa temporada.
Leia:
- Onde festejar o Carnaval na Itália
- Dicas de como se divertir no Carnaval de Veneza
- As opções de Carnaval na Toscana
- O Calendário de Eventos do Carnaval de Viareggio
- O curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi + vídeo
Índice:
Primeira vez na Itália?
- Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
- Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
Feriados e Festivais na Itália em Fevereiro
Dos feriados italianos que seguem as mesmas datas todos os anos, fevereiro oferece escolhas escassas. O Dia dos Namorados é bem comemorado na Itália, com belos jantares e algumas cidades se vestem de eventos. Os italianos costumam dar flores e chocolates aos seus amores.
Um dos maiores festivais da Itália geralmente ocorre em fevereiro, no entanto, é o Carnaval de Veneza. O Carnevale, como é chamado em italiano, se move todos os anos de acordo com o calendário litúrgico, com datas que vão do final de janeiro ao início de março. Há uma grande chance de que algumas das comemorações do Carnaval em Veneza caiam em fevereiro, que é a exceção da “baixa temporada” que mencionei anteriormente. Este ano, 2024, ocorre de 8 a 14 de fevereiro veja NESTE TEXTO.
Outro famoso festival de carnaval é realizado na cidade piemontesa de Ivrea todos os anos – o Carnevale d’Ivrea também é conhecido como a “Batalha das Laranjas” – saiba mais aqui – Os foliões se vestem com trajes medievais e (como o apelido sugere) jogam laranjas uns nos outros. Viareggio na Toscana também tem um famoso Carnaval, com enormes figuras de marionetes desfilando pelas ruas. Escrevi um texto específico com os Carnavais na Itália de norte a sul, VEJA AQUI.
A cidade de Sanremo, na Ligúria, hospeda uma competição anual de música (o vencedor representa a Itália no Festival Eurovisão da Canção), que às vezes é realizado em fevereiro. É uma chance de ver alguns dos músicos mais populares do país se apresentarem. Na Sicília, o Festival das Amendoeiras em Flor de uma semana em Agrigento ( Sagra del Mandorlo in Fiore ) é no início de fevereiro.
O período oficial de vendas de inverno da Itália geralmente vai até meados de fevereiro (começa no início de janeiro), então você também pode colocar sua cara de viciado em compras e pegar o último dos acordos de liquidação antes que os varejistas reabasteçam para a temporada de primavera.
Fevereiro na Itália:
Há muitas boas razões para fevereiro ser um bom mês para viajar para a Itália: a primeira é que as passagens aéreas e os hotéis são tendencialmente mais baixos do que durante o resto do ano, o que significa que você pode ficar por mais tempo em acomodações de alto padrão. Como fevereiro é considerado baixa temporada, não haverá muitos turistas por perto, uma boa vantagem se você estiver procurando viver uma Itália mais real, sem precisar fazer fila ou disputar os museus com hordas de turistas. Obviamente temos uma exceção aqui… estou falando de Veneza! Por motivos de Carnaval, é claro. Um dos carnavais mais famosos do mundo fazem os preços na nossa amada Veneza subirem.
A outra razão para escolher fevereiro para as suas férias na Itália é, obviamente, a celebração mundialmente famosa do Carnaval. Claro que não são festas que cheguem aos pés do carnaval brasileiro, mas são tradições diferentes. Algumas cidades são particularmente famosas por seu carnaval, Veneza possivelmente é o melhor exemplo. Uma atmosfera descontraída e divertida caracteriza esse período do ano.
Veja algumas dicas do que fazer na Itália em Fevereiro:
- É CARNAVAL! – O Carnaval é comemorado em todo o país, mas o lugar mais conhecido para desfrutar é certamente Veneza. No entanto, lembre-se de que os hotéis devem ser reservados com meses de antecedência e as tarifas tendem a ser muito altas. Se você gostaria de ir a Veneza na época do Carnaval, é aconselhável reservar com antecedência para ter a chance de aproveitar as ofertas antecipadas de tarifas e pacotes. As celebrações duram algumas semanas, com Veneza e Viareggio sendo consideradas por muitos destinos favoritos. Cada parte da Itália celebra o Carnaval de maneiras diferentes, algumas com desfiles com temas únicos, outras com hábitos peculiares, como competições de arremesso de laranja. Você encontra as informações sobre diversos carnavais da Itália aqui no site.
- FESTA DE SÃO VALENTIM – 14 de Fevereiro, dia de São Valentim, é a data em que é comemorado o dia dos namorados em diversos países, inclusive na Itália. São vários os eventos com tema romântico, e pode ser um ótimo período para você viajar com seu amor! Leia: Dia de San Valentino – porque aqui o dia dos namorados é comemorado no dia 14/02?
- TEMPORADA DE ESQUI : É hora de esquiar ou pelo menos brincar na neve! Em Fevereiro as estações de esqui funcionam a todo vapor!
6 Razões para visitar a Itália em fevereiro
- O Carnevale acontece na Itália em fevereiro e, se você puder, experimente. Veneza é o local mais conhecido para as festividades do Carnevale, mas há celebrações em todo o país.
- Há menos multidões do que na primavera, verão e outono. Você pode viajar em cidades como Roma e Florença e se sentir como um morador local. E com menos multidões, você pode ter planos de viagem flexíveis.
- É o fim do tempo de saldi (venda) de inverno na Itália – os melhores descontos de compras do ano (junto com o saldi de julho de verão ).
- É o momento perfeito para visitar algumas das melhores estâncias de esqui da Europa – elas costumam ter mais neve em fevereiro.
- Dependendo de onde você viajar, fevereiro pode ser uma das épocas mais baratas para visitar a Itália. É baixa temporada fora das estações de esqui, então você encontrará ótimas ofertas em hotéis e passagens aéreas.
- Hotéis, restaurantes e outros que trabalham com turismo tiveram um longo e tranquilo inverno e baixa temporada e estão prontos para recebê-lo de volta – você provavelmente será recebido com entusiasmo e gentileza extras.
4 Razões para não visitar a Itália em Fevereiro:
- Já mencionei que está frio, triste e às vezes chuvoso ?
- Você verá que algumas coisas estão fechadas . Cidades de praia e pequenas aldeias ainda estão fechadas para o inverno. Alguns restaurantes e lojas em cidades pequenas (como as aldeias do sul da Toscana de Pienza e Montepulciano ) fecham durante os meses de inverno porque não recebem visitantes suficientes para valer a pena permanecer abertos.
- Você não poderá nadar , caminhar em alguns lugares ou participar de outras atividades de clima quente .
- Dependendo de onde você viaja, pode ser uma época cara para visitar . É alta temporada para estações de esqui nas Dolomitas, por exemplo, então espere pagar um prêmio por hotéis, atividades e restaurantes. Também é alta temporada de férias em muitos lugares durante o Carnevale (Veneza e Viareggio, por exemplo).
Onde ir em Fevereiro?
Localização | O que fazer |
---|---|
Veneza | participe da maior celebração do Carnaval da Itália |
verona | comemore o dia dos namorados na cidade do amor |
As Dolomitas | esquiar nas melhores pistas da Itália |
Sicília | explore sítios arqueológicos sem calor ou multidões |
Roma | visite museus e monumentos com menos multidões |
Milão | participe da semana de moda, pegue o final do inverno saldi (vendas), explore o distrito de Brera |
Turim | confira a cultura do café |
Pugia | explore as pequenas cidades caiadas de branco |
Florença | tenha o Davi de Michelangelo só para você |
Vou citar abaixo cada um desses locais:
Veneza celebra Carnevale (carnaval) no inverno por mais de duas semanas (geralmente em fevereiro). As maiores comemorações são no fim de semana antes de Martedì Grasso (terça-feira gorda). Se você está animado para ver ou participar do Carnevale, faça-o! É uma experiência cultural incrível.Se você não está interessado em Carnevale, é melhor ficar longe de Veneza durante a celebração – você realmente não pode evitá-lo!
Acomodação, aluguel de fantasias e bailes de máscaras podem ser caros, mas há muitas maneiras de aproveitar as festividades do Carnevale sem gastar muito. Você pode:
- assista ou participe de desfiles de fantasias
- assistir os fogos de artifício à noite
- participe de eventos gratuitos e passeios em museus
- ver o vôo do anjo (zipling na Piazza San Marco)
- comer frittelle (donuts especiais de carnaval)
Muitos visitantes de Veneza no inverno se preocupam com a acqua alta (água alta). As barreiras MOSE são ativadas e levantadas quando se prevê uma maré extremamente alta. O MOSE não evitou todos os casos de acqua alta, porque as barreiras só são levantadas quando há previsão de maré alta extrema – e se a previsão estiver errada, podem não ser levantadas a tempo. Algumas das piores inundações ocorrem na Piazza San Marco e na incrível Basílica. A cidade começou recentemente a usar barreiras de vidro para impedir as inundações na Basílica. Se você for ‘pego’ na enchente, talvez seja necessário encontrar uma rota alternativa, usar as plataformas montadas na praça ou comprar um par de botas e caminhar pelas águas!
Verona fica toda arrumada para o Dia dos Namorados. Afinal, esta é a casa de Romeu e Julieta. A cidade recebe uma celebração de um mês em fevereiro, cheia de amore (amor) e eventos. Os destaques incluem:
- exibições especiais de filmes românticos no Teatro Ristori
- a Meia Maratona Romeu e Julieta
- jantares com temas românticos
- um dia dos namorados e um mercado ao ar livre com tema de amor
- música ao vivo
- experimente Baci di Romeo e Baci di Giulietta (um tipo de biscoito chamado ‘beijos de Romeu e Julieta’).
As Dolomitas são o paraíso dos esquiadores. Com o passe Dolomites Superski, você tem acesso a mais de 1.200 quilômetros de pistas de esqui e 450 teleféricos. Existem também excelentes alternativas de atividades para não esquiadores:
-
- visite um spa
- ir com raquetes de neve
- aproveite para observar as pessoas e fazer compras em Cortina
- aproveite as opções gastronômicas de destaque da região
- andar de gôndola para comer em uma cabana na montanha
- tome chocolate quente em um hotel aconchegante enquanto lê e relaxa
- confira o Messner Mountain Museum
Na Sicília em fevereiro não é tempo de praia, mas é um momento perfeito para visitar as cidades, monumentos e tesouros arquitetônicos da Sicília. Você pode visitar monumentos e aldeias sem multidões e calor extremo! Palermo, Siracusa e Taormina são minhas principais escolhas para uma viagem à Sicília em fevereiro.
É bom saber: não é uma boa época para visitar as Ilhas Eólias, na costa norte da Sicília. A maioria das lojas, restaurantes e hotéis estão fechados durante o inverno, e as balsas estão sujeitas a atrasos e cancelamentos devido ao mau tempo.
Fevereiro em Roma é legal, mas se você se vestir adequadamente, pode ser uma época agradável para visitar. Ainda é frio para restaurantes e cafés ao ar livre, mas a desvantagem é menos multidões – você poderá visitar os monumentos famosos da cidade sem ter que passar por todos. Roma é um excelente destino para compras e fevereiro marca o fim do inverno saldi (vendas).
Nota: Junto com os fechamentos de domingo habituais, os Museus do Vaticano estão fechados em 11 de fevereiro em observância do Dia do Tratado de Latrão, o dia (em 1929) em que a Cidade do Vaticano se tornou um estado soberano.
Se você está procurando excelentes compras, passe um tempo em fevereiro em Milão – é a última parte do inverno saldi (vendas). Milão tem uma variedade de lojas, desde grifes italianas de luxo até estilistas locais da moda. Você também pode visitar museus com menos multidões e conferir a cena cultural de Milão. Dirija-se ao teatro La Scala para ópera, balé, teatro e sinfonia.
Torino Em fevereiro – Torino tem uma maravilhosa cultura de cafés na calçada, e continua (mas de forma menor) durante os meses de inverno. Você encontrará muitos assentos internos em cafés – perfeitos para ler um livro enquanto saboreia bicerin (uma bebida quente de Torinês com leite, café expresso e chocolate)! Ou troque sua bebida quente por petiscos e uma taça de vinho produzido na região, como o Barbera e o Barolo. Pare no Eataly original, instalado em uma antiga fábrica com muito espaço para seu mercado e restaurante.
Puglia em fevereiro – Se você não está interessado em passar o tempo na praia, fevereiro é uma ótima época para visitar a Puglia. Os visitantes lotam a região por causa de suas praias (e por um bom motivo, elas são limpas e lindas), então as coisas ficam bem tranquilas no inverno. Muitos hotéis estarão fechados durante o inverno, mas você ainda terá muito por onde escolher. Baseie-se em um lugar e passe seus dias visitando as belas cidades caiadas de branco da região. Alguns dos meus favoritos são Ostuni, Martina Franca, Alberobello, Polignano a Mare e Monopoli. Confira algumas das oliveiras mais antigas da Itália e prove o azeite colhido no outono anterior.
Florença em fevereiro – Se você aguentar o clima (traga um casaco pesado, chapéu e sapatos ou botas quentes), você terá os museus e lojas de classe mundial da cidade ao seu alcance. Você pode encontrar ótimas ofertas em lojas locais durante o saldi (vendas). Cafés históricos (como o Caffé Gilli na Piazza della Repubblica) criam áreas externas aconchegantes, perfeitas para uma pausa rápida para o café ou para passar uma tarde inteira relaxante. Se precisar se aquecer um pouco, ponha o coração para bater mais forte na subida da colina que leva à Piazzale Michelangelo e sua vista da cidade.
Tempo em Fevereiro:
O clima de fevereiro é frio e frequentemente úmido em quase toda a Itália. Essa umidade se manifesta como neve nas montanhas, e a neve também pode descer nas elevações mais baixas
Os esquiadores e praticantes de snowboard ainda estarão indo em massa para os resorts de esqui nas montanhas, desde os picos do norte dos Alpes e Dolomitas até a espinha dos Apeninos que desce pelo meio do país e até a ponta vulcânica (e bastante esquiável) do Monte Etna na Sicília. Fevereiro ainda faz parte da alta temporada da Itália quando se trata de destinos de esqui.
No final do mês, não está fora de questão que você também experimente alguns dias que parecem prenúncios da primavera – frios e claros, quando está frio na sombra e quente no sol, mas não tão quente que você deseja tire seu casaco de inverno. Você pode apenas querer usar óculos de sol de vez em quando.
Fevereiro é um dos meses mais frios do ano na Itália, embora as temperaturas variem bastante, dependendo de onde você está.
- O norte da Itália é muito frio e há neve em altitudes mais elevadas. As temperaturas oscilam em torno da marca de 0°C.
- A Itália central também tende a ter invernos frios e pode ver neve. As temperaturas são geralmente em torno de 9° C.
- O sul da Itália é a parte mais quente do país em fevereiro, mas não é tempo de banho de sol! As temperaturas tendem a oscilar em torno de 13°C. O sul tende a ver mais sol do que outras partes do país durante fevereiro e mais chuva do que outras épocas do ano.
Muitas cidades italianas (Milão, Florença, Parma, para citar algumas) podem sentir muito frio durante o inverno, quando a umidade se combina com as temperaturas frias.
Não confie em dados meteorológicos históricos. Certifique-se de verificar a previsão do tempo antes de sair!
Cidade | Alto | Baixo | Precipitação | Notas |
---|---|---|---|---|
Milão | 10°C | 1°C | 10,7 mm | |
Veneza | 9°C | 1°C | 7,9 mm | |
Florença | 13°C | 3°C | 23,2 mm | |
Roma | 14°C | 3°C | 24,9 mm | |
Nápoles | 14°C | 5°C | 33,3 mm | mês mais frio, junto com janeiro |
Palermo | 15°C | 9°C | 53,2 mm |
LISTA DE EVENTOS 2024:
Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.
Festas e Folclore
*2 e 3 – Roma (Lazio) – La Candelora – velas para Maria – No dia 2 de fevereiro, uma das mais antigas festas cristãs acontece em Santa Maria dell’Orto (na Via Anicia, no bairro de Trastevere): La Candelora. É a festa cristã da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Templo de Jerusalém, chamada “Candelora”. No dia 2 de fevereiro, as velas são abençoadas e distribuídas aos fiéis. No folclore popular, este dia é lembrado com uma canção de ninar que vem em muitas variações. Uma das mais conhecidas é esta: “Candelora, se o tempo estiver bom estamos fora do inverno, se chover ou se houver vento ainda há quarenta dias de tormento”. Segundo a tradição, a história da Candelária remonta ao Evangelho de Jesus. Conta-se que, ao chegar ao templo nos braços de sua mãe, a Virgem Maria, foi acolhido pelo velho Simeão que o chamou de “luz para iluminar o povo”. A partir desse momento, no dia 2 de fevereiro, são abençoadas e distribuídas velas aos fiéis, que, uma vez acesas, simbolizam aquela luz. Na capital, todos os anos, segundo um costume consolidado há muitas décadas, acontece a Candelora dei Fiumaroli. É uma cerimônia que remonta ao século XVI, e é renovada anualmente graças à Arquiconfraria de Santa Maria dell’Orto , a mais antiga associação mariana ainda ativa em Roma. A celebração ocorre geralmente na igreja da via Anicia, 10, e inclui a Santa Missa com o ápice da bênção das velas e a distribuição das velas bentas aos fiéis. O reitor da igreja entrega as velas bentas a representantes das forças da ordem, da região, a associações desportivas, federações e também a empresas e a todos os que amam o rio Tibre. Os confrades distribuirão velas votivas aos fiéis para que as levem e guardem em casa, para acendê-las em caso de perigo ou doença.
*3 – toda Itália – San Biagio e o último panetone – No dia 3 de fevereiro, os italianos comem seu último panetone, que reservaram para o Natal. Esses últimos restos de panetone no dia da festa de San Biagio, devem proteger contra dores de garganta. San Biagio era um bispo armênio que foi preso por volta de 300 DC. Ele foi trancado em uma masmorra escura, mas não foi completamente privado do mundo exterior. Ele ocasionalmente recebia visitas. Um dos visitantes era uma mulher que tinha corrido direto para a prisão em desespero. Seu filho corria o risco de engasgar com uma espinha de peixe e ela tinha ouvido falar que São Biagio sabia o que fazer com isso. E, de fato, sem precisar virar o menino de cabeça para baixo, com um leve toque, fez com que o osso preso saltasse da garganta do menino. Qualquer pessoa que sofra de dores de garganta e outras doenças da garganta faria bem em receber a bênção de São Biagio. Se você estiver na Toscana, faça-o muito apropriadamente na igreja de Madonna di San Biagio, nos arredores de Montepulciano.
*3, 4 e 5 – Catania (Sicília) – Viva Sant’Agata! – A procissão em homenagem a Sant’Agata em Catania é um evento especial, com muita emoção, uma fé sólida e inúmeras tradições que se mantêm desde o início do século XII. -As festividades começam no dia 3 de fevereiro, quando a iluminação pública especial é acesa em Catania. A iluminação é diferente a cada ano, mas é sempre um espetáculo especial quando a cidade é banhada por uma luz quase mágica. Várias procissões acontecem em homenagem a Sant’Agata, incluindo onze padiolas com mais de novecentos quilos representando diferentes profissões – carregadas por seis a doze homens. A procissão mais importante é, claro, a protagonizada pela própria Sant’Agata, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro. A santa é conduzida por toda a cidade, com o grande final de uma espetacular queima de fogos. Em homenagem ao dia da festa de Sant’Agata, em 5 de fevereiro, as pessoas na Sicília comem minne di Sant’Agata , os seios de Sant’Agata. Os pastéis em forma de seios fartos e brancos, com mamilo em forma de cereja cristalizada, fazem parte da festa de Santa Ágata. Os pastéis são uma referência à sinistra história de Agatha, a mártir de Santuzza. Quando ela rejeita o cruel cônsul Quintianus, ele ordena que seus seios sejam cortados em vingança. Veja bem: il conto delle minne, a soma do minne, deve ser sempre par: dois seios, dois pastéis para cada mulher. Portanto, não escolha pastéis muito grandes!
03, 08, 11, 13, 18, 24 – Viareggio (Toscana) – Carnaval em Viareggio – A cidade costeira toscana de Viareggio é a ‘Capital do Carnaval’. O ex-primeiro-ministro italiano Andreotti disse uma vez: ‘Se sua imagem não viajou por Viareggio em um carro alegórico, você não é importante.’ Algo que os habitantes desta cidade carnavalesca só podem concordar… Através deste link você pode ler mais sobre o carnaval de Viareggio.
04, 11, 13 e 17 – Putignano (Puglia) – Carnaval de Putignano – O carnaval mais antigo do mundo é celebrado no calcanhar da Itália. Segundo os habitantes de Putignano (Puglia), seu carnaval é o mais antigo. Já em 1394, um desfile de carnaval teria passado por aqui pelas ruas. A alegre procissão carnavalesca de Putignano ainda é um dos desfiles mais longos do mundo, com muitos homens e mulheres mascarados e fantasiados e carros alegóricos especiais. Você pode encontrar todos os detalhes no site do Carnevale di Putignano.
5 e 12 – Castiglion Fibocchi (Toscana) – Carnaval dos Filhos de Bacco – O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza. Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo.
*5 – Dia Mundial da Nutella – Em 5 de fevereiro é o World Nutella Day, ou Dia Mundial da Nutella! Este dia tão saboroso foi organizado pela primeira vez em 2007 e é uma iniciativa das fãs de Nutella Sara Rosso e Michelle Fabio, duas escritoras americanas que vivem na Itália e são completamente viciadas na famosa pasta de avelã.
*9 a 14 – Verona (Vêneto)- Verona in Love – Talvez a festa mais bonita aconteça em Verona em fevereiro; porque lá você simplesmente celebra o amor! Se a cidade já é um lugar romântico o ano todo, graças à história de amor de Romeu e Julieta, no Dia dos Namorados a cidade fica ainda mais encantadora do que o normal. É quando Verona in Love é celebrada, uma ode ao amor e ao romance. Você pode literalmente se entregar ao amor, com toda uma gama de atividades em torno do tema do amor, desde filmes especiais e menus românticos em restaurantes especialmente selecionados até shows intimistas e um evento de beijos conjuntos. Veja programação – O topo da Torre Lamberti fica vermelho durante Verona in Love. Um motivo extra para subir e roubar um beijo de seu amante enquanto Verona está a seus pés… Leia dicas de Verona aqui.
*9 a 14 – Lago de Garda (Veneto e Lombardia) – Lago di Garda in love. O romântico evento” Lago de Garda In Love “, envolve dez cidades encantadoras do Lago de Garda: Borghetto di Valeggio sul Mincio, Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torri del Benaco, Campo di Brenzone sul Garda, Malcesine e Toscolano Maderno. O símbolo do evento será o “Passeio do amor – 3.000 passos que fazem bem ao coração”, o caminho para pedestres à beira do lago que liga Garda a Bardolino e vice-versa. Saiba mais AQUI.
*10, 11, 12 e 13 – Ivrea (Piemonte) – Histórico Carnaval de Ivrea e a batalha das laranjas – A famosa e espetacular Batalha das Laranjas enche a cidade de cores e aromas, momento de grande envolvimento e forte emoção que evoca a rebelião: o povo, ou os atiradores de laranja a pé sem qualquer proteção, lutam com golpes de laranja contra os exércitos do senhor feudal, representado por atiradores em carroças puxadas por cavalos, com proteções e máscaras que lembram as antigas armaduras. Em sinal de participação na festa, a partir da quinta-feira, cidadãos e turistas saem às ruas vestindo oGorro frígio , um chapéu vermelho em forma de meia que representa a adesão ideal à revolta e, portanto, a aspiração à liberdade. Todos os anos, no domingo de carnaval, os atiradores de laranja competem em nove times diferentes. Eles jogam suas laranjas na direção da ‘nobreza’ que percorre a cidade em carroças de madeira, pelas ruas cada vez mais escorregadias. Como espectador, você não tem garantia de estar seguro durante a Battaglia dele Arance; Portanto, verifique se você também tem um estoque de munição laranja! Saiba mais aqui.
11, 13 e 17 – Manfredonia (Puglia) – Carnaval de Manfredonia – Especial também é o Carnaval de Manfredonia , também na Puglia, uma festa mágica com trajes coloridos, grandes carros alegóricos feitos de papel machê e, acima de tudo, muitos alegres e orgulhosos Manfredoniani que fazem deste evento um espetáculo especial. Especialmente a Sfilata delle Meraviglie, a colorida procissão que percorre toda a cidade como o grande final da festa carnavalesca, é de tirar o fôlego.
*até 13 – Veneza (Vêneto) – Carnaval em Veneza – Durante o que talvez seja o carnaval mais famoso do mundo, o Carnaval de Veneza , todos se vestem de maneira irreconhecível, mas linda, com fantasias especiais e máscaras combinando. Uma das tradições mais bonitas é a procissão das Marias, que sai de San Pietro in Castello todos os anos no início da tarde do primeiro sábado do carnaval. Também recomendado é o Volo dell’Angelo, o Voo do Anjo, na Piazza San Marco – um passeio de conto de fadas, mas alucinante, que fará o coração dos espectadores bater mais forte! Confira o site do Carnevale di Venezia para todos os detalhes. Leia nosso texto: Dicas de como se divertir no Carnaval de Veneza
*13 e 14 – Oristano (Sardenha) – Sa Sartiglia – carnaval a cavalo – O carnaval também é celebrado de maneira especial em Oristano, uma cidade no oeste da Sardenha. Sa Sartiglia é uma das corridas de cavalos mais antigas e espetaculares da região do Mediterrâneo. É realizada todos os anos no último domingo da Quaresma e na terça-feira de carnaval. Sa Sartiglia tem suas raízes no período de dominação espanhola e é comemorado todos os anos desde 1478. Cerca de cem cavaleiros, liderados por Su Componidori, correm a todo galope para tentar perfurar um símbolo em forma de estrela, conhecido simplesmente como “ sa Sa Sartiglia” com sua espada.
*14 – Terni (Marche) – Festa di San Valentino –No dia 14 de fevereiro acontece o dia de São Valentim em Terni em homenagem ao santo mártir cristão protetor da cidade, nascido em Terni e bispo da cidade aos 21 anos, já que São Valentim, além de ser o Protetor da cidade, também é conhecido como o Protetor dos apaixonados. Alguns factos históricos sugerem que a festa de São Valentim já é dedicada aos namorados desde os primeiros séculos do milénio. Uma das provas mais curiosas é a fundação, em 14 de fevereiro de 1400, de um “Tribunal do Amor” em Paris, que tinha a função de decidir sobre as disputas relativas aos contratos amorosos, à traição e à violência contra as mulheres. Os jurados foram selecionados com base na familiaridade com o poema de amor (fonte: Wikipedia). Durante a festa de São Valentim em Terni costumam ser organizados shows de música, danças, torneios e Cioccolentino , nos quais mais de 300 barracas enchem as ruas da cidade perto da catedral a ele dedicada. Saiba mais.
*14 – em toda Itália – Dia dos Namorados – Segundo uma das histórias, o Dia dos Namorados teve origem na Úmbria, o coração verde da Itália. Em Terni, para ser preciso, uma pequena cidade entre Roma e Perugia. Agora é comemorado em todos os lugares. Leia porque se comemora São Valenti como dia dos Namorados AQUI.
*15 – Brescia (Lombardia) – Dia dos Solteiros/ São Faustino – São Faustino, um dos santos padroeiros de Brescia, é homenageado no dia 15 de fevereiro com uma grande festa, com feira livre, apresentações, boa comida e bebida e fogos de artifício sobre a cidade – saiba mais aqui. Também há muitas festas para solteiros, porque São Faustino pode aquecer o coração dos solteiros no dia seguinte ao Dia dos Namorados.
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
*3-4 – Verona (Vêneto) – Amarone Opera Prima o evento inteiramente dedicado ao principal produto da denominação Valpolicella, que substitui o tradicional Preview Amarone.
*9 a 14 – Terni (Umbria) – Cioccolentino – O evento mais romântico e delicioso do ano. O programa de Cioccolentino inclui; degustações guiadas; degustações “folclóricas”, sobre as diferentes tradições chocolateiras italianas; show cooking e workshops sobre os segredos da pastelaria e da chocolateria; oficinas para crianças; o concurso de design de bolos Love Cake; e muito mais. O último dia, 14 de fevereiro, em Terni é comemorado o dia dos namorados para todos os apaixonados. Recomendamos sempre verificar na página do facebook qualquer alteração de datas ou programa.
*10 a 18 – Nápoles (Campânia) – Nautic Sud International Boat Show – De 10 a 18 de fevereiro de 2024 acontece em Nápoles o International Boat Show International NauticSud (feira de exposições internacionais) O International NauticSud, em sua 50ª edição , é apresentado na Mostra d’Oltremare onde costumam ficar expostas mais de 400 embarcações em aproximadamente 30 mil m². Recomendamos consultar no site ou na página do evento no Facebook qualquer possível alteração de datas ou programação.
*14 a 19 – Florença (Toscana) – Anteprime Toscane 2024 – Toscana –Buy Wine – Prévias da Toscana 2024 é a inauguração da semana de Prévias dos vinhos da Toscana: Chianti Classico Collection, Preview Vino Nobile di Montepulciano e Chianti Lovers & Rosso Morellino. Durante as prévias da Toscana 2024, os Consórcios de Proteção apresentarão as novas safras e orientarão jornalistas e operadores na descoberta de seus territórios.
-
-
- 14 fevereiro – PrimAnteprima – abertura Anteprime di Toscana 2024 (Florença)
- 15 – 16 fevereiro – Chianti Classico Collection (Firenze) – Enquanto aguardo os detalhes da prévia da coleção Toscana Chianti Classico 2024, contarei o que aconteceu no ano passado. O formato incluiu dois dias reservados à imprensa e profissionais do setor, e um dia aberto ao público, para conhecer mais de 200 produtores e provar mais de 700 rótulos assinados por Gallo Nero, Chianti Classico vintage, Riserva e Gran Selezione, o Vin Santo de Chianti Classico e óleo DOP Chianti Classico. O evento faz parte do programa Tuscany Previews.
- 17 fevereiro – Anteprima Vino Nobile di Montepulciano (Montepulciano) – “Anteprima Nobile” – organizada pelo Consórcio do vinho Noble de Montepulciano
- 18 fevereiro – Chianti Lovers & Rosso Morellino (Firenze) –Chianti Lovers 2024 é a antevisão do vinho toscano por excelência: Chianti. Este ano estará na passarela a safra 2023, que ainda não cresceu, mas já está pronta para se fazer ouvir. Todos os anos, mais de cem vinícolas participam do festival do vinho com centenas de rótulos para degustação. O formato costuma incluir uma primeira parte dedicada apenas aos operadores e depois portas abertas aos entusiastas. O evento faz parte do programa Tuscany Previews.
- 19 fevereiro – Anteprima L’Altra Toscana (Firenze) – L’Altra Toscana 2024 é o evento que faz parte do calendário Previews of Toscana. Centra-se na apresentação de dezasseis DOP com os seus respectivos doze Consórcios, todos juntos para contar a história de uma Toscana diferente de vinhos feitos de denominações ainda pouco conhecidas ou pequenas que enriquecem, com picos de qualidade cada vez mais elevados, a oferta de vinhos do região. Territórios, da serra ao mar, onde a vinha é cultivada há séculos e onde, ao lado de produtores locais históricos, nomes consagrados da enologia italiana trazem para os copos toda a força e identidade dos próprios terroirs.
-
*19-20 – Bettona (Umbria) – ANTEPRIMA OLIO EXTRAVERGINE DI OLIVA DOP UMBRIA – O Preview, organizado pela Strada dell’olio e.v.o. Dop Umbria, é uma novidade absoluta no panorama dos eventos promocionais dedicados aos azeites virgem extra certificados, que enriquecem o importante trabalho de promoção integrada do território regional e do Azeite Virgem Extra Dop Umbria, já realizado com a Frantoi Aperti na Umbria , um dos eventos de turismo de azeite mais importantes da Itália, que precisamente durante o período de prensagem da azeitona, coloca em destaque a Úmbria rural, as aldeias com alta vocação oleícola e os produtores de azeite DOP Umbria e.v.o.
*23 a 25.02 e 1 a 3.03 – Norcia (Umbria) – Fiera del Tartufo Nero – De 23 a 25 de fevereiro e de 1 a 3 de março de 2024, a feira dedicada à Trufa Negra local (Nero di Norcia) volta para sua 60ª edição Nero di Norcia é a feira agrícola mais importante da Úmbria, reunindo todos os “trufistas”, “norcini” e pastores da região (normalmente mais de 100 expositores no total!) O protagonista principal é a Trufa Negra Fina de Norcia (tradicionalmente conhecida em inglês como Nursia), mas “no palco” é possível encontrar outros produtos tradicionais locais como os charcutaria, o presunto IGP de Norcia, o queijo de leite de ovelha , a Lentilha IGP de Castelluccio di Norcia e outras leguminosas e cereais da região. A feira é uma oportunidade para conhecer os produtos tradicionais desta zona e descobrir os sabores autênticos de uma das regiões italianas que salvaguardam com paixão a tradição agrícola local. A programação do Nero di Norcia inclui showcooking , dois desfiles, eventos sobre questões de economia territorial, trufas e outras degustações gastronômicas . Verifique o site >>> ou a página do Facebook >>> para programas e detalhes
*26 a 28 – Bolonha (Emilia Romanha) –Slow Wine Fair – Bolonha / Emilia Romagna – A Slow Wine Fair 2024 é um evento de importância internacional. O que você encontrará: mais de 400 vinícolas já selecionadas de acordo com os princípios Slow Food de bom, limpo e justo. Para quem: entusiastas, curiosos , sommeliers, operadores do setor. Winelover (apenas 25 de Fevereiro) entrada 39 euros – Promoção de Natal a 29 euros até 31 de Dezembro de 2023. Operadores (todos os três dias) entrada 20 euros por um dia.
*29.02 a 02.03 – Milão (Lombardia) – OlioOficina – De 29 de fevereiro a 2 de março de 2024 acontece em Milão a 13ª edição do Festival do Azeite ( Festival Olio Officina ) – Temperos para o paladar & para a mente, Festival do Azeite é um festival gastronômico e projeto cultural que visa difundir o conhecimento e a cultura do azeite, do vinagre e de qualquer outro tempero Consulte o programa , detalhes e atualizações no site ou na página do facebook
Esporte e Aventura
*18 – Terni (Umbria) – Maratona di San Valentino – A Maratona de São Valentim retorna a Terni, a cidade do amor! A maratona passa por Valnerina, o vale verdejante do Nera, e chega às Cataratas de Marmore, entre as cachoeiras mais altas da Europa. A maratona começa em Terni, passa por Ferentillo, conhecido pelo Museu das Múmias, Montefranco, Arrone, uma das mais belas aldeias da Itália e os dois distritos de Casteldilago e Torre Orsina, entre encantadores castelos, mosteiros, cidadelas e moinhos. Antes de voltar para Terni, os corredores podem apreciar a vista da cahcoeira de Marmore. Mais informações AQUI.
*25 – Salsomaggiore (Emilia Romanha) – A Maratona de Verdi , a maratona internacional que percorre os locais de nascimento de Giuseppe Verdi , retorna para sua 25ª edição no domingo , 25 de fevereiro de 2024 , oferecendo 4 distâncias diferentes : 42-30-21-10 quilômetros. Os 10 km são competitivos e para amadores. A competição começa em Salsomaggiore , famosa por suas fontes termais, passa por Fidenza , Fontanellato e Soragna , famosa por seus castelos, Roncole Verdi , onde Verdi nasceu, e termina na Praça Giuseppe Verdi de Busseto , logo abaixo da estátua do Maestro . Acompanhando os corredores ao longo da maratona estão o imortal arie de Verdi , tocado em alto-falantes espalhados ao longo do percurso da maratona. Verifique o site ou a página do Facebook
Música e Espetáculo
*6 a 10 – Sanremo (Liguria)- Festival di Sanremo – Desde 1951, o famoso festival italiano de Sanremo reúne muitos talentos cantores italianos para um show deslumbrante. O Sanremo Casino já foi o cenário, por exemplo, em 1958, quando Nel blu dipinto del blu ganhou o primeiro prêmio no Festival de Sanremo. Info aqui. Você podera acompanhar na TV Rai!
*1 a 11 – Milão – We Will Rock You – Teatro Nazionale CheBanca
Claudio Baglioni:
- 2 a 3 – Bologna, Unipol Arena
- 3 a 5 – Milao, Mediolanum Forum
- 8 a 10 – Firenze, Nelson Mandela Forum
- 13 a 15 – Eboli, Pala Sele
- 17 – Livorno, Modigliani Forum
- 22 a 26 – Roma, Palazzo dello Sport
*6 – Alessandra [Eurovision 2023] – Milao, Santeria Toscana 31
Shade:
- 15 -Torino, Hiroshima Mon Amour
- 20 -Milano, Magazzini Generali
- 22 – Roma, Largo Venue
- 23 – Bologna, Locomotiv Club
22 – Stephen Sanchez – Milao, Magazzini Generali
24 – Alfa – Milao, Mediolanum Forum
*Giovanni Allevi
- 25 – Pescara, Teatro Massimo
- 27 – Brescia, Gran Teatro Morato
- 29 -Padova, Gran Teatro Geox
Arte e Exposições
MARCHE
Pesaro – Capital Cultural da Itália em 2024 – Em 2024, Pesaro (Le Marche) pode se autodenominar a Capital Cultural da Itália.
PIEMONTE
Turim
- *até 7 de abril de 2024, Museo Nazionale del Cinema – O mondo di Tim Burton – No museu do cinema de Torino você faz uma viagem pelo mundo visionário do famoso diretor de cinema Tim Burton, dando uma olhada em seu arquivo pessoal repleto de ilustrações, esboços e documentos que serviram de base para seus filmes de maior sucesso.através deste link .
- *Hayez – l’officina del pittore romantico – até 1º de abril de 2024, Galleria d’Arte Moderna Na Galleria d’Arte Moderna de Torino agora você pode admirar pinturas e esboços do artista italiano Francesco Hayez, que é especialmente famoso por seu Il Bacio , o beijo. Isso dá uma ideia do processo criativo por trás das obras de Hayez. A programação original inclui mais de uma centena de obras de Hayez, protagonista indiscutível do Romantismo italiano. Todos os detalhes desta exposição podem ser encontrados aqui .
LOMBARDIA
Milão
- Histórias de bares na câmera – até 30 de abril de 2024, Galleria Campari – Em colaboração com a Magnum Photos, a Galleria Campari selecionou noventa fotos que fornecem uma bela imagem deste icônico bar da Galleria Vittorio Emanuele II em Milão.através deste link .
- Morandi 1890-1964 – até 4 de fevereiro de 2024, Palazzo Reale – No Palazzo Reale de Milão, admire a exposição Morandi 1890-1964 , com cerca de cento e vinte obras do artista bolonhês Giorgio Morandi , que se destacou na natureza morta. Mais informações podem ser encontradas através deste link .
- *El Greco – até 11 de fevereiro de 2024, Palazzo Reale – Pela primeira vez em Milão você poderá admirar uma ampla seleção de obras do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco. Mais de quarenta de suas obras brilham no piano nobile do Palazzo Reale, incluindo vários empréstimos internacionais.através deste link .
- Maria Callas – ritratti dall’Archivio Publifoto Intesa Sanpaoloaté 18 de fevereiro de 2024, Gallerie d’Italia – Em homenagem ao centenário do nascimento de Maria Callas, em 2 de dezembro de 2023, a Gallerie d’Italia exibirá noventa e uma fotografias do soprano do Archivio Publifoto Intesa Sanpaolo, do período 1954-1970. Veja este link para mais informações.
- *Goya – la ribellione della ragione – até 3 de março de 2024, Palazzo Reale – No Palazzo Reale, no outono e inverno de 2023-2024, você será apresentado a Goya, um pintor espanhol revolucionário, e a uma coleção de suas obras-primas.através deste link .
- Rodin e la danza – até 10 de março de 2024, MUDEC – Descubra a forte e criativa influência que a dança teve na obra de Auguste Rodin.Você encontrará todos os detalhes da exposição através deste link .
LIGURIA
- *Gênova – Artemisia Gentileschi – coraggio e passione – até 1º de abril de 2024, Palazzo Ducale – Artemisia Gentileschi está em destaque neste invernono belo Palazzo Ducale em GênovaVocê admirará mais de cinquenta obras-primas de museus de toda a Europa.Você encontrará todas as informações sobre a exposiçãoatravés deste link .
VÊNETO
- Conegliano – Giorgio de Chirico – Metafisica contenuta – até 25 de fevereiro de 2024, Palazzo Sarcinelli – O centenário do surrealismo será comemorado em 2024. Esta exposição no Palazzo Sarcinelli é uma amostra disso, com um dos protagonistas do movimento artístico, Giorgio de Chirico. Mais de setenta de suas obras estão em exposição, incluindo manequins sem rosto, praças e torres italianas. Mais informações podem ser encontradas aqui .
- *Mestre – Chagall – Il colore dei sogni – até 13 de fevereiro de 2024, Centro Culturale Candiani – No Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza) você fica cara a cara com os sonhos coloridos de Marc Chagall durante a exposição Chagall. A cor do sono .
TOSCANA
Florença
- Untrue Unreal – Anish Kapoor – até 4 de fevereiro de 2024, Palazzo Strozzi – Palazzo Strozzi está dedicando uma bela exposição às obras de Anish Kapoor, com instalações monumentais, pequenas obras de arte, formas originais e um pouco de ilusão de ótica aqui e ali.através deste link .
- *Alfons Mucha – La seduzione dell’Art Nouveau – até 7 de abril de 2024, Museo degli Innocenti – No Museo degli Innocenti de Florença você pode admirar uma exposição sobre Alfons Mucha, intitulada La seduzione dell’Art Nouveau (a sedução da Art Nouveau). É a primeira vez que Florença dedica uma exposição a este colorido artista e é imediatamente espetacular, com mais de duzentas obras de arte.
- *Livorno – Leonardo da Vinci: beleza e invenção – até 1º de abril de 2024, Museo della Città – Neste inverno , no Museo della Città de Livorno você pode admirar quinze desenhos do Codex Atlanticus e do Codex sobre o vôo dos pássaros de Leonardo da Vinci, que foram emprestados pela Biblioteca Ambrosiana de Milão e pela Biblioteca Reale de Torino, respectivamente. Você também pode admirar mais de cinquenta obras de seguidores de Da Vinci.
- Pistoia – Il giardino incantato – viaggio interattivo nell’arazzo millefiori – até 29 de fevereiro de 2024, Antico Palazzo dei Vescovi – No Antico Palazzo dei Vescovi você caminha por um jardim encantado, uma instalação especial dedicada à tapeçaria florida que artistas flamengos criaram no século XVI século criado. É encantador como esta obra de arte ganha vida ao seu redor! Gostaria de admirar esta exposição única com seus próprios olhos? Você pode encontrar todos os detalhes no site do Pistoia Musei .
- Pisa – Le avanguardie – com muitas obras-primas do Museu de Arte da Filadélfia até 7 de abril de 2024, Palazzo Blu (Pisa)
LAZIO
Roma
- O toque de Pigmalione. Rubens e la scultura a Roma – até 18 de fevereiro de 2024, Galleria Borghese – Com quase cinquenta obras dos mais importantes museus do mundo, a Galleria Borghese conta sobre o vínculo entre a Itália e a Europa através do olhar de um dos melhores pintores barrocos, Rubens . Através deste link você encontrará todos os detalhes e lerá mais sobre todas as diferentes partes desta maravilhosa exposição.
- *Emoção – l’arte contemporanea racconta le emozioni – até 7 de janeiro de 2025, Chiostro del Bramante – A arte moderna evoca emoções diferentes, como mostra esta colorida exposição no Mosteiro de Bramante. Você admirará obras de AES+F, Mat Collishaw, Subodh Gupta, Carsten Höller, Eva Jospin, Kimsooja, Luigi Mainolfi, Masbedo, Annette Messager, Paul Morrison, Luigi Ontani, Tony Oursler, Piero Pizzi Cannella, Laure Prouvost, Pietro Ruffo, entre outros., Alessandro Sciaraffa, Gregor Schneider, Paolo Scirpa, Nedko Solakov e Adrian Tranquilli.através deste link .
- Dacia – l’ultima frontiera della romanità – até 21 de abril de 2024, Terme di Diocleziano – Mais de mil obras de arte de quase cinquenta museus romenos foram expostas pela primeira vez na Itália, nas Termas de Diocleciano, parte do Museo Nazionale Romano. Você descobrirá tudo sobre a antiga Dácia, que corresponde mais ou menos à atual Romênia, do século VIII aC ao século VIII dC. Você pode ler todos os detalhes através deste link .
- *Fidia – até 5 de maio de 2024, Musei Capitolini – Os Museus Capitolinos dedicam uma bela exposição a Fidia, o maior escultor grego da antiguidade clássica. Mais de uma centena de obras dos museus mais importantes do mundo reúnem-se em Roma para contar a vida deste artista grego na companhia de achados arqueológicos, réplicas romanas, pinturas, esboços, manuscritos e instalações multimédia. Através deste link você encontrará todas as informações sobre esta exposição única.
- Favoloso Calvino – até 4 de fevereiro de 2024, Scuderie del Quirinale – Durante a exposição Favoloso Calvino você faz uma viagem pela vida e obra do escritor italiano Italo Calvino. Estão expostas mais de duzentas obras, desde pinturas de artistas consagrados como De Chirico e Carpaccio até esculturas, desde ilustrações e fotografias até primeiras edições dos livros de Calvino. Mergulhe no mundo fantástico de Calvino – e depois entre em uma livraria para (re)ler suas histórias!
- *Escher – até 1º de abril de 2024, Palazzo Bonaparte – Cem anos depois de sua primeira visita a Roma, em 1923, Maurits Cornelis Escher retorna à Cidade Eterna, durante uma exposição no Palazzo Bonaparte .
- Helmut Newton – Legado – até 3 de março de 2024, Museo dell’Ara Pacis – O museu do Ara Pacis oferecerá espaço por alguns meses a partir deste outono para uma ampla retrospectiva dedicada ao famoso fotógrafo Helmut Newton (1920-2004). Mais detalhes podem ser encontrados neste link .
- Entrada gratuita nos Museus do Vaticano – Todo último domingo do mês você pode visitar gratuitamente os Museus do Vaticano e a Capela Sistina , para desfrutar de todos os tesouros coletados no museu, desde o grupo de Laocoonte até as belas pinturas de Michelangelo. Certifique-se de chegar na hora certa, porque neste dia está ainda mais movimentado do que o normal.
CAMPANIA
- NAPOLES – Gli dei ritornano – 15 de fevereiro a 30 de junho de 2024, MANN – De 15 de fevereiro a 30 de junho de 2024, o MANN (Museo Archeologico Nazionale di Napoli, o museu arqueológico de Nápoles) exibirá as estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
- *POMPEI – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio – até 15 de dezembro de 2024, Pompéia, o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.
Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Fevereiro - Gastronomia Italiana
Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em fevereiro - Vinho Italiano