Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Um mergulho nas águas turquesas de Porto Cervo

Imagine-se mergulhando em um mar de águas com cores cambiantes, que vão de esmeralda a turquesa, apreciando sob as águas transparentes os peixinhos coloridos que habitam o mar. Você poderá até pensar que está no Caribe, mas não está não: você acaba de mergulhar no mar paradisíaco da Costa Esmeralda, em Sardenha!

 Porto Cervo é tudo isso e muito mais! É um destino que muitos famosos procuram, não sem razão, pois visitar esta cidade, passar alguns dias por lá, é ter o privilégio de pisar um pedacinho do céu.

É entrar em contato direto com a natureza, sentindo a areia branca e fofa sob os pés, apreciar seu mar com cores intensas, que mudam de lugar para lugar.

É divertir-se se com mergulhos, curtir o sol e tirar fotos espetaculares, ou simplesmente relaxar ouvindo o som das gaivotas que nidificam em suas praias, enquanto sente o perfume da vegetação em seu entorno.

Literalmente falando, visitar Porto Cervo é mergulhar de cabeça em um pedacinho do paraíso de Sardenha. Vem comigo!

Porto Cervo - Sardenha - Itália

Como é Porto Cervo

A cidade mais badalada de Costa Esmeralda é uma área de veraneio muito frequentada por pessoas famosas e de alto poder aquisitivo, devido à beleza de suas praias, comparadas às praias do Caribe, com mar de águas cristalinas, na cor verde-esmeralda e azul turquesa.

Em Porto Cervo você pode perder-se em suas praias paradisíacas durante o dia, onde pode relaxar e mergulhar em suas águas límpidas, longe de olhos indiscretos. Ou então, percorrer as lojas elegantes do centrinho, e adquirir roupas das melhores grifes internacionais.  E à noite, pode optar por um de seus restaurantes chiquérrimos e saborear o que há de melhor na gastronomia italiana.

Porto Cervo é distrito da cidade de Arzachena, que fica na província de Sassari, na Sardenha norte oriental. Foi construída em meio a uma enseada belíssima criada pela natureza, e tem apenas 200 habitantes.

Tornou-se o principal centro da Costa Esmeralda, devido ao movimento dos turistas, especialmente na alta temporada (entre julho e agosto), que impulsiona o comércio no centrinho de Porto Cervo, próximo à marina, onde há restaurantes e lojas de grife, em uma espécie de shopping ao céu aberto.

Com 55 km de extensão, Costa Esmeralda tem mais de 80 baías e enseadas, com pessoas e empresas que oferecem serviços impecáveis aos visitantes. Eles aportam de diferentes partes do mundo em gigantescos iates, em busca de privacidade, para relaxar em suas praias escondidas e paradisíacas.

Todo esse fluxo transformou Porto Cervo em um polo turístico muito importante para Sardenha, que assim passou a fazer parte da rota mundial de turismo.

Porto Cervo - Sardenha - Itália

História

Mas essa cidade magica e sofisticada que se chama Porto Cervo, não nasceu desse jeito, não.

No início dos anos 60 ainda não era tão conhecida, mas quando o príncipe Karim Aga Kan 4º pisou essas praias, encantou-se com as águas verdes do mar e comprou dos pescadores e pastores lá residentes, quilômetros e quilômetros de terras costeiras, ao qual deu o nome de Costa Esmeralda.

De olho em seu potencial turístico, o príncipe contratou arquitetos franceses e italianos para incrementar ainda mais a cidade, criando uma aldeia medieval, complementada com um complexo de golfe e a um iate clube.

Quando a sofisticada Porto Cervo foi descoberta por celebridades, atores e jogadores famosos e milionários, a cidade acrescentou às suas belezas restaurantes e bares com uma gastronomia excepcional, que completou as exigências dos visitantes, os quais passaram a visitá-la mais
vezes.

Porto Cervo - Sardenha - Itália

Atrações imperdíveis de Porto Cervo/Sardenha

 1 – Grande Pevero Beach

Situada em uma das zonas mais prestigiadas da Costa Esmeralda, a praia Grande Pevero tem a forma de lua crescente, com areia branca e fina e um mar de águas turquesa a banhá-la.  A orla é composta por afloramentos rochosos em alguns trechos e é muito rica em vegetação rasteira composta por zimbros, o que resulta um aroma incrível e aspecto mediterrâneo. A vegetação de troncos típica da enseada é uma parte muito apreciada por sua beleza, e também por sua sombra, que oferece abrigo nas horas mais quentes do dia. O lago Platina fica logo atrás, e um pouquinho além ficam os campos de golfe do Pevero Golf Club.

2 – Cala Granu Beach

A praia de Cala Granu é uma praia pequena com apenas 100 metros, muito procurada por famílias com crianças, por ter águas rasas. É uma praia com areia branca e fofa, com um mar de águas cristalinas em tom de azul. É uma lindíssima baía, que fica bem no coração da Costa Esmeraldo, situada a 1 Km ao norte de Porto Cervo. É cercada nos dois lados da praia por rochas e falésias, de onde se pode mergulhar com snorkel. Durante o verão a vista fica ainda mais linda com os barcos à vela que navegam naquela região, muitas vezes para baixar âncoras. A praia oferece ótima infraestrutura, com restaurante e café à disposição e guarda-sóis e espreguiçadeiras para alugar.

Porto Cervo - Sardenha - Itália

3 – Church Stella Maris

É surreal olhar para igreja branca empoleirada em uma colina acima de Porto Cervo. A igreja possui um campanário e forma de funil, com vista para a marina mais abaixo. A igreja foi projetada pelo arquiteto Michele Busiri Vici e é considerada uma joia da arquitetura sacra moderna. Consagrada nos anos 60, possui seis grandes pedras de granito que sustentam a arcada exterior. Sua fachada fica virada para o mar e apresenta um relógio bem grande, que pode ser visto velejadores. Durante o verão a igreja surpreende os visitantes com concertos de música clássica.

4 – Spaggia La Celvia

É uma das maiores praias da região, situada bem no coração da Costa Esmeralda de Sardenha. Oferece conforto e serviços turísticos excelentes, muitas opções gastronômicas em seus restaurantes, que brindam seus clientes com coquetéis e champanhe. A praia tem quase 200 metros de extensão, muitos apartamentos de luxo à sua volta. Recebe frequentemente visitas de celebridades internacionais, e os frequentadores podem praticar mergulho ou mergulho com snorkel.  Suas instalações oferecem restaurante, bar, parking, cadeiras de praia e guarda-sóis.

5 – Aquadream

O Parque Aquático Aquadrim é a opção certa para quem quer sair um pouquinho do mar e das dunas de areia. O parque oferece inúmeras atrações que fazem a alegria de toda família. Possui um slide kamikaze, um castelo, um rio, uma piscina e muita animação. Possua áreas de descanso e áreas de piqueniques.

Arnoldius, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

6 – Capo Ferro Lighthouse

O Farol Capo Ferro fica no promontório do mesmo nome. Foi construído em 1858 e continua em atividade até hoje. É um espetáculo lindíssimo ver sua torre cilíndrica, branca, de alvenaria, com 18 metros de altura, erguer-se sobre uma casa branca com dois andares e uma convidativa varanda. O farol fica a 52 metros acima do mar e emite três flashes brancos de 15 segundos. Os flashes são visíveis até uma distância de 24 milhas náuticas.

7 – Isola di Li Nibani

A Ilha Nibani (que significa gaivota), é uma ilha formada por um pequeno grupo de falésias e ilhotas que fica no sudeste do arquipélago de Sardenha, frente à Costa Esmeralda, pertinho de Porto Cervo e Porto Rotondo. A ilha é o lar de muitas gaivotas, e faz parte do Parque Internacional do Estreito de Bonifácio. É regida por normas de proteção ambiental, o que impede caça ou construções no local. É o destino de milhares de velejadores, que tem uma visibilidade de 20-30 metros, devido `s forte correnteza ao redor da ilha, que mantém a água limpa. Possui locais onde a flora e o coral subaquáticos são sensacionais, com dezenas de espécies de peixes, algas, gorgônias e possidônias. Na ilha não existem estradas e as visitas são feitas a pé, seguindo as trilhas.

8 – Isola delle Bisce

O Farol Isola dele Bisce é um destino turístico que fica em uma ilhota distante 590 metros do Farol Capo Ferro, no arquipélago de Maddalena.  Centenas de aves marinhas procuram sua praia, Calla dele Bisce, para nidificar. Tem a forma quase que oval e corresponde a uma formação granítica que se estende por uma área total de cerca de 0,32Km², com altitude de 22 metros acima do mar. É um farol ativo que oriente os navios pelo estreito Canale dele Bisce.

9 – Spiaggia del Relitto

Localizada na parte sul da ilha de Caprera, Spiaggia del Relitto é famosa pela praia do Naufrágio, que além de areias brancas e fofas e um mar transparente de cor turquesa, com fundo arenoso, oferece uma oportunidade de banhar-se ou mergulhar junto ao esqueleto de um navio carvoeiro muito antigo, que ali encalhou após um incêndio a bordo. É um local onde o turista se diverte junto aos vestígios que estão rodeados por uma rica vegetação mediterrânea.

10 – Spiaggia del Grande Pevero

É uma das praias esmeraldas mais exclusivas e glamourosas da Costa Esmeralda, onde além da beleza natural que contempla, você pode apreciar o voo das gaivotas que nidificam no local e sentir o perfume dos zimbros centenários situados em sua orla. Com cerca de 300 metros de comprimento, é uma baía em forma de meia lua, constituída por de areia fina, fofa e cintilante, que invade um mar azul turquesa, contrastando com o verde intenso das matas mediterrâneas ao redor e rochas lindíssimas, típicas de Galtura, moldadas pelo tempo. Raso e inclinado, o fundo mar nesta praia é ideal para jogos infantis e para quem se inicia em natação.  Frequentada por VIPs e paparazzi, Spaggia del Grande Pevero fica no nordeste de Sardenha, a poucos quilômetros de Porto Cervo, no território de Arzachena.  Da baía vê-se o lago Patima, que tem atrás dele campos de golfe bem cuidados, que atraem turistas de alto nível.

11 – Spiaggia Del Romazzino

Localizada em frente ao Romazzino Hotel, a praia Romazzino fica ao norte da vila Romazzino e distante 6 km da praia de Pevero, a sudeste. A cerca de 400 metros existe um parque com estacionamento.  Suas águas calmas e rasas fazem dessa praia o local ideal para famílias com crianças pequenas. Bem no meio da praia existe um píer que dá um fundo muito lindo para fotos. É uma praia paga, onde você tem que desembolsar de 7 a 8 euros para ter acesso à sua infraestrutura.

Porto Cervo - Sardenha - Itália

12 – Monte Moro

Se você gosta de caminhar e ter vistas especiais bem lá do alto, não pode deixar de visitar Monte Moro, um morro com 422 metros acima do nível do mar, que dará a você uma vista inédita de Porto Cervo. Lá no alto, se sentirá mais pertinho do céu, olhando para as enseadas da Costa Esmeralda, La Maddalena e para o interior de San Pantaleo. Verá a beleza incrível de um matagal mediterrâneo, uma verdadeira floresta em alguns pontos mais densos e torres de granitos espetaculares. O passeio é feito pela Monte Moro de Liscia di Vacca, uma trilha de 7,7 quilômetros, próxima a Arzachena, na Sardenha, e que desemboca em uma floresta. É uma trilha muito utilizada para passeios pedestres e principalmente para caminhadas. É um passeio quase desconhecido do turismo, mas muito especial, que você vai adorar!

Prato típico de Porto Cevo

Lorighitas

É uma massa artesanal feitas em forma de elos trançados, mergulhadas em um caldo de frutos do mar. Parecem cachos de cabelos trançados. Lorighitas deriva da palavra sardenha lorigas, que significa anel de ferro. Conta-se que as lorighitas, muitas vezes, eram preparadas por adolescentes, que secavam os elos ao sol e depois os pendurava em suas orelhas, como joias, pois naquela época poucos podiam usar ouro.

fugzu from Pistoia, Italia, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Desde onde é possível visitar Porto Cervo

É possível visitar Porto Cervo partindo de Roma

Distância

De Roma a Porto Cervo – 348,9 Km

Como ir de Roma a Porto Cervo

  • De ônibus/barco – O trajeto é feito em 10h46.
  • De trem/barco – O trajeto é feito em 11h54.
  • De ônibus/barco a Olbia – O trajeto é feito em 16h17.
  • De avião – O trajeto é feito em 4h48.

Conclusão

Se você chegou até aqui comigo por este tour virtual pelo belo Porto Cervo em Sardenha, pode notar que se trata, realmente de um lugar especial, com praias exclusivas e esplêndidas, onde os VIPs passam suas férias para relaxar, atraindo paparazzi de todo o mundo.

Garanto que você não vai ficar de fora e vai colocar Sardenha como seu próximo destino nas férias!

Se você quer apoio para conhecer melhor recantos pitorescos neste paraíso, clique AQUI e poderá escolher entre diversos tours de barco na Sardenha, ou ainda tours com guia particular em português.

Compartilhe este post com as pessoas que ama, faça suas reservas e, bora lá caminhar com os famosos pelas praias de Porto Cervo!

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.