Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Praias de Sardenha: verdadeiros paraísos a céu aberto

Quem já visitou a ilha de Sardenha, na Itália, pode dizer que já esteve no paraíso. São praias tão lindas e importantes, que são comparadas às praias do Caribe, e são preservadas como verdadeiros tesouros.

Você já pensou em nadar ou mergulhar em um mar azul turquesa, com águas tão transparentes que dá para ver os pequenos seres marinhos embaixo da água?

Já pensou em curtir uma praia de areia fofa, às vezes dourada, às vezes branquinha, mas de extrema pureza, esticado em uma espreguiçadeira embaixo de um guarda-sol, enquanto admira a natureza fantástica à sua volta?

Todo esse paraíso está ao seu alcance, só precisa preparar o bolso, pois além das principais despesas as praias de Sardenha, em sua maioria são pagas, assim como o estacionamento. Afinal, entrar em um paraíso preservado tem seu preço, não é mesmo?

Partiu praias de Sardenha!

 As praias mais bonitas da Sardenha

Tuerredda (Tuerredda Beach)
emmequadro61, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

1 – Tuerredda (Tuerredda Beach)

Conhecida como a joia da costa sul de Sardenha, a praia Tuerredda é considerada uma das melhores praias para mergulho em Sardenha. Possui águas calmas e transparentes, ideias para longos banhos, snorkeling, snorkeling longo, Iatismo e caiaque, ou simplesmente para relaxar. Possui uma costa mágica, com areia fina e dourada entre pequenos trechos de vegetação que a tornam mais acolhedora. A água do mar é azul e cristalina e os aromas mediterrâneos irresistíveis. A praia oferece estruturas balneares organizada. Você pode alugar espreguiçadeiras, guarda-sol e desfrutar de bebidas e comidas no local. Oferece aluguel de pedalinhos, canoas e equipamentos para diversas modalidades esportivas.

  • Localização: A praia Tuerredda fica no extremo sul de Sardenha, no território de Teulada, entre Capo Malfatano e Capo Spartivento. A cidade mais próxima é Cagliari.
  • Por que é uma das belas? – Essa praia se estende por mais de meio quilômetro e oferece uma paisagem incrível, com vista para uma outra ilha menor, cercada por uma costa rochosa, a curta distância da costa, que é acessível a nado. O contraste entre as rochas avermelhadas da orla e o mar super azul torna a água brilhante e mais linda.
Cala_Fighera
Luigi Contu, CC BY-SA 3.0, attraverso Wikimedia Commons

2 – Cala Fighera

 A praia Cala Fighera presenteia os turistas com faixas costeiras em pedras brancas, excelentes para um dia de descano na praia, sem qualquer preocupação. A enseada é protegida dos ventos com águas calmas, excelente para mergulho com snorkel ou natação. Pequenos grupos de nudistas costumam frequentá-la. Tem acesso de carro e barcos. Para chegar até ela é preciso fazer uma pequena subida entre as rochas. É uma praia pública que oferece uma boa estrutura balnear, com banheiros, estacionamento pago, estacionamento na rua, aluguéis de guarda-sóis e tapetes de praia, restaurantes a alguns metros da água e outros locais para comprar lanches e bebidas.

  • Localização: Província de Cagliari.
  • Por que é uma das belas? – A praia Cala Fighera oferece um mar azul e transparente, que contrasta com as rochas brancas, por onde sobe uma vegetação vívida, que compõe um cenário incrível. Se você procura um lugar para nadar, mergulhar, ou simplesmente para subir aos promontórios para apreciar a natureza lá do alto, esta é a praia perfeita.
Praia de Platamona
Zxasqw80, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

3 – Praia de Platamona (Platamona Beach)

A praia de Platamona é uma praia com excelentes estruturas balneares, ambiente familiar adequado também para crianças. Seu nome quer dizer costa plana e larga e remete a um dos maiores trechos de costa de Sardenha. A largura da praia varia de 10 a 30 metros e possui pettini (praias gratuitas) e boas estruturas de aluguel. Oferece uma boa estrutura balnear, com aluguéis de guarda-sóis, restaurantes a alguns metros da água e outros locais para comprar lanches e bebidas. Tem acessibilidade para deficientes, acampamento, estacionamento, instalações de banho, aluguel de equipamentos par esportes náuticos, restaurante e cafeteria.

  • Localização: Região norte da Sardenha, no centro do Golfo de Asinara, a vários quilômetros de Sassari, entre Marina di Sorso e Porto Torres.
  • Por que é uma das belas? – A praia de Platamona é uma longa faixa de areia em diversos tons, onde você pode saborear a beleza de Sardenha em seu pleno esplendor. A praia possui extensões de areias brancas e finas no lado oeste, manchadas por baixa vegetação e extensões de areias douradas nas áreas leste.
Porto Giunco
Robin Corps from Crowthorne, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

4 –Porto Giunco (Porto Guinco beach)

  • A Praia de Porto Giunco fica em uma costa onde o vento cria ótimas condições para o windsurf, o surf e outras atividades populares, como mergulho, pesca subaquática e snorkeling. A entrada no mar é feita tranquilamente, com suavidade, pois a profundidade aumenta gradualmente. Muito bem desenvolvida, a infraestrutura é de alto nível, nela é possível alugar guarda-chuvas, espreguiçadeiras e gaivotas. Possui instalações para pessoas deficientes, hotéis, estacionamento, lojas, restaurantes, bares e cafés.
  • Localização: Fica ao sopé da torre Villasimus, na cidade com o mesmo nome situada na costa do Mediterrâneo, distante 58 Km de Cagliari.
  • Por que é uma das belas? – Fica em uma costa coberta por areia branca e fina, com água do mar na cor turquesa, muito limpa, onde o litoral separa o mar e o lago Notteri, o qual oferece uma visão deslumbrante de patos selvagens e flamingos cor de rosa. É toda rodeada por pinheiros e altos eucaliptos que dão mais beleza ao local.
La Pelosa
Gianni Careddu, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

5 – La Pelosa

A praia La Pelosa é uma das principais e mais movimentadas de Sardenha, é um paraíso tropical com 300 metros de comprimento e fazia parte da defesa marítima da ilha, que funcionava nas encostas de uma torre do século XVI. Possui águas calmas e belas, que convidam para mergulhos com snorkel. Pode receber até 1,5 mil pessoas. No local existem áreas para locação de canoas e de pranchas de surf. É uma praia que cobra ingressos (cerca de 350 euros) por pessoa, com exceção de crianças até 12 anos.

  • Localização – La Pelosa fica no norte ocidental de Sardenha, a dois quilômetros da Vila de Stintino em Capo Falcone, na província de Sassari.
  • Por que é uma das belas? – É considerada uma das praias mais belas da Europa devido ao contexto onde está colocada. Possui águas transparentes e cristalinas, em frente à torre aragonesa, que oferece um cenário único e encantador.

6 – Solanas

A praia Solanas é uma praia perfeita para quer mesmo aproveitar a vida. É nela que se misturam história, cultura e tradições locais, distribuindo-se ao longo da estrada para Villasimius. É uma praia gratuita, com estruturas balneares bem organizadas. A tendência é de águas profundas, por isso pede-se a presença de um adulto quando crianças entram na água.

  • Localização – Solanas fica ao sul de Sardenha, em um vilarejo turístico com mesmo nome, localizado a 30 quilômetros da cidade de Sinnai.
  • Por que é uma das belas? – Possui uma costa lindíssima com areia dourada e macia. As águas do mar são calmas e mudam de cor, que variam do turquesa ao azul profundo. De quando em quando os golfinhos aparecem por ali para dar um toque a mais de encanto e vida ao local.

7 – Recifes de Peppino Castiadas

É uma das praias mais amadas do sul da Sardenha. São 120 metros de praia com areia dourada e macia, com a vista maravilhosa do Recife de San Peppino. É uma praia adequada para famílias com criança, onde pode-se praticar windsurf, canoagem e gaivota. A área tem acesso de madeira voltado a pessoas com mobilidade reduzida. Possui locais para aluguel de espreguiçadeira, guarda-sol, pedalinhos, canoas, barcos a pedal e equipamentos para windsurf. Há um restaurante e diversos quiosques e bares.

  • Localização – Fica no Sudeste da Sardenha, perto de Castiadas, na Província de Cagliari, a 1,5 km ao sul de Costa Rei.
  • Por que é uma das belas? – É uma praia dourada, com vista direta para um recife no formato de uma baleia imensa, com 30 metros de largura, baixo e plano, onde é possível caminhar. A rocha é facilmente alcançada pelas águas rasas da praia. Tem ao longe uma vista incrível das montanhas do Cao Ferratopromontórios. Nas proximidades tem escunas e piscinas naturais com águas calmas. Mais bela ainda quando vista de cima.
Rena Majori
Gianni Careddu, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

8 – Rena Majori

Rena Majore significa praia grande, e leva esse nome justamente por ser a maior da região. É uma praia bela e solitária, que se ergue além da floresta de pinheiros, com areia bem limpa e fofa, um mar com água cristalina que passa por vários tons de azul, colorindo os fundos do mar, o que a torna uma das mais procuradas em Gallura. Devido à sua invulgar beleza, é muito utilizada para campanhas publicitárias. Possui pequenas enseadas naturais com águas mais rasas, onde as crianças podem nadar. Por ser pouco frequentado, é o lar de peixes mediterrâneos muito lindos. Se você gosta de mergulhar com snorkel ou fazer caminhada, essa é a praia.

  • Localização – A praia Rena Majori fica ao norte da ilha de Sardenha, na cidade de mesmo nome, onde começa. Faz parte de um sítio natural situado no território de Aglientu.
  • Por que é uma das belas? – Sua faixa de areia branca, macia e imaculada mergulha em um transparente mar azul, mudam de tons de lugar a lugar, devido às cores das rochas escuras e de granito claro que a cercam, em vários tons de azul. Uma beleza complementada pelo prazer de sentir o cheiro que vem da mata de pinheiros.
Cala Coloritze
Yesuitus2001, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

9 – Cala Golorittzé

Quem chega à praia Cala Goloritzé fica deslumbrado com natureza marítima que abraça a natureza terrestre de forma paradisíaca, tirando o fôlego de qualquer um.  Além de ser um local excelente para a prática de mergulho com snorkel, é um lugar lindíssimo para tirar fotos. A praia é uma união perfeita entre o mar e as montanhas, e não fica distante de Capo di Monte Santo. Se você gosta de fotos subaquáticas, sentirá a delícia de visitar o fundo do mar rochoso, que surge de pontos em pontos em meio aos recifes de mármore branco. A praia de Cala Golorittzé é tão importante para a natureza, que em 1995 foi declarada patrimônio da biosfera mundial, pela UNESCO. Para ter acesso à praia é cobrado ingresso no valor aproximado de 6 euros por pessoa.

  • Localização – Cala Goloritzé fica em Baunei, uma das enseadas do Golfo de Orosei.
  • Por que é uma das belas? – Caia Goloritzé conserva uma natureza selvagem, onde as montanhas parecem se jogar ao mar transparente. A praia tem uma vista única para o Monte Caroddi, que se sobressai com seus 145 metros de comprimento, em meio a outras montanhas e florestas de olmos. Para completar o cenário, uma rocha em forma de arco, faz uma passagem incrível no mar, mais parecido com uma moldura para foto.
Spiaggia del Principe
Ökologix, CC0, via Wikimedia Commons

10 – Spiaggia Del Principe

Com 250 metros de extensão, esta é a praia favorita do príncipe Aga Khan, que idealizou o título de Costa Esmeralda, por isso recebeu o no nome de Spiaggia Del Principe, conhecida também como Portu Li Coggi. Excelente para mergulhos com snorkel e muito adequada para famílias e crianças, devido às suas águas calmas. Oferece estacionamento grátis e pago e possui um bar que serve bebidas geladas, sorvete e almoço.

  • Localização – Fica na Costa Esmeralda, próximo à pequena aldeia Cala di Volpi. e tem estacionamento a 1 km de praia.
  • Por que é uma das belas? – A praia Spiaggia Del Príncipe forma uma baía de águas rasas e translúcidas que alternam vários tons de turquesa, onde nadam diversas espécies de pequenos peixes. Tem areia branquinha e é contornada por rica vegetação e rochedos.
Spiaggia de Cala Coticcio
goldpicasa, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

11 – Spiaggia de Cala Coticcio

A praia Cala Coticcio é uma das mais difíceis de chegar, por ficar mais perto do arquipélago La Maddalena. São 40 minutos a pé por uma trilha nada fácil, mas vale a pena. Você pode chegar também de barco. É conhecida também como Tahiti, pela cor do mar e o cenário que a cerca. É uma reserva natural, um aquário gigante com estrelas do mar e muitas espécies de peixes. Há um estacionamento no começo da trilha.

  • Localização –Fica no arquipélago de Maddalena, na costa lesta da ilha de Caprera, a segunda maior ilha do arquipélago, em frente aso rochedo Murru.
  • Por que é uma das belas? – É uma das enseadas mais bonitas do Parque Nacional de Madalena, uma faixa estreita de areias muito brancas, com um mar de águas turquesas cristalinas, cercada por rochas rosadas e arbustos de uma mata mediterrânea.

12 – Cala Granara

Cala Granara possui um mar muito calmo. Não tem mega estruturas, nem mesmo um simples restaurante, por estar em uma ilha sem habitantes.

  • Localização – Cala Granara fica no sudoeste da ilha de Spargi, no arquipélago de Maddalena. A praia é dividida em dois lados por uma montanha, que se cruza facilmente por uma trilha. Um dos lados tem a faixa de areia mais larga.
  • Por que é uma das belas? – Além do mar de Cala Granara ser muito calmo, possui uma cor verde azulada que impressiona.

Conclusão:

Se você chegou até aqui comigo é porque gostou do tour pelas praias de Sardenha, não é mesmo?

Afinal, quem é que não gostaria de conhecer as praias cinematográficas dessa ilha-paraíso, mergulhar nas águas turquesas de um mar pintado com as cores mais lindas da paleta divina?

Então não perca mais tempo: tome fôlego e compartilhe este post com amigos e familiares, faça suas reservas e vá logo conhecer o paraíso bem de perto!

Bora lá curtir as praias de Sardenha?

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.