Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Onde esquiar no Valle D’Aosta

Vamos conhecer as opções de onde esquiar no Valle D’Aosta, uma das regiões com as melhores variedades de áreas de esqui na Itália.

Introdução:

Com mais de 900 quilômetros de descidas e 300 quilômetros de trilhas de cross-country, a região é um verdadeiro paraíso para os esportes de inverno. No seu território encontram-se alguns dos picos mais altos dos Alpes, spas e centros comerciais, locais de extraordinário interesse histórico e cultural e numerosos espaços para atividades ao ar livre.

Em síntese, tudo o que você precisa para passar suas férias aos pés do Mont Blanc, Monte Rosa, Matterhorn e Gran Paradiso. Então vamos ver quais são as estações de esqui mais populares, os eventos programados e informações úteis para os amantes da neve.

Primeiramente alguns textos que você deve ler para se inteirar do assunto:

Onde esquiar no Valle D’Aosta?

1. Breuil-Cervinia

A estação de esqui Breuil-Cervinia (2.050 m) é uma das mais populares do Vale de Aosta, com 100 quilômetros de pistas de diferentes graus de dificuldade e extensão. Quer você seja um iniciante ou um esquiador experiente e um pouco imprudente, em Cervinia encontrará a inclinação que melhor se adapta às suas habilidades. Aproveitando os modernos teleféricos e as promoções do Skipass, você também pode se deslocar para as trilhas próximas de Valtournenche e Zermatt que, junto com Cervinia, formam a área de Cervino Ski Paradise.

Com seus 150 quilômetros de pistas, Cervino Ski Paradise é em geral primeira área de esqui do Vale d’Aosta a reabrir suas portas. Os teleféricos voltarão a funcionar via de regra, final de outubro e permanecem ativos até início maio. As diferentes pistas da região, perfeitamente cobertas de neve durante seis meses do ano, oferecem a oportunidade de praticar diversos esportes de inverno.

Não apenas esquiar, mas também praticar raquetes de neve (ciaspole), freeride, trenós puxados por cães, (Sleddog ou Bobsleigh), patinação no gelo, snowmobiling (Motoslita) e snowpark para crianças. A área de snowboard também é muito popular, conhecida como IndianPark e localizada no Plan Maison em uma área de freestyle de mais de 4 hectares. Vale a pena prestar especial atenção à sinalização que, além de indicar o percurso das trilhas, também destaca os melhores pontos para admirar o panorama dos Alpes.

Depois de um dia na neve, o ideal é explorar a gastronomia local ou relaxar no Spa Saint-Vincent, nas proximidades.

Curiosidade:

No Plateu Rosa (à 3500 m) você pode até esquiar no verão!

Courmayer

2. Courmayeur 

Courmayeur é considerado, não surpreendentemente, um dos áreas de inverno mais “trendy” e elegantes do Vale de Aosta. A estação de esqui da cidade (1.224 m) está localizada no sopé do Monte Branco e é dividida entre Val Veny e Chècrouit. A área de esqui inclui mais de 100 quilômetros de descidas, perfeitamente cobertas de neve graças aos modernos sistemas artificiais de produção de neve.

Também aqui é possível praticar vários esportes de inverno: do snowboard ao parapente, do freeriding ao snowshoeing. Com o teleférico Skyway Monte Bianco chega-se a Punta Helbronner (3.466 m), de onde se ramificam encantadoras trilhas que chegam até Chamonix. Se você adora esqui cross-country, terá à sua disposição 20 quilômetros de pistas em Planpincieux (1.580 m). Por isso, escolha o roteiro de sua preferência, compre o Skipass e se prepare para a primeira descida da temporada.

Existem muitas possibilidades para o après-ski: compras nas muitas lojas da moda no centro, diversão na discoteca e relaxamento nas muitas instalações equipadas com spas.

Não perca uma visita à vizinha Terme di Pré-Saint-Didier  – já falei dela aqui, onde você pode se regenerar com tratamentos de bem-estar, saunas perfumadas e piscinas quentes rodeadas pelas vistas deslumbrantes do Mont Blanc.

Escrevi sobre Courmayer no texto – Roteiro pelo Valle d’Aosta e seus castelos

Pila

3. Pila

A estação de esqui de Pila (1.790 m) está localizada em Gressan, em uma posição geográfica privilegiada ligada a Aosta por teleférico. Seus 70 quilômetros de pistas abrangem desde as pistas mais técnicas – Piatta de Grèvon e Pointe de Couis – até áreas para snowboard, bobsleighing e trenó.

Falamos sobre Pila nos textos:

Você é iniciante? Você gostaria de melhorar suas habilidades de esqui? Sem problemas: você pode aprender a dar os primeiros passos na neve graças aos mais de 170 professores qualificados na Escola de Esqui de Pila, a maior da Itália. E não se esqueça de comprar o seu passe de esqui online: desta forma, não terá de se preocupar com filas na bilheteira.

ampla oferta turística e atividades fazem de Pila um destino ideal para uma semana da neve que combina o esqui com outros tipos de entretenimento. Na verdade, o tempo livre oferece inúmeras alternativas: de spas a casas noturnas, de atividades esportivas indoor a passeios histórico-culturais pela vizinha Aosta.

4. Torgnon e Chamois

As áreas de esqui de Torgnon e Chamois, menores que as anteriores, estão ambas localizadas no vale Cervino.

Torgnon é uma vila antiga a 1.500 metros acima do nível do mar em Valtournenche. A área de esqui do país (1.515-2.246 m) oferece aos esquiadores e snowboarders cerca de 23 quilômetros de pistas, incluindo uma corrida de crono e uma de slalom gigante. Existem também vários pistas para o esqui de fundo – como a panorâmica pista Grandes Montagnes em Chantornè – e para o esqui de montanha. As instalações modernas incluem vários teleféricos, um snowpark e uma pista infantil.

A esplêndida exposição solar protegida dos ventos do norte torna a área de esqui de Torgnon particularmente adequada para férias de esqui com a família.

A aldeia de Chamois está localizada a 1.815 metros acima do nível do mar e desfruta de uma natureza intocada, também graças à proibição de carros . É facilmente acessível em cinco minutos graças ao teleférico que sai de Antey-Saint-André. Sua área de esqui (1.812-2.498 m) inclui 8 quilômetros de pistas, 5 meios de transporte para esquiadores e um parque infantil. As pistas mais populares para o esqui alpino são a descida conca di Cheneil e a excursão que vai de Colle di Falinèere a Valtournenche.

Outra opção de estadia, se você quer esquiar somente 1 dia, é ficar perto de Aosta, veja nossa indicação no texto. – Roteiro pelo Valle d’Aosta e seus castelos

Pila

Eventos:

A temporada de inverno do Cervino Ski Paradise em geral inicia em novembro e na maior parte das vezes repetem estes eventos:

  • novembro – Skiing with the champions: uma sessão de esqui cross-country aberta a todos e liderada pelos campeões de esqui.
  • 30 de dezembro –  procissão com tochas de instrutores de esqui e guias de montanha
  • carnaval (entre fevereiro e março) –  carnaval histórico de Breuil-Cervinia
  • final de fevereiro –  maior encontro de snow-bike da Europa: 10 quilômetros de descida de bicicleta, do Platô Rosa a Cervinia.

E no seu tempo livre entre esquiar?

  • dezembro –  mercado de natal de Antey-Saint-André
  • dezembro – feira  Torgnon d’Outon  oferece festas literárias, procissões de tochas e atividades para crianças.
  • Visite alguns castelos abertos durante o inverno, veja nossas indicações – Roteiro pelo Valle d’Aosta e seus castelos

 

Algumas informações importantes:

DICAS UTEIS:MAPA
  • No site oficial do Cervino Ski Paradise você poderá conhecer as promoções e convenções, e acompanhar em tempo real graças às webcams localizadas nas diversas estações de esqui.
  • Lembre-se de que, para chegar às pistas além da fronteira com a Suíça, você precisará se equipar com o esquipass adequado com extensão.
  • Se procura um local rodeado de natureza para ficar durante a sua semana de esqui, não podemos deixar de recomendar a esplêndida localidade de Antey-Saint-André. Graças à sua posição geográfica privilegiada, de Antey-Saint-André você pode chegar às áreas de esqui de Cervinia, Valtournenche, Chamois, Torgnon e Le Magdaleine em poucos minutos. Um ônibus de plantão entre esses municípios geralmente se confirma todos os anos nas duas semanas entre o Natal e a Epifania, e depois durante os finais de semana para o resto da temporada de inverno.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.