Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Novembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2024. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

– Atualizado com eventos de 2024 – 

 Itália em novembro

Novembro é uma época maravilhosa para tirar  férias na Itália. Embora os dias sejam curtos e o clima variável, a Itália em novembro tem poucas multidões, vários festivais e eventos, a melhor cozinha de outono e uma folhagem linda. Além disso, é o mês mais barato para voar para este incrível país em forma de bota.

A maioria dos turistas vai embora em  outubro,  quando os dias de chuva aumentam e o sol se põe às 17h. No entanto, vale a pena ficar em novembro para dar uma folga no seu orçamento. A passagem aérea de e para a Itália é a mais barata em novembro e a maioria dos hotéis e vilas terão descontos. Com os custos de viagem mais baratos, os viajantes podem gastar mais em alimentação e festivais – que são muitos em novembro.

Leia o texto – Viajar para a Itália em Novembro: o que você precisa saber

A cozinha italiana está repleta de comidas maravilhosas, mas a gastronomia de outono é especialmente atraente. As colheitas em todo o país ocorrem de agosto a outubro, o que significa que novembro é o melhor mês para  fazer um passeio de culinária  e desfrutar de todos os produtos frescos da temporada. Durante o mês de novembro, experimente pedir uma massa artesanal com azeite e trufas ou um prato de ravioli de abóbora. E não se esqueça de pedir um grande copo de vinho tinto para aquecê-lo do frio!

O que fazer  em Novembro?

O outono se arrasta pela península em novembro, mas ainda há muita coisa acontecendo antes do frio apertar! Para os gastrônomos, esta é a estação das trufas. É também o momento da colheita da castanha, colheita de cogumelos e Dia de Todos os Santos. Veja algumas dicas do que fazer neste período:

Terme di Pré-Saint-Didier

Azeite da Ligúria - Itália

 

Experiências Relacionadas

Leia o texto : Viajar para a Itália em Novembro: o que você precisa saber

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

Festas e Folclore

*1 – toda a Itália – Ognissanti – Ognissanti é Dia de Todos os Santos, é um feriado nacional na Itália, uma vez instituído por Luís, o Piedoso (um dos filhos de Carlos Magno). Desde então, as pessoas vão à igreja juntas no dia 1º de novembro e depois almoçam bastante. Em Veneza as pessoas comem fave, que literalmente significa favas, mas aqui é usado para indicar biscoitos do tamanho de uma fava. Uma espécie de biscoito de gengibre, mas feito de açúcar e amêndoas e disponível apenas nos primeiros dias de novembro.

*2 – toda a Itália – Giorno dei Morti – Depois dos santos, é a vez dos mortos comuns. No Giorno dei Morti, Dia dos Mortos, todos os mortos são comemorados. Mesmo agora as pessoas vão à igreja, seguidas de uma visita aos túmulos de entes queridos que morreram. Nos dias que antecederam 2 de novembro, ele foi limpo com um brilho reluzente e equipado com flores (especialmente crisântemos estão se exibindo entre as pedras) e velas.

9 – San Leonardo di Badia (Trentino Alto Adige) – Cavalgada de San Leonardo – a pequena aldeia de San Leonardo di Badia celebra o Santo de mesmo nome com a Cavalgada de San Leonardo (“Leonardiritt”), a festa em homenagem ao santo padroeiro dos camponeses, cavalos, cavaleiros. A nova edição da Cavalgada de San Leonardo acontece trazendo de volta à vida antigas tradições. O ponto alto das comemorações é a grande procissão do meio da manhã, onde os habitantes, estritamente em roupas tradicionais e muitas vezes montados em cavalos Noriker e Haflinger, desfilam junto com carros alegóricos coloridos, carros alegóricos e as bandas de San Genesio, “Fodom” e Badia. Tudo em homenagem a São Leonardo , padroeiro dos camponeses e artesãos, ferreiros e carpinteiros, cavalos e cavaleiros. Especialidades gastronómicas locais também estão no programa para provar pratos e especialidades tradicionais sul-tirolesas e ladinas. Saiba mais.

Foto: divulgação evento

10 – Cremona (Lombardia) – Casamento Sforza-Visconti e Festa del Torrone – O destaque do Torrone Festival, que acontece em Cremona de 9 a 17 de novembro, é a reconstituição histórica do casamento de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti, que acontece no domingo, 10 de novembro de 2024 as 16h, o segundo dia do festival. A origem – Em 1430, Bianca Maria, a única herdeira do trono do Ducado de Milão, foi prometida a Francesco Sforza aos cinco anos de idade. Nessa ocasião, seu futuro marido recebeu parte do dote, a saber, os territórios de Cremona, Castellazzo e Bosco e Frugarolo. O casamento foi celebrado em Cremona 11 anos depois, em 25 de outubro de 1441, quando Bianca Maria tinha apenas 16 anos. As celebrações continuaram por vários dias com torneios, carros alegóricos e um lindo banquete de casamento, durante o qual Torrone foi servido pela primeira vez. O nome “torrone” provavelmente vem de “Torrazzo”, a torre sineira da Catedral de Cremona. A reconstituição começa com um desfile com mais de 150 personagens históricos vestidos com trajes renascentistas. Atiradores de bandeira, bateristas, damas e cavaleiros, arqueiros e bobos da corte participam do desfile, terminando na Piazza del Comune, onde ocorre a reencenação da cerimônia de casamento. O final da cerimônia marca o início das celebrações com coreografias e fogos de artifício. Saiba maisCremona – A História do Torrone e a sua festa em Cremona

11 – Predazzo (Trentino Alto Adige)  – I fuochi di San Martino – Todos os anos, em 11 de novembro, Predazzo, na província de Trento, celebra o Dia de São Martinho e a história do centenário da regra feudal (uma instituição local de 600 anos) com as fogueiras de São Martinho. Era uma vez, 11 de novembro, marcar o final da temporada agrícola e a distribuição dos artigos de apoio, que eram de extrema importância para os agricultores. Para a ocasião, os 5 (agora 10) distritos da cidade secretamente construíram enormes montes de madeira que seriam incendiados. Até os dias de hoje, essas fogueiras – localizadas em todos os lados das montanhas ao redor de Predazzo – estão acesas às 20h em ponto, com cada distrito competindo para tornar a sua mais alta. Enquanto o fogo queima, a segunda parte da celebração começa no centro da cidade: ao som de sinos de vaca e buzinas de cabra, um desfile barulhento desce das montanhas. Quando chega ao centro de Predazzo, a festa das fogueiras de Saint Martin termina em uma grande festa com castanhas, pratos e produtos tradicionais, vinho quente, chá e outras bebidas. Saiba mais.

11 – Lucca (Toscana) – Festa di San Martino – San Martino é o padroeiro de Lucca e  todos os anos, em 11 de novembro, no Duomo di San Martino, é celebrada uma missa festiva em homenagem a este santo, que deu a um mendigo metade de seu manto quente.

21 – Veneza (Vêneto) – Festa della Madonna Della Salute – Não é um ímã turístico, como muitos outros festivais venezianos, a Festa della Madonna Della Salute é a comemoração da luta de Veneza pelo século XV com a praga e evoca sentimentos religiosos profundos nos habitantes da cidade. Milhares de peregrinos religiosos viajam para Veneza no dia da celebração para visitar a famosa igreja de Salute, a fim de agradecer à Virgem Maria a libertação da peste e se deliciar com a castradina, um prato à base de carne de carneiro que é comum comer o feriado. Se você está disposto a se afastar do resto da multidão de turistas da Itália e experimentar um feriado de profunda importância cultural e religiosa para a cidade de Veneza, a Festa da Madonna Della Salute é a mais autêntica possível.

22 –  Roma (Lazio) –  Festa de Santa Cecília  – Santa Cecília é a santa padroeira de todos os músicos, e seu banquete é certamente uma celebração musical, sempre cheia de música ao vivo e comida que fará água na boca de qualquer um. A festa é um evento que ocorre o dia inteiro na Basílica Santa Cecília, em Trastevere, bem como nas Catacumbas de San Calisto. Saiba mais aqui

até 12 de janeiro – Turim (Piamonte) – Luci d’Artista*De  novembro a meados de janeiro, as ruas e praças de Turim são coloridas por inúmeras instalações artísticas de luz. O evento  Luci d’Artista nasceu em 1998 como luzes excepcionais para celebrar as festas de Natal, e tornaram-se imediatamente objecto de um ambicioso objectivo: criar uma colecção pública expressão de “uma alta cultura capaz de comunicar com todos”, como afirma Fiorenzo Alfieri, que foi o criador visionário. A Luci d’Artista é hoje uma verdadeira instituição de arte contemporânea ativa durante todo o ano, e cada vez mais aberta e sustentável. As secções Constellazione e Accademia della Luce desempenham um papel crucial e permitem-nos ter um evento cada vez mais rico em grandes artistas e cada vez mais inclusivo e diferenciado ao longo do ano. Também esta edição, tal como no ano passado, terminará com um grande evento durante o solstício de verão em 21 de junho de 2025 que irá contrabalançar idealmente o período de Natal e inverno normalmente associado a Luci d’Artista.

Feiras e Mercados

1 a 3 –  Mondovì (Piemonte) – Calici & Forchette (copos e garfos) e Feira de Trufas –De 1 a 3 de novembro de 2024 , Mondovì – na área de Cuneo – sedia Calici e Forchette (Copos e Garfos) e a 26ª edição da Feira Regional de Trufas : dois eventos para promover os sabores, a gastronomia e a cultura vinícola do Piemonte em nome da tradição, autenticidade e tipicidade. Calici e Forchette e a Feira Regional das Trufas ocupam as praças e ruas do centro histórico e apresentam, além das trufas, as melhores produções agroalimentares e vinícolas locais, incluindo produções limitadas, de nicho ou quase extintas. Também estão programados eventos e atividades culturais , workshops educativos, experiências sensoriais, eventos culinários temáticos, degustações e show cooking. Para informações sobre o programa, consulte o site>>> e a página do Facebook>>>

até 2 – Palermo (Sicilia) – Notte di Zucchero – Festa di Morti, Pupi e Grattugie – A ” Festa dos Mortos ” na Sicília é um evento muito sentido, que remonta ao século X, é comemorado em 2 de novembro . Conta-se que na noite entre 1 e 2 de novembro os falecidos visitam os seus entes queridos ainda vivos, levando presentes e doces às crianças. Uma oportunidade para homenagear e recordar os entes queridos, mas também uma forma de ensinar aos mais pequenos que não se deve ter medo da morte. Para manter viva esta tradição antiga e identificadora há dez anos, “ Sugar Night”, Idealizado por Giusi Cataldo com a intenção de preservar este dia de celebração e memória que em algum momento correu o risco de se perder porque foi suplantado pela festa de Halloween mais global e que nada tem a ver com nossas preciosas raízes culturais. Veja eventos de Palermo

até 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto. Saiba mais sobre a FeiraExperiencia de caça as trufas –  O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas

2 a 4 – Milão (Lombardia) – Golosaria – Golosaria Milano nasceu de um livro, IlGolosario e do seu homólogo web, ilgolosario.it , um ponto de referência no mundo do gosto para conhecer e conhecer produtores, enólogos e donos de restaurantes e também discutir tendências e ideias. Golosaria Milano são os três dias – de sábado  a segunda-feira 4 de novembro de 2024  – A programação abordará o tema escolhido para esta edição: Tradição é inovação .. informaçao

 até 3 – Piancastagnaio (Toscana) – Crastatone – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024 , a vila medieval de Piancastagnaio (na província de Siena) celebra o fim da temporada de colheita da castanha e a chegada do inverno com o Crastaton e, um festival repleto de eventos. O Crastatone,  que este ano está em sua 57ª edição , é uma das festas da castanha mais antigas e importantes da região de Monte Amiata. Os visitantes podem aproveitar exposições de arte, comprar presentes nas feiras de arte e artesanato ou saborear iguarias locais nos restaurantes de Piancastagnaio. Uma atmosfera verdadeiramente mágica . O poeta Eugenio Montale certa vez descreveu Piancastagnaio com as seguintes palavras: “ …envolta em espirais de névoa que do vale sobem até o topo do Monte Amiata… carregando um bando de elfos e o cheiro de cogumelos frescos… misturado ao cheiro das castanhas explodindo na lareira…” A castanha , única fonte de alimento disponível para os habitantes do Monte Amiata até o fim da Segunda Guerra Mundial, é a estrela do festival: crastate (castanhas assadas), brodolose (castanhas cozidas com erva-doce), vecchierelle (castanhas secas), suggioli (castanhas cozidas com casca), castagnaccio (bolo de farinha de castanha), pulenna doicce (polenta doce). Adegas abertas , degustações de vinhos e comidas, música, dança, grupos folclóricos, mercado e exposições animam as ruas do pequeno centro histórico de Piancastagnaio. O nome “Crastatone” vem do verbo “crastare” (em dialeto), ou seja, a ação de fazer um corte na parte superior de uma castanha antes de assá-la.Veja também apágina do Facebook para ser atualizada.

até 3 – San Lorenzo in Banale  (Trentino) – Festival Ciuìga – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024, em San Lorenzo Dorsino, uma pitoresca vila situada no sopé das Dolomitas de Brenta, acontece uma típica festa “de montanha”, simples mas com uma oferta rica: é a Festa de Ciuìga. No Festival de Ciuìga, em sua 22ª edição, os visitantes podem desfrutar de eventos folclóricos, refeições temáticas, mercados, artistas de rua, visitas guiadas, shows para crianças, bandas de música, grupos folclóricos, jantares nos pátios, adegas, ruas e restaurantes. O que é o Ciuìga? Ciuìga é um salame saboroso feito com nabos, dando um sabor único, diferente de qualquer outro salumi. É produzido exclusivamente no planalto de Banale. Foi inventado na segunda metade do século XIX por um açougueiro de San Lorenzo, Palmo Donati, que usou apenas ingredientes humildes para criar sua receita: carne de porco e nabos brancos. Seu formato pequeno e alongado lembra o de uma pinha, “ciuìga” no dialeto local. Tem um sabor forte e intenso. Para mais detalhes, consulte o site>>> e a página do Facebook>>>

até 3 – Cascia (Umbria) – Feira do Mercado do Açafrão – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024 , a Feira do Mercado do Açafrão , na província de Perugia, acontece nas ruas e pequenas lojas de Cássia , onde os visitantes podem comprar produtos especiais feitos com açafrão. Durante a Feira do Mercado do Açafrão , que chega à sua 23ª edição , os cardápios dos restaurantes incluem pratos tradicionais e receitas reinterpretadas, enquanto as lojas vendem biscoitos de açafrão, sorvetes, iogurtes e muito mais. A feira acontece após a colheita dos preciosos estigmas carmesins do açafrão crocus. A cor amarelo-avermelhada vem da cor natural do estigma e da tostagem subsequente.

até 3 – Keschtnriggl– na área de Bolzano (Alto Adige)  – Feira da Castanha – De 19 de outubro a 3 de novembro de 2024 , em 4 locais do Trentino Alto Adige, na província de Bolzano (Lana, Foiana, Tesimo e Prissiano), acontece a Keschtnriggl , a feira itinerante da castanha com um programa que inclui eventos em vários locais do Tirol do Sul, retorna Em Keschtnriggl, quem deseja provar castanhas pode experimentar os menus degustação nos restaurantes que oferecem pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante as festas “Keschtnriggl”, são organizadas músicas e excursões na floresta acompanhadas pelo guarda florestal e um fazendeiro local, para que os visitantes possam conhecer a castanha mesmo em seu ambiente natural. Particularmente sugestiva é a feira da Foiana, o evento mais importante e folclórico do programa. Mas o que significa Keschtnriggl ? Era um objeto usado no passado para descascar castanhas assadas e, desde 1998, tornou-se o nome deste evento para transmitir o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais. Veja osite>>>

8 a 10 – Imperia (Liguria) –  Olioliva – site  – O outono na Itália é época de azeite novo, o ouro verde que faz um simples pedaço de pão ter um sabor divino. No país onde as pessoas entendem melhor do que ninguém que a maior felicidade está nas pequenas coisas, a chegada do azeite recém-prensado é comemorada em grande escala. Em quase todas as regiões, há eventos no outono para celebrar o novo azeite, desde mercados e festivais a degustações.

8 a 10 –  Gemona del Friuli (Friuli venezia Giulia) Queijo… e Arredores – De 8 a 10 de novembro de 2024 , nos dias quentes do verão indiano (conhecido na Itália como “Verão de San Martino”), o centro da cidade de Gemona del Friuli , na província de Udine, hospeda Gemona, queijo… e arredores (em italiano: “Gemona, formaggio… e dintorni”) Gemona, queijo… e arredores é um mercado de queijos, em sua 23ª edição , dedicado aos tradicionais laticínios gemoneses. A tradição leiteira desta área de Friuli Venezia Giulia foi descrita como a “mistura perfeita de economia e território”. Além dos produtos friulanos , outras regiões italianas e países vizinhos expõem seus produtos. Os visitantes também podem aproveitar muitas barracas gourmet , música e entretenimento para crianças , porque “Gemona, queijo… e arredores” é uma celebração para todos. Veja a programação no site>>>

8 a 12 – Merano (Trentino-Alto Adige) – Merano Wine Festival – Em novembro, um festival especial do vinho acontece em Merano (Tirol do Sul): o Merano Wine Festival . É um dos mais famosos e maiores festivais de vinho do mundo, onde você encontrará mais de quatrocentos diferentes vinicultores de todo o mundo. Claro que há uma grande representação de italianos, que trazem todos os seus melhores vinhos. Também há muito para provar com o vinho, com inúmeras iguarias regionais. Você prefere beber cerveja? Mesmo isso está presente no Merano Wine Festival. Olá!

9 a 17 – Cremona (Lombardia) – Festa del Torrone –  Segundo os habitantes de Cremona, o torrone , nougat italiano,
foi feito pela primeira vez em sua cidade. A guloseima teria feito parte de um banquete nupcial, segundo documento datado de 25 de outubro de 1441. Este ainda é celebrado todos os anos, com La Festa del Torrone , uma imitação do banquete de casamento com mesas cheias de torrone . Leia – A História do Torrone e a sua festa em Cremona

até  10 – Acqualagna (Marche)  – Feira Nacional da Trufa Branca – Todo outono, a cidade de Acqualagna , na província de Pesaro e Urbino (região de Marche), se transforma na capital da trufa branca , sediando a Feira Nacional da Trufa Branca. O evento é muito importante porque quase 2/3 de toda a produção nacional de trufas ( cerca de 600 quintais ) vêm desta pequena cidade.  A praça principal da cidade abriga as barracas de comerciantes de trufas frescas e é o coração do festival, enquanto muitos outros lugares recebem mais de 200.000 visitantes todos os anos, como barracas de comida e o restaurante de trufas, onde os amantes de trufas podem provar e comprar trufas e outros produtos tradicionais italianos. O programa inclui degustação guiada, shows de culinária, competições de culinária com celebridades, exposições e eventos de lançamento de livros. A Feira Nacional de Trufas Brancas anual de Acqualagna é uma das feiras mais importantes da Itália. Veja osite>>>

9 e 10 – Noci (Puglia) – Bacco nelle gnostre – No sábado 9 de novembro e domingo 10 de novembro de 2024,   Noci – na província de Bari – sedia o Bacco nelle Gnostre , o encontro anual com os sabores mais genuínos do outono da Apúlia. Começando como um festival de cidade pequena, tornou-se em apenas alguns anos um dos festivais eno-gastronômicos mais esperados da Apúlia, No Bacco nelle Gnostre , barracas e um restaurante ao ar livre oferecem os aromas, aromas e autenticidade das iguarias da Apúlia , como “orecchiette”, massa fresca, couve crespa, nabos e legumes, e comida de rua , como paninis, focaccia, panzerotti, almôndegas. Tudo isso é harmonizado com vinho nouveau , Primitivo ou Negroamaro dos melhores vinhedos da Apúlia. Além disso: carnes grelhadas (salsicha, “bombette”, “gnumeridde”), laticínios e queijos (mussarela, burrata, ricota, provolone…), sobremesas , chocolate , castanhas assadas – tudo rigorosamente feito com matérias-primas de fazendas locais. O que significa Gnostre? Os “gnostre” são pequenos pátios compartilhados que podem ser encontrados em muitas casas no centro da cidade. Durante a festa, eles se tornam o cenário de eventos menores e mais íntimos. Para isso, Bacco nelle gnostre também significa valorizar e promover a área local, sua cultura e tradições. A festa é organizada pela Associação Cultural Acuto-Parco Letterario Formiche di Puglia, em parceria com a Comune di Noci.Para mais informações, consulte a página do Facebook >>>

9 e 10, 16 e 17– San Giovanni d’Asso (Siena)- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi – A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Programa

15 a 17 – Conversano (Puglia) – Novello sotto il Castello in ConversanoDe 15 a 17 de novembro de 2024 , Conversano , na província de Bari, se torna a capital italiana do vinho, da gastronomia e da música graças à 14ª edição do festival gastronômico e cultural Novello sotto il Castello . Novello sotto il Castello foi criado para celebrar a longa tradição da colheita da uva, culminando nas celebrações do Dia de São Martinho em novembro. No entanto, ao longo dos anos, tornou-se o evento obrigatório para todos os amantes da comida e do entretenimento, bem como a ocasião perfeita para apreciar e promover uma das cidades antigas mais fascinantes do sul da Itália. Durante três dias , os visitantes têm a oportunidade de saborear a deliciosa comida tradicional da Apúlia e aproveitar apresentações de artistas de rua, canções e danças folclóricas, concertos, produções teatrais e exposições de arte e artesanato. No programa, degustações de vinhos, castanhas assadas e comida tradicional da Apúlia, além de visitas guiadas pela cidade.

16-17 / 23-24 / 30  e 1 dezembro  – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato* – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa

até dia 17 – Umbria – Frantoi ApertiOs frantoi , os locais onde ocorre a pressa da azeitona, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os moradores comemoram seu ouro verde.As azeitonas colhidas são transformadas em ouro líquido, que você pode saborear na hora. Além disso, há música, e todos os tipos de belas rotas para caminhadas e ciclismo são estabelecidas e você pode desfrutar de outras iguarias de outono da culinária da Úmbria. Como degustar e como comprar um bom azeite

22 a 24 – Milão (Lombardia) –  Cartoomics – é considerada o evento recreativo-cultural mais importante do norte da Itália e retorna à Rho Fiera Milano de 22 a 24 de novembro de 2024. Editoras de quadrinhos expõem na Cartoomics , você pode ver prévias de filmes ou novas séries de televisão e participar de apresentações de livros. Prévias, concursos, eventos em quatro dias imperdíveis para todos os amantes dos quadrinhos. Saiba mais.

22 a 24 – Florença (Toscana)  – O Legado das Mulheres – De 22 a 24 de novembro de 2024 , Florença sedia a 7ª edição de O Legado das Mulheres (L’Eredità delle Donne ). O objetivo do festival Legacy of Women é claro: dar visibilidade ao papel desempenhado, ao longo dos séculos, por mulheres cientistas, artistas, escritoras e pioneiras de todas as áreas do conhecimento, mas nem sempre reconhecidas em igualdade de condições com os colegas homens. O festival não apenas dá voz às mulheres do passado, mas é a arena onde as mulheres expressam seus pontos de vista e também traçam soluções para o futuro por meio do papel de liderança que as mulheres tiveram e terão no progresso humano em todos os tipos de conhecimento. Os desafios para as mulheres hoje em dia ainda são muitos no mundo todo pela igualdade de gênero, pelos direitos de todos, contra toda discriminação, pela saúde da humanidade e do Planeta. O festival também está disponívelonline>>>

24 a 26- Verona (Veneto) – Geo Shop – Verona Mineral Show –  uma das maiores exposições minerais da Itália, com mais de 250 expositores, incluindo cerca de 90 expositores do exterior. Na Geo Shop há minerais e seus derivados, fósseis e preciosos, divididos em várias categorias: mineralogia, paleontologia, joalheria, gemologia, bijuteria, entomologia, malacologia, âmbar, coral e publicações.

até  24 – Província de Parma (Emilia Romanha) – November Porc – o revezamento de novembro Porc, agora em sua  nova edição , chega aos fins de semana na província de Parma em Sissa-Trecasali, Polesine, Zibello e Roccabianca. Durante os fins de semana de novembro Porc , a cidade anfitriã é animada pelo mercado de produtos típicos  da região do Baixo Parma (Culatello  di Zibello,  Spalla  Cruda di Palasone,  Spalla Cotta , Parmigiano Reggiano e vinho  Fortana del Taro) das barracas e do estandes do colorido mercado de artesanato e hobby, desde apresentações ao vivo, DJ sets, shows de artistas de rua e entretenimento para crianças.

De 27 a 1º de dezembro de 2024 – Florença (Toscana)  Florence Queer Festival  –  o festival internacional de arte, teatro e literatura LGBTIQ.O Festival Queer de Florença – agora em sua 22ª edição – é um dos eventos mais importantes da Itália para a cultura QUEER (gays, lésbicas, bissexuais, intersexuais, transgêneros).Cinema, teatro, arte, literatura são os principais núcleos da programação que o FQF ( Florença Queer Festival ) propõe para contar a história do universo queer, em constante movimento e mudança para afirmar sua identidade e contrariar os estereótipos nos quais foi forçado durante muito tempo.O festival expandiu constantemente sua programação, eventos e público para se tornar um dos eventos mais populares da cena florentina e uma das mais importantes revistas LGBT italianas.A programação inclui longas e curtas-metragens, apresentações de livros, exposições e painéis que contam a história do movimento LGBTQIA+.Para mais informações consulte osite>>>

Alguns Mercadinhos de Natal que começam em novembro:

  • a partir de 10 de novembro – Bolonha (Emilia Romagna) – Fiera di Santa Lucia – info
  • a partir de 25 de novembro – Bolonha (Emilia Romagna) – Villaggio di natale Francese – info
  • a partir de 23 de novembro – Viterbo (Lazio) –  Viterbo Christmas Village –   www.viterbochristmas.it
  • a partir de 9 de novembro – Mântua (Mantova – Lombardiaa) – Mercado de Natal – (veja informação).
  • a partir de 23 de novembro – Candelara (Marche) – Candele a Candelara – info
  • a partir de 23 de novembro – Pesaro-Urbino (Marche) – O Natal que você não espera
  • a partir de 16 de novembro – Asti (Piemonte) – Magico Paese di Natale ad Asti – www.magicopaesedinatale.com
  • a partir de 15 de novembro – Arco (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Arno – info
  • a partir de 30 de novembro – Riva del Garda (Trentino Alto Adige) – mercatino di Natale di Gusto in Gusto – info
  • a partir de 22 de novembro – Trento (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Trento – info
  • a partir de 16 de novembro – Verona (Veneto) – Mercatini di Natale a Verona – Natale in Piazza – Weihnachtsmärkte
  • a partir de 23 de novembro – Aosta (Valle D’Aosta) – Mercatino di Natale “Marché Vert Noël”
  • a partir de 29 de novembro – Vipteno (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Vipteno – info
  • a partir de 28 de novembro – Bolzano (Trentino Alto Adige) – Mercatini do Natale di Bolzano – info
  • a partir de 29 de novembro – Bressanone (Trentino Alto Adige) – Mercatino di Natale di Bressanone – info
  • a partir de 22 de novembro – Rovereto(Trentino Alto Adige) – info
  • a partir de 23 de novembro – Bardolino (Veneto) – Mercatino di Natale di Bardolino – info

Esporte e Aventura

03 – Arona, Stresa, Verbania (Piemonte) – Maratona do Lago Maggiore- No domingo, 3 de novembro de 2024, realiza-se a nova edição da Maratona do Lago Maggiore. A Maratona do Lago Maggiore é uma maratona que inclui corridas competitivas e provas não competitivas e atrai entusiastas da maratona e desportistas que têm a oportunidade de experimentar uma rota cênica que percorre a margem oeste do Lago Maggiore.

24  – Florença (Toscana)  – Firenze Marathon – A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2023 será dia 26 de novembro com um novo percurso, novas partida e  chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.


Música e Espetáculo

Ligabue

  • 3  Piacenza, Teatro Municipale
  • 4  Mantova, Teatro Sociale
  • 6  Cremona, Teatro Ponchielli
  • 7  Parma, Teatro Regio
  • 9  Lugano (Svizzera), Teatro Lac
  • 11  Torino, Teatro Regio
  • 12  Novara, Teatro Coccia
  • 14  Sanremo, Teatro Ariston
  • 16 Genova -, Teatro Carlo Felice
  • 18 Como, Teatro Sociale
  • 19  Vercelli, Teatro Civico
  • 23  Udine, Teatro Nuovo Giovanni Da Udine
  • 25  Trieste, Teatro Rossetti
  • 27  Milano, Teatro Arcimboldi

Les Misérables The Arena Musical Spectacular

  •  7 a 11  Trieste, Politeama Rossetti
  •  14 a 24  Milano, Teatro degli Arcimboldi

Brian Adams – 9 de novembro Milão, Fórum Mediolanum

Gigi D’Alessio

  • 12 de novembro Roma, Palazzo dello Sport
  • 13 de novembro Roma, Palazzo dello Sport
  • 22 de novembro Bari, Palaflorio

Laura Pausini

  • 13 de novembro Eboli, Palasport Palasele
  • 15 de novembro Bari, Palaflorio
  • 18 de novembro Roma, Palazzo dello Sport
  • 21 de novembro Livorno, Modigliani Forum
  • 23 de novembro Pesaro, Vitrifrigo Arena
  • 27 de novembro Milão, Forum
  • 28 de novembro Milão, Forum
  • 30 de novembro Torino, Inalpi Arena
ate 17 – Bolonha (EMILIA ROMANHA)* – Novembro é o mês do jazz em Bolonha. A capital da Emilia-Romagna é toda sobre música jazz durante o Bologna Jazz Festival, com vários artistas.

ate 23 – Roma (Lazio) – Roma Jazz Festival* – Os amantes do jazz devem conferir a variedade de apresentações de jazz no festival de várias semanas na capital italiana. Informação

8 a 9 –  Parma (EMILIA ROMANHA) –  FESTIVAL Festival Barezzi* – Parma – perto de Milão e Bolonha, Emília Romanha (norte da Itália). Um festival que celebra a alma, pop. trip hop, jazz clássico, eletrônico, fusão e world music sem medo de fronteiras. Inspirado pelo patrono do compositor italiano Giuseppe Verdi, Antonio Barezzi, este festival é um dos eventos musicais mais atualizados da região, com artistas iniciantes e estabelecidos. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Barezzi Festival

até  17 – Pádua (Veneto)  – Padova Jazz Festival –  De 31 de outubro a 17 de novembro de 2024 , o Padova Jazz Festival retorna a Pádua, envolvendo vários bairros da cidade. O Padova Jazz Festival , em sua 26ª edição , oferece aos amantes do jazz concertos de artistas internacionais e emergentes. Para o programa e mais informações, consulte o site>>>

Arte e Exposições

*Museus grátis dia 3 de novembro em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. . As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).

foto da imprensa mundial 2024até 24 – Turim (Piemonte) – World Press Photo   – 67ª edição – pode ser visitada em Turim. Os 4 prêmios globais são: o World Press Photo do Ano, o World Press Photo Story do Ano, o World Press Photo Long-Term Project Award e o World Press Photo Open Format Award. As fotos expostas contam as notícias mais relevantes do ano anterior.A vencedora de 2024 é “A mulher palestina Inas Abu Maamar, 36, abraça o corpo de sua sobrinha Saly, de 5 anos, que foi morta em um ataque israelense, no hospital Nasser em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza”, 17 de outubro de 2023. REUTERS/Mohammed Salem

 TRENTINO-ALTO ADIGE

BOLZANO – Etruschi – artisti e artigiani – 24 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Centro Trevi-Trevilab – Em colaboração com o Museo Nazionale Etrusco di Villa Giulia de Roma, esta exposição permite descobrir a civilização dos etruscos – e em particular a produção artística e artesanal que caracteriza foi para este povo misterioso.

 LOMBARDIA 

*MILAO – Munch – il grido interiore até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Reale – Depois de quarenta anos, o Palazzo Reale traz Munch de volta a Milão, com uma centena de suas obras-primas. Por ocasião do octogésimo aniversário da sua morte, o Palazzo Reale, em colaboração com o Museu Munch, apresenta uma exposição sobre um dos artistas mais queridos e populares do século passado: Edvard Munch.

*MILAO – Picasso lo straniero – até 2 de fevereiro de 2025, Palazzo Reale A exposição Picasso lo straniero (Picasso, o Estrangeiro) apresenta mais de noventa obras do artista, além de documentos, fotografias, cartas e vídeos. Esta exposição oferece uma nova interpretação ousada do artista, abordando questões urgentes do nosso tempo. Graças a uma abordagem multidisciplinar e a uma investigação extraordinária nos arquivos da polícia francesa e no Museu Picasso de Paris, Annie Cohen-Solal revela esta fascinante história através de inúmeros documentos inéditos.

MILAO – Niki de Saint Phalle – 5 de outubro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025, Mudec – O Mudec dedica uma colorida exposição a Niki de Saint Phalle, que você talvez conheça pelo Giardino dei Tarocchi na Toscana ou por suas exuberantes fontes em Paris. Dividida em oito seções, a exposição conta a história da evolução artística de Niki de Saint Phalle. Leia mais através deste link .

MILAO – Jean Tinguely – 10 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Pirelli HangarBicoccaJean Tinguely foi um dos maiores pioneiros da arte do século XX. Em Milão você poderá admirar uma extensa exposição retrospectiva , que ocupará quase cinco mil metros quadrados. Você pode ver mais de trinta obras inovadoras do artista suíço, criadas entre as décadas de 1950 e 1980. Esta exposição é a mais extensa já realizada na Itália após a morte de Tinguely e é uma homenagem única a este artista criativo.

MONZA – Invisível, a foto tirada por Vivian Maier – de 17 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025, Villa RealeVilla Reale em Monza dedica uma exposição retrospectiva a Vivian Maier , uma das pioneiras da fotografia de rua. Serão expostas duzentas e vinte fotografias, divididas em nove secções temáticas, explorando os aspectos distintivos do estilo de Maier: dos autorretratos intensos às cenas da vida citadina, dos retratos de crianças às imagens de pessoas à margem da sociedade.

*BERGAMO – Marina Abramović – Entre a respiração e o fogo – até 1º de fevereiro de 2025, Gres Art, Bergamo – Uma grande exposição estrelada por Marina Abramović. Com base em trinta obras você faz uma viagem pela grandeza, solidão, mito e transitoriedade da humanidade. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .

*BRESCIA – Il Rinascimento a Brescia – Moretto, Romanino, Savoldo,1512-1552 – até 16 de fevereiro de 2025, Museo di Santa Giulia, BresciaO Museo di Santa Giulia , o museu mais famoso de Brescia, dedica uma grande exposição ao Renascimento na cidade, que começa com uma longa série de perguntas. Como era a vida no século XVI numa das cidades mais populosas da Europa moderna? Que sentimentos moveram as pessoas? O que estava na moda? A quem o povo pediu proteção? Que livros leram, que música ouviram? Qual era a relação com a natureza? E o amor? O que tornou a pintura bresciana especial? E o que fez dela a base da revolução artística de Caravaggio? Quem foi Fortunato Martinengo? A exposição tenta responder a todas essas questões numa bela coleção de pinturas. Através deste link você encontrará todos os detalhes para uma visita à exposição.

*MANTOVA – Picasso a Palazzo Te – poesia e salvezza – até 6 de janeiro de 2025, Palazzo Te – No Palazzo Te de Mantova você conhecerá as cerca de cinquenta obras que Pablo Picasso criou sobre o tema das Metamorfoses de Ovídio. Em 1930, quatrocentos anos depois de Giulio Romano pintar a Camera dei Giganti, Picasso fez uma série de gravuras dedicadas às Metamorfoses de Ovídio. Um diálogo direto com Giulio Romano e suas pinturas renascentistas no Palazzo Te. Você encontrará todos os detalhes através deste link .

 VENETO 

*VENEZA  – Uma vez que governamos o mundo – Tom Herck – Bienal – até 24 de novembro de 2024Por ocasião da sexagésima Bienal, o artista belga Tom Herck apresenta uma nova e única obra monumental no jardim do Palazzo Balbi Valier – visível do Grande Canal e do Ponte da Academia. – Uma vez que governamos o mundo retrata a interação entre esqueletos humanos gigantes e esqueletos de dinossauros em tamanho real, em diálogo com o Grande Canal. A Bienal acontece de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Esta instalação monumental – com dez metros de altura no total – serve como um lembrete preventivo da transitoriedade do poder e da natureza cíclica da história, e provoca reflexão sobre a ascensão e queda de civilizações, ou espécies, que outrora ocuparam o planeta por longos períodos de períodos de tempo dominados.

*VENEZA  – Matisse e la luce del Mediterraneo – até 4 de março de 2025, Centro Culturale Candiani, Mestre. O novo projeto expositivo do Centro Culturale Candiani surge das coleções de arte moderna de Ca’ Pesaro. Desta vez, Henri Matisse lança luz sobre o Mediterrâneo.através deste link.

ROVIGO – Henri Cartier-Bresson e l’Italia – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Roverella – O Palazzo Roverella em Rovigo acolhe uma exposição maravilhosa sobre Henri Cartier-Bresson e seus fortes laços com a Itália. Esta relação está a ser amplamente documentada pela primeira vez através de aproximadamente duzentas fotografias e documentos, incluindo jornais, revistas e cartas, desde a década de 1930 até Cartier-Bresson se despedir da fotografia na década de 1970.

EMÍLIA-ROMAGNA

*PARMA – Correggio 500 – até 31 de janeiro de 2025Em 1524, Antonio Allegri, mais conhecido como Correggio, criou os afrescos da cúpula para os monges beneditinos de San Giovanni Evangelista. Quinhentos anos depois, você pode admirar tanto o interior do complexo do mosteiro, com a biblioteca imperdível , quanto a obra-prima de Correggio. Graças à instalação de Lucio Rossi, intitulada O paraíso por um momento na terra, você poderá descobrir todos os detalhes. O percurso continua até o afresco da cúpula de Correggio para o Duomo de Parma e suas decorações para a Camera della Badessa no complexo do mosteiro de San Paolo, um dos legados mais extraordinários do Renascimento. Você pode ler mais sobre o Correggio 500 neste link .

Mamiano di Traversetolo – Il Surrealismo e l’Italia – até 15 de dezembro de 2024, Fondazione Magnani-Rocca, Há cem anos, surgiu o surrealismo, mudando para sempre a percepção do mundo. “A imaginação nada mais é do que a revelação do que somos, da nossa própria substância, que é sonho, pureza, energia, liberdade”, escreveu André Breton no seu Manifeste du Surréalisme , publicado em 15 de outubro de 1924. Com isto marcou oficialmente o início deste movimento revolucionário. Para comemorar, a Fondazione Magnani-Rocca de Mamiano di Traversetolo, perto de Parma, organiza a exposição Il Surrealismo e l’Italia , na Villa dei Capolavori, a poucos passos das salas de obras de mestres como Renoir, Monet, Cézanne, Ticiano, Dürer, Van Dyck, Goya, Canova e Morandi.

*BOLONHA – Ai Weiwei – Quem sou eu? – até 4 de maio de 2025, Palazzo Fava, Bolonha – Uma exposição individual única de Ai Weiwei , o famoso artista chinês conhecido pelo seu compromisso com os direitos humanos. O título, inspirado no diálogo entre o artista e a inteligência artificial, capta a essência da exposição, que explora principalmente o mundo criativo de Ai Weiwei. O objectivo da exposição é, de facto, apresentar o artista e o seu universo criativo, numa tensão constante entre tradição e experimentação, preservação e destruição.

MODENA – Psiche allo specchio – omnia vincit amor – até 9 de fevereiro de 2025, Galleria BPER Banca, ModenaEsta exposição oferece uma viagem exploratória em torno do tema da 24ª edição do festival philosophia: a psique. Para o efeito recorrem à coleção corporativa do BPER Banca, com pinturas de Francesco Albani, Sisto Badalocchio, Jean Boulanger, Lorenzo De Ferrari, Hendrik Frans van Lint, Lorenzo Pasinelli, Giovanni Battista Paggi e Guido Reni. A exposição também inclui águas-fortes de Max Klinger e obras de François Pascal Simon Gérard, Federico Zandomeneghi, Andrea Facco, Omar Galliani e Andrea Mastrovito. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .

FERRARA – Il Cinquecento a Ferrara – Mazzolino, Ortolano, Garofalo, Dosso – até 16 de fevereiro de 2025, Palazzo dei Diamanti, FerraraO Palazzo dei Diamanti de Ferrara acolhe uma nova exposição da série dedicada ao Renascimento de Ferrara, desta vez com os pintores Mazzolino, Ortolano, Garofalo e Dosso nos papéis principais.através deste link .

TOSCANA

*FIRENZE – Helen Frankenthaler – dipingere senza regole – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Strozzi, FlorençaO Palazzo Strozzi acolhe a primeira retrospectiva italiana dedicada a Helen Frankenthaler, uma das mais importantes artistas americanas do século XX, fundadora do movimento Color Field. Mais informações podem ser encontradas através deste link .

*SIENA – Julio Le Parc – la scoperta della percezione – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena – Depois de anos fechado, o Palazzo delle Papesse de Siena reabre, com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.

*AREZZO – la città di Vasari – 450 anos de Giorgio Vasari – até fevereiro de 2025, Arezzo – Três exposições sobre Giorgio Vasari serão inauguradas em Arezzo em setembro de 2024, para ‘celebrar’ a morte de Vasari há quatrocentos e cinquenta anos. Il disegno fu lo imitare il più bello della natura – la casa, i disegni, leide: Giorgio Vasari e la figura dell’intellettuale architetto podem ser vistos de 8 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. A Casa Vasari em Arezzo é o cenário de uma exposição que irá destacar dois aspectos intimamente relacionados: a figura do artista intelectual e o tema da arquitetura na obra de Vasari. Este último também será contado de forma interativa, por meio de desenhos, manuscritos, maquetes e obras importantes em relação aos afrescos da Casa Vasari. Alcuna cosa fuor dell’uso comune – il convito per le nozze di Ester e Assuero di Giorgio Vasari pode ser vista de 21 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025 no Museo Nazionale d’Arte Medievale e Moderna em Arezzo, que está localizado em o palácio onde se hospedou o Papa Júlio III, um dos patronos mais importantes de Vasari. Aqui é mostrada uma das maiores obras do artista: a pintura a óleo sobre painel representando o terceiro dos quatro banquetes do Livro de Ester, encomendada em julho de 1548 por Don Giovanni Benedetto da Mantova, abade do Monastero delle Sante Flora e Lucilla em Arezzo . Também estarão expostos os desenhos preparatórios, documentos, alguns objetos do painel e os resultados da restauração. Por fim, de 28 de setembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, a exposição Costruire un’immagine di sé – Giorgio Vasari attraverso le sue carte , com documentos sobre a vida de Vasari, pode ser vista nos espaços do Archivio di Stato. Todas as informações podem ser encontradas no site especial da Arezzo – la città di Vasari .

lAZIO

*ROMA – Botero em Roma – até 19 de janeiro de 2025, o Palazzo Bonaparte – Roma presta uma grande homenagem ao artista colombiano Fernando Botero, falecido no ano passado em sua cidade natal, Pietrasanta (Toscana). Até 1º de outubro de 2024, você poderá ver a exposição ao ar livre, com oito esculturas em diferentes locais do centro da cidade, incluindo Terrazza del Pincio, Piazza del Popolo, Piazza di San Lorenzo e Lucina e Piazza San Silvestro. A seleção dos homens, mulheres e animais grandiosos foi feita pela filha do artista, Lina Botero, que descreveu a obra do pai como “uma celebração permanente da vida”. O projeto antecipa a grande exposição sobre Botero que será inaugurada no dia 17 de setembro no Palazzo Bonaparte. Serão pinturas, aquarelas, esculturas e algumas obras inéditas.

ROMA – Teatro – autori, attori e pubblico nell’Antica Roma – até 3 de novembro de 2024, Ara Pacis – O Museu Ara Pacis dedica uma exposição ao teatro na antiguidade romana, com foco em performances teatrais, máscaras e na vida dos atores. A exposição consiste em duzentos e quarenta artefatos, incluindo antigas máscaras de terracota, estatuetas de atores, dançarinos e malabaristas e instrumentos musicais. A exposição também utiliza tecnologia multimídia imersiva para proporcionar uma experiência de teatro romano, com uma visão dos bastidores. Você encontrará todos os detalhes desta exposição através deste link .

ROMA – Estátua colossal de Constantino – até o final de 2025, jardim do Musei Capitolini – No jardim da Villa Caffarelli, que faz parte dos Museus Capitolinos, é possível admirar a impressionante reconstrução do Colosso de Constantino. Graças ao estudo aprofundado de fontes literárias e epigráficas e aos fragmentos sobreviventes da grandiosa estátua original – cabeça, braço direito, pulso, mão direita, joelho direito, canela direita, pé direito, pé esquerdo, todos preservados no pátio de o Palazzo dei Conservatori – esta estátua pode ser alcançada em uma escala de 1:1. A estátua colossal de Constantino (século IV dC) tem cerca de treze metros de altura e mostra o imperador na forma de Júpiter sentado, com o corpo parcialmente descoberto, um manto sobre o ombro, o globo na mão esquerda e o cetro na mão direita. . Para criar a obra, cada fragmento foi modelado em 3D e colocado sobre uma estátua recriada digitalmente, utilizando como vestígios iconográficos alguns exemplares equivalentes da mesma época, como a colossal estátua de Júpiter no Hermitage de São Petersburgo e os grandes moldes de gesso. cópia da estátua do Imperador Cláudio, representado como Júpiter, no museu do Ara Pacis.

CAMPANIA

*NAPOLES – Andy Warhol. Elvis triplo – até 16 de fevereiro de 2025, Gallerie d’ItaliaA Gallerie d’Italia de Nápoles apresenta a exposição Andy Warhol. Triple Elvis , com três ciclos gráficos reunidos pela primeira vez da Collezione Luigi e Peppino Agrati.

*POMPEIA – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio – até 15 de dezembro de 2024, Pompéiao cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.

CALÁBRIA

REGGIO CALABRIAGli dei ritornano – até 12 de janeiro de 2025, MANN – As estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni serão exibidas até 12 de janeiro de 2025 no Museu Arqueológico Nacional em Reggio di Calabria.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .

PUGLIA

MESAGNE – G7 – sete séculos de arte italiana na Puglia – até 8 de dezembro de 2024, MesagneEnquanto o G7 se reúne em junho em Borgo Egnazia, uma exposição celebrando sete séculos de arte italiana será inaugurada no Castello di Mesagne, o castelo de Mesagne , uma cidade barroca um pouco mais ao sul, na Puglia, inclui arte. -Você fica cara a cara com obras de Giotto, Donatello, Ticiano, Leonardo da Vinci, Antonello da Messina, Rafael, Caravaggio, Bernini, Canova e Boldini. Você pode se manter informado através desta página do Facebook .

PIEMONTE

TURIM – Salvo – arrivare in tempo – 1º de novembro de 2024 a 24 de maio de 2025, Pinacoteca AgnelliArrivare in tempo é a maior exposição póstuma dedicada ao artista Salvo, destacando como sua pintura sempre esteve alinhada com suas primeiras pesquisas conceituais.Salvo nasceu na Sicília e vive em Turim desde 1956, onde teve o primeiro contacto com a arte povera e a arte conceptual, antes de se dedicar exclusivamente à pintura. Esta exposição retrospectiva mostra como a pintura de Salvo não contrasta com o seu período conceptual inicial, mas absorve as suas características e intenções e incorpora-as de forma coerente. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

2 comentários em “O que fazer na Itália em Novembro? Calendário de eventos”

  1. Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Novembro - Gastronomia Italiana

  2. Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em novembro - Vinho Italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *