Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Janeiro? Veja o calendário de eventos na Itália em janeiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2024. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
  • Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê uma olhada nas dicas de hospedagem e veja as nossas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e aonde ir em Janeiro?

Janeiro na Itália é definitivamente a “baixa temporada” em termos de turismo. O Natal acabou e o próximo grande feriado italiano – a Páscoa – ainda vai demorar para chegar. O clima pode ser frio e os dias bem curtos, algumas partes da Itália ficam com neve, enquanto outras apenas há névoa e chuva. No geral, o clima tende a ficar mais morninho à medida que você vai para o sul.

Nas montanhas, há neve – muita neve. Para os esquiadores e praticantes de snowboard, janeiro é alta temporada. Os Alpes e Dolomitas ficam mais movimentados nesta época do ano, assim como as estações de esqui nos Apeninos (e não se esqueça, você pode até esquiar no vulcão Etna, na Sicília). Muitas cidades das estações de esqui também têm spas termais nas proximidades, graças a toda essa atividade vulcânica; portanto, mesmo se você não é esquiador, ainda pode desfrutar de um retiro de spa nas montanhas em janeiro.

Veja algumas dicas do que fazer na Itália em janeiro:

LISTA DE EVENTOS 2024:

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

Festas e Folclore

Toda Itália – Presépios vivos Pouco antes do Natal, você também pode ver presepi viventi, presépios vivos, em muitas aldeias italianas, especialmente no sul. Freqüentemente, os moradores recebem um papel, de pastor a anjo, de Maria a criança do Natal. Os Sassi (residências em cavernas) de  Matera hospedam a sagrada família todos os anos. A cidade da Basilicata se apresenta em dezembro como ‘a Galiléia de dois mil anos atrás’ e é realmente como viajar no tempo, com a manjedoura como ponto final brilhante. LEIA O NOSSO TEXTO: Conheça os presépios vivos da Itália

até 7 de janeiro – Florença (Toscana)-  F-Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

Experiências Relacionadas

até 14 de janeiro –  Turim (Piemonte) – Luci D’Artista –  Na véspera das festas, as ruas e praças de Turim são coloridas por numerosas instalações de luz engenhosas. Durante Luci d’Artista , como é chamado este evento festivo, vários belos clássicos brilham, mas também há algumas novas obras de arte leves para ver. Info aqui.

até 21 de janeiro –  Salerno (Campania) – Luci D’Artista – Também em Salerno, sul da Itália, milhares de luzes brilham juntas, dando à cidade uma visão encantadora. Até meados de janeiro, graças a Luci d’Artista, as ruas de Salerno oferecem um espetáculo único, incluindo um sistema solar espetacular, anjos brilhantes, estrelas cadentes, acrobatas artísticos, uma enorme árvore de Natal, pinguins e renas, Babbo Natale em seu trenó …

4 a 6 –  Urbani (Marche) – Dia Nacional da Befana – UrbaniaNos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2024 , realiza-se na Urbania , antiga Casteldurante, a 27ª edição do Dia Nacional da Befana No Dia Nacional da Befana , como todos os anos, a Befana desce da torre sineira e pousa na praça entregando doces e balas em meio a um clarão de luzes e música. Nos Correios de Befana , as crianças podem escrever as suas próprias cartas com a ajuda das vice-bruxas que depois se sentam à volta da fogueira e contam contos de fadas. E há também a Casa Befana , localizada logo abaixo da prefeitura, onde a idosa mora o ano todo. Aqui os visitantes podem ver o caldeirão onde ela faz suas poções, a coleção de jogos, o estacionamento de sua vassoura voadora e a cama onde ela descansa depois de voar o dia todo . Nas ruas da cidade , as crianças também podem ver a Meia Befana mais longa do mundo , feita todos os anos pelas bruxas de Urbania. Nestes dias a Befana também transforma Urbania numa “ cidade de bom gosto ” na Praça do Chocolate com chocolates, bombons, algodão doce e snacks doces, e na Ristobefana , com muitas especialidades locais incluindo o Crostolo d’Urbania, o seu petisco preferido. Durante a festa, a chave da cidade também é confiada pelo Prefeito à Befana para ressaltar que de 4 a 6 de janeiro ela é a rainhaindiscutível do evento. Recomendamos verificar no site ou na página do Facebook qualquer alteração no programa.

*6 – toda a Itália – Viva a Befana!Se tudo correr bem, as crianças italianas serão mimadas na noite de 5 para 6 de janeiro pela  Befana, uma velha bruxa que distribui presentes e doces em sua vassoura para todos os pequenos que se comportaram bem. Quem foi travesso muitas vezes recebe apenas cinzas e brasas. Você pode ler mais sobre a Befana através deste link .

*6 – Veneza (Vêneto) – La Regata delle Befane –  Em 6 de janeiro, as águas venezianas são tornadas inseguras pelas chamadas Befanas, bruxas. Os gondoleiros vestem uma fantasia de bruxa e competem entre si em uma emocionante corrida. Um espetáculo único!

*6 – Veneza (Vêneto) – Três Reis Girando, Piazza San Marco, VenezaEm 6 de janeiro, na Torre dell’Orologio (na Piazza San Marco ), os Três Reis Magos giram em procissão ao redor da Virgem Maria. As estátuas de madeira de um anjo com uma trombeta e dos três reis são conduzidas mecanicamente ao lado da Virgem e do Menino, como se estivessem de fato visitando o recém-nascido Jesus para presenteá-los. Nos outros dias, os reis podem ser admirados no interior, mas só a 6 de janeiro é que se aventuram no exterior…

*6 – Florença (Toscana) – Cavalcata dei MagiEm Florença, a festa da Epifania é celebrada com uma magnífica procissão. Os três reis magos do leste, seguidos por um grande número de figurantes, movem-se do Palazzo Pitti pela Ponte Vecchio até a Piazza della Signoria. Aqui os porta-estandartes se juntam à procissão, após a qual o passeio continua até o Duomo, onde os três reis magos apresentam seus presentes ao menino Jesus no presépio vivo. A procissão dos Magos e sua comitiva é baseada na pintura de Benozzo Gozzoli, exposta no Palazzo Medici-Riccardi, em Florença. Leia  aqui.

*7 –  toda a Itália – Viva a bandeira italiana!A bandeira italiana, a tricolor, tremula alegremente contra o céu azul desde 7 de janeiro de 1797. O local de nascimento da bandeira é Reggio Emilia, mas as cores são originárias de Milão. O brasão de armas de Milão consiste em uma cruz vermelha sobre fundo branco. Junto com a cor verde do vigilante milanês, isso resulta no alegre tricolor. Os italianos que não são de Milão, porém, dão uma explicação bem diferente para as três cores. As três cores representam fé, esperança e amor. Ou para esperança (verde), convicção (branco) e caridade (vermelho). Outros ainda o tornam ainda mais poético: diz-se que o verde simboliza as férteis colinas italianas, branco para os picos nevados e vermelho para o sangue que foi derramado na criação da República Italiana.

*11 – Castellana (Puglia) – Fanòve- A Festa do Fanòve é um evento religioso e folclórico que ilumina e inflama o coração de Castellana, a Cidade das famosas Cavernas, na noite de 11 de janeiro. É um dia de festa e também de comemoração histórica que recorda o milagre da Virgem Maria de Vetrana que, em 1691, salvou Castellana da peste. A história conta que, durante o período da peste, dois padres de Castellana tiveram a mesma visão: as pessoas que sofriam de peste só seriam curadas se fossem ungidas com o óleo que ardia na lâmpada votiva da Virgem Maria de Vetrana. E foi exatamente isso que eles fizeram. Vencida a praga, tudo o que poderia estar infectado era queimado com grandes fogueiras. Desde então, todos os anos, no dia 11 de janeiro, grandes pilhas de lenha são preparadas e acesas à noite, e durante toda a noite quase 100 enormes fogueiras queimam em toda a cidade para relembrar o evento e celebrar a libertação da peste. A festa é obviamente embelezada pela ampla proposta de comida típica, pelo canto folclórico, ao longo de um ambiente que, com o calor das fogueiras, realça o calor tradicional da hospitalidade pugliana. Para mais informações

Castelrotto (Trentino-Alto Adige) – Matrimonio Contadino

*21 – Castelrotto (Trentino-Alto Adige) – Matrimonio Contadino –  No domingo, 21 de janeiro de 2024, a pequena cidade de Castelrotto celebra o Casamento Camponês, uma reconstituição histórica de um tradicional casamento rural do século XIX no sul do Tirol. A preparação do Casamento Camponês antigamente começava muito antes da cerimônia de casamento. O futuro marido deveria usar um chapéu em sinal de amor e carregar doze ovos coloridos, que simbolizavam seu compromisso de se casar com a noiva em doze meses. A noiva tinha que preparar o dote incluindo: lençóis, pratos, potes e panelas e outros objetos úteis para o lar. Para mostrar seus dotes culinários, ela também teve que convidar o noivo e seus amigos para jantar em sua casa. Por fim, no dia do casamento, o casal tinha que passar por uma série de rituais antes da cerimônia, enquanto as irmãs da noiva tinham que comprar uma cabra. O Casamento Camponês começa com um desfile: toda a aldeia acompanha os noivos a pé, a cavalo ou de trenó. O desfile de trenós puxados por cavalos começa na igreja de São Valentim e segue para o centro histórico de Castelrotto. Os convidados do casamento se distinguem por suas roupas: as mulheres casadas têm os cabelos presos na nuca, as meninas usam vestidos brancos, enquanto os meninos usam capas pretas e camisas de chenile. O mestre de cerimônias tem um grande chapéu com penas de avestruz pretas e brancas. Todos usam roupas tradicionais originais. O cortejo acompanha os noivos ao banquete nupcial, onde é servido o tradicional bolo de casamento, o Hoazetkuchl. Também é possível saborear comida típica tirolesa (como Knödel, Goulash e Krapfen) em restaurantes e Stuben. Info aqui

*10 a 12 e 15 a 17  – San Vigilio e San Candido (Trentino-Alto Adige) – Festival Internacional de Esculturas de Neve. O Festival de Esculturas de Neve das Dolomitas é organizado em dois fins de semana de janeiro nos municípios de San Vigilio e San Candido no Tirol do Sul, no sopé das Dolomitas: – de 10 a 12 de janeiro em San Vigilio – de 15 a 17 de janeiro em San Candido – Mais de 30 artistas , divididos em 10 equipas, dão vida ao festival nos recantos mais evocativos de ambos os locais onde enormes cubos de neve prensada (3x3x3 m) são colocados à disposição dos artistas. Eles podem usar serra e pá e apenas água para solidificar suas obras de arte. As esculturas de neve devem ser concluídas até três dias após o evento. Depois cabe aos visitantes e aos habitantes escolher os melhores. O local é habilmente iluminado para que as esculturas possam ser admiradas também à noite. Esculturas são deixadas lá até que o degelo da primavera as derreta Veja detalhes e contatos no site >

Puglia La Focara

16 – Novoli, Lecce (Puglia) A Iluminação da Fòcara – Novoli – As celebrações em honra de Sant’Antonio (Santo António), Padroeiro de Novoli , são conhecidas como “dias do fogo” porque – no dia 16 de janeiro – culminam com o acendimento da Fòcara, a maior fogueira da região do Mediterrâneo. Sua base tem 20 metros de diâmetro e 25 metros de altura. Este é um dos eventos de inverno mais famosos da Apúlia. Folclore e religião se misturam com música, arte, shows e comida. A Fòcara é construída logo após a poda. É uma tarefa muito difícil porque a fogueira é feita com mais de 80 mil ramos de videira. O acendimento da fogueira e a queima de fogos atraem milhares de visitantes todos os anos.

*17 – em toda a Itália – Sant’Antonio Abate – festa dos açougueiros e dos porcos – Em 17 de janeiro, a Itália celebra a festa de Sant’Antonio Abate, o primeiro abade e fundador do monaquismo cristão. Este António, que não deve ser confundido com Santo António de Pádua, nasceu no Egipto por volta de 250 e tornou-se o padroeiro de, entre outros, açougueiros, porcos, guardadores de porcos, cesteiros, agentes funerários, confeiteiros e tecelões. Nas fotos, muitas vezes o vemos com um porco aos pés. Em sua mão, ele geralmente carrega um sino. Os fazendeiros costumavam se reunir no dia 17 de janeiro para abençoar o gado em homenagem ao aniversário da morte de Antônio. Durante a Idade Média, em 17 de janeiro, os porcos podiam até mesmo procurar comida livremente em qualquer lugar. Esta tradição ainda é honrada. Basta dar uma olhada em uma das muitas praças da Itália, de Roma ao menor vilarejo da Sicília. Não se surpreenda se parecer preto dos porcos grunhindo, que vêm buscar a bênção de Santo Antônio.

16 e 17 – Collelongo, L’Aquila – (Abruzzo) – Festa de Sant’Antonio Abate – Collelongo – A festa de Sant’Antonio Abat e é celebrada em muitas cidades de Abruzzo. Os visitantes fascinados pelos valores simples e sólidos da montanha e pelos rituais imutáveis ​​não podem perder a Festa de Sant’Antonio Abate celebrada nos dias 16 e 17 de janeiro há mais de 400 anos em Collelongo , uma pequena localidade da zona montanhosa de ​o Parque Nacional de Abruzzo , na província de L’Aquila. A festa de Sant’Antonio Abate di Collelongo é talvez a mais antiga e a mais densa dos rituais ancestrais e das tradições autênticas.

*21 – Buti (Toscana) – Corrida de cavalos para Sant’Antonio – Em Buti, uma cidade perto de Pisa, Santo Antônio é homenageado com um palio, uma corrida de cavalos, no primeiro domingo após 17 de janeiro. O Palio de Buti é a primeira corrida do ano! Quanto mais o domingo se aproxima, mais a tensão aumenta. Assim como em Siena, aqui em Buti os cavalos são conduzidos à igreja da contrada , onde são abençoados e onde todo o bairro reza pela vitória. Velas são acesas, cruzes são feitas, Ave-Marias e orações rápidas são murmuradas. Mesmo como não residente, você pode sentir a tensão aumentando a cada minuto.

*17 – Tricarico (Basilicata) – Rebanho mascarado em Tricarico – Em Tricarico, uma pequena cidade na região de Basilicata, o carnaval é comemorado no início do ano. No dia 17 de janeiro, dia da festa de Sant’Antonio Abate, comemora-se que as vacas, bois e outros amigos de quatro patas podem sair para pastar novamente. Todos os habitantes colocam uma máscara de vaca ou touro (chamado l’màsh-kr no dialeto local) e juntos representam um rebanho que finalmente pode cheirar o ar novamente e provar a grama verde.

Feiras e Mercados

Mercados de Natal coloridos na Itália: Na maioria das cidades e vilas italianas, um mercado de Natal é realizado nos dias ou semanas antes do Natal. Muitas vezes há inúmeras barraquinhas com boa comida e bebida, para presentear ou saborear na hora, enfeites natalinos, presentes de natal e panetones. Algumas dicas no texto específico que temos no site: Mercadinhos de Natal na Itália: região por região

7 dezembro a 7 janeiro  – Lago de Como (Lombardia)- Casa dei Balocchi -Casa dos Brinquedos –  Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana (encerrando o evento em 6 de janeiro de 2020)! Saiba mais aqui.

15 – Assis (Perugia) – ViniVeri Assisi– ViniVeri Assis 2024 é a degustação de mais de 200 rótulos de vinho natural tendo como protagonistas cerca de 60 enólogos que colocam no centro o território, o respeito ao meio ambiente e a identidade aliados na produção artesanal, sustentável e ecocompatível. O evento será precedido por uma série de jantares/degustações em alguns restaurantes da Úmbria.

15  – Gênova (Ligúria) – Todas as cores do branco Todas as cores do branco 2024 é um dos tradicionais eventos organizados pela GoWine. No balcão de provas e na loja de vinhos haverá uma selecção exclusiva de brancos de assinatura: uma prova original que irá dos Alpes à Sicília e que irá valorizar as vinhas e a identidade dos vinhos brancos italianos, envolvendo nomes prestigiados da enologia italiana em uma viagem intracultural.-geracional entre vinhos brancos de raça pura.

*17 – em toda a Itália – Dia Internacional da Culinária Italiana – No dia 17 de janeiro também é festa na culinária italiana! É o Dia Internacional da Cozinha Italiana (IDIC), o Dia Internacional da Cozinha Italiana. Neste dia especial, organizado por chefs italianos de todo o mundo, a cozinha italiana ganha destaque. Mais cedo neste dia, as pessoas em todo o mundo fizeram espaguete com molho de tomate, tiramisù, ossobuco alla milanese, pesto genovese, tagliatelle al ragù bolognese, risotto alla milanese e spaghetti alla carbonara.

*30 e 31 – Aosta (Valle D’Aosta)  Feira di Sant’Orso É a feira anual de Sant’Orso, evento que mostra a tradição artesanal do Vale d’Aosta há mais de 1.000 anos – tanto que a edição deste ano é a 1020ª! A Feira Sant’Orso oferece aos visitantes a oportunidade de entrar em contato com talentos artesanais locais, que exibem suas esculturas e outras obras feitas de pedra-sabão, ferro, cobre, cerâmica, vidro e têxteis. Os símbolos e objetos exibidos no mercado da feira incluem: o Sabots (sapatos de madeira tradicionais), o “Galletto” (galo), brinquedos “Tatà”, Groles e Copas da Amizade, móveis, roupas, ancinhos, cestos, barris e muito mais A Feira Sant’Orso também significa boa música, folclore e comida e vinho deliciosos. No Pavilhão de Enogastronomia, empresas e fazendas locais vendem iguarias do Vale de Aosta, como queijos, carnes, embutidos, mel e, obviamente, vinhos e licores. Info aqui.

19 a 21 – Verona (Vêneto) – Expo Motocicleta – Verona – De 19 a 21 de janeiro de 2024 retorna à VeronaFiere Motor Bike Expo , feira internacional de motocicletas e motociclistas, em sua 15ª edição. A Motor Bike Expo não expõe apenas motocicletas, quadriciclos, scooters, vans, mas também roupas, acessórios, tipos de equipamentos. A programação é muito rica incluindo competições, encontros com campeões, provas e shows. A Motor Bike Expo de Verona tornou-se quase uma parada obrigatória para todos os entusiastas do motociclismo que desejam entrar em contato com os fabricantes, saber mais sobre os novos modelos e personalizar suas motos.

27-28 –  Roma (Lazio) Natural Winemakers in Roma décima quinta edição que, com paixão e tenacidade, Tiziana Gallo cria focando na importância de reunir entusiastas com vinicultores de muitas regiões italianas / Aberto a entusiastas, imprensa e operadores .

27 a 29 –  Siena (Toscana) – Wine&Siena degustação dos melhores produtores italianos selecionados entre os vencedores do Merano Wine Award. A cenografia medieval é um ponto forte.

28-29  – Grottaglie (Puglia) – Evoluzione Naturale degustação de vinhos naturais de cerca de 30 vinícolas de toda a Itália, conferências e workshops.

28-29 – Florença (Toscana) – Migrant Wines nasceu como uma feira que acolhe enólogos de todo o mundo. O objetivo é alargar a visão vitivinícola, dando espaço a pequenas e únicas realidades vitivinícolas que funcionem como porta-vozes de uma mensagem original, solidária e cultural.

29 a 30 –  Torino (Piemonte) – degustação Grandi Langhe dedicada às novas safras do Docg e Doc de Langhe e Roero.

Esporte e Aventura

*25 a 28 – Val di Fiemme e Fassa (Trentino-Alto Adige) – A 51ª edição de Marcialonga, a mais importante corrida de esqui cross-country da Itália, acontece em 28 de janeiro de 2024 na província de Trento O evento já tem programação completa a partir do dia 25 de janeiro Marcialonga consiste em uma trilha de 70 quilômetros pelos vales de Fiemme e Fassa no Trentino Alto Adige. A chegada é em Cavalese, passando por Canazei, Moena e Lago Tesero, todos na região de Trentino Alto Adige. Marcialonga foi disputada pela primeira vez em 1971. A corrida foi fundada por Mario Cristofolini, Giulio Giovannini, Roberto Moggio e Nele Zorzi, quatro amigos apaixonados pelo esqui cross-country, que resolveram criar uma corrida semelhante ao Vasaloppet (o esqui cross-country de longa distância corrida na Suécia). A primeira corrida foi vencida por Ulrico Kostner, enquanto outra lenda do esqui, Franco Nones, chegou em segundo lugar. Todos os anos milhares de “bisontes” – apelido dos participantes de Marcialonga – vêm de todo o mundo para participar da competição; atletas profissionais, mas também amadores. Desde 1978, as mulheres foram admitidas na corrida. Se não estiver preparado para a corrida longa, os participantes podem optar por uma corrida mais curta de 45 quilômetros. Mais sobre o texto originalÉ necessário fornecer o texto original para ver mais informações sobre a tradução. É aconselhável verificar qualquer alteração no site>>>ou napágina do facebook>>>

Música e Espetáculo
  • TEMPORADA DE ÓPERAS: A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março, embora o La Scala abra no dia Santo Ambrosio (7 de dezembro).
  • LAURA PAUSINI – 
    • 6 –  Padova, Fiera
    • 9 – Casalecchio di Reno (Bo), Unipol Arena
    • 12 – Torino, Pala Alpitour
    • 15 – Bolzano, Pala Onda
    • 17 e 18 – Milano, Mediolanum Forum
Arte e Exposições

LOMBARDIA

*MILAO 

  • Morandi 1890-1964 – até 4 de fevereiro de 2024, Palazzo Reale – No Palazzo Reale de Milão, admire a exposição Morandi 1890-1964 , com cerca de cento e vinte obras do artista bolonhês Giorgio Morandi , que se destacou na natureza morta. Mais informações podem ser encontradas através deste link .
  • Bar Stories on Camera – até 30 de abril de 2024, Galleria Campari – Em colaboração com a Magnum Photos, a Galleria Campari selecionou noventa fotos que fornecem uma bela imagem deste icônico bar da Galleria Vittorio Emanuele II em Milão. Você encontrará todos os detalhes através deste link .
  • El Greco – até 11 de fevereiro de 2024, Palazzo Reale* – Pela primeira vez em Milão você poderá admirar uma ampla seleção de obras do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco. Mais de quarenta de suas obras brilham no piano nobile do Palazzo Reale, incluindo vários empréstimos internacionais. Você encontrará todos os detalhes através deste link .
  • Goya – la ribellione della ragione – até 3 de março de 2024, Palazzo Reale* – No Palazzo Reale, no outono e inverno de 2023-2024, você será apresentado a Goya, um pintor espanhol revolucionário, e a uma coleção de suas obras-primas. Você pode ler mais detalhes através deste link .
  • Rodin e la danza – até 10 de março de 2024, MUDECDescubra a forte e criativa influência que a dança teve na obra de Auguste Rodin. Você encontrará todos os detalhes da exposiçãoatravés deste link .

MANTOVA – Rubens a Palazzo Te – pittura, trasformazione e libertà – até 7 de janeiro de 2024, Palazzo Te*Junto com o Palazzo Ducale em Mantova e a Galleria Borghese em Roma, o Palazzo Te celebra o legado de Peter Paul Rubens, que encontrou em Mantova o lugar perfeito para mergulhar mergulhe no mundo antigo. Diz-se que ele foi inspirado por Giulio Romano, que retratou todos os tipos de histórias mitológicas no Palazzo Te .Estão expostas mais de cinquenta obras, incluindo dezessete do próprio Rubens, divididas em doze temas. O Palazzo Te tem obras emprestadas para esse fim, entre outros, do Louvre, do Prado, do Museu Boijmans Van Beuningen e do Musei Capitolini. Você pode encontrar mais informações sobre a exposição através deste link .

BRESCIA  – Até 7 de janeiro de 2024, você pode ver Plessi sposa Brixia , com instalações, projeções e obras de arte digitais de Fabrizio Plessi, que podem ser vistas no Parco Archeologico di Brescia Romana e no Museo di Santa Giulia em Brescia.

PIEMONTE

TURIM

  • Il mondo di Tim Burton – até 7 de abril de 2024, Museo Nazionale del Cinema* – No museu do cinema de Torino você faz uma viagem pelo mundo visionário do famoso diretor de cinema Tim Burton, dando uma olhada em seu arquivo pessoal repleto de ilustrações, esboços e documentos que serviram de base para seus filmes de maior sucesso. Você pode ler mais detalhes através deste link .
  • Hayez – l’officina del pittore romantico – até 1º de abril de 2024, Galleria d’Arte Moderna*Na Galleria d’Arte Moderna de Torino agora você pode admirar pinturas e esboços do artista italiano Francesco Hayez, que é especialmente famoso por seu Il Bacio , o beijo. Isso dá uma ideia do processo criativo por trás das obras de Hayez. A programação original inclui mais de uma centena de obras de Hayez, protagonista indiscutível do Romantismo italiano. Todos os detalhes desta exposição podem ser encontrados aqui .

VENETO

VENEZA –  Chagall – Il colore dei sogni – até 13 de fevereiro de 2024, Centro Culturale Candiani, MestreNo Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza) você fica cara a cara com os sonhos coloridos de Marc Chagall durante a exposição Chagall. Il color dei sogni .

CONEGLIANO – Giorgio de Chirico – Metafisica contenuta – até 25 de fevereiro de 2024, Palazzo Sarcinelli, Conegliano – Em 2024 será comemorado o centenário do surrealismo. Esta exposição no Palazzo Sarcinelli é uma amostra disso, com um dos protagonistas do movimento artístico, Giorgio de Chirico. Mais de setenta de suas obras estão em exposição, incluindo manequins sem rosto, praças e torres italianas. Mais informações podem ser encontradas aqui .

LIGURIA

GÉNOVA – Artemisia Gentileschi – coraggio e passione – até 1º de abril de 2024, Palazzo Ducale – Artemisia Gentileschi está em destaque neste invernono belo Palazzo Ducale em GênovaVocê admirará mais de cinquenta obras-primas de museus de toda a Europa. Você encontrará todas as informações sobre a exposiçãoatravés deste link .

EMILIA ROMANHA

Ter Brugghen – dall’Olanda all’Italia sulle orme di Caravaggio – até 14 de janeiro de 2024, Gallerie Estensi, Modena*Neste outono, a Gallerie Estensi em Modena está colocando o pintor holandês Hendrick ter Brugghen no centro das atenções. O foco está em sua estadia na Itália, seguindo os passos de Caravaggio, entre aproximadamente 1607 e 1614.Você pode ler mais sobre a exposição neste link .

Keith Haring – Visio Radiante – até 4 de fevereiro de 2024, Palazzo Tarasconi, Parma*O Palazzo Tarasconi, no coração de Parma, dedica uma exposição a um dos maiores artistas da segunda metade do século XX: Keith Haring. Mais de cento e trinta obras estão em exposição, em grande parte provenientes de coleções particulares. Mais informações podem ser encontradas através deste link .

TOSCANA

FLORENÇA

Untrue Unreal – Anish Kapoor – 7 de outubro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, Palazzo Strozzi O Palazzo* – Strozzi dedica uma bela exposição às obras de Anish Kapoor, com instalações monumentais, pequenas obras de arte, formas originais e um pouco de ilusão de ótica aqui e ali. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

  • Alfons Mucha – La seduzione dell’Art Nouveau – 27 de outubro de 2023 a 7 de abril de 2024, Museo degli InnocentiNo Museo degli Innocenti de Florença você pode admirar uma exposição sobre Alfons Mucha, intitulada La seduzione dell’Art Nouveau (a sedução da arte novo). É a primeira vez que Florença dedica uma exposição a este colorido artista e é imediatamente espetacular, com mais de duzentas obras de arte.


*PISA – Le avanguardie – com muitas obras-primas do Museu de Arte da Filadélfia – até 7 de abril de 2024, Palazzo Blu (Pisa)

LIVORNO – Leonardo da Vinci: beleza e invenção – até 1º de abril de 2024, Museo della Città, LivornoNeste inverno , no Museo della Città de Livorno, você pode admirar quinze desenhos do Codex Atlanticus e do Codex sobre o vôo dos pássaros de Leonardo da Vinci , que foram emprestados pela Biblioteca Ambrosiana de Milão e pela Biblioteca Reale de Torino, respectivamente. Você também pode admirar mais de cinquenta obras de seguidores de Da Vinci.

LAZIO

  • ROMA – Favoloso Calvino – até 4 de fevereiro de 2024, Scuderie del Quirinale*Durante a exposição Favoloso Calvino você faz uma viagem pela vida e obra do escritor italiano Italo Calvino. Estão expostas mais de duzentas obras, desde pinturas de artistas consagrados como De Chirico e Carpaccio até esculturas, desde ilustrações e fotografias até primeiras edições dos livros de Calvino. Mergulhe no mundo fantástico de Calvino – e depois entre em uma livraria para (re)ler suas histórias!
  • Helmut Newton – Legado – até 3 de março de 2024, Museo dell’Ara Pacis – O museu do Ara Pacis oferecerá espaço por alguns meses a partir deste outono para uma ampla retrospectiva dedicada ao famoso fotógrafo Helmut Newton (1920-2004). Mais detalhes podem ser encontrados neste link .
  • Trame di Luce – até 7 de janeiro de 2024, Orto BotanicoO jardim botânico de Roma forma um mundo mágico de luz e música em torno das férias. O percurso, com pouco mais de um quilômetro de extensão, passa por obras leves de artistas nacionais e internacionais. Você descobrirá inúmeras lendas e histórias sobre o Orto Botanico, conhecerá ninfas da floresta e outras criaturas mágicas e saboreará os mais saborosos petiscos no Luci di Gusto. Você pode encontrar mais informações sobre Trame di Luce através deste link .
  • O toque de Pigmalione. Rubens e la scultura a Roma até 18 de fevereiro de 2024, Galleria Borghese Com quase cinquenta obras dos mais importantes museus do mundo, a Galleria Borghese conta sobre o vínculo entre a Itália e a Europa através do olhar de um dos melhores pintores barrocos, Rubens . Através deste link você encontrará todos os detalhes e lerá mais sobre todas as diferentes partes desta maravilhosa exposição.

1 comentário em “O que fazer na Itália em Janeiro?”

  1. Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em janeiro - Vinho Italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *