Veja o calendário de eventos em setembro na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para setembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
– Atualizado com eventos de 2024 –
Índice:
O que fazer e onde ir em setembro?
Leia: Viajando para a Itália em setembro: o que você precisa saber
Para muitas pessoas no hemisfério norte, setembro geralmente significa os últimos suspiros do calor do verão, seguidos de perto por botas e lenços no fundo do armário. Setembro na Itália costumava significar as duas coisas, mas ultimamente setembro tem agido muito mais como verão do que outono.
A alta temporada turística na Itália se estendeu além dos limites do verão há muito tempo, sugando maio e setembro com seus altos preços e grandes multidões. Agora, as mudanças climáticas também transformaram maio e setembro – ambos são mais parecidos com o verão em suas temperaturas do que costumavam ser. Ainda assim, setembro pode ser uma ótima época para visitar a Itália.
Setembro é um mês maravilhoso na maior parte da Itália, então se você tiver a sorte de visitar a Itália neste momento, você pode escolher e ir para onde quiser!
Por que você deve ir para a Itália em setembro?
Leia: Viajando para a Itália em setembro: o que você precisa saber
Amantes de gastronomia e vinho como eu, podem ver as vantagens de uma viagem de setembro para a Itália em um piscar de olhos. Festivais gastronômicos em um país focado em comida? Sim, é tão excelente quanto você pode imaginar. Mesmo que você ainda não seja levado a viajar pelo que está no seu prato, no entanto, ir a um festival de comida na Itália ainda pode ser divertido. Não há nada como ver um lugar ficar animado com algo de que se orgulham, e os italianos estão – com razão – orgulhosos de sua comida.
Além da delícia que é viajar no outono na Itália, setembro também é quando os italianos (e outros europeus que estão de férias na Itália) voltam ao trabalho e à escola após as férias de agosto de um mês. O clima ainda está quente, o que significa que você pode aproveitar as praias da Itália sem as multidões de agosto. (As praias não ficam vazias em setembro, mas o número de corpos na areia cai um pouco.)
Setembro é, como eu disse no início, parte da alta temporada da Itália agora – então os preços ainda estão no pico do verão, e as multidões nas áreas turísticas também. Alguns lugares podem começar a ver uma queda nos preços e multidões até o final de setembro, enquanto outros ainda estarão fortes em outubro. Setembro não é mais exatamente econômico, mas – se você puder balançar – temperaturas um pouco mais amenas e todos aqueles festivais de comida tornam um momento muito agradável para estar na Itália.
Em Toscana é um mês bem cheio de festividades e colheita das uvas, então a região fica bem cheia (veja programação especial da Toscana aqui)
LEIA TAMBEM:
-
- Calendário de eventos anuais na Itália
- Viajando para a Itália em setembro: o que você precisa saber
- Melhor roteiro para primeira viagem na Itália
- Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália
- 10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália
- O que você precisa saber para viajar de trem na Itália
Se você estiver viajando para a Itália em agosto, aqui está o que você precisa saber sobre festas, eventos folclóricos e festivais de Música.
Feriados e Festivais na Itália em setembro
Setembro começa a minha temporada de festivais favorita na Itália – época de colheita. Durante todo o outono, há festivais de comida e vinho em abundância, celebrando coisas como chocolate, trufas brancas e presunto. As datas desses festivais mudam a cada ano, então verifique meu calendário de festivais e feriados italianos para iniciar seu processo de planejamento de viagem. Você pode acompanhar os sites da cidade ou regionais dos lugares que visitará para descobrir se há outros eventos especiais acontecendo enquanto estiver na cidade.
Há outros festivais acontecendo em setembro também, incluindo as históricas corridas de barco em Veneza, conhecidas como “Regata Storica”, o dia da festa do santo padroeiro de Nápoles, a celebração do aniversário de Julieta em Verona e o famoso Festival Internacional de Cinema de Veneza. Não há feriados nacionais em setembro, portanto, os únicos fechamentos que você provavelmente enfrentará são para festivais ou eventos localizados.
Festas e Folclore
*01– Lanciano (ABRUZZO) – Semana Medieval – De 25 de agosto a 1º de setembro de 2024 – como de costume, do último domingo de agosto ao primeiro domingo de setembro – a cidade de Lanciano , na província de Chieti, sedia a Semana Medieval e a reconstituição histórica da investidura do Mastrogiurato . Durante a Semana Medieval, este ano em sua 42ª edição, shows, música, mercado medieval, desfile e danças acontecem na cidade. Na terça-feira, shows de falcões em liberdade No último domingo, desfile solene e investidura do Mastrogiurato. Veja osite>>>
*até 01 – Montagnana, Padova (Vêneto) – Palio dei 10 Comuni – Palio dei 10 Comuni acontece em Montagnana , na província de Pádua. O que é o Palio dei 10 Comuni? O Palio di Montagnana tem sua origem em um estatuto de 1366 e é uma corrida de cavalos na qual competem 10 jóqueis, cada um representando um dos 10 municípios da área montanhesa. Além do Palio, uma procissão fantasiada, os mercados nas ruas do centro histórico levam Montagnana de volta aos tempos medievais, nesta importante reencenação histórica para a cidade veneziana e também o jantar medieval com pratos típicos da tradição medieval.
*01 -Veneza (Veneto) – Regata Storica – Todo primeiro domingo de setembro, o Grande Canal de Veneza fica literalmente preto com todas as gôndolas balançando na água. É nessa altura que se realiza a Regata Storica, uma tradição que vem de longe na história. Antes da competição de remo, há um desfile de gôndola no qual as velhas gôndolas especialmente decoradas desempenham o papel principal. Isto é seguido pelas verdadeiras competições de remo. A corrida é iniciada pela Regata dei Giovanissimi. Depois é a vez das mulheres, com sua Regata delle Donne e depois você pode torcer pelos barcos das regiões vizinhas, durante a Regata delle Caorline. Finalmente, começam os verdadeiros gondoleiros. Eles deslizam sobre a água durante uma emocionante Regata dei Campioni. Os barcos partem da Riva degli Schiavoni. A chegada é oposta a Ca’Foscari, onde uma espécie de arquibancada histórica flutuante foi colocada na água. Lá os gondoleiros vencedores são homenageados.
*03 – Arezzo (Toscana) – Giostra del Saracino : é
um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações aqui.
*até dia 01 – Palmanova (Friuli Venezia Giulia) – A.D. 1615 Palma alle armi – Palmanova é animado por uma evocativa reconstituição histórica “AD 1615. Palma em armas”, a última batalha contra os austríacos na época da República de Veneza. Mais de 200 figuras em trajes do século XVII lembram o início da Guerra de Gradisca (1615-1617) , também conhecida como Guerra de Usocchi ou Guerra Friuli contra os austríacos. Entrando pela Porta Cividale , a atual Via Vallaresso, os visitantes podem mergulhar na história da Fortaleza de Palmanova. Através de uma visita guiada ao acampamento, é possível reconstituir a vida das guarnições e das tropas sitiantes, ver os treinos dos artilheiros, mosqueteiros e soldados, as lutas de espada, o acampamento da milícia e a praça do povo, conhecer as tradições e artesanato, a cozinha, a alfaiataria, a música e as danças da época. Durante os 3 dias de Palma alle Armi 1615 os visitantes podem experimentar o acampamento e a cidade de uma forma inusitada e atmosférica.
*01 – Asti (Piemonte) – Palio di Asti – O Palio di Asti é um festival tradicional de origem medieval. originalmente organizado para a festa do santo padroeiro San Secondo. Hoje acontece todos os anos geralmente no primeiro domingo de setembro, este ano em 4 de setembro de 2022 . A festa começa pela manhã com a cerimónia da bênção do cavalo e do jóquei, seguindo-se a actuação dos bandeirantes. No início da tarde , o Desfile Histórico começa na Praça da Sé com a participação de 1.200 figuras em trajes medievais. O vencedor do Palio do ano anterior abre o desfile. Após a procissão, o desafio começa com a corrida de cavalos, montada “dormindo”, que acontece nas ruas da cidade.
*até 02 – Cabras (Sardenha) – Corsa degli Scalzi – A Corsa degli Scalzi é uma festa religiosa e civil profundamente sentida em Cabras , na península de Sinis (costa oeste da Sardenha) que acontece no primeiro domingo de setembro (em 2022 nos dias 3 e 4 de setembro ). A festa relembra os acontecimentos ocorridos durante uma das inúmeras invasões dos sarracenos. Conta-se que em 1619 os homens locais, empenhados na luta contra os invasores, pediram às mulheres da aldeia que trouxessem a estátua da padroeira de Cabras para a aldeia de San Salvatore di Sinis , de modo a protegê-la dos ataques dos Mouros. As mulheres, correndo descalças, conseguiram a empreitada e resgataram a estátua. O rito da Corsa degli Scalzi também é considerado um bom presságio para a colheita, a abundância de peixes na lagoa das Cabras e a fertilidade das ovelhas. Durante o festival : música tradicional da Sardenha, oficinas, barracas de comida, exposições, shows, fogos de artifício.
*03 – Viterbo (Lazio) – Macchina di Santa Rose – Em Viterbo todos os anos, no dia 3 de setembro, um enorme colosso passa pela cidade. A chamada Macchina di Santa Rosa tem cerca de trinta metros de altura, pesa cinco toneladas e é espetacularmente iluminada com mais de mil luzes e decorada com inúmeras rosas de tecido. A construção com Santa Rosa é transportada por mais de uma centena de homens – é assim que ela é pesada. A viagem leva o santo pelas ruas da cidade, nas mãos dos porteiros chamados facchini . Eles param algumas vezes em uma espécie de altar, após o qual são soados três comandos antes que o santo possa ser carregado novamente: ‘ Sotto col ciuffo e fermi ‘, ‘ Sollevate e fermi ‘ e ‘ Per Santa Rosa, avanti! ‘
6-7-8 – Avio (Trentino Alto Adige) – Uva e dintorni com o Palio delle Botte – em Avio, na província de Trento, arranca a 20ª edição da Uva e Dintorni , o Palio della Botte entre as cidades do vinho. A uva é a protagonista absoluta do festival, mas o evento oferece ao público a oportunidade de conhecer outros produtos típicos da região com passeios gastronômicos e enoturísticos no centro histórico da cidade. O programa oferece mais ocasiões de festa com música, desfiles folclóricos, shows, visitas guiadas e reconstruções históricas medievais. O mais importante dos eventos recreativos é o Palio della Botte no domingo à tarde, onde os participantes competem em quatro corridas diferentes: barril empurrado, skittles slalom, esmagamento de uvas e enchimento de garrafas.
07 – Florença (Toscana) – La Festa della Rificolona – Todos os anos, na noite de 7 de setembro, Florença brilha à luz de centenas de lanternas. Uma grande procissão de lanternas é realizada em homenagem à La Festa di Rificolona. Enquanto cantam, crianças e adultos circulam pela cidade, cada um com uma lanterna ou lanterna caseira ou comprada. A festa provavelmente teve origem no século XVI. Então os camponeses de toda parte vieram à cidade pela primeira vez na noite de 7 de setembro, para comemorar o aniversário de Mary no dia seguinte. Os agricultores se reuniram principalmente na praça em frente à Santissima Annunziata. Os florentinos ainda se reúnem aqui, em um grande festival de luz. Leia o nosso texto sobre a Festa della Rificolona
8 – Prato (Toscana)- Festa della Madonna di Prato – 8 de setembro é o dia em que se celebra a festa de Nossa Senhora e é também o dia mais importante da Feira de Prato, que tradicionalmente começa alguns dias antes. A Festa della Madonna tem uma programação que vem sendo transmitida ao longo dos séculos e que começa com o “Corteggio Storico” (procissão histórica) na qual participam mais de 500 pessoas em trajes de época. O Corteggio Storico atravessa as ruas do centro de Prato até chegar à Catedral onde, numa capela, se guarda o Sagrado Cinturão de Maria , relíquia considerada o cinto de Nossa Senhora. Depois de presenciar a chegada da Procissão vinda da área sagrada da Catedral, o Bispo e o Prefeito de Prato entram na Catedral para a exibição do Cinturão Sagrado que representa o momento religioso mais solene do dia. Desde a Idade Média , nos dois dias que antecedem a festa de Nossa Senhora, a cidade de Prato também acolhe uma feira com espetáculos infantis, artesanato, comida de rua e um parque de diversões.
6 a 8 – Marostica (Veneto) – Partita di Scachi Vivente – o Jogo de Xadrez Vivo – De 6 a 8 de setembro de 2024, como a cada dois anos nos anos pares, Marostica, na província de Vicenza, sedia a bela Partida A Scacchi. O jogo de xadrez ao vivo Marostica é a reconstituição da história de Lionora, filha do Senhor de Marostica, e de seus dois jovens pretendentes Rinaldo d’Angarano e Vieri da Vallonara. A história remonta a 1454. Segundo a lenda, dois valentes cavaleiros, Rinaldo D’Angarano e Vieri da Vallonara, apaixonaram-se pela bela Lionora, filha do nobre senhor Marostica, e desafiaram-se para um duelo. Para evitar derramamento de sangue desnecessário , o pai da menina, Lorde Taddeo Parisio, decidiu que Lionora se casaria com o vencedor de uma partida de xadrez, enquanto o perdedor se casaria com sua irmã mais nova. O jogo de xadrez tinha que ser jogado com peões vivos equipados com armas na Piazza del Castello da Basso. A cada dois anos, em setembro , Marostica relembra este evento e na Piazza degli Scacchi sedia a reconstituição daquele famoso jogo de xadrez com peões vivos e participantes fantasiados. Quais movimentos? Como é impossível reproduzir os movimentos originais feitos pelos dois cavaleiros, os organizadores se inspiram em algumas das maiores partidas de xadrez de todos os tempos. O Jogo de Xadrez ao Vivo começana sexta-feira às 21h00 e é repetido no sábado às 21h00 e no domingo às 17h00 e 21h00. Cerca de 3600 pessoasem assentos numerados podem assistir à apresentação… Ingressos >>> Info aqui
6 a 15 -Monselice, Padova – Giostra della Rocca – acontecerá em Monselice, na província de Pádua, a espetacular reconstituição histórica medieval da Giostra della Rocca. O Giostra della Rocca inclui vários eventos de temática medieval , como o jogo noturno de xadrez vivo , os desafios dos arqueiros , o mercado medieval e a justa da Quintana. No mercado medieval os bairros montam cada um a sua oficina medieval e vendem produtos típicos e são apresentadas as atividades artesanais da Idade Média: ferreiros, padeiros, tecelões… O desafio da Quintana em Argolas envolve 18 cavalos do 9 Contrade No último domingo realiza-se pela manhã o Corteo Storico com 2.000 pessoas em trajes medievais e à noite a queima de fogos de artifício com a torre em chamas. Consulte apágina do Facebook para atualizações
7 a 8 – Brisighella (Emilia Romagna) – Frusta d’Oro – tradicional competição entre os pargos da Romagna, sai às ruas de Brisighella . A antiga tradição dos pargos , ou seja, aquelas pessoas que empunham o chicote ao ritmo da música, ainda está muito viva na Romagna. Eles são chamados de s’ciucaren e são parte integrante do folclore da Romagna. Em La Frusta d’Oro os s’ciucaren competirão empunhando o chicote no ritmo da música acompanhada de canções tradicionais da Romagna interpretadas pela Banda del Passatore de Brisighella. O espetáculo da ‘ língua chicoteada ‘ vem da tradição dos carroceiros da Romagna, que outrora acompanhavam a viagem de cavalos e mulas cantando ao ritmo do estalar dos chicotes. O resultado “musical” ainda hoje é considerado uma verdadeira arte, uma habilidade respeitada e cultivada com paixão. O Chicote de Ouro acontecerá no antigo parque do convento de Osservanza (adjacente à Piazza Carducci).
*8 – Civita di Bagnoregio (Lazio) – La Tonna di Civita – Palio della Tonna, uma corrida antiga que lembra um pouco o Palio di Siena, se não fosse a terra da corrida , que é minúsculo, e para as montarias, que são os burros dos camponeses.
8 – Sansepolcro (Toscana) – Palio della Balestra – segundo domingo de setembro – o Palio della Balestra acontece em Sansepolcro – na província de Arezzo – o que pode ser considerado um “jogo de volta”, pois no mês de maio os besteiros de Sansepolcro foram para a besta em Gubbio. O Palio della Balestra di Sansepolcro é uma competição histórica e festival tradicional em traje medieval dedicado a Sant’Egidio e também o culminar e momento final de um período de festividades que se abre com as Homenagens ao Duque, a bênção dos polacos e jogos juvenil… Os besteiros eram uma figura muito importante, pois desempenhavam o papel de defensores do território, prontos para proteger a cidade de possíveis ataques. As corridas também eram uma forma de manter o treinamento constante. O objetivo a atingir é acertar o dogwood ou teixo (o alvo) com a flecha disparada da besta, a uma distância de 36 metros.
15 – Valbondione, Bérgamo (Lombardia) – A quarta abertura sazonal das Cataratas do Serio acontece no das 11h00 às 11h30. As cachoeiras do Sério abrem 5 vezes ao ano nos meses de junho , julho , agosto , setembro , outubro. A quinta está prevista para outubro na mesma época. A cada vez , a cachoeira mais alta da Itália revive durante meia hora e em apenas 30 minutos 10.000 metros cúbicos de água caem com um salto triplo de 315 metros , revivendo as cachoeiras mais altas da Itália e a segunda da Europa. São os lagos de Barbellino sul Serio que abrem as suas anteparas ao espanto e à emoção dos milhares de pessoas que sobem de Valbondione (província de Bérgamo) e se posicionam em pontos estratégicos para admirar este poderoso espetáculo da natureza, ou seja, a montante do contrada Malsana ou pela estrada militar que leva ao refúgio Curò ( cerca de 1 hora a pé ). Cada abertura dura meia hora e em julho há um sugestivo evento noturno, com as cachoeiras iluminadas por potentes fotocélulas. Para ter em mente para o próximo ano! Os três saltos, num total de 315 metros são 166, 74 e 75 metros respectivamente. A gestora das cachoeiras é a Enel que abre as eclusas se as chuvas de inverno garantirem reserva de água suficiente nos dois lagos artificiais de Barbellino sul Serio. Giovanni Maironi da Ponte , cientista e escritor italiano do século XVI, definiu as Cataratas do Serio como “ um lugar para se recuperar das muitas amarguras da vida ”. Para informações ligue 0346 44665 consulte o site >>> ou envie um email >>>
*12 – Verona (Veneto) – Aniversário di Julieta – Julieta, ou Giulietta como os italianos a chamam, teria nascido em 12 de setembro. Uma ótima oportunidade para visitar a casa onde teria morado, na Via Cappello em Verona.Embora esteja quase sempre ocupado aqui agora e você não tenha tempo para sonhar acordada com Romeu que traz uma bela declaração de amor, você deve pelo menos tocar o seio direito da Julieta de bronze. Isso parece trazer boa sorte no amor…
13 – Lucca (Toscana) – Luminara de Lucca – Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino. Veja todos os eventos
*14-15 – Milão (Lombardia) – Triduo del Santo Chiodo e Rito della Nivola – Todos os anos, em setembro, um importante evento acontece em Milão. Desde 1576, um elevador sobe o cume do Duomo. Este elevador tem a forma de uma nuvem e, portanto, é chamado de Nivola no dialeto milanês. A nuvem tem uma espécie de dossel, decorado com anjos, velas e uma cruz dourada. Todo o colosso é erguido no ar para que o arcebispo de Milão possa pegar um prego da cruz de Jesus, que é mantida cerca de quarenta metros acima do altar.
*16 – Tolve (Basilicata) – Processione di San Rocco – O festival acontece com o mesmo programa de agosto e o momento culminante é a grande procissão pelas ruas da cidade. Por que duas festas? Conta-se que a procissão foi dividida em dois dias para não distrair os camponeses do trabalho nos campos de trigo durante o mês de agosto. Assim, quem não pôde participar em agosto pode celebrar o santo em setembro. A festa começa após a celebração das Santas Missas, quando a procissão começa exatamente ao meio-dia. A procissão, aberta pelo Mestre de Cerimônias e acompanhada de estandartes, cruzes processionais e do clero, percorre as ruas da cidade iluminadas para a ocasião. A estátua de San Rocco é transportada nos ombros pelos Confratelli del Purgatorio, que vestem uma túnica branca e uma capa vermelha. Para a procissão, a estátua de San Rocco é coberta com um manto dourado doado como ex-voto. Atrás da estátua uma multidão de peregrinos descalços cantando a canção tradicional “La storij r ‘Sand’Rocc’”. No final da procissão a estátua é trazida de volta ao Santuário de onde partiu.
*14 e 15- Foligno (Umbria) – Giostra della Quintana – A Giostra della Quintana retorna a Foligno com o Revenge e o mesmo desenvolvimento emocionante que viu os 10 bairros da cidade competirem durante o Challenge .Abertura da Taverna – Nas semanas que antecedem a Giostra, a cidade ganha vida e nas duas semanas anteriores abrem as 10 tabernas locais, onde pode saborear os pratos típicos da gastronomia do século XVII com produtos da zona de Foligno. Sábado à noite as ruas de Foglino são animadas por uma suntuosa Procissão Histórica com 800 personagens em fiéis trajes barrocos No domingo, as dez Contradas competem no torneio de justas fantasiadas no percurso de 754 metros e oito pés no Campo de li Giochi, o antigo estádio de Foligno. A competição consiste em completar três percursos a cavalo tentando inserir cada vez com a lança um anel pendurado em uma estátua do deus Marte sem receber penalidades. O diâmetro do anel diminui nas três voltas (6cm, 5,5cm, 5cm). Vence o cavalo que colocar mais argolas sem penalidade e no menor tempo. O nome Quintana deriva do nome da rua 5 do acampamento romano onde acontecia o treinamento de soldados na luta com lanças. A primeira evidência de Quintana data de 1613 . A versão moderna data de 1946.Para o programa e para atualizações consulte osite>>>
14 – Mirabella Eclano (Campania) – La Tirata del Carro – 14 de setembro em Mirabella Eclano, na província de Avellino, é comemorado o dia em homenagem a Nossa Senhora das Dores. É durante esta festa que se pratica a tradicional Tirata del Carro. Sobre uma carroça , puxada por 6 pares de bois e uma multidão de homens, é colocado um obelisco de cerca de 25 metros de altura e composto por uma estrutura de vigas de madeira cobertas com painéis de palha feitos à mão. Os “funaioli”, ou os homens empregados para puxar a carroça, têm a tarefa de transportar o obelisco pelas ruas da cidade sem deixá-lo cair. A queda do obelisco, de fato, representa um grande presságio de destruição. Em 1881 e 1961 a Carreta caiu no chão, anunciando a fome que atingiu Irpinia em 1882 e o terremoto de 1962. Por isso todo o percurso da Tirata del Carro, que dura cerca de 5 horas!) participação dos habitantes de Mirabella Eclano. A Tirata del Carro termina com o transporte em triunfo do timoneiro e com a bênção dos animais em frente à igreja dedicada a Nossa Senhora das Dores.
*25 a 29 – Gubbio (Umbria) – Festival del Medioevo – será realizada em Gubbio a 9ª edição do Festival da Idade Média . No Festival da Idade Média . dez séculos de história (476-1492) concentram-se em cinco dias dedicados à Idade Média: encontros culturais, exposições, mercados, performances e shows em uma das mais belas cidades medievais da Itália. Para este evento cultural único, chegam os mais importantes e interessantes estudiosos e intelectuais que se dedicaram ao estudo da riqueza e das particularidades da “Idade Média” e discutem o tema do ano. O tema de 2023 é: “Leste-Oeste. As fronteiras móveis da história” . Estão também programados eventos colaterais , um mercado, exposições , actuações de reencenadores, recitais, concertos de música medieval e aulas-espetáculos, visitas guiadas com introspecções culturais sobre alguns temas relacionados com a história contemporânea. Acesse o site >>>
28 – FLORENÇA (Toscana)– Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
TEMPO DE VINHO – setembro em grande parte da Itália é época de colheita, por isso há festas e feiras em grande parte do país, veja no nosso site especializado – VinhoItalia.com
*5 a 8 – Cervia (Emilia Romagna) – Sapore di Sale – Sapore di Sale, o evento cultural e gastronômico que celebra o doce sal de Cervia, o ouro branco que sempre esteve associado à vida, história e identidade da cidade. A produção de sal foi tão importante que MUSA, o museu do sal, nasceu em Cervia . Numa secção ao ar livre do museu existe também uma salina onde é possível testemunhar a produção de sal com o método artesanal. “Sapore di Sale” acontece todos os anos na segunda semana de setembro. A programação é rica e variada: espectáculos, stands onde é possível degustar comidas tradicionais ligadas à cultura do mar e do sal, encontros culturais, exposições, mercado, encontros onde se fala do protagonista do evento (o sal).
até dia 1 – Sciaca (Sicilia) – Azzurro Food – é o Festival Internacional do Mediterrâneo . O Festival oferece aos visitantes uma viagem pelo saboroso mundo da comida de rua siciliana à base de peixe, elaborado com as melhores matérias-primas do Mediterrâneo. Três dias de música, entretenimento, degustações , cozinha ao vivo e shows no maravilhoso cenário da Piazza Angelo Scandaliato, transformado em um verdadeiro restaurante ao ar livre.
*6 a 8 – Gattinara (Piemonte) – LUVA – Festival da Uva – De 6 a 8 de setembro de 2024, em Gattinara (região de Vercelli), acontece o Festival da Uva LUVA , um evento de três dias durante o período de colheita em homenagem à famosa variedade de uva. Durante a Festa da Uva , há música, dança, mercados de pulgas, adegas abertas e passeios pelos vinhedos, enquanto as tabernas oferecem pratos e produtos típicos nas ruas da cidade e muito mais. Os vinhos de Gattinara são famosos desde 1500 e nas adegas o vinho Gattinara DOCG e o vinho Coste della Sesia DOC são exibidos e exibidos. Um evento muito alegre que recebe todos os anos os amantes do vinho. Veja o site >>>
*até dia 8 – Carmagnola (Piemonte) – Peperò, festa nacional do Peperone – Carmagnola acolhe a Feira Nacional del Peperone , outrora conhecida como “Peperò” A Feira Nacional del Peperone , já na sua 75ª edição , oferece a oportunidade de conhecer e descobrir tudo sobre pimentas, mas também de conhecer e provar receitas tradicionais locais. Numa área expositiva de mais de 10.000 metros quadrados , estão montadas 8 praças dedicadas à alimentação com 2.500 lugares. Existem estandes com especialidades de produtos locais e alguns estandes, indicados no material de apresentação do evento, oferecem receitas e comidas também indicadas para gourmets celíacos. A Feira Nacional del Peperone de Carmagnola também oferece shows e área infantil. Um festival de sucesso, que recebe em média cerca de 250 mil visitantes em cada edição. Consulte também apágina do evento no Facebook >>>
*6 a 15 – Asiago (Veneto) – Made in Malga – Dois fins de semana em que as lojas, wine bars e hotéis da Asiago oferecem degustações dos melhores queijos de montanha italianos. Também estão no programa workshops, masterclasses, aperitivos, provas e degustações guiadas com a combinação de vinhos e cervejas artesanais, oferecendo a todos os entusiastas a oportunidade de conhecer estes produtos típicos. info.
*6 a 8 – Parma (Emilia Romagna) – Festival del Prosciutto di Parma – Todos os anos o Festival recebe chefs estrelados que vêm celebrar o Presunto de Parma, e milhares de visitantes que também aproveitam para conhecer melhor os locais de origem do Rei dos Presuntos. Ao longo de todo o período do Festival , decorre também o ” Janelas Abertas “, o principal evento do Festival: as fábricas de presunto abrem as suas portas aos visitantes e os produtores vão ilustrar como as pernas de porco, para uma combinação mágica de clima, tradição, arte e paixão se tornam o presunto de Parma. Um rico calendário de eventos e compromissos em nome da gastronomia, entretenimento e cultura. Degustações, shows, exposições e muita alegria emiliana.
7 e 8 – Florença (Toscana) – Firenze Comics – a Firenze Comics , feira dedicada aos quadrinhos, cosplay e videogames , retorna ao parque de Villa Montalvo em Campi Bisenzio, na província de Florença . A Firenze Comics chega este ano à sua 7ª edição e com mais de 50 estandes entre editoras, lojas de quadrinhos, colecionadores, merchandising, videogames, cosplay, games, culinária japonesa… tornou-se uma referência para todos os fãs do gênero. Entre os eventos previstos: debates, conferências, oficinas para aprender a desenhar, exibição de desenhos animados , concertos com as melhores siglas, espetáculos, apresentações de novas publicações, área de videojogos , e muito mais.Onde: Parco Di Villa Montalvo Campi Bisenzio Florença – Horário aproximado de funcionamento: das 10h00 às 21h00
*11 e 15 – Diamante (Calábria) – Festival del Peperoncino– O Festival Peperoncino em Diamante : gastronomia, debates, conferências, dedicado a Sua Majestade o Peperoncino. Este ano acontece de 7 a 11 de setembro de 2022. O Festival foi idealizado pelo jornalista Enzo Monaco em 1992, ano em que se comemorou o 500º aniversário do descobrimento das Américas. Diamante , cidade da província de Cosenza, recebe durante 5 dias o evento dedicado ao produto inevitável da culinária calabresa: a pimenta . Graças a este evento você conhece a fundo a história da pimenta (um vegetal das Américas) e descobre todas as suas 500 variedades. Entre as especialidades à base de pimentão destacamos a nduja de Spilinga, a rosamarina de Amantea, a sardella de Crucoli e o morsello de Catanzaro.
5 a 8 – Modena (Emilia Romagna) – Festival della Fiaba– o evento dedicado aos contos de fadas tradicionais, que normalmente está agendado em junho. O Festival é voltado para o público adulto e nasceu com o objetivo de discutir um tema e elaborar juntos o que os contos de fadas significam hoje e têm sentido ao longo do tempo: o encontro com o substrato inconsciente e o efeito vivificador que dele se extrai, contando-lhes , lendo-os ou simplesmente ouvindo-os. A cada ano o festival escolhe um tema , o leitmotiv de narrativas, conferências e debates. No programa mostras, workshops, exposições, concertos
*14 e 15 – Bellaria Igea Marina (Emilia Romagna) – Festa della Piadina– o pão da Romagna é celebrado em Bellaria (província de Rimini) com um grande festival de Piadina : La pis un po ‘ma tot. Durante os três dias do Festival Piadina : barracas de comida, produtos típicos, animação musical, show cooking e muito mais. Os amantes de sabores genuínos poderão saborear a rainha da tradição da Romagna em todas as suas inúmeras variações. A piadinerie da cidade oferece muitas variedades de recheios e variações, como: piadina rústica com pancetta recheada, pecorino di Carpegna e salada mista, cassoni com moles, cebola e tomate, rolo com sardinha empanada, cebola e molho mediterrâneo, e muitos outros. Cada piadineria tem suas próprias receitas para o recheio da piadina, tradicional ou inovadora.
*6 a 8 – Canazei (Trentino Alto Adige) – Gran Festa da d’Istà – Desde 1979, em Canazei, a “ Gran Festa da d’Istà ” é uma oportunidade para saborear pratos típicos locais e ouvir boa música interpretada por grupos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. Para a festa, é montada uma grande tenda que tem a função de ponto de refresco, mas também é o centro da festa. Atrai muitos turistas e moradores todos os anos para dar início às festividades do final da temporada de verão. Tudo é animado com concertos de grupos folclóricos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. No último dia do festival , bandas musicais e grupos folclóricos dos 4 vales ladinos (Val di Fassa, Val Badia, Val Gardena e Valle di Livinallongo) desfilam pelas ruas de Canazei.
*14-22 – Veneza (Veneto) -Venice Glass Week – a Venice Glass Week, festival internacional dedicado à arte do vidro, regressa a Veneza para a sua 8ª edição . A Venice Glass Week oferece uma rica programação de eventos, exposições, workshops, shows e visitas guiadas aos fornos da ilha de Murano para descobrir a tradição e a arte de “fazer” vidro e como criar objetos de design refinados, complexos e muito diferentes de uns aos outros. Para atualizações e o programa consulte também osite>>>e apágina do facebook>>>
*20 a 29 San Vito Lo Capo (Sicilia) – Cous Cous Fest– Cous Cous Fest oferece dez dias de cuscuz em San Vito Lo Capo , na província de Trapani: um evento gastrocultural que se tornou um Festival Internacional de Integração Cultural. O cuscuz é apresentado em muitas variações: clássico, local e internacional, com interpretações de grandes chefs em programas de culinária. Receitas com carne, peixe, legumes, variantes exóticas e sem glúten numa festa de sabores e civilização que celebra o cuscuz como um prato de paz, comum a muitas culturas. Muitos países se reúnem em nome da integração e da troca em momentos de verdadeiro prazer culinário contados ao vivo pelos próprios protagonistas, incluindo curiosidades, anedotas e pequenos segredos na cozinha. À noite a música explode em um outdoor de shows, shows e talk shows totalmente gratuitos.
20 a 22 – Verla di Giovo (Trentino) -Festa e Marcia dell’Uva – a Festa da Uva de Verla di Giovo , em Val di Cembra, regressa para os amantes do bom vinho e das festas de aldeia . A festa Giovo já é um evento imperdível para os fãs do gênero, e este ano chega à sua 66ª edição . Colheita da uva, comida, música, shows e atividades infantis são apenas algumas das atrações oferecidas pela festa. Entre as atividades mais características estão a Marcha da Uva , um roteiro gastronômico e vínico pelas vinhas de Giovo com barracas e degustações e o Palio dei Congiai, uma corrida que consiste em encher os barris o mais rápido possível transportando a água com o “Congial ”, o suporte típico utilizado nos campos durante a colheita. O verdadeiro ponto alto do evento é o Cortejo de Carros Alegóricos com o tema da vinha e da vindima. Os carros alegóricos são julgados por um júri e o mais distinto ganha o primeiro prémio. Consulte o programa>>>
*20 a 22 – Tropea (Calabria) –Festival della Cipolla Rossa di Tropea – durante três dias em Tropea, na província de Vibo Valentia, um dos produtos mais significativos da Calábria é celebrado com o Festival da Cebola Vermelha de Tropea. O Festival celebra a famosa “ cebola roxa ” de sabor doce e delicado que, juntamente com o peixe gordo, é um dos ingredientes mais importantes da cozinha tradicional local. A cebola roxa Tropea é tão particular e importante que obteve a marca de qualidade IGP. Degustações , showcooking, encontros e muita comida boa estão programados para os amantes da culinária típica…. Para ver todos os eventos acesse o site do festival >>>
Esporte e Aventura
28 e 29 – Lago di Como (LOmbardia) – Trofeo per Vele d’Epoca– em Pescallo, no Lago de Como, o 20º Troféu para Veleiros Vintage e Clássicos organizado pelo Pescallo Sailing Club com o patrocínio da ASDEC O evento, nascido em 2002 e interrompido em 2019, retorna este ano para encerrar a temporada de eventos de verão do município de Bellagio. A adesão está aberta a todos os barcos clássicos e vintage. Também está programado um jantar de gala no sábado à noite no amplo Salão Real do Grand Hotel Villa Serbelloni, patrocinador do evento. O Troféu é patrocinado pela ASDEC (Associação de cascos vintage e clássicos) e pela Prefeitura de Bellagio . Para informações detalhadas, baixe o regulamento>>> e consulte a programação no site do Pescallo Sailing Club >>>
Música e Espetáculo
- Fatboy Slim
- 4 – Roma, Cavea dell’Auditorium Parco della Musica Ennio Morricone
- 5 – Cremona, Piazza del Comune
- Il Volo
- 5 e 6 – Macerata – Sferisterio
- 9 – Caserta – Reggia Di Caserta / Piazza Carlo Di Borbone
- Music Awards 2024 – 13 e 14 – Verona, Arena di Verona
- Biagio Antonacci – 17, 18, 20, 21, 22, 24, 25, 27, 28 e 29 – Gardone Riviera (BS), Anfiteatro del Vittoriale
- Claudio Baglioni – 19, 20, 21, 22, 26, 27 e 28 – Verona, Arena
- Jonas Brothers – 24 Milano, Mediolanum Forum
- Negrita – 27 Milano, Mediolanum Forum
- Riccardo Cocciante – 29 – Verona, Arena
6 a 8 – Catania (Sicilia) – Ricci Weekender– o festival Ricci Weekender é organizado em nome da boa música, especialmente jazz e experimental, boa comida e a redescoberta do território siciliano entre o Etna e o mar. A música itinerante de Ricci Weekender conseguiu em poucos anos tornar Catania um dos destinos mais populares entre os amantes da música e da boa comida de todo o mundo . Também nesta edição Ricci Weekender apresenta um line-up de qualidade que conecta jazz, discoteca, club culture e música independente com o melhor da cozinha contemporânea proposta por alguns dos seus protagonistas mais representativos.
*ate 8 – norte da Sardenha -Isole che parlano – acontece o festival internacional de música, teatro e artes visuais, Ilhas que falam , que combina cultura e música contemporâneas e movimentos de vanguarda com as culturas nativas da Sardenha . O festival , que este ano chega à 27ª edição, é organizado no norte da Sardenha, entre Palau, La Maddalena, Arzachena, Luogosanto, na província de Sassari, e oferece um programa de eventos original e inédito com concertos, aulas-reuniões, oficinas de arte-infância e importantes exposições fotográficas. Os eventos e concertos realizam-se nos locais mais evocativos de Palau e de outras localidades do litoral e do interior de Gallura, como La Maddalena, Arzachena e Luogosanto. O festival combina cultura, ambiente, arqueologia e propõe-se como um evento cultural com um modelo social baseado no encontro, na diversidade, na tolerância e valoriza a função social de fazer arte. Desde 1996 é criado o Festival. dirigido e gerido pela Associação da Sardenha. A associação é composta por pessoas que se propõem a criar um movimento autónomo que, a partir da redescoberta do ambiente e dos valores tradicionais da Sardenha, procura estendê-los de forma criativa à realidade local e não local de hoje, para construir um diálogo com a sociedade que trata da solidariedade na diversidade. Com Ilhas que falam, a associação pretende promover conhecimentos e culturas de todo o mundo. Veja o site >>> veja também apágina do Facebook de Isole che parla >>>
ate dia 1 – Caorle (Vêneto) – La Luna nel Pozzo – ” La luna nel pozzo “, o festival internacional de teatro de rua que fecha o verão há mais de vinte anos, será realizada em Caorle , na província de Veneza. Apresentações acrobáticas, teatro de rua e malabares, teatro de circo, dança com fogo, circo contemporâneo, teatro de figuras e marionetes gigantes, palhaçada, pantomima, poesia de rua, commedia dell’arte e teatro infantil. Shows acrobáticos, cômicos, teatrais e musicais.
*até dia 4 – Bari (PUGLIA) – Bari Jazz Festival – acontece em Bari e em vários outros locais da Província a 19ª edição do Bari In Jazz , um dos eventos de verão mais importantes e vitais da Puglia Em Bari in Jazz estão programados concertos, alguns gratuitos, nos locais mais sugestivos entre a arte, a natureza e a história, com artistas nacionais e internacionais e talentos locais, selecionados por um comité artístico de especialistas.
*até dia 6 – Città di Castello (Umbria) – Festival delle Nazioni – a crítica artística que todos os anos apresenta uma vasta programação musical e dedica uma homenagem a uma nação convidada. Depois de Espanha, este ano o Festival é dedicado à Itália. O Festival das Nações tem sede em Città di Castello , em Val Tiberina, no coração da Úmbria. Ao longo dos anos tornou-se um dos principais e mais populares eventos da Úmbria e teve o mérito de valorizar e dar a conhecer os numerosos tesouros históricos e artísticos do Vale do Alto Tibre, contribuindo para o desenvolvimento de um turismo de elevada qualidade. Todos os museus, igrejas e teatros desta área foram tocados pelos concertos e espetáculos do Festival das Nações. De Sansepolcro a Anghiari, de Morra a Monte Santa Maria Tiberina, de San Giustino a Umbertide, de Citerna a Montone e Città di Castello. O Festival das Nações acolheu concertos e actuações de artistas extraordinários como Uto Ughi, Salvatore Accardo, Luciano Pavarotti, Krystian Zimerman, Gidon Kremer, Shlomo Mintz, Krystof Penderecky, Yuri Bashmet, o Quarteto Amadeus, Alexander Lonquich, Mstislav Rostropovich Informações úteis Consulte a programação da edição 2023>>> Concertos pagos. Dirija-se à bilheteria>>> Para atualizações acesse o site>>> ou a página do facebook>>>
até 6 de setembro – Stresa (PIEMONTE) – Stresa Festival – Stresa, às margens do Lago Maggiore, recebe todos os verões o Stresa Festival, um festival especial de música de câmara, com apresentações em julho e agosto. Noites virtuosas garantidas!
até 10 – Piemonte – Atraverso Festival – Atraverso Festival é um festival generalizado . que combina música, artes, paisagem, cultura material e resiliente e acontece de 10 de setembro de 2024 em vários locais do Piemonte. Os organizadores definem-no como « um festival que surge do território e não no território, de baixo para cima e não de cima para baixo ». A edição de 2023 envolve vários municípios, associações locais, vinícolas, comitês, e rompe as fronteiras entre as províncias de Langhe , Roero , Monferrato, Apeninos piemonteses em nome da beleza e da paisagem humana, agrícola e arquitetônica para acolher espetáculos, concertos, encontros, leituras, apresentações, exposições… Attraverso é um festival intenso, emocionante, original , daqueles que têm a ambição de estar intimamente ligados ao local onde nascem, um Festival com uma programação artística original, desenhada ad hoc, que procura sempre aliar a qualidade do proposta no ritmo certo de popularidade e declina perfeitamente nos locais que a hospedam. Traz ao palco a história de terras e homens entre as colinas do sul do Piemonte e o mar: uma história de raízes que se cruzam e dão vida a novas experiências, de caminhos e rotas que apontam para longe, onde o olhar só pode imaginar. Entre os convidados de 2023: Vinicio Capossela, Neri Marcoré, Gioele Dix, Paolo Fresu… Veja a programação e os convidados>>>
*ate dia 8 – Colorno, Parma (Emilia Romanha) – Festival Internacional de Circo Contemporâneo – 8 espetáculos de Tutti Matti estarão em cena no Colorno , Festival Internacional de Circo, Teatro e Música Contemporâneo, que já está em sua 17ª edição . A programação inclui dezenas de formações artísticas de todo o mundo que se apresentam dentro e fora do “espaço circense” do pátio do Palazzo Ducale di Maria Luigia, (também conhecido como Reggia di Colorno) num emocionante evento que também oferece música ao vivo. Consulte as datas e o programa>>>
*até dia 1 – ABRUZZO – Paesaggi Sonori – o Paesaggi Sonori acontece em vários locais de Abruzzo, que se define como o “ festival de música e paisagem ”. Paesaggi Sonori é uma série de concertos em locais excepcionais, nascida em 2015 a partir de uma ideia de Massimo Stringini e Flavia Massimo. Cada concerto pode ser alcançado a pé porque se realiza em teatros naturais onde a música é tocada em plena harmonia com o ambiente envolvente. O ambiente natural e os locais de arte representam uma extensão dos espaços convencionais da música onde se pode parar e ouvir, viver lentamente, redescobrir com simplicidade a complexidade do que nos rodeia e onde o artista está na plateia sem plataformas ou caixas .Uma mistura muito especial da magia da música e do encanto da natureza. Consulte oprograma 2024>>
*até setembro – Verona (VENETO) – Ópera na Arena – A Arena de Verona, quando foi construída, no primeiro século dC, ficava fora dos muros da cidade. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro tornou-se palco de inúmeras óperas, incluindo este ano Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia . O programa pode ser encontrado no site da Arena de Verona .
*até 29 – (TRENTINO) – I Suoni delle Dolomiti –No norte da Itália, Trentino, você pode desfrutar de belos concertos e apresentações entre os cumes das montanhas durante os meses de verão. Você pode encontrar o programa completo neste link. Todos os componentes do programa deste festival único são acessíveis apenas a pé para público e músicos e, portanto, extra mágicos!
Arte e Exposições
1 – Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma isto significa que nesse dia não é necessário pagar entradas para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
ROMA – Estate Romana – O verão romano é celebrado com numerosos eventos sob o nome Estate Romana (‘Verão Romano’), há um festival de verão ao longo do Tibre e um festival de cinema na Ilha Tiberina. Há também aberturas especiais nas noites de verão para museus e pontos turísticos famosos, como o Coliseu.
PIEMONTE
TURIM – Capodimonte – da Reggia a Museo
até 15 de setembro de 2024, La Venaria Reale
Mais de setenta obras-primas da coleção Capodimonte – de Caravaggio, Ticiano, Masaccio, Parmigianino e Andy Warhol, entre outros – agora brilham em Torino. Mas não é apenas a arte do prestigiado museu napolitano em exposição; os Museus Reais de Torino também exibem arte napolitana de suas próprias coleções. Você descobrirá a história única do Palazzo Reale di Capodimonte, que abrigou a vasta coleção de arte da família Farnese e mais tarde também abrigou a arte dos Bourbons. Você encontrará todos os detalhes através deste link .
VENETO
VENEZA – Uma vez que governamos o mundo – Tom Herck – Bienal até 24 de novembro de 2024
Por ocasião da sexagésima Bienal, o artista belga Tom Herck apresenta uma nova e única obra monumental no jardim do Palazzo Balbi Valier – visível do Grande Canal e do Ponte da Academia. Uma vez que governamos o mundo retrata a interação entre esqueletos humanos gigantes e esqueletos de dinossauros em tamanho real, em diálogo com o Grande Canal. A Bienal acontece de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Esta instalação monumental – com dez metros de altura no total – serve como um lembrete preventivo da transitoriedade do poder e da natureza cíclica da história, e provoca reflexão sobre a ascensão e queda de civilizações, ou espécies, que outrora ocuparam o planeta durante longos períodos de períodos de tempo dominados. Uma vez que governamos o mundo ainda em solo belga
TOSCANA
LUCCA – Antonio Canova e Neoclassicismo a Lucca
até 29 de setembro de 2024, Cavallerizza di Lucca
Em Lucca este ano você poderá desfrutar de uma bela exposição estrelada pelas estátuas de mármore e pinturas de Antonio Canova. As obras provêm do Museu Gypsotheca Antonio Canova em Possagno e de prestigiosas coleções públicas e privadas da Itália e do exterior. Você também admirará obras de escultores influenciados por Canova, como Francisco Goya e Francesco Hayez, além de artistas de Lucca e de outros lugares da Toscana. Mais informações podem ser encontradas aqui .
ÚMBRIA
CITTA DI CASTELLO – Burri: Tempere 1947-1990 até 30 de setembro de 2024, Città di Castello
Por ocasião do centésimo nono aniversário do nascimento de Alberto Burri, você pode admirar mais de uma centena de suas obras no Ex Seccatoi del Tabacco, muitas das quais foram nunca foi exibido antes.Você pode encontrar mais detalhes através deste link .
LAZIO
ROMA – Teatro – autori, attori e pubblico nell’Antica Roma
até 3 de novembro de 2024, Ara Pacis
O Museu Ara Pacis dedica uma exposição ao teatro na antiguidade romana, com foco em performances teatrais, máscaras e na vida dos atores. A exposição consiste em duzentos e quarenta artefatos, incluindo antigas máscaras de terracota, estatuetas de atores, dançarinos e malabaristas e instrumentos musicais. A exposição também utiliza tecnologia multimídia imersiva para proporcionar uma experiência de teatro romano, com uma visão dos bastidores. Você encontrará todos os detalhes desta exposição através deste link .
Emoção – l’arte contemporanea racconta le emozioni
até 29 de setembro de 2024, Chiostro del Bramante
A arte moderna evoca emoções diferentes, como mostra esta colorida exposição no Mosteiro de Bramante. Você admirará obras de AES+F, Mat Collishaw, Subodh Gupta, Carsten Höller, Eva Jospin, Kimsooja, Luigi Mainolfi, Masbedo, Annette Messager, Paul Morrison, Luigi Ontani, Tony Oursler, Piero Pizzi Cannella, Laure Prouvost, Pietro Ruffo, entre outros, Alessandro Sciaraffa, Gregor Schneider, Paolo Scirpa, Nedko Solakov e Adrian Tranquilli.através deste link .
Luci su Adriano
Embora o Templo de Adriano esteja localizado no coração de Roma, a poucos passos do Panteão, as ruínas do templo na Piazza di Pietra geralmente não atraem muita atenção. Isso é diferente neste verão, porque assim que escurece, as enormes colunas do templo formam o cenário para um espetáculo de luzes espetacular. Você pode aproveitá-lo gratuitamente todas as noites até o final de setembro. O show começa quando escurece. Em doze minutos você viaja séculos atrás no tempo, até a Roma do imperador Adriano, e depois vê Roma com olhos completamente diferentes. O começo perfeito para um maravilhoso passeio noturno pelo centro histórico!
CAMPANIA
POMPEIA – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio – até 15 de dezembro de 2024, Pompéia,
o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.
CALÁBRIA
Gli dei ritornano – até 12 de janeiro de 2025, MANN – As estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni serão exibidas até 12 de janeiro de 2025 no Museu Arqueológico Nacional em Reggio di Calabria.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
PUGLIA
G7 – sete séculos de arte italiana na Apúlia até 8 de dezembro de 2024, Mesagne
Enquanto o G7 se reúne em junho em Borgo Egnazia, uma exposição celebrando sete séculos de arte italiana será inaugurada no Castello di Mesagne, o castelo de Mesagne , uma cidade barroca um pouco mais ao sul, na Puglia, inclui arte.
Pingback: Eventos gastronômicos na Itália em setembro - Gastronomia Italiana