Eu visitei a região da Úmbria em setembro e conheci Narni Subterrânea, um local com uma história incrível, onde prisioneiros deixaram testemunhos dramáticos.
Leia meus textos sobre essa viagem:
- Roteiro pela Úmbria Insólita: gastronomia, arte, vinho e natureza
- Úmbria: O Museu das Múmias de Ferentillo
Narni
Visitamos a cidade de Narni, com sua aparência medieval. Suas ruas estreitas são ladeadas por construções de pedra que estão empoleiradas numa colina. No sopé da montanha, junto ao Rio Nera, surgiu a parte moderna da cidade e a ferrovia. É nessa parte que está a estação de trem, que é um dos meios de se chegar até Narni.
Narni Subterrânea
Visitamos Narni Sotteranea (subterrânea), a qual tem uma história incrível – indico muito mesmo a visita – um ambiente que antigamente era usado como Tribunal da Inquisição, onde estão expostos instrumentos de tortura da época e as masmorras onde eram mantidos os prisioneiros acusados de heresia.
Mas a história da descoberta deste local é ainda mais interessante, é uma história em que a realidade supera a fantasia!
A história da descoberta
Tudo começa quando em 1979, um domingo de manhã, seis jovens espeleólogos, curiosos o suficiente, encontraram atrás da vegetação que existia numa encosta da cidade, uma passagem murada, de onde saía ar. Dali se abriu uma verdadeira janela para a história.
A primeira coisa a ser descoberta foi uma igreja com afrescos do século XII. Os seis espeleólogos tinham certeza de que ali haviam mais coisas a serem descobertas e não pararam de escavar e procurar no meio da encosta outros locais. E debaixo de um convento parcialmente destruído e esquecido depois da segunda guerra mundial, eles encontraram a antiga história da cidade, com várias salas e, em seguida, aos poucos foram encontrando o porão do convento, os locais onde se realizaram os julgamentos e as condenações da Inquisição!
Nós tivemos o prazer de ser guiados por uma dessas espeleólogas que ainda jovem, com menos de 20 anos, participou da descoberta. E o seu entusiasmo em nos contar cada parte da história, nos fez sentir como se estivéssemos ali junto com eles em 1979. Assim se abriu diante de nossos olhos um mundo inimaginável. Recentes escavações arqueológicas desenterraram os restos da cripta e da abside da antiga Igreja de Santa Maria Maggiore, que antigamente era a Catedral de Narni, com um magnífico mosaico bizantino do século VI.
Mas o melhor ainda está por vir. Uma abertura na parede leva a uma sala com uma cisterna romana, provavelmente o resto de uma dos casas. Nesta sala, graças a alguns efeitos especiais, você pode passear virtualmente pelos túneis do Aqueduto Romano della Formina.
Logo atrás de um longo corredor foi encontrada uma sala grande, que a primeira vista gerou muitas dúvidas sobre o seu uso. Mesmo depois de restaurar e abrir a visitas no local, eles ainda não conseguiram decifrar completamente o local. Somente em 2002, com ajuda de vários amigos entre Vaticano e vários locais da Europa, foram encontrados documentos nos arquivos do Vaticano e no Trinity College, em Dublin, onde se conseguiu concluir que aquele local era o Tribunal da Inquisição.
Este era não somente o Tribunal, mas o local onde aconteciam os interrogatórios da Inquisição. O ambiente era chamado de Stanza dei Tormenti, ou seja, o quarto do tormento, além de uma cela.
Logo ao lado do local dos interrogatórios há uma pequena sala que documenta o que acontecia por lá, com marcas originais escritas pelos condenados. Nas paredes é possível compreender o sofrimento suportado pelo indiciado, um deles provavelmente queria deixar uma mensagem através de um código gráfico, com símbolos maçônicos ainda não totalmente decifrados.
Uma série de coincidências aleatórias levou a desvendar um mistério intrincado que estava por trás desses símbolos. Foi encontrado o processo do julgamento realizado em 1726 contra um homem bígamo que, para fugir da prisão e encontrar sua segunda esposa, acabou matando seu carcereiro.
Na sala chamada de Stanza dei Tormenti, eles decoraram como provavelmente era na época, com objetos de tortura e sofrimento.
Foi possível descobrir todas as histórias graças a bravura e a perseverança desses jovens que, desde 1979 levam adiante a paixão pela história e o orgulho por sua cidade, pois com o desaparecimento do convento tudo foi esquecido e, na verdade, a justiça parecia ser feita para apagar a triste história da cidade de Narni.
Além de administrar o local voluntariamente, eles ainda lançaram um livro e fizeram um documentário sobre a história desta descoberta.
Confesso que esta história me surpreendeu, e eu, curiosa que só, comprei o livro e já comecei a ler. Recomendo, é uma ótima história!
Abaixo veja as cenas do trailer do interessante documentário sobre a descoberta de Narni subterrânea que está à venda na loja do local.
Obs: Agradecemos a gentileza do Museu Narni Sotteranea que nos enviou as fotos internas do local, já que no local não era permitido fotografar.
Leia meus textos sobre essa viagem:
- Roteiro pela Úmbria Insólita: gastronomia, arte, vinho e natureza
- Úmbria: O Museu das Múmias de Ferentillo
Informações:
Narni Sotterranea
Endereço: Via S.Bernardo 12
Horário das visitas guiadas:
– A partir de 1 de abril a 14 junho
Sábado às 12.00, 15:00, 16:15 e 17:30
Domingos e feriados às 10.00, 11:15, 12:30, 15:00, 16:15 e 17:30.
– De 1 de novembro a 31 de março
Sábado às 15:00
Domingos e feriados: 11.00, 12.15, 15.00 e 16.15.
– De 15 de junho a 15 de setembro
Segunda a Sexta: uma visita às 12h00 e às 16h00.
Sábado às 12h00,15:00, 16:15 e 17:30.
Domingos e feriados às 10.00, 11:15,12:30, 15:00,16:15 e 17:30.
– A partir de 16 setembro a31 outubro
Sábado às 12.00,15:00,16:15 e 17:30
Domingos e feriados 10.00,11:15, 12:30, 15:00, 16:15 e 17:30.
Preços: €6
Contato: 0744/722292
Site: http://www.narnisotterranea.it
Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada pelo GAL – Grupo de Ação Local de Terni. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.
Mapa
Boa Tarde Deyse! Parabéns pelo blog e pela matéria sobre Narni Subterrânea.
Vou para a Itália na 2ª quinzena de agosto e gostaria muito de fazer este passeio. Porém vi no site que as visitas acontecem apenas com reserva, que só são possíveis por telefone. Não é possível reservar nem por e-mail.
Saberia me dizer se consigo reservar pessoalmente com um dia de antecedência?
Novamente parabéns pelas matérias e por tantas informações sobre Nostra Italia!!!! Auguri!
Graciela, tente escrever para eles info@narnisotterranea.it
Se quiser podemos reservar um passeio com guia em portugues na regiao!
Sera um prazer lhe atender.
escreve pra gente contato@tournaitalia.com
abs
Adorei conhecer a história sobre a Narni Subterrânea, aqui no seu blog. Irei em breve a Assis, mas talvez já não consiga encaixar uma visita a esta cidade. Mesmo assim, adorei ! Obrigado!
Obrigada Luciano, você irá adorar! abs