Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Saiba como é o passeio de moto de neve, o snowmobile nas Dolomitas, como reservar e como foi minha experiência neste passeio, com vídeo!

Durante a nossa última viagem pelo Vêneto, visitamos Cortina D’Ampezzo, uma cidade conhecida pela suas montanhas que a torna uma meta importantíssima de esqui na Itália, onde é possível ter uma paisagem incrível das montanhas descendo as belas pistas de esqui, construídas para as olimpíadas de inverno de 1956.

Leia também o texto –> Conheça as belezas das Dolomitas italianas

As Dolomitas na área do Vêneto ficam na província de Belluno, e de um canto a outro deste território reina um ambiente puro e selvagem que no inverno torna-se o paraíso da neve para os esquiadores e não só. Em 26 de junho de 2009 as Dolomitas obtiveram o reconhecimento UNESCO de Patrimônio da Humanidade.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

Conhecida em todo o mundo como a “Rainha das Dolomitas”, Cortina d’Ampezzo está inserida em um contexto geográfico de beleza incomparável graças aos esplêndidos picos como o Tofane, Cristallo e Pomagagnon que fizeram desta localidade uma das estações mais renomadas a nível mundial. Não por acaso Cortina faz parte do “Best of the Alps”, a prestigiosa associação europeia que reúne as 12 localidades de montanha alpinas mais exclusivas e é a única representante na Itália.

Durante a nossa estadia na cidade, decidimos fazer um passeio bem diferente e radical, com moto de neve, ou snowmobile. Neste texto conto um pouco de como foi o passeio, como se reserva e como foi a nossa experiência.

Leia o texto sobre a nossa viagem –> Nosso roteiro de 7 dias pelo Vêneto

Se você gosta de passeios diferentes, e não são suficientes centenas de quilômetros das instalações de esqui das Dolomitas, o esqui nórdico, a caminhada com raquetes e trekking, então o snowmobile é o meio ideal para adentrar na selvagem natureza das Dolomitas.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

O snowmobile permite a todos os amantes da montanha que não são alpinistas experientes de descobrir os lugares mais escondidos do gigante de pedra, visitar os refúgios e apreciar os panoramas do alto da montanha. Os percursos mais espetaculares são, com certeza, aqueles que circundam  Sella, na Marmolada e na área do Monte Civetta entre Alleghe, Forno di Zoldo e Selva de Cadore, e na Tre Cime di Lavareto.

A moto de neve é um meio seguro e confiável que permite percorrer longos trajetos graças a uma notável autonomia. É possível alugá-lo juntamente com todos os equipamentos de segurança em todas as localidades das Dolomitas. É possível reservar também um passeio com um guia que acompanha durante o percurso, que é o que fizemos.

Na área das Dolomitas, especialmente em Cortina d ‘Ampezzo, a moto de neve serve praticamente para passear pelas montanhas e pelos vales de uma forma divertida, estimulante e relaxante. Os vales cobertos de neve são a arena perfeita para o passeio no cenário alpino, admirando o amanhecer ou o pôr-do-sol, evitando as dificuldades que o esqui ou as botas de neve podem envolver.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

Leia também o texto sobre Cortina –> O que fazer em Cortina d’Ampezzo

A minha experiência

O passeio custa 250 euros por moto (em 2016), e esta pode acomodar duas pessoas, portanto sai 125 euros por pessoa. Você pode reservar o passeio, como nós fizemos conosco – entre em contato.

O local do início do passeio é próximo ao Lago de Misurina, a 11 km de Cortina d’Ampezzo.

A duração é de 1 hora, e o instrutor que vai junto, fala italiano e inglês.

Quem pode dirigir? Qualquer pessoa acima de 18 anos. Primeiro o instrutor explica como funciona e faz um giro de 10/15 min com a moto pelo lago, para se adaptar e aprender. Você vai ver que logo logo aprende, não é difícil!

Os horários são meio dia, 1 da tarde e 2 da tarde.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

O passeio é uma subida pela montanha numa paisagem incrível, que só de lembrar arrepio… realmente é fantástico! Você pode ver no vídeo o quanto a paisagem das Tre Cime di Lavareto, a parte alta das Dolomitas da área de Cortina é bela. O local está a 2.320 metros, e é onde fica o Rifugio Oronzo, última etapa possível do alto da montanha.

São 30 minutos de subida, parada para admirar a vista, tomar uma bebida quente, e mais uns 20 minutos de descida… sim, a descida é mais rápida, até porque você já aprendeu a dominar mais a moto e se arrisca a ir com uma velocidade maior.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

É uma vista durante o passeio impressionante, a cada curva parecia revelar uma nova visão de cair o queixo daquela fortaleza de pedra, que chega a quase tocar as nuvens. No alto das Dolomitas respiramos novamente os aromas e atmosfera que só as montanhas em alta altitude no inverno pode nos dar.

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

Cortina D'Ampezzo - Vêneto - Itália

 

VALORESMAPA

O passeio custa 250 euros por moto (em 2016), e esta pode acomodar duas pessoas, portanto sai 125 euros por pessoa. Você pode reservar o passeio, como nós fizemos conosco – entre em contato.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

5 comentários em “Passeio de moto de neve nas Dolomitas”

  1. Claudia Bettarello Spacca

    Boa noite

    Estarei em Cortina de 27/01/25 a 31/01 . Gostaria de realizar o passeio de moto neve.
    Somos 03 adultos e 01 adolescentes.
    Seriam duas motos

    1. Neve é de metade dezembro a metade março.
      Mas tudo depende mesmo do tempo, as vezes o inverno chega mais cedo ou mais tarde.
      Inverno na Italia é sempre o contrário no Brasil, ou seja quando é verão no Brasil é inverno aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *