O que ver em Asolo, conhecida com a cidade dos cem horizontes pelo poeta Carducci. Asolo está entre os destinos mais bonitos para se visitar em Veneto. Aqui está um guia para descobrir todas as atrações históricas e culturais deste vilarejo medieval.
Índice:
Introdução
Asolo é uma pequena cidade localizada no norte da Itália na região de Veneto, é um dos mais belos burgos da Italia (i borghi più belli d’Italia). A cidade está localizada na província de Treviso.
O poeta Carducci chamou-a de “a cidade dos cem horizontes”, em virtude da doce paisagem que a rodeia e da vista de 360 ° que pode desfrutar.
A cidade também é conhecida por receber três mulheres extraordinárias: Caterina Cornaro, Eleonora Duse e Freya Stark, posteriormente rebatizada de “Três Damas de Asolo”. A rainha Caterina Cornaro que se instalou ali após seu exílio, a atriz Eleonora Duse que escolheu a paz de Asolo para se curar do amor atormentado por D’Annunzio e pela escritora Freya Stark, viajante incansável e excelente exemplo de emancipação feminina.
Por fim, reúne diferentes tipos de turistas: os amantes dos longos passeios em contato com a natureza, os amantes da arte e da cultura e aqueles que vivem a viagem como uma oportunidade para descobrir os melhores produtos da nossa comida e vinho locais.
Atrações em Asolo
Piazza Garibaldi
O ponto central da cidade é a principal praça de Asolo, Piazza Garibaldi onde se encontra a Fontana Maggiore, erguida no século XVI. Ponto de encontro do povo Asolo, tem ligações com outros monumentos históricos relevantes: o Aqueduto Romano que até tempos atrás alimentava a fonte, a coluna pertencente a um edifício da antiga Câmara Municipal romana de Asolo e o Leão de São Marcos feito por Antonio Dal Zotto, escultor veneziano do final do século XIX.
Vários monumentos importantes estão localizados perto da praça principal: o castelo, a fortaleza, o teatro, o palazzo della Ragione e o museu da cidade estão todos localizados perto da praça principal.
Catedral
A catedral medieval de Asolo, chiesa prepositurale e collegiata di Santa Maria Assunta foi erguida em 969, passou por várias alterações ao longo do tempo. A estrutura hoje visível data de 1584 com excepção do telhado, abside e altar-mor reconstruídos em 1606. A catedral possui várias obras importantes de artistas como Jacopo da Ponte, Lorenzo Lotto e Sebastiano Bastini. A catedral está localizada perto da Piazza Brugnoli, onde também pode ser visto um aqueduto romano.
Palazzo della Ragione
O Palazzo della Ragione construído no século XV, abriga a preciosa Paris de Antonio Canova e no andar inferior, na Loggia del Capitano (o della Raggione), com afrescos e cenas de batalha.
O atual Museu Cívico ocupa o Palazzo del Vescovado e o edifício da Loggia della Ragione; o último foi construído durante o século 15 para abrigar os representantes venezianos menores e o Podestà na qualidade de administrador da justiça. No Museu encontram-se achados arqueológicos, pinturas de grande valor e as memórias das três mulheres de Asolo.
Palazzo Beltramini
O Palazzo Beltramini é agora a Câmara Municipal de Asolo. O edifício foi renovado no 18 º século e tem arcadas ruas e vários afrescos na fachada com belas janelas gradeadas e varandas. A rua onde está localizada a Câmara Municipal possui belos edifícios góticos e barrocos com afrescos dos séculos XV e XVI.
Convento de São Pedro e Paolo
O convento de São Pedro e Paolo possui belos afrescos na fachada que foram executados no século XVII e retratam várias cenas bíblicas. Há um túnel subterrâneo que o conecta ao Il Fresco do outro lado da colina. O convento foi lindamente decorado e tem um interior elegante. Dentro da igreja são várias obras de arte e decoração a maioria dos quais datam do 17º e 18º séculos.
O Castelo da Rainha Cornaro e a Fortaleza de Asolo
O Castelo e a Rocca são os símbolos da cidade e possuem miradouros de extrema beleza. O castelo foi construído no século X e já acolheu várias figuras históricas importantes. Em particular, em 1489 tornou – se a residência oficial da Rainha de Chipre Caterina Cornaro, a quem devemos o fermento cultural que animou a cidade naqueles anos. O Castelo acolheu um dos mais importantes humanistas da época, Pietro Bembo, que fixou a sua primeira obra mais importante (Gli Asolani) na aldeia.
Resta do Castelo a Torre Mozza, a Torre do Relógio de onde é possível desfrutar de uma vista de 360 ° da Planície Trevigiana e do Arco Alpino, a sala de audiências que agora abriga o Museu Duse, o jardim e alguns trechos das paredes que ligava o Castelo à Rocca.
A Rocca foi construída entre finais do século 12 e início do século 13 no Monte Ricco e oferece uma vista espetacular. Quando o tempo está bom, também é possível avistar a Lagoa de Veneza. No entanto, sugerimos que você verifique os dias de abertura ao público, pois importantes reformas estão em andamento.
Casa de Eleonora Duse
Do castelo descendo via Canova, fica casa onde viveu Eleonora Duse. A diva após longas estadas em Asolo como convidada de amigos, comprou este prédio com o sonho de torná-lo seu último lar depois de ter viajado tanto o mundo. Infelizmente ela já estava cansada e doente antes de partir para sua última turnê na América e morreu durante uma viagem em 1924 . Ele repousa no cemitério de Sant’Anna, sob uma simples pedra branca de frente para o Monte Grappa, conforme seu desejo e vontade. As palavras em itálico na placa da fachada da casa foram ditadas por Gabriele D’Annunzio, de quem ela era a musa.
Eventos culturais
A cidade possui uma rica agenda de eventos: festivais de música, apresentações teatrais, eventos de comida e vinho, etc.
Espaço também todas as antiguidades com o mercado a cada segundo domingo do mês traz as ruas do centro histórico de móveis, objetos e joias antigas.
De particular importância é o Palio Asolano, que acontece no último fim de semana de junho. Este evento é organizado todos os anos e comemora a chegada à cidade da Rainha Caterina Cornaro em 1489. As tradicionais bigas romanas são puxadas pelas equipes ao longo de um caminho de cerca de 2 quilômetros. Em cada um deles há uma garota que usa roupas de época e representa a Rainha. A equipe que primeiro corta a linha de chegada vence.
Algumas informações importantes:
Asolo está localizado bem perto da cidade de Treviso, portanto, descer até a cidade não é muito difícil. Treviso tem boas conexões para a maioria dos destinos na Itália, então os visitantes podem chegar facilmente a Treviso de outras partes da Itália e depois viajar para Asolo. Os ônibus partem a cada poucas horas de Treviso da principal estação de ônibus para Asolo. Os ônibus estaduais também são bastante confortáveis e as passagens não são muito caras. Os ingressos estão facilmente disponíveis na maioria das estações de trem.
Seja nas ruas estreitas do centro histórico ou nas colinas, é impossível resistir à degustação dos inúmeros produtos locais. Óleos, carnes curadas, licores, castanhas, o famoso queijo Morlacco, Prosecco Asolo DOCG e gelado de sabugueiro, só para citar alguns. Uma coisa é certa: em Asolo até o paladar está em festa.
Alguns dos melhores restaurantes da cidade são o restaurante da fazenda AI Morer, o pub e lanchonete Epoca, a taverna Al Bersagliere, o restaurante villa Cipriani, o bar Al Castello, o Café Central, o Café Commercio e a osteria Alla Rocca.
Eu indico muito o Famiglia Baggio, La Locanda – um restaurante maravilhoso que eu provei na minha viagem. Veja fotos abaixo.
Galeria de Fotos
Pronto para conhecer o Vêneto? Entre delícias gastronômicas e uma viagem pela história de uma cidade milenar, recomendamos que você faça a viagem com um guia de turismo. Ele poderá te mostrar os segredos e melhores locais para desbravar a cidade. Conheça os nossos serviços! Além disso, ainda possuímos serviços de transporte com motorista por toda a região de Vêneto.