Veja o calendário de eventos na Itália em junho e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para maio, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
atualizado em maio de 2023
Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, eventos ciclísticos, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.
Índice:
O que fazer e onde ir em Junho?
Junho na Itália é ensolarado e lindo. As temperaturas sobem em todo o país, jantares ao ar livre se tornam a norma e os italianos começam a ir à praia nos fins de semana.
É uma época adorável para estar aqui. E, por isso, certamente você não será o único visitante.
A alta temporada está em pleno andamento em todo o país. Você notará mais multidões, por isso é um pouco menos confortável para passear em ambientes fechados (especialmente se não houver ar-condicionado!), Mas é um excelente momento para estar aqui para atividades ao ar livre (como caminhadas, ciclismo e exploração de cidades a pé). .
Se você está pensando entre junho e os outros meses de verão de julho e agosto, escolha junho! Ainda há lugares que não estão superlotados (isso será no auge do verão) e o calor não é insuportável como em julho e agosto.
LEIA TAMBEM:
- Viajando para a Itália em Junho: o que você precisa saber
- Melhor roteiro para primeira viagem na Itália
- Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália
- 10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália
- O que você precisa saber para viajar de trem na Itália
- Calendário de eventos anuais na Itália
- Museus gratuitos em 2023; veja quais e o calendário
Festas e Folclore
2 de junho, em toda a Itália – Festa della Repubblica – Em 2 de junho de cada ano, La Festa della Repubblica é celebrada em toda a Itália, o feriado nacional. O tricolor nacional voa por toda parte e em Roma o céu fica verde, branco e vermelho, graças ao show aéreo do Frecce Tricolori, ‘as flechas tricolores’, apelido do Pattuglia Acrobatica Nazionale, o maior ‘time acrobata’ militar do mundo. Graças ao seu espetacular passeio aéreo, será uma festa dupla no dia 2 de junho em Roma! Em homenagem à La Festa della Repubblica, o Navigli em Milão vai vibrar com música, cor e outras festividades no dia 2 de junho. Cerca de cento e cinquenta barracas transformam o Naviglio Grande e o Naviglio Pavese em um grande festival de cores, com barracas repletas de antiguidades, além de flores, roupas, guloseimas, utensílios domésticos, brinquedos, arte e souvenirs. Depois de passear, os muitos bares ao longo do Naviglio oferecem uma ótima oportunidade para um brinde à Itália, saudação!
vários lugares da Itália – Infiorata – Em junho, as ruas da sempre colorida Spello (Úmbria) se transformam em obras de arte feitas de flores. Tapetes de flores coloridas também podem ser admirados naquele dia em Bolsena (Lazio), Brugnato (Liguria) e Pitigliano (Toscana). Em Genzano di Roma (Lazio) você também pode desfrutar do Infiorata.
10 e 11 – Bolzano (TRENTINO-ALTO ADIGE ) – Castelronda – Durante Castelronda, os mais belos castelos de Bolzano e arredores abrem suas portas para visitas guiadas especiais, música medieval e entretenimento. Ainda não se sabe quais castelos participarão em 2023.
13 a 17 de junho de 2023 – em várias cidades – Mille Miglia – Exatamente mil milhas estão no hodômetro dos carros que participam da famosa Mille Miglia após a chegada . Esta corrida começa em Brescia, onde, segundo um ditado popular, os habitantes têm gasolina em vez de sangue correndo nas veias.
15 a 25 – Bevagna (UMBRIA) – Mercato delle Gaite – Em junho, o Mercato delle Gaite acontece em Bevagna. Durante dez dias, a Idade Média voltou à vida. Você pode ver, entre outras coisas, como as pessoas na Idade Média forjavam ferro, sopravam vidro ou faziam papel e seda. Toda a aldeia está em festa, com inúmeros banquetes e longas mesas por todos os bairros, onde se servem as refeições. Tavernas de verdade servem comida e bebidas medievais. Há um mercado com mercadorias autênticas e inúmeras demonstrações. A festa leva o nome da batalha entre os quatro bairros da cidade, o gaite . Um júri decide qual dos quatro gaite melhor imaginou a era passada e quem melhor capturou a atmosfera medieval de Bevagna.
17 – Foligno (UMBRIA) – La Giostra della Quintana – Em junho, Foligno realiza La Giostra della Quintana, um torneio de justa à moda antiga, no qual os participantes competem entre si em trajes históricos originais. Mais de seiscentos partecipanti aparecem no campo de batalha, lindamente vestidos. Também há muito para ver e experimentar em Foligno nos dias que antecedem a partida real. A tensão aumenta um pouco mais a cada dia, com um lançamento super emocionante que você precisa ver pelo menos uma vez…
16 a 18 – San Gimignano (TOSCANA) – Ferie delle Messi – Este festival de rua medieval começa o verão em San Gimignano. Nas ruas, vielas e praças encontram-se bancas com produtos medievais, os habitantes vestem-se todos com trajes medievais e há muito teatro de rua. O destaque é o Corteo delle Messi na tarde de domingo, uma procissão em que mais de quinhentos participantes em trajes medievais desfilam pelas ruas da cidade. Saiba mais aqui.
16 – Pisa (TOSCANA) – Pisa Luminara – Na noite do dia 16 de junho, véspera da festa de San Ranieri, padroeiro de Pisa, toda a cidade comemora. Durante a Luminara di San Ranieri, uma grande feira de rua é realizada e procissões com habitantes em roupas medievais se movem pela cidade. À noite, os Pisani acendem mais de setenta mil luminis , luzes, ao longo das fachadas e atrás das janelas dos palazzi ao longo do Arno. Durante esta festa, Pisa está mais bonita do que nunca, como podem ver neste blog !
17 – Pisa (TOSCANA) – Palio di San Ranieri – No dia seguinte, 17 de junho, realiza-se uma regata, uma corrida de remo em trajes medievais, na qual as diferentes equipes de Pisa competem entre si. Quem cruza a linha de chegada primeiro deve subir um longo caminho para derrubar a bandeira da vitória. Saiba mais aqui.
23 a 24 de junho, Città della Pieve (Úmbria) – Infiorata di San Luigi Gonzaga – Em Casalino, um dos três bairros de Città della Pieve, as ruas se transformam em um tapete de flores na noite de 23 para 24 de junho. O tema deste ano é a música, o que significa que muitos retratos de músicos famosos serão cobertos com pétalas de flores. Nas noites anteriores à festa das flores, você pode desfrutar de um jantar estrelado por essências florais na Taverna del Barbacane deste bairro, a partir das 20h. É necessário fazer reserva para estes jantares (0039-3497739140).
24 de junho, Florença (TOSCANA) – Calcio storico – Em 24 de junho, dia da festa de San Giovanni (João Batista), padroeiro de Florença, Florença é uma grande festa. Além de desfiles festivos, hasteamento de bandeiras e música, a Piazza di Santa Croce se transforma em uma espécie de campo de rúgbi quando os bairros florentinos tradicionalmente jogam uma partida de calcio storico , futebol histórico. Ou futebol, na verdade é mais como um jogo de rúgbi. O jogo brutal foi jogado pela primeira vez em 1530, quando os florentinos haviam perdido a batalha por sua própria cidade. Quando o inimigo se moveu para tomar a cidade, os florentinos jogaram uma partida de futebol como se nada tivesse acontecido. Uma declaração final de desprezo pelos vencedores! Saiba mais aqui.
24 de junho, em toda a Itália – Festa em homenagem a San Giovanni:
- Ja falamos da festa que ocorre em Florença (TOSCANA) – veja acima
- O evento histórico mais antigo conhecido no Lago Como (LOMBARDIA) é a sagra em homenagem a São João. Ele comemora a destruição da ilha de Comacina em 24 de junho de 1169. O infame Barbarossa incendiou a única ilha do lago naquele dia, não deixando nada. Segundo a tradição, João Batista visitou a ilha em 1435 disfarçado de peregrino. Ele ordenou a um dos ilhéus que cavasse um buraco sob uma nogueira, onde o homem encontrou as ruínas da antiga basílica. Desde então, é comemorado todos os anos no dia da festa de João Batista. Isso é feito, entre outras coisas, deixando flutuar centenas de pequenas luzes no lago. Há também um espetacular show de fogos de artifício e um desfile de barcos com Lucie coloridamente decorada , os barcos típicos do Lago Como, danças folclóricas, bandeiras agitadas e, claro, muita comida e bebida boas. A tradição diz que a polenta é comida com caracóis cozidos. Não inteiramente por coincidência, porque as conchas vazias dos caracóis se transformam nas chamadas lumaghitt , luzes flutuantes.
- Em Fabriano (MARCHE) a festa de São João Batista é celebrada durante quatro dias, com muitas competições, além de um lindo tapete de flores, incluindo arco e flecha e hasteamento de bandeiras.
24 – Pisa (TOSCANA) – Il Gioco del Ponte – A Ponte di Mezzo, em Pisa, recebe o Il Gioco del Ponte (‘O Jogo do Bridge’) no último domingo de junho de cada ano. Os diferentes bairros (Tramontana no norte e Mezzogiorno no sul) então se desafiam para serem os primeiros aempurrar um carllone (carro) de oito toneladas para o outro lado da ponte. A batalha remonta ao século XVI, quando as pessoas realmente lutaram pela ponte sobre o Arno. Enquanto isso, as pazes são feitas novamente imediatamente após puxar o carrinho…Saiba mais aqui.
29 – Roma (LAZIO) – Dupla festa dos santos em Roma – Em 29 de junho, há uma dupla festa em Roma: é a festa dos santos Pedro e Paulo, que, segundo a tradição, seriam ambos neste dia (e mesmo na mesma hora) morreu. Goethe esteve em Roma em 1787 na época das festividades em homenagem a Pedro e Paulo e escreveu uma anotação única no diário, que você pode ler neste link .
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
Prazer culinário em junho
No período que antecede o verão, muitas festas culinárias são celebradas em junho. As datas mudam anualmente, mas se você estiver na Itália durante esse período, pergunte aos moradores e ao barista onde você deve ir para assistir a uma sagra .
Alguns destaques culinários. Em Sori (Liguria) você pode se deliciar com anchovas durante a Sagra dell’Acciuga, enquanto em Imperia (Liguria) você pode saborear manjericão e outras iguarias locais durante a Festa Aromatica.
Em Merana (Piemonte), o ravioli caseiro é homenageado com a Sagra del Raviolo Casalingo; em Monteflavio (Lazio) a massa fettuccine está em destaque. Em Fucecchio (Toscana) você pode saborear a melhor bisteca e em Orvieto (Umbria) o ganso está no cardápio. Os amantes do vinho não devem perder a Sagra del Lambrusco, que se realiza em Albinea (Emilia-Romagna).
16 A 18 – Montelupo Fiorentino (TOSCANA) – Festa della Ceramica – Durante a Festa della Ceramica na cidade toscana de Montelupo Fiorentino, você tropeça de maneira proverbial nas cerâmicas coloridas, que podem ser admiradas na cidade por alguns dias. Montelupo Fiorentino é o centro toscano da cerâmica – majólica para ser mais preciso. A tradição remonta ao século XIII. Ainda existem muitas empresas e oficinas onde ainda é utilizada a antiga técnica da majólica – cerca de cento e cinquenta para ser exato.
28 a 29 – Isernia (MOLISE) – Festa da Cebola em honra dos Santos Pedro e Paulo – Na verdade chamada de Fiera dei SS Pietro e Paolo, as festividades anuais são realizadas nos dias 28 e 29 de junho em homenagem aos dois santos de Isernia. No entanto, como a cebola ( cipolla ) desempenha um papel importante, a maioria dos moradores fala da Fiera delle Cipolle por conveniência. A festa é celebrada em todo o centro histórico da cidade e por todo o lado encontram-se bancas que vendem, entre outras coisas, cebolas de todas as formas e tamanhos.
30 a 3 de julho – San Daniele del Friuli (FRIULI VENEZIA GIULIA) – Aria di Festa – Delicioso banquete de presunto em Friuli – Em San Daniele del Friuli você vem principalmente para o presunto mais delicioso do mundo. San Daniele del Friuli é o berço do Prosciutto di San Daniele DOP, uma das iguarias mais refinadas da Itália, também conhecida como o ‘rei dos presuntos’. Eles também conhecem uma rainha em San Daniele del Friuli, na forma da truta defumada local. Em junho, os habitantes da vila de San Daniele del Friuli dedicam quatro dias inteiros para comer e beber vinho. Durante a Aria di Festa , também popularmente conhecida como Festa del Prosciutto, tudo, desde o início da manhã até o final da noite, é dedicado às especialidades locais e, claro, especialmente ao Prosciutto crudo di San Daniele. As origens desta saborosa festa remontam à Idade Média: já nessa altura se realizava aqui uma festa de aldeia em homenagem ao presunto. Tornou-se agora um festival gastronómico de interesse internacional, mas os sabores dos prodotti titpici mantêm-se igualmente autênticos. Todas as degustações são intercaladas com apresentações e música ao vivo.
Música e Espetáculo
de 15.06 a 13.09 – Fiesole (TOSCANA) – Estate Fiesolana – O Teatro Romano de Fiesole, uma bela cidade nos arredores de Florença, é o cenário do Estate Fiesolana, um dos festivais ao ar livre mais antigos da Itália.
a partir de 23 – Verona (VENETO) – Ópera na Arena – A Arena de Verona, quando foi construída, estava localizada fora dos muros da cidade no primeiro século dC. Com o tempo, a Arena foi povoada por gladiadores, cavaleiros e toureiros. Desde então, o anfiteatro se tornou palco de inúmeras óperas, incluindo Aïda, Turandot, Nabucco e Il Barbiere di Siviglia deste ano. Você pode encontrar o programa no site do Verona Arena .
23 a 9 de julho – Spoleto (Umbria) – Festival dei Due Mondi – Todos os anos, Spoleto recebe o musical Festival dei Due Mondi, o Festival dos Dois Mundos. Espectáculos não faltam para ver, para todos os gostos: teatro, dança, música, literatura, artes plásticas… Não só de artistas italianos, porque como o nome sugere, o festival é um encontro simbólico entre dois mundos, o do italiano e a da cultura estrangeira, principalmente americana.
até 30 de setembro – vários locais – Musica con Vista – Este verão, os concertos serão realizados ao ar livre em vários jardins especiais. Estão previstas até quarenta apresentações, de Trento a Palermo, como você pode ver no site dedicado da Musica con Vista .
Arte e Exposições
Museus grátis dia 6 DE MAIO em TODA Itália, veja no texto – Museus gratuitos em 2023; veja quais e o calendário
LOMBARDIA
*- Bergamo e Brescia – Capitais da Cultura da Itália em 2023 – Em 2023, as cidades de Bergamo e Brescia podem se autodenominar Capitais Culturais da Itália. Muitos eventos especiais e exposições são realizados em homenagem a isso.Você pode encontrar o programa completo através deste link no site Bergamo Brescia 2023 . Você também pode se manter informado de todas as novidades e eventos via Facebook e Instagram.
- De 28 de janeiro a 4 de junho, a Accademia Carrara de Bérgamo exibirá cerca de quarenta obras de/com Francesco Boneri, o aluno mais misterioso de Caravaggio, que também serviu de modelo para pelo menos seis obras de Caravaggio, de 28 de janeiro a 4 de junho de durante uma exposição única (porque é a primeira) sobre Cecco del Caravaggio, incluindo seu David e Golias e Amor Vincit Omnia.
- De 21 de janeiro a 11 de junho, você pode admirar a exposição Lotto, Romanino, Moretto, Ceruti no Palazzo Martinengo em Brescia – com mais de oitenta obras-primas desses e de outros pintores locais.
Veneza- Vittore Carpaccio – dipinti e disegni – até 18 de junho de 2023, Palazzo Ducale, Veneza – Nesta primavera, o apartamento do Doge no Palazzo Ducale receberá a magnífica exposição Vittore Carpaccio – dipinti e disegni , na qual as pinturas e desenhos do artista veneziano Vittore Carpaccio sendo central. É a primeira exposição individual dedicada a Carpaccio desde 1963, apresentando mais de quarenta e cinco de suas obras, de museus de todo o mundo. Você pode encontrar mais informações através deste link .
TOSCANA
- *Luca Giordano – maestro barroco a Firenze
até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi – Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano a P alazzo Medici Riccardi . - Alcançando as estrelas – da Maurizio Cattelan a Lynette Yiadom-Boakye – até 18 de junho de 2023, Palazzo Strozzi, Florença – Nesta primavera, você pode admirar uma seleção de arte moderna de artistas internacionais no Palazzo Strozzi . Obras de Maurizio Cattelan, Damien Hirst, Cindy Sherman, William Kentridge, Berlinde De Bruyckere e Lynette Yiadom-Boakye, entre outros, estarão expostas, em homenagem aos 30 anos da Collezione Sandretto Re Rebaudengo, uma das mais conhecidas e as mais prestigiadas coleções de arte moderna da Itália. As obras de arte contemporâneas estarão expostas em todo o palazzo, com fotografia, pintura, escultura, videoarte e instalações – incluindo uma nova instalação espetacular para o pátio.
Perugia – Il meglio maestro d’Italia – Perugino nel suo tempo – até 11 de junho de 2023, Galleria Nazionale dell’Umbria – 2023 é o ano de Perugino. O famoso pintor morreu há exatamente quinhentos anos, em 1523. Em homenagem a este aniversário especial, a Galleria Nazionale dell’Umbria em Perugia está organizando a exposição Il meglio maestro d’Italia – Perugino nel suo tempo até 11 de junho. – Você vai admirar as mais belas obras do ‘melhor mestre da Itália’, incluindo seu Lo Sposalizio della Vergine (foto abaixo), que está voltando para a Itália especialmente para esta exposição. Você pode encontrar mais informações através deste link.
LAZIO
- *Canova – l’último princípio – até 28 de junho de 2023, Accademia Nazionale di San Luca- A Accademia di San Luca – Guilda de São Lucas – em Roma presta homenagem a Antonio Canova, um dos mais famosos escultores italianos. A exposição centra-se em particular no período de 1800 (quando Canova se tornou membro da Accademia di San Luca) até à sua morte em 1820. Neste link encontrará todos os detalhes da exposição (incluindo informações para marcar a sua visita).
- *Michelangelo Pistoletto – Infinity – até 15 de outubro de 2023, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante é um dos nossos espaços de exposição favoritos em Roma. Este ano pode visitar a exposição Michelangelo Pistoletto – Infinity , com cinquenta obras e quatro grandes instalações deste mestre da arte povera . Você pode ler mais detalhes através deste link.
- Van Gogh – até 7 de maio de 2023, Palazzo Bonaparte – Em antecipação ao centésimo septuagésimo aniversário de Vincent van Gogh, em 30 de março de 2023, o Palazzo Bonaparte, na famosa Piazza Venezia em Roma, está organizando uma grande exposição sobre Van Gogh. Até 7 de maio de 2023, você pode admirar cerca de sessenta obras de Van Gogh no coração de Roma, incluindo o auto-retrato que ele fez em 1887. Muitas dessas obras vêm do Museu Kröller-Müller. Você pode ler todos os detalhes sobre esta grande exposição de Van Gogh no site do Palazzo Bonaparte .
- *Raffaello e l’antico – até 2 de julho de 2023, Villa Farnesina – Villa Farnesina hospeda a exposição Raffaello e l’antico nesta primaveraPela primeira vez em mais de quinhentos anos, um grande número de obras de arte de Agostino Chigi, o proprietário original da vila, foram reunidas. Chigi foi um dos patronos mais importantes de Raphael. Na Villa Farnesina você ainda pode admirar os belos afrescos de Galatea e de Amor e Psique de Rafael. Rafael morreu em 6 de abril de 1520, Agostino Chigi cinco dias depois. Após a morte de Chigi, sua coleção de arte foi espalhada. Em 1579, a vila passou para as mãos do cardeal Alessandro Farnese (daí o nome Villa Farnesina). A exposição inclui obras do Museo Archeologico Nazionale di Napoli, da Galleria degli Uffizi em Florença, dos Musei Capitolini, dos Musei Vaticani e do Palazzo Altemps em Roma, mas também de Dresden e Viena.
CAMPANIA
- *Lucio Dalla – il sogno di essere napoletana – até 25 de junho de 2023, Museo Archeologico Nazionale di Napoli – O cantor e compositor italiano Lucio Dalla é o destaque desta exposição. Você conhecerá todas as facetas da vida de Dalla, desde sua personalidade excêntrica até sua carreira abrangente, com documentos pessoais, fotos, vídeos e outras memórias desta estrela.