Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Monopoli, um dos lugares mais lindos da Puglia!

Conhecida como a cidade dos 100 bairros, Monopoli é uma cidade italiana que fica na região da Puglia, na província de Bari.

Localizada a 40 km a sudeste de Bari, Monopoli é aquela cidade que reúne tudo o que esperamos de uma vila na Itália.  Praias paradisíacas, vilarejos charmosos, enseadas, paisagens de tirar o fôlego e uma deliciosa culinária.

Além disso, a cidade é ótima para servir de base para explorar outras cidades da região.

Se você está pensando em fazer uma viagem a Puglia, não deixe de incluir Monopoli no seu roteiro.

Neste artigo trouxemos um guia com tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem memorável.

Saiba o que fazer, o que comer, como chegar e muito mais.

Monopoli - Puglia - Itália

História de Monopoli

Monopoli tem uma história muito interessante datada da época em que foi colonizada no ano de  500 aC. Com o tempo, a cidade foi colonizada por diversos povos, incluindo o império Romano, um dos primeiros a comandar a cidade.

Após a queda do Império Romano, outros  governantes comandaram Monopoli  e começaram a transformá-la em uma cidade defensiva.

Assim, fortes foram construídos para  defendê-la do ataque de piratas e contra a Armada Espanhola que chegou a manter um cerco de 3 meses com o intuito de invadir a região.

Monopoli - Puglia - Itália

Durante este tempo, a cidade cresceu muito  economicamente e começou a  comercializar , produtos agrícolas que eram produzidos no local, com todo o mediterraneo

Em uma segunda tentativa de invasão,  os espanhóis finalmente conseguiram conquistar a cidade em 1860.

Hoje, Monopoli  é uma cidade turística  charmosa com praias maravilhosas e um centro histórico cheio de charme e história para contar.

O que fazer em Monopoli: 7 atrações imperdíveis

Monopoli - Puglia - Itália

1.Explorar o centro histórico da cidade

Como em qualquer cidade italiana que tenha um centro histórico pitoresco e charmoso, uma das melhores coisas para se fazer é andar.

O centro histórico de Monopoli é bem pequeno, por isso em mais ou menos duas horas você consegue visitar tudo.

Aproveite para se perder nas ruazinhas sinuosas da cidade, admirar sua arquitetura antiga e curtir as praças floridas e charmosas.

2. Catedral de Monopoli

Bem no  centro da cidade fica a Basílica de Madonna della Madia, uma grande catedral católica..

Construída no século XII, a catedral que vemos hoje não é a mesma de seus primórdios.

Em meados do século XVIII, a catedral foi demolida e completamente reconstruída no estilo barroco.

Além disso, a catedral guarda  uma incrível história de fé e milagre.

No início de sua construção, lá no século XII, as obras da catedral foram interrompidas pela falta de material para fazer as vigas que sustentariam o telhado da Sé.

Alguns anos mais tarde apareceu flutuando no porto da cidade uma jangada que tinha um ícone da  Madonna della Madia.

Assim, a madeira da jangada foi usada para completar a construção da catedral e esta foi, finalmente, finalizada.

Hoje, o ícone da Madonna fica exposto no interior da igreja e é usado duas vezes ao ano em um festival de celebração  da imagem da santa.

Monopoli - Puglia - Itália
The original uploader was Monopoli91 at Italian Wikipedia., Public domain, via Wikimedia Commons

3. Castello di Carlo

O Castelo de Carlos V é uma  maravilhosa fortaleza situada no topo de um penhasco e que oferece uma vista maravilhosa do mar e do porto da cidade.

Ele foi estrategicamente construído para defender a cidade dos piratas e também  do exército espanhol,  mas acabou sendo conquistado por eles em 1830.

Uma vez sob o domínio da Espanha, os espanhóis ampliaram o castelo com a finalidade de  instalar seus soldados e suas famílias.

Em seguida, o castelo virou uma prisão e assim se manteve até a década de 1990.

Hoje em dia, além de um importante ponto turístico da cidade, o castelo também é um  centro de conferências e exposições.

A visita vale a pena tanto pelas exposições, mas principalmente pela vista deslumbrante que ele tem do porto e do mar de Monopoli.

4. Ruínas de Molino

Ainda no centro da cidade você irá encontrar as ruínas de um forte bem antigo que foi usado para defender a cidade dos ataques de piratas e de espanhóis.

Você encontrará no forte vários canhões que eram usados para defender a cidade, além é claro de uma vista espetacular do mar.

Monopoli - Puglia - Itália
Cover picture credits © milla1974

5. Porto antigo de Monopoli

Um dos lugares mais fotogênicos que você verá em Monopoli é o porto antigo da cidade com seus barcos coloridos flutuando sobre as águas azuis do mar.

Estes barcos vermelhos e azuis  são  chamados de ‘gonzo’ e são um verdadeiro  ícone da região. A maioria deles são feitos por artesãos locais e contrastam  com as paredes brancas da cidade.

Esta parte da cidade lembra muito a algumas das charmosas ilhas gregas.

Monopoli - Puglia - Itália

6. Praias de Monopoli

Se você estiver viajando entre o verão e a primavera, não perca a oportunidade de aproveitar as praias da cidade.

Com águas cristalinas e falésias imponentes, as praias de Monopoli são imperdíveis.

Cala Porta Vecchia é uma pequena praia localizada no centro da cidade, logo abaixo do centro histórico e é uma das praias mais populares de Monopoli.

Cala Paradiso é uma ótima praia para quem busca agitação graças a seus beachs clubs espalhados pela faixa de areia.

Já para quem viaja em família, a Spiaggia di Porto Marzano é muito tranquila e segura para crianças pequenas.

Para os instagramers de plantão a Spiaggia di Santo Stefano tem uma vista de tirar o fôlego e um castelo medieval que torna a região uma das mais fotogênicas da cidade.

E para quem gosta de uma praia selvagem a Calamarena é uma praia com uma enseada banhada por águas cristalinas.

Em  muitas dessas praias, você  irá encontrar bares bem agitados e restaurantes com ótima gastronomia.

Praias próximas a Ostuni - Puglia - Itália

7. Visitar as cidades ao redor de Monopoli

A localidade de Monopoli faz com que ela seja um lugar ótimo para visitar outras cidades da região da Puglia.

Assim, algumas cidades interessantes para você conhecer em um bate e volta saindo de Monopoli são:

  • Polignano a Mare – Uma das cidades mais charmosas e mais famosas da Puglia
  • Alberobello– Patrimônio da UNESCO, a cidade é um dos principais cartões postais da Puglia. Simplesmente, imperdível !!!
  • Ostuni– Uma cidade muito charmosa localizada no topo de uma colina e também uma ótima base para explorar a região.
  • Parque Arqueológico e Museu Nacional de Egnazia– Datada da idade do bronze, a Egnazia é um lugar que possui uma série de ruínas romanas e messápicas.

Onde comer em Monopoli

O grande point dos mais badalados restaurantes e bares da região fica na Piazza Garibaldi, onde famílias e jovens se reúnem à noite para beber uma cerveja e saborear a deliciosa comida local.

Falando em comida local, não deixe de experimentar o zeppole ou bolo de São José. Ele é um pastel de massa folheada que pode ser frita ou assada, com recheio de confeiteiro e cobertura de açúcar.

O Orecchiette com molho di noci é outra comida da cidade que vale a pena experimentar. Ele é feito com uma massa tradicional da região e o molho leva nozes, pimenta, azeite e sal.

Já a Zuppa di Pesce ou sopa de peixe, nada mais é do que um caldo que leva peixe e frutos do mar.

Monopoli - Puglia - Itália

Quando ir a Monopoli

Os meses ideais para visitar Monopoli assim como toda a região de Puglia são entre os meses de Maio e Setembro ( primavera e verão).

Julho e Agosto geralmente  são os meses mais quentes do ano e por isso é a época em que tanto as praias como as cidades costumam ficar cheias.

Os melhores meses são Junho ( final da primavera) e Setembro ( final do verão). Nestes meses o clima está quente o suficiente para pegar uma praia, mas elas não estão tão lotadas assim.

Além disso, nestes meses os preços costumam ser mais baratos do que em Julho e Agosto, meses que marcam a alta temporada do verão europeu.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Monopoli é o aeroporto de Bari, que fica a 45 km de distância.

Assim, você pode alugar um carro no aeroporto e ir dirigindo até Monopoli ou  contratar um transfer particular ou pegar um trem ou ônibus.

Contudo, destas 4 opções a melhor é contratar um transfer particular.

Apesar da região  ser provida de trens e linhas de ônibus, definitivamente escolher um deles como uma forma de chegar à cidade não é uma boa ideia.

O transporte público na região não é lá dos melhores devido a escassez de Ônibus e trens. No verão, até aumenta a circulação de ônibus, mas ainda assim ela não é necessariamente abundante.

Alugar um carro na Puglia é uma boa opção, mas apesar de te dar mobilidade, pode te ocasionar uma série de problemas.

Um dos principais problemas é encontrar vaga para estacionar. Se você for no verão então será muito difícil você encontrar uma vaguinha que seja.

Por isso é que  a melhor forma de explorar a região é contratando um transfer com motorista. Assim, você irá aproveitar a viagem de forma mais tranquila e prazerosa, sem se preocupar com vaga de estacionamento etc.

Monopoli - Puglia - Itália

Dicas para conhecer Monopoli

Uma ótima  dica para você explorar a região da Monopoli e seus arredores  é contratar um guia em português. Além de conhecerem muito bem a região, eles também têm muito conhecimento e cultura para compartilhar.

O  guia de turismo sabe tudo sobre a história das principais cidades e sem dúvida você irá aprender muito em cada passeio.

Outra dica para quem é apaixonado pela culinária Italiana é contratar um tour gastronômico pela região onde você irá provar os principais pratos nos melhores restaurantes de toda a Puglia.

Conheça nossos serviços de transporte e de guia em português na Puglia bem como nossos tours gastronômicos pela região!

Nossos serviços são personalizados para que você possa dar a viagem a sua cara sem abrir mão do conforto e segurança.

Conheça nossos serviços e viva o melhor da Itália!

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.