Conheça as Termas de Viterbo, área termal perto de Roma conhecida desde os Romanos e com propriedades benéficas.
Índice:
- Introdução
- As propriedades benéficas:
- As termas de Viterbo
- 1. Centro Termale delle Terme dei Papi – A PAGAMENTO :
- 2. Centro Termale Hotel Salus Benessere – A PAGAMENTO :
- 3. Sorgente termale del Bulicame – GRATUITO:
- 4. Sorgente termale delle Piscine Carletti – GRATUITO:
- 5. Sorgenti termali di Massi di S. Sisto – A PAGAMENTO:
- 6. Sorgenti termali del Bagnaccio – A PAGAMENTO:
- 7. Outras fontes hipertermais
- Mapa:
Introdução
Na Roma antiga, era uma prática de entretenimento muito comum mergulhar nas águas termais da região. Um passatempo que atravessou os séculos e chegou aos tempos atuais. Você quer mergulhar em águas quentes naturais para relaxar e recuperar sua energia? Na área do Lazio existem várias fontes termais gratuitas e pagas, para que você possa passar um dia relaxante no estilo completo dos imperadores.
Desde os povos Etruscos as águas termais do balneário de Viterbo já eram conhecidas e usadas. Porém historicamente, os romanos eram os que mais apreciavam as termas e foi deles a ideia e a forma arquitetônica das termas de hoje.
As termas de Viterbo foram ampliadas pelos romanos e hoje se encontram (o que sobrou delas) em uma extensão linear de cerca de 10 km. Para visitar as áreas arqueológicas e turísticas da província de Viterbo.
As águas termais de Viterbo foram apreciadas por muitos papas, incluindo Bonifacio VIII, pelas propriedades terapêuticas. Ainda o papa Nicolau V em 1500 construiu uma residência em Viterbo, para apreciar os banhos termais.
Hoje alguns estabelecimentos termais foram renovados e ampliados, alcançando um altíssimo padrão de qualidade. Portanto é possível conhecer várias fontes, algumas gratuitas e outras à pagamento. No final do texto coloquei um mapa com os locais.
Leia mais sobre Viterbo no texto – > Um passeio em Viterbo
As propriedades benéficas:
A bacia hidromineral e hidrotermal de Viterbo é uma das mais abundantes da Itália. A característica fundamental deste tesouro natural é o componente bicarbonato-cálcio. As aplicações para fins terapêuticos e físicos são muitas e incluem:
- tratamentos hidropônicos, mas também para aplicações externas com balneoterapia e lavagens.
- a alta temperatura e adaptável a vários tratamentos são particularmente úteis para o sistema cardio-circulatório.
- as águas sulfato também presentes na área do bullicame, contêm quantidades consideráveis de enxofre, cujas aplicações repetitivas trazem benefícios específicos também para o fígado e cabelo.
- as águas sulfurosas além de enxofre são compostos em generosa porção de sulfureto de hidrogénio que dá a água um cheiro característico e forte, em áreas com concentração de enxofre mais elevado, provocando uma ação desintoxicante para a pele como um cosmético natural.
- ainda há grandes benefícios para doenças como a psoríase, úlceras varicosas, ictiose , vasculite, tromboflebite, neurite, dor nas articulações, acne e distúrbios sudorese e sinusite crônica e rinite alérgica, para citar alguns dos mais comum e pode atacar.
As grutas para a transpiração, bem como a aplicação de lama, um branco particularmente brilhante e rico em minerais preciosos, completam a ação purificadora de todo o organismo e em particular da pele.
As águas termais de Viterbo possuem hoje instalações avançadas ligadas ao sistema de saúde, que permitem aliviar doenças crônicas no campo de ossos e articulações, respiratórias, Otorrinolaringologicas, dermatológicas, ginecológicas e do Sistema de Substituição.
A fonte de Bullicame, com sua temperatura de 58 ° C é a mais famosa por suas qualidades terapêuticas. O valor está nas características físico-químicas das águas termais do balneário de Viterbo.
Entre os spas mais famosos estão o Terme dei Papi e o Grand Hotel Terme Salus , enquanto que para as áreas de spa gratuitas, encontramos o Piscine Carletti, o Terme di Bagnaccio e o Terme Bulicame. No meio do caminho estão as Termas delle Masse di San Sisto.
As termas de Viterbo
As áreas termais são:
1. Centro Termale delle Terme dei Papi – A PAGAMENTO :
- é um spa termal, possui tratamentos vários, inalação, lama, piscinas, e é ligado à rede pública e particular de saúde. Possui uma gruta termal.
- é ainda um hotel 4*, restaurante.
- O nome com o qual o spa é conhecido hoje deriva do fato que era a terma mais frequentada pelos papas, que favoreceram o seu desenvolvimento, promovendo importantes obras de renovação e modernização. Mesmo artistas de prestígio como Michelangelo e Dante Alighieri participaram e apreciaram essas fontes.
- possível pagar ingresso para uso de 1 só dia, o preço depende do período do ano, preços vão de 30/40 euros em média, veja aqui.
- é possível fazer vários tipos de tratamentos estéticos e de saúde, veja lista de preços
2. Centro Termale Hotel Salus Benessere – A PAGAMENTO :
- é um spa termal, possui tratamentos estéticos,, lama, piscinas. Possui uma gruta termal.
- é um hotel 4*, restaurante – veja preços aqui
- possível pagar ingresso para uso de 1 só dia – média de 50 a 100 euros – veja preços aqui.
3. Sorgente termale del Bulicame – GRATUITO:
- endereço: Strada Bulicame, sem número
- distância do centro de Viterbo = 2,5 Km
- área gratuita, pública
- a fonte de Bullicame, com sua temperatura de 58 ° C é a mais famosa por suas qualidades terapêuticas, tendo se formado dentro de uma cratera que foi preenchida ao longo do tempo. A fonte original onde a água sai a 58 graus é fechada, para evitar acidentes, porém a água foi encanada e foi aberta uma piscina pública, onde a água já esta a temperatura agradável
- localizada perto de um parque verde, é composta por duas piscinas: uma menor circular e uma maior com uma forma mais longa. Não há serviços como banheiros, bar, etc.
- é conveniente para chegar de carro, graças à presença de um espaço de estacionamento.
- o aspecto mais característico dessas fontes, no entanto, é representado por uma lápide histórica onde alguns versos que citam a fonte de Bullicame na Divina Comédia de Dante foram gravados.
- Como você não pode mergulhar em águas tão acolhedoras que até mesmo enfeitiçaram um dos escritores mais importantes de nossa história?
4. Sorgente termale delle Piscine Carletti – GRATUITO:
- endereço: Strada Terme, sem número
- distância do centro de Viterbo = 2,5 Km
- Esta área livre hipertermal é composta de duas nascentes com características semelhantes às da Bulicame e está localizado perto da intersecção da Strada Terme e la Strada Tuscanese.
- a água termal tem uma temperatura de saída de cerca de 58 ° C, e alimenta vários tanques que são o destino de muitos habitantes e turistas. Os espaços para banho são preenchidos de forma completamente natural com água corrente
- A área tem um grande de estacionamento muito perto das nascentes, mas não tem iluminação noturna ou outros serviços.
- é a que eu mais gostei, e pelo que pude perceber, é a mais frequentada pelos locais
5. Sorgenti termali di Massi di S. Sisto – A PAGAMENTO:
- Strada Masse di San Sisto KM 74,200
- A área termal Massi di San Sisto é atualmente administrada pela associação “Le Masse di San Sisto”. Basta assinar um cartão anual aceitando o estatuto e regulamento da associação e pagar uma modesta taxa de associação anual. Os cartões de registro para acesso aos banhos das massas de San Sisto são normalmente feitos no local. Não sei lhe informar o preço, porque no dia que fui não tinha ninguém para informar.
- adjacente à área do Terme dei Massi de San Sisto há um grande estacionamento gratuito.
- a área das piscinas é limpa e bem organizada, mesmo que muitas vezes, dado o grande número de visitantes, existam poucos lugares disponíveis, também porque esta área é de tamanho modesto.
- há 2 piscinas termais, uma grande com água termal quente e um menor com água termal morna (cerca de 18 ° c). Esta particularidade dos banhos das massas de San Sisto di Viterbo permite experimentar a sensação do salto térmico de uma piscina para outra.
- possui um grande gramado verde, banheiros, uma pequena loja de bebidas, cabines para trocar de roupa e chuveiros.
6. Sorgenti termali del Bagnaccio – A PAGAMENTO:
- Strada del Garinei, esquina com Strada Vicinale Pizza D’Armi
- distância do centro de Viterbo = 8 Km
- esta área termal, atualmente gerida por uma associação que regula a entrada, custa 45 euros para se associar, mesmo que você vá 1 só vez. Saiba mais aqui.
- possui 5 piscinas e um orto botânico
- como serviços tem um grande gramado verde cheio de espreguiçadeiras, banheiros, bar, cabines para trocar de roupa e chuveiros.
- possui várias fontes ambos hipertérmicos (65-66 ° C) e hipotérmicos (23-29 ° C), acompanhados de emissões gasosas significativas
- As águas das fontes Bagnaccio, já conhecidas na antiguidade com o nome “Aquae Passeris”, são geralmente sulfato / bicarbonato / alcalino terroso fracamente sulfuroso, hipertermal. Eles fluem a uma temperatura de cerca de 63 ° C. Por causa das suas características físicas e químicas particulares, é apropriado que as quantidades, métodos e tempos de utilização sejam recomendados pelo seu médico.
Há outras fontes termais, não indicadas para banhos, mas que mostram como a região é importante:
7. Outras fontes hipertermais
Outras fontes hipertermais presentes na área de Viterbo, e em alguns casos já enterradas, são il Troscione, S. Albino, Gigliola, Uliveto, S. Valentino, S. Giorgio, Crociata, della Grotta, Piazza d’Arme, Asinello, S. Cristoforo e outras localizadas dentro da área militar.
Terme del Bacucco: Localizada no limite norte da bacia termomineral ao longo da Strada Martana, esta nascente está a uma temperatura de 39 ° C e não é mais visíveis na superfície. Nos tempos antigos, era uma área termal grande e muito utilizado pelos romanos, como evidenciado pelos restos dos majestosos edifícios termais romanos nas proximidades.
Fonte termal do Zitelle: São duas fontes, uma das quais é espontânea e tem uma temperatura de 56 ° C, enquanto a outra (65 ° C) deriva de uma perfuração que foi então fechada novamente.Esta área não é acessível a banho.
Águas termais e hipotermais: a fonte atualmente mais importante entre essas é a Fonte Acqua Rossa (hoje chamada de Cascate delle Acque Rosse), hipotermal e subterrâneas (22-24 ° C) é particularmente rica em ácido carbónico (que se encontra 99% puro). Localizada fora da bacia térmica em si, está localizado no km. 6 da Strada Teverina, perto de poços romanos e etruscos. Há uma cascata e é possível visitar e até banhar-se, mesmo que eu não sugiro, pois parecia perigoso.
Um outro tipo de água é representado por águas minerais médias: entre estes, a mais relevante é a fonte Pisciarello (15 ° C), que é transportada até uma fonte situada na praça principal de Bagnaia (fracção de Viterbo) e é usada pelos habitantes locais pela sua extraordinária função diurética.
Que tal provar as águas quentes das Termas de Viterbo?