Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Trani: A cidade da Puglia que vai te surpreender!

Localizada na região da Puglia, a 54 km de Bari, a cidade de Trani é uma agradável surpresa para aqueles que decidem explorá-la.

Com uma  bela catedral coroando o seu porto e um castelo medieval digno dos filmes dos cavaleiros templários, a cidade é uma mistura de história e praias de águas cristalinas.

Fora do roteiro da maioria dos turistas que visitam a região da Puglia, vale a pena dar um pulo em Trani, principalmente se você estiver em Bari.

Apesar de encantadora, tem poucas coisas para se fazer em Trani e por isso é possível conhecê-la  em apenas um bate e volta.

Neste artigo você vai descobrir tudo o que você precisa para conhecer esta joia pugliessa.

Saiba o que fazer, como chegar, quando ir e muito mais!

Trani - Púglia - Itália
Chris0693, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

História de Trani

Trani é uma cidade da Itália que fica localizada na província de Barletta-Andria-Trani , na Puglia  e faz fronteira com as cidades de  Barletta e Andria.

Até o século XVI, Trani foi um importante porto comercial da Itália e da região do mediterraneo.

Em 1099, ano da primeira cruzada, foi quando começou a construção  da catedral de Trani em homenagem a  São Nicolau, um peregrino grego que no caminho entre Roma e Trani  acabou morrendo depois de ter passado dias doentes.

Mesmo frágil e doente o rapaz seguiu o seu caminho e por onde passava aconteciam verdadeiros milagres.

Também na época das cruzadas,  o porto de Trani serviu como local de partida para muitos navios que iam ao oriente lutar contra os sarracenos.

A cidade chegou a abrigar um hospital dos templários que consistia em um cais e uma igreja, onde os lendários cavaleiros eram tratados após serem feridos em batalhas.

O período mais próspero de Trani foi durante o reinado de Frederico II que ampliou a cidade, construiu o castelo e concedeu a liberdade de culto religioso na cidade.

Isto fez com que a comunidade judaica se instalasse na cidade, o fez com que Trani prosperasse ainda mais.

Já no século XX, durante a segunda guerra mundial a cidade foi bombardeada e invadida pelos alemães.

Hoje, além do turismo, Trani também é conhecida graças a uma rocha específica da região ( a pedra de Trani usada nas principais construções da cidade) e pelo seu vinho Moscato.

Trani - Púglia - Itália
Berthold Werner, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O que fazer em Trani

 

 

1.Centro histórico de Trani

Passear pelas charmosas ruas do centro histórico da cidade é sem dúvida, uma das atividades mais gostosas de se fazer em Trani.

Ele fica localizado próximo ao porto e à catedral de Trani e é onde ficam os edifícios mais bonitos da cidade.

Admire a fascinante arquitetura dos Palazzo Surdo, Covelli e Lopez. Além disso, não deixe de passar pelo antigo bairro judeu da cidade, onde há séculos atrás funcionava varias sinagogas, que mais tarde foram transformadas em igrejas católicas.

Trani - Púglia - Itália

 

2. Catedral de Trani

A catedral de Trani encanta e intriga os turistas que visitam a cidade. Afinal, a sua localização é um tanto quanto inédita.

Enquanto a maioria das catedrais de outras cidades ficam localizadas mais ao centro, a catedral de Trani fica no porto de Trani bem em frente ao mar.

Mas, a catedral está nesta posição por um motivo.

No período das cruzadas, entre os 400 e 500 DC, os navios que partiam para a guerra santa saiam do porto de Trani.

Ao término das batalhas os cavaleiros e peregrinos que sobreviveram a guerra também desembarcavam no porto da cidade.

Assim, a catedral foi construída como um símbolo de boas vindas aos sobreviventes das cruzadas que quando voltavam da guerra santa logo se deparavam  com a imponente catedral feita de calcário.

2.Castelo Svevo

O castelo Svevo é um dos pontos turísticos mais importantes de Trani. Ele foi construído durante o reinado de Frederico II e figura entre uma das principais construções do rei na Puglia.

O castelo fica perto da catedral e durante muitos séculos serviu como uma torre que protegia a cidade dos ataques estrangeiros.

Nele também aconteceram diversos casamentos reais como o de Frederico II com sua segunda esposa e também o de seu filho.

Trani - Púglia - Itália

3. Porto de Trani

O porto de Trani é charmoso, pitoresco e cheio de história para contar. Afinal, é nele que ficam a catedral e o castelo de Svevo, além de vários restaurantes que oferecem deliciosos pratos de frutos do mar.

4. Praias de Trani

Apesar das praias da cidade não serem tão famosas quanto as de Otranto ou Polignano, ainda assim elas merecem uma visita, principalmente se você for viajar no verão.

A cidade oferece vários tipos de praias para todos os gostos e tipos de viagem, alternando em praia de pedras e outras de areia bem fina.

Uma das praias de areia mais bonitas  é Lido Colonna com suas águas cristalinas e esverdeadas. Outra praia interessante para conhecer é a  Baía do Lido Coco, a mais agitada e badalada de todas.

Pela manhã você vai encontrar diversas espreguiçadeiras espalhadas pela areia e à noite se prepare para uma noitada inesquecível à beira mar.

Mas, se você procura uma praia mais tranquila para sentar e descansar onde o único barulho que você irá ouvir é o do mar, então você pode ir a S. Marco sudLungomare Mongelli e  costeiro de Boccadoro.

Quando ir a Trani

Ao contrário de algumas regiões de praia da Itália e até mesmo da Europa em geral,  a cidade de Trani  pode ser visitada em qualquer época do ano.

No outono e no inverno a temperatura é bem amena e agradável, ótima para andar pela cidade.

Contudo, se você quiser pegar uma praia, o ideal é ir entre os meses de Maio e Setembro (primavera e verão)

Julho e Agosto são os meses mais quentes e também são de alta temporada. Assim,  as cidades e as praias ficam repletas de turistas e os preços aumentam bastante.

Assim, para fugir de multidões, mas ainda pegar um tempo ensolarado, prefira viajar nos meses de Maio, Junho e Setembro.

Trani - Púglia - Itália

Como chegar a Trani

Trani está muito bem conectada à Itália por rede de trens e ônibus que ligam várias cidades do país a ela.

Saindo de Bari, a capital da Puglia, você chega em Trani em 30 minutos, seja de carro ou de trem.

Apesar disso, apostar no transporte público para chegar até Trani nem sempre é uma boa ideia devido a escassez de trens e ônibus que circulam pela região , principalmente no inverno e no outono, quando eles só funcionam de hora  e hora.

Apesar de te dar  muito conforto e mobilidade é necessário tomar cuidado ao alugar um carro no sul da Itália.

Infelizmente, algumas locadoras que operam no sul do país costumam ter preços muito atraentes, mas são conhecidas por dar golpes em turistas.

Além disso, outro problema muito frequente em alugar carro na Itália e principalmente em cidades pequenas é a falta de lugar para estacionar.

Se você for no verão então será muito difícil encontrar uma vaguinha que seja. Prepare-se para ficar horas rodando pela cidade ou prepare o bolso para pagar caríssimo para deixar o carro em estacionamentos privados.

E como se não bastasse tudo isso, dirigir na Itália não é tão simples como parece. Afinal, você precisa de uma série de documentos como permissão internacional para dirigir (PID) emitida pelo Detran e uma tradução juramentada para o italiano da sua carteira sinalizando que você está apto a dirigir no país.

Desse modo, a melhor forma de explorar a região é contratando um transfer com motorista.

Assim, você irá curtir a viagem de forma mais tranquila e prazerosa, sem se preocupar com vaga de estacionamento, arranhão de carro alugado etc.

Enfim, Trani é uma cidade encantadora que guarda lindas surpresas para o turista que decide se aventurar por ela.

A nossa agência oferece todo o necessário para que você faça a melhor viagem da sua vida.

Temos serviços de transporte com motorista e guia em português para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível.

Conheça nossos serviços e viva o melhor da Itália!

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.