Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O Santuário do Padre Pio em San Giovanni Rotondo

San Giovanni Rotondo é uma pequena cidade na região da Puglia, conhecida pelo seu turismo religioso. Foi lá que Padre Pio, um frade capuchinho, a quem vários milagres são atribuídos e que foi canonizado pelo Vaticano em 2002, viveu a maior parte de sua vida. Os feitos de Padre Pio atraem milhares de turistas à cidade, que buscam visitar os locais por onde o santo esteve e, principalmente, seus restos mortais, exposto no belíssimo santuário construído em sua homenagem.

Informações sobre San Giovanni Rotondo

  • A cidade está localizada na Província de Foggia, que faz parte da região da Puglia, e possui cerca de 27 mil habitantes;
  • Está distante cerca de 42 quilômetros da cidade de Foggia, e a 23 quilômetros do Mar Adriático;
  • O clima de San Giovanni Rotondo, é caracterizado por invernos bastante frios e verões muito quentes, com uma média anual é de 13,6° C. Nevascas são comuns nos meses mais frios;
  • A cerca de 43 quilômetros de San Giovanni Rotonda fica a Grava di Campolato, a caverna mais profunda da Puglia e uma das mais profundas da Itália, com um precipício de 100 metros.

Santuário Padre Pio - San Giovanni Rotondo - Púglia - Itália

Quem foi Padre Pio?

Padre Pio foi um frade e sacerdote da Ordem dos Capuchinhos, considerado santo pela Igreja Católica com o nome de São Pio de Pietrelcina. Nascido em Pietrelcina em 25 de maio de 1887, Francesco Forgione, seu nome de batismo, era filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.

Desde muito cedo, já demonstrava aptidão para os assuntos religiosos, que o levaram a ingressar no noviciado de Morcone com apenas 15 anos, ocasião em que adotou o nome “Pio”, com o qual ficaria conhecido. Após anos de estudo, foi ordenado padre em 1910. Em 1916, foi enviado para o Mosteiro de San Giovanni Rotondo, onde permaneceu até sua morte. Como curiosidade, esse mosteiro também foi a casa do outro santo, São Camilo de Lelis, que viveu em San Giovanni Rotondo no início de sua vida religiosa.

Os milagres

Vários milagres foram atribuídos ao Padre Pio ao longo de sua vida. Quando foi enviado para San Giovanni Rotondo, o padre manifestou estigmas em suas mãos, apresentando feridas iguais aquelas que Jesus sofreu durante o processo de crucificação. Esses estigmas o acompanharam por quase toda sua vida.

Outro milagre atribuído a Padre Pio é a chamada bilocação. Esse milagre consiste em identificar a presença do padre em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Há vários relatos nesse sentido. Outro caso famoso ficou conhecido como o Sudário do Padre Pio: Francisco Cavichi, um industrial italiano, esteve em San Giovanni Rotondo para visitar o Padre Pio. Nervoso e ansioso com o possível encontro, segurava um lenço nas mãos contra o suor. No momento do encontro, Padre Pio teria tomado o lenço e enxugado o rosto, deixando impresso o desenho de sua face no tecido.

Santuário Padre Pio - San Giovanni Rotondo - Púglia - Itália

Santuário Padre Pio - San Giovanni Rotondo - Púglia - Itália

Santuário Padre Pio - San Giovanni Rotondo - Púglia - Itália

Além disso, várias curas milagrosas também foram atribuídas ao padre. Em 1947, uma mulher diagnosticada com câncer foi visitar Padre Pio, que lhe disse que pediria a Deus por ela. Dias depois, já no hospital para a cirurgia de retirada do tumor, descobriu que o câncer simplesmente havia desaparecido. Outro caso muito famoso é o de uma jovem que nasceu cega. Após uma visita à Padre Pio, este lhe recomendou um médico, que a ajudaria a enxergar. O médico a examinou e constatou que não havia nada a ser feito, mas, por insistência de sua esposa, que era amiga de Padre Pio, resolveu operá-la, e a paciente passou a enxergar normalmente.

Polêmicas com a Igreja Católica

Os milagres atribuídos a Padre Pio nem sempre foram aceitos, e a princípio, a própria Igreja Católica tinha dúvidas a respeito. Alegava-se, por exemplo, que as chagas do padre eram provocadas por ele mesmo, utilizando um tipo de ácido. Entre os anos de 1922 e 1932, a igreja o restringiu de ouvir confissões e celebrar missas em público, algo que, segundo testemunhas, o deixou profundamente triste e abalado. Somente após esse período a igreja começou a aceitar como legítimos os “milagres”.

Padre Pio morreu em 1968, aos 81 anos. Quatorze anos depois teve início um longo processo de canonização, que levou o padre a ser declarado venerável, em 1990, beato em 1999, e finalmente, santo, em 16 de junho de 2002.

 

O Santuário do Padre Pio em San Giovanni Rotondo

No início do século XVI, um homem chamado Antônio Landi doou um terreno para a Ordem dos Frades Capuchinhos, que construíram um modesto mosteiro e uma pequena igreja em 1540. Foi para este mosteiro que o Padre Pio foi enviado, em 1916.

Com a popularização do Padre Pio e os milagres atribuídos a ele, um grande número de fiéis passou a se deslocar para a cidade, na tentativa de ter contato com ele. Dessa forma, uma nova igreja teve de ser construída (Chiesa di Santa Maria delle Grazie) em 1956, substituindo a igreja antiga, que já não comportava o número de visitantes. Como o número de fiéis não parava de aumentar, a nova igreja também ficou pequena. Por isso, em 1994, teve início a construção do moderno santuário.

A construção do santuário, que durou dez anos, ficou a cargo de Renzo Piano, um dos mais famosos e renomados arquitetos italianos. E ele realmente não decepcionou. A chegada se dá pelo amplo pátio externo, que dá uma dimensão do tamanho de todo o complexo, e que também é utilizado para eventos ao ar livre.

O auditório principal, em forma de concha, espanta pela beleza e arrojo arquitetônico, e abriga confortavelmente 6.500 pessoas. Os vitrais dentro do santuário são belíssimos, abordando cenas do livro do apocalipse. Uma cruz feita de metal dourado em cima do altar principal chama bastante a atenção. Em frente ao altar há uma bela escultura que representa a morte e a ressurreição.

O altar principal em mármore branco, juntamente com as colunas internas, feitas com 1.300 blocos de pedra, dão ao visitante uma sensação de tranquilidade. As colunas têm a forma de um arco, partindo da pilastra principal, localizada atrás do altar, causando um belíssimo efeito.

Uma passagem enfeitada com belíssimos mosaicos, que conduz a chamada igreja inferior, com o teto iluminado por luzes douradas e as laterais decoradas com mosaicos em ouro apresentando imagens bíblicas. Uma sala ricamente decorada abriga a urna onde repousa o corpo do santo.

 

Corpo Incorruptível?

Em 2010, o corpo de Padre Pio foi retirado da cripta localizada na Chiesa Santa Maria delle Grazie, exumado e colocado em uma urna para ser exposto no novo santuário. Para surpresa de muitos, o corpo estava em excelente estado de conservação, embora não estivesse incorruptível, como se acredita. Segundo os responsáveis pela exumação, o crânio e os membros inferiores eram as partes mais afetadas do corpo, enquanto o tronco apresentava o melhor aspecto.

Antes de ser colocado na urna, o corpo do santo foi preparado, recebendo tratamento químico para ajudar na preservação, e seu corpo foi pousado sobre um colchão de sílica para absorver a umidade. Além disso, foi colocado nitrogênio dentro da urna, evitando dessa forma qualquer processo oxidativo, ou mesmo a presença de qualquer tipo de bactéria ou fungo. E por fim, um detalhe: o rosto que os visitantes enxergam quando o corpo está exposto, é uma máscara de silicone, visto que o rosto do santo estava bastante danificado.

A ciência, por sua vez, diz que, em certas situações favoráveis, dependendo da temperatura, umidade e ausência de oxigênio dentro dos caixões, os corpos podem ser preservados de forma natural. Existe ainda um processo, também natural, chamado de “adipocere”, na qual uma substância similar a uma cera é formada, a partir da hidrólise de gordura encontrada nos tecidos (como o tecido adiposo), por certos organismos e bactérias. Essa cera acaba por proteger os tecidos, conservando também os órgãos internos. É um processo similar a mumificação feita no Antigo Egito, só que totalmente natural.

Santuário Padre Pio - San Giovanni Rotondo - Púglia - Itália

Críticas à construção do santuário

Apesar de toda sua beleza e funcionalidade, o projeto de construção do Santuário do Padre Pio foi alvo de muitas críticas, pois ostentaria muito luxo, algo que ia de encontro aos preceitos defendidos pelo próprio padre, que pregava um estilo de vida simples.

Lugares do Padre Pio em San Giovanni Rotondo

Além do santuário, o visitante também pode conhecer outros lugares intimamente ligados ao Padre Pio. O primeiro deles é o mosteiro, onde o santo passou a maior parte de sua vida. Um dos pontos altos da visita é o quarto onde Padre Pio dormia. Bem simples, como Pio foi em vida, o pequeno quarto, todo pintado de branco, foi deixado exatamente como era quando utilizado, apresentando uma cama, uma pequeno armário e uma escrivaninha.

A Chiesa Santa Maria delle Grazie, onde o santo rezava suas missas, também vale uma visita. Embora modesta em comparação com o santuário, foi lá, de fato, que o santo exerceu o sacerdócio.

Bem ao lado da Santa Maria delle Grazie fica a Via Crucis Monumentale, uma imensa escadaria que sobe através da montanha até chegar a um pequeno santuário com uma estátua em bronze de Cristo. Além de proporcionar uma bela vista do vale abaixo, a subida, em meio à natureza, convida o visitante à reflexão.

Por fim, uma das maiores realizações do Padre Pio foi o Ospedale Casa Sollievo della Sofferenza. Esse hospital foi inaugurado em 1956, por iniciativa do padre, que havia testemunhado os horrores da Segunda Guerra, e se empenhou para amenizar o sofrimento de pessoas atingidas direta ou indiretamente pelo conflito. Inicialmente com 300 leitos, hoje o hospital já conta com mais de mil, o que o torna um dos mais importantes da Itália.

 

 

Outras atrações em San Giovanni Rotondo

San Giovanni Rotondo é uma cidade pequena, com cerca de 27 mil habitantes. Quase tudo por lá gira em torno do turismo religioso propiciado pelo Santuário do Padre Pio. O centro histórico da cidade é muito bonito, com ruas estreitas e casas altas, um visual tipicamente medieval.

Uma atração interessante é o Museu de Cera Padre Pio. Como o próprio nome diz, esse museu exibe vários bonecos de cera, que encenam fatos da vida do santo, tais como o surgimento dos estigmas e sua morte. O museu está localizado na Via Pirgiano.

Outro local importante e histórico da cidade é a Chiesa di San Giovanni Batistta. Ela data do século VI ou VII, e acredita-se que foi construída sobre um antigo templo romano dedicado ao deus Janus. Está localizado ao longo de uma antiga estrada do tempo dos Lombardos e, por conta do formato redondo de seu batistério, ficou conhecida como rotonda, o que depois acabou por dar nome à cidade. Destaque também para Chiesa di Sant’Orsola, do século XV, Chiesa Madre S. Leonardo e a Chiesa di San Giuseppe, entre outras.

Nos arredores da cidade

A área ao redor de San Giovanni Rotondo tem várias atrações para quem visita a cidade com um pouco mais de tempo. Existem várias trilhas e percursos a se fazer, como por exemplo o Percorso Sant’Egidio di Pantano, Rota San Nicola di Pantano, Percorso Grotta Grande, trilha de Monte Nero e Monte Calvo, e ruínas da Via Francigena, uma antiga rota de peregrinos do período medieval.

Como chegar?

San Giovanni Rotondo está situada a 42 quilômetros de Foggia, principal referência para quem não vem de carro. O deslocamento até Foggia pode ser feito de trem, e a partir da estação, pegue um ônibus na Praça da Estação com destino a San Giovanni Rotondo. Os ônibus circulam com intervalos entre 40 e 60 minutos.

Para quem vem de carro, San Giovanni Rotondo está a cerca de 380 quilômetros de Roma, e a 240 quilômetros de Nápoles.

O turismo religioso é o carro chefe para quem visita San Giovanni Rotondo, mas a visita vale a pena até para quem não é muito religioso, pois pode apreciar a bela arquitetura do santuário, bem como aspectos históricos e culturais da região. E se você pretende viajar pela Itália e conhecer melhor a Puglia, leia os outros textos que escrevemos sobre a região. E caso queira uma experiência única e particular, temos vários tours pela região com guias falando português.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

3 comentários em “O Santuário do Padre Pio em San Giovanni Rotondo”

  1. armanda Lúcia Nardi Fayan

    Depois de saber um pouco sobre San Giovanni , jimagino como é estar aí. Uma benção de Deus . Vou realizar esse sonho.
    Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *