Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que ver em Gênova

Muito popular entre os turistas, principalmente os brasileiros, as várias opções de paisagens para se ver em Gênova. Por ser uma cidade cercada por montanhas e mar, esse é um local que chama a atenção pela beleza natural.

Com uma simples caminhada pelas ruas e becos dessa cidade é possível encontrar várias igrejas antigas e palácios que relembram o passado desse marco histórico da Itália. O que torna a viagem ainda mais interessante.

Mas se engana ao pensar que os genoveses não possuem uma vida noturna. Existem diversas baladas e bares para aproveitar o que de melhora essa cidade tem a oferecer.

Também conhecida como a cidade-natal de Cristóvão Colombo, não é de estranhar que existam diversas atrações que convida a explorar esse passado marítimo, como museus e exposições de arte.

À primeira vista pode até ser um pouco confuso com tantas opções para ver em Gênova, mas não se preocupe que preparamos um conteúdo completo para te ajudar a conhecer tudo que deseja.

A seguir você irá encontrar os detalhes mais importantes de Gênova e como aproveitar. Veja!

Gênova - Liguria - Itália

Gênova: república marítima

Considerada uma grande potência marítima nos séculos XV e XVI, durante as Grandes Navegações, a cidade ganhou prestígio e riqueza durante esses anos, que são possíveis de usufruir até hoje.

Inclusive o porto é um dos pontos turísticos mais importantes para quem está visitando a cidade pela primeira vez, seja pela grandiosidade que ficou dos tempos áureos ou pela história.

Como uma das cidades metropolitanas da Itália, Gênova integra um importante grupo, triângulo industrial, que em conjunto com Turim e Milão, comandam parte da economia italiana.

Apesar do passado luxuoso, essa é uma cidade simples e com várias paisagens e atividades interessantes para colocar no roteiro de viagem, como a grandiosa arquitetura italiana moderna que você encontra em todos os cantos.

Gênova - Liguria - Itália

Pontos turísticos que você não pode perder

Se ao ir até a Itália a sua expectativa era aproveitar paisagens de filmes hollywoodianos e conhecer vários pontos turísticos famosos, Gênova foi uma decisão certeira.

Localizada ao Norte da Itália, há muito o que ver em Gênova. Como uma cidade litorânea você poderá encontrar diversas relíquias, que te ajudaram a viajar no tempo e entender um pouco sobre como ela foi fundada.

Seja o Aquário ou o Centro Histórico, se você for até a cidade que é uma potência marítima no mundo inteiro, não deixe conferir os pontos turísticos mais importante e encantadores. Confira mais detalhes a seguir.

Farol de Gênova

Se existe um ponto turístico que você não pode deixar de ver em Gênova é o farol, que é o principal símbolo e herança dos tempos em que a cidade era uma potência marítima mundial.

Chamado também de La Lanterna, o farol é mais que um símbolo dos tempos áureos. Hoje ele é usado tanto para mostrar a entrada do porto para os navios que estão chegando, como ajuda a supervisionar o tráfego.

Com uma torre com cerca de 77 metros de altura e a 117 metros do nível do mar, o farol de Gênova encanta já à primeira vista. Assim, se está procurando por uma paisagem para tirar uma foto de tirar o fôlego esse é o lugar certo.

Gênova - Liguria - Itália

Centro Histórico

O que não falta para ver em Gênova é história, mas se quiser voltar no tempo e entender como essa cidade foi no passado, uma dica é visitar o Centro Histórico.

Durante anos, o centro da cidade antiga foi abandonada e esquecida pelos italianos depois que deixou de ser uma potência, dando lugar a outros países do mundo.

Mas se você for até o centro de Gênova, decadente é um adjetivo que já não pode ser usado para definir esse lugar. Isso porque, depois de anos esse local foi restaurado, mas sem perder a essência.

Por isso, não é de estranhar que grande parte do Centro Histórico tenha sido declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Caminhando por entre as travessas e ruas, você irá se sentir em meio a vielas medievais. Sendo essa uma sensação única, que dificilmente irá experimentar em outro lugar.

Gênova - Liguria - Itália
Superchilum, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Aquário de Gênova

Agora se você quer fugir de toda a parte histórica da cidade de Gênova, a dica é conhecer uma das suas principais atrações turísticas: o aquário.

Ideal para levar a família, essa é uma experiência turística emocionante e que promete impressionar desde a entrada, já que são mais de 70 tanques de exibição para você se sentir no meio dessa fauna marítima.

Existem diversos tipos de animais vivendo nesse aquário, entre eles focas, tartarugas, pinguins e tubarões. Ao total são mais de 15 mil animais de 400 espécies diferentes.

Estima-se que desde a sua inauguração em 1992, mais de 24 milhões de turistas e moradores já foram até esse local, tornando-se uma das atrações turísticas mais populares de Gênova.

Com essa biodiversidade, não é de estranhar que essa seja a fonte de orgulho dos genoveses.

Gênova - Liguria - Itália
Superchilum, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Via Garibaldi

E que tal conhecer mais um dos patrimônios tombados pela UNESCO? A Via Garibaldi, também chamada de “Via Aurea”, por conta dos prédios importantes que fazem parte dessa rua:

  • Palácio Doria Tursi: um dos mais majestosos edifícios de Gênova, ele faz parte de um trio de edifícios que são conhecidos como Museus Strada Nuova. Além disso, esse é uma incrível obra arquitetônica medieval, que guarda vários objetos pessoais de Niccolò Paganini, um renomado violinista
  • Palácio Lercari Parodi: construído entre os anos de 1571 e 1578, esse é outro palácio que faz parte dos Museus Strada Nuova. Com pilastras dóricas e um portal de mármore, esse é um edifício que vale a pena visitar por conta da sua magnificência arquitetônica
  • Palácio Bianco: projetado no século XVI em pedra branca, esse é um edifício que abriga a maior coleção de obras da cidade de Gênova

Nesses lugares, que citamos acima, estão as obras de vários artistas mundialmente conceituados, como Veronese, Van Dyck, Caravaggio, Rubens e Hans Memling.

Catedral de São Lourenço

Com uma fachada gótica em estilo genovês do século XIII que chama a atenção de quem visita a cidade pela primeira vez, a Catedral de São Lourenço é um dos marcos religiosos e históricos da cidade italiana.

Além disso, você também pode aproveitar para visitar o Museu das Relíquias, que guarda uma coleção de artes sacras, como Sacro Catino, que é relacionado ao Santo Graal.

O Relicário das Cinzas de São João Batista também faz parte da lista de objetos santificados para ver em Gênova.

Gênova - Liguria - Itália
Sailko, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Rolli de Gênova

Já ouviu falar no Rolli de Gênova? Esse é um ponto turístico que se você quiser vê-lo deverá reservar um único dia, já que esse é um conjunto das mais belas mansões criadas em solo genovês nos séculos XVI e XVII.

Mas esse nome “Rolli” tem um significado por trás: é a abreviação de “Rolli degli Alloggiamenti Publici”, ou seja, uma lista com as mansões mais conceituadas, que era atualizada periodicamente.

Essas “casas” eram divididas em três categorias diferentes. A primeira eram as habitações para papas, vice-reis e príncipes, a segunda posição era para senhores feudais e governantes, já a terceira ficava para embaixadores e lordes.

Devido a sua importância histórica e beleza atemporal, a partir do ano de 2006 42 dessas mansões foram reconhecidas pela UNESCO como um Patrimônio Histórico da Humanidade.

Gênova - Liguria - Itália

Casa de Cristóvão Colombo

Na cidade de Gênova, um dos pontos turísticos mais interessantes é a morada do famoso desbravador que aparece nos livros de história, Cristóvão Colombo.

Fonte de muito orgulho dos genoveses, esse é um lugar que tem a sua arquitetura bem conservada, embora muitos tenham dúvidas sobre a sua verdadeira origem.

Porém, o que não se contesta é que foi nessa residência que o famoso genovês teria nascido e passado grande parte da sua infância.

Gênova - Liguria - Itália
Superchilum, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Chiostro di Sant’Andrea

Perto da Casa de Cristóvão Colombo se encontra outro ponto turístico muito visitado todos os anos, o Chiostro di Sant’Andrea, que são ruínas de um claustro datado do século XII.

Com parte da sua estrutura bem conservada, como as colunas dessa antiga construção é possível imaginar como era há alguns séculos atrás. Definitivamente, essa é uma experiência única para quem ama antiguidades.

Gênova - Liguria - Itália
Flavio Ferrari, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Porta Soprana

Se ainda não estiver satisfeito com esse guia sobre o que ver em Gênova não deixe de visitar a Porta Soprana, que também está localizada perto da Casa de Cristóvão Colombo e o Chiostro di Sant’Andrea.

Este é um magnífico portão medieval, que durante séculos serviu de entrada para os visitantes e moradores quando queriam entrar nessa cidade italiana, que é sede de grande parte da história desse país.

Gênova - Liguria - Itália
Foto: Wikipedia

Caruggi de Gênova

Apesar do nome um tanto incomum, o Caruggi de Gênova são os famosos becos da cidade italiana, que também é chamada de vico pelos seus moradores. Estreitos e cheios de história, os edifícios unidos criam uma visão única.

Inclusive, em alguns pontos são possíveis de ver a degradação do tempo, mesmo que nos últimos séculos os serviços públicos estejam tentando restaurar essa parte histórica da cidade.

Até 1958, antes da Lei Merlin que extinguiu os bordéis, esses becos eram famosos por essas casas. Hoje mesmo essa ainda é um característica que chama a atenção de quem vai até Gênova.

Além disso, o que mais chama a atenção dos turistas são os nomes dos becos, que são intitulados com atividades, em geral, artesanais, como uma forma de homenagear esses trabalhadores.

Por exemplo, há uma Via Orefici, que em português significa ourives. Nesse lugar, inclusive é um belo lugar que é possível encontrar o templo pintado por Pellegrino Piola, um famoso artista.

Assim, se você estiver procurando por obras artesanais para contribuir com a economia local e ainda comprar alguns souvenirs, o Caruggi é o lugar certo para se visitar.

Gênova - Liguria - Itália

O que você encontra em Gênova?

Agora que você já conhece a maioria dos pontos turísticos para ver em Gênova, que tal conhecer alguns hábitos e curiosidades interessantes dos moradores dessa cidade italiana?

A primeira peculiaridade é que o happy hour em Gênova é diário. Isso quer dizer que não é estranho encontrar genoveses bebendo desde a hora do almoço até depois do jantar.

Outro ponto interessante para saber antes de ir até Gênova é que apesar de ser uma cidade litorânea, as praias não são um dos pontos fortes. Porém, não fique desanimado, já a poucos quilômetros está a Cinque Terre.

E por último, você sabia que a loteria ou jogo de Lotto nasceu em Gênova no Palácio de Ducal? Essa é uma prática que se deu início com o costume de apostar os nomes de cidadãos que mais tinham chances de serem reconhecidos.

Gênova - Liguria - Itália
Foto: Wikipedia

Gastronomia

Não deixe de experimentar a comida genovesa! Se está interessado em imergir nessa cultura, a gastronomia é um dos aspectos que você não pode deixar de degustar e ver em Gênova.

Em geral, os pratos que irá encontrar nos restaurantes são uma mistura de peixes e massas, ou seja, elementos do mar e dos campos italianos.

Já que você não poderia deixar a Itália sem provar as famosas e deliciosas massas. Assim, você conseguiria voltar satisfeito e ainda com vários sabores novos no seu paladar.

Como um exemplo, você não pode deixar de provar o pesto genovês, um prato típico da região de Ligúria que vai basilico, o nosso tradicional manjericão, além da focaccia, um pão achatado com 2 cm coberto com sal grosso, azeite e alecrim.

Conclusão

Além das dicas sobre o que ver em Gênova que citamos nesse texto, que tal um guia que fala português para te mostrar os monumentos mais importantes dessa cidade italiana?

Na TourNaItalia.com, você encontra esse tipo de serviço para contratar. Assim, além de aproveitar um tour particular, só você e os seus parentes e amigos, ainda é possível aproveitar alguns tours pelas cidades próximas.

As opções são infinitas, por isso, não deixe de acessar a nosso site e conferir onde e como você pode comprar esses passeios e ter uma experiência ainda mais prazerosa na Itália nesse cenário paradisíaco.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.