Uma dica de alguns bares, pubs e clubs onde encontrar música ao vivo em Roma, junto com um bom drink.
No bairro boêmio do Transtevere há vários locais com música, ali certamente você irá encontrar um bom local. Mas o que eu queria mesmo era encontrar um local com música ao vivo que não fosse muito turístico.
Depois de uma boa pesquisa e de indicações, tinha na minha lista 3 locais:
Fonclea Pub:
“Hoje 29 de setembro …….”, assim cantava o Équipe 84 do jovem Lucio Battisti. Naquele dia em 1977, nasceu o Fonclea e os proprietários Claude, Marco, Massimo e Francesco ligaram seu destino à música de Roma. Naquela época haviam poucas oportunidades para os jovens músicos para se exibir ao público e a Fonclea tornou-se para muitas pessoas, um importante ponto de encontro e um trampolim para muitos artistas. Após mais de trinta anos essas características permaneceram intactas e o Fonclea ainda oferece a possibilidade de diferentes gerações de músicos de dialogar, ouvir e fazer música boa.
A agenda de concertos é ótima, de A a Z, do rock ao blues e pop, e você pode seguir na página facebook a agenda. Nos fomos no dia que se apresentou o PianoVoce Soul con Elsa Baldini e Muzio Marcellini, foi um ótimo fim de noite!
Quanto à comida devo dar uma nota negativa, porque é bem desordenado, comida mexicana, a italiana, e até kebab. Quanto aos drinks, uma menu completo e ótimo. Minha indicação é ir ao Pub depois de jantar 🙂 .
Este é um dos poucos locais de Roma que hoje ainda reflete plenamente a filosofia do pub como um lar, onde o público não tem uma idade definida, onde se pode ouvir música de todos os tipos, onde cada noite o publico e os músicos se encontram, um lugar quente e desordenado, com objetos nas paredes que contam a história dos donos, e que junto com a sua história dão hospitalidade ao lugar.
-
Big Mamma Music Club
Este lugar, nascido como um laboratório musical há muitos anos, hoje é um dos melhores lugares para ouvir jazz em Roma. A música blues é o protagonista absoluto, mas também há rock, etno e música do autor e, obviamente, belos concertos de jazz. O local fecha aos domingos, mas todas as outras noites estão prontas para lhe oferecer uma agradável noite musical. Infelizmente não é um local para comer, mas há bons drinks.
Como muitos locais de música ao vivo na Itália, é um Club, e por isso é necessário se “associar” para entrar. O custo é de 10 euros por pessoa, você recebe o cartão e nas próximas vezes entra sem pagar, ou seja, pagará somente o que beber. Essa forma é uma maneira que esses locais conseguem se manter com menos taxas e menos obrigações. Na verdade, realmente você sente que esta entrando num clube secreto, porque o local é em um subterrâneo e o palco domina o ambiente. No site oficial, você pode encontrar a programação.
Nos fomos no dia que tocou o grupo Smooth Operator Projet, muito bom! Veja o vídeo acima, depois do Pub, mostramos o Big Mamma.
BIG MAMA – Vicolo San Francesco a Ripa 18 – tel: 065812551 – site
Para ir de ônibus: linhas 125, 780, H, n8, n19 – ou verifique no site ATAC ROMA Tram: Linha 8 (da Piazza Venezia)
Na lista vai um local que infelizmente não fomos, porque esta fechado para reforma, mas é uma dos locais mais clássicos de Roma, e não poderia faltar nesta lista.
-
Alexanderplatz Jazz Club
É conhecido por ser o club de Jazz mais antigo da Itália. Há mais de 30 anos grandes nomes da história do jazz mundial já tocaram ali, como De Wynton Marsalis, Joshua Redman, Etta James, Chet Baker, Ray Brown, Chick Corea para Michel Petrucciani. O ambiente é certamente muito impressionante, mas não podemos dizer o mesmo sobre o atendimento e a oferta de menu.O que é certo é que a Alexanderplatz continua a ser um local histórico em que é possível ouvir uma “grande” música de jazz, até mesmo a italiana. O concerto e a primeira bebida custam 20 euros.
*Infelizmente esta fechado para reforma agora, mas reabre agora dia 27 de fevereiro
Alexanderplatz Jazz Club, via Ostia 9 Roma. Aberto das 8h30 às 1.30h. Concertos a partir das 21h45. Tel. 0639721867. Site
Olá boa tarde, gostaria de saber se há alguM bar de rock com música ao vivo. Obrigada
Sinto muito, não conheço porque não sou amante do gênero.